Вы находитесь на странице: 1из 1

ESCOLA TCNICA JOAQUIM NABUCO DISCIPLINA: ESTATSTICA DE ACIDENTES DO TRABALHO PROFESSOR: RICARDO TIBRCIO FICHA 01 - INTRODUO ESTATSTICA ALUNO

O (A):__________________________________ MDULO II INTRODUO Coletar e observar dados so procedimentos fundamentais em qualquer rea de estudo. Fazemos isso a todo o momento. A importncia da Estatstica tem aumentado e atualmente essencial no s para a Matemtica, mas para as demais cincias e, especialmente, a vida cotidiana. A palavra Estatstica significa, justamente, anlise de dados. Iremos tratar inicialmente da necessidade de ler e interpretar informaes, grficos e tabelas, perceber tendncias e analisar criticamente as informaes neles contidas. VAMOS ANALISAR O grfico compara o nmero de homicdios por grupo de 100.000 habitantes entre 1995 e 1998 nos EUA, em estados com e sem pena de morte: RECIFE, 23 DE AGOSTO DE 2011.

maioria dos casos, estudar-se a populao em virtude de distncias, custo, tempo, entre outros motivos. Quando no possvel estudar, exaustivamente, todos os elementos da populao, estudam-se s alguns elementos, a que damos o nome de Amostra. Quanto maior for a Amostra mais significativo o estudo. Cada elemento que compe a amostra um indivduo ou um objeto. --VARIVEL ESTATSTICA-Podemos compreender como varivel o conjunto de resultados possveis de uma caracterstica analisada. Assim, em um estudo sobre acidentes do trabalho, uma varivel a ser considerada seria, por exemplo, a 'hora do acidente'. *Varivel qualitativa: Em uma pesquisa que envolve pessoas, por exemplo, as variveis consideradas podem ser sexo, cor de cabelo, esporte favorito, grau de instruo entre outros. Nesse caso, as variveis so qualitativas, pois apresentam como possveis valores uma qualidade (ou atributo) dos indivduos pesquisados. Alm disso, dizemos que as variveis qualitativas podem ser ordinais, quando existe uma ordem nos seus valores, ou nominais, quando isso no ocorre. *Varivel quantitativa: Quando as variveis de uma pesquisa so, por exemplo, altura, peso, idade e nmero de irmos, dizemos que ela so quantitativas, pois seus possveis valores so nmeros. As variveis quantitativas podem ser discretas, quando se trata de contagem (nmeros inteiros), ou contnuas, quando se trata de medida (nmeros reais).

Quais concluses podemos tirar do grfico apresentado acima? A taxa de homicdios cresceu apenas nos estados sem pena de morte? Nos estados com pena de morte a taxa de homicdios menor que nos estados sem pena de morte? No grfico apresentado est se analisando quantidade ou qualidade? No perodo considerado, os estados com pena de morte apresentaram taxas maiores de homicdios? Entre 1996 e 1997, o que ocorreu com a taxa de homicdios nos estados com pena de morte? A ESTATSTICA Estatstica o ramo da Matemtica que permite, de forma organizada, recolher dados sobre uma populao, analis-los, exibi-los e tirar concluses. PESQUISA ESTATSTICA Em qualquer estudo estatstico, comeamos por definir a pesquisa que ser feira, que dados sero recolhidos, como sero organizados e de que forma sero analisadas as variveis envolvidas para que possamos descrever a situao pesquisada. --POPULAO E AMOSTRA-A populao um conjunto de indivduos ou objetos que apresentam em comum determinadas caractersticas definidas para o estudo estatstico. Observa-se que impraticvel, na grande

--FREQUNCIA ABSOLUTA E FREQUNCIA RELATIVA-Em qualquer pesquisa fundamental para o pesquisador ter uma viso da distribuio de frequncia das variveis consideradas no estudo. E por meio da anlise descritiva que possvel ter uma viso mais ampla das informaes. A frequncia absoluta de uma varivel a contagem de cada categoria (item) de uma varivel, e a frequncia relativa a porcentagem de cada categoria em relao ao total de elementos analisados.

Вам также может понравиться