Вы находитесь на странице: 1из 18

My SciELO

Custom services Services on Demand Article

Article in pdf format Article in xml format Article references How to cite this article Curriculum ScienTI Automatic translation Send this article by e-mail Indicators

Cited by SciELO Access statistics Related links

Similars in SciELO Bookmark |More

Engenharia Sanitaria e Ambiental


Print version ISSN 1413-4152

Eng. Sanit. Ambient. vol.11 no.1 Rio de Janeiro Mar. 2006


doi: 10.1590/S1413-41522006000100009

ARTIGO TC NICO

Resduos da construo civil em Salvador: os caminhos para uma gesto sustentvel

Construction waste in Salvador: ways to a sustainable management

Gardnia Oliveira David de Azevedo I; Ashe r Kipe rstokII; Luiz Roberto Santos Moraes III
I

Arquiteta da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). M.Sc. em Engenharia Ambiental Urbana II PhD. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politcnica/UFBA. Coordenador do Programa de Ps-graduao em Produo Limpa TECLIM/MEPLIM III PhD. Professor Titular em Saneamento do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politcnica da Universidade Federal da Bahia/UF BA. Docente do Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana, MEAU Endereo para correspondncia

RESUMO O artigo discute o impacto ambiental provocado pela gerao crescente de resduos da construo civil e sua disposio inadequada, analisando a legislao sobre o tema e as possibilidades de sua minimizao na cidade do Salvador. Como contribuio, so sugeridas medidas para viabilizar a preveno da gerao de resduos e proposto um modelo simplif icado de fluxo dos resduos da construo civil em Salvador, para estimular a reduo do desperdcio nas obras e, conseqentemente, menor custo na gesto da cidade e menor impacto ambiental. A partir dessa proposta se obteria uma reduo da gerao dos RCC de 30%, um desvio do aterro de inertes de 37,3% e, ainda, permaneceria seguindo, diretamente, para o aterro 32,7% dos resduos totais, no absorvidos na reciclagem ou reutilizao. Palavras-chave: Preveno da poluio, resduos da construo civil, minimizao de resduos da construo, gerao de resduos da construo, desvio de resduos de aterro.

ABSTRAC T This paper discusses the environmental impacts caused by construction waste generation and its inadequate disposal, analyzing the regulation related to this subject and possibilities for its minimization in the city of Salvador. As a contribution measures are suggested to make viable waste construction prevention. It is proposed a draft model for construction waste streams that stimulates the reduction of losses of building materials in construction sites and, consequently, reduces costs in urban management as well as environmental impac ts. This proposal suggests the possibility of a source generation reduction of 30%, a 37% diversion of materials from landfills and, still, 32.7% of construction waste generation, not absorbed in the recycling or reuse, remain follow ing, directly, for landf ill. Key words: Pollution prevention, construction and demolition debris, construction waste minimization, construction waste generation, waste diversion from landfill.

INTRODUO
O setor da construo civil, responsvel por 15 a 50% do consumo dos recursos naturais (USP, 2003), certamente o maior gerador de resduos de toda a sociedade (John e Agopyan, 2003). Alm disso, a habitao consome muita energia em todo o seu ciclo-de-vida, conforme pode ser visto na Figura 1, que mostra a maneira como se consome energia no Planeta, cabendo habitao 50% da energia consumida.

Praticamente todas as atividades desenvolvidas na construo civil so geradoras de resduos, comumente chamado entulho ou resduo de construo e demolio (RCD), ou, ainda, como atualmente tem sido denominado, resduo da construo civil (RCC). No processo construtivo, o alto ndice de perdas 1 a principal causa do resduo gerado (Zordan, 2003 citado por Resduos..., 2003). Segundo Pinto (2003), aceitvel a afirmao de que a perda varia entre 20 e 30% da massa total de materiais pa ra a construo empresarial (construo residencial em edif cios), a depender do nvel tecnolgico do

construtor. No foram encontrados registros sobre a intensidade das perdas em outros tipos de construo (reformas, autoconstruo, obras virias) no Brasil. As estimativas internacionais sobre a gerao per capita desse resduo variam entre 130 e 3.000kg/hab.ano. No caso do Brasil, Pinto (2003) apresenta resultados entre 230 a 730kg/hab.ano e considera que a massa de RCC gerada nas cidades, muitas vezes, igual ou maior do que a massa dos resduos domiciliares - em cidades brasileiras de mdio e grande portes, varia entre mais de 45% (Salvador) a 70% da massa total dos resduos slidos urbanos (RSU) gerados. A Prefeitura de So Paulo, que gerencia 40% dos RCC, tem uma estimativa de 280kg/hab.ano (Resduos.., 2003). O problema principal desse tipo de resduo, do ponto de vista ambiental e at esttico, a sua deposio irregular, incentivando a criao de pontos de lixo. Por outro lado, do ponto de vista financeiro, esse descarte irregular onera as administraes municipais, que acabam tendo de responsabilizar-se pela remoo e disposio desses resduos acumulados. Isso, segundo John e Agopyan (2003, p. 4), tem-se transformado em um "negcio estabelecido em quase todas as grandes cidades brasileiras, envolvendo as empresas contratadas pela prefeitura para recolher o entulho depositado irregularmente", a um custo mdio de R$10/hab/ano (transporte e disposio). Para tornar-se sustentvel do ponto de vista ambiental e econmico, a construo deve estar baseada na preveno e reduo dos resduos gerados, o que pode ser obtido com a aplicao de metodologias de Produo Limpa 2 durante todo o processo de construo e vida til de uma edificao. Este trabalho tem por objetivo avaliar a gesto dos resduos da construo civil, considerando o enfoque da minimizao da gerao de resduos, esboando a partir da uma proposta para a cidade do Salvador a luz de uma viso de sustentabilidade ambiental.

POSSVEL A MINIZAO DOS RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL?


Ao se reconhecer que o Planeta tem uma capacidade de suport e3 limitada e que o enfoque do controle da poluio no tem sido suficiente para compatibilizar a demanda humana e a disponibilidade dos recursos naturais, em uma escala ecologicamente sustentvel, que surgem tecnologias que buscam um enfoque de preveno da poluio e minimizao de resduos, como forma de evitar os desperdcios de matria-prima e energia, convertidos em resduos slidos, lquidos e gasosos, responsveis por adicionar custos aos processos produtivos e gerar problemas ambientais (Azevedo, 2004).

A gerao de resduo na construo civil pode ocorrer nas diferentes fases do ciclo de vida dos empreendimentos construo, manuteno e reformas e demolio. Na fase de construo, a gerao est relacionada s perdas nos processos construtivos - parte dessas perdas incorporada nas construes e parte se converte em resduo (John e Agopyan, 2003). Na fase de manuteno e reformas, est relacionada a aes corretivas nas edificaes, reformas ou modernizaes de parte ou de toda a edificao e do descarte de componentes que atingiram o final de sua vida til. John e Agopyan (2003) identif icam algumas aes que direcionam para a reduo da gerao de menos resduo na construo civil: mudanas de tecnologia para combater as perdas; aperfeioamento e flexibilidade de projeto; melhoria da qualidade de construo, de forma a reduzir a manuteno causada pela correo de defeitos; seleo adequada de materiais, considerando, inclusive, o aumento da vida til dos diferentes componentes e da estrutura dos edifcios; capacitao de recursos humanos; utilizao de ferramentas adequadas; melhoria da condio de estoque e transporte; melhor gesto de processos; incentivo para que os proprietrios realizem modificaes nas edificaes e no demolies; taxao sobre a gerao de resduos; medidas de controle de disposio; campanhas educativas. Ressalta-se, no entanto, que mudanas tecnolgicas tambm podem provocar mais perdas, como o caso dos revestimentos internos base de gesso, com perdas de at 120% no servio, conforme foi observado por John e Agopyan (2003). Quando a reduo da gerao de resduos no for alcanada, pode-se recorrer a reutilizao e reciclagem desses resduos como soluo intermediria. No Brasil, a prtica da reciclagem de entulho ainda pouco difundida. Alguns municpios como Belo Horizonte, So Paulo, Londrina, Porto Alegre, possuem usinas de reciclagem; essas usinas, entretanto, absorvem menos de 10% dos resduos urbanos (Johne Agopyan, 2003).

Como se encontra a legislao sobre o tema? Mesmo sem uma poltica nacional de saneamento ambiental, ou mesmo de resduos slidos, entrou em vigor, a partir de janeiro de 2003, a Resoluo n 307/02, de 5 de julho de 2002, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), que dispe sobre a gesto dos resduos da construo civil, entendendo-se como tal, os resduos "provenientes de constru es, reformas, reparos e demolies de obras de construo civil, e os resultantes da preparao e da escavao de terrenos, tais como: tijolos, blocos cermicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfltico, vidros, plsticos, tubulaes, fiao eltrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, calia ou metralha" (Brasil, 2003, p. 1). A Resoluo estabelece o prazo mximo de 12 meses para que os municpios e o Distrito Federal elaborem seus Planos Integrados de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil, contemplando os pequenos geradores de entulho. Aos grandes geradores foi dado um prazo de dois anos (at janeiro de 2005) para que incluam, nos seus projetos de obras a serem submetidos aprovao, o projeto de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil (Bonfim, 2003; Brasil, 2003). Essa Resoluo define, para a construo civil, quatro classes de resduos, que devero ter tratamentos distintos (Brasil, 2003): Classe A resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados, tais como tijolo, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto, tubos, meio-fio, solos de terraplanagem etc; Classe B resduos reciclveis para outras dest inaes, tais como plstico, papel/papelo, metal, madeira etc; Classe C resduos ainda sem tecnologia ou aplicaes economicamente viveis para a sua reciclagem/recuperao, tais como os produtos oriundos do gesso (tratamento pelo gerador); Classe D perigosos, tais como tintas, solventes, leos e outros ou aqueles contaminados (tratamento pelo fabricante). A Resoluo CONAMA n 307/02 constitui um avano, pois disciplina as aes necessrias para minimizar os impactos ambientais, proibindo, inclusive, a disposio dos RCC em aterros de resduos domic iliares (coisa que atualmente ainda comum) e em reas de bota-fora. Ademais, def ine a responsabilidade das prefeituras em apoiar o pequeno gerador e, como responsabilidade do grande gerador, o controle e manejo dos resduos, tendo como principal objetivo a sua no gerao. Por outro lado, a classificao em tipos diferenciados ajudar o controle e manejo adequado dos resduos, bem como o melhor reaproveitamento, quando sua gerao no puder ser evitada. Cabe, enfim, aos municpios, a partir de agora, imprimir em suas legislaes o estmulo no gerao de resduos como um fator

primordial para a soluo da questo, evitando o desperdcio de recursos naturais, muitas vezes, no renovveis. Em Salvador, o Projeto de Gesto Dife rencia da de Entulho tem como suporte legal o Decreto n 12.133, de 8/10/98 (Salvador, 1998), chamado Regulamento do Entulho 4 , que estabelece a obrigao para o proprietrio (seja pessoa fsica ou jurdica) ou ao responsvel legal ou tcnico por uma o bra de construo civil ou movimento de terra, a obrigao de providenciar, s suas expensas, o transporte de entulho at os locais autorizados para sua recepo, bem como a aquisio dos recipientes adequados para acondicionamento no local da obra. Determina, tambm, a obrigatoriedade de cadastro para pessoas fsicas ou jurdicas que realizam o transporte de entulho no municpio (Carneiro, Brum e Cassa, 2001), as quais devem cumprir as normas de segurana e levar o material para os locais autorizados. Prev, ainda, pesadas multas para quem joga entulho nas ruas ou locais no autorizados e para quem transporta entulho sem autorizao ou desrespeitando normas de segurana (Salvador, 1998; Santana, 2003). O Decreto n 12.133/98 antecipou-se Resoluo CONAMA n. 307/02, no que tange a previso de locais para recepo de resduos de pequenos e grandes geradores, entretanto, no adota como princpio a preveno da gerao de resduos e nem estabelece a sua segregao em classes para facilitar o seu reaproveitame nto ou armazenamento para posterior utilizao.

OS RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL EM SALVADOR


Em 2002, Salvador gerava por dia 2.164t de RCC, ou 655.569t/ano, signif icando 45,03% do RSU (Salvador, 2002). A Prefeitura, em 1997, lanou o Projeto de Gesto Difere nciada de Entulho para resolver o problema da disposio inadequada desse resduo, espalhado por vrios pontos na cidade. Foram criados Postos de Descarte de Entulho (PDE), onde o pequeno gerador pode descartar at 2m3 de material. Para os grandes geradores, existem as denominadas Bases de Descarte de Entulho (BDE) (Salvador, 1997, 1999; Bloisi, 2002). Quando do incio do projeto, foram identificados 220 pontos de descarte clandestino em encostas, terrenos baldios, crregos, valas, praias, estradas, tendo como conseqncia a criao de pontos de lixo, mau cheiro, doenas, obstruo do sistema de drenagem, inundaes, insegurana no trnsito, deslizamentos e proliferao de insetos e animais nocivos (Salvador, 1997). A cidade dispunha, em 2002, de trs formas de recolhimento (Salvador, 1999): pelos prprios geradores, que transportam o resduo diretamente para o destino final;

por empresas credenciadas, que cobram pelo servio e tm permisso da Prefeitura para a coleta e o transporte de resduos at o aterro; pela LIMPURB nos PDE, objetivando reduzir a disposio aleatria. Em 2002, 55,80% de RCC foi transportado pela LIMPURB, por meio de empresas terceirizadas. O gerador do resduo viabilizou o transporte do restante, sendo que 5,30% foi coletado e transportado por empresas licenciadas para tal (Tabela 1). A disposio feita no Aterro Controlado de Canabrava 5 e gratuita.

O projeto de gesto dife rencia da O projeto foi elaborado com base no modelo de descentralizao de tratamento e destinao final, com o objetivo de criar uma estrutura para segregar na origem o RCC gerado em Salvador e transformar o descarte clandestino de entulho em disposio correta (Salvador, 1997, 1999; Bloisi, 2002). Os postos (PDE) deveriam receber, reutilizar ou transferir entulho de pequenos geradores. As bases (BDE) so reas maiores que poderiam receber, reutilizar, reciclar ou destinar adequadamente o RCC dos grande geradores e dos postos, sem limite da quantidade (Carneiro, Brum e Cassa, 2001). O projeto tem como meta a implantao de 22 postos e cinco bases, tendo sido projetadas usinas de reciclagem para duas dessas bases. As usinas proporcionaro a reduo dos custos de obras pblicas, bem como maior oferta de agregado reciclado brita, areia, bica corrida para uso em pavimentao, argamassa, concreto e conteno de encostas (Bloisi, 2002). Cada usina processar cerca de 200t/d de entulho, transformando em agregado, que ser utilizado para a produo de materiais de construo de baixo custo (Carneiro et al, 2000). Em 1999, foram implantados seis PDE, aonde chegam, levados voluntariamente pela populao, 99,4t/dia (4,6% do total de RCC coletado), que por no serem ainda aproveitadas, so encaminhadas para disposio em rea do Aterro de Canabrava 6 (Salvador, 1999; Carneiro, Brum e Cassa, 2001; Bloisi, 2002). As tendncias da gerao de e ntulho

A implantao da coleta diferenciada de entulho em Salvador teve como resultados (Salvador, 2002; Carneiro, Brum e Cassa, 2001): reduo em 61,66% do nmero de pontos de disposio clandestinos, passando de 420 em 1996 para 161 em 2000. Em 2002, contudo, foram contabilizados mais de 250 pontos; recepo de 99,4t/dia de RCC nos postos em funcionamento; aumento da participao de RCC no total dos resduos coletados com uma mdia de 2.746t/dia ou quase 50% do resduo total coletado em Salvador no ano 2000, embora no abranja a totalidade de RCC gerado na cidade; aumento de 1.490t/dia ou cerca de 119% de variao na quantidade de entulho coletado entre 1997 e 2000; coleta de 508.732 t/ano (2000), realizada pelo prprio gerador, que resultou numa economia de R$ 10.528.717,00 para a Prefeitura; aumento da participao do gerador na coleta e transporte de RCC, evoluindo de 3% em 1996 para 61% em 2000, com reduo para 44,2%, em 2002. Entre 1996 e 2000, o recolhimento de RCC passou de 255.771t/ano para 832.007t/ano, ou seja, aumentou aproximadamente 225,3% no perodo (Azevedo, 2004). A figura 2 apresenta a evoluo da participao do entulho em relao quantidade total de resduos coletados. O decrscimo verif icado a partir da (chegando a 45,03% em 2002), pode ser justificado tanto por um maior controle e fiscalizao por parte da LIMPURB com relao aos servios prestados por terceiros, quanto pela desacelerao ocorrida na economia brasileira 7 com significativos reflexos na construo civil.

A maior parte de RCC de Salvador composta por restos de concreto e argamassa (53%), que junto com o material cermico e rochas, totaliza 72%. Outra parte signif icativa, 22%, composta por solo e areia (Figura 3). O gesso representa 0,2% do total, estando na figura agregado no item outros (Carneiro et al, 2000).

O RCC, por um lado, representa perda de recursos para o gerador, tanto em materiais desperdiados como no transporte para o destino final, por outro lado, ocasiona, tambm, gastos para o setor pblico, que acaba absorvendo os custos de disposio final e, em alguns casos, de transporte desse resduo (Carneiro, Brum e Cassa, 2001), como o caso de Salvador. Grande parte do entulho vem do setor informal da construo (pequenas reformas, autoconstruo, ampliaes etc.). Avalia -se que o setor formal (indstria da construo civil) contribui com apenas 1/3 do resduo gerado (Lima e Tamai, 1998 apud Carneiro, Brum e Cassa, 2001). No caso de Salvador, o RCC transportado por particulares significou cerca de 40% do total de RCC em 2002, ou seja, eram transportadas, pelo gerador, 1.231t/dia de RCC, de forma organizada.

METODOLOGIA
Este artigo foi produzido basicamente a partir da pesquisa e reviso bibliogrfica desenvolvida para a dissertao de mestrado intitulada "Por menos lixo: a minimizao dos resduos slidos urbanos na cidade do Salvador/Bahia" (Azevedo, 2004), onde os estudos desenvolvidos sobre os RSU no municpio de Salvador evidenciaram a signif icativa participao dos resduos da construo civil na gerao total dos resduos da cidade. Considerou-se oportuno, ento, aprofundar o conhecimento sobre o tema, avaliando a forma de gesto dos RCC em uma cidade de tal porte. Da mesma forma que o referido estudo, a proposta esboada aqui foi baseada no esquema apresentado por LaGrega, Buckingham e Evans (1994), sobre tcnicas de reduo da poluio, buscando sua aplicabilidade na gesto dos RCC, para encontrar medidas para a reduo de impactos ambientais e degradao de reas, provocados pelo uso irracional dos recursos naturais, pela intensa gerao de resduos e sua disposio inadequada. Alm da reviso bibliogrfica realizada no referido estudo sobre o enfoque preventivo da reduo do resduo na fonte, foi realizada uma anlise sobre a legislao relativa aos resduos da construo civil e sobre as possibilidades de sua minimizao na cidade do Salvador. Parmetros adotados Para fins de demonstrao da metodologia adotou-se para a reduo na fonte um percentual de 30% sobre os resduos gerados, valor que a literatura apresenta como desperdcio na obra empresarial (V. Introduo). Esse valor foi distribudo pelas diversas aes propostas, sendo que alguns percentuais foram

definidos aleatoriamente, por no ter sido encontrado, at o momento, um valor norteador: mudana nas embalagens 2% (aleatrio); tecnologia de material e ferramental - 2% (aleatrio); controle e fiscalizao da obra 2% (aleatrio); reciclagem na obra para reaproveitamento dentro da prpria obra8 , adotou-se o valor de 22% do total de RCC, que corresponde ao percentual de solo e areia dos RCC de Salvador (Figura 4); e segregao de resduos com tratamento definido pela Resoluo CONAMA no 307/02: (i) resduo Classe C (gesso, tratamento pelo fornecedor) 0,2%, baseado na composio do entulho (Figura 4); (ii) resduo Classe D (perigosos, tratamento pelo fabricante) 1,98%, o valor corresponde a 'outros', na Figura 4, onde, supe-se estar includo o resduo perigoso. Com relao ao desvio do aterro de inerte e retorno do material ao processo construtivo, foram utilizados os seguintes parmetros, baseados na segregao dos resduos para coleta e reaproveitamento diferenciados, segundo as classes estabelecidas na Resoluo CONAMA n 307/02 (Brasil, 2003): resduo Classe A (construo e de molio, que deve ser enviado para reciclagem e reutilizao) 72%, percentual adotado a partir da composio do entulho (Figura 4). Segundo John e Agopyan (2003), essa frao pode ser reciclada como agregado para a produo de concretos estruturais, com encaminhamento dos resduos de concreto, argamassa, cermica e rocha para o aterro de inertes para posterior utilizao do resduo que a usina no tiver capacidade de reciclar; resduo Classe B (plstico, papel, metal etc) - 4% do total de entulho, percentual adotado a partir da caracterizao realizada em Salvador em 1999 (Salvador, 1999). Essa frao deve ser encaminhado unidade de triagem para comercializao junto com os RSU da cidade; implantao de mais 6 postos dos 22 postos previstos no Projeto de Gesto Diferenciada de Entulho, totalizando 12 postos, com a recepo de 200t/dia de entulho (os seis PDE receberam quase 100t/dia de RCC em 2000), o que possibilitaria dobrar a quantidade de RCC que seria utilizado em nivelamento de terreno; implantao de mais duas BDE com capacidade de 200t/dia cada, tomando por base o dimensionamento do Projeto de Gesto Diferenciada de Entulho;

implantao de uma das usinas previstas para aproveitamento de RCC. A capacidade prevista no projeto para cada uma de 200t/dia; como resultado das opes de descarte e pela presso exercida no gerador, a exemplo de cobrana pela disposio e dos programas de educao ambiental, o RCC que segue para o aterro, atualmente, transportado pelo prprio gerador (45%) passaria para 29%. Para a disposio em aterro de inertes seriam encaminhados os rejeitos da usina de reciclagem e da reutilizao para nivelamento do terreno. Ainda permaneceria seguindo diretamente para o aterro 32,7% dos resduos totais, no absorvidos na reciclagem ou reutilizao.

OS CAMINHOS PARA UMA GESTO SUSTENTVEL DOS RESDUOS DA CONSTRUO CIVIL EM SALVADOR
A breve anlise da questo dos RCC em Salvador resultou em sugestes de alternativas para viabilizar a preveno dos resduos e de um modelo simplif icado para o seu fluxo, visando complementar o Projeto de Gesto Diferenciada de Entulho. As medidas suge ridas pa ra via biliza r a preveno dos resduos A Tabela 2 uma sntese da avaliao do sistema de gesto dos RCC de Salvador a partir do levantamento de pontos positivos e pontos negativos. Sugerem-se medidas para superar cada problema, considerando o enfoque da reduo da gerao de resduo. Mode lo simplificado de fluxo para a reduo dos RCC Considerando que, nas atividades de construo ou reformas, o alto ndice de perdas e a ausncia de procedimentos de reutilizao e reciclagem so as principais causas da gerao de resduos, sugere-se um modelo de fluxo que, aliado s medidas vistas anteriormente, pode fornecer administrao municipal um instrumental capaz de exercer presso no gerador, no sentido de estimular a reduo do desperdcio na obra, responsabilizando-o, tambm, pela segregao dos resduos na fonte e pelo transporte e disposio adequada dos resduos restantes. Por sua vez, o gerador pode vir a pressionar a indstria no sentido da adequao a um novo paradigma de fabricao de material e ferramental de construo. A proposta tomou por base trs estratgias, situadas em nveis de hierarquia distintos, ilustrados na Figura 4: (i) preveno; (ii) desvio do resduo da disposio em aterro; e (iii) disposio em aterro de RCC. A Figura 4 indica que, para a direita e para baixo,

o enfoque vai se encaminhando para as tecnologias fim- detubo9, ou seja, as prticas tornam-se menos adequadas ambientalmente. Na parte superior est esclarecido o tipo de atividade correspondente a cada ao. O fluxo sugerido na Figura 4 apresenta quantitativos como um exerccio para estimar uma possvel reduo. A reduo na fonte inclui o re uso de produtos e a reciclagem interna. considerada reduo na fonte quando o resduo no entra no "f luxo dos resduos" do sistema de limpeza urbana da cidade, ou seja, no envolve gastos com transporte, reciclagem, tratamento ou disposio final. A preveno da gerao dos resduos por meio da reduo na fonte geradora (construo ou reforma) envolve medidas para a promoo: do desenvolvimento tecnolgico, a partir de presses do gerador para que as indstrias pesquisem melhores embalagens para os produtos, melhores tecnologias para os materiais de construo e ferramental; de boas prticas operacionais, na medida em que preconiza uma melhor gesto de processos e das prticas gerenciais, controle e fiscalizao da obra, reciclagem dentro da prpria obra (evitando que o resduo entre no fluxo do sistema da cidade), preveno de perdas de material, melhoria da condio de estoque e transporte, utilizao de ferramentas adequadas; do planejamento da obra, com o aperfeioamento de projetos, seleo adequada de materiais, treinamento de recursos humanos, programao das etapas da obra, paginao de revestimentos e pisos, modulao de produtos; da taxao da gerao de resduos, com a cobrana pela quantidade de resduos a ser disposta nas bases de desc arte e no aterro; de campanhas educativas, para sensibilizar os geradores reduo de resduos. A segunda estratgia, que consiste no desvio do resduo da disposio em aterro e reincorporao ao processo construtivo como matria-prima para produo de materiais de construo, evitando o uso de recursos naturais (muitas vezes, no renovveis), promove: a segregao dos resduos em correntes de resduos, segundo as classes estabelecidas pela Resoluo CONAMA n 307/02, visando a coleta e tratamentos diferenciados; o reaproveitamento do RCC por meio da reciclagem, tomando por base o Projeto de Gesto Diferenciada de Entulho, que ainda no foi totalmente implantado, e estabelecendo metas para sua viabilizao.

Por fim, a disposio em aterro de ine rtes dos resduos restantes, quando no for possvel uma das solues anteriores, partindo, porm, de um novo enfoque, segundo o qual, o aterro dever funcionar como local de armazenamento para posterior utilizao.

CONCLUSO
No exemplo do modelo citado, consegue-se uma reduo da gerao dos RCC, pr-estabelecida, de 30%, um desvio do aterro de inertes de 37,3%, ou seja, 807t/dia de RCC reciclado ou reutilizado para nivelamento de terreno, e o encaminhamento para o aterro de inertes de 32,7% do RCC gerado. A reduo seria obtida a partir de uma melhor embalagem dos produtos, melhoria da tecnologia dos materiais e ferramental de construo, controle e fiscalizao da obra, capacitao da mode-obra e reciclagem dentro da prpria obra, evitando que o resduo entre no fluxo dos resduos urbanos. O aproveitamento de RCC dar-se-ia por meio da sua separao nas classes definidas pelo CONAMA, com encaminhamento para os tipos correspondentes de soluo - reciclagem e reutilizao do material de demolio e comercializa o do material tipo plstico, papel/papelo etc, que seriam encaminhados para a Cooperativa de Agentes Autnomos de Reciclagem (COOPCICLA). O RCC no reciclado seria encaminhado para o aterro de resduos da construo civil, como estabelece a Resoluo CONAMA no 307/02 "de forma a possibilitar seu uso futuro e/ou futura utilizao da rea" (Brasil, 2003, p.1), tendo sempre em vista, entretanto, evitar esse tipo de soluo fim-detubo. As medidas sugeridas so sintetizadas a seguir: medidas regulatrias ou de controle rever a regulamentao municipal, complementando-a para no permitir que o RCC seja depositado em aterro domiciliar, j levando em considerao a Resoluo CONAMA n 307/02; medidas econmicas introduzir a taxa de deposio de RCC para tornar atrativa a reciclagem interna e/ou externa obra; cobrar pelo transporte e disposio de pelo menos 70% do RCC gerado; medida de acompanhamento e controle - fazer regularmente a caracterizao do RCC, tendo como parmetro a classificao contida na referida resoluo; medidas de gesto - concluir a implantao do Projeto de Gesto Diferenciada de Entulho, viabilizar recursos ou incentivar a iniciativa privada a implantar usinas de reciclagem; passar a

exigir mais de quem faz obras/ reformas na de controle nas obras aprovadas pela Prefeitura; medida de carter social promover a sensibilizao dos segmentos envolvidos na questo, de forma a estimular a reduo do desperdcio na obra, treinamento da mo-de-obra com nfase nesse enfoque. Considera-se que a Resoluo CONAMA no 307/02 facilitou a reorientao da gesto dos RCC e viabilizao de medidas que assegurem um melhor desempenho da construo civil, direcionadas para o enfoque da preveno da gerao de resduos. A reciclagem, interna e externa obra, parece ser vivel tanto do ponto de vista tcnico como ambiental, sugere-se, no entanto, o desenvolvimento de pesquisas para consolidar em definitivo solues para o reaproveitamento dos RCC. A educao/sensibilizao e informao aos grandes e pequenos geradores podero se constituir em apoios importantes para a implementao de um programa com o enfoque na preveno e reduo dos desperdcios na obra. Finalmente, considerando-se que cada vez existe menos espao para a convivncia com to elevado ndice de perdas e com o desperdcio de recursos naturais, sugere-se que sejam realizadas pesquisas sobre os ndices de perdas na construo civil para os vrios tipos de construo, incluindo a construo informal, para que se possa dispor de dados consistentes para viabilizar a gesto sustentvel dos resduos da construo civil. Espera-se que esse exerccio possa contribuir para pesquisas mais detalhadas sobre a questo e que aponte um caminho na busca da preveno da poluio, em uma sociedade mais preocupada com solues viveis ambientalmente e que no se dispe a pagar por custos que representam desperdcios e que decorrem de inadequados sistemas de gesto.

REFERNCIAS
ADAM, R.S. Princpios do ecoedifcio: interao entre ecologia, conscincia e edifcio. So Paulo: Aquariana, 128p. 2001. [ Links ] AZEVEDO, G. O.D. Por Menos Lixo: A m inim izao dos resduos slidos urbanos na cidade do Salvador/Bahia. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Escola Politcnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 163 f. 2004. [ Links ] BLOISI, R. F. M. Anlise do gerenciamento do sistema de lim peza urbana de Salvador/Bahia: avanos e desafios para sua sustentabilidade. Monografia (Especializao em Gerenciamento

e Tecnologias Ambientais na Indstria) - Escola Politcnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 127f. 2002. [ Links ] BONFIM, J. Entulho de construo vai ter coleta seletiva: resoluo do Conselho de Meio Ambiente enquadra os geradores de lixo. A Tarde, Salvador, segunda-feira, 6 out. 2003. [ Links ] BRASIL. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. Resoluo CONAMA n. 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto dos resduos de construo civil. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 17 jul. 2002. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br/conama > Acesso em: 29 jul. 2003. [ Links ] CARNEIRO, A. P. et al. Caracterizao do entulho de Salvador visando a produo de agregado reciclado. In: VIII ENCONT RO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUIDO, 2000, Salvador-BA. Anais... Salvador: ANTAC, v II p. 932. 2000. [ Links ] ______; BRUM, I.A.S.; CASSA, J.C.S. (org.). Reciclagem de entulho para a produo de materiais de construo: projeto entulho bom. Salvador: EDUF BA; Caixa Econmica Federal, 312p. 2001. [ Links ] COTTA, E.; GRABOIS, P. PIB brasileiro somou R$1,184 tri em 2001. Folha on line. So Paulo, 29 mar. 2002. Disponvel em: http://www.frigoletto.com.br/ Acesso em: 31 out. 2003. [ Links ] JOHN, V. M.; AGOPYAN, V. Reciclagem de resduos da construo. In: SEMINRIO RECICLAGEM DE RESDUOS DOMICILIARES, So Paulo. Disponvel em: http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ . Acesso em: 12 ago. 2003. [ Links ] KIPERSTOK, A. et al. Preveno da poluio. Braslia: SENAI/DN, 290p. 2002. [ Links ] LAGREGA, M.D.; BUCKINGHAM, P. L.; EVANS, J. C. The environmental resources management group. Harzadous waste management. 1 ed. Singapore: Mc Graw-Hill International Editions, 1146 p. 1994. [ Links ] PINTO, T. P. Metodologia para a gesto diferenciada de resduos slidos da construo urbana. Tese (Doutorado em Engenharia da Construo Civil) Escola Politc nica, Universidade de So Paulo, So Paulo. Disponvel em: http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ . Acesso em: 12 ago. 2003. 189f. 1999. [ Links ] RESDUOS DE CONST RUO E DEMOLIO. FATOS E NMERO. Disponvel em: <http://www.reciclagem.pcc.usp.br/ >. Acesso em: 12 ago. 2003. [ Links ]

SALVADOR. Decreto n. 12 133, de 8 de outubro de 1998. Dispe sobre o resduo das obras da construo civil. Dirio Oficial do Municpio, Salvador, 9 out. 1998. [ Links ] SALVADOR. SESP. LIMPURB. Gesto diferenciada do entulho na cidade do Salvador (relatrio final). Salvador, 136p. 1997. [ Links ] ______.______.______. Relatrio anual de atividades: documento interno. Salvador, 2002. [ Links ] ______.______.______. Relatrio anual de atividades: documento interno. Salvador, 1999. [ Links ] ______.______.______. Relatrio anual: documento interno. Salvador, 1996. [ Links ] SANTANA, A.. Maior parte do entulho ainda depositada nas vias pblicas: legislao municipal prev pesadas multas para quem insiste e apud m sujar a cidade. Correio da Bahia, Salvador, Aqui Salva dor, 28 mar. 2003. [ Links ] THORPE, B. Citizen's guide to clean production: clean production network. Massachusetts: University of Massachusetts Lowel, 47 p. 1999. [ Links ] USP. A construo civil e o meio ambiente: meio ambiente, um grande problema. Textos tcnicos. Disponvel em: http://www.reciclagem.pcc.usp.br/. Acesso em: 14 ago. 2003. [ Links ]

Endereo para correspondncia : Gardnia Oliveira David de Azevedo Dep. de Engenharia Ambiental Universidade Federal da Bahia Rua Prof. Aristides Novis, 2 - 4 Andar 40210-910 Salvador - BA- Brasil Tel.: (71)3431-0869 - 3235-4436 E-mail:gardenia.azevedo@terra.com.br Recebido:17/04/05 Aceito: 07/02/06

1 Quantidade de material no utilizado dentro de uma obra, mas que foi especificado ou comprado, e que pode ser transformada em resduo ou incorporado ao servio.

2 Entre as diversas metodologias utilizadas, destacam-se as propostas da USEPA e UNEP/UNIDO/CNTL (Kiperstok, 2002). 3 Def inido como a mxima carga suportvel (Carrying Capacity) em um determinado ecossistema. Pode ser expresso em termos de populao de uma espcie. lculos globais indicam que a humanidade est consumindo acima de um tero a mais do que a natureza pode reproduzir (Thorpe, 1999). 4 Def inido como: "Resduo gerado pelo setor da construo civil, apresenta um alto potencial de reciclagem, com excelentes oportunidades de aproveitamento" (Carneiro et al, 2001). 5 Passou a ser chamado de Parque Socioambiental de Canabrava, a partir de 2003, integrando projeto de saneamento ambiental, com a interrupo de parte da disposio de resduos e encerramento de sua vida til. Vrios projetos esto sendo implantados nesse espao (Farias, 2003 apud Azevedo, 2004). Para Canabrava so destinados os RCC, podas/feira e os resduos dos servios de sade (Bloisi, 2002 apud Azevedo,2004). 6 Segundo assessora tcnica da LIMPURB (Bonfim, 2003), em 2004, iria funcionar em Canabrava uma escola que dever formar tcnicos na reciclagem de resduos da construo civil. 7 A taxa de crescimento do PIB (produto interno bruto) brasileiro em 2001 foi de 1,51%, bem inferior de 2000, de 4,46%. Esse resultado pode ser imputado ao raciona mento de energia ocorrido no perodo e desacelerao da economia mundial (Cotta e Grabois, 2003). 8 Possibilidade de reduo da gerao de parte desse resduo a partir do planejamento e implantao mais cuidadosa dos projetos, evitando cortes excessivos no terreno. 9 Tecnologia tradicional para solucionar a poluio, baseada apenas no controle do efeito, no elimina os poluentes, trata da poluio a partir de padres de emisses considerados adequados (Kiperstok et al, 2002).

All the contents of the journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License ABES

Av. Beira Mar, 216 - 13 Andar - Castelo 20021-060 Rio de Janeiro - RJ - Brasil Tel.: +55 21 2210-3221 Fax.: +55 21 2262-6838

mailto:esa@abes-dn.org.br

Вам также может понравиться