Вы находитесь на странице: 1из 8

1.

INTRODUO

O presente estudo tem o intuito de explanar a posio dos jovens em relao a procura do primeiro emprego, pois so diversos os motivos que levam cada vez mais jovens e adolescentes a iniciar sua vida profissional. A falta de um preparo para encarar o concorrido mercado de trabalho bem como a nsia da busca do primeiro emprego, a falta de experincia exigida pelos, ento, empregadores podem ser fatores que atrapalham a conquista da possvel vaga A maioria dos jovens e adolescentes que procuram uma vaga no mercado de trabalho so estudantes de famlias carentes que necessitam que o mesmo entre no mundo profissional para nos custeios e manuteno d bem estar familiar, estagirios ou mesmo recm formados em cursos tcnicos ou faculdades

2. OBJETIVOS

3. FUNDAMENTAO TERICA

3.1 A juventude

Para que possamos melhor explanar o objetivo deste estudo faz-se necessrio uma abordagem no que se refere a prpria juventude e seus anseios junto a sociedade onde est inserido.
A juventude uma concepo, representao ou criao simblica, fabricada pelos grupos sociais ou pelos prprios indivduos tidos como jovens, para significar uma srie de comportamentos e atitudes a ela atribudos. (GROPPO, 2000, p.8)

A juventude sempre foi encarada como uma fase complexa que lida com fatores de risco junto a sociedade.
Como a juventude pensada como um processo de desenvolvimento social e pessoal de capacidades e ajustes aos papis adultos, so as falhas nesse desenvolvimento e os ajustes que se constituem em temas de preocupao social. nesse sentido que a juventude s est presente para o pensamento e para a ao social como problema, como objeto de falha, disfuno ou anomia no processo de integrao social; numa perspectiva mais abrangente, como tema de risco para a prpria continuidade social. (ABRAMO, 1997, p. 29)

A melhor definio acerca do termo juventude encontramos no texto que segue abaixo:
ao quase desaparecimento da infncia e ao conseqente prolongamento da juventude , com o adiantamento precoce da adolescncia e o retardamento da juventude at depois dos 30 anos; s dificuldades das sociedades atuais em facilitar o trnsito da juventude pelo circuito famlia-escolaemprego, no mundo adulto;

influncia dos meios de comunicao, que (1) traduzem uma cultura juvenil com caractersticas quase universais, heterogneas e inconstantes, e que (2) estabelecem um paralelo contraditrio com a transmisso cultural das instituies tradicionais

(famlia, escola e emprego), que se debilitaram devido ao no-cumprimento de suas promessas e perda de sua eficcia simblica, como ordenadoras da sociedade. nessa desinstitucionalizao da condio juvenil que tm surgido as possibilidades de viver a etapa da juventude de uma forma distinta da que foi experimentada por geraes anteriores. Essa nova condio juvenil se caracteriza por uma forte autonomia individual (especialmente no uso do tempo livre e do cio), pela avidez em multiplicar experincias vitais, pela ausncia de grandes responsabilidades de terceiros, por uma rpida maturidade mental e fsica e por uma emancipao mais precoce nos aspectos emocionais e afetivos, ainda que atrasada no econmico, com o exerccio tambm mais precoce da sexualidade. (ABAD, 2003, p. 25)

Assim crescente a preocupao de representantes para a criao de polticas pblicas voltadas a esse pblico alvo.

3.2 Politicas Pblicas Para a Juventude

Cada vez mais vemos noticias referentes a envolvimento de jovens no mundo das drogas, crimes, gravidez na adolescncia, violncia, vandalismo, entre outros, o que forosamente faz com que surjam polticas pblicas voltadas ao encaminhamento desse pblico alvo.

Dessa forma, as polticas destinadas para juventude no Brasil so aquelas aes que emergem da necessidade de expanso de uma participao dos indivduos na esfera pblica, conduzindo, no mbito das cincias humanas e sociais, a um aumento gradativo da importncia atribuda a idia de reconhecimento social1, especialmente, associada certa parcela da populao juvenil. Essa luta por reconhecimento deriva da busca de resolues de problemas estruturais que ainda inquietam a vida na sociedade contempornea, principalmente, na rea da sade, da segurana pblica, do

trabalho e do emprego, abrindo espaos para que estes jovens que se encontram em situao de risco, busquem novas formas de sobrepor esta condio (SPOSITO; CARRANO, 2003).

Com o surgimento do ECA e a implementao dessas polticas podemos afirmar conforme alguns autores que as mesmas tem o objetivo de assegurar os direitos de crianas e adolescentes no que se refere a orientao e o encaminhamento para a formao de jovens cidados protagonistas de sua prpria caminhada.
O jovem deveria ser preparado para se tornar um adulto produtivo, responsvel pelo progresso nacional. Nota-se, portanto, a construo social da juventude como gerao a ser integrada sociedade para ela servir, priorizando-se na interao indivduo e sociedade, um modelo ideal de sociedade, ou seja, a norma da sociedade produtiva (CASTRO & ABROMOWAY, 2002, p. 22). O desafio reorientar as polticas de juventude na direo de um modelo de jovens cidados e sujeitos de direito, que deixe paulatinamente para trs enfoques como o do jovem-problema que ameaa a segurana pblica. E isso requer um esforo a mais no plano simblico (BANGO, 2003, p. 50).

3.3 O Jovem no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho para jovens e adolescentes em busca do seu primeiro emprego vem se apresentando cada vez mais cruel, pois exigncias relativas a experincia, escolaridade vem tornando-se uma constante que dificultam a conquista de vagas, principalmente quando os mesmos se enquadram como minoria.

O mercado de trabalho, diante da enorme escassez de emprego e do elevado excedente de mo-de-obra no pas, termina observando a manifestao mais evidente da discriminao, sobretudo quando se trata da populao de menor renda e mais escolaridade. (POCHMAN, 2004: 388)

Conforme Couto (2004) aponta que a anlise dos obstculos em relao ao emprego juvenil, devemos levar em conta o os fatores ligados oferta de trabalhadores quanto demanda por parte dos empregadores. Nesse sentido, se por um lado as baixas taxas de crescimento da economia brasileira aumentam os ndices de desemprego em todas as faixas etrias, as razes para o desemprego entre os jovens ser mais alto que em outros grupos s podem ser encontradas entre as caractersticas especficas da juventude e a forma como so vistos pela sociedade em 5 geral (Couto, 2004: 29). Segundo a autora os jovens so caracterizados por muitos empregadores como pouco estveis, sem disciplina ou motivao para o trabalho que so, na maior parte das vezes, caractersticas impulsividade e a rebeldia. atribudas juventude em geral, como a

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS ABAD, M. Crtica poltica das polticas de juventude. In; FREITAS, M. V.; PAPA, F. de C. (Org.). Polticas pblicas: juventude em pauta. So Paulo: Cortez, 2003. ABRAMO, H. W. Consideraes sobre a tematizao social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educao, So Paulo, n.5-6, 1997. ABRAMOVAY, M et. al. Juventude, Violncia e Vulnerabilidade Social na Amrica Latina: desafios para polticas pblicas. Braslia: UNESCO, BID, 2002. BANGO, J. Polticas de juventude na Amrica Latina: identificao de desafios. In: FREITAS, M.V.; PAPA, F. de C. (Org.). Polticas Pblicas: juventude em pauta. So Paulo: Cortez, 2003. CASTRO, M. G.; ABRAMOVAY, M. Por um novo paradigma do fazer polticas-polticas de/para/com juventude. Revista Brasileira de Estudos da Populao, Campinas, v.19, n.2, 2002. COUTO, A. C. L. Desemprego juvenil: caractersticas, causas e e Planejamento, Salvador: SEI, n.127,

conseqncias. Dezembro/2004.

Conjuntura

GROOPO, Lus Antnio. Juventude: Ensaios sobre sociologia e Histrias da juventude moderna. Rio de Janeiro: Jiefel. 2000. POCHMANN, M. Educao e Trabalho: como desenvolver uma relao virtuosa? Educao e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, maio/agosto, 2004. SPOSITO, Marlia Pontes; CARRANO, Paulo Csar Rodrigues. Juventude e polticas pblicas no Brasil. In Revista Brasileira de Educao, no 24, 2003.

Вам также может понравиться