Вы находитесь на странице: 1из 10

Objetivo

Demonstrar o mecanismo de funcionamento da tenso superficial nos fluidos.

Introduo
As molculas de um lquido interagem entre si de vrias maneiras. Uma delas a atrao ou repulso eltrica, se estiverem carregadas ou se suas cargas positivas e negativas no estiverem igualmente distribudas no espao. Alm disso, sofrem a ao da gravidade e da agitao trmica. No cmputo geral, se o lquido estiver em um recipiente, como um copo, por exemplo, as foras de atrao preponderam e impedem que as molculas se espalhem pelo espao. O lquido ocupa um volume determinado, formando uma superfcie bem definida entre ele e o ar circundante. Surge da uma diferena clara entre as molculas da superfcie e as que ficam internas no liquido. As que ficam dentro interagem com as demais em todas as direes. Em mdia, portanto, essas interaes se anulam mutuamente. J as que ficam na superfcie s podem interagir com as que esto do lado de dentro. Do lado de fora s existe o ar e as molculas do ar esto to separadas umas das outras que seu efeito imediato sobre a superfcie lquida pode ser desprezado. O resultado que a pelcula que fica na superfcie sofre uma atrao para dentro do prprio lquido. Essa tendncia contrabalanada pela resistncia das molculas de dentro que s podem ceder espao at certo ponto. Quando o equilbrio alcanado, a tendncia das molculas superficiais de penetrarem no lquido equilibrada pela resistncia das demais que esto no interior. Se o lquido for a gua dentro de um copo, forma-se uma superfcie mais ou menos plana ligeiramente encurvada para cima nas paredes internas do copo. Se for um tubo estreito, a superfcie da gua tem uma forma cncava (o menisco). Nesse caso as molculas da superfcie se arranjam de modo a formar a menor rea possvel para o volume que ocupam. Pode ser demonstrado que essa configurao corresponde situao de menor energia. Os sistemas fsicos gostam de se acomodar em situaes de energia mnima.
2

Esse fenmeno descrito como sendo a tenso superficial. por isso que os lquidos tm uma forma esfrica. A forma espacial com menor rea a esfera, pois as molculas em queda livre se ajuntam de modo a formar gotas esfricas. Podemos calcular a tenso superficial pela razo da fora aplicada em um determinado permetro:

=
Onde F a fora aplicada (N), L o permetro do objeto (m) e

a tenso superficial (N/m)

Material
Tubo capilar, bquer, cubo, lmina para microscpio, conta-gotas, gua, detergente comum, paqumetro, parafina.

Procedimento
Pegar a lmina de vidro e esfregar a parafina em uma das metades da lmina at que fique completamente coberta. Deixar a outra metade limpa.

Pegar um pouco de gua do bquer com o conta-gotas. Deixar uma gota cair sobre a parte da lmina que no est coberta com a parafina e deixar cair outra gota na superfcie coberta pela parafina.

Observe que a gota aderiu superfcie do vidro e se espalhou ao longo deste, entretanto no houve iterao com a parafina e a gota conservou seu formato esfrico um pouco achatado devido fora da gravidade.
5

Para demonstrar novamente este experimento usaremos agora o cubo e o bquer com gua. Pegar o cubo plstico e coloc-lo dentro do bquer com gua observando o que acontece.

Repetir o experimento, porm colocar o cubo muito lentamente dentro do bquer at que sua superfcie superior se alinhe com a superfcie da gua.

Se o experimento foi feito corretamente dever-se- observar que o cubo est flutuando ao invs de afundar como na tentativa anterior. Por ltimo pegar o tubo capilar e mergulh-lo dentro do bquer com gua. A gua do bquer ir subir at certo ponto. Com auxlio de um paqumetro medir a altura h que a gua subiu no capilar e medir o dimetro do tubo. Anotar as medidas.

Resultados
As medidas encontradas na medio do tubo capilar foram: o tubo possui aproximadamente um dimetro de 0,95 milmetros e a gua subiu dentro do capilar at uma altura de 35,85 milmetros. Podemos ento com esses dados calcular a tenso superficial dentro do capilar. F = Pgua = Volume do capilar preenchido com gua Como o capilar um cilindro, aplicamos a frmula para calcular o volume de um cilindro utilizando as medidas encontradas na medio do capilar. R = 0,475mm = 475 10-6m h = 35,85 10-3m

V = R h V = (475 10-6) 35,85 10-3 V = 225,625 10-9 35,85 10-3 V = 25,41 10-9m Considerando a densidade da gua 25C (998Kg/m) Pgua = densidade volume 10 Pgua = 998 25,41 10-9 9,8 Pgua = 248,52 10-6N Agora podemos calcular a tenso superficial:

= 83,27 10-3 N/m

Concluso
No experimento com o conta-gotas e a lmina de microscpio observou-se que dependendo da superfcie em que a gua estava ela se espalhava ou no. No caso da parafina a gua manteve seu formato esfrico com um leve achatamento devido atuao da gravidade. Isso acontece porque ao no aderir superfcie em que foi colocada as molculas superficiais da gota de gua so atradas para dentro da gota, porm as molculas internas no podem ceder mais espao e tudo leva as molculas a se organizarem de uma forma com maior estabilidade e pouca energia: a forma esfrica no caso dos lquidos. No segundo experimento o cubo possui densidade maior do que a gua, portanto seu peso supera empuxo da gua e ele afunda ao invs de flutuar, porm ao se colocar vagarosamente o cubo na gua at que ele alinhe com a superfcie da gua e flutue. Percebe-se ento que h uma fora que ajuda o empuxo naquele determinado ponto e ergue o cubo para que ele flutue. Chamamos essa fora de tenso superficial. A tenso superficial no deixou que o cubo afundasse e que a gua que entrou no tubo capilar casse mesmo ao retirarmos o tubo da gua. A fora de tenso superficial agia como uma corda que amarrava o cubo superfcie da gua e tambm prendia gua s paredes de vidro do capilar no deixando a mesma escoar com facilidade.

Bibliografia
Site: http://www.searadaciencia.ufc.br/tintim/fisica/tensaosuperficial/tintim2-1.htm Data: 07/06/2009 Hora: 10:20

10

Вам также может понравиться