Вы находитесь на странице: 1из 5

Tpicos Cap 1

Mensagens instantneas(IM) = Comunicao em tempo real Chat na internet (IRC) Podcasting possibilita a gravao de udio e converso p/ ipods e possibilita a divulgao na net. Trabalhadores a distancia = teleworkers ou telecommuters Elementos de comunicao: so 3 = Rementente(Pessoa), Destino(Receptor) e Canal((Meio fsico) Para redes de dados, usamos os mesmos critrios bsicos para julgar o seu sucesso. Entretanto, conforme uma mensagem se move por meio da rede, muitos fatores podem evitar que a mensagem chegue ao receptor ou distorcer seu significado planejado. Esses fatores podem ser externos ou internos. Os fatores externos que afetam o sucesso da comunicao incluem: A qualidade do caminho entre emissor e receptor O nmero de vezes que uma mensagem tem que mudar de forma O nmero de vezes que uma mensagem tem que ser redirecionada ou reenviada O nmero de outras mensagens, transmitidas simultaneamente na rede de comunicao O tempo designado para uma comunicao bem sucedida Os fatores internos que afetam a comunicao bem sucedida na rede incluem: O tamanho da mensagem A complexidade da mensagem A importncia da mensagem Todas as redes possuem quatro elementos bsicos em comum: Regras ou acordos para determinar como as mensagens so enviadas, direcionadas, recebidas e interpretadas. As mensagens ou unidades de informao que navegam de um dispositivo para outro. Um meio de interligar esses dispositivos um meio que possa transportar as mensagens de um dispositivo para outro. Dispositivos na rede que trocam mensagens entre si. Os quatro elementos de uma rede: Regras, meio fsico, Mensagens, Dispositivos Protocolos so as regras que os dispositivos de rede usam para se comunicarem. O padro de indstria de rede atualmente um conjunto de protocolos chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). O TCP/IP usado em redes residenciais e comerciais, sendo o principal protocolo da Internet. So os protocolos TCP/IP que especificam os mecanismos de formatao, endereamento e roteamento que asseguram que nossas mensagens sero enviadas ao receptor correto. Redes convergidas Os avanos tecnolgicos possibilitam a consolidao dessas redes diferentes em uma nica plataforma uma plataforma definida como uma rede convergida. O fluxo de voz, vdeo e dados que viaja pela mesma rede elimina a necessidade de criar e manter redes separadas. Em uma rede convergida, ainda existem muitos pontos de contato e muitos dispositivos especializados como por exemplo, computadores pessoais, telefones, tvs, assistentes pessoais e registros de venda a varejo mas somente uma infra-estrutura de rede comum. Conforme a Internet e as redes em geral evoluem, estamos descobrindo que h quatro caractersticas bsicas que as arquiteturas subjacentes precisam abordar para estar altura das expectativas do usurio: tolerncia a falhas, escalabilidade, Qualidade de Servio e segurana(divide-se em segurana da infra-estrutura de rede e segurana de contedo.).

Redes orientadas conexo de comutao de circuito

Segmentao=Dividir dados em pedaos Multiplexao=Intercalar os pedaos 2 benefcios da segmentao: Multiplexao e aumento da confiabilidade Dispositivos e meios fsicos=Elementos fsicos ou hardwares Ex. laptop, PC, switch, cabos Ar um exemplo de meio fsico Servios = programas ou softwares Dispositivos finais = interface entre o usurio e a rede = Ex. computadores, notebooks, Impressoras de rede, Telefones Voip, Cmeras de segurana, dispositivos mveis(scanner de cdigo de barras sem fio, PDAs) so tambm chamados de hosts Dispositivos intermedirios = fornece conectividade e opera por trs do cenrio Ex. Hubs, switches, Access points, roteadores, servidores e modens de comunicao, firewalls. Funes dos dispositivos intermedirios: Regenerar e retransmitir sinais de dados, Manter informaes dos caminhos da rede, Notificar outros dispositivos sobre erros, Alterar caminhos quando houver falhas de links, Classificar mensagens de acordo com as prioridades (QOS), Permitir ou negar fluxo de dados de acordo com as config de segurana. Meio fsico: fornece o canal da origem at o destino 3 tipos de meios fsicos das redes atuais: Cabo de metal, ar e fibra tica Codificao de cada uma: ar(wireless)-ondas eletromagnticas; Cabo de metal-pulsos eltricos; fibra tica-pulsos de luz. Critrios para a escolha de um meio fsico: Distancia, Ambiente, quantidade de dados a ser transmitido, Custo Infra estruturas de redes variam em termos de: o Tamanho da rea o Qtd de usurios o Qtd e tipos de servios Lan =Local rea Network- Rede Local Geralmente administrada por uma nica organizao Ex. Residncia, edifcio ou campus.

Wan Wide rea network rede de grande distancia, pode ser usado por uma mesma empresa que filiais separadas por grandes distancias Internet Redes Lans e Wans interconectadas Intranet conexo privada de lans e wans que pertencem a uma organizao Smbolos da rede Captulo 2 2.2.4 Outros termos importantes: o Placa de rede ou NIC = fornece a conexo fsica rede no PC o Porta fsica Conector (RJ45) o Interface Portas do switch ou roteador Protocolos = regras Conjunto de aplicaes de protocolos = Grupo de protocolos interrelacionados Melhor forma de visualizar como os protocolos interagem = em pilhas ou camadas Alguns processos do conjuntos de protocolos: o Formato da mensagem o Mtodo de compartilhamento dos dispositivos o Gerenciar mensagens de erros o Configurao de sesses de transferncias IEEE ou IETF cuidam dos padres dos protocolos Padres so protocolos e acordos que so amplamente usados e aceitos Exemplo do uso de conjunto de protocolos: o Aplicao: http o Transporte: TCP o Rede: IP o Acesso a rede: Ethernet Protocolos descrevem quais funes so necessrias para uma regra mas no como execut-las, por isso, muitos diferentes tipos de dispositivos podem se comunicar usando o mesmo conjunto de protocolos. Benefcios de usar modelos de camadas o Auxilia na elaborao do protocolo o Estimula a competio o Evita alterar protocolo de uma camada sem afetar outra o Fornece um idioma comum Existem dois tipos bsicos de modelos de rede: modelos de protocolo e modelos de referncia Modelo de protocolo: representa toda a funcionalidade necessria p/ fazer a interface do usurio com a rede. Ex. TCP/IP Um modelo de referncia fornece uma referncia comum para uma consistente manuteno dentro de todos os tipos de protocolos de rede e servios. Ex. Modelo de ref OSI Modelo TCP/IP= Criado no incio dos anos 70; Chamado de modelo da internet; Ele define quatro categorias de funes que devem ocorrer para que as comunicaes tenham xito; um padro aberto; padres discutidos em fruns pblicos e definidos atravs dos RFCs; produzidos pela IETF Passos de um processo de comunicao: 1. Criao de dados na camada de aplicao do dispositivo final de origem 2. Segmentao e encapsulamento de dados medida que estes passam pela pilha de protocolo no dispositivo final de origem 3. Gerao dos dados no meio fsico na camada de acesso rede da pilha

4. Transporte dos dados atravs da rede, que consiste de meio fsico e quaisquer dispositivos intermedirios 5. Recepo dos dados na camada de acesso rede do dispositivo final de destino 6. Desencapsulamento e remontagem dos dados medida que estes passam na pilha no dispositivo de destino 7. Transferncia desses dados aplicao de destino na camada de Aplicao do dispositivo final de destino medida que os dados da aplicao so passados pela pilha de protocolo em seu caminho para serem transmitidos pelo meio fsico de rede, vrios protocolos agregam informaes a eles a cada nvel. Isso comumente conhecido como o processo de encapsulamento. A forma que um pedao do dado assume em qualquer camada chamada de uma Unidade de Dados de Protocolo (PDU). Dados O termo geral para a PDU usada na camada de Aplicao Segmento PDU de Camada de Transporte Pacote PDU de Camada de Rede Quadro PDU de Camada de Acesso Rede Bits - Uma PDU usada ao se transmitir dados fisicamente atravs do meio fsico Processo de Envio e recebimento: O protocolo da camada de Aplicao, neste caso, o HTTP, inicia o processo ao entregar os dados da pgina web formatados em HTML camada de Transporte. L, os dados de aplicao so quebrados em segmentos TCP. Cada segmento TCP recebe um rtulo, chamado de cabealho, contendo informaes sobre qual processo sendo executado no computador de destino deve receber a mensagem. Ele tambm contm as informaes para permitir que o processo no destino remonte os dados de volta a seu formato original. A camada de Transporte encapsula os dados HTML da pgina web dentro do segmento e os envia camada de Internet, onde o protocolo IP implementado. Aqui, todo o segmento TCP encapsulado dentro de um pacote IP, que agrega outro rtulo, chamado de cabealho IP. O cabealho IP contm os endereos IP do host de origem e de destino, bem como as informaes necessrias para entregar o pacote a seu processo de destino correspondente. A seguir, o pacote IP enviado ao protocolo Ethernet da camada de Acesso Rede, onde encapsulado dentro de um cabealho de quadro e trailer. Cada cabealho de quadro contm um endereo fsico de origem e de destino. O endereo fsico identifica unicamente os dispositivos na rede local. O trailer contm informaes de verificao de erros. Finalmente, os bits so codificados no meio Ethernet pela NIC. Esse processo revertido no host de destino. Os dados so desencapsulados medida que se movem na pilha em direo aplicao de usurio final. MODELO OSI nicialmente, o modelo OSI foi elaborado pela International Organization for Standardization (ISO) para fornecer uma estrutura na qual se pudesse construir um conjunto de protocolos de sistemas aberto. Aplicao(7), Apresentao(6), Sesso(5), Transporte(4), Rede(3), Enlace de dados(2), Fsica(1).

Вам также может понравиться