Вы находитесь на странице: 1из 7

Manual relativo a Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior

Polcia Federal

Senhores pais ou responsveis,

A Polcia Federal elaborou o Manual relativo a Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior, o qual visa orientar pais e responsveis quantos aos procedimentos para obteno de documentos de viagem, expedio de autorizaes de viagem de menores brasileiros ao exterior e apresentao da documentao necessria s autoridades policiais nos postos de fiscalizao de entrada e sada de pessoas do pas. Referido material orienta igualmente quanto obteno de passaportes e expedio de autorizaes de viagem junto a representaes consulares brasileiras no exterior e quanto necessidade de legalizao e traduo de documentos. Tal Manual, com modelo de formulrio de

autorizao de viagem de menor brasileiro ao exterior, constitui importante fonte de informao para sanar as dvidas mais frequentes apresentadas pelos viajantes internacionais.

Manual relativo a Viagem de Menores Brasileiros ao Exterior


A) Instrues para obteno de documentos de viagem
1 Instrues para a obteno, no Brasil, de passaporte para menor podem ser encontradas no endereo eletrnico: www.pf.gov.br. 2 - Para obteno de passaportes no exterior devero ser observadas as instrues disponveis nas pginas das Embaixadas e das reparties consulares do Brasil, no link: www.portalconsular.mre.gov.br.

B) Instrues para expedio de autorizao de viagem de menores brasileiros ao exterior


1 Menores brasileiros que viajam ao exterior, sozinhos ou na companhia de apenas um dos genitores ou responsveis, devem apresentar autorizao de viagem emitida conforme a Resoluo n 74/09 do CNJ, disponvel no link: http://www.cnj.jus.br/images/stories/docs_cnj/resolucao/rescnj_74.pdf 2 Nas hipteses acima, ser necessria a apresentao Polcia Federal da autorizao emitida conforme a Resoluo n74/09 do Conselho Nacional de Justia, ainda que no momento do check in perante as companhias de transporte areas, martimas ou terrestres estejam presentes os pais ou responsveis pela criana ou adolescente. 3 - Para os fins do disposto no pargrafo nico do artigo 1 da Resoluo 74/2009-CNJ, por responsvel pela criana ou pelo adolescente deve ser entendido o tutor, alm daquele que detiver a sua guarda, observando-se que no termo de guarda deve estar expresso o poder do guardio de autorizar que o menor realize viagem internacional ou que se trata de guarda exclusiva e definitiva, em

virtude de bito dos pais ou da perda ou suspenso do poder familiar do(s) genitor(es). 4 Encontra-se em anexo o modelo de autorizao de viagem de menor recomendado pela Polcia Federal. 5 Em caso de autorizaes emitidas no exterior, devero ser observadas as orientaes das respectivas reparties consulares brasileiras, observando-se o modelo disponvel no portal www.portalconsular.mre.gov.br . 6 No tocante a autorizaes emitidas no exterior, observa-se que a assinatura do notrio estrangeiro poder ser reconhecida por semelhana perante a repartio consular brasileira, pois o reconhecimento de firma por autenticidade, de que trata o artigo 2 da Resoluo n 74/09-CNJ, refere-se apenas assinatura dos pais ou responsveis. 7 Nas hipteses em que a autorizao apresentada no for considerada vlida pela Polcia Federal, os interessados podero apresentar nova autorizao vlida ou autorizao judicial. 8 Na hiptese de criana ou adolescente adotado em adoo internacional que esteja saindo do Brasil pela primeira vez em companhia do(s) adotante(s), dever ser apresentado Polcia Federal, no momento da fiscalizao migratria, alvar judicial com autorizao de viagem expedido nos termos do 9, art. 52, do Estatuto da Criana e do Adolescente, com a redao dada pela Lei n 12.010/09.

C) Casos Especiais
1 - Frana
s autorizaes (com reconhecimento de firma por autenticidade) assinadas perante autoridades notariais e reparties pblicas da Frana, aplica-se o acordo promulgado pelo Decreto n. 3.598, de 12 de setembro de 2000, ou seja, dispensada a legalizao do

documento, no se exigindo sua apresentao repartio consular brasileira local para conferncia do registro cartorial francs.

Considerando que as autorizaes escritas somente em francs devero ser traduzidas no Brasil, na ntegra (inclusive os carimbos notarias de reconhecimento de firma), por Tradutor Pblico Juramentado, recomenda-se a utilizao do modelo bilngue disponibilizado pelo Consulado-Geral em Paris (www.portalconsular.mre.gov.br), tanto nos casos em que as assinaturas sero reconhecidas no prprio consulado (somente genitores brasileiros), quanto nos casos em que as assinaturas sero reconhecidas perante notrio francs (genitores estrangeiros ou brasileiros).

2 - Argentina
s autorizaes (com reconhecimento de firma por autenticidade) assinadas perante autoridades notariais e reparties pblicas da Argentina, aplica-se o acordo publicado no Dirio Oficial da Unio de 23 de abril de 2004. Em tais casos, bastar a legalizao do documento no Ministrio das Relaes Exteriores da Argentina, dispensando-se a legalizao ou qualquer outro procedimento no consulado brasileiro. Ainda que o documento no seja bilnge, no ser exigida a traduo da Autorizao de Viagem, do espanhol para o portugus, por fora de acordo firmado no mbito do Mercosul para iseno de traduo de documentos administrativos para fins migratrios.

3 - Demais pases do Mercosul e Estados Associados


Para as autorizaes (com reconhecimento de firma por autenticidade) emitidas perante autoridades notariais do Paraguai, Uruguai, Bolvia, Peru, Colmbia, Equador e Chile, por fora do Acordo de Iseno de Traduo de Documentos Administrativos para fins Migratrios no Mercosul e Estados Associados, bastar a legalizao do documento perante a representao consular brasileira no pas de emisso, no sendo exigida a traduo.

COLAR FOTO FACIAL RECENTE 3X4cm

FORMULRIO PADRO DE AUTORIZAO DE VIAGEM INTERNACIONAL PARA MENORES RES. 74/2009-CNJ (Vlida at _____/_________/ 20___)

Eu ____________________________________________________________________ , portador(a) da Cdula de Identidade/Passaporte n ________________ , expedida(o) pela _________________ , data de expedio:______/_______/_______ , residente __________________________________ _________________________________ , na cidade de _________________________ , UF:_____ , tel. de contato: (____) __________________,na qualidade de PAI ME TUTOR(A)

GUARDI(O) e ____________________________________________________________________, portador(a) da Cdula , de data Identidade/Passaporte de expedio: n _______________, expedida(o) residente na cidade pela de PAI menor

____________

____/______/______, ___________ ,

____________________________________________

_________________ , UF: _____ , tel. de contato: (___) ___________ , na qualidade de ME TUTOR(A) GUARDI(O), AUTORIZO(AMOS) que o(a)

_________________________________________________________________________________ ___________________________________________________ , nascido(a) em _____/______/____, sexo: masc. fem. , natural de _________________________________ , Passaporte/Identidade n

_______________________, expedido(a) pela ______________________, em ____/______/______, viaje com destino ao exterior, na companhia de

_______________________________________________________________________ , portador(a) do Passaporte/Identidade n ______________________, expedido(a) pela ____________________, em_____/_____/______,residente_____________________________________________________ ______________________________________ , na cidade de ____________________ , UF:______.

Local/Data:

____________________ , _______ de ___________________de 20___ .

Assinatura(s):

1) __________________________________________________________

2) __________________________________________________________

Orientaes gerais:
1 - Preencher mecanicamente ou em letra de forma, sem rasuras, no mnimo em duas vias. Em caso de necessidade de utilizao da autorizao para mltiplas viagens, compreendidas no perodo de validade da autorizao, orienta-se a confeco de tantas vias quantas sejam as sadas do menor do Brasil, tendo em vista que, a cada viagem, uma via original do documento ser retida pela Polcia Federal 2 - Inutilizar com um trao espao(s) em branco. 3 - obrigatrio o preenchimento do campo VLIDA AT. Recomenda-se que o prazo de validade seja de at dois anos. No sero aceitos documentos sem especificao do prazo de validade. 4 - A autorizao de viagem dever, obrigatoriamente, ser assinada na presena do notrio pblico (reconhecimento de firma POR AUTENTICIDADE). 5 - Anexar cpias do documento do menor e, se for o caso, cpia autenticada do termo de tutela ou guarda, observando-se que no termo de guarda deve estar expresso o poder do guardio de autorizar que o menor realize viagem internacional ou que se trata de guarda exclusiva e definitiva, em virtude de bito dos pais ou da perda ou suspenso do poder familiar do(s) genitor(es). 6 Recomenda-se a apresentao aos guichs de fiscalizao migratria da Polcia Federal, no dia da viagem ao exterior, com razovel antecedncia ao horrio previsto para embarque, portando os documentos em mos, objetivando evitar transtornos em razo do tempo necessrio anlise da documentao do menor. Em casos de viagens por via terrestre, os documentos devem ser apresentados no posto local de fiscalizao migratria da Polcia Federal.

Вам также может понравиться