Вы находитесь на странице: 1из 19

Universidade Federal do Paran Curso de Engenharia Industrial Madeireira

ELEMENTOS ORGNICOS DE MQUINAS I AT-096 AT-

M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br

MATERIAIS

MATERIAIS
INTRODUO: Todos os projetos um dia tero que ser construdos, seno perde-se o sentido de se projetar. Uma etapa importante dos projetos quanto a seleo dos materiais.
Material: A B ?

Projeto de uma garra para movimentao de toras de madeira

MATERIAIS
INTRODUO: Na construo de componentes especficos ou mquinas complexas necessrio a utilizao de alguns materiais. Desta forma, o conhecimento aprofundado destes materiais se torna indispensvel. Dentre os principiais materiais utilizados esto:

No-metlicos, Metlicos.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: Sua utilizao vem aumentando muito nos ltimos anos. As principais vantagens buscadas so, baixo peso, resistncia a corroso, resistncia a alta temperatura, resistncia dieltrica e relativa facilidade de fabricao.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: O custo pode variar muito comparado aos metais. Existe basicamente trs categorias gerais de materiais no-metlicos de interesse geral: Polmeros, Cermicas, Compsitos. Outros.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS A palavra polmero significa muitas partes. Os polmeros so molculas orgnicas de cadeias muito longas baseadas em molculas de carbono. Podendo ser naturais ou artificiais (sintetizados).

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS

Exemplo da distribuio das cadeias que formam um polmero

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS NATURAIS So os polmeros encontrados na natureza, no havendo a interveno do homem na sua sntese.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS NATURAIS
Lignina

Celulose

Madeira, material orgnico composto basicamente por celulose e lignina, ambas polmeros naturais.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS NATURAIS Outros polmeros naturais: Cera, Borracha natural, Protenas.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS ARTIFICIAIS Grande parte dos polmeros utilizados hoje nos projetos so sintetizados pelo homem. Suas propriedades podem ser feitas sob medida em uma larga faixa por copolimerizao com outros compostos ou pela formao de ligas com dois ou mais polmeros.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS ARTIFICIAIS

Produo de Polietileno a partir do petrleo

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS ARTIFICIAIS

Teflon - politetrafluoroetileno

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS Os polmeros podem ser classificados em duas classes: Termoplsticos, Termofixos (ou Termorgidos).

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS Termoplsticos So mais flexveis e podem ser repetidamente fundidos e solidificados. Termofixos (ou Termorgidos). Devido a ocorrncia de ligaes cruzadas, so mais resistentes e mais rgidos.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: POLMEROS Termoplsticos Ex.: Celulsicos, etilnicos, poliamidas, poliacetados, policarbonatos, Termofixos (ou Termorgidos). Ex.: Aminas, elastmeros, epxis, fenlicos, polisteres, silicones, uretanos.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: CERMICAS Estes materiais esto cada vez mais sendo utilizados na rea de engenharia. As cermicas de engenharia so tipicamente, compostas de elementos metlicos e no metlicos. Podem ser xidos simples de um metal, misturas de xidos metlicos, carbetos, boretos, nitretos entre outros.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: CERMICAS As principais propriedades destes materiais so: alta resistncia compresso, dureza elevada, resistncia qumica e altas temperaturas entre outras. Normalmente so formados por compactao de p e ento queimados, ou sintetizados para formar ligaes.

Para ajudar a proteger sua priv acidade, o PowerPoint impediu o download automtico desta imagem externa. Para baixar e exibir esta imagem, clique em Opes na Barra de Mensagens e clique em Habilitar contedo externo.

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: CERMICAS

Uma das etapas de produo da cermica e sua utilizao em um dispositivo para secagem de folhas de papel

10

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: COMPSITOS So materiais normalmente feitos pelo homem, consiste na combinao de algum material resistente e fibroso como fibras de vidro, carbono, ou boro coladas entre si em uma matriz de resina como epxi ou polister. Existe um composto natural muito importante: A madeira!

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: COMPSITOS Podem apresentar diversas caractersticas em funo de sua composio. Entre as principais caractersticas as que mais se destacam so a resistncia e o peso reduzido.

11

MATERIAIS
MATERIAIS NO-METLICOS: COMPSITOS

Exemplo de utilizaes de composto de fibra de carbono e fibra de vidro

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: Os metais constituem o mais importante grupo de materiais de construo devido variedade de aplicaes. O seu emprego crescente deve-se principalmente ao contnuo conhecimento que se tem adquirido de suas propriedades e do seu comportamento sob diversas condies de servio. Somando a estes, destaca-se o aperfeioamento das tcnicas de fabricao e do tratamento e o desenvolvimento de novas ligas metlicas.

12

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: O metal mais empregado hoje ainda o ferro e suas ligas, contudo outros metais como o alumnio, cobre, chumbo, zinco, estanho, nquel e magnsio so utilizados ou mesmo imprescindveis em muitas aplicaes. Outros metais como o cromo, tungstnio (filamentos de lmpadas), titnio (prtese de vlvulas cardacas e de fmur, implantes dentrios, etc) tambm merecem destaque.

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: Alguns metais se apresentam no estado puro na natureza, mas a maioria se apresenta combinado com outros elementos. Esses elementos combinados constituem os chamados minerais. Esses minerais podem ser encontrados isolados na superfcie da terra ou em conjunto com outros minerais. Chama-se "minrio" os minerais dos quais se podem extrair os metais, sendo que quando se apresentam em quantidades que permitem serem explorados economicamente formam as chamados "depsitos" ou ''jazidas".

13

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS:

Forma pura e combinada dos minerais, sendo estes encontrados em jazidas

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS:

Processamento do minrio visando a converso do metal puro ou liga

14

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS:

Formas comerciais de materiais metlicos

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: Uma definio simples para metal a que considera esse elemento "uma substncia qumica elementar com boa condutibilidade trmica e dieltrica, podendo ser opaca, lustrosa (refletora de luz) quando devidamente polida". Os metais tambm se caracterizam por apresentarem certo grau de ductibilidade e plasticidade e de serem mais pesados que outras substncias elementares.

15

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: Do ponto de vista prtico, as propriedades que tem maior importncia na engenharia so as mecnicas, aquelas que esto relacionadas com a resistncia que os materiais oferecem quando so solicitados por trao, compresso, toro, choque entre outras. Estas caractersticas so levadas em conta quando se projetada qualquer tipo de estrutura.

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: O tipo de material metlico a ser utilizado na fabricao de um determinado produto vai depender de diversos condicionantes do projeto. Entre estes pode-se destacar: a funo do produto ou de uma parte componente deste produto, as propriedades e caractersticas do metal para que suportem os esforos e condies de uso do produto, os fatores de ordem econmica de forma a se tornar vivel a fabricao deste produto com o metal que esta sendo especificado, entre outros.

16

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: De forma geral, os metais podem ser classificados em: Ferrosos e No-ferrosos.

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: METAIS FERROSOS Basicamente so os Aos e Ferros fundidos. Os metais ferrosos em sua maioria so ligas de Ferro e Carbono. Aos se caracterizam por possuir uma porcentagem de Carbono em suas ligas entre 0,008% e 2%. Os Ferros Fundidos possuem uma porcentagem de Carbono superior 2%.

17

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: METAIS FERROSOS

Partes construdas com metais ferrosos

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: METAIS NO-FERROSOS So metais que possuem em sua composio apenas tomos de Alumnio, Cobre, Zinco, Estanho, Nquel, Magnsio, entre outros. Existe a possibilidade de produzir ligas destes materiais.

18

MATERIAIS
MATERIAIS METLICOS: METAIS NO-FERROSOS

Exemplos de utilizao de alumnio, cobre e uma liga de magnsio na produo de elementos e mquinas

MATERIAIS
MATERIAIS: Desafio: Buscar 3 polmeros naturais e 3 artificiais utilizados em projetos de mquinas. Propor o tipo de material a ser utilizado nas seguintes situaes: Estrutura residencial e industrial, buscando priorizar o conforto trmico e acstico. Peas de motores automotivos, Partes componentes de um planador, Partes componentes de um foguete espacial.

19

Вам также может понравиться