Вы находитесь на странице: 1из 2

Antes da implantao da pesquisa na prtica profissional, no contexto acadmico que a pesquisa se revela como potencialidade para o servio social,

, justamente neste contexto que se enfrenta o desafio de construir articulaes orgnicas, entre produo de conhecimento e a pratica profissional.

O assistente social antes de tudo deve ser pesquisador. A pesquisa privilegiada na profisso porque estimula a atividade investigativa na postura e no exerccio profissional.

Na trajetria histrica a profisso ao construir e reconstruir um legado terico estabelece dialogo critico com outras reas do conhecimento. Sendo assim a pesquisa uma importante interlocutora no campo das reflexes sobre a questo social e seu enfrentamento atravs da politica publica. Destacamos assim debates que so elaboradas a partir da pesquisa. A pesquisa de maneira alguma deve se prender apenas ao campo acadmico

necessrio que venhamos a romper com prtica versus teoria

Pesquisar o exerccio sistemtico de indagao da realidade observada, buscando conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato, com um fim determinado e que fundamenta e instrumentaliza o profissional a desenvolver mudanas significativas, no contexto em que se insere e em relao qualidade de vida do cidado.

O servio social como profisso scio-histrica tem em sua natureza a pesquisa como meio de construo de um conhecimento comprometido com as demandas especificas da profisso e com as possibilidades de seu enfrentamento.

PROFISSIONAL PROATIVO Ao mesmo tempo em que se coloca como uma possibilidade de objetivao da pratica profissional, a pesquisa representa um desafio permanente para os profissionais que pretendem ser crticos e propositivos no atual cenrio e em relao ao processo de formao profissional.

A pesquisa instiga a profisso sua superao

*...+ a pesquisa constitutiva e constituinte da prtica profissional do Servio Social, sendo determinada pela sua natureza interventiva e pela insero histrica na diviso sociotcnica do trabalho (BOURGUIGNON, 2005).

A prtica da pesquisa no Servio Social se pe como construo histrica que se processa na medida em que a profisso enfrenta as demandas sociais decorrentes do agravamento da questo social Atravs das suas organizaes representativas tem se mobilizado e se feito presente como sujeito politico diante das questes que afetam o exerccio profissional e a garantia dos direitos sociais no campo das polticas pblicas, bem como tem mantido importante interlocuo com os movimentos sociais da sociedade civil, ampliando seu potencial de enfrentamento das crises e transformaes do mundo contemporneo.

Вам также может понравиться