Вы находитесь на странице: 1из 15

Introduo O Bullying O Bullying segundo Olweus OLWEUS O BULLYING Bullying na escola Bullying no local de trabalho Ciber-bullying Carcter do bullie

Quem so as vtimas Como se detecta um caso de bullying Legislao CONCLUSO BIBLIOGRAFIA INFORMAES

4 5 5 5 6 6 7 8 9 9 9 11 12 13 15

A entrada na escola primria deveria ser uma experincia incrvel e gratificante, mas para algumas crianas essa experincia fica manchada por actos de agressividade e intimidao. Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violncia que vem mascarada na forma de brincadeira. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que at h bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode ter um impacto muito negativo no trabalho, sade, auto-estima e confiana das pessoas. Pode acarretar srias consequncias ao seu desenvolvimento psquico, gerando desde queda na auto-estima, at, em casos mais extremos, o suicdio e outras tragdias.

O bullying uma forma de atitude ofensiva, intencional e repetida que ocorre sem motivao evidente, adoptada por um ou mais indivduos, em que h a clara inteno de afligir, intimidar ou agredir uma ou mais pessoas. O bullying acontece quando h uma relao desigual de poder, entre o agressor e a vtima. O termo tem origem na palavra inglesa bully, que significa valento, brigo. Como verbo, significa ameaar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. No bullying h dois tipos de contacto: Contacto directo manifesta-se atravs da violncia fsica, sendo normalmente utilizado por rapazes. Contacto indirecto caracterizado pela sua subtileza, no ocorre violncia fsica, mas sim psicolgica e normalmente leva ao isolamento social. Este tipo de contacto normalmente utilizado por raparigas, onde ocorrem desde comentrios maldosos e crticas ao modo de vestir, incapacidades e posio social, a recusa em socializar com a vtima e intimidao a quem o faz.

OLWEUS
Dan Olweus, professor na Universidade de Bergen (na Noruega) foi a primeira pessoa a associar palavra bully ao fenmeno. Ao pesquisar tendncias suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaa e que, portanto, bullying era um mal a combater. conhecido por ser pioneiro em pesquisas relacionadas com o tema. Recebeu, inclusive, vrios prmios sobre sua pesquisa e trabalhos de interveno.

O BULLYING
Apesar da amplitude que vem ganhando nos ltimos anos, o bullying no um fenmeno novo. A princpio, pode parecer uma simples brincadeira mas no deve ser visto desta forma. A agresso moral, verbal e at corporal acontece em qualquer contexto que haja interaco humana: em escolas, universidades, locais de trabalho, famlias, vizinhos, e at na internet (cyber-bullying). Muitas vezes, a vtima coagida sob a ameaa ou mesmo a concretizao da ameaa de violncia fsica ou sexual, ou a perda dos meios de subsistencia (no meio laboral). As formas mais comuns da prtica de bullying so: Fsico bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir, perseguir, praxar Verbal Moral Sexual apelidos, gozar, insultar difamar, caluniar, insultar, discriminar, tiranizar abusar, assediar, insultar, violar sexualmente

Psicolgico intimidar, ameaar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar Material Virtual roubar, destruir pertences materiais e pessoais insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemveis

Bullying na escola
A escola um dos contextos em que o Bullying mais se faz sentir, uma vez que se encontram num mesmo espao muitas crianas e que se torna difcil para os adultos vigiarem todos os comportamentos e intervirem atempadamente. O bullying numa escola, perpetrado, habitualmente, por crianas que tm por qualquer motivo, mais fora ou poder do que a vtima. Esta forma de violncia passa, na maior parte das vezes, despercebida aos olhos dos pais, dos professores e da sociedade em geral. A vtima de bullying pode sofrer este tipo de maltrato durante muito tempo sem que ningum perceba o que se est a

passar. O agressor exerce uma enorme presso, incutindo medo e ameaando a vitima para que se mantenha em silncio. Muitas vezes, os pais e os professores s notam que se est a passar alguma coisa grave quando observam os efeitos dos danos desta presso, que se manifestam sob a forma de fobia escola, baixo rendimento escolar, depresso e doenas psicossomticas. Quando no existem intervenes efetivas contra o bullying, o ambiente escolar pode tornar-se problemtico. Todas as crianas, sem exceo, so afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Alguns alunos, que testemunham as situaes de bullying, quando percebem que o comportamento agressivo no trs nenhuma conseqncia a quem o pratica, podero achar por bem adot-lo. As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violncia e se silenciam em razo de temerem se tornar as prximas vtimas do agressor. As crianas ou adolescentes que sofrem, ou esto em contacto com o bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir srios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Por isso as medidas adotadas pela escola para o controle do bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuiro positivamente para a formao de uma cultura de no violncia na sociedade.

Bullying no local de trabalho


Diferente do que se imagina, a prtica do bullying no ocorre somente nas escolas e entre crianas e adolescentes. Este comportamento destrutivo tambm ocorre entre adultos e em seus locais de trabalho, sendo nesse ambiente conhecido por mobbing. Como nas escolas, o bullying no local de trabalho envolve uma relao abusiva de poder. Na sua prtica inclui comportamentos que intimidam, denigrem, ofendem ou humilham o trabalhador, muitas vezes frente de outras pessoas. Este comportamento muito comum em relaes hierrquicas, em que predominam relaes desrespeitosas de longa durao destabilizando a relao da vtima com o ambiente de trabalho e a organizao forando-a a desistir do emprego. Mas nem sempre acontece numa relao entre o chefe o empregado, muitas vezes o mesmo envolve um funcionrio agredindo o prprio colega. Muitas vezes o alvo nem se da conta de que est sendo agredido, pois o comportamento pode ser camuflado atrav de crticas triviais e aces isoladas que ocorrem atras de portas fechadas.

Um ponto a ser levado em conta que o chefes mais exigente no so necessariamente bullies, uma vez que suas motivaes principais so conseguir o melhor desempenho de seus funcionrios.

Cyber-Bullying
Cyberbullying no nada mais, nada menos que a prtica do bullying s que envolvendo tecnologias de informao e comunicao para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivduo ou grupo com a inteno de prejudicar outrem.

Como se previne o cyber-bullying? Eduque-se a si, aos colegas e alunos sobre como usar as tecnologias de informao e comunicao de forma tica, responsvel e segura; Eduque as crianas/jovens sobre os riscos de colocarem fotografias, vdeos e outros dados pessoais online que possam ser usados pelos seus colegas para actos de Cyberbullying; Preste ateno aos que os seus colegas ou discentes lhe dizem sobre potenciais casos de Cyberbullying e no se limite a subestimar, criar falsos sentimentos de segurana ou at ignorar as situaes que lhe so reportadas (por exemplo, limita-te a ignorar, no leves isso a srio, etc.); No reaja intempestivamente para proteger a criana/jovem. Por exemplo, no se ajuda uma vtima castigando-a. Se a criana vtima de Cyberbullying, no lhe retire o direito de acesso ao computador ou Internet; Caso os seus colegas/alunos sejam vtimas de Cyberbullying, deixe claro que trabalhar com a criana/jovem para encontrar uma soluo; Monitorize a utilizao das tecnologias de informao e comunicao pelas crianas e jovens a seu cargo. Faa-o escolhendo criteriosamente o local e o posicionamento do computador. Evite as reas isoladas (quartos de crianas/jovens), preferindo os espaos de maior circulao.

Caracter do bullie
Como antes referimos, o bullie quem pratica o bullying, o agressor. Em regra, so pessoas extremamente autoconfiantes, muitas vezes crianas excessivamente mimadas e que no sabem ouvir no. Tm personalidades autoritrias combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar, que no experimentam facilmente sentimentos de empatia, no obedecem as regras e encaram a violncia de forma positiva. Muitos deles, tm problemas de apredizagem, sentem-se impotentes para lidar com problemas do dia-a-dia e podem ser vtimas de agressividade no seio familiar. O agressor tanto pode ser inseguro e ter baixa auto-estima como pode ser seguro, mimado e habituado a obter tudo o que deseja. De qualquer modo o agressor est consciente do que est a fazer: humilhar o outro para sentir que tem controlo. Aqueles que praticam Bullying podero levar para a vida adulta a mesma dificuldade de relacionamento social, adoptando atitudes agressivas no seio da famlia (violncia domstica) ou no ambiente de trabalho. Estudos realizados j apontam a possibilidade de que autores de bullying na poca escolar venham a se envolver, mais tarde, em atos de delinquncia ou criminosos.

Quem so as vtimas de bullying


comum os autores de bullying abordarem pessoas que apresentem alguma diferena em relao ao grupo no qual esto inseridas, como por exemplo: pessoas obesas, de baixa estatura, com alguma deficincia fsica, ou com outros aspectos culturais, tnicos ou religiosos.

Como se detecta um caso de bullying?


Para as crianas e adolescentes a escola um ambiente social, onde eles sentem a obrigao de se inserir. A escola faz parte do desenvolvimento da personalidade deles. Mas poucos pais se dam conta disso, e muitas vezes no tm noo da relao dos filhos com a escola. No sabem se um ambiente onde se sentem bem, se desenvolvem amizades, se so descriminados, se sofrem

ameaas, etc. Os pais s percebem se os filhos sofrem de bullying, quando este comea a ter algum efeito sobre o aluno, como por exemplo: Ansiedade; Sensibilidade a determinadas brincadeiras; Perda de auto-estima; Tristeza e irritao; Medo de expressar emoes; Problemas de relacionamento; Demonstrar falta de vontade de ir escola; Sentir-se mal perto da hora de sair de casa; Pedir para trocar de escola; Revelar medo de ir ou voltar da escola; Pedir sempre para ser levado escola; Mudar frequntemente o trajecto entre a casa e a escola; Apresentar baixo rendimento escolar; Voltar da escola, repetidamente, com roupas ou livros rasgados; Chegar muitas vezes a casa com ferimentos inexplicveis; Tornar-se uma pessoa fechada, arredia; Parecer angustiado, ansioso, deprimido; Problemas alimentares; Doenas psicolgicas; Ter pesadelos freqentes, chegando a gritar "socorro" ou "deixa-me" durante o sono; "Perder", repetidas vezes, seus pertences, seu dinheiro; Pedir sempre mais dinheiro ou comear a tirar dinheiro da famlia;

Evitar falar sobre o que est acontecendo, ou dar desculpas pouco convincentes,esfarrapadas para tudo; Abuso de drogas e lcool; Auto-mutilao ou mesmo suicdio (bullycdio);

Se conheces alguem que apresenta alguns dos sinas acima descritos, pode ser que ele ou ela esteja a ser alvo de bulying. Tenta conversar sobre o assunto, e caso ele confirme a suspeita, procura coordenao ou orientao educacional para ajudarem a resolver o problema. No exijas dele o que ele no ache capaz de realizar, no o culpes pelo que est a acontecer, elogia sua atitude de relatar o que o est a atormentar.

Legislao
() Um aluno com mais de 16 anos que cometa um acto tipificado como bullying poder ser condenado a uma pena de priso at cinco anos. Se dos actos praticados resultar a morte da vtima, a pena "poder ser agravada entre trs e dez anos", segundo a proposta de criminalizao da violncia escolar, aprovada ontem na generalidade em Conselho de Ministros (CM). () Se o crime for praticado por jovens dos 12 aos 16 anos, apesar de estes serem inimputveis para efeitos de lei penal, "a criao do crime de violncia escolar permitir a aplicao de medidas tutelares educativas", ainda segundo o Ministrio da Educao.

CONCLUSO
A intimidao pode provocar o aborto de uma personalidade em formao deixando marcas, e, sem ajuda, a vtima pode ser levada a actos de desespero. Se detectarmos um caso de bullying devemos denunci-lo.

A humanidade no pode libertar-se da violncia seno por meio da no-violncia.


(Mahatma Gandhi)

BIBLIOGRAFIA
http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/ 06/12/2010 http://apeedpedroiv.bloguepessoal.com/25330/BULLYING/ 06/12/2010 http://sites.google.com/site/bullyingemportugal/ 06/12/2010 http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm 06/12/2010 http://www.espacoacademico.com.br/043/43lima.htm 01/12/2010 http://www.mgtmartins.com.br/one_news.asp?IDNews=232 11/12/2010 http://sub.maxima.xl.pt/0106/fam/100.shtml 06/12/2010 http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying 01/12/2010 http://www.mulherportuguesa.com/gravidez-a-familia/familia/5863bullying-o-que-fazer 06/12/2010 http://www.miniweb.com.br/educadores/artigos/bullying2.html 06/12/2010 http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/bullying-pode-darprisao-se-o-agressor-tiver-mais-de-16-anos_1463395 06/12/2010 http://www.psicronos.pt/artigos/bullyingescolar.html 06122010 http://desigualdadedireitos.blogspot.com/2010/03/bullying-mobbingassedio-e-intimidacao.html 06/12/2010 http://www.bullyingescola.com/sobre/ 01/12/2010 http://estrelaseouricos.sapo.pt/tabid/235/mid/704/newsid704/335/STOPBULLYING/Default.aspx 06/12/2010 www.portalis.co.pt/diga-nao-ao-bullying 01/12/2010 http://2.bp.blogspot.com/_hXKB_r0U5DQ/SxKIhjZbVYI/AAAAAAAAADA/ m0I9xhFGpjQ/s320/Bullying.jpg 13/12/2010 http://hooverlaw.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/07/bullying.jpg 13/12/2010 http://bullying.com.sapo.pt/Imagens/j0078734_jpg%5B1%5D.jpg 13/12/2010 http://jajuka.zip.net/images/grande-bullying2.jpg 13/12/2010

http://www.ucc.org/justice/public-education/images/girls-whispering.jpg 13/12/2010 http://www.mobbing.no/images/Marketing/Nyheter/Dan%20Olweus.jpg 13/12/2010 http://violencianaescola.pbworks.com/f/1244732157/1244732157/bullyin g_thumb%5B2%5D.png 13/12/2010 http://is0.okcupid.com/users/156/664/1566642811609810544/mt1112830 159.gif 13/12/2010 http://www.qir.com.br/wp-content/uploads/Bullying-efeito.jpg 13/12/2010 http://4.bp.blogspot.com/_563xei8vrt0/TIvkBwIDWvI/AAAAAAAAAVM/gA EHXkXHByk/s320/interracial+4.jpg 13/12/2010 http://2.bp.blogspot.com/_1MgfyMqAJKc/ScfKe5rlII/AAAAAAAABDQ/6X2LX8O2F6o/s400/5243185_7AqE7.jpg 13/12/2010

INFORMAES

Nome dos alunos: Antnio Gomes (n04), Cludia Sousa (n05), Mariana Viana (n13), Nelson Vieira (n14) e Rita Guedes (n16) Ano: 8 Professora: Juliana Disciplina: rea de Projecto Escola: E. B. 2/3 Adriano Correia de Oliveira Ano Lectivo: 2010/2011 Turma: B

Вам также может понравиться