Вы находитесь на странице: 1из 15

SISTEMA DIGESTRIO

Parte 1

Anatomia do Sistema Digestrio

O sistema digestrio humano composto por dois grupos de rgos: os rgos do trato digestrio ou gastrointestinal e os rgos digestrios acessrios ou anexos. Trato digestrio/tubo digestrio longo canal que se inicia na boca e termina no nus. constitudo por vrias estruturas: boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado e intestino grosso. rgos acessrios ou anexos no fazem parte do tubo, mas esto intimamente relacionados com ele pelas funes que desempenham no processo digestivo os dentes, a lngua, as glndulas salivares, o pncreas, o fgado e a vescula.

FUNES

Ingesto de alimentos Mastigao - por ao dos dentes o alimento partido em bocados muito pequenos tornando mais fcil a ao das enzimas digestivas. Propulso - movimento do alimento ao longo do trato digestivo. Secreo de sucos digestivos - ao longo do trato digestrio o alimento misturado com secrees, produzidas por vrias glndulas, que ajudam a lubrificar, liquefazer, ajustar o pH e digerir o alimento. Digesto - degradao de grandes biomolculas nos seus componentes mais simples. Absoro - deslocamento das substncias do trato digestrio para a circulao sangunea ou para o sistema linftico. Defecao - eliminao de substncias no digeridas, bactrias, etc.

Trato Digestrio - Boca Boca: Tambm referida como cavidade oral formada pelos lbios, bochechas, palatos duro e mole. O palato, maxilares e ossos palatinos constituem a maior parte do teto da boca (abbada palatina). O restante formado pelo palato mole, muscular. Neste, na parte superior e atrs existe uma salincia carnuda, a vula palatina. A boca uma cavidade que contm a lngua e os dentes e onde a saliva lanada.

Trato Digestrio - Faringe Faringe: rgo tubular musculoso que estabelece a ligao, por um lado com a boca e as fossas nasais e, por outro lado, com a laringe e o esfago.

Swallowing

Trato Digestrio - Esfago

Esfago: com cerca de 25cm de comprimento, localizado posteriormente traquia, o esfago o canal que estabelece a ligao da faringe com o estmago.

X ray of Swallowing in Esophagus

Trato Digestrio - Estmago

Estmago: a regio mais dilatada do tubo digestivo, imediatamente abaixo do diafragma, constituindo uma estrutura em forma de saco que, no adulto, em mdia pode acumular 1,5 litros de alimentos e sucos digestivos, no seu ponto mximo de digesto. constitudo por trs zonas distintas: - fundo (parte alta) - corpo(parte intermdia) - antro (poro final) A ligao entre o estmago e o esfago faz-se atravs de um esfncter (msculo anular, contrctil, que serve para abrir ou fechar orifcios naturais do corpo) o crdia. Com o intestino delgado a ligao estabelece-se com um outro esfncter o piloro.

Gross Anatomy of Stomach

Layers of the Stomach

Sectional View of the Gastric Glands in the Stomach Mucosa

Trato Digestrio - Intestino Delgado

Intestino delgado: tubo longo, dobrado sobre si mesmo, com um dimetro de 2 a 3 cm e cerca de 3m de comprimento num indivduo vivo e 6,5m num cadver (devido diferena no tnus muscular). Apresenta principais: trs regies/segmentos

Duodeno a parte mais pequena e corresponde aos primeiros 25cm de intestino. Tem incio no esfncter pilrico do estmago e termina no incio do jejuno. Jejuno Imediatamente a seguir ao duodeno, o jejuno a zona mdia, tem cerca de 1m e estende-se at ao leo; leo segmento terminal do intestino delgado, tem cerca de 2m e abre-se no intestino grosso pela vlvula leo-cecal.

O intestino delgado um rgo que est especialmente adaptado para a absoro de nutrientes: possui grande comprimento e modificaes na estrutura da sua parede (pregas e vilosidades intestinais).

Small Intestine

Nearly all chemical digestion and nutrient absorption occurs in the small intestine

Structure of the Small Intestine

Trato Digestrio - Intestino Grosso Intestino Grosso: Tem cerca de 1,5m de comprimento e 6,5cm de dimetro, estende-se do leo at ao nus. Compreende 4 partes principais: o ceco/cego, ao qual est ligado o apndice; o clon, o reto e o canal anal. O Clon dividido em pores: um segmento ascendente direita do abdmen, o clon ascendente; um segmento transversal, o clon transverso; um segmento esquerda, o clon descendente; clon sigmide - que continuado pelo reto A parte terminal do reto (os ltimos 2 a 3cm) corresponde ao canal anal que se abre para o exterior pelo nus. .

Anatomy of Large Intestine

Cecum

Anatomy of Anal Canal

Anal canal is 3 cm total length Anal columns are longitudinal ridges separated by mucus secreting anal sinuses Hemorrhoids are permanently distended veins

rgos Digestrios Acessrios Lngua um rgo musculoso onde esto localizadas (na face superior e nas margens) as papilas gustativas responsveis pelos quatro sabores dos alimentos: doce, amargo, cido e salgado.

10

rgos Digestrios Acessrios Glndulas salivares so glndulas formadas por um grande nmero de pequenos sacos agrupados em cacho, que lanam os produtos da sua secreo, a saliva, na cavidade bucal por canais muito finos, os ductos. So em nmero de trs pares: Glndulas partidas (2) localizadas uma de cada lado da cabea, nas bochechas, logo frente dos ouvidos. So as maiores glndulas salivares Glndulas sublinguais (2) situadas por baixo da lngua, na parte da frente da boca. Possuem muitos canais minsculos que libertam saliva por baixo da lngua; Glndulas submandibulares (2) situadas na parte de trs da boca, profundamente debaixo da lngua.

rgos Digestrios Acessrios Dentes Estruturas acessrias implantadas nos alvolos sseos dos maxilares. Os alvolos so recobertos por gengiva e revestidos internamente pelo ligamento periodontal, um tecido conjuntivo fibroso denso que fixa os dentes ao osso, mantendo-os em posio, e atua como um absorvente de choques durante a mastigao.Um dente apresenta trs regies: - Coroa regio visvel fora da gengiva; - Colo zona de juno entre a coroa e a raiz, situada ao nvel da gengiva; - Raiz parte implantada no alvolo maxilar. Fixa o dente ao alvolo. Em corte longitudinal pode ver-se que cada dente constitudo por vrias estruturas: Esmalte Substncia semelhante ao osso, que recobre a coroa. a substncia mais dura do corpo (constituda por fosfato e carbonato de clcio) e est protegida por uma cutcula ainda mais resistente. Protege o dente do desgaste da mastigao e uma barreira contra os cidos que dissolvem facilmente a estrutura que se encontra por baixo, a dentina.

11

rgos Digestrios Acessrios Dentina/marfim substncia dura com consistncia semelhante dos ossos, que entra na constituio de quase todo o dente e lhe confere a forma bsica e rigidez. Cavidade pulpar espao na coroa, envolvido pela dentina, que preenchido por polpa dentria tecido conjuntivo, que contem vasos sanguneos, nervos e vasos linfticos. Extenses estreitas da cavidade pulpar penetram na raiz. Cimento outra substncia semelhante ao osso, que recobre a dentina da raiz e que fixa a raiz do dente ao ligamento periodontal.

Atendendo sua forma, existem diferentes tipos de dentes, com funes especficas na mastigao. No adulto existem, em cada metade de maxilar: 2 incisivos - de coroa cortante, em forma de bisel, cortam os alimentos; 1 canino - de coroa pontiaguda, para lacerar e rasgar os alimentos; 2 pr-molares - de coroa larga com dois tubrculos arredondados e raiz, a maior parte das vezes simples; esmagam e trituram os alimentos); 3 molares - de coroa larga com quatro tubrculos e raiz dupla, tripla e por vezes qudrupla; esmagam e trituram os alimentos).

Permanent & Baby Teeth

Baby teeth (20) by 2 years; Adult (32) between 6 and 25

12

rgos Digestrios Acessrios Fgado a maior glndula do nosso corpo, de cor castanho-avermelhada, com cerca de 1,5 Kg, situada sob o diafragma, do lado direito. O fgado dividido pelo ligamento falciforme em 2 lobos: lobo direito e lobo esquerdo. Os lobos so compostos por unidades funcionais denominadas lbulos. Um lbulo consiste em fileiras de hepatcitos que segregam blis que, atravs de canais hepticos, vai acumular-se na vescula biliar.

Os lobos so compostos por unidades funcionais os lbulos. Um lbulo consiste em fileiras de hepatcitos.

Structure of the Liver

13

A blis produzida pelos hepatcitos entra nos ductos ou canais hepticos direito e esquerdo que se unem formando o canal heptico comum. Este une-se ao canal cstico da vescula biliar formando o canal coldoco que entra no duodeno. O canal coldoco frequentemente une-se ao ducto pancretico.

rgos Digestrios Acessrios Vescula Biliar Estrutura em forma de saco localizada por baixo do fgado. A vescula biliar armazena a blis que continuamente segregada pelo fgado. Na vescula a blis concentrada e aps cada refeio a vescula contrai-se lanando grandes quantidades de blis no intestino delgado.

14

rgos Digestrios Acessrios Pncreas Est localizado por baixo do estmago, mede entre 10 a 20cm de comprimento. uma glndula alongada com a parte mais larga alojada na primeira dobra do intestino delgado. uma glndula mista. Possui dois tipos de clulas: - pequenos grupos de clulas epiteliais glandulares, as ilhotas pancreticas ou de Langerhans, que constituem a poro endcrina do pncreas e que produz os hormnios glucagon e insulina que lana no sangue. - os cinos, glndulas excrinas que segregam uma mistura de enzimas digestivas denominado suco pancretico que conduzido atravs de um canal excretor canal pancretico ao intestino delgado (duodeno), o qual abre junto ao ponto de chegada do canal coldoco.

Ducts of Gallbladder, Liver & Pancreas

15

Вам также может понравиться