Вы находитесь на странице: 1из 3

Caio Fernandes Rodrigues da Rocha Caio Viudes Godoy

Sistema de informao de PNI (PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAES).


O objetivo fundamental do SI-PNI possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliao dinmica do risco quanto: Ocorrncia de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado que so agregados por faixa etria, em determinado perodo de tempo, em uma rea geogrfica Por outro lado, possibilita tambm o controle do estoque de imunos necessrio aos administradores que tm a incumbncia de programar sua aquisio e distribuio. Sobre o programa Em 1973 foi formulado o Programa Nacional de Imunizaes PNI do Ministrio da Sade, com o objetivo de coordenar as aes de imunizaes que se caracterizavam, at ento, pela descontinuidade, pelo carter episdico e pela reduzida rea de cobertura. A proposta bsica para o Programa, constante de documento elaborado por tcnicos do Departamento Nacional de Profilaxia e Controle de Doenas (Ministrio da Sade) e da Central de Medicamentos (CEME - Presidncia da Repblica), foi aprovada em reunio realizada em Braslia, em 18 de setembro de 1973, presidida pelo prprio Ministro Mrio Machado Lemos e contou com a participao de renomados sanitaristas e infectologistas, bem como de representantes de diversas instituies. O SI-PNI formado por um conjunto de sistemas:

Avaliao do Programa de Imunizaes - API. Registra, por faixa etria, as doses de imunobiolgicos aplicadas e calcula a cobertura vacinal, por unidade bsica, municpio, regional da Secretaria Estadual de Sade, estado e pas. Fornece informaes sobre rotina e campanhas, taxa de abandono e envio de boletins de imunizao. Pode ser utilizado nos mbitos federal, estadual, regional e municipal. Estoque e Distribuio de Imunobiolgicos - EDI. Gerencia o estoque e a distribuio dos imunobiolgicos. Contempla o mbito federal, estadual, regional e municipal. Eventos Adversos Ps-vacinao - EAPV. Permite o acompanhamento de casos de reao adversa ocorridos ps-vacinao e a rpida identificao e localizao de lotes de vacinas. Para a gesto federal, estadual, regional e municipal.

Programa de Avaliao do Instrumento de Superviso - PAIS. Sistema utilizado pelos supervisores e assessores tcnicos do PNI para padronizao do perfil de avaliao, capaz de agilizar a tabulao de resultados. Desenvolvido para a superviso dos estados. Programa de Avaliao do Instrumento de Superviso em Sala de Vacinao PAISSV. Sistema utilizado pelos coordenadores estaduais de imunizaes para padronizao do perfil de avaliao, capaz de agilizar a tabulao de resultados. Desenvolvido para a superviso das salas de vacina. Apurao dos Imunobiolgicos Utilizados - AIU. Permite realizar o gerenciamento das doses utilizadas e das perdas fsicas para calcular as perdas tcnicas a partir das doses aplicadas. Desenvolvido para a gesto federal, estadual, regional e municipal. Sistema de Informaes dos Centros de Referncia em Imunobiolgicos Especiais SICRIE. Registra os atendimentos nos CRIEs e informa a utilizao dos imunobiolgicos especiais e eventos adversos. Consultas podem ser realizadas no site do ministrio da sade dos dados e informaes que esto disponveis Como: campanha de vacinao de plio, gripe, H1N1, rubola, respectivo dos anos anteriores

. Este sistema parte do SUS, Sistema nico de sade e auxilia para com as operaes de preveno de doenas no pas, que tem como objeivo a imunizao de toda populao brasileira das epidemias encontradas no territrio nacional.

Вам также может понравиться