Вы находитесь на странице: 1из 21

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

O personalismo axiolgico de Miguel Reale

The Axiological Personalism of Miguel Reale

Alexandre Marques da Silva Martins


Procurador da Fazenda Nacional. Especialista em Direito Empresarial pela PUC/SP e em Integrao Econmica e Direito Internacional Fiscal pela FGV/RJ.

Resumo: o escopo do presente trabalho o de perscrutar o personalismo axiolgico, que um dos institutos mais importantes do pensamento do falecido jusfilsofo Miguel Reale. Inicialmente, pretende-se situar os valores na teoria dos objetos e apresentar as suas principais caractersticas. Em seguida, investigar-se- o denominado historicismo axiolgico de Reale, que expe o modo como este entendia as relaes entre valores, histria e cultura. Aps, ser analisado o personalismo axiolgico, que legitima, em ltimo plano, a teoria dos valores realeana, que considera a pessoa como valor fonte de todos os demais valores. Por fim, sero consignadas as observaes conclusivas deste trabalho.

Palavras-chave: teoria dos objetos, historicismo axiolgico, personalismo axiolgico, teoria dos valores, Miguel Reale.

Abstract: in the present text, the author analyzes one of the most important institutes of the philosopher Miguel Reale`s thought: the concept of axiological personalism. Firstly, he investigates the values in the theory of objects in order to present their characteristics. Then,

181

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

he studies Reales axiological historicism, which shows how the mentioned philosopher understood the relationship between values, history and culture. Proceeding, the author scans the axiological personalism, which legitimates Reales theory of values, where the person is considered the genesis of all the other values. At the end, he presents his conclusive observations.

Key words: theory of objects, axiological historicism, axiological personalism, theory of values, Miguel Reale

Sumrio: 1. O valor na teoria dos objetos 2. Caractersticas do valor 3. Historicismo axiolgico 4. Personalismo axiolgico 5. Concluses 6. Referncias

1 O VALOR NA TEORIA DOS OBJETOS

Antes de se estudar as caractersticas do valor com mais detalhes, preciso saber-se onde se situa o valor na realidade do conhecimento. Da a importncia da teoria dos objetos.

possvel entender-se a teoria dos objetos como o estudo da natureza de algo que passvel de ser colocado como objeto do conhecimento. Como obtempera Reale em seu Filosofia do Direito, geralmente tem-se uma percepo assaz pequena da realidade humana. Muitas vezes, considera-se como real somente aquilo que est imediatamente diante de nossos sentidos. Aquilo que pode ser alvo de conhecimento bem mais abrangente, contudo.

Pode-se principiar citando os objetos fsicos, que so aqueles que sempre fazem referncia ao espao e ao tempo. Imagine-se um automvel: ao se pensar, pode-se dispensar algumas qualidades do automvel, tais como cor ou resistncia, mas jamais se pode evitar de pensar na sua extenso e na sua durao. Como corpo fsico que , o automvel ter as suas medidas ou extenso, bem como, durante a sua vida til, far referncia ao tempo. 182

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

Por outro lado, h os objetos psquicos. O ser humano, por suas qualidades prprias, possui toda uma srie de sentimentos como paixo, raiva, amor, angstia, piedade etc. Essas sensaes, que circulam no esprito humano, ao contrrio dos bens fsicos, dizem respeito tosomente ao tempo. Esses sentimentos todos existem apenas enquanto duram na conscincia do homem.

Os objetos fsicos e os psquicos so espcies dos denominados bens naturais. Aquilo que eles tm em comum a ponto de serem classificados num mesmo grupo o princpio da causalidade. Com efeito, este princpio

que nos possibilita atingir e explicar os objetos naturais, quer fsicos, quer psquicos, porque se distinguem como fenmenos que se processam, em geral, segundo nexos constantes de antecedente a conseqente. Todos os objetos nesse domnio so suscetveis de verificao experimental, segundo pressupostos metdicos no teleolgicos, pois os processos finalsticos tornariam impossveis a Fsica e a Psicologia como cincias positivas (REALE, 2002, p. 179).

Diferentemente dos objetos naturais, h aqueles que no fazem referncia nem a espao nem a tempo. So os objetos ideais. So entidades abstratas, que existem enquanto pensadas pelo homem. A matemtica e a lgica so as cincias que cuidam desses entes formais. Um quadrado, um nmero complexo ou um silogismo so entidades abstratas que, para existir, independem de durao no tempo (como um sentimento de frustrao) ou de extenso (como uma cadeira). Esto na mente humana. Melhor ilustrando: mesmo que um professor de matemtica, por exemplo, deixe de pensar num nmero de uma equao por alguns dias, quando ele voltar a pensar nessa equao, o dito nmero l estar, como sempre, diferentemente de algum sentimento que esse mesmo professor tenha experimentado em sua mente, pois esse sentimento jamais retornar, tendo deixado de existir simplesmente quando o professor o dissipou de sua conscincia. Podem alguns confundir o objeto ideal com a sua representao grfica: um tringulo na mente de um fsico representado quando este fsico o utiliza num grfico. A representao desta figura geomtrica no ideal, mas fsica.

183

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

Prosseguindo na investigao da teoria dos objetos, o valor tido por Reale como uma realidade autnoma. E nisso consiste uma grande inovao realeana. Embora tambm seja desprovido de espacialidade e temporalidade como o objeto ideal, o valor possui uma caracterstica bem peculiar: ele s pode ser considerado a partir de alguma coisa existente anteriormente, qual seja, das coisas valiosas. Outra diferena digna de nota que o objeto ideal pode ser quantificvel, j o valor no. Podem-se imaginar trs circunferncias, mas no se pode afirmar que
o Davi de Miguel ngelo valha cinco ou dez vezes mais que o Davi de Bernini. A idia de numerao ou quantificao completamente estranha ao elemento valorativo ou axiolgico. No se trata, pois, de mera falta de temporalidade e de espacialidade, mas, ao contrrio, de uma impossibilidade absoluta de mensurao (REALE, 2002, p. 187).

Reale admite que se possa, por meios indiretos, medir o valor, quando se quer, guisa de exemplo, saber o preo de uma esttua ou de um instrumento musical, porm, tal mensurao seria, segundo ele, simples parmetro para tornar nosso cotidiano mais pragmtico.

O valor, consoante Reale, insuscetvel de definio. Isto decorre do fato de que tanto o ser como o valer so duas categorias fundamentais do homem perante a realidade. Se tenho um automvel antigo cheio de defeitos, ao olh-lo, a realidade enuncia-me todas as qualidades que o meu veculo possui, principalmente os defeitos. Este o mundo do ser. Todavia, se sonho em ter meu automvel repintado, com assentos novos e motor consertado, isto pertence ao mundo do dever ser. E aqui se vislumbra a autonomia do valor como expresso do dever ser. Ao imaginar ter um veculo melhor, fao um juzo de valor, ou seja, imagino como algo deveria ser. Disso deflui que, luz do entendimento realeano, tanto o ser como o valor so indefinveis. O mximo que se pode afirmar, como faz Reale, que ser o que e que valor o que vale. Na verdade, a realidade resume-se a juzos sobre o ser ou juzos de valor. Outras alegaes do tipo o homem transforma-se na sociedade sempre consistiro num daqueles dois juzos. Transformar-se na sociedade significa o ser evoluindo na escala temporal.

Finalmente, objetos complexos so os objetos culturais, que representam uma forma de integrao de ser e dever ser. Reale aduz que tais objetos so enquanto devem ser. V-se, 184

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

assim, que trata-se de realidades cujo ser entendido sempre sob o prisma de algum valor. Por essa razo, seu ser no acessvel apenas do plano do ser, mas do dever ser que os julga, sempre, como objetos valiosos (GARCA, 1999, p. 19). Nessa linha de pensamento, a cultura integra o mundo do ser e o mundo do dever ser. Ver-se-, logo mais, que, para Reale, a cultura tida como forma integrativa daquilo que natural esfera dos valores, de sorte que, sem a mesma, a natureza careceria de significado e o valor seria inconcebvel.

Compreendido como o valor situa-se na teoria dos objetos, cumpre passar-se anlise das suas caractersticas, que igualmente receberam tratamento inovador do saudoso mestre.

2 CARACTERSTICAS DO VALOR

A primeira caracterstica bsica do valor a bipolaridade. Isto quer dizer que todo valor tem um desvalor que lhe contrape. como se o valor fosse uma pessoa que, diante de um espelho, ver-se-ia de cabea para baixo. O desvalor a anttese do valor. Desta maneira, h o bom e o mau; o bonito e o feio; o certo e o incerto. Disso decorre que para que um valor possua sentido, mister que se exija, concomitantemente, o sentido de seu desvalor. Verificam-se, ento, valores positivos e negativos em permanente conflito numa dialtica de complementaridade 1.

Nesta quadra, insta frisar que um instituto fundamental para que se compreenda bem o pensamento de Reale a dialtica de complementaridade ou dialtica de implicao e polaridade. Por exemplo, no nascimento da norma jurdica, v-se que um complexo de valores incide sobre um complexo de fatos sociais. Na discusso legislativa, somente um ou alguns desses valores acabam prevalecendo. Com a dialtica de complementaridade empregada por Reale, resta mais ntido que fato e valor esto em permanente tenso. Ambos fazem parte da realidade jurdica, cada um exercendo seu papel. Por cumprirem papis opostos, poderia haver um suposto entendimento de que fato e valor se excluiriam na trama jurdica. Entrementes, no novo enfoque preconizado por Reale, os dois elementos da relao, antes de se mutilarem, se implicam, mas sem deixar a tenso ou conflito entre ambos de lado. Consoante Miguel Reale, em se cuidando da dialtica em comento, d-se a implicao dos opostos na medida em que se desoculta e se revela a aparncia da contradio, sem que com este desocultamento os termos cessem de ser contrrios, cada qual idntico a si mesmo e ambos em mtua e necessria correlao. sobretudo no mundo dos valores e da praxis que mais se evidencia a existncia de certos aspectos da realidade humana que no podem ser determinados sem serem referidos a outros aspectos distintos, funcionais, ou at mesmo opostos, mas ainda assim essencialmente complementares (1994, p. 72).

185

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

A seara jurdica particularmente fecunda para o estudo da bipolaridade dos valores. Todo o ordenamento jurdico funda-se em valores que pretende ver tutelados, isto , protegidos. Com efeito, pode-se asseverar que para o lcito, existe o ilcito. Essa dialeticidade est presente tanto no plano do direito material como no do direito adjetivo. No Cdigo Penal, em contraposio ao valor vida h o desvalor morte. No processo penal, h um autor e um ru, cada qual defendendo interesses conflitantes: o autor pretendendo a condenao do ru e, este, a sua inocncia. Reale vai ainda mais longe, sustentando que o motivo da existncia do direito repousa na possibilidade de desrespeito aos valores que a sociedade reputa como indispensveis harmonia coletiva.

Implicao recproca outra nota do valor, na medida em que nenhum valor concretizado sem ter interferncia, ainda que indireta, na concretizao de outros valores. A eventual proibio do porte de arma por civis, por exemplo, poderia servir para assegurar o valor paz. Sucede que a paz asseguraria, tambm, o valor segurana, e assim por diante. Destarte, podese asseverar que h verdadeira solidariedade entre os valores.

Da bipolaridade e implicao recproca decorre a referibilidade. Quando uma pessoa toma partido acerca de um valor, ela est se inclinando numa dada direo ou fim. Aquele valor que ela adota como sendo o mais apropriado em determinada situao implica um sentido, uma referncia. O valor, por assim dizer, atua como verdadeiro vetor como se fosse uma bssola apontando para uma direo.

Outra caracterstica do valor a preferibilidade. Situando-se o valor no plano do dever ser, ele enuncia como algo, em tese, teria de ser. Por outro lado, o ser humano um ser livre, ou seja, tem a possibilidade de escolher este ou aquele caminho numa determinada situao. A liberdade do ser humano como bem realado por Reale na vastido de sua obra - fundamental para o seu desenvolvimento. Nota-se, pois, a ntima relao entre valor e liberdade, j que, em razo de ser livre, o indivduo pode escolher aquilo que lhe mais aprouver. Nesta quadra, importante salientar que a preferibilidade explica como uma sociedade, numa dada poca, tem certo entendimento do mundo e da vida, dependendo do modo como os seus valores so classificados, permitindo, assim, uma hierarquia axiolgica. 186

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

Historicidade a caracterstica por excelncia na teoria dos valores de Miguel Reale. Neste diapaso, o valor no pode ser compreendido como uma realidade estanque, divorciada do desenrolar histrico-cultural do ser humano. Nas diversas civilizaes, o modo de percepo da vida e dos costumes baseava-se numa tbua de valores. Sobre o que era tido como dado, ou seja, sobre a natureza, o indivduo possua um leque de opes valorativas. Escolhendo uma delas, dirigia-se a um fim. Vislumbra-se, ento, que os valores so histricos, decorrentes das diversas condutas estimativas do ser humano sobre aquilo que era tido como j dado. Segundo Reale, o liame entre histria e valor to intenso, que seus estudos acabaram por desaguar no historicismo axiolgico, que o nome de sua teoria axiolgica.

Realizabilidade e inexauribilidade so as duas ltimas principais notas dos valores. Por realizabilidade pode-se entender a concretizao dos valores nas passagens histrico-culturais. Tido como aquilo que deve ser, o valor acaba influenciando a experincia humana, traduzindo-se, direta ou indiretamente, em atos da atividade histrico-cultural. V-se, pois, que entre o valor e a realidade h estreita ligao. Aprofundando o raciocnio, pode-se inferir que
a condicionalidade axiolgica das tomadas de posio diante dos fatos tem uma objetividade que deriva do valor como um bem cultural com suporte na realidade. Se no tivessem esse suporte na realidade, no possuiriam um dos atributos indispensveis do valor que , para Reale, o da realizabilidade (LAFER, 2000, p. 99).

Entrementes, quando um valor realiza-se no evolver de um ciclo civilizatrio, ele no se esgota. Da advm a inexauribilidade axiolgica. Equivale asseverar que, embora um valor possa se transformar em uma poro da realidade, ele no se resume a esta, tampouco pode coincidir in totum com ela. Destarte, verifica-se que o valor atualiza-se constantemente, jamais se concretizando em definitivo. O valor est sempre procurando superar a realidade, sob pena de se tornar esttico e, via de conseqncia, deficiente. Inevitvel concluir, portanto, que valor e realidade esto envolvidos numa dialtica de complementaridade 2.

Neste ponto, a ttulo de clarificao, pode-se aduzir que a dialtica de implicao e polaridade, que estrutura a relao entre sujeito e objeto, colhe-se, por sua vez, na conscincia da tenso perene entre os dois termos, instauradora da infinita possibilidade de ulterior conhecimento, em que o futuro assumido no presente, precisamente como funo dessa possibilidade aberta, como sua expresso projetada daqui para alm, em que a

187

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

3 HISTORICISMO AXIOLGICO

Por historicismo axiolgico pode-se entender o modo como Reale interpretava a axiologia e a cultura, que, no fundo, explicam como o citado filsofo fundamentava a sua conceituao de direito. A expresso historicismo axiolgico foi pioneiramente utilizada pelo jusfilsofo italiano Luigi Bagolini, que traduziu para o idioma italiano o livro Filosofia do Direito de Reale em 1956, para explicitar o pensamento filosfico do falecido mestre.

O historicismo axiolgico implica a vital correlao entre os institutos da axiologia, histria e cultura em termos de dialtica de complementaridade. Neste ponto, til consignar que cultura deve ser compreendida como a realidade humana constituda pela pessoa no transcorrer da histria. Alm disso, aduza-se a forte influncia da histria no pensamento realeano, conforme se pode observar nas palavras do grande jusfilsofo:

por essa razo que o nosso historicismo, o historicismo reclamado pelas perplexidades e pelos desenganos do homem contemporneo, no se resolve nos graus sucessivos de um processo unitrio, nem mesmo na totalidade do processo histrico, mas se funda antes na historicidade originria do homem e de suas alteridades (REALE, 1994, p. 137-8).

Na anlise do liame entre axiologia e histria, percebe-se que o valor possui objetividade. Manifestando-se na concretizao do mundo histrico-cultural, os valores no tm a sua existncia voltada para si, mas para os indivduos. Desta maneira,

o mundo da histria o mundo dos valores, uma vez que no existe histria para alm das intencionalidades valorativas objetivadas no curso da realizao do seu processo. Dimenses da histria so horizontes das possibilidades perceptivas de

suprema unidade do esprito humano a meta antecipada, mas ao mesmo tempo no esgotada num agora que se tornaria meramente emprico, e sim transformada, desde j, em fermento do processo do conhecimento em sua continuidade, aproximao nunca concluda, de uma identidade sujeito-objeto, horizonte limite, horizonte mximo, segundo Fichte, da atividade espiritual humana (CZERNA, 1999, p. 55).

188

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

valores que se historicizam, na medida da prpria historicidade do homem (GUIMARES, 2006, p. 238).

Entretanto, disso no se pode inferir que

os valores s valham por se referirem a um sujeito concreto ou individual, posto como sua medida ou razo de ser, porque, embora seja verdade que se referem sempre subjetividade, ela deve ser entendida como a humanidade em geral, ou seja, como sujeito universal de estimativa. Assim, no se reduz s vivncias preferenciais desse ou daquele indivduo concreto, mas s interpretaes sobre a realidade que dominaram cada fase ou poca histrica, que sero denominadas civilizaes com suas constelaes axiolgicas correspondentes (GARCA, 1999, p. 47-8).

Sucede que nem toda valorao ou preferncia subjetiva acaba por se transformar no complexo de valores de cada civilizao. Para que isto ocorra, preciso que a valorao em comento esteja revestida de significao, isto , que protagonize uma funo de relevo na histria. Por conseguinte, o valor no mais, aqui, uma instncia transcendente e metahistrica, como se fora uma idia platnica, mas sim o fermento vivo da prpria Histria, como expresso da totalidade da atividade humana (CZERNA, 1999, p. 105).

Fenmeno complexo o de escolha axiolgica, ou, em outras palavras, de como levado a cabo o procedimento de determinao axiolgica, j que, em certas pocas histricas, pode haver uma zona nebulosa que possa deixar dvidas sobre quais valoraes subjetivas so as mais essenciais.

Para explicitar como se d o procedimento de determinao axiolgica, curial trazer baila a trplice funo do valor luz do entendimento realeano. Assim, uma das teses formadoras da sua teoria tridimensional do direito a

conseqente reformulao do conceito de experincia jurdica como modalidade de experincia histrico-cultural, no qual o valor atua como um dos fatores constitutivos dessa realidade (funo ntica) e, concomitantemente, como prisma de compreenso da realidade por ele constituda (funo gnoseolgica) e como razo determinante da conduta (funo deontolgica) (REALE, 1994, p. 62-3).

189

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

E justamente a funo deontolgica que viabilizar o conhecimento racional dos fatores axiolgicos, permitindo, via de conseqncia, a sua escolha no evolver da histria.

Logo, fazendo a funo deontolgica referncia a um fim, este,

a partir do momento em que pode ser reconhecido como motivo de conduta, seja ela individual ou coletiva, passa a adquirir uma certa objetividade, porque transcende sempre a mera eleio emprica, situando-se antes de qualquer conduta possvel. Mas, por sua vez, essa objetividade e anterioridade conduta emprica supe a possibilidade de chegar ao conhecimento desse fim, sua captao ontognoseolgico-racional (GARCA, 1999, p. 49).

Esse processo de escolha axiolgica, consoante Reale, revestido de relatividade e incompletitude, contudo. Relatividade, posto que,

mesmo querendo que o conhecimento seja objetivo, sempre partimos de uma intuio emocional, em busca de uma compreenso na esfera total da vida. Por essa razo, no se deve pretender procurar a exatido prpria das cincias fsicomatemticas, nem a plenitude das conexes lgico-matemticas. O conhecimento dos valores uma questo de compreenso prpria das cincias humanas ou espirituais (REALE, 1977, p. 181-6).

J a incompletitude deriva do fato de que jamais factvel o esgotamento de todas as estruturas axiolgicas irradiadas nas diversas civilizaes no transcorrer do tempo. O valor, mesmo sendo expresso autnoma do dever ser, est em constante mutao, eis que detm a caracterstica da inexauribilidade. Ilustrativo o exemplo do valor justia, que vem sofrendo alteraes peridicas desde a Grcia Antiga.

Uma ltima questo pertinente ao liame entre axiologia e histria aquilo que Reale entende por tempo histrico. Este, captado como o lapso temporal em que os valores so atualizados, no se resume to-somente ao presente. Na verdade, no bojo do tempo histrico, presente, passado e futuro esto em verdadeira dialtica de complementaridade, conforme se pode concluir com as seguintes palavras:

190

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

[...] o homem , tambm, a histria por fazer-se. prprio do homem, da estrutura mesma de seu ser, essa ambivalncia e polaridade de ser passado e ser futuro, de ser mais do que a sua prpria histria. E note-se que o futuro no se atualiza como pensamento, para inserir-se no homem como ato caso em que deixaria de ser futuro -, mas revela-se em nosso ser como possibilidade, tenso, abertura para o projetar-se intencional de nossa conscincia, em uma gama constitutiva de valores (REALE, 1994, p. 137).

A exposio do conceito de tempo histrico reala sobremaneira como Reale via as ligaes entre histria e cultura, de um lado, e tempo histrico e tempo cultural, de outro, estando todas essas ligaes em permanente dialtica de complementaridade. Saliente-se, ainda, que a exata compreenso da ligao entre tempo cultural e tempo histrico permitir entender-se as objetivaes axiolgicas como maneiras de enxergar o mundo e a vida que deixam marcado cada ciclo cultural, ou seja, as constelaes axiolgicas, e, tambm, a eventualidade de algumas dessas objetivaes protrarem-se no tempo, de modo indefinido, assumindo a forma de invariantes axiolgicas.

Alm do tempo histrico, uma outra concepo temporal igualmente desenvolveu-se: trata-se do tempo cultural, fruto do pensamento de ndole filosfica a partir da cultura. Esta nova dimenso temporal pode ser conceituada como o tempo de

presencialidade ou atualidade das obras realizadas pelo homem, seguindo linhas de relevncia variveis de uma poca para outra, porm reveladoras de certa constncia ou durao, uma vez traduzidas luz da conscincia comum, ou seja, o tempo cultural manifesta o valor atemporal dos eventos culturais face aos histricos, de forma tal que eles transcendem a mera historicidade e temporalidade (REALE, 1977, p. 222).

Vislumbra-se, pois, que os bens culturais esto em permanente atualizao, podendo da aparecer as constantes e invariantes axiolgicas.

Nas ltimas dcadas, o instituto da cultura tem sido alvo de importantes discusses filosficas, em virtude de sua influncia no entendimento da realidade do ser humano. Segundo a concepo realeana, tudo que o esprito concretiza no evolver da histria, em razo de criaes permanentes entre o dado (a natureza) e seus prprios atos de valorar, pertence

191

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

esfera do cultural. Assim sendo, so realizaes de cultura tanto o ato de plantar algo como a prolao de uma sentena.

O processo cultural pode mostrar pocas que apresentam concepes de mundo diferentes. Em vista disso, certos valores podem marcar alguns ciclos civilizatrios, mas desaparecer em outros, ressurgindo posteriormente, em carter eventual. Isso demonstra como o esprito busca incessantemente superar os obstculos que surgem na sua existncia. Com efeito, observa-se que, havendo uma tbua de valores preponderantes em uma fase histrica, pode-se cogitar de uma ordenao ou hierarquia no seio dos valores, ainda que essa ordenao possa alterar-se no porvir da histria.

Questo de grande magnitude aquela de se saber se cada ciclo civilizatrio esgota-se em si mesmo ou se h herana no processo de seleo que se leva a cabo no transcorrer histrico. Neste quadro, Reale sinaliza no sentido da continuidade:

no renovado esforo do homem de vencer-se e de vencer a natureza, na Histria concebida, em suma, como a autoconscincia mesma do homem, os valores de uma civilizao podem ser assimilados ou experimentados, com ou sem deturpao, por pessoas pertencentes a outras coordenadas estimativas, e as foras primordiais do esprito circulam atravs das civilizaes, vivificando-as, como se cada uma delas fosse uma nota oportunamente inserida na orquestrao sinfnica da qual somos, ao mesmo tempo, compositores e executores (REALE, 2002, p. 233).

Partindo-se do pressuposto de que vivel uma ordenao axiolgica, resta saber como a mesma efetuada. Na ptica realeana, o valor mais elevado ou valor fonte o da pessoa humana. Todos os demais valores valem em razo deste valor fundamental supremo. Em seguida, a classificao oferecida por Reale procura ter presente todas as necessidades provveis que inquietam o ser humano. Essas necessidades so representadas em cinco valores fundamentais: o verdadeiro, o belo, o til, o santo e o bem. Ademais, h valores subordinantes e subordinados, clarificando, assim, a gradao hierrquica dos valores.

Os valores subordinados so classificados em obedincia aos valores fundamentais. Como acima exposto, os valores podem mudar de um ciclo civilizatrio para outro, alterando, pois, a 192

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

ordenao dos mesmos. E justamente essa gradao hierrquica de cada poca cultural que Reale chama de constelao axiolgica. Neste diapaso, oportuno frisar que inexiste hierarquia entre os valores fundamentais, sendo que estes se subordinam somente ao valor fonte, que o da pessoa humana. Por seu turno, os valores subordinados devem fazer referncia aos valores subordinantes ou fundamentais.

Perscrutando-se os valores subordinantes, quanto ao valor do verdadeiro, pode-se asseverar que ele condiciona, em geral, a ontognoseologia em seus diversos graus e manifestaes, por ter sido entendida como a parte da filosofia que se ocupa do acesso ao conhecimento do real, no sentido lato desta palavra (GARCA, 1999, p. 65). No que se refere ao valor do belo, ele est vinculado s artes e esttica. J o valor do til aquele ligado atividade econmica ou indus trial, assim como filosofia econmica. Em seguida, surge o valor do santo, que aquele que engloba a religio e a filosofia da religio, ou seja, neste campo, tenta-se explicar a contingncia existencial humana na religio ou numa realidade de cunho transcendente. Por fim, h o valor do bem, que se refere esfera da tica em seus vrios nveis: o social (o direito e os costumes) e o individual (a moral).

Esses valores subordinantes mencionados sempre inspiraram a conduta individual e coletiva nas mais variadas civilizaes. Pode-se afirmar que so um legado para os indivduos. Embora a concepo do que justo, falso, milagroso, feio ou barato tenha mudado constantemente no desenvolvimento da histria, no menos certo que esses valores sempre guiaram a humanidade nos seus diversos ciclos culturais. Verifica-se, ento, um relativismo axiolgico, que pode ser traduzido na busca incessante de um valor cujo entendimento alterase segundo a viso de vida e de mundo que predomina numa poca determinada. Ocorre que Reale vai mais longe ainda, sustentando que alguns desses valores subordinantes desgarramse da civilizao que os concebeu para atingirem um patamar mais alto, de sorte a desempenharem um papel de carter universal transcendente e definitivo. So as denominadas invariantes ou constantes axiolgicas. Para se aperceber da relevncia do assunto para Reale, basta ler-se as seguintes palavras suas:

193

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

no creio possa haver tema mais fascinante do que este das invariantes axiolgicas, isto , da existncia ou de valores fundamentais e fundantes que guiem os homens, ou lhes sirvam de referncia, em sua faina cotidiana (REALE, 1996, p. 95).

Exemplo marcante de invariante axiolgica da pessoa humana. Tal invariante,

que condiciona a vida tica em geral e a jurdica em particular transcende o processo emprico no qual e do qual emergiu para adquirir uma validade universal. Desse modo, superamos o transcendentalismo lgico-formal de Kant para dar lugar a uma concepo transcendental ao mesmo tempo axiolgica e histrica, o que pressupe a acolhida do pensamento de Husserl quando ele supera o a priori formal kantiano graas ao conceito a priori material, o qual condiciona transcendentalmente o contedo do real (REALE, 2001, p. 63).

As constantes axiolgicas, por seu turno, dariam lugar ao direito natural. Na concepo realeana,

de tais paradigmas axiolgicos resultam determinadas normas que so consideradas idias diretoras universais da conduta tica, costumeira e jurdica. A essas normas, que nos permitem compreender a natureza e os limites do Direito Positivo que denomino Direito Natural, de carter problemtico-conjetural....h, em suma, uma idia e no um conceito de Direito Natural, como o horizonte metafsico da positividade jurdica (REALE, 2001, p. 47-8).

V-se, pois, que a viso que Reale tinha do direito natural diametralmente oposta ao dogmatismo absolutista, tpico do direito natural racionalista ou teolgico.

4 PERSONALISMO AXIOLGICO

Quando

do

estudo

do

historicismo

axiolgico,

verificou-se

que

trade

axiologia/histria/cultura era fundamental para Miguel Reale. Desta forma, partindo-se da investigao destes trs elementos, pode-se concluir que os valores consubstanciam-se em parcela autnoma da realidade, no se desvinculando, contudo, da realidade histrico-cultural na qual esto mergulhados. Neste ponto, digno frisar que, na vasta obra realeana, s vezes,

194

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

os institutos abordados so discernveis sem serem separados, como se estivessem inseridos em universos totalmente estanques. In casu, axiologia, histria e cultura tm, cada uma, a sua conceituao prpria, mas, nem por isso, deixam de tomar parte da mesma realidade na qual interagem reciprocamente.

Os valores, no mbito de sua gradao e gnese, possuem como fundamento a pessoa humana. Todos os demais valores fundamentais devem fazer reverncia ao valor da pessoa humana. Isto restou claramente demonstrado pelo historicismo axiolgico. Apesar da forte vinculao da axiologia com a histria e a cultura, nota-se que a explicao ltima da teoria dos valores de Reale reside na figura da pessoa humana. E esta justificao ltima da axiologia realeana aquilo que se chama de personalismo axiolgico.

O personalismo axiolgico fornece as razes de como aquilo que aparece na rbita da conscincia individual ou social possui aptido de fazer com que o ser humano fique adstrito a guiar-se por um determinado caminho, isto , para um fim tido como motivo de conduta. Em outras palavras: o historicismo axiolgico abriu a estrada para que o personalismo axiolgico pudesse explicar porque o individuo, na sua faina histrica, revelou-se ser extremamente valorativo, bem como os motivos pelos quais o mesmo ver-se-ia jungido a dados valores. Nesta quadra, pode-se asseverar que

a meditao sobre a crise de nosso tempo e a reflexo sobre os valores encontram seu ponto de convergncia na compreenso do homem como pessoa. O ser humano, referncia contnua dos valores, , na sua universalidade, a garantia da transcendncia destes em relao sua expresso, num momento dado (CSAR, 2006, p. 188).

Para que o problema acima posto possa ser deslindado, preciso ir fundo na averiguao da essncia humana. Conhecendo-se como esta composta, concluir-se- que homem, pessoa e valor so fatores vitais na antropologia tida por Reale, de sorte que estes fatores tambm esto numa relao dialtica de complementaridade.

195

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

A primeira caracterstica do ser humano a sua racionalidade ou, utilizando-se a expresso empregada por Reale, o seu poder nomottico, entendido este como a faculdade humana de outorgar sentido aos atos e s coisas, faculdade essa de natureza simbolizante, a comear pela instaurao radical da linguagem (REALE, 2002, p. 211). De fato, diferencia-se o homem dos demais seres vivos pela sua capacidade de dar sentido s coisas, pela sua capacidade de sntese ou de criao. Tal poder nomottico se revela, por si s, vinculado liberdade que possui o ser humano, j que, em qualquer ato de reconhecimento por parte do homem, est implcita uma ao livre.

Nesta esteira, a liberdade revela-se outra notvel caracterstica do homem. Se o homem no fosse um ser livre, ele no seria capaz de tomar decises a fim de dar sentido s coisas que o circundam. O seu poder de sntese estaria irremediavelmente mutilado. Neste diapaso, curial obtemperar que
somente a dialtica de implicao e polaridade poder explicar-nos como que o valor no se anula quando se insere no plano do ser, por meio da liberdade, a qual possibilidade infinita de experincias axiolgicas, isto , de aes e, por conseguinte, tambm um valor (REALE, 1963, p. 42).

A historicidade a derradeira das mais importantes caractersticas do homem. Este no pode jamais ficar reduzido a uma vida causal e traada to-somente pelos processos de ndole natural. Mediante a liberdade, o indivduo vai selecionando aquilo que mais lhe aprouver a fim de satisfazer as suas necessidades, construindo, assim, o edifcio da sua prpria histria. Diante da pequenez dos motivos fsico-causais para definir a natureza do ser humano, a axiologia surge para conceder lgica ao processo das suas opes. Portanto,

a dimenso histrico-cultural na antropologia realeana transforma-se numa das suas interpretaes chave, conferindo-lhe uma nova dimenso dinmica e de permanente projeo no mundo. Essa uma das atividades primordiais, porque dela depende a constituio da prpria personalidade do homem (no nvel individual) e a do contexto histrico-social que o cerca (enquanto co-participante numa comunidade de indivduos) (GARCA, 1999, p. 79-80).

Vendo-se as caractersticas acima mencionadas, vislumbra-se a presena marcante do valor. O ser humano essencialmente valorativo. Todas as suas condutas so embasadas pela concretizao de algum valor. Ademais, percebe-se que o ser humano no como tal apenas 196

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

pela sua existncia, mas sim em decorrncia da significao que para ele possui a sua prpria vida. Essa significao pode ser traduzida como autoconscincia da sua dignidade. Disso deflui o conceito de pessoa. Sendo um ente dotado dessa autoconscincia, ela torna-se, na ptica realeana, o valor fonte, isto , ela vale para que todos os outros valores valham. Neste diapaso,

na reflexo de Miguel Reale, a pessoa humana o valor fonte de todos os valores. A objetivao histrica deste valor, na relao poltico-jurdica governantesgovernados, exprime-se atravs da positivao dos direitos humanos. Estes so uma expresso de um incessante processo histrico de integrao hegemnica dos valores da convivncia coletiva (LAFER, 1998, p. 168).

Nos termos do personalismo apregoado por Reale, pode-se citar Kant como aquele que pioneiramente reconheceu essa conscincia de dignidade. No entendimento kantiano, o homem, enquanto tal, possui desde logo um valor inesgotvel. Surge, pois, com Kant, a esfera tico-moral do homem, que o compele a atuar em virtude de fins, distinguindo-se, por conseguinte, dos demais seres. Todavia, Reale critica Kant pelo seu formalismo radical na rbita prtica e, tambm, pela falta de uma viso histrica acerca do tema. Posteriormente, outros pensadores como Hegel tentaram suprir esse acanhamento do entendimento kantiano. Para tanto, antepuseram definio de pessoa a de esprito absoluto, o que, segundo Reale, acabou por desaguar na outra extremidade da questo:

o que, na realidade, se verificava era uma perda do sentido autntico da pessoa como singularidade, para prevalecer a pessoa como simples momento de um ser transpessoal a que se chamou sociedade, espcie, classe, raa, idia, esprito universal, conscincia coletiva etc (REALE, 1994, p. 134).

Consoante Reale, tanto Kant como Hegel, nos seus ensinamentos, no lograram levar a cabo o equilbrio necessrio entre, de um lado, a liberdade de cada ser humano, e, de outro, a respectiva sociabilidade de cada indivduo. precisamente essa conciliao que Reale pretende efetuar. Com efeito, na viso realeana, almeja-se

superar numa nova compreenso o valor da pessoa e o valor da histria, que o homem enquanto pessoa (como revelado por Kant), com o drama histrico das pessoas coexistentes (que Hegel quis abranger numa poderosa unidade

197

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

integrante)...pr-se como pessoa pr-se como histria, como alteridade, como comunidade, e a reduo de uma outra romperia a unidade concreta, o mesmo resultando se prevalecesse uma sobre a outra (REALE, 1994, p. 136-7).

5 CONCLUSES

Nas ltimas dcadas, a globalizao alterou profundamente os diversos fenmenos sociais, importando em intensos efeitos sobre a esfera dos valores morais, da prxis cultural e das maneiras como so analisadas definies e, tambm, instituies. No campo jurdico, no poderia deixar de ser diferente. As transformaes neste ltimo foram bem aceleradas. Todavia, o cenrio no nada animador. Conforme Chau,

fala-se hoje, em toda parte e no Brasil, numa crise dos valores morais. O sentimento dessa crise expressa-se na linguagem cotidiana, quando se lamenta o desaparecimento do dever-ser, do decoro e da compostura nos comportamentos dos indivduos e na vida poltica, ao mesmo tempo em que os que assim julgam manifestam sua prpria desorientao em face de normas e regras de conduta cujo sentido parece ter se tornado opaco (1992, p. 345).

O personalismo axiolgico de Reale, no sentido de apontar para a figura da pessoa humana como valor fonte de todos os demais valores, ajuda a mitigar esse quadro de penumbra acima mencionado na medida em que estabelece um norte a ser seguido (= a valorizao do prprio ser humano), orientando a sociedade a sair da banalizao na qual se encontra inserida atualmente.

O pensamento de Reale, tal como exposto neste trabalho, ajuda, igualmente, a fortalecer os direitos humanos, notadamente em pases com enormes desigualdades sociais, como o Brasil. Reala ainda mais a pertinncia hodierna do personalismo axiolgico realeano a celebrao do sexagsimo aniversrio da Declarao Universal dos Direitos do Homem, importante instrumento jurdico celebrado no mbito da ONU.

Ainda decorrente do personalismo axiolgico a solidificao do reconhecimento dos denominados direitos das minorias. Nesta oportunidade, interessantes as palavras de Bittar:

198

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

ter um espao, um lugar de discurso, uma arena para apresentar seu prprio espetculo particular... so j as grandes conquistas das minorias que lutam para ter um lugar, ou melhor, uma legitimidade de discurso. A ps-modernidade produziu esta oportunidade que o direito no pode deixar passar, aproveitando para criar novas respostas s necessidades da sociedade, na perspectiva de que funcione no sentido do cumprimento de sua real meta (2005, p. XII).

Outro ponto a ser objeto de concluso uma conseqente maior insero social das minorias. Geralmente alijadas de um mundo cada vez mais arredio e apressado, as categorias tidas como minorias poderiam participar mais intensamente do cotidiano. Deste modo, ndios poderiam ter, por parte da sociedade, um maior respeito por suas terras secularmente conquistadas. Membros do Movimento dos Sem Terra teriam suas famlias assentadas de forma organizada. Gays e lsbicas teriam menos constrangimento em se assumir publicamente. Portadores de necessidades especiais teriam acesso a mais locais, notadamente pblicos, e assim por diante.

Haveria, ainda, um significativo enrijecimento do princpio da dignidade humana, que um dos fundamentos mais importantes da Constituio Federal. Muitas vezes, sequer mencionase tal princpio em decises judiciais. Mesmo quando as partes de um processo invocam expressamente esse princpio, no raramente ele simplesmente ignorado no decisum, implicando o desgaste do poder judicirio.

A segurana jurdica outra inexorvel decorrncia do personalismo axiolgico de Reale, posto que, sendo respeitadas a honra e a dignidade da pessoa humana, as leis, especialmente as referentes a direitos humanos, tendero a serem fielmente cumpridas. Num pas onde as autoridades pblicas, em relevo as policiais, no costumam seguir as mnimas regras de urbanidade para com os administrados, poderia haver maior esperana de respeito pela escorreita execuo do ordenamento jurdico.

O pensamento de Reale, como exposto nesta obra, demonstra igualmente atualidade na medida da imperiosa urgncia de utilizao de uma jurisprudncia de valores em conceitos abertos ou indeterminados, que so mais e mais empregados pelo legislador ptrio. Exemplo tpico do uso de ditos conceitos o Cdigo Civil em vigor, que, para atender aos anseios de 199

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

uma sociedade bem diversa daquela da publicao do Cdigo Civil do incio do sculo passado, tem de possuir uma metodologia nova, mediante conceitos como boa-f e justa causa. Enfim, como observa Larenz,

a necessidade de um pensamento orientado a valores surge com a mxima intensidade quando a lei recorre a uma pauta de valorao que carece de preenchimento valorativo, para delimitar uma hiptese legal ou tambm uma consequncia jurdica (1997, p. 310).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. O Direito na Ps-Modernidade, 1 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005.

CSAR, Constana Marcondes. Axiologia e Crise Segundo Miguel Reale. Revista Brasileira de Filosofia, vol. LV, fasc. 222, So Paulo, abr.-jun./2006, p. 188.

CHAU, Marilena. Pblico, Privado e Despotismo. In: NOVAES, Adauto (Org.). tica, So Paulo: Companhia das Letras; Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

CZERNA, Renato Cirell. O Pensamento Filosfico e Jurdico de Miguel Reale, 1 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 1999.

GARCA, Angeles Mateos. A Teoria dos Valores de Miguel Reale (fundamento de seu tridimensionalismo jurdico), 1 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 1999.

GUIMARES, Aquiles Crtes. O Culturalismo Fenomenolgico no Pensamento de Miguel Reale. Revista Brasileira de Filosofia, vol. LV, fasc. 222, So Paulo, abr.-jun./2006, p. 238.

200

Revista Eletrnica Acadmica de Direito

Law E-journal

PANPTICA

LAFER, Celso. A legitimidade na correlao direito e poder: uma leitura do tema inspirado no tridimensionalismo jurdico de Miguel Reale. In: ZILLES, Urbano (Coord.). Miguel

Reale. Estudos em Homenagem a Seus 90 Anos, 1 ed., Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

______________. Reflexes sobre o historicismo axiolgico de Miguel Reale e os direitos humanos no plano internacional. In: O Pensamento de Miguel Reale. Actas do IV Colquio Tobias Barreto, Viana do Castelo: Instituto de Filosofia Luso-brasileira, 1998.

LARENZ, Karl. Metodologia da Cincia do Direito, 3 ed., Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1997.

REALE, Miguel. Experincia e Cultura, So Paulo: Grijalbo-Edusp, 1977.

_____________. Filosofia do Direito, 20 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 2002.

_____________. Nova Fase do Direito Moderno, 2 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 2001.

_____________. Paradigmas da Cultura Contempornea, 1 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 1996. _____________. Pluralismo e Liberdade, 1 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 1963.

_____________. Teoria Tridimensional do Direito, 5 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 1994.

201

Вам также может понравиться