Вы находитесь на странице: 1из 4

A histria da Previdncia Social no Brasil

A Previdncia Social no Brasil possui mais de 100 anos de histria. A primeira legislao pertinente ao tema datada de 1888, quando foi regulamentado o direito aposentadoria para empregados dos Correios. O fato considerado como ponto de partida da Previdncia Social propriamente dita no Pas, contudo, a Lei Eli Chaves (Decreto n 4.682) de 1923. Ela criou a Caixa de Aposentadoria e Penses para empregados de empresas ferrovirias, estabelecendo assistncia mdica, aposentadoria e penses, vlidos inclusive para seus familiares. Em trs anos, a lei seria estendida para trabalhadores de empresas porturias e martimas. Na dcada de 30, atravs da promulgao de diversas normas, os benefcios sociais foram sendo implementados para a maioria das categorias de trabalhadores, dos setores pblico e privado. Foram criados, tambm, seis institutos de previdncia, responsveis pela gesto e execuo da seguridade social brasileira. Em 1960, foi criada a Lei Orgnica de Previdncia Social, unificando a legislao referente aos institutos de aposentadorias e penses. A esta altura, a Previdncia Social j beneficiava todos os trabalhadores urbanos. Os trabalhadores rurais passariam a ser contemplados em 1963. Em 1966, com a alterao de dispositivos da Lei Orgnica da Previdncia Social, foram institudos o Fundo de Garantia por Tempo de Servio - " FGTS, uma indenizao para o trabalhador demitido que tambm pode ser usada para quem quiser comprar sua casa prpria, e o Instituto Nacional de Previdncia Social - " INPS (atualmente a sigla INSS), que reuniu os seis institutos de aposentadorias e penses existentes. Em 1974, foi criado o Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. At ento, o tema ficava sob o comando do Ministrio do Trabalho e Emprego(na poca chamado Ministrio do Trabalho e Previdncia Social). A extenso dos benefcios da previdncia a todos os trabalhadores se d com a Constituio de 1988, que passou a garantir renda mensal vitalcia a idosos e portadores de deficincia, desde que comprovada a baixa renda e que tenham qualidade de segurado. Em 1990, o INPS mudou de nome, passando a ser chamado de INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social.

Em dezembro de 1998, o governo mudou as regras da previdncia passando a exigir uma idade mnima para a aposentadoria, que, no caso das mulheres, de 55 anos e do homem, 60 anos. Anteriormente, a aposentadoria valia para quem contribusse por 25 a 30 anos, no caso das mulheres, e 30 a 35 anos, no caso dos homens, sem limite mnimo de idade. A previdncia foi estabelecida no pas em 1923, quando o Congresso Nacional cria a Caixa de Aposentadoria e Penses para os empregados de empresas ferrovirias. Junto com os familiares, eles passam a ter direito a assistncia mdica, remdios subsidiados, aposentadoria e penses. Nos anos 30, Getlio Vargas reestrutura a Previdncia Social incorporando praticamente todas as categorias de trabalhadores urbanos. So criados seis grandes institutos nacionais de previdncia, e o financiamento dos benefcios repartido entre os trabalhadores, os empregadores e o governo federal. No mesmo perodo surgiu a expresso "seguridade social", inspirada na legislao previdenciria social dos Estados Unidos, como uma nova concepo de seguro social total, que procura abranger toda a populao na luta contra a misria e as necessidades. Com a promulgao da Lei Orgnica da Previdncia Social em 1960, a previdncia social, organizada em cinco grandes institutos e uma caixa, elevada tambm condio de instituto, passou a abranger a quase totalidade dos trabalhadores urbanos brasileiros. Em 1966, todas as instituies previdencirias foram unificadas no Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS). Em 1974, o Ministrio do Trabalho e Previdncia Social foi desdobrado e criou-se o Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, que passou a ter todas as atribuies referentes previdncia social. O INPS ficou responsvel pela concesso de benefcios, assim como pela readaptao profissional e amparo aos idosos. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a Seguridade Social, com base nos seguintes objetivos ou princpios universalidade da cobertura e do atendimento; uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; irredutibilidade do valor dos benefcios; equidade na forma de participao no custeio; diversidade da base de financiamento; carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

J, a Previdncia Social, organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, obedece aos seguintes princpios e diretrizes: universalidade de participao nos planos previdencirios, mediante contribuio; valor da renda mensal dos benefcios, substitutos do salrio-decontribuio ou do rendimento do trabalho do segurado, no inferior ao do salrio-mnimo; clculo dos benefcios considerando-se os salrios-de-contribuio, corrigidos monetariamente; preservao do valor real dos benefcios; previdncia complementar facultativa, custeada por contribuio adicional.

Princpios da Previdncia Social no Brasil

Universalidade: os planos da Previdncia Social se destinam a todos, com a ressalva de que se vinculam a uma contribuio Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais: a uniformidade diz respeito ao tratamento que deve ser dado de forma uniforme, igual, tanto para trabalhadores urbanos, quanto para trabalhadores rurais. A Constituio prev a obrigao de se conceder benefcios e de possibilitar servios de atendimento sade e assistncia para a populao. Importante lembrar que a previdncia s d benefcios. O Brasil demorou 50 anos para dar benefcios e proteo ampla populao do campo. A uniformizao do tratamento dado aos moradores da cidade e do campo veio com o advento da Constituio. Seletividade e Distribuitividade na prestao dos benefcios: um princpio que se relaciona diretamente com a figura do legislador. A distributividade tem por idia a distribuio dos servios ao maior nmero de pessoas. Clculo dos benefcios Corrigidos Monetariamente

Irredutibilidade do valor dos benefcios: um princpio tpico da previdncia. Visa a garantia jurdica do segurado. Do momento que ele recebe o benefcio, o segurado se fixa em um patamar econmico. A cada perodo que h o reajuste do salrio mnimo, os benefcios tambm so reajustados. Eles so reajustados de acordo com o INPC. O peso do benefcio previdencirio o salrio mnimo. AConstituio garante a manuteno do poder de compra, por isso os benefcios recebem correo com ndice inflacionrio. A Portaria Interministerial nmero 77/08 traz a atualizao de valores que a lei prev. intermininsterial porque quem arrecada as contribuies aReceita Federal. Ela assinada pelo Ministro da Fazenda e pelo Ministro da Previdncia. O teto desse perodo de R$ 3038,99. importante notar que o benefcio da previdncia no atrelado ao salrio mnimo. Ningum pode contribuir com o valor acima do teto. Quem ganha acima deste teto deve procurar a Previdncia Privada. Desse modo, quem ganha at o valor estipulado pelo teto no paga nada alm disso. Quem ganha acima disso paga apenas pelo excedente. O valor da renda mensal dos benefcios substitutos do salrio de contribuio ou do rendimento do trabalho segurado no pode ser inferior ao do salrio mnimo. Carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com participao do governo e da comunidade: o carter democrtico vem a ser a democracia participativa. Ou seja, prevista a contribuio da sociedade na gesto, j que toda a sociedade ter acesso aos benefcios que vieram de aes da Seguridade Social. Assim sendo, governo, empresas, trabalhadores ativos e inativos participam da gesto. Vale lembrar tambm que os sistemas de sade e Assistncia social so gratuitos, no exigindo contrapartida. A Previdncia Social, entretanto, exige essa contrapartida. Somente os filiados ao regime da Previdncia Social tm direito aos benefcios previdencirios.

Вам также может понравиться