Вы находитесь на странице: 1из 16

V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 27 a 29 de maio de 2009 Faculdade de Comunicao/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

REZADEIRAS: GUARDIS DA MEMRIA


Claudia Santos da Silva1

Resumo As rezadeiras, enquanto importantes personagens da cultura popular, nos servem de referncia para o estudo da memria, uma vez que essa indissocivel da cultura e das instituies sociais. Nessa perspectiva, este trabalho discute a temtica da memria a partir da transversalidade com as rezadeiras, aqui consideradas como guardis da memria, a partir da considerao do seu papel junto s camadas populares. Baseado em tericos como Ecla Bosi, Le Goff, Halbawcs, Peter Burke, Marilena Chau e Elda Oliveira, dentre outros, o artigo em questo apresenta a colaborao das rezadeiras no processo de preservao da cultura popular a partir da conservao da memria coletiva. Palavras-chave: Memria, Rezadeiras e Cultura popular.

INTRODUO: Acreditamos que a conscincia da sua identidade, torna um determinado grupo social resistente as imposies das elites ou mesmo das investidas de grupos estranhos. Porm essa conscincia s se apresenta onde h uma preservao dessa identidade, que, por sua vez, s acontece mediante a memria coletiva desse grupo. Assim, de acordo com Halbwachs, preservar a memria fundamental para a compreenso de identidade de um determinado grupo, pois o grupo, no momento em que considera o seu passado, sente acertadamente que permaneceu o mesmo e toma conscincia de sua identidade atravs do tempo (HALBWACHS, 1990:87). Essa memria, no entanto, fruto das lembranas que so estimuladas por situaes do presente. Isso significa que as experincias do passado so reconstrudas com imagens e idias de hoje, determinadas pelas relaes entre indivduo e sociedade.

Mestranda em Cultura, Memria e Desenvolvimento Regional da Universidade do estado da Bahia UNEB, Campus V. silvaclaudia@click21.com.br

Segundo Frans Boas, as experincias do indivduo so amplamente determinadas pela cultura na qual ele vive. Ainda segundo o mesmo autor, as condies casuais das ocorrncias culturais repousam sempre na interao entre indivduo e sociedade (...) (BOAS, 2006: 96, 107). De acordo com Halbwachs, preservar a memria fundamental para a compreenso da identidade de um determinado grupo, pois:
A memria do indivduo depende do seu relacionamento com a famlia, com a classe social, com a escola, com a Igreja, com a profisso; enfim, com os grupos de convvio e os grupos de referncia peculiares a esse individuo (BOSI, 2007: 54).

De acordo com essa afirmativa de Halbwachs, identifico as rezadeiras enquanto sujeitos que compem um desses grupos e, conseqentemente, preservam a memria e contribuem para a conscincia da identidade desses. A religio uma das reas da vida social e, logicamente, da cultura popular que tem grande caracterstica de conservao, pois, segundo Halwbachs,

Qualquer religio tem tambm a sua histria, ou melhor, h uma memria religiosa feita de tradies que remontam a eventos muito distantes no passado, que aconteceram em determinados lugares (...). (HALBWACHS, 1990: 185).

As rezadeiras, em sua maioria, so catlicas, embora, suas aes no correspondam s exigncias da Igreja Catlica. Isso porque elas pertencem ao que chamamos de catolicismo popular. Esse completamente tomado de smbolos e comportamentos criados e adaptados a partir das crenas e experincias de vida, tambm se configuram em uma grande fora de resistncia. Tais aspectos imprimem uma inevitvel relao entre a ao cotidiana das rezadeiras e a preservao da memria de uma determinada comunidade. Entre alguns povos, se no na maioria deles, a religio fator determinante da vivncia cultural. No Ocidente, atualmente, essa lgica se apresenta especialmente nas comunidades menos abastadas e vivenciada de acordo com a realidade, os problemas e necessidades das comunidades. Gaspar afirma que:
No Brasil, da mesma forma como ocorre em outros pases de forte tradio crist, as crenas e prticas propostas pela estrutura religiosa formal

tm sido progressivamente reinterpretadas pelo povo luz de experincia quotidiana concreta (GASPAR, 2004: 123).

Aqui no Brasil, isso visvel, por exemplo, com o catolicismo popular, bero das rezadeiras, que representado pelas romarias, ofcios e rezas em casas, peregrinaes, devoes, dentre outros. De acordo com tais afirmaes que consideramos que o estudo sobre as rezadeiras refere-se a uma preocupao com os estudos culturais, os quais nos permitem uma maior compreenso do comportamento e da identidade de determinada sociedade, que, por sua vez, se afirma a partir da sua memria coletiva. Pelo papel que desempenham junto s camadas populares das suas comunidades, vemos essas mulheres como legtimas guardis das memrias de uma populao, que corre o risco de perder o seu referencial cultural, oprimida especialmente pela a realidade moderna. O interesse pelo estudo das rezadeiras nasceu a partir de uma constatao: no Primeiro Censo Cultural da Bahia, realizado entre 2000 e 2006, pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, que organizou um banco de dados culturais de todos os municpios da Bahia, dentre as modalidades relacionadas encontra-se as rezadeiras. A pesquisa realizada em Pojuca acusou a existncia de apenas trs rezadeiras, um nmero que certamente no est de acordo com a realidade do municpio. Essa controvrsia quanto ao nmero de rezadeiras existentes no municpio, remeteu-me a alguns questionamentos: por que ser que aparecem apenas trs rezadeiras na pesquisa? Quem forneceu as informaes? Qual o valor atribudo a essas mulheres na comunidade? Ser que as pessoas temem se identificar enquanto rezadeiras? Tais questionamentos, juntamente com o interesse pela identidade histricocultural da populao de Pojuca, me impulsionaram a pesquisar sobre essas mulheres. Nesse processo de construo da pesquisa, inevitavelmente, sou transportada, atravs da memria, para a minha infncia, as brincadeiras no quintal de casa ou da casa da minha av, onde com irmos, primos e colegas brincvamos por entre as plantas que nos forneciam frutas, e tambm as folhas usadas nas comidinhas de boneca, mas que eram as folhas da cura, usadas para os chs, banhos e para rezar as pessoas. Lembro-me que quando algum em casa estava desanimado, febril, sem apetite e ou sonolento, logo se tinha um diagnstico: olhado, olho grosso! E o remdio era providenciado pela minha prpria me ou por alguma vizinha: trs galhos de vassourinha, uma reza

murmurada com as folhas passando pelo corpo; ritual repetido por trs dias consecutivos. Era infalvel! Agora o referido ritual no mais algo intrnseco minha vida, algo que, de to comum, jamais despertou algum tipo de questionamento, pois era como que instintivo. Hoje, atribuo-lhe status de categoria de anlise, caso para estudo, na busca de compreender a sua colaborao para a vida das pessoas para alm da cura. Hoje mim interessa saber como rituais como esse preservam a memria de um povo.

MEMRIA: UMA CONSTRUO COLETIVA

Como dizia o poeta Cazuza, o tempo no pra e atualmente, parece que o tempo tem passado cada vez mais depressa, talvez por causa da acelerada dinmica da vida das pessoas, por causa de tantas mudanas tecnolgicas, de tantas informaes, da reduo das distncias, talvez porque o mundo tenha se tornado numa aldeia global, como defendem alguns tericos. So muitos os motivos que explicam a sensao de que o tempo tem passado mais depressa, como possvel observar nas palavras de Berman:

O turbilho da vida moderna tem sido alimentado por muitas fontes: grandes descobertas nas cincias fsicas, com a mudana da nossa imagem do universo e do lugar que ocupamos nele; a industrializao da produo, que transforma conhecimento cientfico em tecnologia, cria novos ambientes humanos e destri os antigos, acelera o prprio ritmo de vida, gera novas formas de poder corporativo e de luta de classes; descomunal exploso demogrfica, que penaliza milhes de pessoas arrancadas do seu habitat ancestral, empurrando-as pelos caminhos do mundo em direo a novas vidas; rpido e muitas vezes catastrfico crescimento urbano; sistemas de comunicao de massa, dinmicos em seu desenvolvimento, que embrulham e amarram, no mesmo pacote, os mais variados indivduos e sociedades (...). (BERMAN, 2007:25).

Algumas pessoas chegam at a acreditar que no se trata de uma mera sensao, mas que, de fato, a terra tem girado mais rpido e, conseqentemente, o tempo tem passado mais depressa mesmo. Porm se h verdade ou no nessas teorias no nos cabe abordar aqui. O fato que a sensao de que o tempo tem passado mais rpido atualmente comum entre muitas, se no, em maioria das pessoas, e, na dinmica da vida to veloz, muita coisa se

perde, muitos valores so esquecidos, por isso, mais do que nunca necessria a evocao da memria. A memria coletiva, atinge as pessoas nos seus relacionamentos sociais e suas lembranas so construdas a partir dos estmulos externos como comentrios, imagens, sons e odores que fazem as pessoas viajarem no tempo e trazerem para o presente, recordaes do passado, que ajudam a construir a memria coletiva.
Memria uma palavra que nos veio do latim, preservando, em portugus, os dois sentidos fundamentais que possua na origem. Memria, em primeiro lugar, algo que no est em lugar algum, por que ocupa e preenche todos os lugares. um substrato, repositrio dos produtos de nosso passado que sobrevivem no presente, condio mesma do tempo presente. a trama dos vestgios oriundos de diferentes pocas e condies de produo, que constitui a espessura mesma daquilo que existe, como cristalizao e permanncia do que no morreu, daquilo que nos liga aos mortos na medida em que sobrevive no presente. (GUARINELLO, 1995:187)

Apesar dessa abordagem de Guarinello sobre a origem do termo, no existe conceito unvoco para memria. Diversos tericos dialogam em torno do termo, que vai se aprimorando a partir das experincias que cada pesquisa, cada entrevista, rende esses. De acordo com Le Goff (2005:419), memria um fenmeno psquico e social que pode ocorrer onde h e onde no h escrita. A memria usada pelo Estado para preservar os traos de qualquer acontecimento, atravs da produo de vrios tipos de documentos e faz escrever a histria e acumular objetos. O terico ainda afirma que a apreenso da memria depende do ambiente poltico e social e trata-se da aquisio de regras de retricas e da posse de imagens e textos que falam do passado, ou seja, da apropriao do tempo. Assim, podemos considerar a memria como um elemento muito importante na vida das pessoas, pois possui caractersticas psquicas, biolgicas e sociais, como afirma Le Goff:
A memria, como propriedade de conservar certas informaes, remete-nos em primeiro lugar a um conjunto de funes psquicas, graas s quais o homem pode atualizar impresses ou informaes passadas, ou que ele representa como passadas. Desse ponto de vista, o estudo da memria abarca a psicologia, a psicofisiologia, a neurofisiologia, a biologia e, quanto s perturbaes da memria, das quais a amnsia a principal, a psiquiatria. (LE GOFF, 2005:419).

As cincias humanas tambm se apropriam do estudo da memria. Assim, a memria atinge o ser humano em todos os aspectos da sua vida, por isso tem importncia crucial. A memria presente no cotidiano, como afirma Goody: na maior parte das culturas sem escrita, e em numerosos setores da nossa, a acumulao de elementos na memria faz parte da vida cotidiana (GOODY, 1977:35). Tambm como possvel deduzir pelas palavras de Le Goff: A memria, um elemento essencial do que se costuma chamar de identidade, individual ou coletiva, cuja busca uma das atividades fundamentais dos indivduos e das sociedades de hoje. (GOFF, 2005:469). Nessa perspectiva, pode-se afirmar que a memria coletiva determinantemente marcada pela cultura de um povo, especialmente, pela cultura popular. A memria indissocivel da cultura e das instituies sociais. O termo cultura popular no possui uma conceituao unvoca, portanto partimos da aceitao do conceito de cultura, feito pelo antroplogo Edward Tylor (1871), que, conforme Burk (2005:34), foi apropriado por outros tericos da rea, como: O todo complexo que inclui conhecimento, crena, arte, moral, lei, costumes e outras aptides e hbitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade (TYLOR, apud BURK, 2005: 43). Por outro lado, cultura popular tambm um termo complexo, que no possui uma definio exclusiva, mas no momento vamos nos apropriar do que diz Chau,
(...) um conjunto disperso de prticas, representaes e formas de conscincia que possuem lgica prpria (o jogo do conformismo, do inconformismo e da resistncia) distiguindo-se da cultura dominante exatamente por essa lgica de prticas, representaes e formas de conscincia. (CHAU, 1986: 25).

Essa lgica impe a preservao das tradies e modos de fazer que s possvel graas a memria coletiva de determinado grupo social. Nesse caso, a memria coletiva um elemento imprescindvel na preservao da cultura popular. Justifica-se assim, a necessidade de evocarmos a memria como escudo diante da atual dinmica de vida que tem provocado a desvalorizao da cultura popular e, conseqentemente, da identidade cultural do povo.

Essa realidade no se apresenta apenas nas grandes cidades. Tambm nas pequenas cidades e at mesmo no campo, esse aspecto da modernidade tem transformado comportamentos e afastado as pessoas dos seus modos de ser e de fazer. No entanto, o que evidente a crescente importncia que vem sendo atribuda Histria Oral, seja ela enquanto disciplina, ou enquanto metodologia de pesquisa; o fato que as testemunhas orais, narradores, colaboradores, depoentes, entrevistados, informantes... , seja l qual for a terminologia empregada pelo pesquisador quem lhes fornece as informaes, ou seja, se permite entrevistar, investigar; tem sido cada vez mais respeitadas enquanto importantes e, em alguns casos, imprescindveis fontes de pesquisa, especialmente nas pesquisas sociais, o que confirma a crescente credibilidade do estudo da memria ou a partir da memria entre a comunidade acadmica. O papel atribudo memria na sociedade bastante relevante, como podemos observar no que diz Guarinello:
A memria, em primeiro lugar, como fundamento mesmo da tradio de uma cultura, como produto social, liga-se reproduo da sociedade, organiza e reproduz conscincias, `repeties. Confere um sentido de permanncia e de unidade no tempo, de identidades a grupos especficos ou sociedade como um todo. Podemos observar esse carter unificador da memria, por exemplo (mas no s), nas atividades coletivas que se reproduzem ciclicamente, nas festas cvicas ou populares , nos ritos religiosos ou nos rituais polticos, como as eleies. (GUARINELLO, 1995: 188).

O debate entre memria individual e memria coletiva um dos elementos de divergncia entre os intelectuais da memria. Dentre eles podemos citar Portelli:
A memria um processo individual, que ocorre em um meio social dinmico, valendo-se de instrumento socialmente criados e compartilhados. Em vista disso, as recordaes podem ser semelhantes, contraditrias ou sobrepostas. Porm, em hiptese alguma, as lembranas de duas pessoas so assim como as impresses digitais, ou, a bem da verdade, como as vozes exatamente iguais. por esse motivo que, pessoalmente, prefiro evitar o termo `memria coletiva`. (PORTELLI, 1997:16).

Ao contrrio de Portelli, tanto Bosi, quanto Pollak concordam com Halbwachs que a memria coletiva, embora no desconsidere a memria individual:
A memria coletiva (...) envolve as memrias individuais, mas no se confunde com elas. Ela evolui segundo suas leis, e se algumas lembranas individuais penetram algumas vezes nela, mudam de figura assim que sejam recolocadas num conjunto que no mais uma conscincia pessoal (HALBWACHS, 1990: 53).

Enquanto Halbwachs admite a memria muito mais como um fenmeno social que como um fenmeno psquico, ao contrrio de Portelli, que argumenta em torno da tese de que a memria individual e nunca coletiva, embora considere que situaes sociais interferem na memria de cada pessoa, enfoca, principalmente, o fator psquico: A memria pode existir em elaboraes socialmente estruturadas, mas apenas os seres humanos so capazes de guardar lembranas.(PORTELLI, 1997: 16). J Halbwachs no desconsidera a memria individual, porm a considera insuficiente para a construo slida, segura da memria que coletiva, construda e identifica determinado grupo, pois:
O grupo, no momento em que considera o seu passado, sente acertadamente que permaneceu o mesmo e toma conscincia de sua identidade atravs do tempo (HALBWACHS, 1990:87).

Portelli compreende a memria como um movimento de dentro para fora:


Ainda que esta seja sempre moldada de diversas formas pelo meio social, em ltima anlise, o ato e a arte de lembrar jamais deixam de ser profundamente pessoais. (idem).

Enquanto Halbwachs pensa a memria como um movimento de fora para dentro:


Certamente, se nossa impresso pode apoiar-se no somente sobre nossas lembranas, mas tambm sobre a dos outros, mas tambm sobre a dos outros, nossa confiana na exatido ser maior, como se uma mesma experincia fosse recomeada no somente na mesma pessoa, mas por vrias. (HALBWACHS, 1990: 25).

Halbwachs diz ainda que:


(...) No suficiente reconstituir pea por pea para construir uma imagem de um acontecimento do passado para obter uma lembrana. necessrio que esta construo se opere a partir de dados ou de noes comuns, que se encontram tanto no nosso esprito como no do outro, por que elas passam incessantemente desse para aquele e reciprocamente, o que s possvel se fizeram e continuam a fazer parte de uma mesma sociedade. (idem, 34).

Vansina tambm segue nessa direo quando diz que o historiador deve iniciarse, primeiramente, nos modos de pensar da sociedade oral, antes de interpretar suas tradies. (VANSINA, 157).

Nessa perspectiva do movimento dentro para fora e de fora para dentro, considero que na primeira possibilidade, segundo as palavras do prprio Portelli, a memria poderia ser moldada pelo meio social, posso aqui dizer que essa pode ser moldada pelo Estado, o que, nessa lgica, no oferece ao individuo ou aos cidados a possibilidade de romper com determinadas regras, lendas ou tradies que, necessariamente, no constituem a identidade de determinado povo. No entanto, se considerarmos o segundo movimento possvel vislumbrar, a partir da, reconstruo de lembranas a possibilidade de rompimento com certas falsas memrias e da se obter outra verso de determinado acontecimento, como podemos verificar a partir da experincia de Alistair Thomson, com ex-combatentes de guerra australianos e a lenda sobre esses Anzacs:
Com o retrato pblico de participao dos australianos na guerra havia mudado, Fred Farral pode compor um passado para os Anzacs com o qual conseguir conviver. (THOMSON, 1997:67).

Para contrapor a Portelli, nesses termos, e argumentar a concordncia com a idia de memria coletiva de Halbwachs, recorro Jan Vansina, quando se refere a sociedades de tradio oral:
Uma sociedade de tradio oral reconhece a fala no apenas como um meio de comunicao diria, mas tambm como um meio de preservao da sabedoria dos ancestrais, venerada no que poderamos chamar elocueschave, isto , a tradio oral~. (VANSINA, 157).

Interessa-me aqui argumentar em favor de Halbwachs, pois essa a compreenso de memria que nortear a conduo dessa pesquisa, que traz j no seu ttulo, a preocupao com a preservao da memria do municpio de Pojuca.

AS GUARDIS DA MEMRIA

Sou de uma famlia de sete irmos, dos sete cinco nasceram em casa com o auxilio de uma parteira: me Lina, j falecida. S os dois mais novos no nasceram com o seu auxlio. Quando nasceram, final da dcada de 70, ela j se considerava muito velha para aquela tarefa. Eles nasceram na maternidade de Pojuca.

Minha famlia no era a nica a recorrer aos prstimos da me Lina. Boa parte dos meus visinhos naquela poca, da mesma faixa etria nasceram por suas mos. Me Lina, alm de parteira era rezadeira e muitas das minhas vizinhas, j falecidas, tambm eram rezadeiras. Como dona Ceclia, dona Xandu, dona Eremita... Todas sabiam algum tipo de reza, de cura. Inclusive minha me, que, quando necessrio rezava de mau olhado. Lembro-me de uma vez que machuquei meu dedo do p direito e ficou uma grande inflamao. Dona Ceclia rezou e costurou meu dedo com uma linha tirada de um cachimbo e depois de alguns dias aquela inflamao murchou e meu dedo sarou. Minha vida reflete um grande exemplo de como as nossas vidas esto envoltas da ao das rezadeiras, sempre presentes, de alguma forma, especialmente na nossa infncia. Mulheres que conhecem vrias oraes e ritos que ajudam na cura de muitas pessoas e at de plantas e animais. A unio de dois importantes elementos: a f na ao das rezadeiras e a combinao de ervas contribuem para a cura de muitas pessoas, que, muitas vezes, no tem como recorrer medicina aloptica, pois alm de remdios caros, o atendimento de pssima qualidade. Laraia confirma essa afirmativa quando diz:
A cultura tambm capaz de provocar cura de doenas, reais ou imaginrias. Essas curas ocorrem quando existe a f do doente na eficcia do remdio ou no poder dos agentes culturais. (LAIARA: 2008, 77).

A existncia das rezadeiras ou benzedeiras muito antiga no Brasil e se origina da cultura indgena e principalmente, da cultura africana, desde o perodo da colonizao, pois esses conheciam as ervas e suas funes. Povos diferentes que contriburam em diversos aspectos na cultura brasileira, em especial para a cultura popular. Como fiel exemplo dessa afirmativa, temos dona Dida, uma senhora franzina, de 69 anos de idade, que era filha de um descendente de ndio. Seu pai contava que a sua av havia sido pega a dente de cachorro e sua me era negra. Ela catlica fervorosa, vai missa duas vezes na semana e participa de todas as atividades da comunidade. A religio uma das reas da vida social e, logicamente, da cultura popular que tem grande caracterstica de conservao, pois, segundo Halwbachs,

(...) se expressa sob formas simblicas que se desdobram e se aproximam no espao: somente assim que temos a certeza de que ela subsiste. (...) Qualquer religio tem tambm a sua histria, ou melhor, h uma memria religiosa feita de tradies que remontam a eventos muito distantes no passado, que aconteceram em determinados lugares (...) (HALBWACHS, 1990: 185).

Assim, as rezadeiras representam um importante elemento para o estudo da memria coletiva, pois como elemento da religiosidade popular, representam assunto de interesse das cincias sociais. Segundo Chau,
Os antroplogos enriquecem essas anlises enfatizando a dimenso propriamente cultural da religio popular como preservao de valores ticos, estticos tnicos e cosmolgicos de grupos minoritrios e oprimidos, de sorte a funcionar como canal de expresso da identidade grupal e de prticas consideradas desviantes (e por isso repudiadas) pela sociedade inclusiva. (In. OLIVEIRA (Org.), 2001:174).

As rezadeiras so fiis exemplos dessa afirmao, so representaes culturais, gnero do catolicismo popular. Esto em toda a parte. Em alguns lugares so as nicas alternativas para atender os doentes das comunidades, onde no h atendimento mdico.
Existem rezadeiras e benzedeiras espalhadas por todo o pas, nas grandes cidades e no interior, nas reas urbanas e rurais. (...). Geralmente esses benzedores utilizam apenas um conhecimento emprico sobre as ervas medicinais e a capacidade de usar sua intuio e fora interior, sem qualquer compromisso com um rito religioso especfico. Embora possa haver rituais de origem africana e amerndia, o que predomina na benzedura o apelo aos santos catlicos a que a tradio popular atribui poderes de cura (GASPAR, 2004: 127).

Mesmo onde tem mdico, mas o atendimento precrio e os remdios so caros, as pessoas vo a busca dos prstimos das rezadeiras, que atendem sem restries a quem vai a busca dos seus servios. Dona Zilda, senhora de 69 anos afirma que tem dias que chega a atender at 40 pessoas. Muitas dessas pessoas vo ao mdico, mas mesmo assim recorrem aos seus servios, para reforar os cuidados e garantir a cura desejada. As rezadeiras sempre tiveram papel muito importante junto s populaes mais carentes, pois esses, sem aceso a medicina tradicional, recorriam aos chs, garrafadas e ritos na busca da cura. A elas cabe a importante tarefa de curar os males do corpo e do esprito. As rezas, os banhos, os chs fazem parte do arsenal que elas utilizam para realizar sua misso.

Esse arsenal geralmente adquirido atravs das geraes, passados como sabedoria, atravs da oralidade, principalmente. O ato de transmitir tais conhecimentos faz o grupo estar sempre reconstruindo lembranas e, conseqentemente, reafirmando a sua identidade. Pois, de acordo com Bosi,
As lembranas grupais se apiam umas nas outras focando um sistema que subsiste enquanto puder sobreviver a memria grupal. Se por acaso esquecemos, no basta que os outros testemunhem o que vivemos. preciso mais: preciso estar sempre confrontando, comunicando e recebendo impresses para que nossas lembranas ganhem consistncia. (BOSI, 2007: 414).

A influncia africana de grande predominncia na construo das prticas das rezadeiras. O uso de diversas folhas, muitas de origem africana, que passaram a ser cultivadas tambm na Bahia, Sejam eles realizados por pessoas de santo ou por rezadeiras do catolicismo popular.
H de se convir que a cultura iorub na frica tinha e tem at hoje um conhecimento muito profundo da utilizao medicinal e ritual das mais diversas folhas que se expressa atravs de of, que so encantaes, versos e frases que ajudam a memorizao deste saber tradicionalmente transmitido oralmente. (CARDOSO e BACELAR, 1999: 304).

Na primeira metade do sculo XX, observa-se na Bahia uma intensa campanha preconceituosa, elaborada pelo poder pblico e amplamente divulgada pelos jornais, contra a vendagem de plantas medicinais, na tentativa de destruir a independncia que a populao mais pobre, negra e de origem cabocla conseguia manter usando essas folhas. (Idem, 311). J em meados desse mesmo sculo a perseguio contra os curandeiros se apresentou tambm no mbito da legislao, com a regulamentao de leis que restringiam as prticas de preveno e cura para os profissionais da sade, como pode ser observado em Santos:
No Brasil aps os anos 40 do sculo XX, sobretudo aps a institucionalizao do Conselho Federal de Medicina em 1945 este reestruturado em 1957 juntamente com os Conselhos Regionais os mdicos com outros profissionais da rea de sade (enfermeiros, farmacuticos, dentre outros) demarcaram quem poderia exercer as profisses relacionadas com a arte de prevenir ou curar doenas. Com a regulamentao de tais conselhos, o Estado delegava poderes para que os mesmos combatessem o exerccio ilegal da medicina em quaisquer de seus ramos. 418

Com a criao das Normas Gerais sobre Defesa e Proteo da Sade, atravs da Lei 2312 de setembro de 1954 e com sua regulamentao sob denominao de Cdigo Nacional de Sade em 1961419, estava determinado que os Conselhos de Medicina seriam os principais responsveis quanto disciplinarizao do exerccio profissional nas artes de curar, ficando o Estado, via autoridade sanitria, a suplementar tal ao.420 Competindo aos conselhos regionais de medicina e s autoridades sanitrias fiscalizar (SANTOS, 2005:??)

Apesar de todas as investidas contrrias, as rezadeiras tm resistido ao longo da nossa histria. Assim, acreditamos que essas mulheres trazem em sua funo social a importante tarefa de preservar a cultura, uma vez que refazem as lembranas, que compe a memria coletiva de determinada sociedade. Essa afirmao se respalda nas palavras de Halbwchs, quando diz que o grupo, no momento em que considera o seu passado, sente acertadamente que permaneceu o mesmo e toma conscincia de sua identidade atravs do tempo (HALBWACHS, 1990: 87). Falando sobre as oraes, as rezas que so pronunciadas durante o ritual para a cura do doente, dona Dida disse que, o padre Manoelito disse que se tratava dos salmos populares, a orao do povo. Percebi o quanto ela preza por essa informao, pois como a legitimao do seu dom pelo prprio padre. De acordo com essa lgica, Oliveira afirma que:
O processo de produo e de reproduo do saber da benzeo o mesmo que mantm vivas e slidas as formas e questes substantivas pelas quais as benzedeiras resiste a opresso feita pela classe dominante. E como cria alternativas para a experincia religiosa e mdica, ainda que muitas vezes as exprima sobre formas conformistas, resignadas e fatais. (OLIVEIRA, 1985:45).

As lembranas do grupo familiar so fundamentais para o processo de transmisso dos conhecimentos para as rezadeiras. A famlia consegue marcar a sua origem e formar um vnculo, que permanece ainda que essa se desagregue, como assinala Bosi: trocando opinies, dialogando sobre tudo suas lembranas guardam vnculos difceis de separar. (Bosi, 1994:423). Assim, tanto dona Dida, quanto dona Zilda informaram que aprenderam a rezar com seus pais. Dona Dida disse que aprendeu com sua me, vendo-a repetir os versos e ritos para curar as pessoas que lhe acorriam quando adoentadas e dona Zilda disse que herdou esse dom do pai, que era rezador tambm muito conhecido na cidade, a quem ajudava, pois esse possua uma deficincia nas mos e ela o auxiliava, assim foi

aprendendo as oraes e todos os ritos que seu pai realizava. Desde os 20 anos de idade j sabia muitas rezas, mas foi aps a morte do seu pai, que passou a assumir o ofcio de rezadeira e desde ento, tem tido muitas alegrias com o resultado do seu trabalho. A preservao da memria no est apenas nos ritos e oraes, mas tambm no espao fsico, no lugar onde elas vivem. Como diz Corra (1995), O espao vivido tambm um campo de representaes simblicas. Ambas as rezadeiras aqui citadas, bem como outras onze j observadas, moram em casas que possuem quintais. geralmente nos quintais que rezam seus clientes e tambm de onde recolhem as plantas necessrias para a benzeo e para chs e banhos muitas vezes receitados para seus clientes. Assim, possvel considerar os quintais como espao de produo e tambm de vivncia do sagrado; ao mesmo tempo em que tambm um espao de preservao da memria, pois o quintal o local onde as aes so vivenciadas e repetidas, onde se produz as folhas que so elementos fundamentais no processo de produo da cura atravs dos ritos e oraes das rezadeiras. H a necessidade de se preservar a memria. Essa fundamental para a conscincia da identidade de um determinado grupo, esta se constitui atravs da vivncia, do dia-a-dia, ou seja, atravs do cotidiano das pessoas, que vivem em sociedade, pois o cotidiano s possvel no convvio social e a memria, ainda que contedo dos indivduos, necessita ser coletiva, para a garantia de sua preservao. Nesse contexto as rezadeiras cumprem o seu papel, tanto a partir da transmisso dos conhecimentos das plantas e dos versos e oraes de gerao para gerao, bem como a partir da ao junto a comunidade, pois tambm reafirma a permanncia das tradies e crenas na sua comunidade, o que influencia diretamente no comportamento de dada comunidade, bem como pode colaborar para a tomada da conscincia da sua identidade cultural. Referncias BOAS, F. Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zaar Editor, 2004. BOSI, Ecla. Memria e Sociedade, lembrana de Velhos. 3 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. BREMAN, Marshall. Tudo o que Slido se Desmancha no ar. So Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

BURK, Peter. O que Histria Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. CARDOSO, Carlos e BACELAR, Jferson (org.). Faces da Tradio AfroBrasileira. Rio de Janeiro: Pallas, Salvador: CEAO, 1999. CASTRO, In Elas de, GMEZ, Paulo Cesar da Costa, CORRA, Roberto Lobato, (orgs). Geografia, conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand, 1995. CHAUI, Marilena. Conformismo e resistncia. So Paulo: Brasiliense, 1986. GASPAR, Eneida D. Guia de Religies Populares do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2004. GOFF, Jacques Le. Histria e Memria. Campinas: UNICAMP, 2005. GUARINELLO, Norberto Luiz. Memria coletiva e histria cientfica. In: RBH, ANOUH, n. 28, So Paulo, 1997. HALBWACHS, Maurice. A Memria Coletiva. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA, 1990 HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. HELLER, Agnes. O cotidiano e a histria: estrutura da vida cotidiana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. So Paulo: tica S/A, 1991. OLIVEIRA, Elda Rizzo de. O que Benzeo. So Paulo: Brasiliense, 1985. OLIVEIRA, Paulo de Salles (Org.). Metodologia das Cincias Humanas. So Paulo: Hucitec UNESP, 2001. POLLAK, Michel. Memria e identidade social. In: Estudos Histricos; Rio de Janeiro, vol. 5, 1992. PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho e algumas reflexes sobre a tica na Histria Oral. In: Projeto Histria; So Paulo, n.15, 1997. __________. Histria Oral como gnero. In: Projeto Histria; So Paulo, n. 28, 1995. SANTOS, Denilson Lessa. Nas Encruzilhadas da Cura: Crenas, Saberes e Diferentes Prticas Curativas. Santo Antonio de Jesus Recncavo Sul Bahia (1940 1980) Dissertao de Mestrado. UFBA, Bahia, 2005.

THOMSON, Alistair. Recompondo a memria: Questes sobre a relao entre a Histria Oral e as memrias. In: Projeto Histria; So Paulo, n. 15. 1997.

Вам также может понравиться