Вы находитесь на странице: 1из 3

TTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Estudo do Processador Neander-X SEMANA 1 e 2: Pesquisar as caractersticas do processador Neander-X e responda as seguintes questes: a)Quantos

bits so utilizados para representar uma instruo? So utilizados 08 bits. b) Quantos bits so utilizados para representar um endereo? So utilizados 08 bits. c) Como so representados os nmeros inteiros negativos? Os nmeros negativos so representados como N(negativo),1- resultado negativo, 0- resultado no negativo. d) Quantas instrues podem existir? Podem existir 15 instrues e) Qual o tamanho mximo de memria enderevel? O Neander usa uma memria de 256 posies (endereos) x 8 bits para enderear (= largura de endereo de 08 bits),logo, ele consegue acessar qualquer endereo do intervalo: - 00000000 a 11111111 (em binrio) - 0 a 255 (em decimal) - 0 M a FFH ( em hexadecimal). Com isso temos a seguinte diviso de memria - rea programada posio 0M at 7FH - rea de dados posio 80H at FFH. f) Quais so os registradores disponveis? Os registrados disponveis so: 1 registrador de estado com 2cdigos de condio:negativo(N) e zero (Z). g) Qual o formato de uma instruo? Os formatos so: uma linha pode conter alguns dos seguintes elementos:um rtulo, um operador ou uma pseudo-instruo,um operando opcional e comentrios. So permitidas linhas vazias. Instrues com 1 byte (NOP,NOT) Instrues com 2 byte (STA,LDA,ADD,OR,AND,JMP,JN,JZ)

SEMANA 3 E 4: Pesquisar a funo dos simuladores e comparar o simulador NeanderWin (simulador do processador Neander-X) com outro a sua escolha.

Funo dos simuladores Facilitar ao mximo as atividades didticas do professor e o apoio mais completo possvel para as dificuldades comuns do aluno. Sendo criado um ambiente integrado para desenvolvimento, que executa em Windows e Linux incluindo: Editor de textos; Montador (assembler); Simulador da arquitetura; Visualizador da memria simulada; Ferramenta de apoio ao aprendizado de instrues; Utilitrio para converses de bases; Simulador de visor painel de chaves; Gerador /carregador de imagem da memria simulada. Sendo assim possvel ter diversas experincia prticas como simulador, buscando nesse processo muito mais que apresentar conceito tericos e nomenclatura, mas conduzir todos a terem uma viso abrangente e em pequena medida, criticar sobre a estrutura e o conjunto de instrues,que permita gerar a curiosidade para estudos futuros mais aprofundados. Comparao do simulador Neanderwin e o simulador K&S. Quanto s limitaes analisadas nos simuladores existentes e o que se deseja que o sistema proposto atenda , verificou que as ferramentas apresentadas, Neander e K&S, simulam de uma forma correta o funcionamento do hardware (parte fsica) e a interao entre os dispositivos. O problema est na forma de como apresentada a simulao e nas funcionalidades oferecidas, o simulador K&S um simulador grfico funciona de forma correta, mas possui duas deficincias significativas: em primeiro lugar a sua interface que se distancia um pouco da forma conceitual do hardware do computador. O modo como so apresentados os dispositivos apresenta pouca semelhana com o hardware. Outro aspecto importante que os programas criados no K&S para execuo no podem ser salvos, pois o software no disponibiliza essa funcionalidade. Analisando sob o foco didtico um aspecto crtico para sua utilizao. Sobre o Neander pode-se compartilhar quanto forma grfica as mesmas consideraes feitas ao K&S, sendo que o simulador Neander apresenta menos informaes que o K&S quanto ao layout do hardware do computador. O diferencial do Neander que pode-se salvar os programas inseridos no sistema para uma futura manipulao.

PRODUTO/RESULTADO: O resultado desta atividade ser um relatrio composto pelos resultados parciais de cada semana. Cite todas as referncias utilizadas. O NEANDERX um computador muito simples, desenvolvido apenas para fins didticos. Processadores modernos so muito mais complexos que NEANDERX. Entretanto, mesmo processadores utilizados nas mais sofisticadas estaes de trabalho so baseados nos conceitos elementares que voc aprendeu com NEANDERX. O NEANDERWIN estende o conjunto de instrues do NEANDER e oferece uma interface de programao amigvel, com a entrada do cdigo em representao simblica, com diversas facilidades para o programador, que tornam muito mais fcil o uso do processador NEANDER como ferramenta de ensino. Esto disponveis verses tanto para o sistema operacional Windows e Linux. O cdigo fonte est disponvel mediante solicitao.

Fontes de pesquisa http://www.ulbra.inf.br/joomla/images/documentos/TCCs/2011_01/TCCII_CC_FrancisSherer.pdf

Вам также может понравиться