Вы находитесь на странице: 1из 25

INSTITUTO DE EDUCAO

MANUAL DE: ESTGIO ESCOLAR E ATIVIDADE ACADMICO-CIENTFICO-CULTURAL (AACC)

LICENCIATURA EM CINCIAS BIOLGICAS

2011

APRESENTAO Este manual tem como objetivo principal auxiliar voc a cumprir o estgio escolar obrigatrio e as Atividades Acadmico Cientfico Culturais tambm previstas na matriz curricular de seu curso. Aqui voc tambm encontra instrues para aproveitar melhor essa oportunidade e construir o seu futuro profissional. ORIENTAES O estgio uma atividade obrigatria e indispensvel para a formao acadmica. Foi institudo pela lei 6.494/77, regulamentada pelo decreto 87.497/82 e previsto na LDB 9394/96, em seu artigo 82. Est previsto na matriz curricular da Universidade Bandeirante Brasil, desde a primeira srie de cada curso, tal como a atividade acadmico- cientfico-cultural (AACC). 1- DIRETRIZES GERAIS DAS ATIVIDADES DE ESTGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA 1.1. O Projeto Pedaggico dos cursos de Licenciatura em Cincias Biolgicas, Qumica, Fsica, Geografia, Histria, Letras, Filosofia, Matemtica prev na sua matriz curricular o atendimento das exigncias definidas pela legislao, especialmente a Resoluo do CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, que institui a durao e a carga horria dos cursos de licenciatura, de formao de professores da Educao Bsica em nvel superior. O Estgio corresponde ao espao de integrao terico-prtica do currculo e s atividades de aproximao do futuro professor realidade social e pedaggica do trabalho educativo. Constitui em fonte de pesquisa cientfica capaz de proporcionar aos alunos as condies necessrias para a produo de informaes. Contribui para a divulgao de dados cientficos, atividades culturais e projetos do curso e da Instituio. Compreende um universo de atividades que envolvem a prtica educativa, no mbito da cultura profissional e da cultura geral, em torno de questes educacionais, culturais, estticas e ticas. Essas atividades esto presentes desde o primeiro ano do curso, sendo entendidas como parte do eixo articulador do currculo, constituindo um projeto interdisciplinar de formao do profissional da Educao. OBJETIVOS DO ESTGIO NAS LICENCIATURAS Promover o contato com meios e recursos diversificados capazes de contribuir para a formao profissional da educao. Inserir o aluno no contexto do sistema escolar; Propiciar ao licenciando o aprender a ser professor; Iniciar o aluno nas atividades de ensino/aprendizagem e de pesquisa da sala de aula, incluindo sua participao na preparao de aulas, entre outras. Possibilitar ao aluno um saber profissional, crtico e competente, que permita no s compreender a escola enquanto realidade concreta, mas tambm recri-la;

1.2.

1.3.

1.4.

22.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5.

2.6.

Propiciar ao licenciando experincias que o levem a se descobrir como conhecedor e propagador de cultura e formador de pessoas crticas e questionadoras.

3 - DO CUMPRIMENTO O estgio e as Atividades Acadmico-Cientfico-Culturais devero ser realizados no decorrer do curso em horrio diferente do destinado s aulas, conforme legislao, normas e prazos. Somente sero considerados cumpridos aps a realizao das seguintes etapas: - preenchimento da ficha de registro do estgio escolar (anexo 2) e fichas de controle de AACC (anexo 4) - conferncia e assinatura datada pelos professores indicados. Os docentes que faro a conferncia e a validao so das seguintes disciplinas: Srie 1a 2a 3a Disciplina Teorias e Prticas da Educao Estrutura e Funcionamento da Educao Metodologia do Ensino de Cincias e Biologia

- confeco do relatrio eletrnico (digitao do estgio e das atividades no sistema da intranet pelo prprio aluno) no perodo estipulado e divulgado pela UNIBAN atravs do Calendrio Acadmico que consta na intranet. Ateno : 1 - A realizao do estgio e das AACC de inteira responsabilidade do aluno em todas as suas etapas. 2- O aluno transferido de outra Instituio e que no apresentar documentao comprobatria, via histrico escolar, da realizao do estgio e/ou dessas atividades dever tambm cumpri-los.

4. REALIZAO DO ESTGIO 4.1. O estgio cumpre etapas, nas quais so observadas a evoluo da aprendizagem tericoprtica, estabelecendo um processo dirigido que parte de atividades mais simples at as mais complexas. 4.2. Unidade entre teoria e prtica: A orientao para a prtica ser de todas as disciplinas, considerando que mesmo as disciplinas consideradas tericas tm a finalidade de luminar a realidade. 4.3. Atividades em sala de aula em escolas pblicas ou particulares da rede de ensino da educao bsica. Atividades que compreendem o contato direto com a classe, em situao docente-discente, abrangendo as modalidades de observao e participao, podendo ser opo do estagirio dedicar-se apenas observao. 4.4. Em conformidade com a Resoluo do CNE/CP 2 de 19 de fevereiro de 2002, no Art. 1, pargrafo nico. Os alunos que exeram atividade docente regular na educao bsica podero ter reduo da carga horria do estgio curricular em at o mximo de 200 (duzentas) horas, desde que a atividade exercida seja compatvel com a licenciatura cursada.

Obs: para se obter a reduo, nos termos da Resoluo acima, deve ser apresentado o registro da experincia profissional atravs de anotaes efetivadas pelo Diretor da Escola, carimbo e assinatura na Ficha de Registro. 4.5. O planejamento, a preparao e a execuo constituem responsabilidade do aluno e a avaliao pode ser expressa pela instituio concedente, indicando se o estgio foi cumprido satisfatoriamente ou no. 5. CARGA HORRIA DO ESTGIO ESCOLAR A carga horria prevista est assim distribuda na LICENCIATURA EM CINCIAS BIOLGICAS: a) 1 ANO: cumprir 100 (cem) horas em instituies que mantm classes dos quatro ltimos anos (6 a 9 ano) do ensino fundamental, em contato direto com a atividade docente. Estgio de Observao. b) 2 ANO: cumprir 150 (cento e cinqenta) horas distribudas em 75 (setenta e cinco) horas nos quatro ltimos anos do ensino fundamental e 75 (setenta e cinco) horas no ensino mdio, em contato direto com a atividade docente. Estgio de Observao ou Participao. c) 3 ANO: 150 (cento e cinqenta) horas em instituies que mantm classes do Ensino Mdio, em contato direto com a atividade docente. Estgio de Observao, Participao ou Docncia.

Sries/Carga horria Estgio

100 150 150

6. ESPECIFICAO DO ESTGIO 6.1. EXECUO DO ESTGIO O aluno dever entregar a carta de apresentao (anexo 1) para a concedente de estgio devidamente preenchida e assinada pela coordenao pedaggica. Durante a realizao do estgio dever preencher regularmente a Ficha de Registro do Estgio, (anexo 2) para que possa apresentar escola e/ou UNIBAN, quando solicitado. 6.2. LOCAIS DE REALIZAO DO ESTGIO Em conformidade com a programao das diversas disciplinas e por opo do aluno, as atividades podero se desenvolver: Em escolas pblicas, estaduais e municipais. Em escolas particulares, com autorizao legal para funcionamento expedida pelo rgo competente da SEE.

7 DAS RESPONSABILIDADES DO CORPO DISCENTE Respeitar a hierarquia da concedente, obedecendo e contribuindo nas determinaes e normas locais;

Zelar e ser responsvel pela manuteno das instalaes e equipamentos utilizados durante as atividades; Representar, de maneira responsvel, a UNIBAN; Manter sigilo sobre o documental de uso exclusivo da concedente; Estar atento a irregularidades que possam acontecer na prtica das atividades, seja no cumprimento do contrato de estgio ou em relao observncia dos princpios ticos da profisso, comunicando-as Universidade. Registrar na Ficha Controle, todas as atividades e estgios curriculares realizados durante o ano letivo e entregar ao professor indicado para comprovao da realizao dos estgios e AACC. Entregar relatrio, quando solicitado pela Instituio de Ensino ou Concedente de Estgio. Digitar os Estgios e as Atividades-Acadmico-Cientfico-Culturais na Intranet durante o perodo estipulado pela Instituio; Cumprir as normas do Estgio com interesse, tica e dedicao; Cumprir com rigor o perodo estabelecido para a realizao das atividades de Estgio e AACC.

AACC - ATIVIDADES ACADMICO-CIENTFICOCULTURAIS


So atividades de participao em experincias de mbito cultural, acadmico e cientfico. Atividades prticas que se desenvolvem no apenas no interior da escola, mas ainda em outros ambientes educativos/culturais. Consistem em atividades de contato com a diversidade de prticas culturais, estticas e ticas que envolvem a prtica educativa, tais como: visitas a instituies educativas e a espaos culturais, feiras culturais, monitorias, oficinas pedaggicas, oficinas culturais, palestras, congressos, simpsios, jornadas educativas e culturais dentro e fora da Universidade, debates, encontros culturais e outras atividades relacionadas com o Curso. Objetivos: a) Compreender a relao entre Cultura e Educao; b) Perceber a importncia da formao cultural para a prtica docente; c) Participar de experincias de mbito acadmico e cientfico que se desenvolvem no apenas no interior da escola, mas tanto quanto em outros ambientes educativos/culturais; d) Promover o envolvimento do aluno em atividades complementares ao desenvolvimento da matriz curricular. Carga horria das Atividades Acadmica-Cientfico-Cultural A carga horria prevista est assim distribuda: I 200 horas de Atividades Acadmico-Cientfico-Cultural, a mesma para todos os cursos, com atividades organizadas conforme Tabela de Equivalncia que consta no final deste Manual. Srie 1a 2a 3a Carga Horria 100 50 50 Ateno: 1.As atividades devero ser validadas por meio de registro na Ficha de Registro de AACC. O aluno responsvel por esse procedimento, devendo providenci-lo. 2.Todas as atividades registradas na Ficha de Registro devem ser discriminadas quanto ao teor e data, havendo atribuio diferenciada do nmero de horas, conforme Tabela de Equivalncia. (ANEXO 3) 3.Cabe ao professor designado a conferncia e a validao dos registros. 4.Os docentes que faro a conferncia e a validao foram mencionados no item 3 do cumprimento. OBSERVAES IMPORTANTES: 1. Respeitar rigorosamente o nmero de vezes que cada atividade pode ser repetida ao longo do ano letivo (em negrito na tabela: anexo 3). Qualquer atividade realizada no horrio de aula no valer como crdito, exceto a Jornada da Educao realizada na Uniban. 2. As dvidas sobre a validao de determinadas atividades devem ser ANTECIPADAMENTE esclarecidas com o PROFESSOR. 3. Folders e panfletos de divulgao de eventos ou locais de exposies no sero validados.

(ANEXO 1) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE BRASIL Instituto de Educao

So Paulo, ____ de _________________ de 20___ Ilma. Sr(a)._________________________________________________________________

Diretor(a) Escola____________________________________________________________

A realizao dos estgios para a formao docente, alm de uma exigncia legal (Lei 9394/96 art.65 e Parecer CNE 744/97), uma necessidade pedaggica, que vai possibilitar ao aluno, futuro professor, construir relaes entre teoria e prtica.

Neste sentido, gostaramos de solicitar sua cooperao, autorizando o(a)

nosso(a)

aluno(a) ____________________________________________________RA:______________ do curso de Licenciatura em CINCIAS BIOLGICAS da UNIBAN, campus __________________ a realizar estgio no estabelecimento de ensino sob a sua responsabilidade.

Contando com sua valiosa colaborao, desde j agradecemos, colocando-nos a disposio para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Carimbo e assinatura do Coordenador - UNIBAN

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE BRASIL (ANEXO 2) Ficha de Registro do Estgio Escolar Nome do estagirio Data de Nascimento Curso DATA HORRIO TOTAL RA: ____/____/____ Cidade Habilitao Ano ATIVIDADE E/OU ASSUNTO Estado Turma SRIE Visto do Professor

DATA

HORRIO TOTAL

ATIVIDADE E/OU ASSUNTO

SRIE

Visto do Professor

TOTAL DE HORAS DESTA FICHA: (Campo a ser preenchido pela UNIBAN)

Carimbo da Escola

Assinatura e carimbo da Direo da Unidade Escolar

Assinatura do Docente Responsvel pela Conferncia - UNIBAN 10

TABELA DE EQUIVALNCIA DAS ATIVIDADES CIENTFICO-CULTURAIS (ANEXO 3) ATIVIDADE Participao em: oficinas pedaggicas, cursos de extenso, congressos, palestras e cursos on-line. A carga atribuda ser a mesma que consta no certificado. Visitas a museus, feiras e espaos culturais, incluindo Estao Cincia e Catavento. A carga horria ser de 3 horas por espao visitado. (at 6 visitas) Teatro = A carga horria ser de 3 horas por pea. (at 6 peas) Cinema (desde que o filme seja objeto de estudo de um docente que dever informar Coordenao) A carga horria ser de 3 horas por filme.(at 4 filmes) Participao em grupos de estudo, pesquisa ou Iniciao Cientfica desde que orientada por um docente da Uniban que enviar a relao de alunos que efetivamente participaram para a Coordenao que far o registro. Participao OBRIGATRIA na JORNADA DA EDUCAO da UNIBAN: participao em palestras e desenvolvimento de oficinas. O Professor Responsvel far o registro da carga horria a ser atribuda. Participao em atividades voluntrias direcionadas a projetos educacionais e de valorizao cultural e integrao comunitria, tais como: Festas Juninas, Dia da Famlia, Feira de Cincias. A carga horria atribuda a cada atividade de 12 horas (at 04 eventos) Estudos do meio e visitas tcnicas (previamente autorizadas pelo Instituto de Educao) desde que realizados sob superviso de um docente da Uniban que dever validar as Fichas de Controle e Registro. A carga horria ser a critrio do professor sendo no mximo 12 horas para cada atividade. (at 04 eventos) Participao no Projeto Escola da Famlia, devidamente validado pelo Diretor da Unidade Escolar Exerccio de Monitoria aprovada pela Universidade. O Coordenador far o registro. CARGA HORARIA MXIMA DE AT 80

18 18 12

40

20

48

48

100 40

11

(ANEXO 4) FICHA DE REGISTRO/ CONTROLE AACC (Atividades Acadmicas Cientficas e Culturais)

CADA CONJUNTO CORRESPONDENTE.

DE

ATIVIDADE

POSSUI

UM

FORMULRIO

ATENO AO REGISTRAR A ATIVIDADE NO FORMULRIO CORRETO. OS FORMULRIOS DEVEM SER IDENTIFICADOS COM O NOME E RA DO ALUNO

12

1- Participao em: oficinas pedaggicas, cursos de extenso, congressos, palestras e cursos on-line. A carga atribuda ser a mesma que consta no certificado. Carga horria mxima: 80 horas (poder ser colado uma xerox reduzida do comprovante ou, aps a transcrio dos dados, o professor responsvel far a validao) Nome e RA do aluno (a) Atividade:

Carga horria atribuda: _________ horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Atividade:

Carga horria atribuda: _________ horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

13

2 - Visitas a museus, feiras e espaos culturais. A carga horria ser de 3 horas por espao visitado. Carga horria mxima: 18 horas (at 6 visitas. O ingresso/ticket poder ser colado ou ento carimbado no local visitado). Nome e RA do aluno (a)

1 Atividade: Data: _____ / _____ / _____

2 Atividade: Data: _____ / _____ / _____

3 Atividade: Data: _____ / _____ / _____

Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / ____ / _____

14

Carga horria mxima: 18 horas (at 6 visitas. O ingresso/ticket poder ser colado ou ento carimbado no local visitado). Nome e RA do aluno (a)

4 Atividade: Data: _____ / _____ / _____

5 Atividade: Data: _____ / _____ / _____

6 Atividade: Data: _____ / _____ / _____

Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

15

3- Teatro (a carga horria ser de 3 horas por pea). Carga horria mxima: 18 horas (at 6 peas. O ingresso/ticket poder ser colado ou ento carimbado no local visitado). Nome e RA do aluno (a)

1 - Data: _____ / _____ / _____

2 - Data: _____ / _____ / _____

3 - Data: _____ / _____ / _____

Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

16

Carga horria mxima: 18 horas (at 6 peas. O ingresso/ticket poder ser colado ou ento carimbado no local visitado). Nome e RA do aluno (a)

4 - Data: _____ / _____ / _____

5 - Data: _____ / _____ / _____

6 - Data: _____ / _____ / _____

Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

17

4 - Cinema (desde que o filme seja objeto de estudo previamente autorizado pelo Instituto de Educao). A carga horria ser no mximo 3 horas por filme. Carga horria mxima: 12 horas (at 4 filmes. O docente far a validao) Nome e RA do aluno (a) 1 Ttulo: Data: _____ / _____ / _____ Carga horria: 03 horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ 2 Ttulo: Data: _____ / _____ / _____ Carga horria: 03 horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ 3 Ttulo: Data: _____ / _____ / _____ Carga horria: 03 horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ 4 Ttulo: Data: _____ / _____ / _____ Carga horria: 03 horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

18

5- Participao em grupos de estudo ou pesquisa, desde que orientada por um docente da UNIBAN. Carga horria mxima: 40 horas (o professar orientador dever fazer a declarao) Nome e RA do aluno (a)

Carga horria atribuda: _________ horas

____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

19

6- Participao em atividades voluntrias direcionadas a projetos educacionais e de valorizao cultural e integrao comunitria, tais como: Festas Juninas, Dia da Famlia, Feira de Cincias. A carga horria atribuda a cada atividade de, no mximo, 12 horas. Carga horria mxima: 48 horas (at 4 eventos) Nome e RA do aluno (a)

Atividade 1: Local: Pblico alvo: Responsvel: Carga horria atribuda: _________ horas

Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______

Atividade 2: Local: Pblico alvo: Responsvel: Carga horria atribuda: _________ horas

Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

20

Nome e RA do aluno (a)

Atividade 3: Local: Pblico alvo: Responsvel: Carga horria atribuda: _________ horas

Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______

Atividade 4: Local: Pblico alvo: Responsvel: Carga horria atribuda: _________ horas

Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

21

7 - Estudos do meio e visitas tcnicas (autorizadas pelo Instituto de Educao) desde que realizados sob superviso de um docente da UNIBAN que dever validar a carga horria atribuda. A carga horria ser a critrio do professor sendo no mximo 12 horas para cada atividade. Carga horria mxima: 48 horas (at 4 eventos) Nome e RA do aluno (a) Atividade 1: Local: Carga horria atribuda: _________ horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Atividade 2: Local: Carga horria atribuda: _________ horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Atividade 3: Local: Carga horria atribuda: _________ horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Atividade 4: Local: Carga horria atribuda: _________ horas ____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

22

8- Participao no Projeto Escola da Famlia. Carga horria mxima: 100 horas (o Diretor da Unidade Escolar far o registro) Nome e RA do aluno (a)

Carga horria atribuda: _________ horas

____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

23

9- Exerccio de Monitoria aprovada pela Universidade. Carga horria mxima: 40 horas (o professor orientador far o registro)

Nome e RA do aluno (a)

Carga horria atribuda: _________ horas

____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

24

10 - Participao na JORNADA DA EDUCAO da UNIBAN: participao em palestras e desenvolvimento de oficinas. Carga horria mxima: 20 horas (o professor orientador far o registro)

Nome e RA do aluno (a)

Carga horria atribuda: _________ horas

____________________________________________ Assinatura e carimbo do responsvel Data: ____/ _____/ _______ Total de horas cumpridas: Visto do professor responsvel pela conferncia Data da conferncia: ____ / _____ / _____

25

Вам также может понравиться