Вы находитесь на странице: 1из 3

15/11/11

F SICA

Geradores eltricos - Fsica - UOL Educao

Geradores eltricos

Curto-circuito, rendimento, potncia e equao


Paulo A ugusto Bisquolo* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Antes de falarmos em geradores eltricos, vamos imaginar um poo em um stio e o desejo de bombear a sua gua. Para isto necessria uma bomba de suco que tem por finalidade criar uma diferena de presso entre os pontos do encanamento. Esta diferena responsvel por colocar a gua em movimento podendo, assim, ser armazenada em uma caixa d'gua. claro, q ue se a bomba for desligada, o movimento da gua cessar. Ela realiza um trabalho positivo j que est levando a gua para um ponto de maior energia potencial. Funcionamento do gerador eltrico Agora vamos levar esse mesmo raciocnio para o funcionamento de um gerador eltrico. No artigo sobre corrente eltrica, mostramos que para ter um movimento ordenado de cargas eltricas, necessrio uma diferena de potencial que obtida por um dispositivo muito conhecido por n s: o gerador eltrico. Os geradores eltricos aparecem diariamente nas mais diferentes formas, como pilhas domsticas, baterias de autom veis e tambm no interior das grandes usinas geradoras de eletricidade. O papel deles no circuito eltrico muito similar ao da bomba de suco citada no incio do artigo. P los positivo e negativo Sabemos que um gerador possui dois p los, um positivo e outro negativo, ou seja, um p lo de maior e outro de menor potencial eltrico. Quando ligamos os terminais de um circuito nos p los do gerador, teremos um movimento ordenado de cargas eltricas, isto , a corrente eltrica. O gerador tem como funo levar as cargas eltricas negativas para o p lo negativo da bateria, ou seja, um lugar em que essas cargas nunca chegariam naturalmente. Feito isto, elas iro fluir por meio do circuito na direo dos potenciais mais elevados. Observe que algo muito parecido ocorre com a bomba de suco, pois ela est elevando a gua para pontos aos quais ela nunca chegaria naturalmente, como o caso da caixa d'gua. E, a partir da, ela distribuda automaticamente pela fora da gravidade fazendo com que chegue a pontos de menor energia potencial. Equao caracterstica e o smbolo do gerador eltrico Como j foi dito acima, existem dois p los no gerador: o positivo e o negativo. Quando um circuito ligado a esses p los, ele foi ligado a uma diferena de potencial que ser de agora em diante simbolizada pela letra U. O smbolo de um gerador em um circuito eltrico dado pela seguinte figura.

Fig ra 1

OE a fora eletromotriz que, na verdade, a diferena de potencial do gerador quando ele no est ligado ao circuito, ou seja, para um gerador em aberto temos que U = E. Quando o ligamos a um circuito, teremos a diferena de potencial U menor que a fora eletromotriz E. Isto acontece porque o gerador apresenta uma resistncia eltrica que definida como resistncia interna .
uol.com.br/ /geradores-eletricos-curto-circuito-rendimento-potencia-e 1/3

15/11/11

Geradores eltricos - Fsica - UOL Educao

A diferena de potencial lanada no circuito ser a diferena entre a fora eletromotriz E pela diferena de potencial que foi aplicada na resistncia interna no gerador. Desse raciocnio, temos a equao caracterstica do gerador.

Fig ra 2

Observe que o termo .i da equao, na verdade, a primeira Lei de Ohm aplicada na resistncia interna do gerador. O gerador em curto-circuito O gerador posto em curto-circuito quando os seus p los so ligados diretamente por um fio condutor de baixa resistncia. Quando isso acontece, a diferena de potencial entre os p los igual a zero e assim se obtm uma corrente definida como corrente de curto circuito (icc) que a maior possvel a passar pelo gerador.

Fig ra 3

Na figura acima, temos um esquema de um gerador em curto-circuito. Perceba que, na equao caracterstica, foi substitudo o zero no lugar da diferena de potencial. No fim, e em destaque, temos a equao que d o valor da corrente de curto-circuito, que a razo entre a fora eletromotriz e a resistncia interna. A curva caracter stica do gerador A curva caracterstica de um gerador um grfico da diferena de potencial pela corrente que flui pelo gerador. Esse grfico uma reta, pois a equao caracterstica do gerador, que estabelece a relao entre a diferena de potencial e a corrente eltrica, a do primeiro grau. E ela nos fornecer uma funo decrescente, pois temos o termo "- .i". A curva caracterstica est representada na figura a seguir.

Fig ra 4

Observe pelo grfico que quando i = 0 temos que U = E, e que a maior corrente possvel
uol.com.br/ /geradores-eletricos-curto-circuito-rendimento-potencia-e 2/3

15/11/11

Geradores eltricos - Fsica - UOL Educao

a de curto-circuito. A pot ncia no gerador Quando o gerador ligado a um circuito, comea a fluir uma corrente nele, pois a finalidade do gerador manter uma diferena de potencial . A potncia til do gerador definida pelo produto da diferena de potencial lanada no circuito pela corrente que flui nele. PU = U.i O gerador real tambm possui uma resistncia eltrica e ela uma fonte de dissipao, por isso alm de uma potncia til, tambm teremos uma dissipada. Ela est apresentada no artigo sobre a potncia eltrica e definida a seguir. PD = r.i2 A soma da potncia til pela da dissipada no circuito dar a potncia total do gerador que definida pelo produto da fora eletromotriz pela corrente eltrica. Pt = E.i O rendimento no gerador Define-se rendimento como sendo a diviso daquilo que est sendo usado pelo total fornecido para essa utilizao. Aplicando essa idia a um gerador teremos que o rendimento do mesmo definido como sendo a potncia til dividida pela total.

Figura 5

Para um gerador real, o valor esperado para o rendimento est no intervalo maior que zero e menor que um. No pode ser igual a zero, pois este rendimento indica que o gerador est com defeito e no pode ser igual a um, pois desse modo ele seria um gerador ideal, ou seja, com resistncia interna igual a zero. muito comum multiplicarmos o valor do rendimento por cem, pois desse modo teremos o resultado percentual do rendimento.
* Pa lo A g o Bi q olo profe ssor de f sica do col gio C O C -Santos (SP).

C opyright UO L. Todos os dire itos re se rvados. pe rm itida a re produo ape nas e m trabalhos e scolare s, se m fins com e rciais e de sde que com o de vido cr dito ao UO L e aos autore s.

Com partilhe:

Assine 0 00 03 3000 SAC Bate-papo E-mail Not cias Esporte Facebook Twitter Orkut Delicious Myspace Digg
Hospe dage m : UO L Host

Bookmarks

Entretenimento Estilo Shopping

uol.com.br/

/geradores-eletricos-curto-circuito-rendimento-potencia-e

3/3

Вам также может понравиться