Вы находитесь на странице: 1из 7

PERDA DE CARGA EM CONDUTOS FORADOS SANDRA MAUREN ELL 1; ALDIE TRABACHINI 2

1 2

Engenheira Civil, Profa. M.Sc, FATEC Tatu SP. E-mail: maurenell@yahoo.com.br Engenheiro de Produo Mecnica, Prof., FATEC Tatu SP. E-mail: atrabachini@fatectatui.edu.br

RESUMO O estudo do processo de perda de carga em condutos forados se faz presente para o correto dimensionamento de sistemas de bombeamento e de tubulaes. O lquido ao escoar em um conduto submetido a foras resistentes exercidas pelas paredes da tubulao e por uma regio do prprio lquido, denominada camada limite. Assim, h o surgimento de foras cisalhantes que reduzem a capacidade de fluidez do lquido. O lquido, ao escoar, dissipa parte de sua energia, principalmente, em forma de calor. Essa energia no mais recuperada como energia cintica e potencial e, por isso, denomina-se perda de carga (H). A perda de carga pode ser classificada , distribuda ao longo do trecho e localizada (presena de conexes, aparelhos, singularidades em pontos particulares do conduto). Os objetivos desse trabalho so o de revisar os conceitos tericos de perda de carga, o de demonstrar a importncia de suas aplicaes em sistemas hidrulicos, levando-se em conta as perdas por atrito e por componentes instalados nas tubulaes, para motivar o envolvimento de alunos de graduao da FATEC Tatu em novas anlises sobre o assunto.

PALAVRASCHAVE: perda de carga, tubulao, singularidades. 1- INTRODUO Esse artigo faz uma releitura do segmento da engenharia relacionado hidrulica de tubulaes, para demonstrar aspectos tericos que envolvem a anlise do escoamento de fluidos incompressveis em condutos forados e uniformes, nos regimes laminar e turbulento. Contudo, essa abordagem no visa esgotar este vasto assunto, mas sim mostrar alguns aspectos sobre o dimensionamento hidrulico em condutos forados, mais especificamente do tipo de escoamento e sua relao diretamente proporcional com a perda de carga.

2- DESENVOLVIMENTO Segundo QUINTELA (1981), entende-se por conduto forado aquele no qual o fluido escoa plena seo e sob presso. Muitas vezes os condutos de seo circular so chamados de tubos ou tubulaes. Um conduto dito uniforme quando a sua seo transversal no varia com o seu comprimento. De modo geral, o escoamento de um fluido no descrito pelo movimento individual de cada uma de suas partculas, mas especificado por sua densidade () e velocidade de escoamento (V) numa determinada posio e num determinado instante.

Ao escoar por um conduto forado, o fluido submetido a variaes de presso, decorrentes de variao na elevao da tubulao, da velocidade de escoamento ou ainda do atrito do fluido com a face interna da parede do conduto. A rea da fsica que estuda esse fenmeno a Mecnica dos Fluidos, que divide o escoamento quanto natureza do fluido, relacionada sua viscosidade, em escoamentos viscosos e no-viscosos. Todos os fluidos possuem viscosidade, mas, para diversas aplicaes em engenharia, assumir a hiptese de viscosidade nula, simplifica as anlises e oferece resultados satisfatrios (FOX & McDONALD, 2006). A viscosidade tem uma influncia sobre o perfil de velocidades ao longo de uma dada seo transversal de uma tubulao em anlise. Tomando-se como referncia o escoamento de um determinado fluido sobre uma placa de comprimento semi-infinito, observa-se a ocorrncia de dois regimes distintos quanto estrutura das linhas de fluxo. No escoamento laminar ou no regime laminar, o fluido se move em camadas, com velocidade constante. As partculas movem-se de forma ordenada, mantendo sempre a mesma posio relativa. Quando a estrutura dessas linhas de fluxo desenvolve movimentos tridimensionais aleatrios, nas quais os vetores de velocidade das partculas possuem componentes tridimensionais aleatrios, em adio velocidade mdia, o escoamento dito turbulento (FOX & McDONALD, 2006). Em tubulaes, a variao na velocidade de escoamento est associada no s s diferentes reas das sees transversais do tubo, como ocorre nas redues e ampliaes, mas tambm ao grau de aspereza e de regularidade de sua superfcie interna. Em ambos os casos, essa variao na velocidade provoca uma perda de energia hidrulica, denominada de perda de carga, que pode ser dividida em: Perda localizada (devido a singularidades, tais como ampliaes, redues, curvas, vlvulas com rea transversal no constante); Perda distribuda (devido ao atrito do fluido com as paredes do conduto, ao longo de toda a sua extenso, com rea transversal constante).

A camada de fluido que permanece em contato com as paredes de um determinado corpo dentro de um escoamento definida como Camada Limite, sendo esse conceito desenvolvido em 1904, por Ludwing Prandtl. Essa camada medida a partir do contato da mesma com o referido corpo (onde apresenta velocidade nula) at um ponto tal que a velocidade do fluido apresente noventa e nove por cento da velocidade de entrada do fluido no escoamento. Esse fenmeno de variao de velocidade ocorre devido viscosidade do fluido (atrito viscoso). (GROSSMANN & DETLEF, 2002). A relao entre o campo de tenso de cisalhamento e o campo de velocidade mdia para o escoamento laminar completamente desenvolvido foi descoberta primeiramente pelo mdico francs Jean Louis Poiseuille e de maneira independente pelo engenheiro alemo Gotthilf H. L. Hagen, na dcada de 1850 (ROUSE & INCE, 1957 apud FOX & McDONALD, 2006). No escoamento turbulento, no h relao simples entre o campo de tenses de cisalhamento e o campo de velocidade mdia. As flutuaes de velocidade em torno da velocidade mdia resultam no transporte de quantidade de movimento entre camadas de fluido adjacentes e podem ser vistas como uma tenso aparente que deve ser adicionada tenso causada pelos gradientes de velocidade mdia. Em experimento feito no Laboratrio de Mecnica dos Fluidos da FATEC Tatu, pode-se visualizar essa estrutura. Observa-se que a velocidade de escoamento num determinado ponto no interior do fluxo no varia em funo do tempo no escoamento laminar, porm, no escoamento turbulento, a velocidade instantnea oscila aleatoriamente em torno de uma velocidade mdia, conforme figuras 01 e 02 abaixo.

Figura 01 Simulao escoamento de gua em regime laminar.

Figura 02 Simulao escoamento de gua com a introduo de uma turbulncia.

No caso em estudo, que trata do escoamento de fluidos incompressveis ao longo de tubulaes, a natureza do escoamento (laminar ou turbulento) determinada pelo parmetro nmero de Reynolds (nome dado em homenagem a Osborne Reynolds, fsico e engenheiro hidrulico irlands), dado pela seguinte expresso: V.D (1) R = e Onde: V = velocidade do fluido (m/s), D = dimetro da canalizao (m) e = viscosidade cinemtica (m2/s). Para: Re < 2.000 regime laminar as partculas fluidas apresentam trajetrias bem definidas e no se cruzam. Para: Re > 4.000 regime turbulento movimento desordenado das partculas. O valor da carga pode ser obtido atravs da frmula:
Carga (H) = Energia peso

(2)

Carga total numa seo (Bernoulli):

H = z+

v2 2g
p carga piezomtrica ou de

(3)

Onde: H carga total; z carga potencial ou de posio; presso; - Coeficiente de Coriolis (vale aproximadamente 1) e

v2 carga cintica ou termo 2g

cintico. A perda de carga classificada em perda de carga contnua, linear ou distribuda (HD) e em perda de carga singular ou localizada (HS). As perdas de carga distribudas ocorrem devido ao escoamento em trechos retilneos de tubulao, enquanto que as singulares so originadas em trechos curvos, em peas e dispositivos especiais instalados na linha em estudo. As perdas distribudas ocorrem devido ao atrito entre as diversas camadas do escoamento e ainda ao atrito entre o fluido e as paredes do conduto (efeito da viscosidade e da rugosidade). A razo entre a perda de carga distribuda (HD) e o comprimento do conduto L, representa o gradiente ou a inclinao da linha de carga e denominada perda de carga unitria j.
j= H D L

(4)

Aplicando-se a equao de Bernoulli entre as sees 1 e 2 da Figura 1, h:


2 p 1 v1 p2 v2 2 z1 + + = z2 + + + H12 2g 2g

(5)

DARCY e WEISBACH (1845), aps inmeras experincias, estabeleceram uma das melhores equaes empricas para o clculo da perda de carga distribuda ao longo das tubulaes. ROUSE (1946) denominou a equao de Frmula de Darcy-Weisbach, que, tambm, ficou conhecida por Frmula Universal para o clculo da perda de carga distribuda. H 12 = f Sendo: j = perda de carga unitria em m/m; V = velocidade mdia do escoamento em m/s; D = dimetro do conduto em m/s; L = comprimento do conduto em m; g = acelerao da gravidade = 9,81 m/s2; f = coeficiente de perda de carga, obtido pelo Diagrama de Moody. O coeficiente de perda de carga f um adimensional que depende basicamente do regime de escoamento. As perdas localizadas ocorrem devido descontinuidade do conduto, chamada singularidade, que gera turbulncia adicional e maior dissipao de energia. Exemplo de singularidades so cotovelo, curva, t, alargamento, reduo, registro. Essas perdas podem ser obtidas pelo Comprimento Equivalente ou pelo Mtodo do kS. SAMPAIO (2007) avalia a perda de carga em tubulaes comerciais de ao zincado, ferro galvanizado e PVC, com diferentes dimetros, em guas residurias oriundas da suinocultura. Em seus estudos, os resultados mostraram que a perda de carga possui comportamento linear em funo da concentrao de slidos totais da gua residuria proveniente da suinocultura; as perdas de carga determinadas a partir dos fatores de correo parcial e global apresentaram superestimativa e subestimativa mdia de 0,7% e 13%, respectivamente Outro caso de estudo de perda de carga mostrado na dissertao de mestrado de RESENDE (2007), onde a infestao de um molusco Limnoperna fortunei promove grandes perdas de carga de tubulaes de usinas hidreltricas devido perda de seo til dos tubos. Outro exemplo da importncia do estudo de perda de carga mostrado no artigo de ELIO & ROBAINA (2002). Esse trabalho avalia o consumo de energia e a eficincia das estaes de bombeamento de lavouras de arroz irrigado. Os resultados evidenciaram que 67% das bombas operavam com rendimentos abaixo de 75% devido, entre outros fatores, grande perda de carga no sistema. Verificou-se, tambm que, adequando-se s estaes de bombeamento, possvel economizar 29% da energia eltrica com a reduo das perdas de carga e 41%. O trabalho de FABIANI et al. (2008) apresenta uma metodologia de anlise para determinao da perda de carga em circuitos hidrulicos e determinao, se necessrio, da substituio ou recuperao da tubulao adutora. Mostrou-se que para sua aplicao necessria a realizao do estudo hidrulico do sistema de aduo da configurao atual da usina e da nova configurao proposta para implantao. As definies dos dimetros equivalente e econmicos so aspectos importantes neste estudo, assim como a determinao do grau de envelhecimento dos condutos de forma a minimizar a perda de carga, sendo esta outra importante aplicao da teoria mostrada. V2 L 2g D (6)

3- MTODOS

A partir do levantamento bibliogrfico sobre os aspectos tericos da Perda de Carga em Condutos Forados, foi possvel desenvolver aplicaes focadas nessa teoria. possvel tambm desenvolver uma simulao matemtica dos conceitos de perda de carga distribuda e de perda de carga localizada. O desenvolvimento dessa simulao utiliza a equao de Darcy-Weisbach e foi baseado em duas situaes distintas: a primeira para um escoamento turbulento ; a segunda para um escoamento laminar, sendo realizado em tubulao de ferro galvanizado. Os parmetros adotados para a simulao nas duas situaes so demonstrados nas Tabelas 02 e 03.
Q=0,04 m3/s f=0,021 V=2,263537 m/s g=9,81 D=0,15 = 0,000001 Re=339530,5
m/s2 m m2/s esc.turbulento

Q=0,0002 m3/s f=0,037699 V=0,011318 m/s g=9,81 D=0,15 = 0,000001 Re=1697,653


m/s2 m m2/s esc.laminar

Tabela 02 Parmetros de carga da gua em escoamento turbulento.

Tabela 03 Parmetros de carga da gua em escoamento laminar.

Onde: V = velocidade do fluido (m/s), D = dimetro da tubulao (m), = viscosidade cinemtica (m2/s), Q = vazo (m3/s), f = fator de atrito, Re = Nmero de Reynoldss. Para a visualizao da perda de carga (H) em funo da distncia, foi adotado o intervalo de medio de doze metros seccionados de um em um metro. Os clculos da perda de carga foram feitos aplicando-se a equao (6), com os seguintes resultados apresentados nas Tabelas 04 e 05.

L(m) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

H(m) 0,0366 0,0731 0,1097 0,1462 0,1828 0,2194 0,2559 0,2925 0,3290 0,3656 0,4022 0,4387

L(m) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

H(m) 3,66E02 7,31E02 1,10E01 1,46E01 1,83E01 2,19E01 2,56E01 2,92E01 3,29E01 3,66E01 4,02E01 4,39E01

Tabela 04 Resultados de perda carga em escoamento turbulento.

Tabela 05 Resultados de perda carga em escoamento laminar.

Os resultados da perda de carga de uma tubulao de ferro galvanizado em escoamento turbulento e laminar podem ser visualizados pelos grficos 01 e 02.
H em escoamento turbulento (tubulao de ferro galvanizado)
0,5000 0,4500 0,4000 0,3500 0,3000 0,2500 0,2000 0,1500 0,1000 0,0500 0,0000 0 5 10 15

H em escoamento laminar (tubulao de ferro galvanizado)


2,50E05

PerdadeCarga(m)

PerdadeCarga(m)

2,00E05 1,50E05 1,00E05 5,00E06 0,00E+00 0 5 10 15

Comprimento(m)

Comprimento(m)

Grfico 01 - Perda de Carga da gua em escoamento turbulento numa tubulao de ferro galvanizado

Grfico 01 - Perda de Carga da gua em escoamento laminar numa tubulao de ferro galvanizado

4- RESULTADOS E DISCUSSO

Conforme observado, pode-se concluir que a Perda de Carga proporcional ao aumento do comprimento da tubulao. A teoria a importncia do estudo do atrito do fluido na tubulao, considerando-se os diferentes tipos de escoamento: laminar e turbulento. As simulaes foram desenvolvidas com vazes distintas, mesmo dimetro, tendo como varivel o comprimento da tubulao. O lquido, ao escoar em um conduto, submetido a foras resistentes exercidas pelas paredes da tubulao e por uma regio do prprio lquido, denominada camada limite. Assim, h o surgimento de foras cisalhantes que reduzem a capacidade de fluidez do lquido. O lquido ao escoar dissipa parte de sua energia, principalmente, em forma de calor. Essa energia no mais recuperada como energia cintica e potencial , surgindo a perda de carga (H).

5- CONCLUSES

O estudo sobre Perda de Carga em Condutos Forados de extrema importncia para o avano nas pesquisas hidrulicas que avaliam o atrito do fluido em escoamento nas tubulaes e as perdas decorrentes pelos componentes instalados nos sistemas. Alguns exemplos de pesquisas, que incluem desde sistemas de irrigao at usinas hidreltricas, so citados nesse artigo. No laboratrio de Mecnica dos Fluidos da Fatec Tatu, o conceito de perda de carga pode ser demonstrado e simulado, possibilitando o engajamento dos graduandos no estudo desse fenmeno, a fim de que tomem contato com ele, o que poder possibilitar novas investigaes sobre o tema.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MARCOLIN, E.; ROBAINA, A. D. Consumo de energia e eficincia das estaes de bombeamento de lavouras de arroz irrigado. Cincia Rural, Santa Maria, v.32, n.2, p.229-235, 2002. FABIANI, A. L. T.; OTA, J. J.; SILVA, D. T.; AKIL, C. V. Perda de carga em circuitos hidrulicos de pequenas centrais hidreltricas pchs. In: VI SIMPSIO BRASILEIRO SOBRE PEQUENAS E MDIAS CENTRAIS HIDRELTRICAS. 2008. Belo Horizonte. FOX, R. W.; McDONALD, A. T. Introduo mecnica dos fluidos. 6. ed. LTC Editora Ltda., Rio de Janeiro RJ, 2006. GROSSMANN, S.; LOHSE, D. Prandtl and Rayleigh number dependence of the Reynolds number in turbulent thermal convection. Physical Review E, v. 66, n. 1, p. 16305, 2002. QUINTELA, A. C. Turbo mquinas hidrulicas. In: ______Hidrulica. 1. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1981. p. 393-487. SAMPAIO, S. C. et al. Equao de Hazen-Williams corrigida para gua residuria proveniente da suinocultura. Revista Brasileira de Engenharia Agrcola e Ambiental, v. 11, n. 1, p. 5-10, 2007. RESENDE; M. F. A variao das caractersticas hidrulicas em condutos forados devido infestao pelo Limnoperna fortunei. 2007. Dissertao (Mestrado em Saneamento, meio ambiente e recursos hdricos) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. ROUSE, H., INCE, S. History of hydraulics. In: FOX, R. W.; McDONALD, A. T. Introduo mecnica dos fluidos. 6. ed. LTC Editora Ltda., Rio de Janeiro RJ, 2006.

Вам также может понравиться