Вы находитесь на странице: 1из 5

Bibliografia Anotada

BUCK, John A.; HAYT JR, William H. Eletromagnetismo. 7. ed. So Paulo: Editora Mcgraw Hill - Artmed, 2008. 602 p.

Nesta edio foram aumentadas as discusses de diversos assuntos, bem como o nmero de ilustraes e, finalmente, foi substituda a maior parte dos problemas. Trata-se de livro-texto clssico que foi atualizado para a engenharia eletromagntica dos dias de hoje. Desenvolve e soluciona problemas fundamentais e apresenta os conceitos de maneira clara e acessvel ao aluno. Numerosas ilustraes auxiliam na compreenso dos conceitos mais complexos e o aprendizado independente facilitado com a utilizao de muitos e variados exemplos, alm da definio de conceitos.

EDMINISTER, Joseph A. Eletromagnetismo. Coleo Schaum. 2. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006. 352 p.

Este livro tem como objetivo principal direcionar o aprendizado para a soluo de problemas em eletromagnetismo. A experincia do autor mostra que a soluo comea com um desenho cuidadoso. O livro bastante explicativo e apresenta grficos e desenhos. Cada captulo foi elaborado de maneira a conter um resumo simplificado dos princpios do assunto abordado, seguido de um amplo conjunto de problemas com solues detalhadas e um conjunto posterior de problemas com respostas.

HAYKIN, Simon. Sistemas de comunicao: analgicos e digitais. 4. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2004. 838 p.

Sistemas de comunicao um livro-texto para cursos de graduao que aborda as teorias e os princpios de funcionamento dos sistemas de comunicao mais avanados. A obra tem uma abordagem expandida de tecnologias digitais emergentes, assim como linhas digitais de assinantes (DSL), modulao de amplitude/fase sem portadora (CAP) e multitom discreto (DMT), traz exemplos de experincias em computador usando MATLAB, as quais demonstram importantes aspectos da teoria das comunicaes e que relacionam a teoria com sistemas de comunicao reais.

LATHI, B. P. Sinais e sistemas lineares. 2. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2007. 856 p.

Obra inovadora sobre sinais e sistemas lineares enfatiza a anlise fsica dos conceitos por meio de motivos heursticos e da utilizao de metforas, analogias e explicaes criativas. Tal abordagem conduz o estudante a uma apreciao mais profunda e ao entendimento mais fcil dos conceitos apresentados, tornando o aprendizado mais agradvel. A organizao do texto permite uma grande flexibilidade para o ensino de conceitos em tempo contnuo e em tempo discreto.

OGATA, Katsuhiko. Discrete-time control systems. So Paulo: Editora Prentice Hall, 1995. 746 p.

O livro, em ingls, trata de sistemas de controle discreto.O texto altamente legvel apresentando um tratamento completo e moderno de sistemas de comunicao e integrando os recursos do Mathlab em toda a edio. Antes de tudo o texto introduz os estudantes aos princpios de sistemas de comunicao seguindo para conceitos e propriedades da Transformada Z, controlabilidade observabilidade e controle otmizado. Ideal para o primeiro curso de sistemas de comunicao para os engenheiros eltricistas. O autor tambm d insights intuitivos, ao invs de apenas provas, bem como explicaes dos resultados tericos, sempre que

possvel. Com explicaes lcidas, exemplos bem escolhidos, o texto original altamente informativo e de fcil acesso aos alunos.

OGATA, Katsuhiko. Engenharia de controle moderno. 4. ed. So Paulo: Editora Prentice Hall, 2003. 800 p.

O livro abrange teoria de controle classico e controle moderno apresentando os conceitos fundamentais de controle por realimentao e a base matemtica necessria para o entendimento do livro. O livro trata de modelagem de sistemas fisicos, apresenta metdos e tcnicas convencionais para analisar e projetar sistemas de controle. A edio tambm prov muitos exemplos ilustrativos para esclarecer a teoria apresentado e incrementa recursos de resoluo atravs da ferramenta Mathlab.

OLIVEIRA, Julio Cesar de. Princpios de telecomunicaes: teoria e prtica. So Paulo: Editora Erika, 2005. 320 p.

Com um contedo didtico, esta obra fornece uma viso geral dos sistemas de telecomunicaes, analgicos e digitais, e das tcnicas eletrnicas tradicionais e atuais aplicadas aos equipamentos. Seu enfoque moderno com informaes tericas e exemplos prticos, destacando as comunicaes rdio; formulaes matemticas objetivas, visando soluo dos problemas tpicos de telecomunicaes, dentre outros, os clculos das potncias do sinal recebido e do rudo eltrico nos enlaces rdio, da taxa de transmisso de dados e da capacidade do canal. Aborda tambm a classificao dos equipamentos de rdio com as principais especificaes tcnicas e sugestes de manuteno.

PERTENCE JUNIOR, Antnio. Amplificadores operacionais e filtros ativos. 6. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2003. 304 p.

Nova edio da obra elaborada para cursos de graduao em engenharias de telecomunicaes, eletrnica, eltrica, mecatrnica, de automao e controle, etc. Sua linguagem didtica, abrangncia de contedo e a grande quantidade de exemplos e exerccios fazem deste um texto altamente recomendvel tambm para os cursos tcnicos de eletrnica ou de telecomunicaes, bem como para profissionais que necessitem conhecer os amplificadores operacionais e suas aplicaes. Pode ser utilizado nas disciplinas de eletrnica analgica, eletrnica geral, eletrnica II, eletrnica aplicada e outras que ofeream a mesma abrangncia.

SOARES NETO, Vicente. Telecomunicaes: sistemas de modulao. So Paulo: Editora Erika, 2005. 200 p.

Este livro aborda as tcnicas utilizadas em modulao de forma simples e clara e com exerccios prticos para facilitar o aprendizado. Fornece uma introduo ao sistema de comunicaes, caractersticas das principais unidades de medida, anlise de sinais, importncia e utilizao dos filtros e seus elementos, conceitos bsicos de modulaes em amplitude e angular, transformao de sinais analgicos em digitais (Teorema de Nyquist), modulaes por pulso e digital e estudo dos tipos de rudo.

ULABY, Fawwaz T. Eletromagnetismo para engenheiros. Traduo de Jos Lucimar do Nascimento. Porto Alegre: Bookman, 2007. 382 p.

O livro Eletromagnetismo para engenheiros destaca-se pela abordagem bastante didtica do contedo de Eletromagnetismo, direcionando seu contedo para estudantes de engenharia. O livro comea introduzindo conceitos sobre anlise vetorial e logo aps trata de assuntos como eletrosttica e magnetosttica, incluindo-

se campos variantes e ondas planas e, finalmente entra na rea de linhas de transmisso. Contm tambm questes tericas e problemas e exerccios com respostas.

Вам также может понравиться