Вы находитесь на странице: 1из 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTRIA

A FRICA TRADICIONAL

Francisco de Assis de Lima

NATAL/RN MAIO DE 2011

A FRICA TRADICIONAL

A compreenso da histria da frica a partir do sentido de tradio, aqui entendida como o conjunto das culturas estabelecidas ao sul do grande deserto. O continente africano possui uma heterogeneidade de manifestaes culturais, o que refora o conceito de sociedade tradicional como poderoso instrumento de compreenso das peculiaridades africanas, fornecendo uma viso unificadora do continente. Engloba duas concepes fundamentais: a modernidade, e a tradio. Modernidade: tida como pertencente ao mundo ocidental, surgida na baixa idade mdia, respaldando modos de vida que distanciaram a humanidade de tipos tradicionais de ordem social. Por outro lado h de se considerar o conceito de modernidade, evitando-se generalizaes, dado que o mesmo engloba um amplo rol de culturas e civilizaes, com grandes diferenas entre as sociedades que pertencem a esse conjunto. Muitos cientistas consideram a modernidade na frica como fator desagregador do seu modo de vida tradicional, com influncias racionais e econmicas no modo de vida. Entretanto a tenacidade da tradio africana se mantm viva pela capacidade dos africanos recriarem suas experincias ancestrais, atualizando-as permanentemente sem perder sua originalidade.

AS SOCIEDADES TRADICIONAIS AFRICANAS At os dias atuais, grande parte da populao africana vive num sistema que o caracteriza como tradicional, confundindo-se com uma economia alde, mantendo intensa relao com o meio ambiente. Para o africano tpico, sua identidade centrada no ncleo familiar. A famlia africana ampla, e engloba alm dos parentes diretos os parentes distantes, denominando-se famlia extensa. Tal caracterstica influencia idiomas, com muitas lnguas sem palavras como primo, tio, sendo todos considerados irmos; tambm o tio-av ou tia-av, considerados avs ou avs. Essa famlia extensa considera um ancestral comum, presente na memria familiar atravs do culto aos ancestrais, havendo uma interao entre o morto e os familiares

vivos. Um grupamento de diversas linhagens com um ancestral comum referencial forma um cl. Laos de pertena a um cl consolidam um forte sentimento de solidariedade, aprofundada a partir de ritos de iniciao, gerando a construo de um eu coletivo, e uma rede de proteo contra perigos de fora do grupo. Tal sentimento de pertena razo para a quase inexistncia de rfos, dado que sempre h um parente que ampare os rfos. A famlia extensa a base para a perpetuao das culturas.

AUTARQUIA E INTEGRAO DA SOCIEDADE TRADICIONAL O mercado local uma das mais interessantes instituies africanas; possui funo integradora, pois a feira constitui um importante evento social para os africanos. As feiras locais constituem o ncleo da vida comunitria, local de trocas de informaes e difuso de notcias. No mundo tradicional africano nenhuma novidade integrada vida social sem antes passar pela feira, sendo tambm um espao que atua como frum para arbitragem de conflitos e acordos, onde grupos rivais fazem as pazes, se festejam festas religiosas, alianas matrimoniais e acordos polticos. Desde a antiguidade o continente foi cortado em todas as direes pelo comrcio a longa distncia, estabelecendo uma relao de trocas de ecossistemas diferentes. Exploradores da poca vitoriana percorriam rotas traadas h sculos pelos africanos, em expedies com mercadorias de escambo. A frica era um plo exportador de marfim, especiarias, substncias aromticas, madeira, escravos, peles raras, penas e ovos de avestruz, animais silvestres e ouro. A intensificao das trocas induziu a fraes da especialidade tradicional, atendendo demandas locais e regionais, constituindo enclaves que sustentam interlocuo seletiva com seu entorno. Tal particularidade explica fatos como a implantao do islamismo, que chegou primeiro em segmentos populacionais relacionados com o comrcio de longa distncia. As extenses ocenicas e desrticas atuaram como filtro, atenuando influncias culturais estrangeiras. O mercado local permanece como importante parte do cenrio africano atual. O contato com o europeu promoveu alteraes, com novas vias de comunicao sendo abertas,

introduo de novos artigos, substituio dos bens de prestgio, mas o esprito tradicional desse mercado continua vigoroso e atuante.

A RELIGIOSIDADE TRADICIONAL O mundo africano corresponde a um todo integrado, onde se relacionam aspectos sociais, o espao e o tempo vivenciados pelas suas sociedades. No pensamento tradicional africano o tempo no est desvinculado do espao, e viceversa; a vida social busca seu equilbrio num sistema de foras que inclui deuses, ancestrais e mortos das linhagens, desde os primrdios at a sociedade presente, segmentada em espaos como o tnico, clnico, das linhagens e o aldeo, estabelecendo uma hierarquia de estruturas baseadas em critrios de ancianidade. A comunidade um espao de constante relao recproca entre vivos e antepassados, que se explicita no culto aos ancestrais, bem como na importncia do chefe da comunidade, intermedirio obrigatrio e intercessor entre o mundo visvel e o invisvel. Atravs do chefe da comunidade os vivos recebem o fluxo vital, sendo considerado gerador da vida e da fecundidade, transmitida aos membros da sua comunidade. Essa transmisso do fluxo vital um dos alicerces da solidariedade clnica, garantindo a conscincia de pertena ao grupo social, situando o homem no vrtice de uma pirmide vital, com base constituda pelos animais, vegetais e o mundo inorgnico. O homem manipula essa energia, sem quebrar o equilbrio necessrio para sua sustentao. Porm esse equilbrio de foras pode ser quebrado pela competio entre grupos de parentesco ou segmentos polticos, por pessoas portadoras de poderes, como os feiticeiros ou comedores de almas, atravs de rituais para o mal, com influncia sobre os fenmenos da natureza e os acontecimentos em geral. O pensamento tradicional africano cr que tudo se interliga no universo, e a quebra desse equilbrio gera uma perturbao que acaba se voltando contra os prprios humanos. A sociedade tradicional africana detm um conhecimento emprico que se relaciona a uma prtica ancestral, com crendices no poder curativo das plantas e de outros elementos da natureza; a explorao do meio ambiente preservada inclusive com base nessas crenas, como por exemplo, regras de pesca em certos lugares, justificadas por serem lugares de repouso de deuses, resultando na preservao de recursos pesqueiros dos ambientes aquticos.

Isso resulta que, com o declnio das religies tradicionais, vem como um dos fatores, a degradao ambiental. As formas de religio animistas contribuem assim, para a conservao dos recursos naturais e do modo de vida tradicional.

O CONCEITO DE FORAS VITAIS A frica tradicional concebe o mundo a partir de uma viso dinmica com todos os seres numa interao constante, com a fora vital presente em todos os seres existentes. Tal conceito subentende que o conjunto dos seres mantm entre si uma unidade vital que propicia o equilbrio com o homem em lugar central. A energia do homem pode aumentar ou diminuir de acordo com as atitudes do homem, com o uso que ele faz dessa fora vital. A fora primordial ou preexistente o princpio do qual se originou toda a criao e expanso do universo. Sua expanso representada por uma espiral, ou em linhas em ziguezague. A criao dos primeiros homens se d tambm com o surgimento dos primeiros ancestrais mticos, que estabelecem uma hierarquia de foras; esses antepassados antigos ocupam o topo de uma hierarquia de foras. O princpio da primogenitura concebe aos primeiros um lugar privilegiado, formado por heris civilizadores da sociedade, fundadores dos cls e das linhagens mais antigas. So seguidos pelos chefes e curandeiros ainda presentes na memria social, seguidos dos antepassados da comunidade. Entre os vivos ocupam destaque os reis e chefes, intermedirios entre vivos e ancestrais, seguidos de homens e mulheres mais velhos, segundo a idade. A comunidade transmite o fluxo vital e os laos de parentesco, um dos alicerces da construo da solidariedade clnica. A vida do indivduo percebida como participativa, estabelecendo a conscincia de pertencer a um grupo social. A histria torna-se o principal paradigma do discurso de pertencimento a uma comunidade, atravs dos mitos de criao e fundao, crnicas das migraes, contos, recitaes e provrbios, reproduzidos inclusive de forma oral. Com a dispora africana encontram-se, como no candombl do Brasil, mitos que mantm aspectos em seus ritos, de preservao dessa memria mtica. Embora transportado para um novo mundo, o homem africano mantm-se portador de

imaginrio prprio com carga simblica fundamental para a sua reorganizao no cosmo, ento desestruturado. Algumas etnias conservaram experincias do seu continente de origem que permitiram uma reestruturao, reverenciando os gnios locais, propiciando restabelecer a harmonia do cosmos, originando novas formas de religio, como os caboclos da umbanda. O sistema de escravido excludente, diferente do conhecido na frica, mas que nega sua condio de humano, faz com que o negro crie novas formas de solidariedade para conservar sua identidade. So criados os primeiros esteretipos sobre o negro, quanto s suas origens. Apesar de tentativas de se separar os africanos escravizados, no Brasil processou-se forte interao entre os diversos grupos, num processo de sincretismo, desenvolvendose no mbito das prprias religies de origem africana. Essas observaes reforam a existncia de uma identidade africana em nvel continental.

A ORALIDADE: A FORA DA VOZ O continente africano foi um dos beros da escrita, o que faz do mito do analfabetismo africano mais uma tentativa de diminuir ideologicamente o continente. Tendo muitas sociedades onde a comunicao frua pela oralidade, igualmente muitas que conheciam a escrita , formas no orais de comunicao eram tidas como incompletas, de onde surge o destaque dado aos griots nessas sociedades, sendo homens de memria prodigiosa, armazenando milhares de informaes em suas memrias. Essa justificativa suficiente para as sociedades tradicionais africanas, no tocante sua opo preferencial pela utilizao de comunicao oral, em vez da escrita, optando na maioria das vezes pela linguagem oral. Nessas sociedades, a palavra falada possui, alm de seu valor moral, um aspecto sagrado, associando uma origem divina em foras ocultas depositadas na palavra, no podendo a palavra ser usada de maneira leviana. A magia, o poder criador da palavra, so primordiais, sagrados, possuidora de foras etreas. A palavra exata, de carter sagrado, cumpre uma funo sagrada, e precisa ser corretamente pronunciada, sobretudo em rituais. Os adgios, provrbios, possuem poder, esto relacionados memria, sendo comum a quase toda a frica tradicional o recurso s prticas mnemotcnicas (relacionados memria).

A socializao dos jovens realizada por meio de provrbios, contos adivinhaes, crnicas e canes, que permitem manter a cadeia de transmisso da tradio atravs da oralidade. Em reunies de membros mais velhos das comunidades tradicionais africanas, decises de eventos que podem afetar a harmonia social, como conflitos familiares, cerimnias de iniciao de jovens entre outros eventos, a palavra constitui elemento essencial na busca de consensos. Em eventos de maior importncia como mortes, adultrio, furtos, a palavra adquire uma fora maior quando a comunidade se rene para buscar uma soluo.

A ARTE TRADICIONAL O IMAGINRIO NO SIMBOLISMO GRFICO DA ARTE AFRICANA O universo espiritual do homem africano configura o mundo como um todo integrado, e a vida social busca constantemente um equilbrio junto ao sistema de foras, com base em uma hierarquia fundada em critrios de ancianidade. Na arte africana, as mscaras e esculturas correspondem a suportes para o culto da ancestralidade, sendo uma forma de converter elementos da natureza (rvores de fora) em suporte dessas foras ancestrais, sendo tais esculturas consideradas protetoras dos espaos domsticos, das aldeias, de territrios. As mscaras so muito respeitadas, sendo criadas ritualmente a partir de crenas e narrativas mticas; nas sociedades agrcolas, mscaras zoomrficas invocam espritos da natureza de proteo dos campos e de fertilidade. Em rituais de iniciao dos mais jovens tambm se usam mscaras, em danas rituais, em cerimnias de semeadura, colheita, etc. Rituais especficos para a fabricao das mscaras carecem de uma iniciao que requer um saber sobre as madeiras a serem escolhidas na mata, tcnica de talha, sentido esttico, que obedece a princpios especficos de acordo com a viso de mundo do homem africano. Os aspectos grficos de confeco das mscaras tambm obedecem a normas como o uso de uma pea nica de madeira, seguindo o princpio de geminilidade (duas metades unindo opostos complementares: dia e noite, sol e lua, homem e mulher...), expressando a dinmica das foras csmicas.

Em muitas esculturas se observa a flexo dos membros anteriores e posteriores expressos em ziguezague, referindo-se a uma linha diagramtica de expresso da fora vital. No passado, a arte africana j foi considerada pela viso eurocntrica como primitiva gerando um esteretipo, mas na sua essncia, as esculturas e mscaras africanas expressam um dinamismo que gera para os prprios africanos, uma grande emoo, por explicitarem parmetros fundantes do imaginrio dos povos africanos.

ARTE E SIMBOLISMO TRADICIONAL O estudo dos smbolos e do seu relacionamento com a arte tradicional africana deve considerar um universo espiritual especfico africano, em suas associaes com a vida social, poltica, econmica e religiosa. Sacerdotes e curandeiros tm papel fundamental nesse campo, pois representam para a viso africana, uma personificao da ligao entre o mundo dos vivos e dos mortos. Os curandeiros usam de objetos e smbolos para processar seus ritos. Em fachadas das casas, esculturas, pinturas corporais, tatuagens, encontram-se smbolos grficos que constituem meios citados por curandeiros ou sacerdotes para preservar a sociedade dos perigos. Esses elementos possuem eficcia pelo ritual realizado pelo sacerdote, bem como pela maneira ritual que o arteso confeccionou a pea, seguindo padres culturalmente preestabelecidos. Um curandeiro-sacerdote denominado nganga tem a funo de sacralizar o objeto atravs de oraes que conferem a fora necessria para a sua eficcia, com ritos de nomeao da imagem, pelos quais a palavra torna efetivos os poderes reservados s imagens. A eficcia da magia repousa na crena coletiva do poder da fora vital incorporada palavra. A simbologia expressada nessas sentenas aparece simbolicamente na forma de objetos ou representaes grficas com significado de proteo ou de foras benfazejas. A tartaruga um smbolo que representa longevidade, sabedoria, resistncia, proteo. O urbanismo da capital imperial do povo lunda foi inspirado na projeo de uma tartaruga sobre o solo. Aparece tambm em smbolos nos diademas dos chefes.

Entre os kuba, tecidos confeccionados com motivos geomtricos expressam o sentido esttico em bordados de tapetes usados por chefes. Geometrias de labirintos, ziguezague, losangos, pontas de flechas, evidenciam aspectos da cosmologia kuba. Os smbolos, tanto no domnio do espao domestico quanto do corporal, do urbano, das terras, do espao poltico, assumem grande importncia em vrios aspectos da vida cotidiana desses povos.

O PODER TRADICIONAL A ESPECIFICIDADE DO PODER NA FRICA O surgimento do Estado na frica tradicional foi diferente do que ocorreu nos imprios asiticos ou pr-colombianos. Os Estados pr-coloniais africanos no intervinham diretamente na economia, nos trabalhos pblicos, embora controlassem o comrcio a longa distncia. Da surgiram reinos e imprios, pois aristocratas tribais que exerciam esse controle comercial, comandavam o trfico de produtos preciosos como ouro, marfim e peles. O poder dessas formaes polticas firmou-se mediante o controle da circulao de bens oriundos de diferentes ecossistemas, suscitando o surgimento de uma rede de rotas comerciais. Na frica negra as formaes estatais no possuam um carter desptico, o soberano no comandava o sagrado, mas se encontrava ligado s foras sagradas. Esse carter d ao sagrado um principio importante para o exerccio do poder, legitimando-o. O chefe representa a sociedade como um todo, sua sade a sade do povo, ele mediador com as foras vitais ancestrais, estabelecendo importantes laos com o povo desde sua entronizao at a sua morte.

DISCUTINDO O TRFICO DE ESCRAVOS - ESCRAVIDO NA SOCIEDADE TRADICINAL A descolonizao historicamente recente do continente africano e a necessidade de seus povos reconquistarem sua identidade, induziu o discurso cientfico a revelar formaes sociais em constante modificao. Migraes, ocupaes territoriais, alianas e conflitos modificaram a paisagem social e subverteram a ordem, criando condies de mudana.

O trfico de escravos foi o fator que mais contribuiu para essa mudana, sendo o mais trgico fato da historia do continente. Tentativas de justificar a escravido como instituio no consideram que a condio de escravo na frica no era a mesma que ocorreu na histria ocidental, pois no contexto africano, a condio de escravo era diferente. Uma coisa no justifica a outra, embora tentativas de justificar a ao do ocidente pela cumplicidade de reis e chefes africanos envolvidos nesse trfico seriam como uma desculpa para o pressuposto inconfesso de que o ocidente no poderia ser responsabilizado sozinho pela escravido. A participao de chefes africanos no minimiza o papel pioneiro do mundo mercantil em expanso no processo de escravido que movimentou mais de 15 milhes de africanos como escravos para as Amricas. O comrcio de escravos se iniciou bem antes, com as naes mediterrneas utilizando para a lavoura, o artesanato e servios domsticos e palacianos, em corais das igrejas nos sculos XV e XVI, em servios em portos europeus, etc.

ASPECTOS DA ECONOMIA TRADICIONAL E O TRFICO DE ESCRAVOS Estudos da organizao tcnica e social da produo fornecem o entendimento dos processos de diviso do trabalho e da cooperao entre os elementos das unidades locais de produo. Trocas com base na reciprocidade, unidades produtoras, plos redistributivos dos excedentes de produo objetivando a reproduo do sistema entronizado pelo chefe a quem, no topo da pirmide social, caberia parte da produo ou prestao de trabalho. So trabalhos coletivos encontrados entre os bantu. Os chefes ocupam posio essencial e lugar de destaque em rituais de passagem, fertilidade das terras, e a quem recorrem os membros da comunidade por crerem que possuem o poder de manter contato com as foras vitais. A extrao do sal tambm se destaca pela sua forma de extrao, sendo conduzidos em grandes cestos de carga aos mercados mais afastados da costa. A tarefa de transporte e troca competia aos homens, e o sal foi o principal produto de troca no comrcio de longa distncia.

O sal inicialmente era trocado por metais, produtos artesanais, marfim e outros bens importantes, com a introduo do trfico negreiro, esse comrcio passou a incluir escravos. O peixe obtido na costa ou em rios destinava-se ao consumo imediato, s pequena parcela era defumada para a troca em mercados locais. Desses, o mais importante mercado situado ao sul do rio Lucola era conhecido como Tchioua, e originou mais tarde o Porto Rico, ativo porto de trfico com grande atividade de trfico escravagista. Posteriormente, aps o incio da colonizao portuguesa, se tornou o ncleo da cidade de Cabinda, evidenciando a importncia desse espao atravs dos tempos. Esses processos geraram a acumulao de bens de uso, favorecendo um entesouramento atravs da acumulao de objetos de prestgio. Esses podem configurar-se agentes de manipulao do poder poltico por determinados grupos sociais. A monopolizao das relaes matrimoniais pelos mais velhos um exemplo. Esses mecanismos possibilitam aos mais velhos transformar o seu poder de funo em um real poder de dominao. Essa dominao foi fator preponderante para que chefes se tornassem aliados no processo do comrcio escravagista que os europeus comearam a praticar no continente europeu. O poder dos mais velhos comeou assim a servir para favorecimento do trfico de escravos, contra a sua prpria gente. Foi essa sociedade segmentada, centralizada na figura de um rei, que os traficantes de escravos encontraram. O trfico negreiro inicia um novo processo, de ruptura no poder tradicional, sendo fator responsvel pela desorganizao de amplos espaos no continente europeu.

QUEM SO OS ESCRAVOS? Nas sociedades africanas o escravo no era uma propriedade, como no seu sentido ocidental. Tratava-se de um produto social, envolvendo relaes sociais, militares, econmicas, jurdicas e polticas. Era uma situao mais de servido. Nesses casos o cativo, ao se tornar escravo, se identificava com a linhagem qual servia. No podia ser transferido para fora dessa sociedade como na escravido praticada pelos europeus, que arrancava o cativo de sua terra da forma mais brutal. Nas sociedades tradicionais africanas, havia seis origens da condio de escravo: 1- Escravos cativos em batalhas ou razzias constitudos de mulheres e crianas, o que evitava colocar em risco o sistema ao poupar da escravido os homens adultos;

2- Escravos nascidos de mulheres escravas, que assim permaneciam se no fossem resgatados; 3- Escravos provenientes do comercio a longa distncia, trocados por sal ou bens de prestgio, que eram usados em atividades agrcolas, desmatamento, pesca ou extrao do sal. 4- Escravos cuja servido originava-se por castigo imposto aps julgamento. 5- Indivduos, grupos domsticos ou linhagens com dvidas de tributos com um chefe, colocavam-se em posio de dependncia do seu devedor; a linhagem coloca um membro ou um escravo at pagar a dvida. 6- Se um indivduo julgava sua vida em perigo ou estava incapaz de manter sua subsistncia, colocava-se na posio de escravo junto a quem pudesse prover recursos de subsistncia. Deveria ser um ato pblico, na presena de testemunhas. A escravido na sociedade tradicional estava sob regras bem distintas das que vigoravam no escravismo mercantilista.

O TRFICO: EUFORIA COMERCIAL E DECLNIO No auge do comrcio escravagista as mercadorias vindas da Europa suscitavam grande expectativa quando da chegada dos navios carregados para a troca por escravos. A troca entre as duas mercadorias obedecia a uma hierarquia, que ia do rei a funcionrios com maior e menor influncia, uma hierarquia administrativa para o comrcio escravo. Dissidncias entre esses funcionrios ficaram cada vez mais crticas com o desenvolvimento do trfico de escravos, tornando-se potencialmente um ponto de ruptura do poder tradicional institudo. Essas condies foram percebidas pelos mercadores europeus, que desejavam monopolizar o trfico na regio, e procuraram instrumentaliz-las para seu proveito. Conflitos entre bases hierrquicas favoreceram os senhores da terra. A grande demanda de escravos por parte dos pases traficantes provocou arbitrariedades e desavenas entre os chefes das terras e seus subordinados, levando a um enfraquecimento cada vez maior do poder poltico. Desavenas familiares na disputa de poder tambm geraram situaes de tenso, com narrativas de chefes que chegaram a vender familiares como escravos, em meio a essa disputa.

Uma influncia cada vez maior de elementos externos evidencia a crescente aculturao dos chefes ou de seus descendentes, demonstrando sinais de uma crise poltica, que se agravava cada vez mais, e terminaria por provocar uma falncia desse sistema.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurcio. Memria dfrica: a temtica africana em sala de aula. 2 ed. So Paulo, Cortez, 2008.

Вам также может понравиться