Вы находитесь на странице: 1из 15

ASPECTOS DO NEOCONSTITUCIONALISMO

Leandro Soares Lomeu

RESUMO Existe um ideal de Constituio, uma busca incessante no rompimento do positivismo jurdico, uma procura incessante que almeja um modelo eficaz de normas que satisfaa o bem-estar social, que cumpra os alcances mximos da dignidade da pessoa humana. Atravs das novas perspectivas constitucionais traa-se nova interpretao

constitucional e a busca da efetividade aproximada da verdade constitucional. No basta a mera positivao das idias em textos constitucionais, nem somente o objetivo de conferir fora normativa, sendo necessrio tambm se fazer a implementao ou concretizao das mesmas no plano social.

PALAVRAS-CHAVE TEORIA DO DIREITO; TEORIA DA CONSTITUIO;

NEOCONSTITUCIONALISMO.

ABSTRACT An ideal of Constitution, an incessant search in the disruption of the legal positivism exists, an incessant search that longs for an efficient model of norms that satisfies the social welfare, that fulfills reaches them maximums of the dignity of the person human being. Through the new perspectives constitutional new constitutional interpretation is traced and the search of the approach effectiveness of the constitutional truth. It is not enough the positivism of the ideas in texts constitutional, no just only the objective to confer normative force, being necessary also if to make the implementation or concretion of the same ones in the social plan.

Leandro Soares Lomeu advogado em Minas Gerais, mestrando em Direito pela Faculdade de Direito

de Campos, especialista em Direito Registral Imobilirio pela PUC/MG, e professor de Direito Civil na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce na cidade de Governador Valadares..

3655

KEYWORDS THEORY OF THE RIGHT; THEORY OF THE CONSTITUTION;

NEOCONSTITUCIONALISM.

1. INTRODUO

Percebe-se nitidamente a complexidade da sociedade contempornea e a insuficincia do Estado para atender s diversas demandas sociais, em que necessariamente deveria est presente para controlar, fiscalizar ou conferir legalidade a determinadas relaes sociais. Os postulados clssicos do constitucionalismo tambm esto afastados desta realidade. Por detrs destes fatos, compreende-se que os indivduos desejam ser regulados por uma norma fundamental que consagre todos os seus anseios e expectativas, todas as suas formaes e vontades lcitas, mas que esta norma no seja somente um texto sem efeito, e sim com total eficcia, para refletir, por certo, suas vontades, tornando-as reais, consolidadas em determinado perodo histrico. Busca o constitucionalismo, e o presente trabalho, demonstrar que existe um ideal de Constituio. Uma busca incessante por um modelo eficaz, que confira ao homem o bem-estar, respeito e dignidade humana. E como o mundo se transforma, o constitucionalismo estreita e alarga o seu caminho para se aproximar das transformaes havidas e das novas sistemticas, tal como a contempornea, voltada para a pessoa humana. Existe inegavelmente uma modificao no contedo ideolgico do Direito Constitucional com o surgimento de novas matrias econmicas e sociais, surgindo um novo padro de constitucionalismo.

2. ASPECTOS DO CONSTITUCIONALISMO MODERNO

Ao analisarmos a Constituio como documento poltico-jurdico, conferimos de maneira bvia que o texto constitucional traz em si um contedo ideolgico. Que nos

3656

dizeres sbios de Canotilho, expressam que o constitucionalismo transporta, em si, um claro juzo de valor1. Nestas linhas, pode-se conceituar o constitucionalismo como a teoria (ou ideologia) que ergue o princpio do governo limitado indispensvel garantia dos direitos em dimenso estruturante da organizao poltico-social de uma comunidade2. Em sntese, trata-se de uma teoria normativa da poltica3. O constitucionalismo sempre foi impulsionado por uma idia constitucional, idia esta que se concretiza no momento em que se torna realidade, no momento em que reveste a forma de Constituio. Sobre o conceito moderno de constitucionalismo, pode-se afirmar que designa as instituies e os princpios que so adotados pela maioria dos Estados que, a partir dos fins do sculo XVIII, tm um governo que, em contraposio quele absoluto, se diz constitucional. Nestes termos, constitucionalismo indica uma ideologia

institucionalizada consistente em romper com o antigo regime, transformar o Estado Absoluto em Estado Constitucional. Em ordem histrica o constitucionalismo moderno se afirmou com as revolues burguesas na Inglaterra em 1688, nos Estados Unidos em 1776, e na Frana em 1789. Podemos, entretanto, encontrar o embrio desse constitucionalismo j na Magna Carta de 1215. No que a Magna Carta seja a primeira Constituio moderna, mas nela j esto presentes os elementos essenciais deste moderno constitucionalismo como limitao do poder do Estado e a declarao dos Direitos fundamentais da pessoa humana, o que a tornou uma referencia histrica para alguns pesquisadores. Andr Ramos Tavares traa algumas acepes sobre o constitucionalismo, a saber:

Numa primeira acepo, emprega-se a referncia ao movimento poltico-social com origens histricas bastante remotas que pretende, em especial, limitar o poder arbitrrio. Numa segunda acepo, identificado com a imposio de que haja cartas constitucionais escritas. Tem-se utilizado, numa terceira concepo possvel, para indicar os propsitos mais latentes e atuais da funo e posio das constituies nas sociedades. Numa vertente mais restrita, o

CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimbra: Almedina, 2000, p. 45. 2 CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Op. cit., p. 45. 3 CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Op. cit., p. 45.

3657

constitucionalismo reduzido evoluo histrico-constitucional de um determinado Estado.4

Destaca ainda Alexandre de Moraes que o constitucionalismo, apresenta dois traos marcantes desde sua origem formal: organizao do Estado e limitao do poder estatal, por meio da previso de direitos e garantias fundamentais5. O constitucionalismo moderno surgiu em um contexto de ruptura com o Antigo Regime, quando o homem encontrava-se preso e determinado pelas explicaes de carter teolgico. A modernidade procurou romper a cultura medieval e estabelecer o homem como centro e explicao de si e do mundo, a partir de si mesmo. No plano histrico, os acontecimentos que concorreram para a ecloso do princpio da subjetividade foram a Reforma Protestante e a Revoluo Francesa, onde pela Reforma Protestante, temos o declnio da mediao institucionalizada da Igreja Catlica entre o sujeito e a verdade e, com isso, o incio de novas condies, e a Revoluo Francesa significou a necessidade de afirmao do indivduo livre por meio da universalizao da razo. E o sistema do constitucionalismo antigo era pois integrado numa poltica dominada por caractersticas que somente viriam ser desconstitudas no sculo XVIII.6 Estabelecido que o prprio homem deveria pensar e estabelecer as condies de sua existncia, a organizao social no poderia mais ser fundamentada to-somente no poder divino. Desta forma, em um contexto de secularizao do poder poltico, surgiram as teorias do poder constituinte, poder este que substitui Deus pela nao na justificativa dos fundamentos da Constituio. Como base fundamental desta nova concepo de Constituio, estava a necessidade de limitar a autoridade governante, o que se deu de duas formas bsicas: pela separao dos poderes e pela declarao de direitos fundamentais, tal como citamos, o entendimento de Alexandre de Moraes7. A Constituio poltica, tal como a entendemos hoje, resulta de um movimento ocorrido na transio da monarquia absoluta para o Estado Liberal de Direito, do final do sculo XVIII, conhecido por constitucionalismo, pelo qual o Estados passaram a adotar leis fundamentais ou cartas constitucionais, reunindo, num documento escrito, sua organizao poltica, bem como a declarao dos direitos dos indivduos.
4 5 6 7

TAVARES, Andr Ramos. Curso de Direito Constitucional. So Paulo : Saraiva, 2002. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo : Saraiva, 2006, p. 01. LOPES, Jos Reinaldo de Lima. O Direito na Histria. So Paulo : Max Limonad, 2002. MORAES, Alexandre de. Op. cit., p. 02.

3658

Nos dizeres de Kildare Gonalves Carvalho, a concepo de constitucionalismo se refere a um tipo de Constituio, a escrita, embora se possa falar tambm em constituio no escrita na Inglaterra, como antecedente das Constituies escritas da segunda metade do sculo XVIII8. Assim, a noo de Constituio como corpo de leis reunidas em um documento escrito, com autoridade superior s leis ordinrias apenas se deu a partir do final do sculo XVIII, como resultado do movimento constitucionalista. Canotilho apresenta uma importante definio de constitucionalismo moderno, pela conceituao histrico-descritiva, onde enfatiza-se o movimento histrico do constitucionalismo inserido no contexto filosfico da modernidade, livre de aspectos valorativos ou apropriaes ideolgicas. Segundo esta definio:

"...fala-se em constitucionalismo moderno para designar o movimento poltico, social e cultural que, sobretudo a partir de meados do sculo XVIII, questiona nos planos poltico, filosfico e jurdico os esquemas tradicionais de domnio poltico, sugerindo, ao mesmo tempo, a inveno de uma nova forma de ordenao e fundamentao do poder poltico. Este constitucionalismo, como o prprio nome indica, pretende opor-se ao chamado constitucionalismo antigo, isto , o conjunto de princpios escritos ou consuetudinrios aliceradores da existncia de direitos estamentais perante o monarca e simultaneamente limitadores do seu poder. Estes princpios ter-se-iam sedimentado num tempo longo desde os fins da Idade Mdia at ao sculo XVIII."9

Pode-se afirmar que o constitucionalismo moderno caracteriza-se pela existncia de uma constituio jurdica, pela universalizao dos direitos e liberdades, com suas respectivas garantias, e pelo aperfeioamento de tcnicas que limitam o poder poltico. As constituies modernas que representam o incio desse longo processo de construo do constitucionalismo no Brasil a nossa primeira Constituio de 1824 (no Imprio) e a de 1891 (primeira republicana) so liberais e representam a primeira e segunda fase do constitucionalismo. A fase de transio para o constitucionalismo liberal no Brasil ocorre na dcada de 1920 e a nossa primeira Constituio social a de 1934. A Constituio de 1937 representa a influncia do social-fascismo no Brasil. Essa Constituio traz os elementos caractersticos dessa ideologia (ultranacionalista, antiliberal, anti-socialista, anticomunista, antidemocrtica, anti-operariado e autoritria).

CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional Didtico. Belo Horizonte : Del Rey, 2001, p. 143. 9 CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Op. cit., p. 46.

3659

Em 1946, temos o retorno do Estado social e democrtico (democracia representativa) com nova interrupo autoritria em 196410. Verifica-se do exposto que o constitucionalismo uma ideologia. Esta cambiante em face da evoluo da sociedade, de modo que a cada momento histrico nos podemos falar de um novo movimento constitucional, ou, no seria equivocado dizer, de uma nova ideologia constitucional. Esta ideologia constitucional refletir certamente nas vrias concepes e nos vrios modelos de Constituio que surgiram ao longo da histria.

3. NEOCONSTITUCIONALISMO

A princpio podemos destacar o sentido do prefixo neo que presume-nos considerar algo que novo ou que ainda no foi desvendado, que est em desenvolvimento, determinando certo avano em relao ao estado anterior. Tal a premissa do neoconstitucionalismo, ou seja, visualizar o constitucionalismo contemporneo, ou como prefere expor Andr Ramos Tavares, trata-se de um constitucionalismo do por vir11. Reconhece o neoconstitucionalismo ante a tormentosa complexidade das relaes sociais atuais, a proeminncia do princpio da dignidade da pessoa humana. Competindo reconhecer que o princpio da dignidade da pessoa humana tornou-se o epicentro do extenso catlogo de direitos civis, polticos, econmicos, sociais e culturais, que as constituies e os instrumentos internacionais em vigor em pleno terceiro milnio ofertam solenemente aos indivduos e s coletividades12. Como Teoria do Direito, o neoconstitucionalismo se prope a descrever as transformaes dos grandes sistemas jurdicos contemporneos, consistentes na configurao de uma Constituio invasora, na onipresena de princpios e regras na Constituio e na existncia de peculiaridades na interpretao e aplicao das leis a partir da incidncia da Constituio.

10

MAGALHES, Jos Luiz Quadros de. Constitucionalismo e interpretao: um certo olhar histrico. In: Revista Brasileira de Direito Constitucional. vol. 6, jul./dez. 2005, p. 204. 11 TAVARES, Andr Ramos. Curso de Direito Constitucional. So Paulo : Saraiva, 2002.
12

CASTRO, Carlos Roberto Siqueira. A constituio aberta e os direitos fundamentais: ensaios sobre o constitucionalismo ps-moderno e comunitrio. Rio de Janeiro : Forense, 2005, p. 15.

3660

Em tempos no to remotos o Poder Judicirio no reconhecia qualquer papel relevante no contedo da Constituio, no vislumbrava fora normativa a Constituio tal como hoje, tratava-se a de um documento poltico que direcionava-se mais aos Poderes Pblicos e principalmente ao Poder Legislativo, tal o avano que esclarece brilhantemente o Professor Luis Roberto Barroso ao afirmar:

Atualmente, passou a ser premissa do estudo da Constituio o reconhecimento de sua fora normativa, do carter vinculativo e obrigatrio de suas disposies. Vale dizer: as normas constitucionais so dotadas de imperatividade, que atributo de todas as normas jurdicas, e sua inobservncia h de deflagrar os mecanismos prprios de coao, de cumprimento forado. A propsito, cabe registrar que o desenvolvimento doutrinrio e jurisprudencial na matria no eliminou as tenses inevitveis que se formam entre as pretenses do constituinte, de um lado, e, de outro lado, as circunstancias da realidade ftica e as eventuais resistncias do status quo.13

Considerando estas normas constitucionais, o intrprete ao lidar com locues como ordem pblica, interesse social e boa-f, dentre outras, precisa fazer a valorao de fatores objetivos e subjetivos presentes na realidade ftica, de modo a definir o verdadeiro sentido e o real alcance da norma, dever considerar sua funo. Da em razo das idias e experincias que passamos, natural que neste novo milnio novos valores surjam, projetando-se, portanto, ao longo deste sculo. Assim, as novas sistemticas constitucionais devem exprimir algumas idias ou valores fundamentais, tal como a verdade, a solidariedade, a continuao, a participao, a integrao e a universalidade14. A Constituio da verdade deve corresponder integralmente aos anseios e valores presentes na sociedade subjacente que ela pretende disciplinar, ou seja, deve ser um texto normativo ntegro e veraz, onde haja uma identidade entre o que se escreve e o que se faz, devendo haver uma correspondncia entre a Constituio Jurdica em face da Constituio Real, conferindo efetividade a norma prescrita. E destarte a apregoada Constituio da verdade, pode-se afirmar, conforme esclarece Paulo Bonavides, o avano da Constituio da Repblica Federativa do Brasil
13

BARROSO, Luiz Roberto. Neoconstitucionalismo e constitucionalizao do direito. In: Sampaio, Jos Adrcio Leite (coord.). Constituio e crise poltica. Belo Horizonte : Del Rey, 2006. 14 Tais idias fundamentais da nova ordem constitucional, ou seja, verdade, solidariedade, continuao, participao, integrao e universalidade, so expressas por Andr Ramos de Tavares, considerando-as como o Constitucionalismo do por vir.

3661

de 1988, neste sentido, trata-se de dispositivo do mais subido prstimo com que afianar a passagem de um constitucionalismo meramente programtico para um constitucionalismo social de incontrastvel eficcia e juridicidade15. Com aspecto da nova interpretao constitucional e a busca da efetividade, podese afirmar que a interpretao constitucional uma modalidade de interpretao jurdica, por isso tal circunstncia passa a ser vista com fora normativa, onde claro o reconhecimento de normativade aos princpios e sua distino qualitativa em relao s regras, sobre os quais nos esclarece Lus Roberto Barroso ao assegurar:
Princpios no so, como as regras, comandos imediatamente descritivos de condutas especficas, mas sim normas que consagram determinados valores ou indicam fins pblicos a serem realizados por diferentes meios. A definio do contedo de clusulas como dignidade da pessoa humana, razoabilidade, solidariedade e eficincia tambm transfere para o interprete uma dose importante de discricionariedade. Como se percebe, claramente, a menor densidade jurdica de tais normas impede que delas se extraia, no seu relato abstrato, a soluo completa das questes sobre as quais incidem. Tambm aqui, portanto, impe-se a atuao do intrprete na definio concreta de seu sentido e alcance.16

Neste caminho o sistema normativo que se pode extrair da Carta de 1988 no h de ser descoberto como um mero exerccio de abstrao acadmica, mas sim como um conjunto de condicionantes (positivos e negativos) vida social e atuao do estado que se revistam do mximo de efetividade17. A Constituio da solidariedade corresponde a uma nova concepo de igualdade, fundada na dignidade da pessoa humana e na equidade. Solidariedade esta amplamente perceptvel nas formas normativas constitucionais que disciplinam as famlias, intitulada de solidariedade familiar. Referente a Constituio da continuidade, avanar sobre determinado caminho que j foi percorrido, progredindo de forma eficaz, reformando a Constituio, mas no

BONAVIDES, Paulo. Constitucionalismo luso-brasileiro: influxos recprocos. In: Miranda, Jorge. Perspectivas constitucionais. Lisboa : Coimbra Editora, 1996, p. 52. 16 BARROSO, Lus Roberto. Neoconstitucionalismo e constitucionalizao do direito. In: Sampaio, Jos Adrcio Leite (coord.). Constituio e crise poltica. Belo Horizonte : Del Rey, 2006. A ttulo de acessibilidade cabe informar que o artigo encontra-se publicado tambm na Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, n. 09, mar./abr./mai. 2007, ISSN 1981-1888, Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Pblico, p. 10. 17 DUARTE, Fernanda; Vieira, Jos Ribas. Teoria da mudana constitucional. Rio de Janeiro : Renovar, 2005, p. 147.

15

3662

destruindo-a, pelo contrrio, buscando sua constante atualizao face as relaes contemporneas. A Constituio Norte-Americana lida com a Constituio da continuidade, visando a sua atualizao, reafirmando a sua progresso e no o desfalecimento, tal como leciona o Professor Jos Luiz Quadro de Magalhes:

A histria constitucional norte-americana refora a idia de uma Constituio dinmica, viva, que se reconstri diariamente diante da complexidade das sociedades contemporneas. Uma Constituio presente em cada momento da vida. Uma Constituio que interpretao, e no texto. A experincia norte-americana nos revela uma nova dimenso da jurisdio constitucional, presente em toda a manifestao do Direito. tarefa do agente do Direito, nas suas mais diversas funes, dizer a Constituio no caso concreto e promover leituras constitucionalmente adequadas de todas a normas e fatos. A vida interpretao, no h texto que no seja interpretado. A interpretao do mundo, dos fatos, das normas inafastvel.18 (grifo nosso)

Deste modo, as reformas constitucionais no devem ser mecanismos de rompimento com a ordem constitucional at ento em vigor, mas meios de atualizao formal das Constituies em razo da dinmica social, mantendo-as estveis no sistema scio-normativo. Em outras palavras, devem ser evitas fraudes Constituio. Deve, por fim, ser a Constituio integracionista e universal. A Lei Fundamental deve refletir uma integrao tica, moral, espiritual e institucional, tendo em vista o desenvolvimento de funes com fins comuns. Universalista no sentido de conferir uma maior proteo aos direitos fundamentais, cujo fim maior ser propiciar a todos uma existncia digna. Tais idias em torno do constitucionalismo, e conseqentemente da Constituio, iro culminar em uma anlise sobre a Jurisdio Constitucional, pois, se o primeiro visto como um movimento constitucional, como uma ideologia que se plasma inicialmente em uma Constituio, mas que a ela no se limita, a Justia Constitucional exerce uma funo importante como fio condutor entre o ideal constitucional e a constituio concretizada.

18

MAGALHES, Jos Luiz Quadros de. Op. cit., p. 208.

3663

4. NEOCONSTITUCIONALISMO E JURISDIO CONSTITUCIONAL

O sistema de defesa da Constituio no Brasil bastante complexo, pois toda a estrutura do Poder Judicirio tem competncia para o exerccio da jurisdio constitucional. Isto faz com que qualquer cidado, qualquer instituio, desde que tenha legitimidade processual para tanto, possa provocar a jurisdio constitucional no intuito de ver preservada a Lei Fundamental de nosso Pas. O problema da defesa de nossa Constituio no reside nos mecanismos processuais existentes, pois o nosso modelo um dos mais ricos do mundo. Situa-se, contudo, no prprio objeto defendido e nos rgos encarregados de exercer esta atividade voltada para a manuteno do Texto Supremo. Verificando-se desta forma uma proximidade, uma relao entre o Constitucionalismo e a Jurisdio Constitucional. Por um lado, o Constitucionalismo que trata de uma ideologia impulsionada por um movimento constitucional, um complexo de idias resultantes de vrios fatores reais e efetivos de poder, cambiantes na histria, que convergem para a formao de um sistema constitucional positivo. Tendo como um dos pontos culminantes do constitucionalismo, o objetivo de assumir a forma de norma jurdica, ou seja, revestir a feio de norma constitucional. Contudo, no basta a mera positivao destas idias em textos constitucionais, nem to-somente o objetivo de conferir fora normativa, sendo necessrio tambm se fazer a implementao ou concretizao das mesmas no plano social. Como demonstrado pretende o constitucionalismo a total efetividade da Constituio. Entretanto, para que esta seja efetiva, deve refletir fielmente a realidade subjacente que a mesma pretende disciplinar. Em outras linhas, no deve haver um abismo enorme capaz de inviabilizar a integrao entre a norma constitucional e a realidade constitucional, deve-se chegar Constituio da verdade. A Constituio brasileira no est inserida nesta Constituio totalmente da verdade, visto que nossa Carta de 1988 est repleta de abismos, afastando-se, por ordem imperiosa, da efetividade. Cite-se como exemplo o salrio-mnimo disposto constitucionalmente. Tal norma no se coaduna com a realidade brasileira, no reflete o verdadeiro fato da sociedade. Conseqentemente, em razo deste abismo, a jurisdio

3664

constitucional brasileira se v impedida de fazer cumprir a Constituio, faltando prpria jurisdio constitucional vontade de Constituio. Costuma-se interpretar o direito de baixo para cima, ou seja, da legislao infraconstitucional para a Constituio, invertendo o prprio princpio da supremacia constitucional. Realmente, feitas estas consideraes, no pode haver vontade de constituio se h absoluta falta de conhecimento do texto constitucional. Reconhecido no plano terico, que trs grandes transformaes subverteram o conhecimento convencional relativamente aplicao do direito constitucional, retratado por Luis Roberto Barroso19, ao enumerar os seguintes: o reconhecimento da fora normativa Constituio, o desenvolvimento de uma nova dogmtica de interpretao constitucional, e, a expanso da jurisdio constitucional, esta ltima ainda pouco operacionalizada no ordenamento jurdico brasileiro, sendo necessrio principalmente que a Jurisdio Constitucional tenha vontade de Constituio, pois seu papel fundamental na tarefa de manuteno, atualizao e concretizao dos valores consignados em nossa Carta Maior.

5. NEOCONSTITUCIONALISMO E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS

A Constituio Federal estabelece como um de seus fins essenciais a promoo dos direitos fundamentais, tal que com tranqilidade pode-se afirmar que o Direito Constitucional o direito do homem no seu tempo, no tempo presente. E como as relaes sociais mudam constantemente o Constitucionalismo estreita e alarga o seu caminho para se encostar nas transformaes havidas. As valoraes atuais passam a voltar-se para a dignidade da pessoa humana de cada indivduo, da coletividade, dos direitos fundamentais do homem. A plataforma do constitucionalismo tal como apresentado hodiernamente encontra-se voltado para os direitos humanos, somadas todas as conquistas das geraes de liberdades alcanadas e se amalgamam compondo um novo subsistema

19

BARROSO, Luis Roberto. Op. Cit., p. 05.

3665

constitucional de direitos fundamentais e um novo sistema jurdico informado por eles, que lhe so o embasamento essencial. O homem e o Direito passaram a integrar uma unidade dotada de vida prpria, alterando-se os dois elementos que se tornam uma realidade a se fazer centro no apenas da prtica de idias, mas do esprito que deve dominar todas as prticas. Nesta ordem, essa nova concepo de Direito que a frmula do constitucionalismo consagrou, teve em seu plo a entronizao dos direitos fundamentais como o grande diferencial de tudo quanto at ento se concebera e se positivara como ordem jurdica20. Ocorre que os conflitos do neoconstitucionalismo sobrevm freqentemente entre direito fundamentais justamente porque no possvel hierarquiz-los em abstrato, dada a sua fundamentalidade. Ainda sob a tica dos conflitos substancialistas e procedimentalistas concordam que os direitos fundamentais formam um consenso mnimo oponvel a qualquer grupo poltico, seja porque constituem elementos valorativos essenciais, seja porque descrevem exigncias indispensveis para o funcionamento adequado de um procedimento de deliberao democrtica. A Constituio norma jurdica central no sistema e vincula a todos dentro do Estado, sendo que de todas as normas constitucionais os direitos fundamentais integram um ncleo normativo que por razes justificveis devem ser especificamente bem reputadas. A promoo e proteo dos direitos fundamentais devem seguir-se de aes e omisses, devem ser geridas sobre a tica da efetividade e da instrumentalizao de polticas pblicas para se conferir eficcia a todos os direitos fundamentais. Para se atribuir eficcia a normatividade, visualiza-se situaes prticas que no podem ser deixadas como elementos parte, tal como enumera Ana Paula de Barcellos:

(i) a Constituio estabelece como um de seus fins essenciais a promoo dos direitos fundamentais; (ii) as polticas pblicas constituem o meio pelo qual os fins constitucionais podem ser realizados de forma sistemtica e abrangente; (iii) as polticas pblicas envolvem gasto de dinheiro pblico; (iv) os recursos pblicos so limitados e preciso fazer escolhas; logo (v) a

20

ROCHA, Crmem Lcia Antunes. O constitucionalismo contemporneo e a instrumentalizao para a eficcia dos direitos fundamentais. In: Revista CEJ. vol. 01, n. 03, Braslia : CJF, 1997, p. 79.

3666

Constituio vincula as escolhas em matria de polticas pblicas e dispndio de recursos pblicos.21

Neste dia diapaso o constituinte brasileiro deu a soluo justa e equilibrada para a questo da eficcia jurdica dos direitos fundamentais. Cabendo aos poderes constitudos, por sua vez, cumprir, com vistas propositura constante do aperfeioamento. Num plano mais prximo novas medidas poderiam ser tomadas para a eficcia dos direitos fundamentais, objetivando o interesse da populao, desta forma conferindo eficcia aos Direitos. Tal meio de instrumentalizar o constitucionalismo contemporneo a disponibilizao de servios jurdicos de direitos humanos de atendimento da comunidade, a fim de que possa receber o conhecimento sobre os seus direitos e reinvidic-los quando necessrio, elaborando-se cartilhas informativas sobre os direitos fundamentais, os rgos responsveis pela sua promoo e garantia, as formas de acesso a esses rgos e mediante quais instrumentos, tanto para a distribuio populao quanto num outro nvel mais aprofundado, voltado para os estudantes de Direito e de cursos afins. A criao de programas televisivos e rdio, tal como o programa Voz do Brasil produzido pela Radiobrs, onde fosse possvel estabelecer-se um tempo para informao do cidado sobre os seus direitos fundamentais, sendo esse despojado de qualquer propaganda ou promoo poltica, mas to-somente de passagem de dados para o pleno conhecimento daqueles direitos por todos.22 Providenciando-se ainda uma especializao da jurisdio considerando a natureza dos Direitos Humanos, dando-se a preferncia da apreciao dos julgamentos das aes nas quais os questionamentos seja sobre direitos fundamentais ameaados ou violados, revelando-se a pessoa humana acima dos direitos patrimoniais, tal a assertiva de Maria Celina Bodin de Moraes ao sentenciar que ao interprete incumbir, pois, em

BARCELLOS, Ana Paula. Neoconstitucionalismo, direitos fundamentais e controle das polticas pblicas. In: SARMENTO, Daniel; GALDINO, Flvio (org). Direitos fundamentais. Rio de Janeiro : Renovar, 2006. 22 ROCHA, Crmem Lcia Antunes. Op. cit., p. 90.

21

3667

virtude de verdadeira clusula geral de tutela dos direitos da pessoa humana privilegiar os valores existenciais sempre que a eles se contrapuserem os valores patrimoniais23. Diante da tomada de algumas destas medidas poder-se-ia conferir melhor desenvolvimento dos direitos fundamentais edificada sobre os fundamentos da dignidade da pessoa humana.

6. CONSIDERAES FINAIS

Como se deixou registrado, a expresso neoconstitucionalismo tem sido utilizada para designar o estado do constitucionalismo contemporneo, o

constitucionalismo do por vir, onde possvel visualizar particularidades que justificam sensao de um novo perodo constitucional, principalmente em razo das principiologias, normatividade da Constituio e da centralidade da Carta Magna. A Constituio Federal de 1988, dirigente e principiolgica, em grande parte, trouxe grandiosas esperanas. Esperana de um pas e de uma sociedade melhores, onde a idia de fundamentalidade dos direitos deve ser encontrada no apenas atravs da conexo de um direito com o princpio da dignidade da pessoa humana mas, sim, de sua conexo com o conjunto de todos os princpios fundamentais Para que estas esperanas no sejam extinguidas ou enfraquecidas necessrio que as instituies e o povo apreciem a Constituio, sendo igualmente necessrio que a Jurisdio Constitucional tenha vontade de Constituio, pois o seu papel fundamental na tarefa de manuteno, atualizao e concretizao dos valores consignados em nossa Carta Magna.

REFERNCIAS BARCELLOS, Ana Paula. Neoconstitucionalismo, direitos fundamentais e controle das polticas pblicas. In: SARMENTO, Daniel; GALDINO, Flvio (org). Direitos fundamentais. Rio de Janeiro : Renovar, 2006.

MORAES, Maria Celina Bodin de. A caminho de um direito civil constitucional. In: Revista de Direito Civil, So Paulo, n. 65, p. 21-32, 1993.

23

3668

BARROSO, Luiz Roberto. Neoconstitucionalismo e constitucionalizao do direito. In: Sampaio, Jos Adrcio Leite (coord.). Constituio e crise poltica. Belo Horizonte : Del Rey, 2006. BONAVIDES, Paulo. Constitucionalismo luso-brasileiro: influxos recprocos. In: Miranda, Jorge. Perspectivas constitucionais. Lisboa : Coimbra Editora, 1996. CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimbra: Almedina, 2000. CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional Didtico. Belo Horizonte : Del Rey, 2001. CASTRO, Carlos Roberto Siqueira. A constituio aberta e os direitos fundamentais: ensaios sobre o constitucionalismo ps-moderno e comunitrio. Rio de Janeiro : Forense, 2005. DUARTE, Fernanda; Vieira, Jos Ribas. Teoria da mudana constitucional. Rio de Janeiro : Renovar, 2005. FERREIRA FILHO, Manoel Gonalves. Curso de Direito Constitucional. 24 ed. So Paulo: Saraiva, 1997. LOPES, Jos Reinaldo de Lima. O Direito na Histria. So Paulo : Max Limonad, 2002. MAGALHES, Jos Luiz Quadros de. Constitucionalismo e interpretao: um certo olhar histrico. In: Revista Brasileira de Direito Constitucional. vol. 6, jul./dez. 2005. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo : Saraiva, 2006. MORAES, Maria Celina Bodin de. A caminho de um direito civil constitucional. In: Revista de Direito Civil, So Paulo, n. 65, p. 21-32, 1993. ROCHA, Crmem Lcia Antunes. O constitucionalismo contemporneo e a instrumentalizao para a eficcia dos direitos fundamentais. In: Revista CEJ. vol. 01, n. 03, Braslia : CJF, 1997. TAVARES, Andr Ramos. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2002.

3669

Вам также может понравиться