Вы находитесь на странице: 1из 5

A UU AL A A L

O nascimento do Brasil
a aula anterior, vimos que muitas novidades chegaram Europa nos sculos XV e XVI. Vimos tambm que, nessa poca, a Amrica foi conquistada e passou a fazer parte do mundo ocidental. Logo no incio da colonizao, as Coroas portuguesa e espanhola tiveram atitudes diferentes em relao ao Novo Mundo (a Amrica). Os espanhis avanaram para o interior em busca de ouro e prata - o que de fato conseguiram, por meio de uma verdadeira guerra de conquista. J os portugueses preferiram ocupar uma pequena faixa de terra e ficaram arranhando o litoral, como caranguejos, segundo um cronista da poca. E, nessa rea, foram os primeiros a introduzir a escravido na Amrica. Nesta aula vamos buscar compreender como e por que a escravido, que entre os europeus praticamente havia desaparecido, renasceu com tanta fora na Amrica portuguesa.

MDULO 1

Nesta aula

Coroa: palavra que quer dizer poder real ou monarquia.

Do escambo escravido
Em suas terras da Amrica, durante as primeiras dcadas do sculo XVI, Portugal apenas estabeleceu feitorias , que eram pontos de armazenagem e troca de mercadorias. E, como os metais preciosos no foram logo encontrados, as atenes se voltaram para uma madeira muito procurada, que servia para tingir tecidos na Europa: o pau-brasil , que os ndios chamavam de ibirapitanga . Com o desenvolvimento do comrcio do pau-brasil, os comerciantes portugueses passaram a utilizar a prpria organizao social dos povos nativos. Para isso, os negociantes de pau-brasil - na poca, chamados de brasileiros - aprenderam a lngua dos nativos e fizeram alianas com seus chefes. Desse modo conseguiram que os chefes destacassem seus homens para cortar e transportar o pau-brasil. Em troca, forneciam objetos valorizados pelos nativos: espelhos, tecidos, miangas, utenslios de ferro para agricultura e at armas. Esse tipo de troca chamava-se escambo . A presena cada vez maior dos franceses, que tambm se aliaram aos indgenas, fez Portugal perceber a necessidade de ocupar definitivamente suas terras na Amrica.

A U L A

O Tratado de Tordesilhas
Pelo Tratado de Tordesilhas, que Portugal e Espanha assinaram em 1494, com apoio da Igreja Catlica, a Amrica passou a ser dividida entre esses dois pases. Mas o rei francs no reconhecia esse tratado e permitiu que os corsrios do seu pas continuassem a explorar o pau-brasil. Para conter a ameaa francesa, Portugal tratou de iniciar o processo de colonizao das terras brasileiras. Em 1530, foi enviada para a Amrica a expedio colonizadora de Martim Afonso de Souza, que, depois de fazer o reconhecimento da costa desde o cabo So Roque at o rio da Prata, estabeleceu-se no atual estado de So Paulo. Ali fundou, em 1532, a primeira vila portuguesa na Amrica, que recebeu o nome de So Vicente.

O meridiano do Tratado de Tordesilhas cortava a Amrica do Sul, deixando apenas a pequena rea da direita para Portugal. O pontilhado mostra a rota de Martim Afonso de Souza.

A Coroa portuguesa resolveu estimular o cultivo da cana e a produo do acar em terras do Brasil. Colonos portugueses haviam obtido sucesso com esse tipo de produo nas ilhas do Atlntico mais prximas dos continentes europeu e africano, usando em suas propriedades trabalhadores escravos levados da frica. Os portugueses conheciam, portanto, a tecnologia necessria para a construo de engenhos de acar, relativamente complexa para a poca. E tambm sabiam aproveitar-se dos conflitos entre povos africanos, conseguindo com isso trabalhadores escravos. Os cativos eram adquiridos por meio de troca com comerciantes africanos. Resolveu-se, ento, adaptar esse modelo Amrica. A Coroa estimulou a vinda de colonos portugueses com cabedal, isto , recursos para montar um engenho. Esses colonos procuraram aliar-se aos nativos para garantir a prpria segurana e conseguir trabalhadores cativos.

A escravizao indgena
A princpio, os colonos fizeram alianas com os ndios para garantir a prpria segurana e conseguir mo-de-obra para a difcil empresa de preparar as plantaes. Com o crescimento dos engenhos, os colonos passaram a incentivar os indgenas a atacar aldeias rivais em busca de escravos. Os moradores de So Vicente tornaram-se fornecedores de escravos para os engenhos atacando at os ndios cristianizados das misses dos jesutas.

A U L A

A regio da grande lavoura


Foi assim que, no litoral da Amrica portuguesa, consolidou-se uma regio mercantil e escravista, transformada no ponto de partida para o Brasil de hoje. O corao dessa regio era o litoral do atual Nordeste, especialmente Pernambuco e Bahia. Recife e Salvador tornaram-se portos importantes para a sada do acar exportado e a entrada de escravos africanos e produtos europeus. O plantio da cana aumentava, derrubando florestas e espantando os animais. Os engenhos produziam plena carga, quase tudo com trabalho escravo. Ali a cana colhida pelos cativos era beneficiada, transformando-se em cachaa, melao, rapadura e acar.

Na poca do Brasil colonial, os engenhos de acar produziam a todo o vapor.

Nessas grandes propriedades que eram os engenhos, os escravos trabalhavam de sol a sol. Eles tambm abriam caminhos para o transporte de cana, faziam esse transporte e empregavam sua prpria fora para movimentar as moendas. Os bois e a gua tambm eram usados para movimentar as moendas, que faziam parte do setor de beneficiamento, localizado numa parte do engenho chamada casa-do-engenho.

A U L A

A trabalhavam pessoas assalariadas que conheciam as tcnicas de produo do acar. Mais tarde, essas tcnicas tambm foram aprendidas pelos escravos. O senhor de engenho morava junto com sua famlia na casa-grande, onde trabalhavam os escravos domsticos. No final do dia, os escravos que estavam nas plantaes eram recolhidos s senzalas, onde ficavam at o reincio do trabalho. O engenho de acar compreendia uma moenda , onde se moa a cana e se obtinha o caldo (garapa), e uma caldeira , na qual o caldo era fervido para que toda a gua evaporasse. No tendal das forcas e na casa de purgar , completava-se o processo. O engenho era tambm o centro administrativo, poltico e social da fazenda. Dali, o Senhor controlava a produo, recebia os compadres e batizava-lhes os filhos, comandava a mulher, seus prprios filhos e netos, enfim, todos aqueles que viviam s suas expensas. Da casa-grande, partiam as principais decises da poltica local e colonial. No final do sculo XVI, o escravo africano havia se tornado a base da expanso das plantaes de cana-de-acar no Nordeste. No litoral nordeste do Brasil, Portugal deu incio Afro-Amrica que, depois, se expandiu para outras reas da Amrica colonial. Portugal consolidou tambm o Pacto Colonial, protegendo suas colnias e impedindo-as de fazer comrcio com outros pases.

METRPOLE

Manufaturas

Escravos

As colnias s poderiam produzir o que a Metrpole desejasse, s poderiam vender seus produtos aos mercadores metropolitanos, que tambm seriam os seus nicos fornecedores.

Este quadro uma simplificao do que ocorria com o Pacto Colonial. A Metrpole enviava produtos manufaturados para a Colnia e comandava o trfico de escravos. J a Colnia era obrigada a comercializar toda sua produo apenas com os representantes da Metrpole.

PACTO COLONIAL
COLNIA

Matrias-primas

Gneros

tropicais

A lavoura de exportao no parava de crescer no Brasil colonial, passando a exigir cada vez mais terras e mais escravos. As fortunas acumuladas no comrcio colonial foram se transformando, sem parar, em escravos e engenhos - que eram a fonte de todo o prestgio no mundo colonial. Comeava a se formar uma sociedade ao mesmo tempo mercantil e aristocrtica, baseada principalmente no trabalho escravo, ou seja, uma sociedade escravista.

O tempo A U L A no pra

Relendo o texto
Leia mais uma vez o texto da aula. Sublinhe as palavras que no entendeu e procure ver o que elas significam, no dicionrio ou no vocabulrio da Unidade. 1. Releia Do escambo escravido e faa o que pedido a seguir. a) Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas. b) Identifique uma razo para o incio da ocupao definitiva das terras brasileiras pelos portugueses. c) Explique por que os portugueses usaram a cana-de-acar para colonizar o Brasil. Releia A regio da grande lavoura e: a) Descreva um engenho colonial do Brasil, no final do sculo XVI. b) Explique como funcionava o Pacto Colonial. D um novo ttulo a esta aula.

Exerccios

2.

3.

Fazendo a Histria
Leia este documento com muita ateno.

Servem ao senhor do engenho, em vrios ofcios - alm dos escravos de enxada e foice que tm nas fazendas e na moenda, e fora os mulatos e mulatas, negros e negras da casa, ou ocupados em outras partes barqueiros, canoeiros, calafates, carapinas, carreiros, oleiros, vaqueiros, pastores e pescadores (...) So finalmente necessrias, alm das senzalas dos escravos, e alm das moradas do capelo (...) uma capela decente com seus ornamentos e todo o aparelho do altar, e umas casas para o senhor do engenho (...) e o edifcio do engenho, forte e espaoso, com as mais oficinas e casa de purgar (...)
Fonte: Andr Joo Antonil - Grandeza e Opulncia do Brasil por suas 1711. drogas e minas - 1711

Agora compare sua descrio do engenho, feita a partir da releitura do item A regio da grande lavoura , com a descrio acima, feita por Antonil em 1711. O que voc aprendeu de novo a partir da leitura desse texto escrito no sculo XVIII?

Вам также может понравиться