Вы находитесь на странице: 1из 8

MODELOS DE PLANEJAMENTO DE CURTO PRAZO PARA CONSTRUO CIVIL

Maurcio Moreira e Silva Bernardes, Eng. Civil, M.Sc. Andr Potrich Reichmann, Eng. Civil, Mestrando Carlos Torres Formoso, Eng. Civil, M.Sc., Ph.D.
NORIE - Ncleo Orientado para a Inovao da Edificao Av. Osvaldo Aranha 99, 3 andar, Porto Alegre - RS, CEP 90035-190

ABSTRACT The literature in the field of construction management indicates that short-term planning in construction organizations is usually carried out in a very informal basis. The lack of knowledge on planning models can be pointed out as one of the main causes for this situation. This paper aims at making a comparison between four short-term planning models presented in the literature. The main advantages and disadvantages of each model are discussed. PALAVRAS-CHAVE: short-term planning, planning models, planning process.

1. INTRODUO O planejamento tem sido colocado por diversos autores como um fator preponderante para que seja alcanado xito na coordenao entre as vrias entidades participantes de um empreendimento, sendo considerado como uma funo gerencial bsica (LAUFER & TUCKER, 1987; SINK & TUTTLE, 1993). Entretanto, em algumas empresas construtoras esse processo, embora estabelecido, desenvolvido em bases puramente informais. O desconhecimento por parte dos responsveis pelo planejamento da construo sobre como esse processo deve ser efetuado pode ser colocado como um agente configurador dessa situao. Uma forte evidncia desse fato que, por vezes, em empresas maiores, onde geralmente existe um departamento de planejamento, esse assume um papel muito restrito visto que no interage com os tomadores de deciso (BERNARDES, 1996). A informalidade no desenvolvimento do processo ocorre devido a uma utilizao errnea dos planos por ele gerados. Na maioria das vezes, tenta-se acompanhar um cronograma detalhado de execuo, construdo logo aps a elaborao do oramento que discrimina as atividades as serem efetuadas semanalmente. Nesses casos esquece-se que devido a construo estar inserida em um ambiente incerto, o detalhamento dos planos deve ser efetuado em um perodo prximo de sua execuo (LAUFER et alli, 1992). A existncia de modelos que auxiliem a preparao e controle desses planos fundamental para o sucesso do processo. Esse artigo objetiva comparar quatro modelos de planejamento de curto prazo para construo civil de forma a auxiliar pesquisadores ou empresrios na sua implementao. 2. PROCESSO DE PLANEJAMENTO

Planejamento pode ser definido como o processo de desenvolvimento de alternativas e escolha de uma dentre as vrias identificadas, de acordo com determinados critrios, visando consecuo de determinado objetivo futuro (BIO, 1985). Esse processo pode ser dividido em trs nveis hierrquicos: estratgico, ttico e operacional. No nvel estratgico so definidos o escopo e as metas do empreendimento a serem alcanadas em determinado intervalo de tempo (SHAPIRA & LAUFER, 1993). No nvel ttico, enumera-se os meios (recursos) e suas limitaes para que essas metas sejam alcanadas. Segundo DAVIS & OLSON (1987), o planejamento ttico refere-se a aquisio e organizao de recursos, estruturao do trabalho, alm do recrutamento e treinamento de pessoal. Finalmente, o planejamento operacional relaciona-se com as decises a serem tomadas a curto prazo, referentes as operaes de produo da empresa. Segundo LAUFER & TUCKER (1987), o processo de planejamento envolve cinco fases (figura 1): a) planejamento do processo de planejamento; b) reunio da informao; c) preparao de planos; d) difuso da informao e e) avaliao do processo de planejamento.
CICLO DE PLANEJAMENTO

Planejando o processo de planejamento

Coleta da informao

Preparao dos planos

Difuso da informao

Avaliao do processo de planejamento

Contnuo Intermitente

AO

Figura 1 - As cinco fases do ciclo de planejamento (LAUFER & TUCKER, 1987) Na primeira fase, so tomadas decises relativas ao horizonte e nvel de detalhes do planejamento, freqncia de replanejamento e grau de controle a ser efetuado (LAUFER & TUCKER, 1987). Essas decises so relativas aos planos que so necessrios no processo de planejamento, como os mesmos so utilizados, seu grau de detalhamento, as tcnicas mais apropriadas para sua construo, quando so preparados, dentre outros (HARRISON (1985) apud FORMOSO, 1991). Na segunda fase, ocorre a coleta das informaes necessrias para se realizar o planejamento. Os documentos necessrios para a obteno de informaes incluem, geralmente, contratos, plantas, especificaes tcnicas, condies do canteiro e ambientais, dentre outras As decises so tomadas na terceira fase (preparao dos planos). Essas so baseadas na avaliao das informaes coletadas na fase anterior. Geralmente, so utilizadas tcnicas de planejamento e programao de recursos, como diagrama de Gantt, tcnicas de rede, dentre outras (LAUFER & TUCKER, 1987).

A preparao dos planos seguida pela quarta fase: a difuso da informao. Essa deve ser transmitida de acordo com as necessidades de seus usurios e o responsvel pelo planejamento na empresa deve discernir quem deve receb-las e qual seu formato necessrio (LAUFER & TUCKER, 1987). 3. MODELOS DE PLANEJAMENTO DE CURTO-PRAZO Os modelos que auxiliam a elaborao detalhadas desses planos, de acordo com a reviso da literatura (LAUFER et alli, 1992; BALLARD & HOWELL, 1997), so: a) planejamento do mestre de obra; b) crculos de qualidade supervisionados (CQS); c) anlise do sistema e operaes (AS/O) e d) produo protegida. 3.1. Planejamento do Mestre de Obra O planejamento do mestre de obra consiste na elaborao de um plano de atividades (figura 2) dirias a serem desenvolvidas, realizado semanalmente e revisado pelo diretor tcnico e engenheiro responsvel da empresa. Este modelo no apresenta, por exemplo, qual o mtodo de trabalho deve ser utilizado pelas diferentes equipes de produo ou como executar o trabalho. As informaes do plano so repassadas para as equipes de forma exclusivamente verbal (LAUFER et alli, 1992). No final de cada semana de trabalho, o mestre avalia as metas propostas pelos planos elaborados na semana anterior e propem um conjunto de atividades a serem desenvolvidas na semana seguinte. Para cada atividade, devem ser discriminados os equipamentos, materiais, equipe necessria, produo desejada e dispositivos de segurana que sero utilizados. Durante a avaliao do plano anota-se a produo atingida e o quanto ela est acima ou abaixo do planejado. Essas informaes, juntamente com o cronograma permitem que o mestre elabore o plano de atividades para a semana seguinte.

Programao de Curto Prazo Segunda Equipamentos Materiais Atividade 1. Equipe Produo Desejada Produo Atual Acima Abaixo Disposit. de Segurana

Semana de:_____________ Supervisado por:______________ Tera Quarta Quinta Sexta RECAP

Figura 2 - Exemplo de plano do mestre de obra (LAUFER et alli, 1992) 3.2. Crculos de Qualidade Supervisionados (CQS) Os crculos de qualidade supervisionados so reunies realizadas no canteiro de obras com a participao do diretor tcnico, engenheiro e mestre objetivando identificar problemas e traar diretrizes para implementao de solues. As reunies so baseadas na aplicao de tcnicas de anlise como brainstorming e diagrama de causa e efeito que devem ser realizadas numa periodicidade semanal ou conforme haja necessidade. A figura 3 mostra as vrias etapas para realizar um crculo de qualidade supervisionado.
Identificar Problemas

Selecionar Prioridades

Analisar Problemas

Indicar Solues

Conseguir Aprovao

Implementar Solues

Figura 3 - Etapas de um CQS (LAUFER et alli, 1992) Ao se iniciar um SQC as duas ou trs primeiras reunies devem ser gastas para compreenso das tcnicas de anlise (LAUFER et alli, 1992). Inicia-se o ciclo pela identificao de problemas na produo, atravs das tcnicas de anlise supracitadas. Em seguida, so selecionados os problemas prioritrios, ou seja,

aqueles que necessitam de uma ao a curto prazo. A etapa seguinte consiste em analisar especificamente os problema de forma a identificar suas causas. Com isso o grupo pode indicar solues de acordo com todos os participantes, ficando mais fcil de conseguir, ento, aprovao para a implementao de solues. 3.3. Anlise do Sistema e Operaes (AS/O) Esse modelo de planejamento de curto prazo realizado por um agente que pode ser um funcionrio da empresa que no esteja diretamente ligado com a produo ou consultor externo. Devido a aplicao de tcnicas mais detalhadas que os anteriores, esse modelo no pode ser desenvolvido em apenas uma semana, no obedecendo, portanto, um freqncia de realizao semanal, mas deve ocorrer conforme as necessidades da empresa (LAUFER et alli, 1992). A figura 4 mostra as vrias etapas do modelo. O modelo se inicia com a identificao de um problema existente na produo da empresa. Dessa forma, o agente designado para a aplicao do AS/O inicia uma coleta de dados, utilizando observaes, filmagem timelapse, amostragem do trabalho, aplicao de questionrios e anlise de documentos. A escolha das tcnicas que sero aplicadas depende do tipo de problema e do agente responsvel pela anlise.

Identificao do Problema

Coleta e Anlise dos Dados

Soluo do Problema e Planejamento da Mudana

Implementao da Mudana

Avaliao e Medio dos Resultados

Figura 4 - Etapas de uma AS/O (LAUFER et alli, 1992) Aps a anlise dos dados coletados, procede-se a soluo do problema e implementao da mudana. O agente deve participar dessa etapa como um mediador, pois ser iniciada uma discusso dos dados coletados e analisados conjuntamente com o diretor tcnico, engenheiro e mestre de obra. A ltima etapa do modelo consiste na avaliao e medio dos resultados, de forma a corrigir desvios ou mesmo identificar um novo problema a ser solucionado. 3.4. Produo Protegida (Shielding Production) Este modelo de planejamento de curto prazo objetiva produzir planos passveis de serem atingidos pela anlise das razes pelas quais as tarefas planejadas no so cumpridas. O

mestre responsvel por sua elaborao e o plano deve ser revisado pelo engenheiro responsvel da obra ou diretor tcnico da empresa (LAUFER et alli, 1992). A figura 5 mostra um exemplo de lista de tarefas semanais elaborados pelo mestre. LISTA DE TAREFAS SEMANAIS Trmino da semana: ___________ Tarefa Colocao das formas do 4 pavimento Desformar 2 pavimento Alvenaria rea 1 do 1 pavimento S 6 T 6 4 Q 6 4 Q 6 4 S Mestre: Alberi Revisado por: Eng. Carlos S D Comentrios OK! OK!

3 Faltou Material PPC = 2/3 = 66.67 %

Figura 5 - Exemplo de lista de tarefas semanais (LAUFER et alli, 1992) Para cada dia de trabalho associada a quantidade de mo-de-obra necessria para cada tarefa. Caso a tarefa no tenha sido completada conforme planejado, comenta-se o problema que configurou aquela situao. No perodo especificado durante a etapa de preparao do processo de planejamento (item 2), as razes colocadas na lista de tarefas semanais so agrupadas e montado um grfico, que permite identificar quais os problemas que merecem especial ateno. A atuao direta nesses problemas ocasionar um melhoria na elaborao dos planos e as metas fixadas sero mais consistentes com a realidade da produo. 4. COMPARAO DOS QUATRO MODELOS Os quatro modelos apresentado podem ser comparados de acordo com os seguintes critrios: a) agente responsvel pela aplicao; b) periodicidade no qual deve ser desenvolvido; c) tcnicas de anlise utilizadas para controle e d) quantidade de solues geradas. 4.1. Agente responsvel pela aplicao H uma semelhana com o planejamento do mestre de obra e o de produo protegida, pois em ambos os modelos o mestre o responsvel direto pela elaborao e os planos so revisados pelo engenheiro da obra ou diretor tcnico da empresa. Para o modelo de Anlise do Sistema e Operaes, como o agente responsvel no est ligado diretamente com a produo, deve haver um perodo inicial antes de sua aplicao para a compreenso do funcionamento do sistema. Dessa forma, o AS/O demanda mais tempo que os demais modelos. Em relao aos crculos de qualidade supervisionados no h um agente especfico responsvel pelo processo pois h uma participao conjunta dos funcionrios ligados a produo (diretor tcnico, engenheiro e mestre de obra). Esse ltimo apresenta uma vantagem sobre os demais pela participao das vrias entidades responsveis pelo processo decisrio diretamente na elaborao do plano.

4.2. Periodicidade no qual deve ser desenvolvido O planejamento do mestre de obra, produo protegida e crculos de qualidade supervisionados so os que mais se assemelham nesse caso, pois sua periodicidade semanal, enquanto o AS/O demanda mais tempo, em funo de aplicao das tcnicas de anlise. A realizao semanal do planejamento de curto prazo apresenta a vantagem de se controlar o processo tambm a curto prazo, possibilitando que os problemas da produo sejam detectados e solucionados durante o desenvolvimento do processo. 4.3. Tcnicas de anlise utilizadas para controle O modelo AS/O de planejamento de curto prazo o que apresenta maior vantagem nesse caso, pois as tcnicas utilizadas para o controle do processo so mais detalhadas que as aplicadas nos demais modelos. O vrias tcnicas utilizadas devem apresentar um efeito sinrgico possibilitando a identificao de problemas que no seriam levantados com a aplicao de uma nica tcnica. 4.4. Quantidade de solues geradas Os crculos de qualidade supervisionados e o modelo AS/O so os que geram mais solues para os problemas identificados. No primeiro, as solues so identificadas atravs da aplicao de tcnicas de anlise como brainstorming, pois tem a participao do diretor tcnico (decises), engenheiro e mestre de obra (produo), gerando solues de consenso. No segundo, pelas prprias tcnicas utilizadas, as solues so mais numerosas que o planejamento do mestre-de-obra e produo protegida, pois podem ocorrer diferentes interpretaes para os dados que so apresentados. 5. CONSIDERAES FINAIS Este artigo apresentou quatro modelos de planejamento de curto prazo e realizou uma comparao entre eles. Percebe-se pelo exposto, que cada um apresenta vantagens e desvantagens, no existindo um modelo que melhor se enquadre para o planejamento e controle do processo construtivo. Dessa forma, pode-se concluir que todos os modelos devem ser utilizados conjuntamente visando explorar a vantagens expostas, na busca de um efeito sinrgico para o processo de planejamento e controle da produo. Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa e de uma dissertao de mestrado que esto sendo desenvolvidas no NORIE (UFRGS), que tem como objetivo desenvolver um mtodo de interveno nos sistemas de planejamento de produo de empresas construtoras de pequeno porte. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BALLARD, G.; HOWELL, G. Shielding Production: Na Essential Step in Production Control. Technical Report No. 97-1, Construction Engineering and Management Program, Department of Civil and Environmental Engineering, University of California, 1997. BERNARDES, M. Mtodo de Anlise do Processo de Planejamento da Produo de Empresas Construtoras atravs do Estudo de seu Fluxo de Informao: Proposta baseada em Estudo de Caso. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Curso de Ps-Graduao em Engenharia Civil, 1996. Dissertao de Mestrado. BIO, S. Sistemas de Informao: um enfoque gerencial. So Paulo: Atlas, 1985.

DAVIS, G.; OLSON, M. Sistemas de Informacion Gerencial. Colmbia: Editorial McGraw-Hill Latinoamericana S. A., 1987. FORMOSO, C. A Knowledge Based Framework for Planning House Building Projects. Salford: University of Salford - Departament of Quantity and Building Surveying, 1991. Tese de Doutorado. LAUFER, A.; TUCKER, R. L. Is construction planning really doing its job ? A critical examination of focus, role and process. Construction Management and Economics, London, n. 5, p. 243-266, 1987. LAUFER, A.; HOWELL, G.; ROSENFELD, Y. Three modes of short-term construction planning. Construction Management and Economics. London, n. 10, p. 249-262, 1992. SHAPIRA, A.; LAUFER, A. Evolution of involvement and effort in construction planning throughout project life. International Journal of Project Management, New York, ASCE, v. 11, n. 3, aug., 1993. SINK, S.; TUTTLE, T. Planejamento e medio para a performance. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1993.

Вам также может понравиться