Вы находитесь на странице: 1из 4

Centro Profissionalizante Simone Arajo Curso Tcnico em Radiologia Cristina Bispo da Silva

Enema Opaco

Porto Velho-RO 2011

Enema Opaco

Enema opaco o exame radiolgico do clon usando suspenso de sulfato de brio como meio de contraste. O exame depende muito da preparao dos intestinos. Existem muitos regimes, a maioria contando com uma combinao de restrio alimentar purgao, e hiperhidratao. Os laxantes usados normalmente agem aumentando a excreo fecal de gua e / ou estimulando o peristaltismo do clon. Enemas de limpeza da gua so menos utilizados devido ao efeito deletrio da gua retida no revestimento mucoso do meio de contraste. A suspenso de sulfato de brio preferencialmente introduzido atravs de um sistema fechado descartvel. Em oposio administrao de brio a partir de uma lata aberta, o sistema fechado exclui a possibilidade de infeco cruzada e permite a drenagem rectal sempre que necessrio. Ele tambm permite o uso de uma ponta enema com o lado do brao-de insuflao de ar. As contra-indicaes gerais para todos os estudos enema opaco so peritonite, ar intraperitoneal livre, alergia a suspenses de brio e risco de perfurao. As duas tcnicas principais so o exame de contraste nico e enemas de brio com duplo contraste-.

Objetivo: O objetivo do enema opaco estudar radiolgicamente a forma e a funo do intestino grosso, bem como detectar quaisquer condies anormais.

Indicaes: -diverticulose / diverticulite -volvo - intussuscepo

- apendicite

Preparo do paciente: -jejum absoluto de 8 s 10h antes do exame - o paciente instrudo a no mascar chicletes ou fumar cigarros durante o jejum - realizar limpeza intestinal por via oral (laxante) e por via retal (fleet - enema)

A poro do canal alimentar a ser examinada deve estar vazia, a limpeza completa de todo o intestino grosso de extrema importncia para o estudo contrastado.

Mtodo Imaginolgico: Realizar radiografia piloto, contendo todo o trato GI, e introduzir o contraste at atingir o nvel do ngulo heptico (flexura), posteriormente sub mete-se o paciente a algumas manobras abdominais, afim de que o contraste alcance a regio do ceco. Com as alas intestinais cheias de contraste, radiografa-se em projeo AP ( abdome panormico). Retira-se somente o excesso de contraste e injeta-se ar atravs do insuflador at causar um certo desconforto ao paciente (clica), obtendo assim o duplo contraste (Prova de Fisher), radiografando o paciente em projeo PA., (todo o intestino grosso). Logo em seguida, coloca-se o paciente em projeo P (perfil), visualizando assim o reto em perfil. Depois so realizadas as projees: - O.A.D. para visualizao detalhada da flexura esplnica - O.A.E. para visualizao detalhada da flexura heptica

- A.P., com uma angulao no RC entre 20 e 30 graus cranial ( axial de snfise pbica), para estudo do clon sigmide de frente.

Вам также может понравиться