Вы находитесь на странице: 1из 63

PNEUMATICA PNE - 253

Professor Gilson Toscano Prestes Email gtprestes@yahoo.com.br

Professor - Gilson Toscano Prestes

1. INTRODUO O ar sempre esteve presente no dia a dia do ser humano. Alm de ser o elemento vital para a sua sobrevivncia, o homem sempre quis aproveit-lo em aplicaes tcnicas onde a energia estivesse presente. Como meio de racionalizao do trabalho, o ar comprimido vem encontrando cada vez mais espao nas aplicaes industriais. Atualmente, a utilizao do ar comprimido supera os melhores graus de eficincia, executando operaes sem fadiga, economizando tempo, ferramentas e materiais, alm de fornecer segurana no trabalho. Para um conhecimento detalhado e estudo da energia pneumtica vamos inicialmente entender o termo pneumtica. Ele derivou-se da raiz grega Pneumo, que tem o significado de respirao ou sopro, por esta razo entendem-se por pneumtica todos os fenmenos relacionados aos gases ou vcuos. tambm o estudo da converso da energia pneumtica em energia mecnica, atravs dos respectivos elementos de trabalho. 2. CARACTERSTICAS DOS SISTEMAS PNEUMTICOS Para a implantao de sistemas pneumticos para realizao de operaes na rea industrial, devemos levar em considerao que ele nos oferece vantagens e desvantagens que devem ser consideradas para que sua implantao seja bem sucedida.

As vantagens oferecidas so:


a) b) c) d) e) f) g) Incremento da produo com investimento relativamente pequeno; Reduo de custos operacionais; Robustez dos equipamentos; Resistncia a ambientes hostis; Simplicidade de manipulao; Segurana; Reduo do nmero de acidentes.

Dentre as desvantagens, temos:


a) b) c) d) Necessidade de tratamento do ar comprimido antes da utilizao; Desenvolvimento de pequenas foras quando comparadas a outros sistemas; Velocidades muito baixas so difceis de conseguir com o ar comprimido; Devido a sua compressibilidade, impossvel obter-se velocidade constante e paradas intermedirias; e) Poluidor sonoro.

Professor - Gilson Toscano Prestes

3. DEFINIO DE PRESSO Presso a fora exercida em determinada superfcie ( rea ). Em pneumtica, a presso expressa em Kgf/cm2 (quilogramas fora por centmetro quadrado ). A presso tambm pode ser expressa em psi ( libras por polegada quadrada ). No sistema internacional de unidades ( SI ) a presso expressa em N / m2 ( Newtons por metro quadrado ). A presso tambm criada quando temos uma coluna de um fluido. Por exemplo, sabemos que a cada 10 metros de coluna dgua, a presso aumenta em 1,0 Kgf / cm2. 3.1 COMO CRIADA A PRESSO A presso resulta da resistncia oferecida ao fluxo do fluido. A resistncia ocorre em funo de: a) Da carga de um atuador; b) De uma restrio (ou orifcio) na tubulao. A figura mostra um exemplo de carga sobre um atuador. O peso de 1000 quilos oferece uma resistncia ao fluxo sob o pisto e cria uma presso no leo. Se o peso aumenta, o mesmo acontece com a presso.

Figura Presso criada pela resistncia ao fluxo (carga em atuador)

Professor - Gilson Toscano Prestes

A figura mostra um exemplo de um fluxo atravs de um orifcio. Ao fecharmos o orifcio, percebemos um incremento da presso antes dele, pois ocorreu uma restrio ao fluxo do fluido.

Figura Presso criada pela resistncia ao fluxo (orifcio)

Professor - Gilson Toscano Prestes

4. LEI DE PASCAL A histria antiga registra que dispositivos engenhosos como bombas e rodas dgua j eram conhecidos desde pocas bem remotas. Entretanto, s no sculo XVII, o ramo da hidrulica que nos interessa, foi utilizado. Baseava-se no princpio descoberto pelo cientista francs Pascal, que consistia no uso do fluido confinado para transmitir e multiplicar foras e modificar movimentos. A Lei de Pascal resumia-se em: A presso exercida em um ponto qualquer de um lquido esttico a mesma em todas asa direes e exerce foras iguais em reas iguais.

Figura Princpio de Pascal Desta forma, quando aplicamos uma fora de 10 Kgf em uma rea de 10 cm2, obtemos como resultado uma presso interna de 10 Kgf / cm2, agindo com a mesma intensidade em toda a parede do recipiente. Somente no princpio da revoluo industrial, um mecnico ingls utilizando o princpio de Pascal desenvolveu uma prensa hidrulica. Ele concluiu que a presso gerada pela aplicao de uma fora moderada em uma rea pequena iria gerar uma fora maior quando atuasse numa maior rea. O limite para esta fora maior seria o tamanho da rea que a atuar.

Figura Princpio da prensa hidrulica

Professor - Gilson Toscano Prestes

Assim, ele construiu dois vasos comunicantes, um com rea da seo transversal de 1 cm2 e o outro com rea de 10 cm2. Aplicando uma fora de 10 Kgf no mbolo de rea 10 cm2, foi gerada uma presso de 10 Kgf / cm2. Pelo princpio de Pascal esta atua com a mesma intensidade em toda a extenso do lquido. Logo quando ela age numa rea maior de 10 cm2 ir gerar uma fora de: 10 Kgf / cm2 X 10 cm 2 = 100 Kgf Desta maneira, houve uma multiplicao de 10 vezes da fora aplicada. Como podemos perceber, o mesmo valor da relao entre as reas. 10 cm2 / 1 cm2 = 10 Desta experincia, conclumos que:

Vrios exemplos podem ser citados como aplicao direta da lei de Pascal, a saber: Elevadores de automveis hidro pneumticos, prensas pneumticas.

5. PROPRIEDADES FSICAS DO AR Atravs da resistncia oferecida pelo ar, sentimos que ele ocupa um lugar no espao. Assim, como um elemento material, o ar possui propriedades que estudaremos a seguir: a) Compressibilidade O ar ocupa todo o volume em qualquer recipiente, adquirindo seu formato j que no possui forma prpria. Desta maneira, podemos acondicion-lo num recipiente com determinado volume e depois atravs de uma fora externa reduzir o seu volume. b) Elasticidade Uma vez cessada a fora externa, o ar volta a ocupar o seu volume original. c) Difusibilidade Propriedade que permite ao ar misturar-se homogeneamente a qualquer meio gasoso. d) Expansibilidade O ar pode ocupar o volume integral de qualquer recipiente, adquirindo seu formato. e) Peso do ar Um litro de ar a zero graus Celsius, ao nvel do mar, pesa 0,001293 Kgf. O ar quente mais leve que o ar frio.

Professor - Gilson Toscano Prestes

6. INSTALAES DE AR COMPRIMIDO Nos diversos processos industriais, os sistemas de ar comprimido desempenham papel fundamental na produo e representam parcela expressiva do consumo energtico da instalao. Entretanto, nem sempre estas instalaes recebem os cuidados devidos, passando a ser uma fonte constante de desperdcios. Um sistema de ar comprimido corretamente projetado ir proporcionar maior confiabilidade e eficincia nas ferramentas pneumticas, bem como diminuir os custos com energia. Esse sistema compreende trs componentes principais: o compressor, a rede de distribuio e os pontos de consumo. 6.1) Compressor So mquinas destinadas a elevar a presso de um certo volume de ar comprimido. Vrios fatores influenciam a escolha de um compressor: vazo, presso e qualidade requerida do ar.

Figura Instalao de ar comprimido So duas as classificaes fundamentais dos compressores: a) De deslocamento positivo; b) De deslocamento dinmico.

Professor - Gilson Toscano Prestes

O compressor de deslocamento positivo admite o ar numa cmara isolada do meio exterior. Ao comprimir esta massa de ar e quando a presso requerida atingida, a vlvula de descarga abre-se permitindo a passagem do ar comprimido para o tubo de descarga. Os compressores de deslocamento positivo podem ser: alternativos ou rotativos. Dentro os alternativos os mais utilizados so o de pisto e dentre os rotativos so os de palhetas e parafuso. Os compressores de pistes podem ser de simples ou de duplo efeito. Os de simples efeito admitem o ar somente atravs da cmara superior. Os de duplo efeito admitem o ar em ambas as cmaras superior e inferior, resultando num ar comprimido com menor pulsao da presso.

Figura Compressor de pistes, simples e duplo efeito.

Professor - Gilson Toscano Prestes

Os compressores de deslocamento dinmico elevam a presso da massa de ar atravs da transformao de energia cintica em energia de presso. O ar admitido colocado em contato com impulsores que giram em alta velocidade. O ar em alta velocidade direcionado para os difusores, que retardam o deslocamento do ar, obrigando a uma elevao de presso.

Figura Compressor de deslocamento dinmico 6.1.1 Refrigerao dos compressores Os compressores podem ser refrigerados a gua ou a ar. Os objetivos da refrigerao so: a) Manter baixa a temperatura dos elementos internos e do leo lubrificante; b) Evitar deformaes do cabeote e outros elementos; c) Aumentar a eficincia do compressor. Na refrigerao a gua deve-se tomar cuidado especial para que o fluido no deixe de passar pelo circuito, pois sua ausncia acarretar em aumentos indesejveis da temperatura. A questo referente qualidade do ar muito importante e envolve: a) impurezas sob a forma de partculas slidas, poeira ou ferrugem; b) gua; c) leo (proveniente da lubrificao). Cada equipamento que consome ar comprimido possui suas exigncias especficas quanto qualidade do ar. Essas exigncias devem ser atendidas para que o equipamento possa ter um desempenho adequado. Por exemplo: ar para instrumentao deve ser extremamente limpo; ar para pintura deve ser seco, isento de leo e limpo. Para assegurar a operao confivel do compressor, o ar aspirado deve ser limpo e no conter poeira, fuligem ou partculas slidas, pois caso contrrio, esses poluentes ficaro em suspenso no leo lubrificante ocasionando desgaste excessivo dos cilindros, anis dos pistes, mancais, etc. e conseqentemente aumentando os custos de manuteno.

Professor - Gilson Toscano Prestes

Assim, deve-se evitar que a casa dos compressores fique localizada perto de chamins, caldeiras, fornos ou equipamentos de jatos de areia. Sua localizao Ideal prxima dos principais pontos de consumo do ar, visando reduo no custo da tubulao e menor perda de presso. Outro aspecto importante para assegurar a aspirao de um ar limpo a instalao no compressor de um filtro de admisso de ar (no mnimo a 2 metros acima do solo e 2,5 metros de distncia de qualquer parede). Devem ser instalados diretamente na entrada do compressor. Em linhas de aspirao muito longas, poder haver condensao de gua e nesse caso, aconselha-se o uso de separadores de umidade antes do cilindro. No caso de vrias mquinas deve-se usar de preferncia, um duto para cada uma. Em relao tubulao de descarga do ar, esta deve ser de dimetro igual ou superior ao da sada do compressor e ser a mais curta possvel at o resfriador posterior ou ao reservatrio pulmo. Um compressor de ar deve ter necessariamente um sistema de regulagem de capacidade de tal ordem que adapte sua produo as condies de consumo. Os tipos bsicos de regulagem para compressores de deslocamento positivo so: 1) Parada e partida O motor eltrico que aciona o compressor desligado quando a presso do reservatrio atinge um determinado valor. Geralmente utilizado em compressores pequenos e servio intermitente. 2) Velocidade constante O motor eltrico que aciona o compressor permanece sempre ligado. Quando a presso do reservatrio atinge determinado valor pr-fixado, a vlvula de aspirao ser deslocada e permanecer aberta. A partir desse momento, todo ar aspirado ser descarregado pela vlvula. 3) Duplo controle Permite operar o compressor dos dois modos (Parada/Partida e Velocidade Constante) por intermdio de uma chave seletora. Recomendada para casos de consumo irregular com picos de demanda por certo perodo e longos perodos de pouca ou nenhuma utilizao de ar comprimido.Atualmente os sistemas de controle dos compressores utilizam a tecnologia dos inversores de freqncia. Desse modo, a velocidade do motor eltrico continuamente ajustada dependendo da demanda de ar, resultando em considervel economia de energia. Isso elimina a necessidade de alterar o controle para "partida" e "parada" ou ento promover uma atuao na vlvula de suco.

Professor - Gilson Toscano Prestes

10

6.2) Resfriador Posterior O ar aspirado pelo compressor contm um determinado teor de umidade. Posteriormente, medida que o ar comprimido se resfriar na linha de distribuio, a umidade se condensar na tubulao, provocando corroso, alm de ser extremamente indesejvel em certas aplicaes como a pintura, transporte pneumtico e na vida til das ferramentas. Desse modo, aps a compresso, torna-se necessrio reter o vapor dgua existente no ar. Isso ser feito no resfriador posterior que reduzir a temperatura do ar comprimido a uma temperatura inferior a da linha de distribuio e conseqentemente condensar esse vapor dgua. Junto a esse resfriador existir um separador de condensado onde a umidade do ar ser retirada manual ou automaticamente. O melhor local para o resfriamento diretamente junto ao orifcio de sada do ar. O sistema mais simples para os resfriadores posteriores o de casco e tubos, onde o ar passa atravs dos tubos em sentido contrrio ao percorrido pela gua (a queda de presso em um resfriador posterior relativamente pequena). 6.3) Reservatrio Pulmo Uma instalao de ar comprimido normalmente equipada com um ou mais reservatrios de ar que tm pr funes: armazenar o ar comprimido para consumo; equalizar as presses das linhas de consumo; eliminar umidade do ar.Sua capacidade deve ser de 6 a 10 vezes a capacidade do compressor por segundo. Deve ser instalado fora da casa dos compressores e preferencialmente na sombra.Todo reservatrio deve possuir vlvulas de segurana, manmetro e termmetro.Outra questo que os resfriadores posteriores e separadores de condensado, obtm uma eficincia na reteno da umidade em torno de 80-90%. O restante acompanha o ar comprimido at o reservatrio, onde a velocidade consideravelmente reduzida fazendo com que a maior parte dos condensados residuais deposite-se sobre as paredes e escorra para o fundo deste. Assim muito importante a existncia de uma tubulao de dreno na parte mais baixa do reservatrio a fim de permitir a retirada dessa gua (aproximadamente 5% da umidade retida neste estgio). 6.4) Secadores de ar Consiste no terceiro estgio da separao da umidade contida no ar comprimido.Sua finalidade manter o ponto de orvalho do ar, na presso de sada do sistema, 10C abaixo da mnima temperatura do ambiente onde esto os instrumentos. Sua utilizao necessria quando um ar de altssima qualidade requerido (instrumentao). Os secadores podem ser por refrigerao ou com agentes secantes.

Professor - Gilson Toscano Prestes

11

6.5) Rede de Distribuio Para determinar-se o melhor traado da tubulao necessrio conhecer a localizao dos principais pontos de consumo, assim como os pontos isolados. O tipo de rede a ser empregada (aberta ou fechada) deve ser analisado. Em alguns casos pode ser adequado um circuito fechado em anel. Outras situaes podem exigir uma combinao de anis e linhas diretas ou ainda somente uma linha direta pode ser suficiente. A grande vantagem do circuito fechado que se ocorrer um grande consumo inesperado de ar em qualquer linha, o ar pode ser fornecido de duas direes, diminuindo a queda de presso.

Figura Redes de distribuio do ar comprimido

Professor - Gilson Toscano Prestes

12

Mesmo com todos os dispositivos de eliminao da umidade (j vistos), a tubulao nunca estar isenta do mesmo. Poos de drenagem (com purgadores) devem ser instalados ao longo da linha a fim de recolher o condensado formado. Recomenda-se que estes poos tenham dimetro igual ao da linha e fiquem no mximo a 40 metros de distncia entre si. Sempre que possvel s tubulaes devem ser inclinadas no sentido do fluxo, em pelo menos 1% para facilitar a drenagem e diminuir a perda de carga.

Figura Drenagem e tomadas de ar comprimido

As tomadas de ar devem ser feitas sempre pela parte superior da tubulao, assegurando assim fornecimento de ar de melhor qualidade ao equipamento.

Professor - Gilson Toscano Prestes

13

6.6)

Unidades de condicionamento (lubrefil)

Aps a passagem por todas as fases que vimos anteriormente, o ar comprimido necessita de um ltimo tratamento antes de ser enviado aos pontos de consumo: mquinas, ferramentas. Prximo ao ponto de consumo,e ele passa pelo lubrefil que ir : a) Filtrar; b) Regular a presso; c) Introduzir uma pequena quantidade de leo para lubrificar os componentes dos pontos de utilizao.

Figura Unidade de condicionamento Lubrefil

A filtragem consiste na aplicao de dispositivos para reter as impurezas ainda contidas e suspensas no fluxo do ar e em diminuir a umidade presente no ar. O elemento filtrante pode ser em bronze sintetizado ou malha de nylon. Drenos localizados na parte inferior dos copos de policarbonato eliminam a umidade retirada do ar.

Professor - Gilson Toscano Prestes

14

A regulagem de presso necessria para :

a) Compensar automaticamente o volume de ar requerido pelos equipamentos pneumticos; b) Manter constante a presso nos pontos de consumo; c) Funcionar como vlvula de segurana.

Figura Regulador de presso e manmetro

Professor - Gilson Toscano Prestes

15

A lubrificao do ar comprimido fundamental para aumento da vida til dos elementos dos pontos de consumo. Para isso o sistema lubrefil conta com um lubrificador, que funciona de acordo ao princpio de venturi. O fluxo do ar comprimido passa atravs dele arrastando uma certa quantidade de leo que ira acompanhar o ar at os pontos de consumo.

Figura Lubrificador

Outros acessrios de linha esto presentes na instalao. So eles: a) Purgadores Eliminador automtico da gua que se acumula nas diferentes partes da instalao de ar comprimido. O mais indicado do tipo eliminador de bia, que abre somente para descarregar a gua, fechando hermeticamente aps a sua eliminao.

b) Separadores de umidade Os purgadores se encarregam de descarregar a gua acumulada no fundo do tubo principal ou em qualquer ponto da instalao; nada pode fazer com relao neblina de gotculas de gua que podem estar suspensa no ar. Os separadores de umidade cumprem esta misso.

Professor - Gilson Toscano Prestes

16

c) Mangueiras Ferramentas pneumticas e outros dispositivos acionados a ar comprimido so em geral ligados rede de ar atravs de mangueiras. Essas mangueiras devem ser leves, flexveis e suportar a presso do ar (4 a 5 vezes a presso mxima de trabalho) e resistir as intempries. formada pr uma camada externa de borracha, uma camada intermediria de lona e uma camada interna bastante lisa a fim de apresentar a mnima resistncia possvel para o ar. Mangueiras de 1 ou mais devem ser preferencialmente ser fixadas no solo. d) Engates rpidos As mangueiras so ligadas rede e as ferramentas atravs de engates de acoplamento. Quando a mangueira fica perfeitamente ligada ferramenta, emprega-se com freqncia o engate tipo rosca. O engate de garras muito empregado e oferece grande possibilidade de combinao visto que as garras so de igual tamanho para vrios dimetros da tubulao ou mangueira. 7. VLVULAS DIRECIONAIS As vlvulas direcionais tm por funo orientar o fluxo de ar para o ponto do circuito onde desejamos realizar o trabalho. As vlvulas direcionais so classificadas de acordo com suas caractersticas principais, tais como : a) Tipo de carretel interno : pisto ou esfera; carretel deslizante ou rotativo. b) Mtodos de operao : alavancas manuais, roletes, solenides, presso hidrulica. c) Nmero de vias : Nmero de passagens de fluxo existentes. Duas vias, quatro vias, etc. d) Tamanho : Bitola nominal de conexo da vlvula ou sua capacidade de vazo em LPM (litros por minuto). (7.1) Identificao de uma vlvula direcional Elas so representadas nos circuitos hidrulicos atravs de smbolos grficos. Para identificao da simbologia, devemos considerar: a) b) c) d) Nmero de posies Nmero de vias Posio normal Tipo de acionamento

Professor - Gilson Toscano Prestes

17

O nmero de posies de uma vlvula direcional indica o nmero de manobras que ela pode realizar. Ela possui no mnimo duas posies. O nmero de quadrados indica o nmero de posies da vlvula.

Figura Nmero de posies da vlvula

O nmero de vias indica o nmero de conexes teis que uma vlvula possui.

Figura Nmero de vias da vlvula

Observao: Devemos considerar apenas a identificao de um quadrado. O Nmero de vias deve corresponder nos dois quadrados.

A posio normal de uma vlvula direcional a posio em que se encontra seus elementos internos quando esta no est acionada. Pode ser normalmente aberta ou normalmente fechada.

Professor - Gilson Toscano Prestes

18

O tipo de acionamento define sua aplicao no circuito. Pode ser muscular, mecnico, pneumtico, eltrico.

Figura Alguns tipos de acionamento em vlvulas direcionais 7.2 Vlvulas direcionais mais comumente usadas a) Vlvulas de duas e trs vias NF Normalmente fechada NA Normalmente aberta

Figura Vlvulas de duas e trs vias

Professor - Gilson Toscano Prestes

19

b) Vlvulas de cinco vias.

Figura Vlvulas de cinco vias

7.3 Vlvulas direcionais no circuito pneumtico

Figura Vlvulas direcionais atuando no circuito pneumtico 8. ATUADORES PNEUMTICOS Os atuadores pneumticos so os elementos no circuito que iro transformar a energia de presso em energia mecnica. Estes atuadores podem ser de trs tipos: a) Atuadores lineares ou cilindros pneumticos; b) Atuadores rotativos ou motores pneumticos; c) Atuadores oscilantes. 8.1 Atuadores Lineares

Professor - Gilson Toscano Prestes

20

Os atuadores lineares podem ser de simples ou dupla ao. de simples ao quando a presso do ar atua em um s lado do cilindro. E, de dupla ao quando a presso do ar atua em ambos os lados do cilindro. Os atuadores lineares geram fora para o sistema.

Figura Cilindros de simples e dupla ao

8.1.1 Elementos construtivos

Figura Componentes do atuador linear

Professor - Gilson Toscano Prestes

21

8.2 Atuadores Rotativos Existem vrios modelos de atuadores rotativos. Os mais utilizados so os de palhetas, cujo funcionamento vemos na figura abaixo. O ar sob presso entra numa das cmaras do rotor, gerando uma fora e girando o eixo com torque determinado em funo da rea das palhetas. Os motores so reversveis, podem girar em ambos os sentidos.

Figura Componentes e funcionamento do atuador rotativo 8.2.1 Caractersticas principais dos atuadores Rotativos 1. 2. 3. 4. 5. Dimenses inferiores s de um motor eltrico de mesma capacidade; Pode ser colocado em condio ater que pare sem danificar-se; So reversveis, giram em ambos os sentidos; Partidas contnuas sem danos Peso bastante inferior ao do motor eltrico de mesma capacidade.

9. VLVULAS DE BLOQUEIO Estas vlvulas impedem o fluxo do ar comprimido em determinada direo, deixando o fluxo passar somente em um sentido. Elas podem ser: a) Vlvulas de reteno Estas vlvulas so utilizadas no circuito pneumtico para permitir a passagem do ar comprimido em apenas um sentido. Sua construo interna possui um mbolo que atuado por uma mola contra uma sede de vedao.

Figura Vlvula de reteno funcionamento bsico Percebemos que o fluxo do ar s permitido da esquerda para a direita. No sentido inverso, o mbolo interno bloqueia a passagem.

Professor - Gilson Toscano Prestes

22

A vlvula de reteno representada assim no circuito hidrulico.

b) Vlvula de escape rpido Utilizadas quando desejamos velocidades elevadas no curso dos atuadores. Ela funciona direcionando o ar diretamente para a atmosfera, no oferecendo assim resistncia ao movimento do atuador.

Professor - Gilson Toscano Prestes

23

c) Vlvula de isolamento (elemento OU) Dotada de duas conexes de presso e uma de utilizao, esta vlvula permite enviar sinais de ar comprimido para o mesmo ponto de utilizao de locais distintos.

Figura Circuito com elemento OU

Professor - Gilson Toscano Prestes

24

d) Vlvula de simultaneidade (elemento E) Dotada de duas conexes de presso e uma de utilizao, esta vlvula somente permite que o ar comprimido chegue ao atuador quando as duas conexes de presso recebem o ar comprimido. Bastante utilizadas em circuitos para segurana de operadores, onde precisam acionar a vlvula com as duas mos.

Figura Circuito com elemento E

Professor - Gilson Toscano Prestes

25

10. VLVULAS DE CONTROLE DE FLUXO Estas vlvulas so utilizadas para controlar a quantidade de ar comprimido que ir chegar at aos atuadores. Isto faz com que consigamos regular sua velocidade.

Figura Funcionamento e simbologia da vlvula de controle de fluxo

11. VLVULAS DE CONTROLE DA PRESSO Estas vlvulas tm a funo influenciar ou serem influenciadas pela presso do sistema. Caso ela ultrapasse o valor pr-ajustado, ocorre uma descarga de ar comprimido para a atmosfera, mantendo-se o valor de presso desejado. Elas subdividem-se em: a) Vlvulas de alvio; b) Vlvulas reguladoras da presso; c) Vlvulas de seqncia.

Professor - Gilson Toscano Prestes

26

11.1 Vlvulas de alvio Limita a presso mxima de um reservatrio, compressor, linha de presso, evitando a sua elevao alm de um valor admissvel. Uma presso pr determinada ajustada atravs de uma mola calibrada que comprimida por um parafuso, transmitindo sua fora sobre um mbolo e mantendo-o contra uma sede. Ocorrendo um aumento da presso do sistema. O embolo deslocado de sua sede, comprimindo a mola e permitindo contato da parte pressurizada com a atmosfera, atravs de uma srie de orifcios por onde expulsa a presso excedente. Alcanado o valor da regulagem, a mola recoloca automaticamente o mbolo na posio inicial, vedando os orifcios de escape. uma vlvula normalmente fechada.

Figura Funcionamento e simbologia da vlvula de alvio da presso

Professor - Gilson Toscano Prestes

27

11.2 Vlvulas reguladoras da presso J mencionadas anteriormente, porm ressalte-se que de grande importncia no circuito, devendo manter a presso na sua sada constante, independente das flutuaes que possam existir na entrada. Elas podem ser de dois tipos: a) Reguladora de presso com escape

Regulada para uma determinada presso, mantendo-a praticamente constante. Ocorrendo elevao na intensidade da presso, o excesso eliminado para a atmosfera, atravs de um orifcio existente no centro do diafragma, onde est apoiado o conjunto haste-disco. b) Reguladora de presso sem escape.

Professor - Gilson Toscano Prestes

28

Regulada para uma determinada presso, mantendo-a praticamente constante. Ocorrendo elevao na intensidade da presso, o fluxo de alimentao cortado at que seja retomado o equilbrio. O diafragma no possui furo.

11.3 Vlvulas de seqncia A vlvula de seqncia permite passagem de ar comprimido quando a presso de entrada vencer a fora opositora da mola, pr-regulada, fluindo para a conexo de utilizao. So vlvulas pouco utilizadas nos circuitos pneumticos, pois oferecem pouca confiabilidade em sua utilizao.

12. TEMPORIZADOR PNEUMTICO Permite o retardo de um sinal pneumtico; um perodo de tempo ajustvel que passa entre o aparecimento do sinal de controle pneumtico e o sinal de sada. O ajuste obtido atravs da rotao de um boto graduado. A faixa de ajuste completada por uma revoluo completa do boto. Faixas de ajuste : 0 a 3 segundos; 0 a 30 segundos; 0 a 180 segundos.

Figura Temporizador

Professor - Gilson Toscano Prestes

29

13. CAPTADOR DE QUEDA DE PRESSO Este acessrio tem a sensibilidade da presso atuante nos atuadores pneumticos. So instalados diretamente nas conexes dos atuadores. Desta maneira, quando o atuador chega no fim de curso, a presso do retorno do ar ( P2 ) cai bruscamente, fazendo com que a presso do sistema ( P ) vena o diafragma interno do captador, indo atuar no ponto de utilizao do circuito( S ). Assim, este acessrio pode ser usado com fim de curso sem a necessidade de cames ou roletes.

Figura - Captador de queda de presso funcionamento

14. CONTADOR PNEUMTICO Estes elementos so utilizados em circuitos pneumticos com operaes seqenciais. So capazes de demonstrar nmeros precisos, que podem identificar uma quantidade de peas produzidas, nmero de ciclos de produo. Quando atinge-se o valor pr-ajustado, ele emite um sinal de sada que usado para iniciar outro ciclo do processo ou operao.

Professor - Gilson Toscano Prestes

30

15. MDULO DE SEGURANA BIMANUAL Este mdulo de segurana bimanual envia um sinal pneumtico, quando dois sinais so aplicados em pontos diferentes., dentro de um intervalo de tempo menor que 0,3 segundos. So utilizados principalmente para a proteo das mos de operadores de prensas. Desta maneira a prensa s acionada quando o operador pressiona o comando com as duas mos, evitando que uma das mos esteja em contato com rea de risco da mquina, evitando acidentes.

Figura - Mdulo de segurana bimanual

Professor - Gilson Toscano Prestes

31

16. VENTOSAS Vcuo significa ausncia de matria. Contudo, podemos dizer que um sistema est submetido a um vcuo quando sobre ele est atuando uma presso menor que a atmosfrica. Nos sistemas industriais, o vcuo pode ser gerado atravs de bombas de vcuo, equipamentos que so demasiadamente caros ou a partir do princpio de Venturi. A tcnica consiste em fazer fluir uma quantidade ar comprimido atravs de um tubo com um pequeno orifcio em seu interior. Este orifcio provoca um estrangulamento passagem do ar.Ao passar pela restrio, o ar tem sua velocidade aumentada. Este aumento de velocidade do ar provoca na regio da restrio uma queda de presso.Um orifcio externo, construdo exatamente na regio da queda de presso, sofrer ento esta mesma queda de presso. Ento teremos a criao de um vcuo parcial dentro deste orifcio externo. Se ligarmos este orifcio externo a atmosfera, o ar atmosfrico que tem maior presso fluir para dentro do orifcio. A figura abaixo ilustra o efeito Venturi.

Figura Efeito venturi Outra tcnica de se obter o vcuo por meio do injetor de ar, uma derivao do efeito venturi acima.

Professor - Gilson Toscano Prestes

32

17. MTODOS DE PROJETOS PARA CIRCUITOS ELETROPNEUMTICOS Sero descritos adiante dois mtodos para o projeto de um circuito pneumtico:

Mtodo intuitivo
e mtodo passo-a-passo. Se a seqncia de acionamento for direta podemos usar o mtodo intuitivo, caso contrrio (seqncia indireta) devemos usar o mtodo passo-a-passo para evitar o problema de sobreposio de sinais que ser descrito adiante.

Mtodo Intuitivo
Considere o projeto de um circuito pneumtico que execute a seqncia direta A+B+A-B-. A seguir descrevemos as etapas para o projeto desse circuito usando o mtodo intuitivo. 1. Etapa: desenhar os elementos de trabalho

2. Etapa: desenhar as vlvulas de comando principal

3. Etapa: desenhar os elementos de sinal.

Professor - Gilson Toscano Prestes

33

4. Etapa: desenhar todas as linhas de trabalho, pilotagem, alimentao de ar e exausto.

5. Etapa: de acordo com os passos da seqncia de movimento, desenhar os acionadores dos elementos de sinal e representar a posio de cada uma das vlvulas piloto entre os cilindros.

1 passo: acionando um boto de partida, dever ocorrer o avano do cilindro A, que o primeiro passo da seqncia de movimentos

Professor - Gilson Toscano Prestes

34

2 passo: quando o cilindro A alcanar o final do curso de avano, acionar o rolete de outro elemento de sinal cuja funo pilotar o avano do cilindro B, que o segundo passo da seqncia de movimentos.

3 passo: quando o cilindro B alcanar o final do curso de avano, ser acionado o rolete de outro elemento de sinal cuja funo pilotar o retorno do cilindro A, que o terceiro passo da seqncia de movimentos

Professor - Gilson Toscano Prestes

35

4 passo: quando o cilindro A alcanar o final do curso de retorno, acionar o rolete de outro elemento de sinal cuja funo pilotar o retorno do cilindro B, que o ltimo passo da seqncia de movimentos.

6 passo : Fim do ciclo: esquema final para A+B+A-B-

O circuito final deve ser sempre representado na sua posio de partida. As vlvulas que estiverem "pisadas" devem ser representadas como na figura

Professor - Gilson Toscano Prestes

36

18. CONTROLADORES PROGRAMVEIS NO COMANDO DE ATUADORES PNEUMATICOS

INTRODUO CONCEITUAL HISTRICO


O Controlador Lgico Programvel ( C.L.P. ) nasceu praticamente dentro da indstria automobilstica americana, especificamente na Hydronic Division da General Motors , em 1968, devido a grande dificuldade demudar a lgica de controla de painis de comando a cada mudana na linha de montagem. Tais mudanas implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro.Sob a liderana do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificao que refletia as necessidades de muitos usurios de circuitos reles, no s da indstria automobilstica, como de toda a indstria manufatureira. Nascia assim, um equipamento bastante verstil e de fcil utilizao, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicaes, o que justifica hoje ( junho / 1998 ) um mercado mundial estimado em 4 bilhes de dlares anuais.Desde o seu aparecimento, at hoje, muita coisa evoluiu nos controladores lgicos, como a variedade de tipos de entradas e sadas, o aumento da velocidade de processamento, a incluso de blocos lgicos complexos para tratamento das entradas e sadas e principalmente o modo de programao e a interface com o usurio.

DIVISO HISTRICA
Podemos didaticamente dividir os CLPs historicamente de acordo com o sistema de programao por ele utilizado : 1a. Gerao : Os CLPs de primeira gerao se caracterizam pela programao intimamente ligada ao hardware do equipamento. A linguagem utilizada era o Assembly que variava de acordo com o processador utilizado no projeto do CLP, ou seja , para poder programar era necessrio conhecer a eletrnica do projeto do CLP. Assim a tarefa de programao era desenvolvida por uma equipe tcnica altamente qualificada, gravando - se o programa em memria EPROM , sendo realizada normalmente no laboratrio junto com a construo do CLP. 2a. Gerao : Aparecem as primeiras Linguagens de Programao no to dependentes do hardware do equipamento, possveis pela incluso de um Programa Monitor no CLP , o qual converte ( no jargo tcnico ,Compila), as instrues do programa , verifica o estado das entradas, compara com as instrues do programa do usurio e altera o estados das sadas. Os Terminais de Programao ( ou Maletas, como eram conhecidas ) eram na verdade Programadores de Memria EPROM . As memrias depois de programadas eram colocadas no CLP para que o programa do usurio fosse executado.

Professor - Gilson Toscano Prestes

37

3a. Gerao: Os CLPs passam a ter uma Entrada de Programao, onde um Teclado ou Programador Porttil conectado, podendo alterar, apagar, gravar o programa do usurio, alm de realizar testes (Debug) no equipamento e no programa. A estrutura fsica tambm sofre alteraes sendo a tendncia para os Sistemas Modulares com Bastidores ou Racks. 4a. Gerao: Com a popularizao e a diminuio dos preos dos micro computadores (normalmente clones do IBM PC), os CLPs passaram a incluir uma entrada para a comunicao serial. Com o auxlio do microcomputadores a tarefa de programao passou a ser realizada nestes. As vantagens eram a utilizao de vrias representaes das linguagens, possibilidade de simulaes e testes, treinamento e ajuda por parte do software de programao, possibilidade de armazenamento de vrios programas no micro, etc.

5a. Gerao: Atualmente existe uma preocupao em padronizar protocolos de comunicao para os CLPs, de modo a proporcionar que o equipamento de um fabricante converse com o equipamento outro fabricante, no s CLPs, como Controladores de Processos, Sistemas Supervisrios, Redes Internas de Comunicao e etc., proporcionando uma integrao a fim de facilitar a automao, gerenciamento e desenvolvimento de plantas industriais mais flexveis e normalizadas, fruto da chamada Globalizao. Existe uma Fundao Mundial para o estabelecimento de normas e protocolos de comunicao.

VANTAGENS DO USO DE CONTROLADORES LGICOS PROGRAMVEIS


- Ocupam menor espao; - Requerem menor potncia eltrica; - Podem ser reutilizados; - So programveis, permitindo alterar os parmetros de controle; - Apresentam maior confiabilidade; - Manuteno mais fcil e rpida; - Oferecem maior flexibilidade; - Apresentam interface de comunicao com outros CLPs e computadores de controle; - Permitem maior rapidez na elaborao do projeto do sistema.

Professor - Gilson Toscano Prestes

38

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO - DIAGRAMA EM BLOCOS

No momento em que ligado o CLP executa uma srie de operaes pr programadas, gravadas em seu Programa Monitor : - Verifica o funcionamento eletrnico da C.P.U. , memrias e circuitos auxiliares; - Verifica a configurao interna e compara com os circuitos instalados; - Verifica o estado das chaves principais (RUN / STOP , PROG, etc.); - Desativa todas as sadas; - Verifica a existncia de um programa de usurio; - Emite um aviso de erro caso algum dos itens acima falhe. VERIFICAR ESTADO DAS ENTRADAS O CLP l o estados de cada uma das entradas, verificando se alguma foi acionada. O processo de leitura recebe o nome de Ciclo de Varredura (Scan) e normalmente de alguns micro - segundos (scan time). TRANSFERIR PARA A MEMRIA Aps o Ciclo de Varredura, o CLP armazena os resultados obtidos em uma regio de memria chamada de Memria Imagem das Entradas e Sadas. Ela recebe este nome por ser um espelho do estado das entradas e sadas. Esta memria ser consultada pelo CLP no decorrer do processamento do programa do usurio.

COMPARAR COM O PROGRAMA DO USURIO O CLP ao executar o programa do usurio , aps consultar a Memria Imagem das Entradas , atualiza O estado da Memria Imagem das Sadas, de acordo com as instrues definidas pelo usurio em seu programa.

Professor - Gilson Toscano Prestes

39

ATUALIZAR O ESTADO DAS SADAS O CLP escreve o valor contido na Memria das Sadas , atualizando as interfaces ou mdulos de sada. Inicia - se ento, um novo ciclo de varredura.

ESTRUTURA INTERNA DO C.L.P.


O C.L.P. um sistema microprocessado , ou seja, constitu - se de um microprocessador (ou microcontrolador), um Programa Monitor , uma Memria de Programa , uma Memria de Dados, uma ou mais Interfaces de Entrada, uma ou mais Interfaces de Sada e Circuitos Auxiliares.

DESCRIO DOS PRINCIPAIS ITENS


FONTE DE ALIMENTAO :
A Fonte de Alimentao tem normalmente as seguintes funes bsicas : - Converter a tenso da rede eltrica (110 ou 220 VCA) para a tenso de alimentao dos circuitos eletrnicos ,(+ 5VCC para o microprocessador , memrias e circuitos auxiliares e +/- 12 VCC para a comunicao com o programador ou computador); - Manter a carga da bateria, nos sistemas que utilizam relgio em tempo real e Memria do tipo R.A.M.; - Fornecer tenso para alimentao das entradas e sadas (12 ou 24 VCC).

Professor - Gilson Toscano Prestes

40

UNIDADE DE PROCESSAMENTO :

BATERIA :
As baterias so usadas nos CLPs para manter o circuito do Relgio em Tempo Real, reter parmetros ou programas (em memrias do tipo RAM) ,mesmo em caso de corte de energia , guardar configuraes de equipamentos etc. Normalmente so utilizadas baterias recarregveis do tipo Ni - Ca ou Li. Neste casos , incorporam se circuitos carregadores.

MEMRIA DO PROGRAMA MONITOR :


O Programa Monitor o responsvel pelo funcionamento geral do CLP. Ele o responsvel pelo gerenciamento de todas as atividades do CLP. No pode ser alterado pelo usurio e fica armazenado em memrias do tipo PROM , EPROM ou EEPROM . Ele funciona de maneira similar ao Sistema Operacional dos microcomputadores. o Programa Monitor que permite a transferncia de programas entre um microcomputador ou Terminal de Programao e o CLP, gernciar o estado da bateria do sistema, controlar os diversos opcionais etc.

MEMRIA DO USURIO:
onde se armazena o programa da aplicao desenvolvido pelo usurio. Pode ser alterada pelo usurio, j que uma das vantagens do uso de CLPs a flexibilidade de programao. Inicialmente era constituda de memrias do tipo EPROM , sendo hoje utilizadas memrias do tipo RAM (cujo programa mantido pelo uso de baterias) , Professor - Gilson Toscano Prestes 41

EEPROM e FLASH-EPROM , sendo tambm comum o uso de cartuchos de memria, que permite a troca do programa com a troca do cartucho de memria. A capacidade desta memria varia bastante de acordo com o marca/modelo do CLP, sendo normalmente dimensionadas em Passos de Programa.

MEMRIA DE DADOS :
a regio de memria destinada a armazenar os dados do programa do usurio. Estes dados so valores de temporizadores, valores de contadores, cdigos de erro, senhas de acesso, etc. So normalmente partes da memria RAM do CLP. So valores armazenados que sero consultados e ou alterados durante a execuo do programa do usurio. Em alguns CLPs , utiliza - se a bateria para reter os valores desta memria no caso de uma queda de energia.

MEMRIA IMAGEM DAS ENTRADAS / SADAS :


Sempre que a CPU executa um ciclo de leitura das entradas ou executa uma modificao nas sadas, ela armazena o estados da cada uma das entradas ou sadas em uma regio de memria denominada Memria Imagem das Entradas / Sadas. Essa regio de memria funciona como uma espcie de tabela onde a CPU ir obter informaes das entradas ou sadas para tomar as decises durante o processamento do programa do usurio.

CIRCUITOS AUXILIARES :
So circuitos responsveis para atuar em casos de falha do CLP. Alguns deles so : - POWER ON RESET : Quando se energiza um equipamento eletrnico digital, no possvel prever o estado lgico dos circuitos internos. Para que no ocorra um acionamento indevido de uma sada , que pode causar um acidente , existe um circuito encarregado de desligar as sadas no instante em que se energiza o equipamento. Assim que o microprocessador assume o controle do equipamento esse circuito desabilitado. - POWER - DOWN : O caso inverso ocorre quando um equipamento subitamente desenergizado . O contedo das memrias pode ser perdido. Existe um circuito responsvel por monitorar a tenso de alimentao, e em caso do valor desta cair abaixo de um limite pr - determinado, o circuito acionado interrompendo o processamento para avisar o microprocessador e armazenar o contedo das memrias em tempo hbil. - WATCH - DOG - TIMER : Para garantir no caso de falha do microprocessador , o programa no entre em loop , o que seria um desastre, existe um circuito denominado Co de Guarda , que deve ser acionado em intervalos de tempo pr determinados . Caso no seja acionado , ele assume o controle do circuito sinalizando um falha geral.

MDULOS OU INTERFACES DE ENTRADA :

Professor - Gilson Toscano Prestes

42

So circuitos utilizados para adequar eletricamente os sinais de entrada para que possa ser processado pela CPU (ou microprocessador) do CLP . Temos dois tipos bsicos de entrada : as digitais e as analgicas. ENTRADAS DIGITAIS : So aquelas que possuem apenas dois estados possveis, ligado ou desligado ,e alguns dos exemplos de dispositivos que podem ser ligados a elas so : - Botoeiras; - Chaves (ou micro) fim de curso; - Sensores de proximidade indutivos ou capacitivos; - Chaves comutadoras; - Termostatos; - Pressostatos; - Controle de nvel (bia); - Etc. As entradas digitais podem ser construdas para operarem em corrente contnua (24 VCC) ou em corrente alternada (110 ou 220 VCA). Podem ser tambm do tipo N (NPN) ou do tipo P (PNP). No caso do tipo N, necessrio fornecer o potencial negativo (terra ou neutro) da fonte de alimentao ao borne de entrada para que a mesma seja ativada. No caso do tipo P necessrio fornecer o potencial positivo (fase) ao borne de entrada. Em qualquer dos tipos de praxe existir uma isolao galvnica entre o circuito de entrada e a CPU.Esta isolao feita normalmente atravs de optoacopladores. As entradas de 24 VCC so utilizadas quando distncia entre os dispositivos de entrada e o CLP no excedam 50 m. Caso contrrio , o nvel de rudo pode provocar disparos acidentais. Exemplo de circuito de entrada digital 24 VCC :

Exemplo de circuito de entrada digital 110 / 220 VCA:

Professor - Gilson Toscano Prestes

43

ENTRADAS ANALGICAS :
As Interfaces de Entrada Analgica permitem que o CLP possa manipular grandezas analgicas, enviadas normalmente por sensores eletrnicos. As grandezas analgicas eltricas tratadas por estes mdulos so normalmente tenso e corrente. No caso de tenso as faixas de utilizao so : 0 10 VCC, 0 5 VCC, 1 5 VCC, -5 +5 VCC, -10 +10 VCC (no caso as interfaces que permitem entradas positivas e negativas so chamadas de Entradas Diferenciais), e no caso de corrente, as faixas utilizadas so : 0 20 mA , 4 20 mA. Os principais dispositivos utilizados com as entradas analgicas so : - Sensores de presso manomtrica; - Sensores de presso mecnica (strain gauges - utilizados em clulas de carga); Entrada 24 VCC C.P.U 110/220 VCA . - Taco - geradores para medio rotao de eixos; - Transmissores de temperatura; - Transmissores de umidade relativa; -Etc. Uma informao importante a respeito das entradas analgicas a sua resoluo. Esta normalmente medida em Bits. Uma entrada analgica com um maior nmero de bits permite uma melhor representao da grandeza analgica. Por exemplo: Uma placa de entrada analgica de 0 10 VCC com uma resoluo de 8 bits permite uma sensibilidade de 39,2 mV , enquanto que a mesma faixa em uma entrada de 12 bits permite uma sensibilidade de 2,4 mV e uma de 16 bits permite uma sensibilidade de 0,2 mV. Exemplo de um circuito de entrada analgico :

MDULOS ESPECIAIS DE ENTRADA Professor - Gilson Toscano Prestes 44

Existem mdulos especiais de entrada com funes bastante especializadas. Alguns exemplos so : - Mdulos Contadores de Fase nica; - Mdulos Contadores de Dupla Fase; - Mdulos para Encoder Incremental; - Mdulos para Encoder Absoluto; - Mdulos para Termopares (Tipo J, K, L , S, etc); - Mdulos para Termoresistncias (PT-100, Ni-100, Cu-25 ,etc); - Mdulos para Sensores de Ponte Balanceada do tipo Strain - Gauges; - Mdulos para leitura de grandezas eltricas (KW , KWh , KQ, KQh, cos Fi, I,V, etc). MDULOS OU INTERFACES DE SADA : Os Mdulos ou Interfaces de Sada adequam eletricamente os sinais vindos do microprocessador para que possamos atuar nos circuitos controlados . Existem dois tipos bsicos de interfaces de sada : as digitais e as analgicas . SADAS DIGITAIS : As sadas digitais admitem apenas dois estados : ligado e desligado. Podemos com elas controlar dispositivos do tipo : - Reles ; - Contatores ; - Reles de estato-slido - Solenides; - Vlvulas ; - Inversores de freqncia; - Etc.

ENTRADA C.P.U. As sadas digitais podem ser construdas de trs formas bsicas : Sada digital a Rel , Sada digital 24 VCC e Sada digital a Triac. Nos trs casos, tambm de praxe , prover o circuito de um isolamento galvnico, normalmente opto - acoplado. Exemplo de sada digital rel :

Exemplo de sada digital transistor :

Professor - Gilson Toscano Prestes

45

Exemplo de sada digital Triac :

SADAS ANALGICAS :

Os mdulos ou interfaces de sada analgica converte valores numricos, em sinais de sada em tenso ou corrente. No caso de tenso normalmente 0 10 VCC ou 0 5 VCC, e no caso de corrente de 0 20 mA ou 4 20 mA. Estes sinais so utilizados para controlar dispositivos atuadores do tipo : - Vlvulas proporcionais; - Motores C.C.; - Servo - Motores C.C; - Inversores de freqncia; - Posicionadores rotativos; -Etc.

Professor - Gilson Toscano Prestes

46

Exemplo de circuito de sada analgico :

Existem tambm mdulos de sada especiais. Alguns exemplos so : - Mdulos P.W.M. para controle de motores C.C.; - Mdulos para controle de Servomotores; - Mdulos para controle de Motores de Passo (Step Motor); - Mdulos para I.H.M. (Interface Homem Mquina); - Etc. CAPACIDADE DE UM C.L.P. Podemos ressaltar que, com a popularizao dos micro - controladores e a reduo dos custos de desenvolvimento e produo houve uma avalanche no mercado de tipos e modelos de C.L.P.s , os quais podemos dividir em : Nano e Micro - C.L.P.s : So C.L.P.s de pouca capacidade de E/S ( mximo 16 Entradas e 16 Sadas ), normalmente s digitais, composto de um s mdulo ( ou placa ) , baixo custo e reduzida capacidade de memria ( mximo 512 passos ). C.L.P. s de Mdio Porte : So C.L.P.s com uma capacidade de Entrada e Sada de at 256 pontos, digitais e analgicas , podendo ser formado por um mdulo bsico, que pode ser expandido. Costumam permitir at 2048 passos de memria , que poder interna ou externa ( Mdulos em Cassetes de Estato - Slido , Soquetes de Memria , etc ), ou podem ser totalmente modulares. C.L.P.s de Grande Porte : Os C.L.P.s de grande porte se caracterizam por uma construo modular , constituda por uma Fonte de alimentao , C.P.U. principal , CPUs auxiliares , CPUs Dedicadas , Mdulos de E/S digitais e Analgicos, Mdulos de E/S especializados, Mdulos de Redes Locais ou Remotas , etc, que so agrupados de acordo com a necessidade e complexidade da automao. Permitem a utilizao de at 4096 pontos de E/S. So montados em um Bastidor ( ou Rack ) que permite um Cabeamento Estruturado.

Professor - Gilson Toscano Prestes

47

19. SIMBOLOGIA

Professor - Gilson Toscano Prestes

48

Professor - Gilson Toscano Prestes

49

Professor - Gilson Toscano Prestes

50

Professor - Gilson Toscano Prestes

51

Professor - Gilson Toscano Prestes

52

Professor - Gilson Toscano Prestes

53

Professor - Gilson Toscano Prestes

54

Professor - Gilson Toscano Prestes

55

Professor - Gilson Toscano Prestes

56

Professor - Gilson Toscano Prestes

57

Professor - Gilson Toscano Prestes

58

Professor - Gilson Toscano Prestes

59

Professor - Gilson Toscano Prestes

60

Professor - Gilson Toscano Prestes

61

Professor - Gilson Toscano Prestes

62

Professor - Gilson Toscano Prestes

63

Вам также может понравиться