Вы находитесь на странице: 1из 2

Causas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio

As causas que impedem ou suspendem ou interrompem a prescrio H, certamente, o tempo fsico (natural) (1) e o tempo jurdico (2). diferena entre o tempo natural e o tempo jurdico: o tempo jurdico pode ser paralisado, antecipado ou procrastinado, pela vontade do homem; mas, o tempo fsico, no, porque indeclinvel ao desiderato do homem.

O homem pode interferir no tempo jurdico; jamais no tempo fsico, supremo e indisponvel. O homem pode administrar apenas o tempo jurdico, porquanto o tempo fsico supremo e insuscetvel de manipulao ou controle. Mas o tempo jurdico sempre contado pelo tempo fsico, que no se paralisa, haja vista que desconhece obstculo capaz de interferir na sua fluncia.

O direito depende do tempo, porque no h direito sem tempo, mas h tempo sem direito. No direito, o tempo exerce o poder de acomodar os direitos e os deveres jurdicos no patrimnio material ou moral do homem, segundo escala aquisitiva ou extintiva, referente relao jurdica especfica, individualizada ou coletivizada.

Para efeito da prescrio importa o tempo jurdico, que, por vontade do legislador, pode se submeter a regime de paralisao ou sobrestamento, por fora de causas ou circunstncias que impedem, suspendem ou interrompem o prazo prescricional, descritas nos arts. 197, 198. 199 e 202 do Cdigo Civil. As causas ou circunstncias que contagiam o prazo prescricional decorrem da natureza das pessoas protagonistas da relao jurdica (causas subjetivas) ou de fatos jurdicos (causas objetivas).

As causas pessoais ou subjetivas se baseiam na qualidade ou natureza jurdica dos agentes que protagonizam a relao jurdica, as quais podem ser bilaterais (3) ou unilaterais (4) e cumprem o papel de impedir ou suspender a prescrio. As causas objetivas se fundam em situaes ou acontecimentos jurdicos, narrados pela lei, os quais provocam o impedimento (5) ou interrupo da prescrio (6). As causas subjetivas so sempre de impedimento ou de suspenso da prescrio; as objetivas, de impedimento ou de interrupo da prescrio.

Efeitos das causas impeditivas ou suspensivas e das causas interruptivas na contagem da prescrio Na interveno da contagem da prescrio, o legislador definiu causas impeditivas ou suspensivas e causas interruptivas. As causas impeditivas ou suspensivas embaraam ou obstam a que a prescrio flua, de tal maneira que se congela o termo inicial enquanto perdurar a situao jurdica que impede que se conte o prazo prescricional.

O prazo prescricional fica congelado, sob a existncia de causa impeditiva ou suspensiva, sem que o tempo jurdico se compute para efeito de aferio da extino da pretenso. Enquanto o tempo fsico corre, o tempo jurdico fica adormecido, sem fora para ser expressado, eis que represado.

Desaparecida a situao ou a causa jurdica, inicia-se (nas causas impeditivas) ou reinicia-se (nas causas suspensivas) a contagem do prazo prescricional, computado segundo a natureza da pretenso a ser deduzida pelo titular do direito violado. As causas impeditivas e as causas suspensivas cumpre o mesmo papel jurdico, segundo o qual se bloqueia a contagem do prazo prescricional: a prescrio no corre.

A diferena entre as causas impeditivas e as causas suspensivas se revela apenas no momento da ocorrncia ou da concreo da situao descrita na lei de resistncia fluncia do prazo prescricional. Na hiptese de impedimento, no nasce e permanece congelado o prazo prescricional, de tal maneira que, enquanto perdurar a causa, inexiste prescrio a ser contada para efeito de pretenso. A prescrio no se inicia!

No caso de suspenso, inicia-se a contagem da prescrio, que, porm, sofre o congelamento, mediante a sobrevinda de causa que impede a fluncia do prazo, que fica suspenso. A prescrio se inicia, mas se suspende. A suspenso intercorrente, porque o fato ou a causa passa a existir depois da fluncia da prescrio.

No caso de interrupo, h a fluncia do prazo prescricional, mas que sofre a interferncia de um acontecimento jurdico que apanha o curso da prescrio, sobrestando-a at que cesse a causa. A prescrio estava em curso, mas se estanca.

A causa suspensiva se diferencia da causa interruptiva pelo critrio de contagem do tempo prescricional, aps o cessamento do fato que deu ensejo suspenso ou interrupo. Nas causas suspensivas, somam-se os tempos de fluncia: o anterior e o posterior, na computao do prazo prescricional.
http://www.correioforense.com.br

Nas causas interruptivas, o prazo j decorrido no se consuma para efeito de contagem da prescrio, situao por fora da qual se abre perodo completamente novo, sem a interferncia ou o cmputo do tempo que transcorreu. Com o

advento de causa interruptiva, elimina-se o tempo j transcorrido, fato jurdico que provoca o nascimento de outro perodo prescricional, sem adicionar o passado.

Nas causas interruptivas, o tempo transcorrido deixa de existir e no se considera (o tempo prescricional renasce sem passado); nas causas suspensivas, existe e se considera (o tempo prescricional renasce com o passado).

(1) O tempo fsico infinito, sem a certeza do incio e do fim, salvo quando represado, artificialmente, pelo homem, situao em que se conta por segundos, minutos, horas, dias, anos ou sculos.

(2) O tempo jurdico finito, computado por minutos, horas, dias ou anos, para efeito de nascimento e de perecimento de direitos.

(3) Diz o art. 197 do Cdigo Civil que: No corre a prescrio: I entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; II entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III entre os tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou a curatela. (4) Dispe o art. 198 do Cdigo Civil: Tambm no corre a prescrio: I contra os incapazes de que trata o art. 3; II contra os ausentes do pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios; III contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra

(5) Estabelece o art. 199 do Cdigo Civil: No corre igualmente a prescrio: I pendendo condio suspensiva; II no estando vencido o prazo; III pendendo ao de evico

(6) Os acontecimentos jurdicos que interrompem a prescrio so, segundo o art. 202 do Cdigo Civil: a) despacho do juiz, mesmo quando incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; b) protesto e protesto cambial; c) apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; d) qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; e) qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor.

Escrito por: Lus Carlos Alcoforado Advogado, ex-examinador em Direito Civil do Exame de Ordem da ordem dos Advogados do Brasil, Seo do Distrito Federal, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, Seo do Distrito Federal luis.alcoforado@alcoforadoadvogados.com.br

http://www.correioforense.com.br

Вам также может понравиться