Вы находитесь на странице: 1из 4

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO DIRETORIA DE POLTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS

Anexo I Professor PDE1


FORMULRIO DE ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAO DO PROJETO DE INTERVENO NA ESCOLA Caro Professor PDE Solicitamos o mximo empenho no registro das questes apresentadas, para que a Equipe Pedaggica da escola e o Professor Orientador da IES possam acompanhar as aes durante o processo de Implementao do Projeto na Escola e, assim, alcance os resultados esperados. Este formulrio ser avalizado pela Equipe Pedaggica e deve ser apresentado ao Orientador em cada uma das orientaes, a fim de subsidi-las. SUCESSO !

I. DADOS DE IDENTIFICAO DO PROFESSOR PDE NRE: Curitiba MUNICPIO:Curitiba PROFESSOR PDE: Vainey Maria Bianchini Netto REA: Cincias II. DADOS DE IDENTIFICAO DO PROJETO TTULO DO PROJETO: A Olericultura e o papel da escola como indutora de transformaes nos hbitos alimentares dos educandos e seus familiares ESCOLA DE IMPLEMENTAO: Colgio Estadual Joo Mazzarotto
RESUMO DO PROJETO:

O objetivo central deste estudo consiste em avaliar o papel da escola enquanto indutora de transformaes dos hbitos

alimentares dos alunos da 6 srie do Ensino Fundamental do Colgio Estadual Joo Mazzarotto. Sua premissa elementar postula que a escola rene
1 Anexo I da Instruo 001/2011 - PDE/DPPE

as condies necessrias e suficientes para promover a transformao dos hbitos alimentares dos educandos e seus familiares, e que os educandos podem atuar como disseminadores e/ou multiplicadores dos conhecimentos apreendidos no mbito escolar junto sociedade e suas famlias. Tendo isto em vista, tomando como escopo a disciplina de cincias, busca-se desenvolver junto aos alunos a olericultura rea da horticultura especializada no cultivo de hortalias, englobando culturas folhosas, razes, bulbos, tubrculos, frutos diversos e partes comestveis de plantas , mediante cultivo em miniestufa.

III. REGISTRO DAS AES PREVISTAS (Tantas quantas foram planejadas): N Perodo AO CINCIA DA EQUIPE PEDAGGICA OBSERVAES /SUGESTES DO PROFESSOR ORIENTADOR (Rubricar)

Agosto - Apresentao do projeto para os alunos da 6 srie do Ensino Fundamental. - Explanao sobre a importncia do consumo de alimentos orgnicos. - Construo da miniestufa por um especialista. - Pesquisa sobre os princpios da alimentao saudvel. 1 - Questionamento sobre os hbitos alimentares dos educandos. - Limpeza da horta. Setem- - Organizao das equipes para os cuidados com a estufa e com a horta bro em perodos contrrios das aulas dos educandos. - IMC dos alunos (aula realizada pelos professores de Educao Fsica). 2 - Palestra com uma nutricionista sobre a importncia da Alimentao saudvel saudvel.

Saudvel. - Palestra com um tcnico em agronomia, sobre:

As

diferentes perspectivas da olericultura (atividade: agroeconmica, recreativa, educativa, cientfica, entre outras).

A diferena entre olericultura e hidroponia. Aula prtica na miniestufa sobre sua importncia e de como
preparar as sementeiras.

as mudas das hortalias. 3 Outubro - Aula realizada com a professora de artes e a professora do projeto na confeco dos copos de papel. - Plantio realizado pelos alunos no copo de papel.

Aula prtica na horta como preparar um canteiro e como plantar

- Aula prtica na miniestufa, abordando sua construo, suas dimenses, os materiais utilizados na construo, entre outros. - O Solo e a Olericultura; aula terica e prtica, administrada pela professora de geografia, a qual abordou os conceitos de solo e sua importncia para o desenvolvimento da olericultura na escola. Tambm foi realizada atividade prtica sobre as caractersticas diferentes de cada solo. 4 Outubro - Aula prtica na horta - como fazer o raleamento das mudas e plant-las em outro canteiro.

- Aula terica e prtica ministrada pela prpria professora do projeto sobre as partes do vegetal e suas respectivas funes, quais sejam: semente, raiz, caule, flor e o fruto. - O importante papel das plantas na manuteno da vida no planeta e sua utilidade na confeco de mveis, entre outras coisas. - Realizao da colheita da alface pelos alunos da 6 srie. - A higienizao das alfaces realizada pelas merendeiras da escola, onde as mesmas ensinaram os alunos a higienizar os alimentos antes de comlos. - Realizao de lanche preparado pelas merendeiras da escola, onde foi servido um risoto, sendo a salada principal alface e almeiro, cultivado pelos alunos na horta escolar. 5 Noven- - Aula de pesquisa, onde os alunos pesquisaram individualmente sobre bro anatomia de cada parte das plantas e o valor nutricional dos alimentos preferidos dos educandos. - Apresentao dos grupos sobre os itens pesquisados pelos educandos. - A aula prtica realizada no laboratrio de cincia, na qual foram abordados os principais rgos que compe um vegetal, os diversos tipos de razes, caules, folhas, flores, frutos e sementes. - Conscientizao dos educandos quanto importncia do consumo de hortalias orgnicas para a sade. - Questionrio sobre o que mudou em seus hbitos alimentares.

________________________________________________ Assinatura do Professor PDE

Вам также может понравиться