Вы находитесь на странице: 1из 9

NUTRACUTICOS:

Um desafio normativo
I - Introduo: a ausncia de uma definio oficial Quais so e como agem os Nutracuticos? Essas so as perguntas que nos fazem os consumidores e os estudantes. Estes ltimos, algumas vezes, acrescentam uma outra pergunta igualmente complicada: "d para me emprestar tudo que voc tem sobre isso?". As perguntas so diretas e objetivas. E expressam a expectativa de que assim sejam tambm nossas respostas e, sempre, bem curtas e imediatas. No caso, e para esse tipo de pblico, uma primeira resposta poderia ser algo como: "nutracuticos so substncias que se apresentam numa faixa cinzenta, entre comida e remdio, entre nutriente e medicamento, compreendendo no apenas nutrientes tradicionais, como vitaminas, sais minerais, aminocidos ou cidos graxos poliinsaturados, mas tambm no-nutrientes como as fibras, alm de uma ampla gama de substncias que parecem contribuir para a preveno ou mesmo cura de doenas, como o licopeno do tomate, o resveratrol do vinho, os fitoesteris da casca da uva, que podem estar presentes, ou no, em alimentos - ento muitas vezes por isso denominados alimentos funcionais, sendo que os mecanismos de ao no esto, na maioria dos casos, plenamente conhecidos, baseando-se as afirmativas mais em dados epidemiolgicos do que em ensaios bioqumicos ou fisiolgicos.". O problema que essa resposta, alm de conduzir a um mundo de subjetividades e contradies, tpicas da rea cinzenta e no delimitada onde se situa, at pode atender uma efmera e preliminar curiosidade de consumidores, mas no sustenta, nem orienta, as medidas que devem ser tomadas pelos profissionais envolvidos com a questo, os quais devem, pelo menos, regulamentar a fabricao, a rotulagem e a propaganda desses produtos. Para este tipo de demanda, preciso uma resposta mais longa e detalhada, fazendo uso de termos bem definidos, fazendo referencias a categorias bem delimitadas e, infelizmente, seja pelo atual estgio do nosso conhecimento, seja pelo modelo de raciocnio que vem sendo adotado, tal resposta no est disponvel, nem parece se anunciar no horizonte prximo. As respostas aqui sinalizadas no sero mais que a apresentao e correlao de tentativas de resposta, caracterizando-se como um convite para uma reflexo conjunta, na expectativa de contribuir para uma construo conjunta dessa resposta. De incio, devemos reconhecer que existe uma crescente evidncia, e um forte consenso entre pesquisadores cientficos - a partir de dados epidemiolgicos, ensaios clnicos e conhecimentos modernos da bioqumica nutricional - acerca de uma acentuada coneco entre a dieta e a sade. E tal evidncia incluiria no apenas fenmenos imediatos ou de curto prazo, mas tambm o desenvolvimento e controle de manifestaes de natureza crnica.

Certos constituintes particulares dos alimentos - tanto nutrientes como no-nutrientes, como o caso das fibras - apresentariam capacidade de afetar diversos fatores de risco para doenas. Tal evidncia no deveria ser pensada como uma descoberta recente. E notrio que novas descobertas cientficas, assim como novas circunstncias econmicas e scioculturais, tm levado uma maior oferta e a uma maior procura por essas substncias ditas "nutracuticas". Mas tambm certo que, ao longo dos sculos, sempre foi atribudo aos alimentos algum papel funcional na gnesis, na preveno e mesmo na cura de vrias doenas. O que recente, e vem sendo objeto de ateno especial da vigilncia sanitria, a tendncia para a produo industrial, em escala planetria, dessas substncias que, embora de origem alimentar, so colocadas no mercado como formulaes farmacuticas, seja em termos de formato e de embalagem, seja tambm em termos de canais de comercializao. Desse fenmeno de mercado emerge, como desdobramento espontneo, uma demanda pela produo de normas e padres que regulem a identidade e qualidade dos produtos, bem como sua rotulagem e propaganda. E isso no apenas para proteger a sade do consumidor e a economia popular, mas igualmente para regulamentar a competio entre empresas e para instrumentalizar as aes dos rgos governamentais de registro e inspeo. Essa vasta gama de substncias - que j ultrapassou de muito o rol de nutrientes tradicionais como vitaminas e minerais - vem sendo denominada como "nutracuticos". E neste contexto, o da normatizao, que iremos ento nos deparar com o primeiro obstculo tcnico: no existe uma definio clara e universalmente aceita, para o termo "nutracutico". Embora "nutracutico" ou "nutraceuticals" seja um termo hoje reconhecido internacionalmente, a verdade que ainda no existe um consenso sobre o seu significado. O objetivo deste artigo discutir a construo desse conceito e dessa definio, a partir de iniciativas normativas brasileiras e internacionais, de forma a demonstrar que, com ou sem um conceito preciso e universalmente aceito, com ou sem uma definio definitiva e oficial, premente o estabelecimento de normas de identidade e qualidade para os produtos colocados sob esse amplo e difuso "guardachuva" terminolgico, ao mesmo tempo que dispormos de normas simples, objetivas, inteligveis e estveis, sobre rotulagem nutricional e sobre alegaes funcionais - o que no assim to difcil - resolveria a maior parte dos conflitos hoje existentes no setor. II - Definindo a partir das definies legais anteriores A legislao sanitria brasileira define, em vrios de seus instrumentos, "alimento" e "nutriente". E como est inclusive definido por meio de Decreto-Lei (e no por uma provisria portaria ministerial), parece razovel que, tambm por pragmatismo, se busque estabelecer futuras definies, complementares, a partir dessas definies bsicas j oficialmente cristalizadas.

Inicialmente, vejamos a definio, estabelecida pelo Decreto-Lei 986 de 21/10/69, para alimento: "Toda substncia ou mistura de substncias, no estado slido, lquido, pastoso ou qualquer outra forma adequada, destinada a fornecer ao organismo humano os elementos normais sua formao, manuteno e desenvolvimento.". Trinta anos mais tarde, a Portaria 41/98 da SVS/MS assumiria, como definio, que "Nutriente qualquer substncia qumica consumida normalmente como componente de um alimento, que: a) proporcione energia, e/ou: b) seja necessria para o crescimento, desenvolvimento e manuteno da sade e da vida, e/ou c) cuja carncia faz com que se produza mudanas qumicas ou fisiolgicas caractersticas. Complementarmente, a Portaria SVS/MS 42/98 veio trazer uma nova definio de alimento, sem obviamente dispor de poderes para anular a definio estabelecida pelo Decreto-Lei. Definiu ento alimento como "toda substncia que se ingere no estado natural, semi-elaborada ou elaborada, destinada ao consumo humano, includas as bebidas e qualquer outra substncia utilizada em sua elaborao, preparo ou tratamento, excludos os cosmticos, o tabaco e as substncias utilizadas unicamente como medicamentos.". Se temos duas definies para "alimento", parece coerente dispormos de uma definio, para "nutracutico", que seja independente e at mesmo diferente da definio estabelecida para "nutriente". Mas qual definio seria essa e como constru-la. Ela poderia ser construda a partir dos produtos existentes no mercado, legalizando o que j se tornou prtica comercial corrente. Ou poderia ser construda a partir da bibliografia cientfica e normativa internacional, particulamente daquilo que estiver sendo recomendado pelo Codex Alimentarius Commission. Ou, ainda, ser construda a partir da criatividade e do conhecimento acumulado pelos pesquisadores e tcnicos em vigilncia sanitria atuantes no Brasil. Talvez pudesse ser construda mesclando essas trs alternativas. III - Definindo a partir dos exemplos Para definir a partir da realidade do mercado brasileiro, seria indispensvel dispor, de incio, de um levantamento completo e de uma anlise crtica dessa realidade, de onde se pudesse, pelo menos, construir classificaes para os produtos hoje comercializados. Ou seja, classific-los em termos de suas finalidades (propriedades imunomodulatrias, atividade anti-oxidante, pro-biticos etc.); classific-los em termos de suas naturezas (produtos de sntese qumica, fitoqumicos naturais, alimentos fermentados etc.); e classific-los em termos de sua caracterstica qumica (vitaminas, minerais, cidos graxos poli-insaturados etc.). Uma classificao quanto aos aspectos relacionados com risco toxicolgico seria tambm recomendvel. Todo esse conjunto de conhecimentos organizados - considerando-se tambm aspectos relacionados com a percepo, a compreenso e as tendncias de conduta do pblico brasileiro - seria fundamental para que a normatizao integral, e no apenas uma definio semntica para "nutracutico", viesse a ser edificada no Brasil.

Como esses produtos esto hoje oferecidos ao consumidor, nas farmcias, nos supermercados, no comrcio de rua e em "sites" da internet, em quantidade e variedade que totalizam centenas de diferentes produtos, no faltariam elementos para a realizao desse trabalho. E esse levantamento e anlise esto sendo realizados, atualmente, pelo LabConsS - Laboratrio de Consumo & Sade - da Faculdade de Farmcia da UFRJ, envolvendo professores, alunos e estagirios, devendo, em breve, oferecer subsdios para uma melhor compreenso desse complexo quadro, bem como devendo oferecer alternativas para aes normatizas cientificamente sustentadas. IV - Definindo a partir da bibliografia internacional A bibliografia internacional informa que, em 1996, a Foundation for Innovation in Medicine (FIM), ofereceu a seguinte definio para "nutraceutical" (De Felice, 1996): a food or parts of foods that provide medical-health benefits including the prevention and/or treatment of disease. Such products may range from isolated nutrients, dietary supplements and diets to genetically engineered `designer' foods, functional foods, herbal products and processed foods such as cereals, soups and beverages. Ou seja, "Entende-se, por Nutracutico, um alimento ou parte de alimentos que oferecem benefcios medicinais, incluindo a preveno e/ou tratamento de doenas. Tais produtos abrangem, de nutrientes isolados, suplementos nutricionais e produtos dietticos, at alimentos engenheirados ou "desenhados" atravs da gentica, passando por fitoqumicos e ainda por alimentos tais como bebidas, sopas e cereais.". J a Agencia de Sade, do Canad, por exemplo, assume que: "Um nutracutico um produto isolado ou purificado de alimentos, o qual vendido sob forma medicinal no usualmente associada com alimento. Um nutracutico demonstra ter benefcio fisiolgico ou fornece proteo contra uma doena crnica.". Pela definio daquela Fundao - e ao contrrio do que preconiza o estudo da agncia canadense - qualquer alimento, ou parte de alimento, poderia ser enquadrado como nutracutico, desde que tenha algum benefcio sade. Outro obstculo, bem visvel no cenrio internacional, a existncia de muitas designaes em conflito pois, alm de "nutraceutical", so tambm facilmente encontrados termos como: functional food, medical food, healthy food, designed food e muitos outros, chegando quase a duas dezenas. As companhias farmacuticas parecem preferir termos como medical foods, nutraceuticals e functional foods, enquanto as indstrias de alimentos estariam optando por nutritional foods e functional foods. E, enquanto as primeiras fazem uso de um approach pelo enfoque da medicina, estas ltimas, de alimentos, priorizam o approach nutricional em suas definies de produto e suas campanhas de marketing. Outro conflito j bem visvel que, enquanto os novos alimentos ambicionam ser vendidos no varejo farmacutico, os novos "medicamentos" ambicionam ser vendidos nos supermercados e outros pontos de varejo de alimentos, o que parece reflexo natural do conceito adotado para o produto: algo no meio do caminho entre comida e medicamento.

E tudo isso j no pode ser visto, ento, como uma questo semntica de menor importncia. Parece bvio que a construo do conceito - e seus conseqentes desdobramentos, principalmente em termos normativos - mexe com um vasto e complexo conjunto de interesses empresariais, o que apenas complica e dificulta o processo de normatizao, j em si, do ponto de vista estritamente tcnico-cientfico, j seria por demais complexo e dificultoso. V - Tentativas frustradas da Legislao Brasileira Em outubro de 1994 o Ministrio da Sade fez reunies, com especialistas convidados, para discutir legislao de alimentos para "fins especiais" e, dentro disso que deveria se restringir "dietas especiais" (diabticos, hipertensos, reduo de peso etc.), entendeu de discutir tambm os chamados "complementos nutricionais". Os convidados opinaram no sentido de se liberar, como "complementos", apenas as vitaminas e minerais, conforme preconizava o Codex Alimentarius, ficando os demais produtos para uma futura normatizao, sob a denominao "alimentos funcionais". Contudo, j em maro de 1995, o Ministrio da Sade estabeleceu normatizao para os complementos e, alm das substncias ou nutrientes reconhecidos (vitaminas e minerais, incluiu produtos diversos, como espirulina, levedo de cerveja, leo de fgado de cao, lecitina etc. (Portaria SNVS 19/95). Logo depois, em julho de 1995, essa norma seria substituda por uma verso revista e reduzida, que exclua vrios daqueles "complementos", como a lecitina e a espirulina. Via-se, ali, uma primeira frustrao na tentativa de padronizar os produtos, dada a dificuldade de estabelecer parmetros de identidade e qualidade, traduzveis em indicadores que pudessem ser quantificados atravs de ensaios laboratoriais vlidos para anlises de fiscalizao e controle. Ou seja, uma norma para leo de fgado de cao haveria de, no mnimo, oferecer paradigmas que servissem para retirar do mercado as marcas que tentassem fraudar o produto, mediante mistura de leos convencionais, como soja ou milho. E a Portaria de 1995 no lograva chegar a este mnimo detalhamento. Cabe salientar que, na primeira verso, o termo Complemento Nutricional foi estabelecido em substituio aos termos Complemento Alimentar, Suplemento Alimentar e Suplemento Nutricional. J na segunda verso, o termo Suplemento Nutricional foi ressucitado, restringindo-se ento a aplicao do termo Complemento Nutricional, de onde se explicaria, ento, que diversos produtos, como lecitina, gelatina, espirulina fossem excludos da norma. Pelo menos dois seriam os objetivos de uma norma para complementos nutricionais ou para nutracuticos. De um lado, assegurar a identidade e a qualidade do produto. De outro lado, assegurar uma rotulagem que no induza o consumidor a erros. O Ministrio da Sade continuou estabelecendo e revisando inmeras normas, nesse campo, desde aquela primeira, de 1995. E nota-se, ao longo dessas tentativas, um ntido processo de transio, com a autoridade sanitria abandonando a inteno de estabelecer padres de identidade e qualidade, e procurando, ao menos, e restritivamente, cuidar dos aspectos de rotulagem e informao aos consumidores. Tal processo vem culminar com a Portaria SVS 841, de outubro de 1998 onde, em forma de Consulta Pblica, a SVS/MS

prope uma regulamentao dos procedimentos de registro de alimentos com alegaes de propriedades funcionais em sua rotulagem. A regulamentao se restringiria aos nutrientes conhecidos na literatura cientfica atual, mas no listou tais nutrientes, embora, obviamente, no se trate de uma lista por demais extensa, deixando j, de incio, aspectos difusos e arbitrrios. E limitava as alegaes apenas descrio do "papel fisiolgico no crescimento, desenvolvimento e funes normais do organismo". E novamente surge a questo anterior: "no seria mais lgico apresentar logo um quadro dos nutrientes permitidos, bem como das alegaes permitidas, inclusive aproveitando para padronizar as palavras, as frases e as prprias dimenses desses "health claims" ou "nutrition claims"? Como, ao construir a norma, no construiu, dentro dela, esse quadro bsico e indispensvel, parece razovel se supor que no o fez, justamente, por no dispor, ainda, de uma posio tecnicamente definida e sustentvel. Ou seja, a indefinio e a subjetividade da norma expressariam nada mais que a indefinio e a subjetividade do conhecimento disponvel. O problema que a razo do estabelecimento da norma deveria ser exatamente o inverso: botar fim na subjetividade, no casusmo e na instabilidade reinantes no mercado. As dvidas e imprecises se multiplicam medida que as fronteiras do assunto se alargam, e isso ocorre quando a Portaria busca definir o que Alegao de Propriedade Funcional ou de Sade: "uma declarao direta, indireta ou implcita de que um alimento, nutriente ou outra substncia contida num alimento possua relao com uma situao de sade. De acordo com o Decreto-Lei 986/69, artigo 56, esto excludos os produtos 'com finalidade medicamentosa ou teraputica'. Entende-se que finalidade medicamentosa ou teraputica so as relacionadas a efeitos curativos ou preventivos.". Abandona-se ento o modelo normativo bromatolgico - onde a norma estabelece identidade e qualidade para cada produto, como leite, farinha de trigo, iogurte, salsicha, pessego em calda etc. - para adotar um modelo mais prximo do contexto farmacolgico. E, em vez de se estabelecer uma norma para cada tipo de nutracutico, a Portaria estabelece que, para efetuar o registro, o fabricante se obrigaria a apresentar, alm de licena de funcionamento, alvar sanitrio, formulrios, DARF e tambm o texto e a cpia do layout da rotulagem, um relatrio tcnico informando: - Denominao do produto - Finalidade de uso - Modo de uso (ingesto recomendada pelo fabricante) - Descrio cientfica dos ingredientes, segundo espcie de origem botnica, animal ou mineral. - Composio e/ou formulao do produto (lista dos ingredientes) - Composio qumica e/ou caracterizao molecular - Comprovao de uso tradicional, observado na populao, quando for o caso. - Ensaios nutricionais e ou farmacolgicos e ou toxicolgicos em animais de experimentao, conforme o caso. - Ensaios bioqumicos "in vitro" relativos a ao do produto ou componente, quando for o caso. - Estudos epidemiolgicos, quando for o caso - Ensaios clnicos, quando for o caso.

- Outras evidncias cientficas existentes em literatura e organismos internacionais de sade sobre as propriedades e caractersticas do produto. - Descrio da Metodologia analtica para avaliao dos componentes alegados. Nada disso novidade. H mais de trinta anos o Ministrio da Sade se defronta com esse desafio e, para regulamentar os primeiros alimentos para dietas especiais, incluindo os edulcorantes, imaginou ser possvel dividi-los em duas categorias: uns seriam para pessoas ss e, sendo alimentos, seriam registrados como "alimentos dietticos" na ento DINAL - Diviso Nacional de Vigilncia Sanitria de Alimentos, da Secretaria Nacional de Vigilncia Sanitria. E outros seriam para pessoas com doenas, e seriam assim registrados na DIMED, a Diviso de Medicamentos. Esse mecanismo j mostrou suficientemente, ao longo do tempo, que no d conta de administrar o fenmeno "alimentos para dietas especiais ou alimentos funcionais" e que, definitivamente, um modelo classificatrio que no funciona, de onde se explicaria, em parte, esse desgastante procedimento de se editar uma norma atrs da outra, uma modificando completamente os fundamentos e premissas da norma anterior, o que torna o sistema normativo incompreensvel e inacessvel para as empresas e para os profissionais do setor, exceto para aquele pequeno grupo de tcnicos e professores envolvidos diretamente no processo. VI - Tendncias e Recomendaes O Codex Alimentarius Commission vem trabalhando na regulamentao internacional das "Declaraes de Propriedades Saudveis". Mas tambm ali se verifica a existncia de uma zona indefinida, agora entre o que se entende por "propriedades saudveis" e "propriedades funcionais". Muitos pases, por exemplo, permitem, na rotulagem, que se destaque a propriedade relativa aos nveis de colesterol sanguneo, entendendo que isso seja declarao de propriedades funcionais de nutrientes presentes no alimento. Outros pases, porm, entendem que o consumidor, ao ler tal mensagem no rtulo, fazem uma associao direta e imediata com a propriedade saudvel: a reduo do nvel de colesterol sanguneo previne as enfermidades cardacas. E o que, ento, pareceria uma singela informao bromatolgica ou nutricional, emerge, na prtica, como um poderoso "health claim". Nesse contexto, a Dinamarca entende que no se deva separar um conceito do outro, quando se trabalha no sentido de regulamentar rotulagem. A Consumers International tem sido ainda mais enftica, defendendo que todas as declaraes de propriedades, se vo verdadeiramente beneficiar os consumidores, devem ento ser claramente definidas, fceis de entender, verdicas e capazes de serem cumpridas. E alerta: "O potencial de confundir e induzir os consumidores a erros, perdendo por conseqncia toda confiana nas declaraes de propriedades, muito alto e deve ser evitado a todo custo. Consumidores, de todas as partes do mundo, tm indicado que existe confuso e falta de confiana na maneira em que se empregam muitas declaraes de propriedades.". A Resoluo n 16, de 30 de abril de 1999, da ANVISA - Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade, parece uma tentativa de resolver, pelo menos temporariamente, os conflitos que no conseguiu equacionar com as normas anteriores. Para isso, inaugurou um novo termo; j no nutracutico, engineered or

designed food, mas "alimentos e/ou novos ingredientes", assumindo para estes, mas dali alertando estar excluindo os aditivos e coadjuvantes de tecnologia de fabricao, a seguinte definio: ALIMENTOS E OU NOVOS INGREDIENTES: so os alimentos ou substncias sem histrico de consumo no Pas, ou alimentos com substncias j consumidas, e que entretanto venham a ser adicionadas ou utilizadas em nveis muito superiores aos atualmente observados nos alimentos utilizados na dieta regular. O fato de definir, usando termos que no tm definio, ou criando categorias que no podem ser depois implementadas de forma objetiva - na medida que no apresenta a listagem do que entende por alimentos ou substncias com histrico de consumo no Pas, nem indica onde ela pode ser encontrada ou a quem compete decidir o que se enquadra ou deixa de se enquadrar nessa categoria - parece, infelizmente, repetir o mesmo equvoco ou, no mnimo, a mesma limitao que terminou inviabilizando todas as normatizaes anteriores. Novos captulos e novas normas certamente continuaro sendo escritas, inclusive porque novas percepes, novos conceitos e novos produtos continuaro surgindo na sociedade e no mercado. Mas a existncia de um quadro, estabelecendo quais so os nutrientes e o que pode ser anunciado, para cada um deles, nos respectivos rtulos, e definindo com que palavras e onde e como isso pode estar escrito, certamente resolveria a maior parte dos problemas hoje existentes. Para os demais problemas, particularmente aqueles que envolvem substncias que no so, pelo menos ainda, consideradas nutrientes convencionais, seriam necessrias medidas mais especficas. E mesmo essas enfrentaro srios obstculos operacionais, pois notrio que no basta regulamentar a rotulagem, pois tanto no Brasil, como tambm na Europa e nos Estados Unidos, tem sido prtica usual adicionar, ao que o rtulo oficial informa, folhetos promocionais, que so disponibilizados na prpria loja, e onde ento se registram vrias propriedades funcionais e medicinais que, sem comprovao cientfica, esto proibidas de transcrio nos rtulos. VII - Referncias Bibliogrficas AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA - ANVISA Aprova o regulamento tcnico que estabelece as diretrizes bsicas para anlise e comprovao de propriedades funcionais e ou de sade alegadas em rotulagem de alimentos. Resoluo n 18, de 3 de dezembro de 1999. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA - ANVISA. Aprova o regulamento tcnico de procedimentos para registro de alimento com alegao de propriedades funcionais e ou de sade em sua rotulagem. Resoluo n 19, de 10 de dezembro de 1999. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA - ANVISA.. Aprova o regulamento tcnico de procedimentos para registro de alimentos e ou novos ingredientes. Resoluo n 16, de 3 de dezembro de 1999. BRASIL, Decreto-Lei n 986 de 21, de outubro de 1969. Institui Normas Bsicas sobre Alimentos. Dirio Oficial da Unio, 21 de outubro de 1969. CNDIDO & CAMPOS, . Alimentos Funcionais - Uma Reviso. Bol. SBCTA,v.29,

n.2, p.107, 1995. Comit del Codex sobre Etiquetado de Alimentos. CX/FL 98/10. Anteproyecto de recomendaciones para el uso de declaraciones de propiedades saludables. Comentarios de gobiernos en el trmite 3. Ottawa, mayo de 1998. DeFelice, S. L. The need for a research-intensive nutraceutical industry: what can congress do? (the claims research connection). In S. Shaw (Ed.), Functional food, nutraceutical or pharmaceutical? 15-26 p. London:IBC, 1996. GARY et al. Food Safety and Health Claims. Food Technology, may, p.92, 1994. GISMONDO MR; DRAGO L; LOMBARDI A . Review of Probiotics Available to Modify Gastrointestinal Flora. Int J Antimicrob Agents, v..12, n.4, p. 287, aug., 1999. NANCY, M. Functional Foods and Market Entry. The World of Ingredients, out/nov, p. 36, 1994. PARK, Y.K. et al. Recentes Progressos dos Alimentos Funcionais. Bol SBCTA, v.31, n.2, p.200, 1999. PETER FRST. Moderated discussion. American Journal of Clinical Nutrition, v.71, n.6: 1688S-1690S, june, 2000 ROBERFROID, M.B. What is beneficial for Health? The Concept of Functional Food. Food and Chemical Toxicology, n.37, p.1039, 1999. Luiz Eduardo Carvalho, professor da Faculdade de Farmcia da UFRJ (luizeduardo@ufrj.br) Mirian Ribeiro Leite Moura, Departamento de Produtos Naturais e Alimentos (mmirian@pharma.ufrj.br)

Вам также может понравиться