Вы находитесь на странице: 1из 11

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATINHOS


ESTADO DO PARAN Concurso Pblico Edital n 040/2011 Prova Objetiva 25/09/2011
Anos

221 Tcnico em Higiene Dental/Sade Bucal


INSTRUES
1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. A prova composta de 40 questes objetivas. 4. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 8. No sero permitidos emprstimos, consultas e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. A durao da prova de 4 horas. Esse tempo inclui a resoluo das questes e a transcrio das respostas para o carto-resposta. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova e o carto-resposta. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Lngua Portuguesa

Informtica

Conhecimento Especfico

DURAO DESTA PROVA: 4 horas

NMERO DE INSCRIO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

............................................................................................................................................................................................................... RESPOSTAS 01 06 11 16 21 26 31 36 02 03 04 05 07 08 09 10 12 13 14 15 17 18 19 20 22 23 24 25 27 28 29 30 32 33 34 35 37 38 39 40 -

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
O texto a seguir referncia para as questes 01 a 03. A memria vegetal Desde os tempos em que a espcie comeava a emitir seus primeiros sons significativos, as famlias e as tribos precisaram dos velhos. Talvez, antes, eles no tivessem utilidade e fossem descartados, quando j no serviam para encontrar comida. Mas, com a linguagem, os velhos se tornaram a memria da espcie: sentavam-se na caverna, ao redor do fogo, e contavam o que havia acontecido (ou que se dizia haver acontecido, a est a funo dos mitos) antes de os jovens nascerem. Antes de comearse a cultivar essa memria social, o homem nascia sem experincia, no tinha tempo de faz-la e morria. Depois, um jovem de vinte anos era como se tivesse vivido cinco mil. Os fatos ocorridos antes dele, e aquilo que os ancios haviam aprendido, passavam a fazer parte de sua memria. [...] Mas, com a inveno da escrita, assistimos ao nascimento de uma memria mineral. Digo mineral porque os primeiros signos foram gravados em tabuinhas de argila ou esculpidos sobre pedra; porque faz parte da memria mineral tambm a arquitetura, visto que, das pirmides egpcias s catedrais gticas, o templo era tambm o registro de nmeros sacros, de clculos matemticos, e por intermdio de suas imagens ou de suas pinturas transmitia histrias, ensinamentos morais; em suma, constitua, como j foi dito, uma enciclopdia em pedra. [...] Mas, com a inveno da escrita, nasceu pouco a pouco o terceiro tipo de memria, que decidi denominar vegetal porque, embora o pergaminho fosse feito com pele de animais, o papiro era vegetal e, com o advento do papel (desde o sculo XII), produzem-se livros com trapos de linho, cnhamo e algodo. O livro, sob qualquer forma, permitiu que a escrita se personalizasse: representava uma poro de memria, at coletiva, mas selecionada segundo uma perspectiva pessoal. Diante do livro, procuramos uma pessoa, um modo individual de ver as coisas. No procuramos apenas decifrar, mas tambm interpretar um pensamento, uma inteno. Em busca de uma inteno, interroga-se um texto, do qual se podem at fazer leituras diferentes. A leitura se torna um dilogo, mas um dilogo e este o paradoxo do livro com algum que no est diante de ns, que desapareceu talvez h sculos, e que est presente s como escrita. Existe uma interrogao dos livros (chama-se hermenutica), e se existe hermenutica existe culto do livro. As trs grandes religies monotestas judasmo, cristianismo e islamismo desenvolvem-se sob a forma de interrogao contnua de um livro sagrado. O livro se torna a tal ponto smbolo da verdade por ele guardada, e revelada a quem souber interrog-lo, que para encerrar uma discusso, afirmar uma tese, destruir um adversrio, dizse: Est escrito aqui. Sempre duvidamos de nossa memria animal creio lembrar que... mas no tenho certeza , enquanto a memria vegetal pode ser exibida para eliminar toda dvida: A gua de fato H2O. Napoleo morreu realmente em Santa Helena, quem o diz a enciclopdia. [...]
(ECO, Umberto. A memria vegetal e outros escritos sobre bibliofilia. Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 15-16.)

01 - A partir do texto e das informaes pressupostas pelo autor, correto afirmar: O surgimento de uma memria coletiva, que ampliou a memria individual, foi possvel graas inveno da escrita. Os mitos narrados pelos ancios nas sociedades grafas resultam da imaginao de cada um e se distanciam do relato de fatos passados. c) Tanto a memria das tabuinhas de argila e dos templos quanto o registro em livros revelam formas individualizadas de perceber a realidade. d) A afirmao de que um jovem de vinte anos era como se tivesse vivido cinco mil no pode se aplicar s sociedades modernas. *e) A hermenutica e o culto ao livro esto na base das religies monotestas mais significativas: judasmo, cristianismo e islamismo. 02 - Segundo o texto, correto afirmar: *a) O papel dos velhos nas sociedades grafas corresponde ao do livro nas sociedades letradas. b) Antes da inveno da imprensa e do livro no havia transmisso de informaes de uma gerao a outra. c) Os livros reduzem a capacidade de memria individual, pois no h necessidade de guardar na memria o que est registrado no papel. d) Ao afirmar que o livro se torna smbolo da verdade, o autor restringe essa afirmao s enciclopdias e aos livros sagrados das religies monotestas. e) Em geral, as pessoas do mais crdito sua memria individual do que ao que se encontra registrado nos livros. 03 - Considere as seguintes afirmativas sobre o dilogo propiciado pelos livros: 1. 2. 3. 4. Ao contrrio do que se observa na interao face a face, o dilogo do leitor com o autor de um livro marcado pelo distanciamento no tempo e no espao. Dialogar com um livro buscar a inteno do autor e chegar, portanto, nica leitura correta da obra. No dilogo com o livro no h reversibilidade dos papis: cabe ao leitor perguntar, interpretar, decifrar, aes impossveis ao autor, que s est presente como escrita. Umberto Eco reconhece que a identificao entre leitura e dilogo inadequada, pois se trata de duas formas de interao totalmente distintas. a) b)

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

04 - Terminado o Mundial de Futebol Feminino (junhojulho 2011), a revista CartaCapital publicou em destaque uma foto da jogadora Hope Solo com a seguinte legenda: Hope Solo A goleira da seleo dos EUA parou o Brasil, parou a Frana e parou o trnsito. (CartaCapital, 20/07/2011, p. 90.) Que avaliao a revista faz da jogadora ao usar essa legenda? a) b) c) *d) e) Hope Solo mostrou sua eficincia como goleira, mas uma pssima motorista. A jogadora conseguiu evitar as vitrias do Brasil e da Frana porque provocou muito tumulto em campo. Hope Solo provocou muitas paralisaes durante as partidas contra o Brasil e a Frana. Alm de seu bom desempenho como goleira, Hope Solo chama a ateno pela beleza. O Brasil e a Frana pararam para admirar o desempenho de Hope Solo como goleira da seleo norte-americana.

05 - Considere o seguinte incio de um texto: A famlia tradicional, com pai, me e trs filhos, est cada vez mais rara no Brasil. Identifique a sequncia correta das frases que do continuidade a esse trecho. ( ) Hoje, os domiclios com apenas um morador j so 12,2% do total, contra 10,7% das residncias com cinco pessoas. ( ) A pesquisa revela que o Pas est seguindo uma tendncia internacional: h cada vez menos gente dividindo o mesmo teto. ( ) Esse tipo de famlia com cinco integrantes foi ultrapassado, pela primeira vez na histria, pelo nmero de pessoas que moram sozinhas. ( ) Os dados constam de um recorte indito feito pelo Estado nos dados do Censo Demogrfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. *a) b) c) d) e) 2 4 1 3. 3 2 4 1. 4 3 1 2. 4 2 3 1. 1 3 4 2.

06 - Jovens mostram cada vez menos interesse em seguir carreiras cientficas. ______ pesquisa internacional, ______ mais desenvolvido o pas, menor a importncia dada pelos estudantes a temas ligados cincia e tecnologia. ______ o Brasil conseguir formar bons professores de cincias, ser possvel despertar mais vocaes cientficas. Para garantir a articulao das afirmaes do texto acima, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por: a) *b) c) d) e) Conforme quando para. Segundo quanto se. De acordo com se portanto. Embora em ainda que assim que. Portanto em onde quando.

07 - Considere as seguintes interpretaes da charge ao lado: 1. 2. 3. O novo cdigo florestal facilita a expanso dos desmatamentos. O novo cdigo florestal cria grandes dificuldades para as atividades da pecuria. Com a aprovao do novo cdigo florestal, os pecuaristas tm que retirar os rebanhos de reas antes utilizadas para a criao de gado. O novo cdigo florestal atende mais aos interesses dos produtores rurais que dos ambientalistas.

4.

Esto de acordo com o que a charge expressa os itens: a) b) c) d) *e) 2 e 4 apenas. 1, 2 e 3 apenas. 2 e 3 apenas. 1, 3 e 4 apenas. 1 e 4 apenas.
(Samuca - Chargeonline.com.br. Acessado em 22/08/2011)

www.pciconcursos.com.br

08 - As perguntas e respostas a seguir foram extradas de uma entrevista da revista Cult (06/05/2011) com o psicanalista Frank C. Sacco. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas s perguntas correspondentes da coluna da esquerda. 1. Massacres como os ocorridos em Columbine e no Rio so provocados por vtimas de bullying? Se no houvesse internet esses massacres tambm no ocorreriam? Bullying, de algum tipo, todo adolescente sofre. Por que, ento, em alguns casos, a situao chega ao limite? A maioria dos agressores vem de famlias disfuncionais? Quais so as caractersticas dos agredidos, das vtimas de bullying? ( ) A internet apenas um compressor. O bullying um comportamento infantil permitido pelos adultos e seu alcance varia do ptio da escola nao. ( ) A questo central na famlia dos agressores a indiferena. Os familiares fecham os olhos e ignoram a escola. ( ) H muitos fatores que tm um impacto sobre o fato de um adolescente se tornar agressivo ou suicida. Algumas crianas so vulnerveis e podero vivenciar o bullying como razo para matar ou morrer. Quem pratica isso s far o que os espectadores permitirem. O agressor e a vtima fazem parte de um show (on-line ou na escola) e os espectadores esto em toda parte. ( ) O bullying conhecido como um fator casual em uma srie de comportamentos muito perigosos na juventude. Surtos letais, como o que ocorreu em Realengo, so atos simblicos nascidos da vergonha. ( ) Se tivesse de escolher duas palavras: colecionadores de injustias.

2.

3.

4. 5.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) 1 4 3 2 5. 2 5 1 3 4. 2 4 3 1 5. 3 5 1 2 4. 1 2 4 3 5.

09 - Os acidentes com motociclistas em Curitiba _______ de 622 de janeiro a maro de 2010 para 595 no mesmo perodo de 2011. Entretanto, durante esses trs meses as mortes _________ no trnsito com motos ________ de quatro em 2010 para seis em 2011. Para que as frases acima estejam redigidas de acordo com as normas do portugus escrito, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por: a) b) *c) d) e) caiu causadas aumentou. caem causado aumentam. caram causadas aumentaram. caram causada aumentou. caiu causado aumentam.

10 - Leia as estrofes iniciais de Na asa do vento, composio de Joo do Vale e Luiz Vieira: Deu meia noite, a lua faz um claro Eu assubo nos aro, vou brincar no vento leste A aranha tece puxando o fio da teia A cincia da abeia, da aranha e a minha Muita gente desconhece Muita gente desconhece, olar, viu? Muita gente desconhece
(http:letras.terra.com.br/joao-do-vale/898744 acessado em 27/07/2011)

Considere as seguintes afirmativas sobre a linguagem usada no texto: 1. 2. 3. Os autores usam vrias marcas da linguagem popular. Uma delas a ausncia de marca de plural no substantivo em nos aro (nos ares). O acrscimo da vogal a no incio da palavra assubo (subo) comum na linguagem popular e pode ser observada tambm em outras palavras, como arresolver e alevantar. A rima entre as palavras teia e abeia, com o sentido que elas tm nessa msica, seria mantida se os autores optassem pelas formas cultas dessas mesmas palavras: telha e abelha.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

O texto a seguir referncia para as questes 11 a 14. Ser ou no ser

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Na atualidade, a imagem da juventude est marcada ao mesmo tempo pela ambiguidade e pela incerteza. Digo ambiguidade pois se, de um lado, a juventude sempre exaltada na contemporaneidade, cantada que em prosa e verso pelas potencialidades existenciais que condensaria, por outro a condio jovem caracteriza-se por sua posio de suspenso no espao social, que se materializa pela ausncia de seu reconhecimento social e simblico. preciso destacar, antes de tudo, que a possibilidade de experimentao foi o que passou a caracterizar a condio da adolescncia no Ocidente, desde o final do sculo 18, quando as idades da vida foram construdas em conjuno com a famlia nuclear burguesa. Nesse contexto, a adolescncia foi delimitada como o tempo de passagem entre a infncia e a idade adulta, na qual o jovem podia empreender experincias nos registros do amor e das escolhas profissionais, at que pudesse se inserir no mercado de trabalho e se casar, para reproduzir efetivamente as linhas de fora da famlia nuclear burguesa. Desde os anos 1980, no entanto, essa figurao da adolescncia entrou em franco processo de desconstruo, por diversas razes. Antes de mais nada, pela revoluo feminista dos anos 1960 e 70, com a qual as mulheres foram em busca de outras formas sociais de existncia, alm da condio materna. Isso foi a condio de possibilidade concreta para a desmontagem da famlia nuclear burguesa. Em seguida, porque o deslocamento das mulheres da posio exclusivamente materna foi o primeiro combate decisivo contra o patriarcado, que forjou nossa tradio desde a Antiguidade. Os posteriores movimentos gay e transexual vieram nos rastros do movimento feminista, inscrevendo-se nas linhas de fuga da crtica do patriarcado. Finalmente, a construo do modelo neoliberal da economia internacional, em conjuno com seu processo de globalizao, teve o poder de incidir preferencialmente em dois segmentos da populao, no que tange ao mercado de trabalho. De fato, foram os jovens e os trabalhadores da faixa etria dos 50 anos os segmentos sociais mais afetados pela voragem neoliberal. Com isso, se os primeiros passaram a se inserir mais tardiamente no dito mercado, os segundos passaram a ser descartados para ser substitudos por trabalhadores jovens e mais baratos, pela precariedade que foi ento estabelecida no mercado de trabalho. Foi em consequncia desse processo que o tempo de durao da adolescncia se alongou bastante, ficando ento os jovens fora do espao social formal e lanados perigosamente numa terra de ningum. Assim, graas ausncia de insero no mercado de trabalho, a juventude foi destituda de reconhecimento social e simblico, prolongando-se efetivamente, no tendo mais qualquer limite tangvel para seu trmino.
(Joel Birman, Revista CULT, 06 de maio de 2011 adaptado.)

11 - Segundo o autor, a principal razo para a falta de reconhecimento social do jovem e consequente prolongamento da adolescncia : *a) b) c) d) e) a demora da insero no mercado de trabalho. o movimento feminista. os movimentos gay e transexual. a crtica ao patriarcado. a resistncia a mudanas do modelo burgus de famlia.

12 - As expresses figurao (linha 10), incidir [...] em (linha 17) e tangvel (linha 24) poderiam ser substitudas, sem alterao do seu sentido no texto, respectivamente, por: *a) b) c) d) e) representao afetar perceptvel. atuao deslocar estabelecido. encenao comprometer flexvel. aparncia recair [...] sobre possvel. concepo ameaar fixo.

13 - Considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. A imagem de adolescncia no Ocidente foi estabelecida no final do sculo 18 e resistiu s mudanas de comportamentos observadas nas ltimas dcadas do sculo 20. Dois fatores foram decisivos para a atual condio da juventude: a desmontagem da famlia burguesa e as consequncias do neoliberalismo e da globalizao no mercado de trabalho. Ser jovem uma caracterstica altamente valorizada pela sociedade atual. A ocupao preferencial dos postos de trabalho por pessoas idosas e a exigncia de qualificao provocam o aumento do desemprego entre os jovens.

Esto de acordo com o texto as afirmativas: a) b) c) *d) e) 1 e 2 apenas. 3 e 4 apenas. 2, 3 e 4 apenas. 2 e 3 apenas. 1, 2 e 4 apenas.

14 - As expresses os primeiros e os segundos (linha 19) referem-se, respectivamente, a: a) *b) c) d) e) os trabalhadores e os segmentos sociais. os jovens e os trabalhadores da faixa etria dos 50 anos. dois segmentos da populao e os jovens. os trabalhadores da faixa etria dos 50 anos e os jovens. os jovens e os segmentos sociais.

www.pciconcursos.com.br

15 - Assinale a alternativa corretamente pontuada. a) Muitas pessoas defendem, o direito de autodefesa que consideram inalienvel e que para elas s ser obtido com a posse de armas, todavia h uma contradio inegvel geralmente. Um atirador quando decide se defender ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz. b) Muitas pessoas defendem o direito de autodefesa, que consideram inalienvel, e que, para elas s ser obtido com a posse de armas; todavia h uma contradio inegvel, geralmente um atirador quando decide, se defender ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz. c) Muitas pessoas, defendem o direito de autodefesa que consideram inalienvel e que para elas, s ser obtido com a posse de armas. Todavia h uma contradio inegvel: geralmente um atirador quando decide se defender ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz. d) Muitas pessoas defendem o direito de autodefesa que consideram inalienvel; e que para elas, s ser obtido com a posse de armas; todavia h uma contradio inegvel, geralmente, um atirador quando decide se defender ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz. *e) Muitas pessoas defendem o direito de autodefesa, que consideram inalienvel, e que, para elas, s ser obtido com a posse de armas. Todavia h uma contradio inegvel: geralmente um atirador, quando decide se defender, ultrapassa os limites da prpria proteo e age como se fosse um juiz.

INFORMTICA
16 - Quantos bits so necessrios para se ter um Byte? a) b) *c) d) e) 2. 4. 8. 64. 254.

17 - A definio software ou programa utilizado para proteger um computador contra acessos no autorizados vindos da Internet refere-se a: a) b) c) d) *e) antimalware. antivrus. active X. DMZ. firewall pessoal.

18 - Qual a capacidade de armazenamento de um CD-ROM mode 1? a) *b) c) d) e) 1,44 MB. 644 MB. 735 MB. 4,7 GB. 5,4 GB.

19 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda, relacionando os atalhos de teclados gerais no Windows XP com as respectivas funes. 1. 2. 3. 4. 5. Ctrl+C Ctrl+V Ctrl+Z ALT+F4 ALT+ESC ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Colar. Desfazer. Copiar. Fechar o item ativo ou sair do programa ativo. Percorrer os itens na ordem em que foram abertos.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 1 2 3 4 5. 2 3 1 4 5. 2 3 1 5 4. 3 1 2 5 4. 4 5 2 3 1.

20 - Qual aplicativo executa o Shell de comando no Sistema Operacional Windows XP? *a) b) c) d) e) cmd.exe command.com CScript.exe Shell.exe AT

www.pciconcursos.com.br

21 - Qual nome de arquivo vlido no Sistema Operacional Windows 7? a) b) c) *d) e) arquivo\1.txt arquivo*1.* arquivo?1.txt arquivo_1.txt arquivo_1:txt

22 - Ao se usar o MSExcel 2007, qual o smbolo utilizado para se fazer uma referncia absoluta de clulas (isto , se a posio da clula que contm a frmula muda, a referncia absoluta no muda)? a) b) c) d) *e) # & @ % $ no BrOffice Write 3.2.

23 - Selecione a alternativa que informa a funcionalidade do boto *a) b) c) d) e) Insere caracteres especiais. Mostra caracteres no imprimveis. um marcador. Abre o navegador. Insere desenhos.

24 - Numere a coluna da direita, relacionando cada aplicativo do BrOffice respectiva extenso de arquivos. 1. 2. 3. 4. 5. Base Calc Draw Impress Write ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ods odt odb odg odp

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) *c) d) e) 2 3 4 5 1. 2 5 4 1 3. 2 5 1 3 4. 5 4 3 1 2. 52431

25 - Selecione a alternativa que indica a funcionalidade da combinao de teclas Alt+boto de seta no BrOffice Calc 3.2. a) *b) c) d) e) Navegar por clulas adjacentes. Redimensionar uma clula. Deslocar o cursor para as extremidades da planilha. Deslocar o cursor para as clulas com contedos localizadas nas extremidades da planilha. Navegar dentro de uma clula cujo contedo um texto.

CONHECIMENTO ESPECFICO
26 - As aes educativas e preventivas de abordagem coletiva para a crie dentria so: *a) b) c) d) e) exame epidemiolgico, educao em sade bucal e escovao dental supervisionada. escovao dental supervisionada, clareamento dental e aplicao tpica de flor (ATF). restauraes com ionmero de vidro e aplicao tpica de flor (ATF). exame epidemiolgico, educao em sade bucal e aplicao de selantes. restauraes com resina composta e aplicao tpica de flor (ATF).

27 - Na realizao dos procedimentos de restaurao dentria, o tcnico em higiene dental pode auxiliar o cirurgiodentista em cada etapa, o que faz com que ele acompanhe o passo a passo da ao e saiba antecipadamente o material e/ou instrumental a ser utilizado. Assim, durante a realizao de restauraes com resinas compostas, aps o condicionamento cido, lavagem e secagem, vem a etapa de aplicao: a) b) c) *d) e) da base forradora. do selante dentrio. do verniz com flor. da resina fluda. do ionmero de vidro.

www.pciconcursos.com.br

28 - No diagnstico da doena crie, a atividade inicial da doena fica evidente quando as leses de manchas brancas no esmalte apresentam-se: a) *b) c) d) e) escurecidas e duras. rugosas e opacas. brilhantes e lisas. pigmentadas e exsudativas. amolecidas.

29 - Antes da realizao de procedimentos cirrgicos, correta a realizao de antissepsia da cavidade bucal, podendo ser indicado o bochecho com: *a) b) c) d) e) clorexidina. glutaraldedo. lquido de dakin. soda clorada. formaldedo.

30 - De acordo com PEREIRA (2003), atualmente a crie dentria considerada um desequilbrio no processo de desmineralizao e remineralizao dos tecidos duros do dente, fenmeno que ocorre constantemente na cavidade bucal. Sobre crie dentria, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. um processo de destruio localizada dos tecidos dos dentes, causado por micro-organismos. um processo que envolve a dissoluo da fase mineral por cidos orgnicos produzidos pela fermentao bacteriana. uma doena infecciosa que resulta da interao complexa entre bactrias, superfcie dentria e dieta. A velocidade na progresso das perdas de mineral decorrentes desse desequilbrio que determinar ou no o surgimento de cavidades cariosas.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) *e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

31 - Sobre proteo pulpar indireta, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Consiste na aplicao de materiais odontolgicos protetores no interior da cavidade, para manuteno da vitalidade do complexo dentina/polpa. ( ) Estimula a formao de dentina esclerosada, reacional e/ou reparadora. ( ) Est indicada para os preparos cavitrios de profundidade mdia, sem exposio do tecido pulpar. ( ) Est indicada para os preparos cavitrios de profundidade rasa, sem exposio do tecido pulpar. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) *d) e) V V V V. F F V F. F F F V. V V F F. V V V F.

32 - Com relao indicao de materiais restauradores, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. Restauraes em amlgama. Restauraes em resina composta. Restauraes com cimento de ionmero de vidro (CIV). ( ) Adequao do meio bucal em paciente com alto risco doena crie. ( ) Facetas em dentes com alterao cromtica e/ou malformao do esmalte. ( ) Tratamento restaurador atraumtico (TRA). ( ) Restauraes classe I em dentes decduos e permanentes. ( ) Leses cervicais cariosas e no cariosas.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 3 3 3 1 2. 3 2 3 1 2. 2 1 2 3 1. 2 2 3 1 1. 3 2 2 1 1.

www.pciconcursos.com.br

10

33 - O exerccio da Odontologia expe direta, indireta e continuamente os profissionais e pacientes a uma variedade de micro-organismos patognicos que podem estar presentes no sangue, na saliva e nas vias areas dos envolvidos. Sobre os equipamentos de proteo individual (EPIs), considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. Toda a equipe deve utilizar gorro, mscara, luvas, sobreluvas, culos de proteo, jaleco e sapatos fechados. O gorro ou touca deve ser descartvel, colocado antes da lavagem das mos, cobrindo todo o cabelo. As luvas devem ser rigorosamente trocadas a cada semana.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

34 - No Brasil, as percentagens de pessoas com algum problema periodontal nas faixas etrias de 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos de idade so, respectivamente, 53,8%, 78,1% e 92,1%, de acordo com os resultados do Levantamento Epidemiolgico SB Brasil 2003. A doena periodontal constitui-se, atualmente, em um importante fator de risco para: *a) b) c) d) e) parto prematuro e de baixo peso, diabetes e doenas vasculares e cardacas. parto prematuro e de baixo peso, obesidade e diabetes. obesidade, doenas vasculares e cardacas. neoplasias e doenas vasculares. edentulismo, diabetes e doenas vasculares.

35 - O cncer de boca uma doena que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada nfase promoo sade, ao aumento do acesso aos servios de sade e ao diagnstico precoce. So fatores de risco para o cncer de boca: 1. 2. 3. 4. alto consumo de acar. uso crnico de lcool e tabaco associados. exposio radiao solar e m higiene bucal. uso de prteses dentrias mal-ajustadas.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente o item 4 verdadeiro. Somente os itens 1 e 2 so verdadeiros. Somente os itens 1, 2 e 3 so verdadeiros. Somente os itens 2, 3 e 4 so verdadeiros. Os itens 1, 2, 3 e 4 so verdadeiros.

36 - O uso tpico de flor amplamente utilizado na preveno da crie dentria e pode ser feito por meio de solues para bochechos: a) *b) c) d) e) semanais, com soluo de 0,05% de fluoreto de sdio. semanais, com soluo de 0,2% de fluoreto de sdio. semanais, com soluo de 2,8% de fluoreto acidulado. dirios, com soluo de 1,23% de fluoreto acidulado. dirios, com soluo de 0,2% de fluoreto acidulado.

37 - Sobre o ndice epidemiolgico CPO-D, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. No levantamento epidemiolgico CPO-D, so considerados os 32 dentes. Em um nico indivduo, o CPO-D ser a soma das condies encontradas em cada dente. Pelo ndice CPO-D no possvel perceber a histria anterior da doena. Esse ndice representa a mdia do nmero total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados em um grupo populacional.

Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

38 - Uma paciente com 19 anos, gestante, chega ao consultrio odontolgico em busca de mais informaes sobre a sua sade bucal e a do beb durante a gestao. Acerca disso, assinale a alternativa INCORRETA. a) Durante a gestao, a gestante pode realizar procedimentos odontolgicos. b) O primeiro e o terceiro trimestre so perodos de maior risco gestao, nos quais se restringem os procedimentos odontolgicos. *c) A gestante tem sua sade bucal comprometida, sendo comum a perda de um dente por gestao. d) Durante a gestao, a sade periodontal da gestante deve ser preservada. e) Durante a gestao, no ser prescrita a utilizao de flor sistmico em locais onde exista gua fluoretada.

www.pciconcursos.com.br

11

39 - Um paciente de sexo masculino, 50 anos, apresenta 10 dentes na arcada inferior e prtese total na superior, com higiene bucal regular. Sob a tica da remoo do biofilme dental, correto afirmar: a) O paciente dever ser orientado quanto escovao dos dentes inferiores, usando a tcnica de Fones, higiene da prtese total superior e ao autoexame dos tecidos moles. *b) O paciente dever ser orientado quanto escovao dos dentes inferiores, com movimentos da gengiva para o dente nas faces vestibular e lingual e movimentos de vaivm nas faces oclusais, higiene da prtese total superior e ao autoexame dos tecidos moles. c) O paciente dever ser orientado a extrair os dentes inferiores, substituindo-os por prtese total inferior, pois sua higiene bucal regular. d) O paciente dever ser orientado a ingerir bastante lquido, devido ao uso da prtese total. e) O paciente dever ser orientado a no fazer uso de medicamentos aucarados.

40 - Os cremes dentais constituem-se no veculo de flor mais utilizado mundialmente, apresentando-se no mercado nas mais diversas concentraes. A principal indicao dos cremes dentais com baixos teores de flor, menores que 600 ppm (partes por milho), feita para: a) b) c) d) *e) crianas que ainda no possuem dentes. idosos, pois no necessitam dos benefcios do flor para reduo da crie. crianas que apresentam fluorose, visando ao no agravamento dos sintomas. pacientes alrgicos ao flor, evitando intoxicao aguda. crianas, diminuindo o risco de fluorose por deglutio do produto.

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться