Вы находитесь на странице: 1из 20

Faculdade Zacarias de Ges

Andra Cristina Alves de Souza Lima

Aparelho Circulatrio

Valena-Bahia 2011

SISTEMA VENOSO
constitudo por tubos chamados de veias que tem como funo conduzir o sangue dos capilares para o corao. As veias, tambm como as artrias, pertencem a grande e a pequena circulao. O circuito que termina no trio esquerdo atravs das quatro veias pulmonares trazendo sangue arterial dos pulmes chama-se de pequena circulao ou circulao pulmonar. E o circuito que termina no trio direito atravs das veias cavas e do seio coronrio retornando com sangue venoso chama-se de grande circulao ou circulao sistmica. Em relao forma: varivel quanto mais cheia mais cilndrica e quanto mais vazia mais achatada. Fortemente distendidas apresentam a forma nodosa devido presena de vlvulas. Quanto ao calibre pode ser grande, mdio ou pequeno calibre. Tributrias ou afluentes: sua formao aumenta conforme est chegando mais perto do corao pela confluncia das tributrias. O leito venoso praticamente o dobro do leito arterial. Situao: So classificadas em superficiais e profundas e tambm podem receber a denominao de viscerais e parietais dependendo de onde esto drenando se na vscera ou em suas paredes. Vlvulas: so pregas membranosas da camada interna da veia que tem forma de bolso. Algumas veias importantes do corpo humano: Veias da circulao pulmonar (ou pequena circulao): As veias que conduzem o sangue que retorna dos pulmes para o corao aps sofrer a hematose (oxigenao), recebem o nome de veias pulmonares. So quatro veias pulmonares, duas para cada pulmo, uma direita superior e uma direita inferior, uma esquerda superior e uma esquerda inferior. As quatro veias pulmonares vo desembocar no trio esquerdo. Estas veias so formadas pelos veias segmentares que recolhem sangue venosos dos segmentos pulmonares.

Veias da circulao sistmica (ou da grande circulao): duas grandes veias desembocam no trio direito trazendo sangue venoso para o corao so elas veia cava superior e veia cava inferior. Temos tambm o seio coronrio que um amplo conduto venoso formado pelas veias que esto trazendo sangue venoso que circulou no prprio corao. Veia cava superior: origina-se dos dois troncos braquioceflicos (ou veia braquioceflica direita e esquerda). Cada veia braquioceflica constituda pela juno da veia subclvia (que recebe sangue do membro superior) com a veia jugular interna (que recebe sangue da cabea e pescoo). A veia cava inferior formada pelas duas veias ilacas comuns que recolhem sangue da regio plvica e dos membros inferiores. O seio coronrio recebe sangue de trs principais veias do corao: veia cardaca magna, veia cardaca mdia e veia cardaca parva ou menor ou pequena. Crnio: a rede venosa do interior do crnio representada por um sistema de canais intercomunicantes denominados seios da dura-mter. Seios da dura-mter: So verdadeiros tneis escavados na membrana dura-mter, est a membrana mais externa das meninges.Estes canais so forrados por endotlio.Os seios da dura-mter podem ser divididos em seis mpares e sete pares.

Seios mpares: so trs relacionados com a calvria craniana e trs com a base do crnio. Seios da calvria craniana: 1- seio sagital superior: situa-se na borda superior, e acompanha a foice do crebro em toda sua extenso. 2- seio sagital inferior: ocupa dois teros posteriores da borda inferior da parte livre da foice do crebro. 3- seio reto: situado na juno da foice do crebro com a tenda do cerebelo. Anteriormente recebe o seio sagital inferior e a veia magna do crebro (que formada pelas veias internas do crebro) e posteriormente desemboca na confluncia dos seios. Seios da base do crnio: 1- seio intercavenoso anterior: liga transversalmente os dois seios cavernosos, situado na parte superior da sela trsica, passando diante e por cima da hipfise. 2- seio intercavernoso posterior: paralelo ao anterior, este liga os dois seios cavernosos, passando por trs e acima da hipfise. 3- plexo basilar: um plexo de canais venosos que se situa no clivo do occipital. Este plexo desemboca nos seios, intercavernoso posterior e petrosos inferiores (direito e esquerdo).

Seios pares: so situados na base do crnio. 1- seio esfenoparietal: ocupa a borda posterior da asa menor do osso esfenide. 2- seio cavernoso: disposto no sentido antero-posterior, ocupa cada lado da sela trsica. Recebe anteriormente a veia oftlmica, a veia mdia profunda do crebro e o seio esfenoparietal, e posteriormente se continua com o seios petrosos superior e inferior. 3- seio petroso superior: estende-se do seio cavernoso at o seio transverso, situa-se na borda superior da parte petrosa do temporal. 4- seio petroso inferior: origina-se na extremidade posterior do seio cavernoso, recebe parte do plexo basilar, indo terminar no bulbo superior da veia jugular interna. 5- seio transverso: origina-se na confluncia dos seios e percorre o sulco transverso do osso occipital, at a base petrosa do temporal, onde recebe o seio petroso superior e se continua com o seio sigmide. 6- seio sigmide: ocupa o sulco de mesmo nome, o qual faz um verdadeiro S na borda posterior da parte petrosa do temporal, indo terminar no bulbo superior da veia jugular interna, aps atravessar o forame jugular. A veia jugular interna faz continuao ao seio sigmide, sendo que o seio petroso inferior atravessa o forame jugular para ir desembocar naquela veia. 7- seio occipital: origina-se perto do forame magno e localiza-se de cada lado do borda posterior da foice do cerebelo. Posteriormente termina na confluncia dos seios ao nvel da protuberncia occipital interna. Face: Normalmente as veias tireidea superior, lingual, facial e farngica se anastomosam formando um tronco comum que vai desembocar na veia jugular interna. O plexo pterigodeo recolhe o sangue do territrio vascularizado pela artria maxilar, inclusive de todos os dente, mantendo anastomose com a veia facial e com o seio cavernoso. Os diversos ramos do plexo pteridodeo se anastomosam com a veia temporal superficial, para constituir a veia retromandibular. Essa veia retromandibular que vai se unir com a veia auricular posterior para dar origem veia jugular externa . A cavidade orbital drenada pelas veias oftlmicas superior e inferior que vo desembocar no seio cavernoso.A veia oftlmica superior mantm anastomose com o incio da veia facial. Pescoo: descendo pelo pescoo encontramos quatro pares de veias jugulares. Essas veias jugulares tm o nome de interna, externa, anterior e posterior.

Veia jugular interna: vai se anastomosar com a veia subclvia para formar o tronco braquioceflico venoso. Veia jugular externa: desemboca na veia subclvia. Veia jugular anterior: origina-se superficialmente ao nvel da regio supra-hiodea e desemboca na terminao da veia jugular externa. Veia jugular posterior: origina-se nas proximidades do occipital e desce posteriormente ao pescoo para ir desembocar no tronco braquioceflico venoso. Est situada profundamente. Trax: encontramos duas excees principais: A primeira se refere ao seio coronrio que se abri diretamente no trio direito. A segunda disposio venosa diferente o sistema de zigos. As veias do sistema de zigo recolhem a maior parte do sangue venoso das paredes do trax e abdome. Do abdome o sangue venoso sobe pelas veias lombares ascendentes, e do trax recolhido principalmente por todas as veias intercostais posteriores. O sistema de zigo forma um verdadeiro H por diante dos corpos vertebrais da poro torcica da coluna vertebral. O ramo vertical direito do H chamado veia zigos. O ramo vertical esquerdo subdividido pelo ramo horizontal em dois segmentos, um superior e outro inferior. O segmento inferior do ramo vertical esquerdo constitudo pela veia hemizigos, enquanto o segmento superior desse ramo recebe o nome de hemizigo acessria. O ramo horizontal anastomtico, ligando os dois segmentos do ramo esquerdo com o ramo vertical direito. Finalmente a veia zigo vai desembocar na veia cava inferior. Abdome: no abdome a um sistema venoso muito importante que recolhe sangue das vsceras abdominais para transport-lo ao fgado. o sistema da veia porta. A veia porta formada pela anastomose da veia esplnica (recolhe sangue do bao) com a veia mesentrica superior. A veia esplnica, antes de se anastomosar com a veia mesentrica superior, recebe a veia mesentrica inferior. Depois de constituda, a veia porta recebe ainda as veias gstrica esquerda e prepilrica.

Ao chegar nas proximidades do hilo heptico, a veia portas se bifurca em dois ramos (direito e esquerdo), penetrando nessa vscera.

No interior do fgado, os ramos da veia porta realizam uma verdadeira rede admirvel. Vo se ramificar em vnulas de calibre cada vez menor, at a capilarizao. Em seguida os capilares vo constituindo novamente vnulas que se renem sucessivamente para formar as veias hepticas as quais vo desembocar na veia cava inferior. A veia gonodal do lado direito vai desembocar em um ngulo agudo na veia cava inferior, enquanto a do lado esquerdo desemboca perpendicularmente na veia renal.

Membros: As veias que no acompanham as artrias nos membros so as que se situam na tela subcutnea, sendo ento chamadas veias superficiais. As veias superficiais dos membros superiores: A veia ceflica tem origem na rede de vnulas existente na metade lateral da regio da mo. Em seu percurso ascendente ela passa para a face anterior do antebrao, a qual percorre do lado radial, sobe pelo brao onde ocupa o sulco bicipital lateral e depois o sulco deltopeitoral e em seguida se aprofunda, perfurando a fscia, para desembocar na veia axilar.

A veia baslica origina-se da rede de vnulas existente na metade medial da regio dorsal da mo.

Ao atingir o antebrao passa para a face anterior, a qual sobe do lado ulnar. No brao percorre o sulco bicipital medial at o meio do segmento superior, quando se aprofunda e perfura a fscia, para desembocar na veia braquial medial. A veia mediana do antebrao inicia-se com as vnulas da regio palmar e sobe pela face anterior do antebrao, paralelamente e entre as veias ceflica e baslica. Nas proximidades da rea flexora do antebrao, a veia mediana do antebrao se bifurca, dando a veia mediana ceflica que se dirige obliquamente para cima e lateralmente para se anastomosar com a veia ceflica, e a veia mediana baslica que dirige obliquamente para cima e medialmente para se anastomosar com a veia baslica.

As veias superficiais dos membros inferiores: Veia safena magna: origina-se na rede de vnulas da regio dorsal do p, margeando a borda medial desta regio, passa entre o malolo medial e o tendo do msculo tibial anterior e sobe pela face medial da perna e da coxa. Nas proximidades da raiz da coxa ela executa uma curva para se aprofundar e atravessa um orifcio da fscia lata chamado de hiato safeno. A veia safena parva: origina-se na regio de vnulas na margem lateral da regio dorsal do p, passa por trs do malolo lateral e sobe pela linha mediana da face posterior da perna at as proximidades da prega de flexo do joelho, onde se aprofunda para ir desembocar em uma das veias poplteas. A veia safena parva comunica-se com a veia safena magna por intermdio de vrios ramos anastomsticos.

Aorta

A aorta de porco cortado mostrando tambm algumas artrias deixando. Aorta o nome dado maior e mais importante artria do sistema circulatrio do corpo humano. Dela se derivam todas as outras artrias do organismo. A aorta se inicia no corao, na base do ventrculo esquerdo, e termina altura da quarta vrtebra lombar, onde se divide nas artrias ilacas comuns. Ela leva sangue oxigenado para todas partes do corpo atravs da circulao sistmica.

Divises da aorta
A artria aorta pode ser dividida em: aorta ascendente: uma pequena poro desta artria, que se inicia com a raiz da aorta (esta por sua vez comunica-se com o ventrculo esquerdo do corao), e segue at a altura do ngulo esternal, onde se inicia o arco da aorta. So ramos da aorta ascendente as artrias coronrias direita e esquerda. arco da aorta (ou arco artico): o trecho da aorta no qual seu trajeto muda de ascendente para descendente. Neste trecho. o tronco braquioceflico, a artria cartida comum esquerda e a artria subclvia esquerda se originam.

aorta descendente: a poro terminal da aorta, vai do arco da aorta at seu final. Pode ser novamente dividida em: aorta torcica: vai do arco da aorta at aproximadamente o nvel da 12 vrtebra torcica, onde atravessa o hiato artico do diafragma e se torna a aorta abdominal. Emite vrios ramos, classificados em parietais e viscerais. aorta abdominal: inicia-se no nvel da 12 vertebra torcica e termina altura da quarta vrtebra lombar, quando se divide nas artrias ilacas comuns direita e esquerda. Durante seu trajeto, possui vrias ramificaes, que tambm podem ser divididas em ramos parietais (artrias frnicas inferiores, lombares, ilacas comuns e sacral mediana) e viscerais (artrias supra-renais, renais, gonadais e tronco celaco, artrias mesentricas superior e inferior).

Caractersticas
A aorta uma artria bastante elstica. Quando o ventrculo esquerdo se contrai para forar a sada do sangue em direo aorta, ela se expande. Essa distenso proporciona energia potencial que ir ajudar a manter a presso sangunea durante a distole, j que durante este tempo a aorta se contrai passivamente. Aorta

A aorta torcica, corao e outros grandes vasos.

Diagrama do corao humano

Origina os ramos

aorta torcica, aorta abdominal

Sistema Circulatrio a rede de transporte formado pelo corao e vasos sangneos. Por meio desse sistema, o corao bombeia sangue atravs do vasto sistema de vasos do corpo. O sangue carrega nutrientes, oxignio e substncias residuais das clulas. O sangue, sob presso alta, deixa o corao e distribudo pelo corpo atravs das artrias de parede espessa. Os vasos de distribuio final, arterolas, entregam sangue oxigenado para os capilares, que formam o leito capilar. Nos capilares, o sangue oferece oxignio e nutrientes para as clulas, retendo escrias e dixido de carbono. O sangue proveniente do leito capilar penetra nas vnulas de parede fina. As vnulas drenam para as pequenas veias que se anastomosam em grandes veias at retornarem ao corao, onde sero bombeadas para o pulmo para se re-oxigenarem. Artrias Carregam sangue do corao para os rgos. Suas paredes tem 3 tnicas: - tnica adventcia; - tnica mdia; - tnica ntima (endotlio, subendotlio, membrana basilar e lmina elstica). Existem trs tipos de artrias: - artrias elsticas ou de conduo: so as maiores; o corpo capaz de manter sua presso sangnea no sistema arterial por causa de sua elasticidade. Exemplo: aorta e ramos que se originam do arco da aorta. A elasticidade permite expandir-se quando o corao contrai e retornar ao normal entre as contraes cardacas.

- artrias musculares ou de distribuio: distribuem o sangue para vrias partes do corpo. Suas paredes consistem principalmente de fibras musculares lisas dispostas circularmente. Regulam o fluxo de sangue para diferentes partes, conforme as necessidades do corpo. Exemplo: artria femoral. - arterolas: so as menores, tm lumens estreitos e paredes musculares espessas. O grau de presso arterial dentro do sistema vascular regulado principalmente pelo grau de tnus do msculo liso nas paredes arteriolares. Se o tnus est acima do normal, ocorre hipertenso arterial.

1 Ramo arterial da curva da aorta: tronco braquioceflico arterial, que se subdivide em: a) Artria subclvia direita (vai para o encfalo, medula espinhal, pescoo e ombro); b) Artria cartida comum direita (vai para a cabea e pescoo). 2 Ramo arterial da curva da aorta: Artria cartida comum esquerda (vai para a cabea e pescoo). 3 Ramo arterial da curva da aorta: Artria subclvia esquerda (vai para o encfalo, medula espinhal, pescoo e ombro). Distribuio das artrias dos membros superiores: Subclvia: distribui para encfalo, medula espinhal, pescoo e ombro. Axilar: distribui para ombro, msculos torcicos e escapulares e mero. Braquial: distribui para brao. Radial: distribui para face lateral do antebrao, punho e mo. Ulnar: distribui para face medial do antebrao, punho e mo. Arco Superficial Palmar: distribui para palma da mo e dedos. Arco Profundo Palmar: distribui para palma da mo e dedos. Distribuio das artrias dos membros inferiores: Ilaca Comum: distribui para pelve, genitlia externa e membros inferiores. Ilaca Interna: distribui para pelve, ndegas, genitlia externa e coxa. Ilaca Externa: distribui para membros inferiores. Femoral: distribui para virilhas e msculos da coxa. Popltea: distribui para regio posterior da perna, joelho, fmur, patela e fbula. Tibial Anterior: distribui para joelho, msculos anteriores da perna e tornozelo. Tibial Posterior: distribui para msculos, ossos e articulaes das pernas e dos ps. Fibular: distribui para msculos profundos da regio posterior da perna, msculos fibulares, fbula, tarso e face lateral do calcanhar.

Dorsal do P: distribui para msculos e articulaes da face dorsal do p. Plantar Lateral: distribui para metatarsos e artelhos. Plantar Medial: distribui para flexor curto dos dedos, adutor do hlux e dedos.

Circulao colateral: So canais opcionais de fluxo sangneo que ocorrem no caso de obstruo de canais principais, garantindo o suprimento sangneo para as estruturas distais obstruo. Isso possvel devido existncia de anastomoses (comunicaes) entre os ramos das artrias, que servem como desvio para o fluxo sangneo. Quando uma artria principal ocluda por algum motivo (compresso, posio, ligadura cirrgica, mbolo sangneo, metasttico ou gorduroso), artrias opcionais de menor tamanho podem aumentar seu dimetro e suprir as estruturas irrigadas pela artria ocluda. Existem locais que no tm circulao colateral, ou onde essas so ineficientes. As artrias que no fazem anastomoses com outras adjacentes so denominadas artrias anatmicas ou artrias terminais verdadeiras.Isso ocorre na retina, cuja ocluso arterial resulta em cegueira. Artrias terminais funcionais so aquelas que cujas anastomoses so ineficazes. Por exemplo: as coronrias podem ter anastomoses eficientes ou no; isso pode depender de tempo para a circulao colateral ser criada; quando no conseguem, so chamadas artrias terminais funcionais.

Veias Trazem o sangue dos leitos capilares para o corao. As grandes veias pulmonares so atpicas porque carregam sangue bem oxigenado (arterial) dos pulmes para o corao. Por causa da presso sangnea baixa no sistema venoso, as paredes das veias so mais finas do que aquelas de suas artrias companheiras. As menores veias so as vnulas. A presso sangnea dentro das veias baixa, o que no ajuda no fcil retorno venoso ao corao. As veias de tamanho mdio, nos membros e em outros locais onde o fluxo de sangue contrrio fora da gravidade, tm vlvulas laminares que no permitem o sangue retornar no sentido oposto. Existem duas bombas venosas responsveis por manter o fluxo sangneo venoso: a bomba arteriovenosa (onde a presso arterial impulsiona o sangue em direo ao corao) e a bomba msculo-venosa (a expanso externa dos ventres dos msculos esquelticos dos membros, limitados pela fscia profunda, comprime as veias ordenhando o sangue superiormente e os bombeiam ao corao). Uma veia grande, como por exemplo a veia cava superior, caracterizado por amplos feixes de msculo liso longitudinal e uma tnica adventcia bem desenvolvida. As veias podem ser duplas ou mltiplas. Aquelas que acompanham artrias profundas (veias acompanhantes) envolvem-nas em uma rede irregular de ramos. As veias acompanhantes ocupam uma bainha vascular relativamente inflexvel com as artrias que elas acompanham. Como resultado, elas so esticadas e achatadas medida que a artria se expande durante a contrao do corao, o que auxilia na conduo do sangue venoso em direo ao corao. Mecanismo de surgimento de varizes nos membros inferiores: Quando as paredes das veias perdem sua elasticidade, elas se tornam fracas. Uma veia enfraquecida dilata sob a presso da sustentao de uma coluna de sangue contra a gravidade. Isso resulta em veias varicosas, distendidas e edemaciadas. Isso observado com maior freqncia nas pernas devido a ser l que a presso ortosttica do sangue venoso maior, principalmente quando o paciente fica muito tempo de p. As veias varicosas possuem um calibre maior que a normal, e as vlvulas no impedem o sangue venoso de voltar, uma vez que esto destrudas pela inflamao ou outros fatores idiopticos. Devido a essas vlvulas incompetentes, a coluna de sangue retroage, aumentando ainda mais a presso sobre as paredes venosas e fazendo a varicosidade evoluir.

A veia varicosa tambm ocorre na presena de degenerao da fscia muscular, devido a sua incapacidade de conter a expanso muscular, inativando assim a bomba msculo-venosa.

Distribuio das veias dos membros superiores: Superficiais: Ceflica: drena a face lateral do membro superior. Baslica: drena a face medial do membro superior. Mediana: drena a palma da mo e antebrao. Profundas: Radial: drena a face medial do antebrao. Ulnar: drena a face lateral do antebrao. Braquial: drena o antebrao, cotovelo, brao e mero. Axilar: drena o brao, a axila e a parede torcica spero-lateral. Subclvia: drena o brao, o pescoo e a parede torcica.

Distribuio das veias dos membros inferiores: Superficiais: Safena magna: drena a face medial da perna e coxa, virilha, genitlia externa e parede abdominal. Safena parva: drena os ps e face posterior da perna. Profundas: Tibial posterior: drena o p e msculos do compartimento posterior. Tibial anterior: drena o tornozelo, joelho e face anterior da perna. Popltea: drena o joelho, msculos e ossos da perna e coxa. Femoral: drena os msculos da coxa, fmur e genitlia externa. Ilaca externa: drena o membro inferior e a parede abdominal. Ilaca interna: drena a coxa, a ndega, genitlia externa e pelve. Ilaca comum: drena a pelve, a genitlia externa e o membro inferior. Cava inferior: drena os membros inferiores, pelve e abdome.

Capilares So tubos endoteliais simples que ligam o lado arterial e venoso da circulao. Geralmente esto dispostos em rede, chamados leitos capilares, entre as arterolas e as vnulas. Em algumas regies, como nos dedos, existem conexes diretas entre artrias e veias pequenas prximas ao leito capilar que elas suprem e drenam. Os locais de tais comunicaes, anastomoses arterolovenulares (desvio AV) permite que o sangue passe diretamente do lado arterial para o venoso da circulao, sem passar pelos capilares. Os desvios AV na pele so numerosos, e possuem um papel importante na conservao do calor do corpo. Na circulao terminal dos dedos no se deve usar anestesia com vasoconstrictor, pois no h circulao colateral; e se houver leses dos vasos, ocorrer necrose na ponta dos dedos. Sistema Linftico parte do sistema circulatrio, composta de vasta rede de vasos linfticos que esto conectados com linfonodos, pequenas massas de tecido linftico. Tambm inclui rgos linfticos, como o bao. A linfa um lquido tecidual que entra e transportada por um vaso linftico. clara e aquosa, possuindo os mesmos componentes que o plasma sangneo. O sistema linftico constitudo de: - plexos linfticos: rede de vasos muito pequenos que se originam nos espaos intercelulares da maioria dos tecidos. - linfticos: rede de vasos linfticos que se originam dos plexos linfticos, ao longo dos quais os linfonodos esto localizados. - linfonodos: filtros atravs dos quais a linfa passa no seu caminho para o sistema venoso. - agregados de tecido linfide: esto nas paredes do canal alimentar, no bao e no timo. - linfcitos circulantes: clulas formadas no tecido linfide tais como linfonodos, bao e tecido mielide da medula ssea. Aps atravessar em um ou mais linfonodos, a linfa entra nos vasos linfticos maiores (troncos linfticos) que se unem para formar o ducto torcico ou o ducto linftico direito.

O ducto torcico comea no abdome como uma bolsa (a cisterna do quilo) e sobe atravs do trax e entra na juno das veias jugular interna e subclvias esquerdas, pelo ngulo venoso. O ducto linftico direito drena a linfa do lado direito da cabea e pescoo, do MSD e da metade direita da cavidade torcica. O ducto torcico drena a linfa do restante do corpo. Vasos linfticos superficiais esto na pele e no tecido subcutneo. Esses vasos drenam os vasos linfticos profundos, situados na fscia profunda entre os msculos e o tecido subcutneo, que acompanham a maioria dos vasos sangneos. Funes do sistema linftico: Drenagem do lquido, coleta do plasma linftico dos espaos teciduais e transporte da linfa para o sistema venoso. Absoro e transporte de gordura, no qual capilares linfticos especiais (lcteos) recebem toda a gordura absorvida do intestino, e conduzem o quilo atravs do ducto torcico para o sistema venoso. Formao de um mecanismo de defesa para o corpo. O polgono de Willis ou crculo de Willis (tambm chamado de crculo arterial cerebral ou crculo arterial de Willis) um crculo de artrias que suprem o crebro. Foi nomeado em homenagem a Thomas Willis (1621-1673), mdico ingls.[1]

Componentes

Artria cerebral anterior (esquerda e direita) Artria comunicante anterior Artria cartida interna (esquerda e direita) Artria cerebral posterior (esquerda e direita) Artria comunicante posterior (esquerda e direita) Crculo arterial cerebral

Representao esquemtica do polgono de Willis, artrias

do crebro e tronco cerebral.

O crebro e as artrias da base do crebro. Vista inferior.

Nome em Latim circulus arteriosus cerebri A artria basilar e a artria cerebral mdia, apesar de irrigarem o crebro, no so consideradas parte do polgono.[2]

Importncia fisiolgica
O arranjo das artrias no Polgono de Willis cria uma redundncia na circulao cerebral. Se uma parte do crculo estiver bloqueada ou estreitada (estenose), ou se uma das artrias que suprem o polgono est estreitada ou bloqueada, o fluxo sanguneo dos outros vasos sanguneos pode muitas vezes preservar a perfuso cerebral o suficiente para evitar sintomas de isquemia.[3]

Variao anatmica
Existe considervel variao anatmica no Polgono de Willis. A verso encontrada nos livros, baseada numa srie de 1413 crebros, s vista em 34,5% dos casos.[4]

Origem das artrias


As cartidas internas direita e esquerda originam-se das artrias cartidas direita e esquerda. As artrias cerebrais anteriores e mdias e as artrias comunicantes posteriores originam-se na trifurcao da artria cartida interna. As artrias cerebrais posteriores direita e esquerda originam-se da artria basilar, que formada pelas artrias vertebrais direita e esquerda. As artrias vertebrais, por sua vez, origina-se nas artrias subclvias. A artria comunicante anterior conecta as duas artrias cerebrais anteriores.

Imagens adicionais

Representao esquemtica do crculo de Willis.

Andra Cristina Alves de Souza Lima

Aparelho Circulatrio

Valena-Bahia 2011

Concluso
Com este trabalho fiquei a saber mais algumas coisas sobre os seguintes tpicos: . Constituio do Sistema Digestivo . O que acontece no Sistema Digestivo . Funo do Sistema Digestivo . Constituio do Sistema Circulatrio . O que acontece no Sistema Circulatrio . Funo do Sistema Circulatrio

Вам также может понравиться