Вы находитесь на странице: 1из 21

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS CONFORME A ABNT NBR 14724 (MONOGRAFIA) Elementos pr-textuais - Capa - Folha de rosto (com a ficha catalogrfica

no verso) - Errata (quando houver) - Folha de aprovao - Dedicatria (opcional) - Agradecimento (opcional) - Epgrafe (opcional) - Resumo - Resumo em lngua estrangeira (Abstract) - Lista de ilustrao (quando houver) - Lista de tabelas (quando houver) - Lista de abreviaturas e smbolos (quando houver) - Sumrio Elementos textuais - Introduo - Desenvolvimento - Concluso Elementos ps-textuais - Referncias - Glossrio (opcional) - Apndices - Anexos

FACULDADE SANTA HELENA GRADUAO E PS-GRADUAO

ORIENTAO PARA A MONOGRAFIA: professora Maria Anete Moura Cordeiro

RECIFE 2009

FACULDADE SANTA HELENA GRADUAO EM

NOME DO AUTOR

TTULO DA MONOGRAFIA: SUBTTULO (QUANDO HOUVER)

Monografia apresentada Faculdade Santa Helena como requisito obteno do ttulo de________________________________ em 00/00/0000. Orientadora: Professora Dr Maria Anete Moura Cordeiro.

RECIFE 2009

FICHA CATALOGRFICA A ficha catalogrfica deve vir no verso da folha de rosto, na parte inferior. Antes da folha de aprovao, ou errata quando existir. Tamanho da fonte 10. Dentro da caixa de texto deve conter: na margem esquerda acima o nmero de Cutter fornecido pela Biblioteca. O nome do primeiro autor (ou do autor nico), comeando pelo ltimo sobrenome todo em letra maiscula (vrgula), o restante do nome (ponto). Se for sobrenome composto pe os dois. Ex: VILA NOVA, Sebastio. (dois espaos) Ttulo da monografia (dois pontos para o subttulo se houver). / Barra inclinada (pe o (os) nome (s) do (s) participante (s) em formato normal). Dever constar at trs nomes (inclusive o primeiro acima citado). Se houver mais de trs autores, pe o nome do primeiro e a expresso [et al] entre colchetes. Local (vrgula), ano. (dois espaos) Nota a respeito da monografia Faculdade Santa Helena. (dois espaos) 1. Assunto (de que trata a monografia). I. Ttulo da monografia. II. Autor. III. Autor. IV. Autor (quando houver mais de um autor seu (s) nome (s) aparecer aqui da mesma forma que o primeiro, na parte superior, ou seja, SOBRENOME, Nome).

F439n FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Aurlio Sculo XXI: o dicionrio da lngua portuguesa/ Aurlio Buarque Ferreira. Rio de Janeiro, 1999. Monografia (para o curso de... ou especializao em...) Faculdade Santa Helena. 1. Assunto. I. Ttulo. II. Autor. III. Autor. IV. Autor. de Holanda

Autor

Ttulo: subttulo

Monografia apresentada em____/____/____para obteno do ttulo de_____________. Faculdade Santa Helena.

Banca Examinadora: _____________________________________________________ Coordenador (a) do curso Faculdade Santa Helena _______________________ ______________________________ Orientador (a) Faculdade Santa Helena _____________________________________________________ Membro da Banca Faculdade Santa Helena _____________________________________________________ Membro da Banca Faculdade__________

DEDICATRIA Apresenta-se como um texto curto, em que se dedica o trabalho a uma ou mais pessoas cujo apoio tenha sido considerado fundamental para sua execuo. Usualmente colocada na parte inferior direita da folha.

Aos meus pais, filhos, esposo (esposa) pela compreenso e o estmulo em todos os momentos.

AGRADECIMENTOS Pode ser feito tanto s pessoas que contriburam para a realizao da pesquisa, direta ou indiretamente, quanto a instituies ou pessoas envolvidas no processo de realizao da monografia. Citando, por exemplo, pessoas ou empresas que forneceram informaes para seu trabalho. Pode ser colocado na disposio normal da pgina ou na parte inferior direita da folha.

EPGRAFE Citao direta de um pensamento cuja significao apresente estreita relao com o tema desenvolvido na monografia. Usualmente colocada na parte inferior direita da folha.

As tecnologias parecem solicitar escola o abandono do privilgio excessivo da ordem, da objetividade, a favor da adoo da desordem, da subjetividade e da criatividade humana, mas essencial a construo de novos ambientes de aprendizagem coletivos. Hugo Assmann

RESUMO Texto contendo mnimo de 150 palavras e mximo de 500 palavras, relatando a monografia em seus principais aspectos, problema, objetivo, metodologia, principais passos do desenvolvimento, expondo os resultados alcanados e as concluses mais importantes. A redao deve ser em um s pargrafo, sem o uso de tpicos enumerados. Deve motivar o leitor para ler o trabalho. Logo abaixo do resumo deve aparecer a expresso: Palavras chaves acompanhadas de no mximo cinco palavras que represente todo o texto conforme a NBR 6028. As Palavras chaves devem ser separadas por ponto (.) e finalizadas tambm por ponto (.).

ABSTRACT Resumo em lngua estrangeira. Contendo tambm as palavras chaves na lngua escolhida para o resumo. No caso do ingls (Keywords).

LISTA DE ILUSTRAES, TABELAS, ABREVIATURAS E SIGLAS, SMBOLOS (QUADROS OU FIGURAS) Relao de ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas, smbolos (quadros ou figuras) de acordo com a ordem apresentada na monografia, com cada item acompanhado do respectivo nmero de pgina. Deve ser feita uma lista separada para cada um dos casos, ou seja, uma lista de ilustraes, uma lista de tabelas, uma lista de abreviaturas e siglas, uma lista de smbolos, uma lista de quadros e uma lista de figuras (se houver). Diferentes pginas para diferentes listas.

SUMRIO 1 S colocado ponto nas subdivises. 1.1 1.2 1.3 2 2.1 2.2 2.3 3 3.1 3.2 3.3 Do jeito que as letras forem colocadas no sumrio dever constar nos captulos e subcaptulos, ou seja, maisculas ou minsculas, negrito ou no, etc. Confirmar com Rodrigo.

INTRODUO (2ENTER COM ESPACEJAMENTO 1,5). Todos os espacejamentos da parte de desenvolvimento da monografia devero ser 1,5 e a formatao das pginas a mesma dos itens introdutrios apresentados anteriormente. Colocar a medida ou o professor que indica? A introduo deve fornecer de maneira clara a idia central da pesquisa realizada. Apresentando o trabalho, justificando a escolha do assunto e do problema. a parte em que se expem tambm os objetivos, as hipteses que se tentar provar, definio dos principais termos e a organizao do trabalho motivando o leitor para a continuao da leitura. Em sntese, a introduo precisa conter quatro idias bsicas: a) o tema trabalhado; b) razo de se ter escolhido o tema; c) qual a contribuio do estudo e para quem; d) como ser feita a monografia (qual a diviso de captulos e seu contedo sucinto).

1 Ttulo do captulo (marco terico). (2ENTER) 1.1 Primeiro subttulo. (2ENTER) 1.2 Segundo subttulo. (2ENTER) 1.3 Terceiro subttulo. (subdividir at 5 se necessrio for) 2ENTER

2 Ttulo do captulo. (comear outro captulo na mesma pgina s se a esttica permitir, nunca em final de pgina duas ou trs linhas). 2ENTER 2.1 Primeiro subttulo. (2ENTER) 2.2 Segundo subttulo. (2ENTER)

3 Ttulo do captulo. (2ENTER) 3.1 Primeiro subttulo. (subdividir at 5 se necessrio)

FAZER ESSA SEQUNCIA DE CAPTULOS E SUBDIVISES QUANTAS VEZES FOR NECESSRIA, RESPEITANDO AS NORMAS.

Metodologia (caracterstica da pesquisa) Demo (1994) diz que nas cincias sociais podem ser reconhecidos estudos: - tericos: dedicados formulao de quadros de referncias e estudos de teoria; - metodolgicos: dedicados a indagar por instrumentos, por caminhos, por modos de se fazer cincia, ou produzir tcnicas de tratamento da realidade ou discutir abordagens terico-prticas; - empricos: dedicados codificao da face mensurvel da realidade social; - prticos: voltados para intervir na realidade social. Esta parte, dependendo do tipo de pesquisa, deve ser considerada os seguintes itens: indicar o tipo de pesquisa (bibliogrfica, documental, estudo de caso, pesquisa de campo, fenomenolgica, crtico-dialtico, comparativa, observacional, etc.) Exemplos: Neste trabalho foram desenvolvidos dois tipos de pesquisas: Pesquisa terica: sero tratados todos os conceitos envolvendo o sistema de informao, com suas fontes e canais. Pesquisa de campo: a pesquisa de campo foi realizada em... (citar local - ou locais, detalhando como foi realizada; seus participantes; o universo investigado; etc.). Bibliogrfica: trata-se de estudo para conhecer as contribuies cientficas sobre determinado assunto. Tem como objetivo recolher, selecionar, analisar e interpretar as contribuies tericas j existentes sobre o problema em estudo. Descritiva: tem como objetivo a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno, bem como o estabelecimento de relaes entre variveis e fatos. Pesquisa de avaliao: trata-se de um tipo especial de pesquisa aplicada, elaborada para avaliar programas (geralmente programas sociais de melhoramentos como educao, servios, mtodos de ensino, programas de treinamento e afins). H duas categorias gerais de pesquisa de avaliao denominadas pesquisas "somativas" que indagam: FUNCIONA? A pesquisa "dos resultados e do processo" pergunta: O QUE ISTO? E COMO FUNCIONA? Geralmente as pesquisas de resultados utilizam delineamentos experimentais, quase experimentais, e levantamentos. Avaliaes do processo utilizam tcnicas mais semelhantes observao participante. Observao participante: trata-se de um processo no qual a presena do observador numa situao social mantida para fins de investigao cientfica. O observador est em relao face a face com os observados e, em participando com eles em seu ambiente natural da vida, coleta dados. Logo, o observador parte do contexto que est sendo observado, no qual ele ao mesmo tempo modifica e modificado por este contexto. O papel do observador participante pode ser tanto formal como informal, encoberto ou revelado; o observador pode dispensar muito ou pouco tempo na situao de pesquisa; ele pode ser uma parte integrante da estrutura social, ou ser simplesmente parte perifrica com relao a ela.

Procedimento metodolgico Identificar o objeto de estudo, descrevendo suas caractersticas, como a amostra foi selecionada, onde e porque a pesquisa foi desenvolvida. O procedimento metodolgico escolhido foi o estudo de caso da (citar o caso) que se mostrou um campo frtil para a investigao de diversos problemas relacionados informtica na educao. Anlise e discusso dos resultados Este captulo tem como objetivo analisar os dados relacionando-os com as pesquisas anteriores apresentadas na reviso da literatura. A discusso sempre remete ao problema, aos objetivos e as hipteses que foram apresentadas na introduo. Vieira e Selltiz et al (2004) sugerem os seguintes passos para a elaborao deste captulo: a) Quais as inferncias que podem ser levantadas por meio dos resultados? b) Os resultados de sua pesquisa esto de acordo com resultados de pesquisas anteriores? c) Quais os fatos que indicam que os resultados de sua investigao comprovam a teoria? d) Os resultados permitem refutar determinada teoria? Por qu? e) Que nova hiptese ou modelos tericos podem ser propostos para explicar o fenmeno investigado? f) Quais as tendncias e generalizaes os dados indicam? g) Que novas linhas de investigaes podem ser lanadas? Concluso ou (Consideraes finais) Azevedo (2004) aponta os seguintes itens para a elaborao da concluso: a) b) c) d) e) f) Comparao entre os resultados e as hipteses e/ou pressupostos; Confrontao entre os objetivos do trabalho e as conquistas alcanadas; Anlise da relao entre os fatos verificados e a reviso da literatura; A contribuio do estudo para a cincia; As implicaes prticas do campo de estudo; Limitaes do estudo (conforme a complexidade do trabalho, as limitaes podem ser colocadas em um captulo parte com sugestes para estudos futuros).

Em sntese, concluso responde a pergunta proposta como problema a partir dos dados apresentados no desenvolvimento, apresentando uma soluo, ou ao menos, meios de alcan-la, de forma que todo o corpo do trabalho forme um texto coerente e consistente com a realidade terica e prtica do tema trabalhado. No permitida a incluso de novos dados na concluso nem referncias.

REFERNCIAS As referncias devem obedecer a ABNT seguindo as NBR 10520; NBR 6021; NBR 6023; NBR 6024; NBR 14724. Sempre utilizar a norma mais recente. Deve ser feita em espao simples para escrever os dados de uma mesma obra e espao duplo para a obra seguinte. (DOIS ENTER). Observar para que somente conste nas referncias os autores citados no trabalho.

APNDICES So documentos ou textos elaborados pelo autor da pesquisa com o objetivo de fundamentar as bases de sua argumentao, como por exemplo, questionrios, formulrios, ofcios para instituies, encaminhamentos para os sujeitos da pesquisa e outros. Devem vir aps as referncias ou glossrio (quando tiver), precedidos por uma folha com a inscrio APNDICES (centralizado), no meio da pgina.

ANEXOS So documentos pesquisados e elaborados pela instituio pesquisada e que complementam o trabalho, esclarecendo ou comprovando seu contedo. Geralmente constitudo por cpias de leis, decretos, etc. Que por sua especificidade no devem vir no corpo do texto. Devem ser numerados em ordem de apario ou utilizao no texto. A formatao a mesma da usada no trabalho inteiro. Deve aparecer da mesma forma que os apndices, logo em seguida, quando houver. Devem vir aps as referncias/glossrio/apndices (quando tiver), precedidos por uma folha com a inscrio (ANEXOS) centralizada, no meio da pgina.

Вам также может понравиться