Вы находитесь на странице: 1из 62

Boletim da Escola

Matemtica 2o Ciclo

Prefeito Municipal de Belo Horizonte Marcio Arajo Lacerda Vice-Prefeito Municipal de Belo Horizonte Roberto Carvalho Chefe de Gabinete do Prefeito Adler do Couto Andrade Secretria Municipal de Educao de Belo Horizonte Maca Maria Evaristo Secretrio Municipal Adjunto de Educao Afonso Celso Renan Barbosa Chefe de Gabinete da Secretria Municipal de Educao Luiz Henrique Borges de Oliveira Gerncia de Avaliao de Polticas Educacionais Eliani Maria de Brito Hamilton Edson Viana Kelson Damasceno Robertson Saraiva dos Santos Srgio Eustquio da Silva

Centro de Polticas Pblicas e Avaliao da Educao da Universidade Federal de Juiz de Fora Coordenao Geral Lina Ktia Mesquita Oliveira Coordenao Tcnica Manuel Fernando Palcios da Cunha e Melo Coordenao de Pesquisa Tufi Machado Soares Coordenao de Anlise e Divulgao de Resultados Anderson Crdova Pena Coordenao de Instrumentos de Avaliao Vernica Mendes Vieira Coordenao de Medidas Estatsticas Wellington Silva Coordenao de Produo Visual Hamilton Ferreira Equipe de Medidas Estatsticas Ailton Fonseca Galvo Clayton Valle Priscila Gregrio Bernardo Roberta de Oliveira Fvero Roberta Fernandes Vieira Equipe de Anlise e Divulgao de Resultados Alexandre Luiz de Oliveira Serpa Andreza Cristina Moreira da Silva Basso Astrid Sarmento Cosac Camila Fonseca de Oliveira Carolina de Lima Gouva Carolina Ferreira Rodrigues Daniel Aguiar de Leighton Brooke Daniel Arajo Vignoli Joo Paulo Costa Vasconcelos Juliana Frizzoni Candian Jlio Srgio da Silva Jr. Leonardo Augusto Campos Lus Antnio Fajardo Pontes Michelle Sobreiro Pires Rodrigo Coutinho Corra Rogrio Amorim Gomes Tatiana Casali Ribeiro Wagner Silveira Rezende

Equipe de Instrumentos de Avaliao Cristiano Lopes da silva Janine Reis Ferreira Mayra da Silva Moreira Equipe de Lngua Portuguesa Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (Coord.) Josiane Toledo Ferreira Silva (Coord.) Adriana de Lourdes Ferreira de Andrade Ana Letcia Duin Tavares Da Lucia Campos Pernambuco Edmon Neto de Oliveira Maika Som Machado Rachel Garcia Finamore Equipe de Matemtica Bruno Rinco Dutra Pereira Denise Mansoldo Salazar Maringela de Assumpo de Castro Pablo Rafael de Oliveira Carlos Tatiane Gonalves de Moraes (Coord.) Equipe de Editorao Bruno Carnaba Clarissa Aguiar Eduardo Castro Henrique Bedetti Marcela Zaguetto Raul Furiatti Moreira Vincius Peixoto

UMRIO
7 8 15 19 27 29 54 59

Continuando o nosso assunto...

1. Os Resultados de sua Escola 2. A Escala de Proficincia em Matemtica 3. Os Domnios e Competncias da Escala de Proficincia 4. Os Padres de Desempenho Estudantil para Matemtica 5. Os Intervalos da Escala de Proficincia 6. Atividades para Apropriao de Resultados
Agora com voc

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

c
1 2

ARO EDUCADOR,

Os resultados da Edio do Avalia BH 2010 voc encontra em uma coleo de quatro volumes, que apresentam informaes fundamentais para a consolidao de uma escola capaz de fazer a diferena na vida de seus estudantes. A Coleo Avalia BH 2010

Volume 1: Boletim do Sistema de Avaliao

3 4

Volume 3 - Boletim da Escola

Es te vo o c qu len est e do !

Apresenta o Avalia BH, sua abrangncia, as Matrizes de Referncia, a composio dos testes e sua metodologia de anlise.

Informa a proficincia mdia alcanada pela escola, tendo por foco a anlise pedaggica e qualitativa dos resultados dos estudantes na rea de conhecimento avaliada. Destaca-se a interpretao da Escala de Proficincia, que apresenta as competncias e habilidades desenvolvidas pelos estudantes situados em cada nvel de proficincia e padres de desempenho.

Volume 2 - Boletim da Regional

Volume 4 - Boletim Contextual: fatores associados ao desempenho

Oferece informaes gerais da participao dos estudantes na avaliao e os resultados de proficincia alcanados pelos estudantes no mbito das regionais e escolas.

Analisa os fatores intra e extraescolares que interferem no desempenho dos estudantes, com base nos dados coletados pelos questionrios aplicados aos prprios estudantes, professores e diretores.

O objetivo maior com o trabalho de divulgao e apropriao dos resultados, iniciado com a Coleo Avalia BH 2010, possibilitar a discusso dos resultados alcanados, tanto pelos gestores dos sistemas pblicos quanto pelos profissionais das escolas, com a finalidade de contribuir para elaborao de polticas pblicas e de prticas pedaggicas mais eficazes.

ONTINUANDO O NOSSO ASSUNTO...

Melhorar o desempenho escolar dos estudantes de Belo Horizonte. Essa uma questo que tem norteado os esforos de gestores e educadores no planejamento de polticas pblicas e de prticas pedaggicas capazes de garantir o alcance de metas de acesso e permanncia a uma escola de qualidade.
Nesse processo, o Avalia BH se destaca como uma estratgia privilegiada para obteno de informaes significativas sobre a realidade educacional das escolas de nosso municpio. O diagnstico oferecido pelo Avalia BH reveste-se, pois, de especial importncia poltica e pedaggica na medida em que apresenta o desempenho dos estudantes no espectro de habilidades e competncias essenciais para o desenvolvimento de uma educao que faa a diferena. A seo 4, Padres de Desempenho, complementa a interpretao dos domnios e competncias da escala, explicitando as principais habilidades presentes em cada padro de desempenho estudantil definido pela Secretaria Municipal de Educao de Belo Horizonte. Na seo 5, apresentado, para cada nvel, o detalhamento das habilidades juntamente com alguns itens representativos das tarefas que os estudantes que se encontram naquele nvel so capazes de fazer. Ao final, na ltima seo, voc encontrar atividades prticas planejadas com o objetivo de facilitar a interpretao das informaes apresentadas. muito importante que voc, juntamente com a equipe pedaggica de sua escola, realize as atividades e dinmicas propostas.

Neste Volume 3 da Coleo Avalia BH 2010 voc conhecer, portanto, os resultados de Matemtica do 4, 5 e 6 anos do Ensino Fundamental para a 3 edio de avaliao do Avalia BH. Esses resultados sero debatidos neste boletim em 6 sees.
Na primeira seo so apresentados os resultados de sua escola no Avalia BH 2010; esses resultados ganham significado pedaggico com a Escala de Proficincia, apresentada logo em seguida, na seo 2. A interpretao da Escala, pelos Domnios e Competncias, Padres de Desempenho e Nveis de Proficincia, detalhada nas sees posteriores. Assim, na seo 3, Domnios e Competncias da Escala, so apresentadas as habilidades presentes em cada uma das competncias da escala, com nfase em seus diferentes graus de complexidade representados pela gradao de cores.

Todos esto convidados a analisar e interpretar as informaes trazidas neste Boletim, para que, juntos, cumpramos a meta de elevar os ndices educacionais de nossa rede de ensino, contribuindo para uma educao mais justa e de qualidade.

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

OS RESULTADOS DE SUA ESCOLA

Os resultados de sua escola no Avalia BH 2010 so apresentados a seguir, considerando-se cinco aspectos.

1. Proficincia mdia: Apresenta a proficincia mdia de sua escola obtida na edio de 2010 do Avalia BH. Como
os resultados so produzidos na escala do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica SAEB, voc pode comparar a proficincia da sua escola com as mdias do municpio e regional. O objetivo proporcionar uma viso das proficincias mdias e posicionar sua escola em relao a essas mdias.

2. Participao: Informa o nmero estimado de estudantes para a realizao do teste e quantos, efetivamente,
participaram da avaliao no municpio, na regional e na sua escola.

3. Evoluo do percentual de estudantes por padro de desempenho: Permite que voc acompanhe
a evoluo do percentual de estudantes nos padres de desempenho das avaliaes realizadas pelo Avalia BH em suas ltimas edies.

4. Percentual de estudantes por nvel de proficincia e padro de desempenho: Apresenta a


distribuio dos estudantes ao longo dos intervalos de proficincia em Belo Horizonte, na regional e na sua escola. Esses grficos permitem que voc identifique o percentual de estudantes para cada nvel da escala e padres de desempenho. Isso ser fundamental para planejar intervenes pedaggicas voltadas melhoria do processo de ensino e promoo da equidade escolar.

5. Resultados por turma e estudante: Voc conhecer a proficincia mdia de cada turma e estudante da
escola. Esses resultados esto no anexo deste boletim.

Nas prximas pginas, voc ter acesso aos resultados do Avalia BH; analise-os com muita ateno. Atente para o percentual de estudantes que se encontra em cada um dos domnios e competncias da escala e dos padres de desempenho acadmico. Esses dados sero fundamentais para o planejamento coletivo de sua escola.

15

A ESCALA DE PROFICINCIA EM MATEMTICA

Nas avaliaes em larga escala da educao bsica realizadas no Brasil, os resultados dos estudantes em Matemtica so dispostos em uma escala de proficincia definida pelo Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica, o SAEB. A utilizao da escala do SAEB permite uma srie de vantagens; uma das mais importantes para a escola , sem dvida, a possibilidade de interpretao pedaggica dos resultados.
Essa interpretao possvel porque as escalas de proficincia oferecem a possibilidade de ordenar, em um continuum, o desempenho dos estudantes avaliados, do nvel mais baixo ao mais alto, e de descrever as habilidades distintivas de cada um de seus intervalos. Ou seja, os estudantes situados em um nvel mais alto da escala revelam dominar no s as habilidades do nvel em que se encontram, mas tambm aquelas dos nveis anteriores, o que permite dizer, por exemplo, que estudantes do 9 ano do Ensino Fundamental devem, necessariamente, revelar habilidades em Matemtica mais complexas do que os do 3 ano do Ensino Fundamental, estando, portanto, localizados em pontos mais altos da escala. O Avalia BH utiliza a mesma Escala de Proficincia de Matemtica do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica, SAEB, o que torna possvel, portanto, posicionar em uma mesma mtrica, de forma bem distribuda, os resultados do desempenho escolar dos estudantes de Belo Horizonte do 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 anos do Ensino Fundamental, situando a unidade avaliada, seja o estudante, a escola, a regional, ou o municpio, em funo de seu desempenho. A utilizao dessa escala possibilita, ainda, a comparao dos resultados obtidos entre a avaliao do Avalia BH e outras avaliaes de larga escala, entre as diferentes edies do Avalia BH e entre as diversas etapas de escolaridades avaliadas.

Apresentamos, a seguir, a Escala de Proficincia de Matemtica do Avalia BH. Atente para os domnios, competncias e padres de desempenho da escala. Eles sero detalhados nas prximas sees.

16

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

17
A estrutura da Escala
A Escala de Proficincia em Matemtica do Avalia BH estrutura-se em linhas e colunas, correspondentes s diversas interpretaes e leituras possveis de serem realizadas. Na primeira coluna so apresentados os grandes domnios do conhecimento de Matemtica para toda a educao bsica. Cada um desses domnios da escala se divide, na segunda coluna, em competncias que, por sua vez, renem um conjunto de habilidades. As habilidades, representadas por diferentes cores, que vo do amarelo ao vermelho, esto dispostas nas vrias linhas da escala. Essas cores indicam a gradao de complexidade das habilidades, pertinentes a cada competncia apresentada na escala. Assim, por exemplo, a cor amarela indica o primeiro nvel de complexidade da habilidade, passando pelo laranja e indo at o nvel mais complexo, representado pela cor vermelha. A legenda explicativa das cores informa sobre essa gradao na prpria escala. Na primeira linha da Escala, em azul claro, esto divididos todos os intervalos em faixas de 25 pontos, que vo do zero aos 500 pontos.

A relao entre a Escala de Proficincia e a Matriz de Referncia


Como voc viu, a Escala de Proficincia em Matemtica composta por quatro domnios Espao e Forma; Grandezas e Medidas; Nmeros, Operaes e lgebra; e Tratamento da Informao os quais apresentam competncias que englobam as habilidades indicadas nos descritores da Matriz de Referncia para avaliao. No quadro, a seguir, voc pode ver quais os descritores contribuem para a constituio de cada uma das competncias da Escala de Proficincia.

DOMNIO

COMPETNCIAS
Localizar objetos em representaes do espao.

DESCRITORES 4ano
D1 D3, D5 * * D14, D17 * D16, D18 D23, D24, D25, D26 D29, D30, D32, D33, D37 * D47, D48 *

5ano
D1 D3, D4, D5, D7 D10 e D11 * D14, D17 D19 e D20 D15, D16, D18 D23, D24, D25, D27, D28 D29, D30, D32, D33, D37 D40 D47, D48 *

6ano
D1 D3, D4, D5, D6, D7 D09, D10 e D11 * D17 D19 e D20 D15 D23, D25, D27, D28 D34, D38 D40 D49, D50 *

ESPAO E FORMA

Identificar figuras geomtricas e suas propriedades. Reconhecer transformaes no plano. Aplicar relaes e propriedades. Utilizar sistemas de medidas. Medir grandezas. Estimar e comparar grandezas. Conhecer e utilizar nmeros

GRANDEZAS E MEDIDAS

NMEROS, OPERAES E LGEBRA

Realizar e aplicar operaes Utilizar procedimentos algbricos

TRATAMENTO DA INFORMAO

Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos Utilizar procedimentos de combinatria e probabilidade

* As habilidades relativas a essa competncia no so avaliadas nessa etapa de escolarizao.

Para extrair o mximo de informaes oferecidas pela Escala de Proficincia preciso interpret-la.

18

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

Essa interpretao pode ser feita de trs maneiras:

9 9 9

a primeira, pelos domnios e competncias, considerando-se a evoluo das habilidades ao longo da escala de proficincia; a segunda diz respeito a uma leitura por meio dos padres de desempenho; e a terceira, observando-se cada um dos intervalos de 25 em 25 pontos da escala.

Essas trs possibilidades de leitura e interpretao da escala so muito importantes, pois trazem informaes fundamentais para o planejamento pedaggico dos professores, de modo a realizarem intervenes em sala de aula.

A seguir, faremos a primeira interpretao, que enfoca o detalhamento dos nveis de complexidade das habilidades, priorizando a descrio do desenvolvimento cognitivo ao longo do processo de escolarizao.

19

OS DOMNIOS E COMPETNCIAS DA ESCALA DE PROFICINCIA

DOMNIO: ESPAO E FORMA


Professor, na Matemtica, o estudo do Espao e Forma de fundamental importncia para que o estudante desenvolva vrias habilidades como percepo, representao, abstrao, levantamento e validao de hipteses, orientao espacial; alm de propiciar o desenvolvimento da criatividade. Vivemos num mundo em que, constantemente, necessitamos nos movimentar, localizar objetos, localizar ruas e cidades em mapas, identificar figuras geomtricas e suas propriedades para solucionar problemas. O estudo desse domnio pode auxiliar a desenvolver, satisfatoriamente, todas essas habilidades, podendo, tambm, nos ajudar a apreciar, com outro olhar, as formas geomtricas presentes na natureza, nas construes e nas diferentes manifestaes artsticas. Essas competncias so trabalhadas desde a Educao Infantil at o Ensino Mdio, permitindo que, a cada ano de escolaridade, os estudantes aprofundem e aperfeioem o seu conhecimento nesse domnio, desenvolvendo, assim, o pensamento geomtrico necessrio para solucionar problemas.

COMPETNCIA: Localizar objetos em representaes do espao.

Um dos objetivos do ensino de Espao e Forma em Matemtica propiciar ao estudante o desenvolvimento da competncia de Localizar objetos em representaes planas do espao. Essa competncia desenvolvida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de tarefas que exigem dos estudantes, por exemplo, desenhar no papel o trajeto casa-escola, identificando pontos de referncias. Para o desenvolvimento dessa competncia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, so utilizados vrios recursos, como a localizao de ruas, pontos tursticos, casas, dentre outros, em mapas e croquis. Alm disso, o uso do papel quadriculado pode auxiliar o estudante a localizar objetos utilizando as unidades de medidas (cm, mm), em conexo com o domnio de Grandezas e Medidas. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 at 150 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes cuja proficincia se encontra no intervalo de 150 a 200 pontos na escala, marcado pelo amarelo claro, esto no incio do desenvolvimento dessa competncia. Esses estudantes so os que descrevem caminhos desenhados em mapas, identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/ atrs ou em cima/embaixo. O amarelo escuro, 200 a 250 pontos na escala, indica um novo grau de complexidade dessa competncia. Nesse intervalo, os estudantes realizam atividades que envolvam referenciais diferentes da prpria posio como, por exemplo, localizar qual o objeto est situado entre outros dois. Tambm localizam e identificam a movimentao de objetos e pessoas em mapas e croquis.

20

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

COMPETNCIA: Identificar figuras geomtricas e suas propriedades.

Nessa competncia, a denominao de figuras geomtricas ser utilizada de forma geral para se referir tanto s figuras bidimensioniais como s tridimensionais. Em todos os lugares, ns nos deparamos com diferentes formas geomtricas arredondadas, retilneas, simtricas, assimtricas, cnicas, esfricas dentre muitas outras. A percepo das formas que esto ao nosso redor desenvolvida pelas crianas, mesmo antes de entrarem na escola. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes comeam a desenvolver as habilidades de reconhecimento de formas utilizando alguns atributos das figuras planas (um dos elementos que diferencia o quadrado do tringulo o atributo nmero de lados) e tridimensionais (conseguem distinguir a forma esfrica de outras formas). Nas sries finais do Ensino Fundamental, so trabalhadas as principais propriedades das figuras geomtricas. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 at 125 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. No intervalo de 125 a 200 pontos, representado pelo amarelo claro, os estudantes comeam a desenvolver a habilidade de associar objetos do cotidiano s suas formas geomtricas. No intervalo de 200 a 250 pontos, representado pelo amarelo escuro, os estudantes comeam a desenvolver a habilidade de identificar quadrilteros e tringulos, utilizando como atributo o nmero de lados. Assim, dado um conjunto de figuras, os estudantes, pela contagem do nmero de lados, identificam aqueles que so tringulos e os que so quadrilteros. Em relao aos slidos, os estudantes identificam suas propriedades comuns e suas diferenas, utilizando um dos atributos, nesse caso o nmero de faces. Os estudantes cuja proficincia se encontra entre 250 e 300 pontos identificam algumas caractersticas de quadrilteros relativas a lados e ngulos e, tambm, reconhecem alguns polgonos, como pentgonos, hexgonos entre outros, considerando, para isso, o nmero de lados. Em relao aos quadrilteros, conseguem identificar as posies dos lados, valendo-se do paralelismo. Com relao aos slidos geomtricos, esses estudantes identificam os objetos com forma esfrica a partir de um conjunto de objetos do cotidiano, e reconhecem algumas caractersticas dos corpos redondos. A partir das caractersticas dos slidos geomtricos, os estudantes discriminam entre poliedros e corpos redondos, bem como identificam a planificao do cubo e do bloco retangular. O laranja claro indica o desenvolvimento dessas habilidades.

21
DOMNIO: GRANDEZAS E MEDIDAS
O estudo de temas vinculados a esse domnio deve propiciar aos estudantes conhecer aspectos histricos da construo do conhecimento; compreender o conceito de medidas, os processos de medio e a necessidade de adoo de unidades-padro de medidas; resolver problemas utilizando as unidades de medidas; estabelecer conexes entre grandezas e medidas com outros temas matemticos como, por exemplo, os nmeros racionais positivos e suas representaes. Atravs de diversas atividades, possvel mostrar a importncia e o acentuado carter prtico das Grandezas e Medidas, para poder, por exemplo, compreender questes relacionadas aos Temas Transversais, alm de sua vinculao a outras reas de conhecimento, como as Cincias Naturais (temperatura, velocidade e outras grandezas) e a Geografia (escalas para mapas, coordenadas geogrficas). Essas competncias so trabalhadas desde a Educao Infantil at o Ensino Mdio, permitindo que, a cada ano de escolaridade, os estudantes aprofundem e aperfeioem o seu conhecimento nesse domnio.

COMPETNCIA: Utilizar sistemas de medidas.

Um dos objetivos do estudo de Grandezas e Medidas propiciar ao estudante o desenvolvimento da competncia Utilizar sistemas de medidas. Para o desenvolvimento dessa competncia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, podemos solicitar aos estudantes que marquem o tempo por meio de calendrio. Destacam-se, tambm, atividades envolvendo culinria, o que possibilita um rico trabalho, utilizando diferentes unidades de medida, como o tempo de cozimento: (horas e minutos) e a quantidade dos ingredientes: (litro, quilograma, colher, xcara, pitada e outros). Os estudantes utilizam tambm outros sistemas de medidas convencionais para resolver problemas.

Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 at 125 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. No intervalo de 125 a 175 pontos, representado pela cor amarelo claro, os estudantes esto no incio do desenvolvimento dessa competncia. Eles conseguem ler horas inteiras em relgio analgico. No intervalo representado pelo amarelo escuro, de 175 a 225 pontos, os estudantes conseguem ler horas e minutos em relgio digital e de ponteiro em situaes simples, resolver problemas relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para clculo de intervalos (dias e semanas, minutos e horas), bem como, estabelecer relaes entre diferentes medidas de tempo (horas, dias, semanas), efetuando clculos. Em relao grandeza comprimento, os estudantes resolvem problemas relacionando metro e centmetro. Quanto grandeza Sistema Monetrio, identificam quantas moedas de um mesmo valor equivalem a uma quantia inteira dada em reais e vice-versa.

Os estudantes que apresentam uma proficincia entre 225 e 300 pontos, marcada pelo laranja claro, desenvolvem tarefas mais complexas em relao grandeza tempo. Esses estudantes relacionam diferentes unidades de medidas como, por exemplo, o ms, o bimestre, o ano, bem como estabelecem relaes entre segundos e minutos, minutos e horas, dias e anos. Em se tratando da grandeza Sistema Monetrio, resolvem problemas de trocas de unidades monetrias, que envolvem um nmero maior de cdulas e em situaes menos familiares. Resolvem problemas realizando clculo de converso de medidas das grandezas comprimento (quilmetro/ metro), massa (quilograma/grama) e capacidade (litro/mililitro).

22

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

COMPETNCIA: Medir Grandezas.

Um outro objetivo do ensino de Grandezas e Medidas propiciar ao estudante o desenvolvimento da competncia Medir Grandezas. Essa competncia desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental quando, por exemplo, solicitamos aos estudantes para medirem o comprimento e largura da sala de aula usando algum objeto como unidade. Essa uma habilidade que deve ser amplamente discutida com os estudantes, pois, em razo da diferena dos objetos escolhidos como unidade de medida, os resultados encontrados sero diferentes. E perguntas como: Qual medida correta? respondida da seguinte forma: Todos os resultados so igualmente corretos, pois eles expressam medidas realizadas com unidades diferentes. Alm dessa habilidade, ainda nas sries iniciais do Ensino Fundamental, a habilidade de medir a rea e o permetro de figuras planas, a partir das malhas quadriculadas ou no, tambm, trabalhada. Nos anos finais do Ensino Fundamental, resolvem problemas envolvendo o clculo de permetro e rea de figuras planas e problemas envolvendo noes de volume (paraleleppedo). Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 at 150 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. No intervalo de 150 a 225 pontos na escala, os estudantes conseguem resolver problemas de clculo de rea relacionando o nmero de metros quadrados com a quantidade de quadradinhos contida em um retngulo desenhado em malha quadriculada. O amarelo claro indica o desenvolvimento dessa habilidade. Os estudantes cuja proficincia se encontra entre 225 e 275 pontos, representado pelo amarelo escuro, realizam tarefas mais complexas, comparando e calculando reas de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Em relao ao permetro, demonstram a habilidade de identificar os lados e, conhecendo suas medidas, calcular a extenso do contorno de uma figura poligonal dada em uma malha quadriculada, bem como calcular o permetro de figura sem o apoio de malhas quadriculadas. Ainda, reconhecem que a medida do permetro de um polgono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz metade quando os lados dobram ou so reduzidos metade.

23
COMPETNCIA: Estimar e Comparar Grandezas.

O estudo de Grandezas e Medidas tem tambm como objetivo propiciar ao estudante o desenvolvimento da competncia Estimar e Comparar Grandezas. Muitas atividades cotidianas envolvem essa competncia, como comparar tamanhos dos objetos, pesos, volumes, temperaturas diferentes e outras. Nas sries iniciais do Ensino Fundamental, essa competncia trabalhada, por exemplo, quando solicitamos aos estudantes que comparem dois objetos estimando as suas medidas e anunciando qual dos dois maior. Atividades como essas propiciam a compreenso do processo de medio, pois medir significa comparar grandezas de mesma natureza e obter uma medida expressa por um nmero. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 at 175 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes cuja proficincia se encontra entre 175 e 225 pontos, representado pelo amarelo claro, esto no incio do desenvolvimento dessa competncia. Eles leem informaes em calendrios, localizando o dia de um determinado ms e identificam as notas do Sistema Monetrio Brasileiro necessrias para pagar uma compra informada. No intervalo de 225 a 275 pontos, os estudantes conseguem estimar medida de comprimento usando unidades convencionais e no convencionais. O laranja claro, 275 a 350 pontos, indica que os estudantes com uma proficincia que se encontra nesse intervalo j conseguem realizar tarefas mais complexas relativas a essa competncia, como, por exemplo, resolver problemas estimando outras medidas de grandezas utilizando unidades convencionais como o litro.

24

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

DOMNIO: NMEROS, OPERAES E LGEBRA


Como seria a nossa vida sem os nmeros? Em nosso dia a dia, nos deparamos com eles a todo o momento. Vrias informaes essenciais para a nossa vida social so representadas por nmeros: CPF, RG, conta bancria, senhas, nmero de telefones, nmero de nossa residncia, preos de produtos, calendrio, horas, entre tantas outras. No por acaso que Pitgoras, um grande filsofo e matemtico grego (580-500 a.C) elegeu, como lema para a sua escola filosfica Tudo Nmero, pois acreditava que o universo era regido pelos nmeros e suas relaes e propriedades. Esse domnio envolve, alm do conhecimento dos diferentes conjuntos numricos, as operaes e suas aplicaes resoluo de problemas. As operaes aritmticas esto sempre presentes em nossas vidas. Quantos clculos temos que fazer? Oramento do lar, clculos envolvendo nossa conta bancria, clculo de juros, porcentagens, diviso de uma conta em um restaurante, dentre outros. Essas so algumas das muitas situaes com que nos deparamos em nossas vidas e nas quais precisamos realizar operaes.

COMPETNCIA: Conhecer e utilizar os nmeros.

As crianas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tm contato com os nmeros e j podem perceber a importncia deles na vida cotidiana. J conhecem a escrita de alguns nmeros e j realizam contagens. Nessa fase da escolaridade, os estudantes comeam a conhecer os diferentes conjuntos numricos e a perceberem a sua utilizao em contextos do cotidiano. Entre os conjuntos numricos estudados esto os naturais e os racionais em sua forma fracionria e decimal. No podemos nos esquecer de que o domnio de nmeros est sempre relacionado a outros domnios como o das Grandezas e Medidas. Na etapa final do Ensino Fundamental, os estudantes resolvem problemas mais complexos envolvendo diferentes conjuntos numricos, como os naturais, inteiros e racionais. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 at 100 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. Os estudantes, que se encontram no intervalo de 100 a 200 pontos, representado pelo amarelo claro, desenvolveram habilidades bsicas relacionadas ao Sistema de Numerao Decimal. Por exemplo, dado um nmero natural, esses estudantes reconhecem o valor posicional dos algarismos, a sua escrita por extenso e a sua composio e decomposio em unidades e dezenas. Eles, tambm, representam e identificam nmeros naturais na reta numrica. Alm disso, reconhecem a representao decimal de medida de comprimento expressas em centmetros e localizam esses nmeros na reta numrica em uma articulao com os contedos de Grandezas e Medidas, dentre outros. O amarelo escuro, 200 a 250 pontos, indica que os estudantes com proficincia nesse intervalo j conseguem elaborar tarefas mais complexas. Eles trabalham com a forma polinomial de um nmero, realizando composies e decomposies de nmeros de at trs algarismos, identificando seus valores relativos. J em relao aos nmeros racionais, reconhecem a representao de uma frao por meio de representao grfica.

No laranja claro, intervalo de 250 a 300 pontos, os estudantes percebem que, ao mudar um algarismo de lugar, o nmero se altera. Identificam e localizam nmeros inteiros em uma reta numrica ou em uma escala no unitria. Transformam uma frao em nmero decimal e vice-versa. Localizam, na reta numrica, nmeros racionais na forma decimal e comparam esses nmeros quando tm diferentes partes inteiras. Nesse intervalo aparecem, tambm, habilidades relacionadas a porcentagem. Os estudantes estabelecem a correspondncia 50% de um todo com a metade. No intervalo de 300 a 375 pontos, marcado pelo laranja escuro, os estudantes desenvolveram habilidades mais complexas relacionadas a fraes equivalentes. Eles j resolvem problemas identificando mais de uma forma de representar numericamente uma mesma frao. Por exemplo, percebem, com apoio de uma figura, que a frao meio equivalente a dois quartos. Alm disso, resolvem problemas identificando um nmero natural (no informado), relacionando-o a uma demarcao na reta. Esses estudantes, tambm, transformam fraes em porcentagens e vice-versa, identificam a frao como razo e a frao como parte-todo, bem como os dcimos, centsimos e milsimos de um nmero decimal.

25
COMPETNCIA: Realizar e aplicar operaes.

Esta competncia refere-se s habilidades de clculo e capacidade de resolver problemas que envolvem as quatro operaes bsicas da aritmtica. Envolve, tambm, o conhecimento dos algoritmos utilizados para o clculo dessas operaes. Alm do conhecimento dos algoritmos, essa competncia requer a aplicao dos mesmos na resoluo de problemas englobando os diferentes conjuntos numricos, seja em situaes especficas da Matemtica, seja em contextos do cotidiano. Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 at 100 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. No intervalo representado pelo amarelo claro, de 100 a 200 pontos, em relao adio e subtrao, os estudantes realizam operaes envolvendo nmeros de at trs algarismos com reserva. J em relao multiplicao, realizam operaes com reserva, tendo como multiplicador um nmero com um algarismo. Os estudantes resolvem problemas utilizando adio, subtrao e multiplicao envolvendo, inclusive, o Sistema Monetrio. Os estudantes cuja proficincia se encontra no intervalo de 200 a 250 pontos, amarelo escuro, em relao s operaes, realizam subtraes mais complexas com quatro algarismos e com reserva. Realizam tambm multiplicaes com reserva, com multiplicador de at dois algarismos. Realizam divises e resolvem problemas envolvendo divises exatas com divisor de duas ordens. Alm disso, resolvem problemas envolvendo duas ou mais operaes. O laranja claro, intervalo de 250 a 300 pontos, indica um novo grau de complexidade dessa competncia. Os estudantes com proficincia nesse nvel resolvem problemas envolvendo as diferentes ideias relacionadas multiplicao, em situaes contextualizadas. Tambm efetuam adio e subtrao com nmeros inteiros, bem como realizam clculo de expresses numricas envolvendo o uso de parnteses e colchetes com adio e subtrao, alm de calcular porcentagens e resolver problemas do cotidiano envolvendo porcentagens em situaes simples.

26

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

DOMNIO: TRATAMENTO DA INFORMAO


O estudo de Tratamento da Informao de fundamental importncia nos dia de hoje, tendo em vista a grande quantidade de informaes que se apresentam no nosso cotidiano. Na Matemtica, alguns contedos so extremamente adequados para tratar a informao. A Estatstica, por exemplo, cuja utilizao pelos meios de comunicao tem sido intensa, utiliza-se de grficos e tabelas. A Combinatria tambm utilizada para desenvolver o Tratamento da Informao, pois ela nos permite determinar o nmero de possibilidades de ocorrncia de algum acontecimento.

COMPETNCIA: Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos.

Um dos objetivos do ensino do contedo Tratamento da Informao propiciar ao estudante o desenvolvimento da competncia Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos. Essa competncia desenvolvida nas sries iniciais do Ensino Fundamental por meio de atividades relacionadas aos interesses das crianas. Por exemplo, ao registrar os resultados de um jogo ou ao anotar resultados de respostas a uma consulta que foi apresentada, elas podero, utilizando sua prpria forma de se expressar, construir representaes dos fatos e, pela ao mediadora do professor, essas representaes podem ser interpretadas e discutidas. Esses debates propiciam novas oportunidades para a aquisio de outros conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes. Nas sries finais do Ensino Fundamental, temas mais relevantes podem ser explorados e utilizados a partir de revistas e jornais. O professor pode sugerir a realizao de pesquisas com os estudantes sobre diversos temas e efetuar os registros dos resultados em tabelas e grficos para anlise e discusso.

Os estudantes cuja proficincia se encontra na faixa branca, de 0 at 125 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a essa competncia. No intervalo representado pelo amarelo claro, de 125 e 150 pontos, os estudantes leem informaes em tabelas de coluna nica e extraem informaes em grficos de coluna por meio de contagem. No intervalo representado pelo amarelo escuro, de 150 a 200 pontos, os estudantes leem informaes em tabelas de dupla entrada e interpretam dados num grfico de colunas por meio da leitura de valores no eixo vertical.

De 200 a 250 pontos, intervalo indicado pelo laranja claro, os estudantes localizam informaes e identificam grficos de colunas que correspondem a uma tabela com nmeros positivos e negativos. Esses estudantes tambm conseguem ler grficos de setores e localizar dados em tabelas de mltiplas entradas, alm de resolver problemas simples envolvendo as operaes, identificando dados apresentados em grficos ou tabelas, inclusive com duas entradas. Os estudantes com proficincia entre 250 e 325 pontos, laranja escuro, identificam o grfico de colunas ou barras correspondente ao grfico de setores e reconhecem o grfico de colunas ou barras correspondente a dados apresentados de forma textual; associam informaes contidas em um grfico de colunas e barras a uma tabela que o representa, utilizando estimativas.

Na seo seguinte, vamos realizar a segunda interpretao da Escala de Proficincia.

27

OS PADRES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL PARA MATEMTICA

Na segunda forma de interpretao da escala de proficincia, os intervalos da escala so agrupados conforme padres definidos pela Secretaria Municipal de Educao para o Avalia BH.
Esses padres so referncias importantes para o entendimento do ponto em que sua escola se encontra em relao ao desempenho acadmico. Assim, na avaliao do 4, 5 e 6 anos do Ensino Fundamental de Matemtica do Avalia BH, consideramos quatro padres de desempenho. Observe, no quadro a seguir, o detalhamento dos padres de desempenho e seus respectivos nveis de proficincia.

Padro de Desempenho

Interpretao

Nvel de Proficincia 4 ano 5 ano 6 ano

Os alunos que apresentam esse padro de desempenho revelam ter desenvolvido competncias e habilidades que se encontram muito aqum do que seria esperado para o perodo de escolarizao em que se encontram. Esse grupo de alunos necessita de uma interveno focalizada de modo a progredirem com sucesso em seu processo de escolarizao. Abaixo do Bsico No fim do II ciclo,6 ano do ensino fundamental, esses alunos so capazes apenas de associar At 125 At 175 At 175 quantidades de um grupo de objetos sua representao numrica, ler horas em relgios analgicos, descrever caminhos desenhados em mapas, reconhecer o giro de um objeto fornecida sua posio inicial e a posio final, calcular adio com nmeros naturais de trs algarismos e resolver problema envolvendo a soma de nmeros naturais. Os alunos que apresentam esse padro de desempenho demonstram j terem comeado um processo de sistematizao e domnio das habilidades consideradas bsicas e essenciais ao perodo de escolarizao em que se encontram. Contudo, tambm para esse grupo de alunos, importante o investimento de esforos para que possam desenvolver habilidades que envolvam a resoluo de problemas com um grau de complexidade um pouco maior. No De 125 a De 175 a De 175 a fim do II ciclo, 6 ano do ensino fundamental alm das habilidades apresentadas no padro 175 225 225 de desempenho anterior, esses alunos revelam ser capazes de localizar nmeros naturais no informados na reta numrica; efetuar divises exatas por nmeros de um algarismo, estabelecer relaes entre medidas de tempo (horas, dias, semanas); resolver problemas que envolvem a interpretao de dados apresentados em grficos de barras ou em tabelas; identificar propriedades comuns e diferenas entre slidos geomtricos (nmero de faces). Os alunos que apresentam esse padro de desempenho demonstram ter ampliado o leque de habilidades tanto no que diz respeito quantidade quanto no que se refere complexidade dessas habilidades, as quais exigem um maior refinamento dos processos cognitivos nelas envolvidos. Esses alunos no fim do II ciclo,6 ano do ensino fundamental alm das habilidades De 175 a De 225 a De 225 a apresentadas no padro de desempenho anterior, por exemplo, identificam quadrilteros pelas 250 300 300 caractersticas de seus lados e ngulos; resolvem problemas de soma e de multiplicao, envolvendo configurao retangular em situaes contextualizadas; reconhecem o grfico de linhas; realizam converso e soma de medidas de comprimento e massa (m/km e g/kg); calculam porcentagens simples. Os alunos que apresentam esse padro de desempenho revelam ser capazes de realizar tarefas que exigem um raciocnio algbrico e geomtrico mais avanado para a resoluo de problemas alm de desenvolverem habilidades que superam aquelas esperadas para o perodo de escolaridade em que se encontram. No fim do II ciclo, 6 ano do ensino fundamental esses alunos podem, por exemplo, calcular ampliao, reduo ou conservao da medida (informada inicialmente) de ngulos, lados e rea de figuras planas; identificar o slido que corresponde a uma planificao dada; resolver problemas envolvendo converso de m em litro; calcular o permetro de polgonos sem o apoio de malhas quadriculadas; calcular a rea de figuras simples ( tringulo, paralelogramo, retngulo, trapzio); efetuar uma adio ou subtrao de fraes com denominadores diferentes; resolver porcentagens diversas e suas representaes na forma fracionria (incluindo noo de juros simples e lucro).

Bsico

Satisfatrio

Avanado

Acima de 250

Acima de 300

Acima de 300

28

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

Veja, a seguir, na terceira forma de interpretao da Escala de Proficincia, o detalhamento das habilidades presentes nos intervalos de proficincia que constituem cada um dos padres de desempenho. A fim de exemplificar quais tarefas os estudantes realizam nesses intervalos, apresentamos, tambm, alguns itens que compuseram o teste de 2010 do Avalia BH. Esses itens esto alocados nos intervalos de proficincia da Escala de acordo com o comportamento apresentado no teste. A anlise pedaggica dos itens compreende, como voc ver, o percentual geral de resposta dos estudantes para cada alternativa, alm de hipteses mais provveis sobre estratgias cognitivas das quais os estudantes se valeram ao optar por uma dada alternativa. Em cada item, o gabarito encontra-se destacado.

29

5
9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

OS INTERVALOS DA ESCALA DE PROFICINCIA

At 100 pontos
Neste nvel, os alunos do 3 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: Associar quantidades de um grupo de objetos sua representao numrica.

De 100 at 125 pontos


Neste nvel, os alunos do 3 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: Identificar e nomear formas geomtricas planas (quadrado, retngulo, losango e tringulo). Ler horas em relgios analgicos.

De 125 at 150 pontos


Neste nvel, os alunos do 3 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: Escrever nmeros naturais, segundo as regras do Sistema de Numerao Decimal. Localizar nmeros naturais de at dois algarismos na reta numrica. Efetuar contagens a partir de agrupamentos de dez unidades. Identificar a adio ou a subtrao como a operao que resolve uma situao-problema simples. Identificar as notas do Sistema Monetrio Brasileiro necessrias para pagar uma compra informada. Ler horas em relgios digitais. Reconhecer a forma de crculo. Descrever caminhos desenhados em mapas. Resolver problemas de clculo de rea com base na contagem das unidades de uma malha quadriculada e, apoiados em representaes grficas. Reconhecer a quarta parte de um todo. Localizar objeto em um referencial de malha quadriculada a partir de suas coordenadas. Resolver problemas com nmeros naturais de at dois algarismos, envolvendo diferentes significados da adio. Reconhecer o giro de um objeto, fornecidas sua posio inicial e a posio final.

Os alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem ainda:

Os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

30

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Completar uma sequncia de nmeros naturais consecutivos, formados por dois algarismos. Item M030061BH

(M030061BH)

Veja abaixo a trilha que Felipe fez para brincar. Ele se esqueceu de colocar trs

nmeros.

20

21

23

25

27

28

Quais so os nmeros que Felipe esqueceu de colocar nessa trilha? A) 21, 22 e 23. B) 22, 23 e 24. C) 22, 24 e 26. D) 24, 26 e 27.

% de Resposta A 2,6% B 4,2%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram no ter se apropriado do enunciado, pois completaram o nmero que falta entre 21 e 23 e se esqueceram do restante da sequencia. Os alunos que assinalaram a alternativa B demonstram no ter se apropriado do enunciado, pois descreveram como a sequncia entre 22 e 24 e se esqueceram do restante da sequencia. Os alunos que assinalaram a alternativa C reconheceram se tratar de uma sequncia de nmeros naturais consecutivos e perceberam corretamente os valores que estavam faltando para completar essa sequncia. Os alunos que assinalaram a alternativa D demonstram no ter se apropriado do enunciado e completaram parte da sequencia, ignorando o seu restante. Brancos e Nulos: 0,8%

C 90,8%
D 1,6%

31
O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Completar uma sequncia de nmeros naturais mltiplos de 5, formados por dois algarismos. Item M030057B1

(M030057B1)

Veja a sequncia de nmeros abaixo.

10

15

20

30

35

Nessa sequncia, o smbolo A) 21 B) 25 C) 29 D) 31

est no lugar do nmero

% de Resposta A 2,8%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A avaliaram o sucessor do nmero 20 para completar a sequncia, no percebendo que essa sequncia constituda por mltiplos de 5. Os alunos que assinalaram a alternativa B reconheceram o padro nessa sequncia e concluram que ela formada por mltiplos de 5, dispostos em ordem crescente. Assim, concluram que o nmero que sucede o 20, o 25, que o mltiplo de 5 entre 20 e 30. Os alunos que assinalaram a alternativa C consideraram o antecessor de 30 na sequncia dos nmeros naturais. Os alunos que assinalaram a alternativa D tomaram o 30 como referncia e decidiram que o valor que lhe era adjacente deveria ser ocupado pelo seu sucessor, o 31, ignorando inclusive o fato de que o padro da sequncia de crescimento. Brancos e Nulos: 0,4%

B 92,8%
C 2,6% D 1,4%

32
De 150 at 175 pontos

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

Neste nvel, os alunos do 3 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

Comparar nmeros naturais de at trs algarismos. Resolver problemas envolvendo adio ou subtrao, estabelecendo relao entre diferentes unidades monetrias (representando um mesmo valor ou numa situao de troca, incluindo a representao dos valores por numerais decimais). Calcular adio com nmeros naturais de trs algarismos, com reserva. Reconhecer o valor posicional dos algarismos em nmeros naturais. Localizar nmeros naturais (informados) na reta numrica. Ler informaes em tabela de coluna nica. Ler informaes em calendrios, identificando o dia de um determinado ms. Reconhecer a composio ou decomposio de um nmero natural de at trs algarismos, segundo as regras do Sistema de Numerao Decimal. Ler nmeros naturais com mais de 3 ordens. Identificar quadrilteros. Reconhecer e utilizar, em situaes-problema, notas e moedas do sistema monetrio brasileiro. Identificar a multiplicao ou a diviso como a operao que resolve uma dada situao-problema.

0s alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem ainda: Resolver situaes-problema que envolvam o clculo da durao de um evento.

0s alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem ainda: Determinar o giro executado por um objeto, descrita a movimentao do objeto.

33
O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Localizar dados apresentados em uma tabela simples. Item M050207CE

(M050207CE) O quadro abaixo mostra a produo de automveis de uma fbrica durante quatro anos.

Produo de Automveis Ano 2006 2007 2008 2009 Produo 11 203 12 187 19 028 18 787

Em que ano foi produzido o maior nmero de automveis? A) 2006 B) 2007 C) 2008 D) 2009

% de Resposta A 2,0% B 1,9%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A no se atentaram ao comando para a resposta e apontaram o ano em que a produo de automveis foi menor. Os alunos que assinalaram a alternativa B avaliaram somente os dados das duas primeiras linhas da tabela, e concluram da que o ano de maior produo de automveis teria sido 2007. Os alunos que assinalaram a alternativa C demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item ao localizar o maior valor presente na segunda coluna da tabela (19 028) para, em seguida, identificar a qual linha esse valor pertence (3) e considerar o dado da primeira coluna, presente nessa mesma linha como sendo o ano procurado (2008). Os alunos que assinalaram a alternativa D concluram indevidamente que os dados apresentados na segunda coluna estariam dispostos em ordem crescente e consideraram o ltimo valor da segunda coluna como sendo o maior dentre os valores dessa coluna e identificaram o ano de 2009 como sendo o ano de maior produo de automveis. Brancos e Nulos: 1,1%

C 82,7%
D 12,3%

34
De 175 at 200 pontos

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

Neste nvel, os alunos do 3 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

Identificar a localizao (lateralidade) ou a movimentao de objeto, tomando como referncia a prpria posio. Identificar figuras planas a partir de sua imagem pelos lados e pelo ngulo reto. Identificar a forma ampliada de uma figura simples em uma malha quadriculada. Ler horas e minutos em relgio digital e calcular operaes envolvendo intervalos de tempo. Calcular o resultado de uma subtrao com nmeros de at quatro algarismos, com reserva. Reconhecer a representao decimal de medida de comprimento (cm) e identificar sua localizao na reta numrica. Ler e interpretar calendrios. Reconhecer a escrita por extenso de nmeros naturais e a sua composio e decomposio em dezenas e unidades, considerando o seu valor posicional na base decimal. Efetuar multiplicao com reserva, tendo por multiplicador um nmero com um algarismo. Ler informaes em tabelas de dupla entrada. Resolver problemas relacionando diferentes unidades de uma mesma medida para clculo de intervalos (dias e semanas, horas e minutos) e de comprimento (m e cm). Resolver problemas envolvendo soma de nmeros naturais. Resolver situao problema que envolvem a multiplicao como soma de parcelas iguais. Identificar as cdulas que formam uma quantia de dinheiro inteira. Interpretar um grfico de colunas, por meio da leitura de valores do eixo vertical.

Os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental ainda conseguem: Resolver problemas envolvendo a soma de nmeros racionais na forma decimal, constitudos pelo mesmo nmero de casas decimais e por at trs algarismos. Identificar a localizao de um numero natural que representado por um ponto especificado da reta numrica graduada em intervalos unitrios. Reconhecer a planificao de um cone e de um cubo a partir de sua imagem.

35
O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Efetuar o produto entre um nmero natural formado por um nico algarismo, por outro formado por trs algarismos, envolvendo reagrupamentos. Item M050113CE
(M050113CE)

Resolva a operao abaixo.

158 x 3 O resultado dessa operao A) 316 B) 354 C) 474 D) 948

% de Resposta 4EF A 8,4% B 11,8%

% de Resposta 5EF A 5,9% B 7,7%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A no se atentaram para os fatores envolvidos nessa operao, pois realizaram o produto como se o multiplicador fosse o 2. Os alunos que assinalaram a alternativa B demonstram no dominar o algoritmo da multiplicao, pois ignoraram todos os reagrupamentos presentes nessa multiplicao. Os alunos que assinalaram a alternativa C demonstram ter a habilidade avaliada pelo item ao operar de forma correta com o algoritmo da multiplicao. Os alunos que assinalaram a alternativa D no se atentaram para os fatores envolvidos nessa operao, pois realizaram o produto como se o multiplicador fosse 6. Brancos e Nulos

C 72,1%
D 6% 1,7%

C 81,1%
D 4,2% 1,1%

36

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Efetuar o produto entre um nmero natural formado por um algarismo por outro formado por trs algarismos, envolvendo reagrupamentos. Item M050165CE

(M050165CE) A professora do 5 ano resolveu a operao abaixo. Durante o recreio, Antnio apagou o resultado dessa operao.

853 4

O resultado dessa operao A) 3 202 B) 3 212 C) 3 402 D) 3 412

% de Resposta A 9,1% B 15,3% C 8,6%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram ter dificuldade no algoritmo da multiplicao, pois ignoram todas as reservas presentes nessa operao. Os alunos que assinalaram a alternativa B erraram ao desconsiderar o reagrupamento das dezenas para as centenas no algoritmo da multiplicao. Os alunos que assinalaram a alternativa C erraram ao desconsiderar o reagrupamento das unidades para as dezenas no algoritmo da multiplicao. Os alunos que assinalaram a alternativa D demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item ao empregar corretamente o algoritmo da multiplicao. Brancos e Nulos: 0,9%

D 66,1%

37
O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Calcular o resultado de uma multiplicao de nmeros naturais, envolvendo reagrupamentos. Item M050172CE /

(M050172CE)

Resolva a operao abaixo. 535 2

Qual o resultado dessa operao? A) 1 060 B) 1 070 C) 1 080 D) 1 170

% de Resposta A 12,7%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram dificuldade em lidar com o algoritmo da multiplicao, pois, ao empreg-lo, ignoraram o reagrupamento existente. Os alunos que assinalaram a alternativa B demonstram ter a habilidade avaliada pelo item, pois empregaram corretamente o algoritmo da multiplicao. Os alunos que assinalaram a alternativa C utilizaram de forma errada o algoritmo da multiplicao, pois somaram o reagrupamento com a dezena 3, antes de efetuar a multiplicao pelo fator 2. Os alunos que assinalaram a alternativa D demonstram ter dificuldade ao efetuar a multiplicao das centenas, pois consideraram um reagrupamento inexistente das dezenas para as centenas. Brancos e Nulos: 1,2%

B 70,4%
C 11,5% D 4,2%

38
De 200 at 225 pontos

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

Neste nvel, os alunos do 3 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

Identificar a localizao ou movimentao de objetos em representaes grficas, com base em referencial diferente da prpria posio. Estabelecer relaes entre medidas de tempo (horas, dias, semanas) e efetuar clculos utilizando as operaes a partir delas. Ler horas em relgios analgicos, em situao simples. Calcular resultado de subtraes mais complexas com nmeros naturais de quatro algarismos e com reserva. Efetuar multiplicaes com nmeros de dois algarismos e divises exatas por nmeros de um algarismo. Resolver problemas simples envolvendo operaes, incluindo Sistema Monetrio Brasileiro. Diferenciar, entre os diversos slidos, os que tm superfcies arredondadas. Identificar trocas de moedas em valores monetrios pequenos. Reconhecer o princpio do valor posicional do sistema de numerao decimal. Decompor um nmero natural em suas ordens e vice-versa. Localizar nmeros naturais no informados na reta numrica.

Os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental ainda conseguem: Resolver problemas simples de subtrao de nmeros racionais com at 3 casas decimais. Identificar dados em uma lista de alternativas, utilizando-os na resoluo de problemas, relacionando informaes apresentadas em grfico e tabela. Resolver problemas simples envolvendo as operaes, usando dados apresentados em grficos ou tabelas, inclusive com duas entradas.

39
O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Reconhecer a decomposio de nmeros naturais nas suas diversas ordens. Item M050536A9

(M050536A9)

O nmero 2 046 pode ser escrito como

A) 2 + 04 + 6 B) 20 + 4 + 6 C) 200 + 40 + 6 D) 2 000 + 40 + 6

% de Resposta 5EF A 17,6% B 7,7% C 7%

% de Resposta 6EF A 18% B 9,2% C 7%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram no entender a decomposio de nmeros nas suas ordens, pois no compreendem o valor relativo dos algarismos que constituem um nmero no sistema de numerao decimal. Os alunos que assinalaram a alternativa B demonstram no compreender o valor relativo dos algarismos num sistema posicional, como o sistema de numerao decimal. Os alunos que assinalaram a alternativa C erraram ao estabelecer o valor relativo do algarismo 2, pois o consideraram que seu valor seria 200, e no 2 000. Os alunos que assinalaram a alternativa D demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item correlacionando de forma correta o nmero sua decomposio no sistema decimal. Brancos e Nulos

D 67,1%
0,6%

D 64,8%
1%

40

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Resolver problema com nmeros naturais, envolvendo adio e subtrao. Item M050161CE

(M050161CE) No stio de Jos, havia 326 ovelhas. Ele comprou mais 241 ovelhas e, depois, vendeu 132 dessas ovelhas. Quantas ovelhas Jos tem agora?

A) 109 B) 194 C) 435 D) 567

% de Resposta A 7,9% B 7,1%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram no ter se apropriado do contexto, pois subtraram a quantidade de ovelhas compradas pela a quantidade vendida, ou seja, fizeram 241 132 = 109. Os alunos que assinalaram a alternativa B demonstram no ter se apropriado do enunciado, pois, subtraram a quantidade inicial de ovelhas pela a quantidade vendida, ou seja, fizeram 326 132 = 194. Os alunos que assinalaram a alternativa C demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item, pois somaram quantidade inicial de ovelhas o nmero de ovelhas compradas para, em seguida, subtrair dessa soma a quantidade de ovelhas vendidas. Os alunos que assinalaram a alternativa D erraram ao ignorar a quantidade de ovelhas vendidas, j que simplesmente somaram o nmero inicial de ovelhas ao nmero de ovelhas compradas, fazendo 326 + 241 = 567. Brancos e Nulos: 1,4%

C 74%
D 9,6%

41
O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Resolver problema com nmeros racionais, dados na forma decimal, envolvendo a operao de subtrao, representando valores do sistema monetrio. Item M050400A9

(M050400A9) Carla comprou uma cala por R$ 37,90 e pagou com uma nota de R$ 50,00. Quanto ela recebeu de troco por essa compra?

A) R$ 12,10 B) R$ 13,90 C) R$ 27,90 D) R$ 28,10

% de Resposta

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A compreenderam que a operao adequada ao contexto era a subtrao e a efetuaram corretamente, fazendo 50 37,90 e encontrando 12,10. Esses alunos demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item. Os alunos que assinalaram a alternativa B reconheceram que a operao adequada era a subtrao, mas consideraram apenas a parte inteira das duas quantias envolvidas e, a essa diferena, acrescentaram a parte decimal. Esses alunos demonstram no saber lidar com o algoritmo da subtrao. Os alunos que assinalaram a alternativa C demonstram no dominar o algoritmo da subtrao, pois efetuaram, em cada ordem, a diferena do maior para o menor algarismo. Os alunos que assinalaram a alternativa D demonstraram no dominar o algoritmo da subtrao o que denota assim no ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item. Brancos e Nulos: 1,2%

A 63,3%
B 12,9% C 18,2% D 4,4%

42
De 225 at 250 pontos

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

Neste nvel, os alunos do 3 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9 9 9 9

Identificar o nmero natural que representado por um ponto especificado da reta numrica graduada em intervalos. Reconhecer a composio/ decomposio de um nmero na escrita decimal, em casos mais complexos. Reconhecer a lei de formao de uma sequncia de nmeros naturais, com auxlio de representao na reta numrica. Resolver uma diviso exata por nmero de at dois algarismos e uma multiplicao cujos fatores so nmeros de at dois algarismos. Localizar informaes em grficos de colunas duplas. Ler grficos de setores. Resolver problemas: envolvendo converso de kg para g ou relacionando diferentes unidades de medida de tempo (ms/ trimestre/ano). de trocas de unidades monetrias, envolvendo nmero maior de cdulas e em situaes menos familiares. utilizando a multiplicao e reconhecendo que um nmero no se altera ao multiplic-lo por um.

Os alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental ainda conseguem:

9 9 9 9 9 9

Reconhecer a representao numrica de uma frao com o apoio de representao grfica. Identificar os lados e, conhecendo suas medidas, calcular a extenso do contorno de uma figura poligonal dada em uma malha quadriculada. Identificar propriedades comuns e diferenas entre slidos geomtricos (nmero de faces, vrtice e aresta). Comparar e calcular reas de figuras poligonais em malhas quadriculadas. Identificar figuras planas dentre um conjunto de polgonos, pelo seu nmero de lados. Resolver problema envolvendo o clculo de intervalo de tempo transcorrido entre dois instantes, dados horas inteiras sem a necessidade de transformao de unidades.

Os alunos do 6 ao 9ano do Ensino Fundamental ainda conseguem:

9 9 9 9 9 9 9

Calcular o permetro de figuras sem o apoio de malhas quadriculadas. Identificar o grfico de setor que representa as informaes apresentadas em tabela. Resolver problemas envolvendo mais de uma operao. Resolver problemas que envolvem a interpretao de dados apresentados em grficos de barras ou em tabelas. Resolver problemas que envolvem subtrao de nmeros racionais com o mesmo nmero de casas decimais. Identificar quadrilteros pelas caractersticas de seus lados e ngulos. Identificar grfico de colunas que corresponde a uma tabela com nmeros positivos e negativos.

43
O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Em um problema, estabelecer trocas entre cdulas e moedas do sistema monetrio brasileiro, em funo de seus valores. Item M050223B1

(M050223B1) Lara trocou R$ 10,00 por 4 notas de mesmo valor e 4 moedas de mesmo valor. Quais notas e moedas Lara recebeu nessa troca?

A)

B)

C)

D)

% de Resposta 4EF

% de Resposta 5EF

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item, pois associaram quantidade a ser trocada uma combinao exata de quatro moedas e quatro notas, em conformidade com o enunciado do item. Os alunos que assinalaram a alternativa B no se apropriaram do enunciado do item, pois consideraram dez moedas de R$0,50 e uma nota de R$5,00 para totalizar a quantia de R$10,00. Os alunos que assinalaram a alternativa C no se apropriaram do enunciado do item, pois, mesmo ao associar corretamente as quatro moedas de R$1,00, erraram ao considerar apenas trs notas de R$2,00 para completar a quantia de R$10,00. Os alunos que assinalaram a alternativa D no se apropriaram do enunciado do item, pois consideraram somente uma nota de R$5,00 e 5 moedas de R$1,00 para completar a quantia de R$10,00. Brancos e Nulos

A 29,5%
B 14,5% C 12% D 39,5% 4,5%

A 42,4%
B 12% C 12,1% D 30,3% 3,2%

44

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Calcular o intervalo de durao de um evento a partir dos horrios de incio e trmino. Item M060089B1

(M060089B1) Veja abaixo os horrios do nascer e do pr-do-sol em um dia de inverno na cidade de So Paulo SP.

06 h 22 min

17 h 36 min

Nesse dia, por quanto tempo o sol iluminou a cidade de So Paulo? A) 11 horas e 14 minutos. B) 12 horas e 14 minutos. C) 17 horas e 36 minutos. D) 23 horas e 58 minutos.

% de Resposta 5EF

% de Resposta 6EF

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A calcularam corretamente a durao do evento, efetuando a diferena 17 h 36 min 06 h 22 min, subtraindo horas de horas e minutos de minutos, encontrando 11 h 14 min. Os alunos que assinalaram a alternativa B efetuaram uma contagem para estabelecer a durao do evento, em horas. Erraram essa contagem, pois comearam em 6 e terminaram em 17, concluindo terem se passado 12 horas, ao invs de 11 horas. Para os minutos, realizaram corretamente a diferena 36 22, chegando a 14 minutos. Os alunos que assinalaram a alternativa C erraram ao atribuir expresso por quanto tempo o sol iluminou o significado at que horrio o sol iluminou. Os alunos que assinalaram a alternativa D no atriburam significado ao contexto e realizaram a soma dos horrios do nascer e do pr- do-sol. Brancos e Nulos

A 43,9%
B 12,5% C 21,6% D 21,1% 0,9%

A 48,4%
B 11,9% C 16,9% D 22,1% 0,7%

45
De 250 at 275 pontos
Neste nvel, os alunos do 4 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

Calcular o resultado de uma diviso por um nmero de 2 algarismos, inclusive com o resto. Reconhecer alguns polgonos (tringulos, quadrilteros, pentgonos e hexgonos) e crculos. Reconhecer a modificao sofrida no valor de um nmero quando um algarismo alterado e resolver problemas de composio ou decomposio mais complexos do que nos nveis anteriores. Reconhecer o m como unidade de medida de rea. Reconhecer a invarincia da diferena em situao-problema. Ler horas em relgios de ponteiros em situaes mais gerais (8h e 50 min). Resolver problemas realizando clculo de converso de medidas: de tempo (dias/anos), de temperatura (identificando sua representao numrica na forma decimal); comprimento (m/km) e de capacidade (ml/l). Associar uma trajetria representada em um mapa sua descrio textual.

Os alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem ainda: Identificar planificaes de um cubo e de um cilindro dada em situao contextualizada (lata de leo, por exemplo). Reconhecer que a medida do permetro de um polgono, em uma malha quadriculada, dobra ou se reduz metade, quando os lados dobram ou so reduzidos metade. Comparar nmeros racionais na forma decimal, no caso de ter diferentes partes inteiras, e calcular porcentagens simples. Resolver problemas de intervalo de tempo que envolve horas e minutos, operando com essas grandezas, inclusive com reserva. Calcular permetros de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas, considerando como unidade de medida o lado do quadradinho da malha quadriculada. Resolver problemas envolvendo subtrao com nmeros naturais de at trs algarismos com reagrupamento e zero no minuendo.

Os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9 9 9 9 9 9

Identificar algumas caractersticas de quadrilteros relativas aos lados e ngulos. Localizar nmeros racionais na forma decimal na reta numrica. Reconhecer e aplicar, em situaes simples, o conceito de porcentagem. Reconhecer e efetuar clculos com ngulos retos e no retos. Reconhecer o grfico de colunas correspondente a dados apresentados de forma textual. Resolver problemas de soma, envolvendo combinaes, e de multiplicao, envolvendo configurao retangular em situaes contextualizadas. Resolver problemas de contagem em uma disposio retangular envolvendo mais de uma operao. Ler tabelas de dupla entrada e reconhecer o grfico de colunas correspondente, mesmo quando ha variveis representadas. Resolver problemas envolvendo as operaes de adio e subtrao entre nmeros racionais na forma decimal, representando grandezas monetrias.

46

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Estabelecer o horrio de trmino de um evento, a partir do horrio de seu incio e de sua durao, envolvendo converso de unidade de tempo. Item M050037B1

(M050037B1) Joo foi com seu pai ao estdio de futebol assistir o jogo do seu time. O jogo iniciou s 16h 00min. O jogo dividido em dois tempos de 45 minutos e possui um intervalo de 15 minutos. A que horas terminou esse jogo?

A) 17h 45min B) 17h 30min C) 16h 45min D) 16h 00min

% de Resposta 5EF

% de Resposta 6EF

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram ter desenvolvido a habilidade que est sendo avaliada, pois realizaram corretamente as operaes e as converses de unidade. Os alunos que assinalaram a alternativa B demonstram realizar corretamente as operaes e a converso de unidade de tempo, mas se esqueceram de considerar o intervalo de 15 minutos existente entre os dois tempos do jogo. Os alunos que assinalaram a alternativa C no se apropriaram do enunciado, pois consideraram apenas o 1 tempo do jogo. Os alunos que assinalaram a alternativa D no se apropriaram do enunciado, pois consideraram para resposta uma informao explicita do enunciado, denotando assim no ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item. Brancos e Nulos

A 49,2%
B 30% C 13,7% D 5,2% 1,9%

A 55,7%
B 27,3% C 11,3% D 4,5% 1,2%

47
O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Resolver problema envolvendo converso entre unidades de medida de capacidade: L e mL. Item M050006B1

(M050006B1) Em uma garrafa tem 2,4 L de gua. Quantos copos de 300 mL, completamente cheios, Lcia pode encher com essa quantidade de gua?

A) 8 B) 80 C) 125 D) 720

% de Resposta 5EF

% de Resposta 6EF

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item ao reduzir as duas capacidades para uma mesma unidade de medida para, em seguida, efetuar a diviso. Os alunos que assinalaram a alternativa B erraram ao reduzir as duas capacidades a uma mesma unidade de medida, pois empregaram a relao 1 L = 10 000 mL. Os alunos que assinalaram a alternativa C no se apropriaram do enunciado do item, pois ignoraram as unidades de medida e realizaram a diviso do maior para o menor valor, ou seja, de 300 por 2,4, encontrando como resultado 125. Os alunos que assinalaram a alternativa D no se apropriaram do enunciado do item, pois realizaram a multiplicao de 300 por 2,4, encontrando como resultado 720. Brancos e Nulos

A 48,7%
B 22,6% C 17,4% D 9,1% 2,2%

A 49,2%
B 22,6% C 17% D 8,7% 2,5%

48

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Resolver problema que envolve o clculo da porcentagem 25%. Item M050087CE

(M050087CE) Um tcnico de futebol selecionou 80 garotos para fazer um teste para entrarem em uma escolinha de futebol. Desses garotos, 25% foram aprovados no teste. Quantos garotos foram aprovados nesse teste?

A) 20 B) 25 C) 40 D) 105

% de Resposta

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item, pois associaram ao percentual 25% o fator 1 , calculando 1 x 80 = 20.

A 24,2%
B 33,6% C 24,3% D 16,2%

Os alunos que assinalaram a alternativa B no souberam lidar com a noo de porcentagem, pois atriburam noo relativa da porcentagem de 25%, o valor absoluto 25. Os alunos que assinalaram a alternativa C erraram ao associar ao percentual 25% o fator 2 (metade), em lugar do fator 1 , encontrando assim o valor correspondente a 50%. Os alunos que assinalaram a alternativa D demonstram no compreender o significado de porcentagem, pois simplesmente efetuaram a soma entre o valor absoluto 80 com o valor 25 referente ao percentual apresentado. Brancos e Nulos: 1,7%
1

49
De 275 at 300 pontos
Neste nvel, os alunos do 4 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9

Resolver problemas de situaes de troco, envolvendo um maior nmero de informaes e operaes. Resolver problemas de soma e subtrao de nmeros racionais (decimais) na forma do sistema monetrio brasileiro, em situaes complexas.

Os aluno do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

Estabelecer relao entre fraes prprias e imprprias e as suas representaes na forma decimal, assim como localiz-las na reta numrica. Identificar poliedros e corpos redondos, relacionando-os s suas planificaes. Resolver problemas que envolvem reconhecer que 50% correspondem metade. Reconhecer diferentes planificaes de um cubo. Identificar frao como parte de um todo, sem apoio da figura.

Os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: Identificar as posies dos lados de quadrilteros (paralelismo). Resolver problemas utilizando multiplicao e diviso, em situao combinatria. Resolver problemas simples de contagem, envolvendo o princpio multiplicativo. Reconhecer o grfico de linhas correspondente a uma sequncia de valores ao longo do tempo (com valores positivos e negativos). Resolver problemas envolvendo as operaes de adio e subtrao com reagrupamento de nmeros racionais dados em sua forma decimal.

50

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Relacionar o cubo sua planificao, dada sua imagem. Item M050116CE
(M050116CE)

Veja a figura abaixo.

Qual a planificao desse slido? A) B)

C)

D)

% de Resposta

Hiptese
Os alunos que assinalaram a alternativa A demonstraram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item ao associar corretamente o slido sua planificao. Os alunos que assinalaram a alternativa B observaram apenas o nmero de quadrados que a planificao deveria conter, considerando que essa quantidade deveria ser igual ao nmero de faces do poliedro. Esses alunos avaliaram que isso seria suficiente para caracterizar a planificao do cubo. Os alunos que assinalaram a alternativa C observaram apenas o nmero de quadrados que a planificao deveria conter, considerando que essa quantidade deveria ser igual ao nmero de faces do poliedro. No avaliaram as posies relativas que esses quadrados deveriam apresentar na planificao de forma a poder se reconstituir o cubo. Os alunos que assinalaram a alternativa D observaram apenas o nmero de quadrados que a planificao deveria conter, considerando que essa quantidade deveria ser igual ao nmero de faces do poliedro. No avaliaram se, a partir da planificao sugerida, seria possvel reconstituir o slido. Brancos e Nulos: 3,4%

A 40,9%
B 14,4% C 18,3% D 23%

51
De 300 at 325 pontos
Neste nvel, os alunos do 4 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9

Identificar a localizao (requerendo o uso das definies relacionadas ao conceito de lateralidade) de um objeto, tendo por referncia pontos com posio oposta sua e envolvendo combinaes. Realizar converso e soma de medidas de comprimento e massa (m/km e g/kg). Identificar um nmero natural (no informado), relacionando-o a uma demarcao na reta numrica. Avaliar distncias horizontais e verticais em um croqui, usando uma escala grfica dada por uma malha quadriculada, reconhecendo o paralelismo entre retas.

Os alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem ainda:

9 9 9 9 9 9 9 9 9 9

Reconhecer ngulos agudos e obtusos. Resolver o problema envolvendo o clculo de rea de figuras planas (retngulo). Identificar mais de uma forma de representar numericamente uma mesma frao e reconhecer fraes equivalentes. Reconhecer o significado da palavra permetro. Efetuar operaes com horas e minutos, fazendo a reduo de minutos em horas. Identificar elementos de figuras tridimensionais. Contar blocos em um empilhamento representado graficamente e saber que, em figuras obtidas por ampliao ou reduo, os ngulos no se alteram. Transformar frao em porcentagem e vice-versa. Resolver problemas envolvendo porcentagens diversas e suas representaes na forma decimal.

Os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: Reconhecer um quadrado fora da posio usual.

52

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

O item a seguir avalia a habilidade de o aluno Identificar ngulos obtusos entre ngulos internos de diferentes polgonos, representados em uma malha quadriculada. Item M050739A9

(M050739A9)

Veja as figuras abaixo.

Quais dessas figuras tm ngulos obtusos? A) 1 e 4. B) 2 e 3. C) 1 e 5. D) 4 e 5.

% de Resposta A 10,3%

Hiptese Os alunos que assinalaram a alternativa A no se apropriaram do comando do item, bem como da definio de ngulo obtuso, pois apontaram um conjunto de figuras nas quais no h ngulo obtuso. Os alunos que assinalaram a alternativa B demonstram ter desenvolvido a habilidade avaliada pelo item ao apontar corretamente os dois polgonos que apresentam ngulos obtusos. Os alunos que assinalaram a alternativa C confundiram os conceitos de ngulo reto e ngulo obtuso ao apontarem as figuras 1 e 5. Os alunos que assinalaram a alternativa D, assim como os que optaram pela alternativa A, no se apropriaram do comando do item, bem como da definio de ngulo obtuso, pois apontaram um conjunto de figuras nas quais no h ngulo obtuso. Brancos e Nulos: 1,4%

B 50%
C 30,7% D 7,6%

53
De 325 at 350 pontos
Neste nvel, os alunos do 4 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9

Identificar uma figura simtrica a outra, dado o eixo de simetria.

Os alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: Calcular ampliao, reduo ou conservao da medida (informada inicialmente) de ngulos, lados e rea de figuras planas. Resolver problema de porcentagens diversas e suas representaes na forma fracionria (incluindo noo de juros simples e lucro). Reconhecer as diferentes representaes decimais de um nmero fracionrio, identificando suas ordens (dcimos, centsimos, milsimos).

Os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9

Classificar ngulos em agudos, retos ou obtusos de acordo com suas medidas em graus. Efetuar clculos de razes quadradas e identificar o intervalo numrico em que se encontra uma raiz quadrada no-exata. Analisar grficos de colunas representando diversas variveis, comparando seu crescimento.

De 350 at 375 pontos


Neste nvel, os alunos do 4 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9 9 9 9 9

Resolver problemas envolvendo a converso de m em litro.

Os alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: Identificar o slido que corresponde a uma planificao dada. Reconhecer a proporcionalidade entre comprimentos em figuras relacionadas por ampliao ou reduo. Calcular o permetro de polgonos sem o apoio de malhas quadriculadas. Analisar um grfico de linhas com sequncia de valores. Resolver problemas de juros simples. Resolver situaes-problema que requerem a identificao de paralelismo e perpendicularismo entre retas. Identificar quadrilteros cujas diagonais so perpendiculares.

Acima de 375 pontos


Neste nvel, os alunos do 4 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem:

9 9 9 9

reconhecer o valor posicional de um algarismo decimal e a nomenclatura das ordens.

Os alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: calcular a rea de figuras simples ( tringulo, paralelogramo, retngulo, trapzio); reconhecer que a rea de um retngulo quadruplica quando seus lados dobram.

Os alunos do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental conseguem: resolver problemas utilizando propriedades dos quadrilteros.

54

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

ATIVIDADES PARA APROPRIAO DOS RESULTADOS

A seguir, voc encontrar algumas propostas de atividades a serem desenvolvidas com a equipe pedaggica da escola. Esta ser uma interessante oportunidade para pensar coletivamente aes pedaggicas que visem melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, elevao dos indicadores educacionais da escola.
O que esperamos deste momento de discusso dos resultados a criao de uma rede de responsabilizao da qual fazem parte a direo, os professores, os coordenadores pedaggicos, os estudantes e seus familiares. O intuito da criao dessa rede integrada conectar esses atores em fortes elos de solidariedade, coparticipao, comprometimento e atitude positiva frente aos desafios de transformar, para melhor, o processo educativo da escola. Isso equivale a dizer que, para os resultados da Edio 2010 do Avalia BH se tornarem efetivamente um instrumento de melhoria da eficcia escolar, o sucesso das aes a serem desenvolvidas na escola depender muito mais da interao estabelecida entre todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, do que da simples soma de seus esforos isolados, ainda que estes sejam grandes. Da depreende-se a importncia de um espao institucional criado com o objetivo de facilitar a divulgao e apropriao dos resultados da avaliao do Avalia BH, tornando essa ao uma importante aliada na busca por um sistema educativo capaz de promover justia e incluso social. Para que esse iderio transponha o mero discurso e efetivamente se concretize, preciso, em primeiro lugar, que voc e todos de sua escola acreditem que isso possvel.

Esperamos que as atividades para apropriao de resultados contribuam para o estabelecimento de uma cultura permanente de debate, reflexo e utilizao dos resultados do Avalia BH para o planejamento coletivo da escola.

55
Atividade 1 Anlise dos resultados de proficincias mdias e de participao dos estudantes Objetivo Material(ais) necessrio(s) Pontos-Chave
Analisar os resultados de proficincia mdia e de participao do Avalia BH 2010. Folhas de papel ofcio e material para anotao, boletins de Matemtica com os resultados da sua escola. Dever ficar claro para o participante que as proficincias mdias expressas nos boletins so medidas de tendncia central, ou seja, elas representam, por meio de um valor nico, ou central, o conjunto das proficincias alcanadas nos testes por todos os estudantes e, portanto, sofre influncia da quantidade de estudantes que respondem aos testes.

Realizao: Forme grupos com no mximo cinco pessoas e distribua os resultados de Matemtica da sua escola. Em
seguida, discuta os resultados com base nas seguintes questes norteadoras:

Compare a proficincia mdia da nossa escola com as outras mdias apresentadas. Como voc interpreta a posio de nossa escola? E a participao? De que forma voc acha que a participao pode interferir nos resultados de nossa escola?

Deixe que os grupos respondam livremente, expondo suas opinies. Depois desse debate inicial, voc poder passar fase seguinte, com a sistematizao das respostas:

9 9

Pea aos participantes de cada grupo que anotem, em tpicos, os principais pontos da discusso. Depois de decorrido o debate interno, reagrupe os participantes de modo que se forme a metade de grupos anteriormente formados. Por exemplo, se no incio havia seis grupos com quatro pessoas, nessa etapa devero ser formados trs grupos com oito pessoas cada grupo. Os novos grupos formados devero comparar suas respostas anteriores para o estabelecimento de um consenso e elaborar uma resposta final. Pea que os participantes elejam um representante de cada grupo, o qual dever apresentar as concluses para todos.

9 9

Voc pode encerrar essa atividade destacando os pontos mais interessantes nas respostas dos grupos e pode, inclusive, anot-los no quadro.

56
Atividade 2

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

Anlise dos resultados da evoluo do desempenho e do percentual de estudantes em cada nvel e padro da escala de proficincia de Matemtica Objetivo Material(ais) necessrio(s)
Analisar a evoluo dos resultados entre as diferentes edies do Avalia BH e o percentual de estudantes em cada nvel e padro de desempenho. Folhas de papel ofcio e material para anotao, boletins de Matemtica com os resultados da sua escola. Pequenos cartazes com os dizeres: Abaixo do Bsico, Bsico, Satisfatrio e Avanado. O importante nessa atividade o entendimento de que, apesar da proficincia mdia ser uma importante medida representativa da escola, a distribuio dos estudantes pelos diferentes nveis e padres da escala permite um grau mais refinado na interpretao dos resultados. Pelos grficos de distribuio possvel, portanto, identificar o percentual de estudantes que precisam de ateno focalizada por parte da escola. A evoluo dos resultados da escola ao longo das edies do Avalia BH permite compreender, por sua vez, o desempenho dos estudantes nas ltimas avaliaes.

Pontos-Chave

Realizao: A primeira parte dessa dinmica segue o mesmo formato da anterior, modificando-se apenas o contedo do debate. Forme grupos com, no mximo, cinco pessoas e distribua os resultados de Matemtica da sua escola. Em seguida discuta com os participantes sobre os resultados com base nas seguintes questes norteadoras:

Nos grficos da evoluo do desempenho, qual o comportamento dos resultados para as ltimas edies do Avalia BH no municpio, na regional e em nossa escola? O percentual de estudantes nos padres mais baixos da escala tem diminudo ou aumentado nas ltimas avaliaes? quais fatores voc credita esse comportamento?

Deixe que os grupos respondam livremente, expondo suas opinies. Depois desse debate inicial, voc poder passar fase seguinte, com a sistematizao das respostas.

9 9

Pea aos participantes de cada grupo que anotem, em tpicos, os principais pontos da discusso interna. Depois de decorrido o debate interno, reagrupe os participantes de modo que se forme a metade de grupos anteriormente formados. Por exemplo, se no incio havia seis grupos com quatro pessoas, nessa etapa devero ser formados tres grupos com oito pessoas cada grupo. Os novos grupos formados devero comparar suas respostas anteriores para o estabelecimento de um consenso e elaborar uma resposta final. Pea que os participantes elejam um representante de cada grupo, o qual dever apresentar as concluses para todos.

9 9

Voc pode encerrar essa atividade destacando os pontos mais interessantes nas respostas dos grupos e pode, inclusive, anot-los no quadro. Depois de transcorrido o debate anterior, voc pode iniciar a segunda parte dessa atividade. Para tanto, divida os participantes em quatro grupos. Para cada grupo voc dever entregar um cartaz com o padro de desempenho. Assim,

57
por exemplo, para o grupo I voc poder entregar o cartaz Abaixo do Bsico, para o grupo II o cartaz Bsico e assim sucessivamente at o grupo IV com o cartaz onde se l Avanado. Depois que cada grupo recebeu o seu cartaz, pea para que os participantes informem o percentual de estudantes da escola em cada padro de desempenho. Feito isso, as discusses podem ter por centro as seguintes diretrizes:

Agora que vocs identificaram o percentual de estudantes em cada padro, quais as caractersticas de desempenho em Matemtica que os estudantes de cada grupo apresentam?
Essas caractersticas esto no Quadro dos Padres de Desempenho, neste boletim. Os participantes devero fazer a interpretao das caractersticas de desempenho correspondentes ao cartaz do seu grupo, ou seja, quem est no grupo Satisfatrio, por exemplo, dever interpretar o que entendeu das caractersticas de desempenho referentes a esse padro. Depois que cada grupo apresentar as suas caractersticas de desempenho, voc poder question-los nos seguintes pontos:

Qual o percentual de estudantes da escola que pode estar correndo risco de evaso? Por que isso est acontecendo em nossa escola? Quais aes podem ser implementadas para reduo do percentual de estudantes nos padres de baixo desempenho?

Pea para cada grupo apresentar sua resposta. Todos devero participar e apresentar uma resposta final, consensual. Por ltimo, para encerrar essa atividade, voc poder perguntar aos participantes:

Os estudantes que esto nos diferentes nveis de desempenho da escala de proficincia so capazes de realizar quais tarefas?
A resposta a essa questo requer a apresentao dos itens de proficincia que esto neste boletim. Pea, ento, para os grupos apresentarem os itens correspondentes aos padres de desempenho de cada grupo. Ou seja, os participantes do grupo Avanado, por exemplo, devero apresentar alguns itens representativos dos intervalos constituintes desse padro. Atente ao percentual de respostas para cada alternativa demonstrado pelos estudantes de nosso municpio. Levante, juntamente com os grupos, outras possveis hipteses cognitivas para as alternativas dos itens.

58
Atividade 3

BOLETIM DA ESCOLA | AVALIA BH

Interpretao pedaggica dos resultados por meio da escala de proficincia de Matemtica Objetivo Material(ais) necessrio(s)
Interpretar, de forma pedaggica, os resultados da escola com base na escala de proficincia em Matemtica. Boletins de Matemtica com os resultados da sua escola. Cpias das escalas de proficincia para esta dinmica, que esto disponveis no Portal da avaliao, acessvel atravs do site www.avaliabh.caedufjf.net. Para os participantes dever ficar claro que cada um dos domnios da escala se divide em competncias que, por sua vez, renem um conjunto de habilidades, que so apresentadas por meio dos descritores da Matriz de Referncia. As cores presentes na escala de proficincia, que vo do amarelo-claro ao vermelho, representam a gradao de complexidade das habilidades desenvolvidas, pertinentes a cada competncia. O entendimento da gradao das cores fundamental para proceder interpretao pedaggica dos resultados da escola.

Pontos-Chave

Realizao: Forme grupos com, no mximo, quatro pessoas para essa atividade. Depois da formao dos grupos,
distribua as cpias com a escala de proficincia em Matemtica para cada grupo. Em seguida informe sobre as seguintes tarefas que os grupos devero realizar:

9 9

Pea para traarem uma reta vertical na escala exatamente no ponto referente proficincia mdia da escola. Depois de traar essa reta, os participantes devero colocar, na primeira linha da escala, no espao correspondente, o percentual de estudantes para cada nvel. Da mesma forma, na ltima linha da escala, os participantes devero preencher com o percentual de estudantes para cada padro de desempenho.

Feito isso, voc poder direcionar os debates entre os grupos com os questionamentos:

Vocs viram que, na escala de proficincia, existem diferentes cores. O que isso quer dizer? Quais habilidades os estudantes do II Ciclo do Ensino Fundamental, que esto no padro de desempenho Avanado para Matemtica, demonstram ter? Qual o percentual de estudantes nos intervalos anteriores ao padro de desempenho Satisfatrio? Quais prticas pedaggicas podemos implementar em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades nesses grupos de estudantes?
Deixe que os grupos debatam o suficiente para compor as respostas. As anlises que os grupos faro devem ter por base os Domnios e Competncias da Escala, apresentados neste boletim. Os participantes devem discutir, em especial, as habilidades ainda no desenvolvidas pelos seus estudantes. Depois da exposio das respostas, ao realizar o fechamento dessa atividade, voc poder chamar a ateno para o fato de que a escala apresenta o desenvolvimento do estudante de forma contnua e cumulativa ao longo de seu processo de escolarizao, ou seja, as habilidades ali expressas vo se tornando cada vez mais complexas a medida que o estudante avana nas etapas de escolaridade.

Depois de encerradas as atividades propostas, voc poder estruturar formas para o acompanhamento e monitoramento das aes voltadas para a melhoria do desempenho escolar. Essa atitude muito importante para consolidar a proposta das atividades em sua escola.

59

GORA COM VOC

Voc conheceu, neste Boletim, o desempenho de sua escola nos testes de proficincia da edio de 2010 do Avalia BH, comparou dados, interpretou de forma pedaggica a escala de proficincia. De posse deste material, voc j tem os indicativos do que est indo bem e o que ainda precisa (e pode) ser melhorado na sala de aula e na escola. Voc e toda a sua comunidade escolar tm, agora, dados concretos sobre o desenvolvimento das habilidades e competncias bsicas dos estudantes avaliados. hora, pois, de utilizar esse conhecimento em prol da melhoria da educao ofertada em sua escola. Nos aspectos em que os estudantes foram bem sucedidos, voc pode manter e at intensificar as suas prticas. Por outro lado, no desanime se os resultados no foram satisfatrios. Eles podero ser melhorados. Temos certeza de que voc e todos da escola esto preocupados e desenvolvero estratgias para reverter essa situao. A coleo Avalia BH 2010 que a escola est recebendo no pode ficar guardada na estante ou na gaveta. Ela dever nortear a discusso das reunies na escola (equipe gestora, professores, comunidade) e nos encontros de formao continuada. A partir das informaes trazidas por essas publicaes, ser possvel repensar o planejamento da escola e implementar prticas pedaggicas e de gesto alinhadas com o anseio de consolidar uma escola de qualidade em Belo Horizonte.

Acreditamos que os dados do Avalia BH podem contribuir para uma prtica reflexiva capaz de transformar a escola em uma instncia na qual a equidade de oportunidades seja, efetivamente, um instrumento de promoo dos estudantes.

Вам также может понравиться