Вы находитесь на странице: 1из 3

1.

Profises profies profisses dialogar um contexto profissional


Distribuir, em papeizinhos, vrias profisses aos alunos. Em duplas, os alunos montaro um dilogo, por escrito, de acordo com o contexto da profisso, em hiptese alguma o nome da profisso pode ser falada. Depois de ensaiada as falas , apresentaro aos colegas o seu dilogo e a turma tem que adivinhar qual a profisso. No final de cada apresentao, os alunos vo escrever em uma folha em branco o nome da profisso e qual foi a fala mais importante para descobrir a profisso. Frisar aos alunos , que ao a o dilogo, este deve ser rico nas falas, com muitos detalhes.

2.Pentatlo
Em uma espcie de circuito, sero executadas alguns desafios textuais , lexicais e interpretativos. Esta atividade, mexe com o intelecto e com o fsico. A sequncia e o contedo do texto pode ser definidos de acordo com a srie do aluno. Alguns exemplos de desafios: 1. Escolhe-se alguns textos de no mximo uma folha, mas devem ser bem m interessantes, pode ser algum cientfico, curiosidades ou a vida de algum astro famoso. Divida o texto em pargrafos, cinco pargrafos esto bons. Embaralhe os pargrafos e as duplas devero montar o texto colocando os pargrafos na ordem correta dos acontecimentos . 2. Imprimir um HQ , retirar as falas dos bales, imprimir separadamente as fala dos bales, os alunos tero que montar a histria colocando a fala dos personagens na sequncia correta. 3. Escolher uma frase, o melhor uma orao composta, separar cada palavra, para que depois a dupla de alunos remonte-as. 4. Dificuldades ortogrficas. Escolher algumas palavras com maior dificuldade ortogrfica e a dupla deve preencher os espaos em branco com as letras que faltam. 5. Escolher algumas marcas de produtos, os logotipos e o slogan. Separalos e ento as duplas devem junt-los. 6. Escolher reportagens com foto, olho da notcia, resumo e a notcia na ntegra, Separ-las para que as duplas as monte.

3.Testes de comportamento
turma.

personalidade

Procurar na internet testes de comportamento e personalidade e aplicar com a

4.Procurando pistas
Procurar um texto interessante, curto, dividi-lo em pargrafos. Em uma equipe de 3 alunos, um fica encarregado de parafrasear o o texto, isto , ser o encarregado de reescrever o texto Os outros dois iro em busca dos pargrafos que sero espalhados pela escola. Ser um trabalho de formiguinha trazer todas as informaes dos textos para que o redator reescreva a histria. Isso vai levar um certo tempo , pois as formiguinhas faro quantas viagens forem preciso para ler decor-lo e ditar para o redator.

5. Montagem de painel
Montar um painel dando a dica de uma dificuldade ortogrfica, por em evidncia a parte em que a maioria dos alunos sentem dficuldade. Montar um painel onde atravs de um poema dada, de maneira singela a explicao e a essncia do Letramento.

6.Caa palavras
Montar jogos de caa- palavras, tentar sempre relacionar a um tema. O site do coquetel sempre uma boa escolha.

7.Domin
Montar um jogo de domin : a. b. c. d. e. f. g. De palavras sinnimas De palavras antnimas De palavras de mesmo som e significado diferente. ( Homnimas) De som parecido e significado diferente. ( Parnimas ) Completar frases. Conjugaes verbais, verbo conjugado e tempo verbal. Substantivo, adjetivo e verbo.

7.
a. b. c. d.

Jogo da memria

Montar jogos da memria com: Frases famosas pela metade, achar a segunda parte. Concordncia verbal e nominal. Classes gramaticais Charadas

8. 9.

Soletrando Legenda

Escolher uma seleo de palavras, se possvel contextualizadas, fazer a seleo entre os alunos e praticar a brincadeira.

Escolher uma cena de um filme, de 2 a 4 minutos. Apresentar o filme vrias vezes mas sem som. Os alunos, ento, montaro as falas, tentar ao mximo encaixar as palavras com o abrir de boca dos atores em cena, fazer os alunos prestarem ateno ao contexto. Depois, apresentaro a sua verso aos colegas. Aps todos se apresentarem, chega hora de apresentar a verso original, fazer comentrios sobre a verses de cada um, como eles chegaram a tis informaes.

Вам также может понравиться