Вы находитесь на странице: 1из 6

http://www.fontedosaber.com/administracao/o-futuro-da-administracao.

html O futuro da administrao Tambm deve ficar claro que uma necessidade, um desejo, do homem de falar alguma coisa sobre o futuro. Isso no pernicioso e no tem tambm qualquer caracterstica negativa. O que no se pode, a partir da ignorncia da maioria sobre as possibilidades da cincia, imbutir nessas previses premissas cientficas. Quando se faz isso, dentre outras coisas est-se demonstrando praticamente a prpria ignorncia sobre a cincia, seus limites e suas possibilidades, alm, naturalmente, da ignorncia de seus prprios estatutos e formas de procedimento.

O futuro da administrao uma aposta na capacidade do homem de ir alm da cincia. A cincia no tem resposta para tudo e seus prprios conhecimentos tm que passar pelo prprio crivo das reconstrues permanentes, porque os fatos e fenmenos do mundo mudam e outros surgem em seus lugares. Nem todos os problemas da administrao merecem a ateno da cincia, porque esto aqum ou alm de suas preocupaes e possibilidades. O futuro da administrao, portanto, uma conscientizao crescente de que muitos problemas so originrios de nossos desejos e, mesmo que se utilizem os conhecimentos cientficos para resolv-los, os gerentes estaro sozinhos para tomar suas decises. O futuro da administrao um futuro de solido de decises na multiplicidade de conhecimentos que estaro disponveis para reduzir a incerteza e aumento do potencial de se atingir os objetivos selecionados!

Futuros e Modismos

interessante notar nos textos gerenciais de fcil consumo uma preocupao muito grande em estar na moda, falar as palavras "mais atuais", enfim, dar uma noo de atualidade ao interlocutor de modo a impression-lo pelo continente, uma vez que isso denota um vazio de contedo facilmente perceptvel. A pobreza desses textos e discursos to notria que chegam mesmo s beiras do ridculo. Como os modismos tm influenciado demasiadamente os futuros da administrao, fundamental que os repassemos a limpo. O que um modismo? O que a moda? Do ponto de vista denotativo, a moda tudo aquilo que aceito ou usado pela maioria; de um ponto de vista estrutural-explicativo, uma vontade, fantasia ou capricho que preenche necessidades desejantes. Dessa forma, o modismo seria um idiotismo caprichoso.

O que marca os modismos sua efemeridade, sua obsolescncia, seu carter passageiro. Um exemplo disso far mais claro o que queremos mostrar. Hoje, entre a maioria dos consultores e gerentes, falar em commodity uma necessidade quase que vital.

Esses incautos ignoram o fato de esta palavra ser originria do portugus "comodidade" e que foi "inglesada" por necessidade, dada a inexistncia de similar nessa lngua h alguns sculos atrs. H muito tempo este termo existe, primeiro em portugus, depois em ingls, mas que a moda o revitalizou em ingls, deixando o termo em portugus em segundo plano, mesmo sendo mais pleno e exato em significados.

Isso significa, dentre outras coisas, que nem tudo o que o modismo nos apresenta algo realmente atual ou com direcionamento ao futuro. Alis, prprio do modismo a volta ao passado porque incapaz de produzir algo novo. Por isso dizemos que os modismos so idiotices caprichosas. Os inventores dos modismos, cremos ns, no produzem as idiotices com inteno de farsa ou de ludibriar seus consumidores. Pelo contrrio, por ignorncia do passado tm firmes convices de que esto produzindo a maior descoberta da histria, como se estivessem encurtando caminhos rumo ao futuro. Traduzindo em midos, a idiotice tanta que nem imagina que o futuro que proporcionam mais velho que o passado mais distante.

Temos que reconhecer que os grandes e graves problemas que as organizaes tm que enfrentar ultrapassam em muito a capacidade de se pensar as solues mais adequadas, dando vazo para o aceite de uma determinada tcnica ou ferramenta gerencial.

No entanto, devem ser pensadas as diversas circunstncias de uso e aplicao que esto por trs dessas mesmas tcnicas e ferramentas. Por exemplo, a reengenharia trouxe resultados interessantes para algumas empresas, mas foi um desastre para a maioria que a introduziu. Os sistemas de qualidade so mais devaneios insanos do que algo efetivo que traga mais benefcios para as organizaes. Se no houvessem compradores incautos, os modismos teriam um peso menor na aproximao do presente com o futuro.

O futuro na Administrao: A Organizao

A preocupao com o futuro no dia-a-dia da administrao pode ser vista quando da escolha de metas e objetivos. Todo objetivo nada mais do que uma projeo da situao atual da

organizao em relao a determinados aspectos. Se uma organizao apresenta uma previso de vendas de x unidades de um determinado produto, nada mais natural que seu objetivo neste particular seja de x unidades. O impacto que todo alcance ou no de objetivos exerce sobre uma organizao o que a aproxima ou no de um determinado ideal sempre inalcanvel, porque ser sempre re-feito, re-definido.

A organizao, pensada em termos de estrutura, processos e ambiente, produz uma dinmica capaz ou no de dar conta do futuro desejado. Se o futuro pretendido no for alcanado, o erro e/ou a iluso se manifestaram com grande relevncia. Erra-se quando se calcula mal o caminho ou o alvo pretendido; ilude-se quando os dados e informaes sobre os quais o futuro se baseou eram fictcios.

O Ambiente

Naturalmente que nenhuma previso da organizao se sustenta, se no houver pari passu tambm uma tentativa de previso do comportamento do ambiente. Dito de outra forma, qualquer previso de futuro da organizao tambm uma aposta em um determinado futuro do ambiente. Por mais bvio que isso possa parecer, o mximo de controle que se possa exercer sobre as variveis organizacionais no impede que o ambiente exera seus efeitos danosos, incertos e instveis. Qualquer mudana brusca do ambiente coloca em xeque o futuro pretendido e fora a sua redefinio. Para maior exatido sobre o comportamento do ambiente muitas organizaes tm inclusive se utilizado de filsofos, matemticos e outros profissionais, numa forma de ressuscitar os ideais platnicos.

O futuro do Futuro da Administrao

A preocupao com o futuro do futuro da administrao muito parecida com a clebre pergunta "Para onde caminha a humanidade?". As respostas que j foram ensaiadas e provavelmente as que ainda sero formuladas no passam de manifestaes de desejos, so vozes do inconsciente, como diria a psicanlise. Tambm dependem das circunstncias histricas seu aparato positivo ou negativo. Se as respostas forem dadas em momentos de crises agudas, o futuro tender a acompanhar a tendncia crtica; se for em perodo de crescimento, o futuro tender a ser positivo. perfeitamente compreensvel, tambm, que algumas respostas contrariem essa lgica. O fato que a previso de futuros tem se transformado em uma indstria altamente rentvel para os videntes e muitas vezes desastrosa

para os consulentes. De uma forma ou de outra, estaremos mais prximos do futuro quando compreendermos que o futuro ser mais ou menos brilhante dependendo do que fizermos hoje, que o futuro do futuro o futuro do presente. Nada mais.

Em direo ao Futuro...

Do futuro da administrao, nada se pode falar. Como dizia Wittgenstein, o grande filsofo alemo, "daquilo que no se pode falar, deve-se calar". Mas tanto o futuro como o passado no existem: aquele porque no se sabe se vai chegar, este porque j aconteceu. Na realidade, quando falamos do futuro estamos falando do presente, do presente que gostaramos que existisse, do presente que gostaramos de viver. O futuro no passa de uma manifestao de desejo, seja por fuga do presente, seja por busca de gozo duplicado. Essa busca desenfreada pelo futuro impedem os gerentes de ver e de viver o presente, de aprenderem a ter uma dimenso mais precisa de sua incompreenso, de suas limitaes e da beleza da precariedade de suas obras. Afinal, ainda somos to arrogantes quanto Taylor o foi, ainda somos to imprecisos quanto Rensis Likert e Chester Barnard o foram. Mas talvez ainda sejamos to desejosos de esperanas de um mundo ideal quanto o foi Plato e a sua cidade ideal, quanto Karl Marx com a sua sociedade comunista.

Nossa preocupao com a integralidade do homem tem crescido, como se pode atestar atravs das obras mais recentes sobre administrao e gerncia. As explicaes exclusivamente quantitativas a cada vez prescindem mais dos aspectos qualitativos dos fatos e fenmenos do mundo. Neste aspecto demos um passo alm ao ver um pouco mais frente de nossos narizes. Mas ainda continuamos limitados. Temos que aprender, se quisermos atingir o futuro, a olhar o mundo com mais de um olhar, com mais de um ngulo, com vrias vises simultaneamente, como se tivssemos a possibilidade de usar ao mesmo tempo vrios culos. Talvez os prprios culos no sejam os objetos mais recomendveis para isso. Pode at ser mesmo que seja preciso inventar algo novo que nos permita ver o invisvel e perceber o imperceptvel. Mas este um esforo solitrio para cada caso e solidrio, de compartilhamento de experincias, fracassos e sucessos. O que temos que fazer, se ao futuro quisermos chegar, deixar de agir como a figura mitolgica grega que, mesmo tendo dois olhos, no conseguia ver o presente, uma vez que um olho via o futuro e o outro, o passado. O passado oferece pistas de compreenso do presente e possibilita ensaios de futuro. Mas o

futuro fruto das decises de hoje. A cincia pode oferecer elementos para maior ou menor probabilidade de acertos dessas decises, mas nada alm disso ela poder oferecer, porque no existe deciso cientfica. Infelizmente, este o lado sombrio: a cincia oferece seus conhecimentos, disponibiliza-os a todos, mas as decises cada um tem que tom-las, cada a um a seu gosto, cada um de acordo com os seus sonhos e suas iluses, de acordo com seus desejos e suas necessidades, com suas possibilidades e limitaes.

... de olho no passado

O passado uma fonte inesgotvel de conhecimentos que, dentre outras coisas, nos impedem de tomar o velho como novo. So inmeros os casos em que, imaginando-se estar adentrando os meandros do futuro, somos jogados de volta ao passado, revivendoo, como dizia Karl Marx, seja em forma de farsa ou de tragdia. Se os fatos e fenmenos do mundo se repetem, devemos estar atentos para reviv-los a cada vez melhor; se no se repetem, devemos repelir qualquer tentativa de volta ao recomeo.

Este olhar retrospectivo no pode se limitar apenas aos textos de gesto, mesmo porque a maior parte do transcurso histrico o que hoje chamamos de administrao estava fundido com as outras reas do conhecimento modernas. Plato tinha um ideal de que todo governante, todo gestor, fosse, acima de tudo, um filsofo. E durante a maior parte da histria cultural do Ocidente foi a filosofia o bero primordial e fundamental dos conhecimentos, inclusive o gerencial.Ao entrar em contato com os textos de Aristteles, Santo Agostinho e Rousseau, por exemplo, tem-se uma impressionante similaridade dos assuntos e formas de trat-lo que para aqueles que nunca o leram e tirarem-lhes as identificaes poderiam ser perfeitamente confundidos com as obras atuais. E com uma "pequena" vantagem adicional: uma viso multiplica e convergentes dos problemas que enfrentaram e que serviram de referenciais imprescindveis para os "gigantes" do conhecimento atual, como Habermas, por exemplo.

O que deveramos aprender com o passado? Em primeiro lugar, aquela singeleza de tratamento dos fatos e fenmenos do mundo de forma integral, sem dividi-los em partes, conforme prega o mtodo cartesiano. A manuteno da idia de totalidade, de conjunto, de redes de conexes permite uma compreenso mais acurada ao mesmo tempo em que alude aos limites e efeitos nocivos da ao humana. Essa viso de totalidade permite que se tenha exatido da prpria limitao, por mais paradoxal que isso possa parecer.

Uma outra coisa que deveramos aprender com o passado a noo de radicalidade que a filosofia imprime sua forma de tratar seus problemas. Ser radical fundamental para quem tem algum compromisso com o conhecimento enquanto ferramenta fenomenal de transformao do homem e do mundo. Ir s razes das questes e das razes aos seus filamentos radiculares para s em seguida ascender s suas dimenses superiores. Esse tratamento integral homogneo em especificidade e importncia retoma o verdadeiro papel de produo de conhecimento que o passado proporciona e o futuro requer.

Talvez tenhamos aprendido demais a ponto de no perceber muito do que poderamos ter aprendido. O passado no um ba ou um garbage can model, de onde poderemos lanar mo e buscar a soluo de nossos problemas, mas pode ser uma alternativa altamente promissora para evitar que nossos pesadelos voltem a nos atormentar.

Вам также может понравиться