Вы находитесь на странице: 1из 3

1

A primeira eleio em Cascavel


Alceu A. Sperana

Manh de 19 de novembro de 1952: em seu caminho, Jacob Munhak traz eleitores para votar nele. Teve 64 votos

O pleito de 19 de novembro de 1952, que elegeria o primeiro prefeito de Cascavel, no foi o primeiro a se realizar aqui. Cascavel, ao contrrio do que se tenta impor a todo custo, tentando apagar da histria o Jeca, os caboclos e os eslavos, j tinha ido s urnas duas vezes no ps-guerra. Foi indo s urnas, em novembro de 1947 e julho de 1951, que os cascavelenses amarraram com o prefeito de Foz do Iguau, Guaran de Menezes, o compromisso de criar o Municpio: em Curitiba j estavam armando para Cascavel ser mero distrito de Toledo. Guaran apoiou a emancipao, mas no se preocupou muito em colaborar com a estrutura do novo Municpio porque a famigerada e descumprida Lei 790/51, que cobre de vergonha a data de 14 de novembro, prometia dinheiro para a instalao do novo Municpio. Como o governo deu calote em Cascavel e o dinheiro no veio, o primeiro prefeito teve que tirar dinheiro do bolso para que Cascavel comeasse a ter autonomia municipal, em 14 de dezembro de 1952.

Neves Formighieri

Tarquinio e o filho Ozres, com o povo

O dia das primeiras eleies municipais em Cascavel foi de muita chuva. Faixas apcrifas denunciavam o farmacutico Tarqunio Joslin dos Santos, candidato do Partido Republicano, de ser apoiado pelo ento proscrito Partido Comunista Brasileiro (PCB). Tarqunio era um candidato preferencialmente urbano e Jos Neves Formighieri empolgava mais os cidados do interior. Mas sendo o PTB de Neves tambm um partido urbano e Tarqunio muito querido no interior, ningum tinha dvidas de que seria uma eleio bem disputada. O farmacutico estava no interior para ajudar os eleitores a encontrar as poucas urnas espalhadas pelo ento vastssimo municpio de Cascavel. Na poca, no havia restries a boca de urna e transportar eleitores s sees. Com toda aquela chuva, Tarqunio tentou retornar logo cidade para votar, mas o carro quebrou. Quando conseguiu chegar, as urnas j haviam partido em direo a Foz do Iguau, sede da Comarca, onde seria feita a contagem dos votos. Correu para a fronteira, atrs da comitiva de cascavelenses que acompanhavam as urnas. Chegou esbaforido ao Frum de Foz, o escrutnio j em andamento.

Cascavel em 1954: com dois anos de Municpio, uma cidade j com 24 anos
.

Tarqunio vencia bem, at porque alguns votos dados a Neves Formighieri foram impugnados por estar sujos de lama no essa lama que hoje contamina a poltica, mas lama de verdade, o barro vermelho do Paran. Naquele momento, algum chegou e props ao farmacutico, resfolegando pelo esforo da correria, para tomar um ar l fora. Quando retornou, aquela vantagem inicial havia desaparecido: Neves Formighieri, decretava o juiz, havia obtido 383 votos e Tarqunio, 382. Ramiro de Siqueira (UDN) obteve 128 votos, com 28 em branco e dez nulos. Como Tarqunio era o candidato mais velho, se pudesse ter votado em si mesmo seria o prefeito. Por conta das chuvas, 307 eleitores (mais Tarqunio) no puderam votar, o que deu uma absteno ao redor de um quarto dos inscritos. Em Curitiba foi arranjada em 1954 uma sentena para entregar a Prefeitura a Tarqunio, que recusou: para ele, Neves estava gerindo bem o Municpio e tinha mritos para continuar. Neves chamou para sua Secretaria da Educao um jovem primo, que seria responsvel pela organizao de muitas prefeituras do Paran e logo se tornaria um dos melhores amigos de Tarqunio: Celso Formighieri Sperana. Foi assim que Tarqunio e seus camaradas apoiaram esse primeiro nepotismo, o Municpio de Cascavel comeou sua histria e agora posso cont-la a voc. Se o farmacutico vencesse aquela primeira eleio, meu pai jamais teria vindo para c nem eu teria sido hspede de Tarqunio quando estudei em Foz do Iguau. Enfim, por um voto, ns todos vencemos.

Вам также может понравиться