Вы находитесь на странице: 1из 33

Captulo 8 Sistemas Estruturais de Forma Ativa

Um material no rgido, flexvel, formado de modo definido e suportado por extremidades fixas, que pode suportar-se a si prprio e cobrir um vo: essa a definio dos sistemas estruturais de forma ativa.

8.1. Cabos
A elevada resistncia do ao trao faz do cabo de ao um elemento estrutural ideal para cobrir vos. Pouco resistncia flexo. Sob a ao de uma carga em seu ponto mdio o cabo adota uma forma simtrica, triangular. Flecha distncia vertical entre os apoios e a parte inferior do cabo. A variao da carga acarreta uma variao proporcional nas tenses. As tenses aumentam em proporo geomtrica com o aumento do vo. As tenses so inversamente proporcionais flecha.
Fig. 23 - Carga aplicada num cabo

Fig. 24 Estrutura de cabos

Em resumo.

l2

1 f

Teremos ento uma flecha tima que

f =

Polgono funicular a forma natural necessria para suportar cargas por trao. Curva funicular correspondente a carga uniformemente distribuda a parbola. Curva funicular correspondente ao peso prprio a catenria.

l 2

Fig. 25 Teto de cabos protendidos de Viera

Flecha tima para ambos = l/ 3


8.2. Coberturas em Cabos
A grande eficincia dos cabos de ao, aconselha-nos seu uso na construo de grandes coberturas.

O grande desafio a estabilizao dos cabos pois eles so extremamente flexveis.

8.3. Arcos
Ao se inverter a forma parablica de um cabo, submetido a carga uniformemente distribuda, obtm-se a forma ideal de um arco, submetido somente tenses de compresso. Elemento bsico em todo tipo de arquitetura.
2
Fig. 26 Teto tipo roda de bicicleta do Auditrio de Utica, Nova Iorque

O arco s funicular para um tipo de carregamento, pois sua forma no pode mudar. Ao variar o carregamento o arco pode ter outros esforos que no sejam compresso. Dependendo da carga um arco pode ter a forma funicular estando ento, submetido somente compresso.

O peso prprio acarreta a compresso ,as demais cargas, flexo. A forma de um arco no se determina apenas por motivos estruturais. O arco romano possui propriedades construtivas que justificam o seu emprego. O arco gtico tem vantagens estruturais e o arco arbico incorreto do ponto de vista estrutural . O arco desenvolve empuxo horizontal. O empuxo proporcional a carga, ao quadrado do vo e inversamente proporcional a altura do arco. O arco pode ter apoios engastados e articulados . O arco bi-engastado mais rgido que o bi-articulado. Um terceiro tipo de arco muito usado o tri-articulado que absorve bem as diferenas de temperatura e recalques de apoio. Exemplos de pontes.
Fig. 27 Arco em forma parablica

8.4. Coberturas em Arco


Uma combinao muito simples uma srie de arcos paralelos ligados transversalmente com teras e coberto com telhas.
3

Uma rea retangular pode ser coberta com arcos segundo as diagonais. Uma rea circular pode ser coberta convergentes, apoiados num aro central. com arcos

Uma rea retangular pode tambm ser coberta com arcos oblquos paralelos entre si, encontrando com outra srie de arcos oblquos formando lamelas.

8.5. Membranas
A membrana to delgada que s resiste trao. A membrana sustenta cargas por um mecanismo semelhante ao dos cabos. Submetendo uma membrana a uma presso, ela se deforma, produzindo curvatura em duas direes.
Fig. 28 Membranas

8.5.1. Curvaturas Membranas


Tenses

Principais

nas

A membrana demonstra ser capaz de exercer uma ao de cabo em duas direes. As tenses de membrana se desenvolvem sempre na superfcie e nunca na direo perpendicular. A ao da membrana depende fundamentalmente das suas caractersticas geomtricas. Para se visualizar as curvaturas de uma superfcie, deve-se cort-la com um plano perpendicular a ela. Num cilindro, um plano perpendicular, paralelo ao eixo, o corta segundo um reta no existe curvatura. Um corte perpendicular ao eixo j determina a maior curvatura do cilindro.
4

Fig. 29 Mecanismo do funcionamento estrutural de uma membrana

Qualquer outro corte determinar uma curvatura menor. As direes, perpendiculares, onde se tem as maiores ou menores curvaturas tm o nome de direes principais de curvatura da membrana. Quando planos paralelos s direes principais cortam uma superfcie, determinamos membranas sem empenamento. Se os planos no so paralelos s direes principais, determinamos membranas com empenamento. A nica superfcie sem nenhum empenamento a esfrica. Nos cabos sabe-se que as tenses desenvolvidas so inversamente proporcionais `a flecha. Para uma dada tenso, quanto maior for a flecha, maior ser a fora que se pode aplicar no cabo. Por analogia, verifica-se que na membrana, a direo que tiver maior curvatura absorve uma maior parte da carga. Quando a distribuio de cargas em uma membrana varia, as tenses de membrana tambm variam , mas a membrana no tem que mudar de forma para resistir s novas cargas. A membrana funicular para uma variedade de distribuio de cargas, porque as distribui com seu mecanismo bidimensional de trao. As membranas tem que ser estabilizadas devido a sua pequena espessura. Esta estabilizao pode ser feita atravs de um esqueleto interno ou por uma pr tenso.

As membranas so leves, econmicas e rgidas quando submetidas a cargas permanentes.

8.5.2.

Coberturas com Membranas

A lona de cobertura de um circo capaz de cobrir dezenas de metros. Resiste bem a presso do vento, mesmo tendo o inconveniente de mover-se. Uma das maiores coberturas em membranas a do Estdio Olmpico de Munique. Outra grande cobertura com membrana pr tensada a do aeroporto de Jiddah. rea de cobertura de 45,00 m por 45,00 m. A ao estrutural de uma membrana melhora sobremaneira se ela for submetida trao antes de ser carregada. Cama elstica dos bombeiros Guarda-chuva Caiaque dos esquims.

Cobertura em membrana na forma de sela de montar. Dirigvel Zeppelin: a estabilizao era obtida por uma armao interna que sustentava a membrana submetida `a trao pelo efeito da presso de hidrognio.

8.6. Membranas Pneumticas


As membranas podem ser prensadas por presso interna s quando encerra completamente um volume. Balo de festa infantil Botes O pavilho Fuji da Feira Mundial de Osaka tem como cobertura tubos curvos de material plstico que so inflados com presso varivel. As membranas plsticas que cobrem piscinas so sustentadas pelo ar, e mesmo havendo portas h possibilidade de renovar o ar interno sob presso. A membrana pneumtica pode ser utilizada como forma para concreto. Casa Igloo, projetada por Salvadori. Quando as membranas pneumticas inflam, a trao nela aumenta podendo exceder a sua resistncia. Por isto elas devem ser reforadas por cabos de ao. Cupula de Bidair com 300m de dimetro e distncia entre cabos de 3m. O pavilho de Osaka na Feira Mundial cobre uma rea de ( 78 x 138)m e a distncia entre os cabos de 6m. Coberturas com membranas reforadas com cabo de ao podem cobrir reas de mais de ( 90 x 90) m, como estdio Silver Dome em Pontiac. O custo por metro quadrado baixo. A resistncia ao fogo melhor do que se supunha. A membrana pode ser transparente, translcida ou opaca, de cristal reforado, vinil ou teflon. Permitem uma variao de iluminao
6

natural, distribui bem a temperatura, criam ambientes artificiais. A cobertura em membrana com cabo de ao constitui um dos descobrimentos mais importantes para construes com grande vos.

Captulo 9 Sistemas Estruturais de Vetor Ativo


Elementos curtos, slidos, em linha reta, isto , peas lineares, so componentes estruturais que, devido a sua pequena seo em comparao com seu comprimento, podem transmitir foras apenas na direo do seu comprimento, isto , esforos normais; esta a definio de sistemas estruturais de vetor ativo.

9.1. Trelias Planas


9.1.1. Caracterizao Genrica
Invertendo-se a posio do cabo triangular e admitindo-o rgido, a flecha negativa modifica a direo das tenses e obtemos uma estrutura de compresso pura.

Fig. 30 Trelia Plana

9.2. Mecanismo do Funcionamento Estrutural


Ver figura 30.

9.3. Tipos Estruturais


Trelia Howe, Trelia Pratt. Trelia Warren. Trelias com banzo superior curvo.
Fig. 31 - Trelias simples : a) trelia Howe b) trelia Pratt ou N c) trelia Warren

9..4. Disposies Construtivas


Trelias triangulares. Materiais mais comum : ao, alumnio e madeira. Flambagem . Execuo de ns.
Fig. 32 Trelias com banzo superior curvo.

9.5.

Trelias Espaciais

Quando uma cobertura for composta de trelias paralelas nos dois sentidos, a deformao de uma trelia transmite para as adjacentes e toda a estrutura trabalha em forma monoltica. Este sistema consiste nos reticulados espaciais, e nos oferece solues bem econmicas para cobrir grandes reas retangulares.

Trelias Trelias

isoladas espaciais

h = l / 10 h = l / 20 a l / 30

a)

Fig. 33 Trelias de contorno triangular: trelia Howe de um montante principal; b) trelia tipo Howe; c) trelia tipo Pratt; d) trelia belga e) trelia Polonceau ou Fink f) trelia tipo tesoura

Captulo 10 Sistemas Estruturais de Superfcie Ativa


As superfcies estruturais podem ser compostas para formar mecanismos que reorientam as foras: sistemas estruturais de superfcie ativa. A continuidade estrutural dos elementos em dois eixos, isto , superfcie resistente compresso, trao e cisalhamento o primeiro requisito e a primeira caracterstica das estruturas de superfcie ativa.

10.1 Estruturas Resistentes pela Forma


Uma folha de papel segura entre os dedos incapaz de suportar o seu prprio peso. No entanto se fizermos uma curvatura para cima ela suporta o seu peso e mais alguma carga adicional. A nova capacidade portante foi obtida sem aumento de material, mas apenas com a mudana da sua forma. As estruturas cujas resistncias decorrem da disposio de seu material, em funo das cargas que tem que suportar so denominadas estruturas de forma resistente. As membranas dependem da curvatura para suportar as cargas. Uma membrana invertida estaria submetida a tenses de compresso. Todas as desvantagens da ao de membrana desaparecem, conservando a maior parte das vantagens nas cascas.
Fig. 34 Estrutura resistente pela sua forma

As cascas so estruturas de forma resistente suficientemente delgadas para no desenvolverem tenses de flexo, porm, suficientemente espessas para resistirem s cargas atravs de tenses de trao, compresso e cisalhamento.

10.2 Curvaturas
J foi dito que, a curvatura de uma superfcie num ponto se mostra cortando-a com um plano que gira ao redor da perpendicular a superfcie. A curvatura pode ser positiva ou negativa em todas as direes, ou positiva em algumas e negativas em outras. Superfcies do tipo cpula tem curvatura para baixo enquanto s do tipo taa tem curvaturas para cima. Superfcies que tem curvaturas sempre na mesma direo so chamadas sinclsticas.
Fig. 35 - Casca Esfrica

10.3. Superfcie de Revoluo


As curvaturas para baixo so chamadas de positivas e as para cima, negativas. As superfcies com curvaturas positivas ou negativas em todas as direes so ditas no desdobrveis. Se a curvatura em uma dada direo se torna cada vez menor, a superfcie se aproxima da forma cilndrica. Este tipo de superfcie chamada de desdobrvel. A superfcie no desdobrvel mais resistente que a desdobrvel.

Fig. 36

10

A superfcie tipo sela de montar, tem curvatura para baixo no sentido transversal e para cima no sentido longitudinal. Se cortarmos a sela com um plano vertical rotatrio, sua curvatura muda no apenas em valor, mas tambm de sinal. Isto implica que na superfcie tipo sela existem duas direes segundo as quais as intersees do plano de corte so representadas por linhas retas. Superfcies de revoluo se definem pela rotao de uma curva plana ao redor de um eixo vertical. O plano ou curva meridiana pode ter formas diversas, o que d uma grande variedade de formas de cpulas aptas a fechar reas circulares. A cpula mais comum a esfera, cuja superfcie se obtm fazendo girar um arco de circunferncia em torno de um eixo vertical. As sees verticais so os meridianos, a as horizontais, sempre circulares, os paralelos. O paralelo de maior dimetro o equador. Outros tipos : elpticas, parablicas, cnicas ou toros.

Fig. 37 Casca cilndrica contnua

10.4. Superfcies de Translao


Superfcies de translao se obtm deslocando uma curva plana sobre outra, em geral perpendiculares entre si. Um cilindro se obtm deslocando uma reta horizontal sobre uma curva vertical , ou deslocando uma curva vertical ao longo de uma reta horizontal. Dependendo da curva o cilindro pode ser circular, parablico ou elptico.

11

O deslocamento de uma parbola vertical com curvatura para baixo, sobre outra parbola com curvatura tambm para baixo gera o parabolide elptico, que cobre uma rea retangular. O deslocamento de uma parbola com curvatura para baixo, sobre outra parbola com curvatura para cima gera o parabolide hiperblico. Tal como as superfcies tipo sela as curvaturas do parabolide hiperblico se anulam em duas direes e so iguais em todos os pontos. Isto significa que todas as sees verticais paralelas a estas so linhas retas, denominadas geratrizes. Devido a isto esta superfcie tambm pode ser gerada pela ao de um segmento de reta que desloca seus extremos sobre duas retas no pertencentes ao mesmo plano.

10.5. Superfcies Reguadas


Toda superfcie que se gera pelo deslocamento dos extremos de um segmento de reta sobre duas curvas separadas se denomina superfcie reguada. Quando as curvas so duas retas reversas a superfcie reguada um parabolide hiperblico. O cilindro uma superfcie reguada. Um segmento de reta deslizando sobre duas curvas distintas paralelas determina uma superfcie conoidal. Uma reta que desliza num extremo sobre uma curva e no outro sobre uma reta determina o conide.

12

Uma reta girando em torno de um ponto numa extremidade e deslizando sobre uma curva na outra, determina os cones.

10.6. Superfcies Complexas


Todas as superfcies definidas anteriormente podem ser combinadas de diferentes maneiras para obter superfcies complexas. Exemplos : Duas cascas cilndricas se cortando em ngulo reto. Uma srie de cilindros paralelos com curvaturas alternadas. Setores de cone com curvaturas alternadas. Quatro parabolides hiperblicos idnticos apoiados nas quinas. Dois parabolides hiperblicos formando um conide, ou uma casca em balano. Quatro parabolides apoiados em uma coluna central. No h motivo para limitar as cascas a formas facilmente definidas por meio de frmulas. possvel inventar formas livres. Mas a imaginao do projetista resultar em mera fantasia se ele no estiver acostumado com o comportamento estrutural das formas geomtricas bsicas.
Fig. 38 Superfcie cnica ondulada

13

Observaes :
Existem trs requisitos bsicos para uma estrutura ser considerada uma construo tipo casca : 1. Deve apresentar superfcie de simples ou dupla curvatura. 2. Deve ter pequena espessura em relao s outras dimenses. 3. Deve ser constituda de material resistente trao e compresso. Podemos ento dividir todas as formas possveis de cascas em trs grandes grupos, segundo a natureza da curvatura de sua superfcie : 1. Cascas de simples curvaturas. 2. Cascas de dupla curvatura. 3. Cascas formadas pela combinaes de superfcie de simples curvaturas e de dupla curvaturas.
Fig. 39 - Mecanismo do funcionamento estrutural das cascas

10.7. Aes de Membrana em Cpulas de Revoluo


As sees meridianas e as perpendiculares a elas constituem as sees principais de curvatura e de tenses. As tenses so de trao ou de compresso e se distribuem uniformemente em sua espessura. Cada meridiano se comporta como um arco funicular, isto , no desenvolvem tenses de flexo. Estes meridianos se apoiam nos paralelos que restringem seu deslocamento lateral, desenvolvendo tenses de anel.

14

Numa cpula de pequena altura os meridianos se deformam para baixo. Com isto a tendncia dos paralelos de encurtar. Os paralelos ficam submetidos compresso e a sua resistncia dificulta a tendncia dos meridianos de deslocar-se para baixo. Podemos ento dizer que a cpula de pequena altura se comporta como uma srie de arcos meridianos apoiados nos paralelos, desenvolvendo tenses de compresso em ambos. Numa cpula de grande altura a parte superior se desloca para dentro, mas a parte inferior tende-a se afastar do centro. Com isto os paralelos superiores ficam comprimidos e os inferiores tracionados. Assim sendo um determinado paralelo no se deforma. Numa cpula esfrica sob o seu peso prprio este paralelo est a 57 do eixo vertical e sob o peso de uma sobrecarga tipo neve, o paralelo que no se deforma est a 45. Como as tenses que se desenvolvem nas cpulas so de trao ou compresso, as deformaes correspondentes so muito pequenas. Exemplo : Cpula esfrica de concreto armado com 30m de dimetro e 7,5cm de espessura se desloca menos do que 2 mm. Relaes usuais entre vo e espessura para as cpulas,

Nas cpulas se as tenses de trao e compresso no so suficientes para resistir aos esforos, aparece um terceiro mecanismo resistente que so as tenses de cisalhamento.

l/e

de 300 a 400.

Comentrio: a relao da casca do ovo de 30, e a de estruturas de flexo 20.

15

10.8. Tenses de Flexo em Cpulas


Verificamos que uma cpula de grande altura tende a se abrir no paralelo inferior e com isto podemos ento ter uma pequena flexo. Devido a sua pequena espessura a cpula no resiste s tenses de flexo. Para evit-las deve se criar um anel protendido para enrijecer a extremidade inferior da cpula. Esta perturbao de flexo no se propaga para toda a casca. Ela fica restrita s proximidades do bordo. Este amortecimento uma caracterstica das cascas e se deve aos paralelos que restringem os deslocamentos de flexo dos meridianos. Uma maneira de se evitar as tenses de flexo nos bordos apoiar as cpulas em pilares tangentes curvatura. O ideal para as cpulas que desenvolvam somente tenses de trao, compresso e corte, por isto a cpula no indicada para suportar cargas concentradas.

Fig. 40 Deformao de flexo numa casca, prximo a apoio rgido

10.9. Aes de Membranas em Cilindros


As cascas cilndricas se usam para cobrir reas retangulares e normalmente se apoiam em prticos nas extremidades. Em um casca cilndrica longa, o comprimento sendo o dobro da largura, as tenses longitudinais de membrana so semelhantes `as tenses desenvolvidas em vigas. As fibras superiores se comprimem e as inferiores se tracionam.

Fig. 41 Cobertura cilndrica de grande comprimento em relao largura.

16

As cargas se transmitem para os prticos extremos por efeito de corte, atravs de tenses tangenciais. No sentido transversal a tendncia da casca cilndrica de se fechar. Nas cascas cilndricas curtas as tenses longitudinais no so mais retilneas como nas vigas. As fibras superiores e inferiores ficam tracionadas e as intermedirias comprimidas.

10.10. Tenses de Flexo nos Cilindros


Quando a casca cilndrica diminui de comprimento ( casca curta), a transmisso de esforos feito atravs do efeito de arco e placa. Podemos imaginar arcos apoiados sobre uma faixa de casca funcionando como viga e esta transferindo os esforos para os prticos extremos. Na parte superior do cilindro aparecem tenses de compresso, tpicas dos arcos, e no bordo inferior as tenses so nulas. As partes prximas dos prticos extremos no se deformam e por isto nesta regio surge tenses de flexo. Neste caso tambm, a flexo no se propaga, ficando restrita s proximidades dos prticos. O efeito de flexo mais acentuado nas cascas cilndricas curtas do que nas longas.

Fig. 42 Esforos predominantes em cilindros curtos e longos

17

A casca cilndrica longa desenvolve somente tenses de trao, compresso e corte se estiver apoiada em prticos extremos. Se a casca estiver apoiada nos bordos longitudinais, haver efeito de arco, e com isto aparecer empuxo, e com este flexo. As cascas cilndricas no tem a mesma resistncia que as cpulas, pois s tem uma curvatura. Para aumentar a rigidez da casca cilndrica, pode agregar vigas longitudinais nos seus bordos.

Quando o p.h. de pouca altura

l l a 10 6

as tenses principais de membrana so traes e compresses idnticas e produzem tenses de corte de igual intensidade. Neste caso o p.h. est submetido a tenses iguais em qualquer ponto de qualquer seo transversal . O uso de p.h. como elemento de cobertura muito comum. O incentivo do uso desta forma estrutural devese a engenheiros franceses, tchecos e italianos. Mas na atualidade quem tem mais divulgado o p.h. Flix Candela. Exemplos de cobertura com p.h. Quatro segmentos de p.h. cujos ngulos externos so apoiados em pilares. Quatro segmentos de p.h. apoiados num nico pilar central .

10.11. Parabolide Hiperblico


Se o parabolide hiperblico (p. h.) se apoia em dois arcos, nas extremidades, a carga transmitida por meio de tenses de corte, semelhante s cascas cilndricas longas. O p.h. ter uma resistncia maior pois uma casca de dupla curvatura. Quando o p.h. se apoia em suas geratrizes retas as direes das tenses principais coincidem com as parbolas. As tenses de trao ao longo da parbola negativa, se combina com as tenses de compresso, ao longo da parbola positiva, dando como resultante tenses de corte, ao longo das retas. A carga se transfere ento aos bordos de apoio por corte puro e dirigido ao longo das retas, se acumulam nos apoios de bordo.

18

Captulo 11 Sistemas Estruturais de Seo Ativa


Os sistemas estruturais de seo ativa possuem, predominantemente, forma retangular em plano e seo. Em geral, transferem as cargas verticais na direo horizontal.
Fig. 43 Flexo de uma viga em balano

11.1. Vigas
Vigas comum. elementos estruturais de uso mais

A maioria das cargas so verticais e a maioria das superfcies so horizontais. As vigas so utilizadas para transmitir na direo horizontal, as cargas verticais. Mecanismo resistente flexo e cisalhamento.
Fig. 45 Influncia da altura e da espessura na deformao

11.1.1.Vigas em Balano
Deformao do extremo carregado rapidamente com o comprimento. aumenta

Deformaes so inversamente proporcionais a largura e inversamente proporcionais ao cubo da altura da seo da viga. Deformaes so inversamente proporcionais ao mdulo de elasticidade. Deformao aumenta quando a carga se afasta do engastamento. Quanto maior a altura da viga maior o momento resistente.
19
Fig. 46 Deformaes devidas a cargas concentradas e distribudas

Como as resultantes de trao e compresso so aplicadas prximo s faces da viga material nestes locais seo ideal duplo te. Como M = Px , prximo do engaste necessrio um seo maior seo varivel para vigas em balano. Para uma carga distribuda as tenses de cisalhamento so maiores prximo do engastamento. O efeito de uma carga concentrada na extremidade livre de balano pior do que uma carga distribuda cuja resultante seja equivalente concentrada.
Fig. 46 Influncia do tipo de carregamento na deformao

11.1.2. Vigas Simplesmente Apoiadas


Funciona como se fosse dois balanos invertidos, com comprimentos iguais a metade do da viga e com uma carga igual metade da carga total aplicada no viga biapoiada. A viga bi-apoiada mais rgida e mais resistente que um balano de mesmo comprimento: resiste ao qudruplo da carga concentrada e a deformao ser quatro vezes menor. A carga distribuda equivalente concentrada no meio do vo, ocasiona tenses e deformaes menores. Numa viga com carga distribuda as tenses de flexo so mximas no meio do vo, e as tenses de cisalhamento so mximas nos apoios. Em vigas bi-apoiadas aparecem tenses de cisalhamento prximo aos apoios e como j vimos que o cisalhamento uma combinao de trao e compresso, cuidados devero ser tomados para no termos as fissuras 45.
20
Fig. 47 Deformao e diagramas de momentos fletores ( estado comparativo)

Vigas de grandes vos devero ter seo varivel. As deformaes devero ser limitadas ( exigncias bsicas rigidez). Em geral em edifcios as deformaes das vigas bi-apoiadas devero ser menores que l/300. Para evitar grandes deformaes construir a viga com contra flecha. podemos

Vigas submetidas a Carregamento Uniformemente Distribudo APOIO Em balano Bi apoiadas ngastadas MOMENTO M= qL2 / 2 M= qL2 / 8 M ( +) = qL2 / 12 M ( - ) = qL / 8 Tabela 11.1
2

FLECHA f = qL4 / 8 E I f = 5 qL4 / 384 E I f = qL4 / 384 E I

11.1.3.Vigas Engastadas e Vigas Contnuas


Para melhorar a eficincia de uma viga bi-apoiada podemos aproximar os apoios, criando balanos em suas extremidades. Situao ideal distncia entre apoios igual a 0, 60l, sendo l o comprimento da viga. Uma viga engastada em seus extremos e carregada uniformemente apresenta as tenses mximas de flexo nos extremos, e elas so o dobro das tenses no meio do vo. A viga bi-engastada pode suportar uma vez e meia de carga comparando com uma bi-apoiada de mesmo comprimento. A viga engastada 5 vezes mais rgida que a biapoiada. Vigas contnuas comportamento intermedirio entre as vigas bi-engastadas e biapoiadas. A continuidade ajuda a transferir a carga de um vo para outro.

Fig. 48 Deformao e diagramas de momentos fletores

Fig. 49 Deformao e diagrama de momento fletor para uma viga contnua ( carga concentrada)

21

11.2. Prticos
O primeiro sistema aporticado foi de pilares com vigas. A viga suporta a carga de cobertura e a transmite para o pilar. O sistema tem pouca resistncia lateral ( esforos horizontais).

Fig. 50 Sistema de pilar e viga

11.1.4.

O Prtico Simples

Se houver uma ligao rgida entre a viga e o pilar, cria-se o prtico simples. O prtico simples tem rigidez bem superior ao sistema pilares com viga. Quando se carrega a viga a tendncia dos apoios dos pilares se afastarem. Para que isto no acontea necessrio o aparecimento de esforos horizontais empuxos. O empuxo provoca flexo no pilar e compresso na viga. Os trs elementos de um prtico simples esto submetidos a tenses de compresso e a flexo. Em geral no pilar predomina compresso e na viga, flexo . Os prticos simples podem engastados na fundao. ser articulados ou
Fig. 51 Prtico Simples

Os prticos articulados submetidos a cargas verticais produzem tenses de trao na face externa dos pilares.
22

Os prticos engastados tero um ponto de inflexo onde o momento fletor zero. Por isto ele funciona como se fosse um prtico articulado mais curto maior rigidez. Quando submetido a cargas laterais ( vento), a ligao rgida da viga com o pilar transfere a carga para os dois pilares dificultando sua deformao , diminuindo assim, as tenses de flexo. Em geral os prticos so muito flexveis pois suas colunas no tem grandes esforos de flexo, portanto podem ser esbeltos. Se quisermos aumentar a rigidez do prtico, podemos aumentar as dimenses do pilar ou fazer um contraventamento .

11.1.5.

Prticos Mltiplos

A estrutura aporticada mais rgida que a viga contnua. Se projetarmos um prtico com mais de dois pilares estaremos aumentando a rigidez da estrutura, tanto para as cargas verticais quanto para as cargas horizontais. Um prtico simples com uma viga que una rigidamente os ps de ambos os pilares constitui um elemento estrutural fechado com capacidade para resistir a cargas verticais e horizontais. Um prtico mltiplo com vigas contnuas na parte superior e inferior dos pilares tambm constitui um sistema fechado e pode usar-se como trelia para cobrir grandes vos viga Vierendeel.

Fig. 52 Prticos mltiplos

23

11.1.6.

Prtico de Duas guas

prtico simples trabalha da seguinte forma: 1. pilar trabalha com compresso e flexo, sendo o primeiro mais acentuado. 2. A viga trabalha com compresso e flexo, sendo o segundo mais acentuado.

As colunas so relativamente esbeltas e as vigas relativamente altas. Podemos melhorar este sistema se por motivos funcionais, a parte superior do prtico no necessitar ser horizontal. No prtico de duas guas o elemento superior consiste em duas vigas inclinadas. Se estiverem articuladas na sua parte superior e na inferior, atuam como se fosse trelia e estariam submetidas somente a compresso. Se houver continuidade o mecanismo de transferncia de esforos compresso e flexo. Quando mais alto for o topo do prtico maior ser a compresso na viga e menor a flexo.

11.3. Transferncia de uma carga em duas direes


Os elementos estruturais considerados transmitem a carga em uma s direo resistentes unidimensionais. at agora estruturas

Para cobrir uma rea retangular pode-se usar estruturas unidimensionais, mas no eficiente. mais eficiente se ter uma transferncia bidirecional de carga.
24
Fig. 53 Transferncia de cargas em duas direes

11.3.1. Entramados Retangulares


Duas vigas idnticas simplesmente apoiadas, perpendiculares entre si, colocadas uma sobre a outra e aplicando em sua interseo uma carga concentrada, transferem aos apoios a quarta parte do valor da carga concentrada. A transferncia em duas direes reduz as reaes pela metade, comparada com a transferncia unidimensional. As vigas perpendiculares entre si devem sofrer em sua interseo, deformao igual, mesmo que tenham comprimentos ou sees diferentes. A viga mais rgida necessita de carga maior que a menos rgida, para sofrer a mesma deformao. A viga mais rgida absorver mais carga que a menos rgida e portanto, desta forma, a distribuio bidirecional no eficiente. Em vos desiguais, para se obter uma transmisso de carga eficiente, necessrio que a viga de maior comprimento, tenha uma inrcia bem maior. A distribuio de uma carga concentrada entre duas vigas pode se ampliar a uma srie de cargas dispondo-se uma viga sobre outras vigas perpendiculares. possvel cobrir uma rea retangular por meio de um entramado de vigas perpendiculares entre si e obter transferncias de carga em duas direes em qualquer das intersees do entramado.

Fig. 54. Entramado retangular

25

Quando uma viga conectada a outra perpendicular, a flexo de uma induz toro na outra. Portanto aparece mais de um mecanismo resistente, e o entramado ( grelha) se torna mais rgido. Em geral as vigas comuns tem relao altura/ vo , variando de 1/10 a 1/20. Nos entramados esta relao passa a variar de 1/30 a 1/40.

I1
I2

= 1

23

11.3.2. Entramados Oblquos


Se as vigas estiverem dispostas obliquamente em relao aos lados, podemos aumentar a rigidez do entramado. As vigas prximas dos vrtices so curtas e mais rgidas que as demais e proporcionam apoio mais resistente para as vigas que a cruzam. Nos entramados oblquos a relao altura / vo pode chegar a variar de 1/40 a 1/60.

26

11.4. Placas
A ao bidirecional dos entramados de vigas se deve a unio pontual em suas intersees. Este efeito ser mais pronunciado se os espaos entre as vigas so preenchidos com lajes ou placas. Uma placa ou laje um elemento estrutural monoltico de espessura relativamente pequena, usado para cobrir reas geralmente de forma retangular. Pode-se conceber, ento, qualquer ponto de placa como a interseo de duas vigas pertencentes a um sistema de entramado retangular. Quando carrega-se a placa, todos os pontos sofrero deflexo e toro. A deflexo produz efeito de viga em duas direes tenses de flexo e corte. A toro produz corte. importante salientar que toro na placa se deve uma boa porcentagem da sua capacidade de carga. Como os entramados, as placas perdem a maior parte de seu efeito bidirecional quando um dos lados do retngulo muito maior que o outro. A maior parte da carga se transmite aos apoios nos lados maiores, pois o vo menor mais rgido. As condies de apoio podem diferir nos quatro lados de uma placa. Podemos ter vrias combinaes entre engastamento, apoio articulado e bordo livre. As placas podem ter diversas formas. Retangular, poligonal, circular, triangular, anular, etc. As placas podem apoiar diretamente sobre pilares, sem a necessidade de vigas. So as lajes cogumelos.
Fig. 55 Laje cogumelo ou laje plana

27

11.4.1. Lajes Nervuradas


A eficincia estrutural das placas diminui devido distribuio linear de tenses em sua espessura. Para melhorar a eficincia da placa pode-se criar nervuras em uma ou duas direes. A laje nervurada apresenta as vantagens da continuidade, devido a laje, e da espessura, devido s nervuras. Lajes pr moldadas, lajes steel deck, lajes pr fabricadas tipo Premo, Precon, etc.
Fig. 56 Laje nervurada

11.4.2. Placas Dobradas


A eficincia da placa pode ser aumentada se a reforarmos com nervuras. Idntico resultado obtmse dobrando uma placa. Duas placas que formam ngulo equivalem a uma seo retangular, com altura igual das placas e com base igual a soma da projeo horizontal das espessuras. Placas dobradas podem ser feitas de madeira, ao, alumnio ou concreto. Nas placas dobradas, a carga se transfere s dobras por meio das lajes, atuando como vigas na direo transversal e aos prticos extremos por meio da laje atuando como viga na direo longitudinal. As placas dobradas podem ter sees diversas. Para cobrir reas circulares, poligonais ou circulares. usam-se placas
Fig. 57 Placa dobrada de altura a e espessura e

28

Em geral as placas dobradas so usadas em coberturas. Pode se usar como piso se utilizarmos sua espessura para alojar tubulaes, eletrodutos, ar condicionado, etc.

29

Captulo 12 Sistemas Estruturais de Altura Ativa


Os elementos slidos rgidos que se estendem em sentido vertical, assegurados contra esforos laterais e firmemente ancorados ao solo, podem absorver cargas desde planos horizontais, a grande altura acima do solo e transmiti-las s fundaes: estes so os sistemas estruturais de altura ativa. Todos os elementos que definem espaos necessrios para o funcionamento do edifcio so considerados sees estruturais em potencial ( caixas de escada, poos de elevador, poos para tubulao e elementos de vedao) exigindo do projetista um amplo conhecimento de todos os sistemas estruturais j estudados e um entendimento profundo das correlaes entre todos os fatores como organizao arquitetnica em planta e disposio dos equipamentos eletromecnicos. Podemos distinguir trs formas bsicas de coleta de cargas de acordo com a planta arquitetnica: 1. Sistemas reticulados comuns: os pontos de coleta ( pilares) se distribuem de uma maneira mais ou menos uniforme. 2. Sistemas de vo livre: os pontos de coleta dispem-se de maneira perifrica. 3. Sistemas de balano: a zona coletora de cargas situase na parte central.

12.1. Conceituao
A escolha de materiais, mtodos de construo e disposio de formas e espaos procura do belo, do funcional e do seguro, marcaram a evoluo das construes, refletindo o nvel de conhecimento, desenvolvimento e cultura da sociedade. Devido ao crescimento demogrfico e concentrao urbana processadas neste sculo, a construo passou pelo fenmeno de sua verticalizao. Conceitualmente, os sistemas estruturais verticais tem como principal funo coletar as cargas de planos horizontais dispostos uns sobre os outros e transmiti-los as bases. Devido a sua extenso em altura a estabilizao lateral uma componente essencial no projeto deste tipo de sistema estrutural . A necessidade de uma planta flexvel em cada pavimento implica numa reduo dos elementos verticais de transmisso de cargas, tanto em seo quanto em quantidade.

30

12.2. Introduo
A revoluo industrial gerou o crescimento exagerado das cidades. A falta de espao horizontal solucionada com a construo vertical edifcios de andares mltiplos. Muitos arquitetos e urbanistas defendem a cidade vertical como sendo a soluo para os problemas urbansticos modernos. Concentrao da rea edificada e liberao de espao para reas verdes, organizao de trfego urbano, etc. No mundo inteiro os planejadores urbanos manifestam a preocupao de organizar a distribuio dos edifcios altos procurando compatibiliz-los com : Topografia A malha urbana existente As edificaes mais antigas As disponibilidades de infra-estrutura viria e de servios

metros de altura e uma cpula com 31 metros de dimetro, construda em 532. Na arquitetura gtica a Catedral de Milo com altura de 100 metros. Na arquitetura renascentista a Catedral de Florena e a Igreja de So Pedro, esta com 136 metros de altura. Situa-se no sculo XIX o incio da construo dos grandes edifcios modernos.

12.4. Os Edifcios Modernos


Os grandes arranha-cus surgem quando resolvido o problema de transporte vertical e materiais mais resistentes so produzidos. Os primeiros edifcios altos so em alvenaria. O maior de todos Monadnock Building de Chicago construdo em 1891 com 16 andares e paredes de mais de 2m de espessura. A grande revoluo arquitetnica que se consolidar no sculo XX deflagrada com a construo em 1883 de um edifcio totalmente em estrutura metlica, o Edifcio Home Insurance, em Chicago, com 10 andares. As novas solues, separam as funes de sustentao das de diviso. As paredes do lugares aos pilares isolados.

12.3. Histria dos Edifcios Altos


Farol de Alexandria com 100 metros de altura construdo em alvenaria, dois sculos antes de Cristo. Templo de Todai Ji, Japo, com 94 metros de altura construdo em madeira, no ano de 974. Na arquitetura romana os inmeros aquedutos, como o de Segvia com 30 metros de altura, o Pantheon de Agripa, com 46 m construdo no ano 120. Na arquitetura bizantina as Igrejas de So Marcos em Veneza e a de Santa Sofia em Constantinopla com 55
31

A soluo do problema de circulao vertical faz com que a altura dos edifcios cresa rapidamente 13 andares em 1883 20 andares em 1891 29 andares em 1896 60 andares em 1913 ( Woolworlh Building) 100 andares em 1931 ( Empire State Building) 110 andares em 1960 ( World Trade Center)

Somente um perfeito trabalho em equipe pode produzir o atendimento simultneo e coerente dos requisitos de : Distribuio espacial interna. Flexibilidade dos espaos propostos. Integrao dos diversos mecnicos e hidrulicos. sistemas eletro-

Torna-se imperiosa uma correta concepo estrutural, a estrutura representando a sntese das solues propostas. O processo de interao estrutura arquitetura deve dominar toda a etapa inicial da concepo do edifcio, a partir do conjunto de sistemas estruturais bsicos, que sozinhos ou combinados, proporcionam ilimitadas possibilidades de soluo para os problemas arquitetnicos funcionais suscitados.

No Brasil podemos citar os edifcios altos em concreto armado: Banco do Estado de So Paulo com 34 andares, em 1946. Edifcio Itlia com 45 andares, em 1956 e durante algum tempo o mais alto do mundo em concreto.

12.5. Tipologia dos Edifcios Altos


justamente na concepo de Edifcios Altos que se torna mais evidente a indispensvel harmonia entre o trabalho do arquiteto, criador da obra, com os demais profissionais envolvidos na concepo e construo: Estruturas Solos e Fundaes Hidrulico e Saneamento Climatizao Comunicao Circulao Vertical

12.6. Sistemas Estruturais Usuais


A necessidade de se transmitirem as foras horizontais ao solo, alm das verticais, limita bastante as opes em relao ao tipo de sistema estrutural a ser utilizado em Edifcios Altos. A escolha tambm tem a ver com o tipo de ocupao do edifcio. Edifcio Residenciais Edifcios Comerciais Edifcios de Uso Misto Edifcios para Garagens

32

Nos edifcios residenciais, apartamentos e hotis, as paredes divisrias so permanentes o que exige que a disposio das vigas, pilares e paredes estruturais sejam embutidas nas alvenarias. A deciso final sobre o sistema estrutural ser funo de fatores econmicos mas respeitando-se a capacidade da estrutura em resistir s foras horizontais. No Brasil existe um tendncia de utilizar tetos com vigamentos e lajes com vos pequenos. Atualmente tem se procurado fazer as lajes com vos maiores e com poucas vigas. Nos edifcios comerciais , onde as paredes divisrias podem ser removidas, exige-se a construo de forros falsos para a passagem de tubulaes, refrigerao, etc. Nestes edifcios onde os vos entre pilares costumam ser maiores, o uso de teto liso sem vigamento em geral anti econmico. Uma soluo que se tem mostrado atraente a utilizao de grelhas e lajes macias de pequena espessura. Nos edifcios para garagens , os ps-direito devem ser menores, e a preferncia recai nos tetos sem vigamento. Utiliza-se muito as lajes nervuradas. No existe um limite exato a partir do qual as foras horizontais possam influir mais do que as foras verticais na escolha do sistema estrutural. Uma boa indicao dada pelas prprias Normas Brasileiras que dizem: A ao do vento deve ser considerada obrigatoriamente no caso de estruturas com ns deslocveis, nas quais a altura seja maior que quatro vezes a largura menor, ou em que, numa dada direo, o nmero de filas de pilares seja inferior a quatro.

33

Вам также может понравиться