Вы находитесь на странице: 1из 25

Ministrio Pblico do Estado de Gois

Apresentao Inicial PMO Institucional MP-GO

Projeto PMO Institucional


Um projeto um esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo. Em muitos casos so implementados para ajudar que a organizao atinja seu plano estratgico.

Projeto PMO Institucional


Operao Continuada / Atividades de Operao / Processo - Abrange um trabalho contnuo, sem data de trmino e geralmente repetem o mesmo processo.

OBS: Este slide no est presente na apresentao.

Projeto PMO Institucional

PMI - Project Management Institute uma associao no governamental, criada nos EUA em 1969, sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento da atividade de Gerenciamento de Projetos. a entidade lder mundial no desenvolvimento de padres para a prtica da profisso de gerenciamento de projetos. No apresenta regras e sim melhores prticas. O documento base, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), reconhecido no mercado de trabalho mundial como o padro para Gerenciamento de Projetos.

OBS: Este slide no est presente na apresentao.

Projeto PMO Institucional

PROJETO um esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo. PROGRAMA um grupo de projetos gerenciados de maneira coordenada para a obteno de benefcios que no poderiam ser alcanados se gerenciados individualmente. PORTFLIO um conjunto de projetos e/ou programas agrupados para facilitar o gerenciamento e a coordenao do trabalho de modo a potencializar o alcance de objetivos estratgicos. Stakeholders so indivduos ou organizaes ativamente envolvidos no projeto, ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados por seus resultados.
Ex.: Transposio do rio So Francisco. So stakeholders: O padre, os agricultores, pescadores, governo, etc...

Projeto PMO Institucional


Planejamento insuficiente; Cronogramas no realistas; Metas e objetivos mal estabelecidos; Informaes insuficientes ou inadequadas; Muitas atividades e pouco tempo para realiz-las; Tempo insuficiente para planejamento; Os produtos finais no estavam bem definidos; Padres de trabalho no foram estabelecidos; M relao com os stakeholders do projeto; Expectativas no alinhadas com a realidade; Falta de participao da equipe na tomada de decises; Projeto baseado no feeling dos envolvidos.
OBS: Este slide no est presente na apresentao.
6

Projeto PMO Institucional


Gerir : ter gerncia sobre, administrar, dirigir, reger, gerenciar ( Dicionrio Aurlio)

Gerenciamento de projetos a aplicao de conhecimento, habilidades, ferramentas e tcnicas s atividades do projeto de forma a alcanar os requerimentos do projeto

Projeto PMO Institucional

Influenciar a Organizao / Persuaso

Comunicao

Liderana Negociao
OBS: Este slide no est presente na apresentao.

Resoluo de Problemas

Projeto PMO Institucional


Project Manager Office, escritrio de projetos uma unidade
organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos sob seu domnio. (PMBOK 2004) Em que o PMO ser til para o MP-GO 1 Alinhar projetos com s estratgias organizacionais; 2 Viso executiva para a alta administrao; 3 Medir o alcance de resultados;
4 Melhorar o desempenho dos Projetos, atravs da utilizao de melhores praticas;

5 Estabelecer padres metodolgicos para toda organizao; 6 Reduzir o nvel de incerteza e riscos; 7 Consultoria e orientao em Gerenciamento de Projetos; 8 Melhorar a comunicao interna e o compartilhamento de conhecimentos; 9 Programa de capacitao permanente de gestores de projeto;
9

Projeto PMO Institucional


1 Alinhamento s estratgias organizacionais
Gerenciamento de portflio; Identificao, criao e gesto de indicadores de desempenho dos projetos; Assessorar a alta administrao em relao aos projetos estratgicos do MP-GO. Proporcionar uma viso integrada do portflio de projetos da organizao; Manter a gerncia / diretoria e os stakeholders informados em relao a situao dos projetos. Avaliao de resultados do projeto em relao ao planejado; Realizar comparaes de desempenho entre projetos. Contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos e servios entregues pelos projetos; Melhorar o retorno dos projetos para o MP-GO e para a comunidade; Melhorar a utilizao dos recursos reduzindo custos de longo prazo; Aumentar a taxa de sucesso dos projetos; Implementar aes para manter adequada a relao Custo x Prazo x Escopo x Qualidade; Promover a melhoria contnua da gesto de projetos; Aumentar a satisfao dos clientes por meio da melhoria da qualidade dos servios entregues.

2 Viso executiva para a alta administrao

3 Medir o alcance dos resultados

4 Melhorar o desempenho dos Projetos.

OBS: Este slide no est presente na apresentao.

10

Projeto PMO Institucional


5 Estabelecer padres metodolgicos para toda organizao
Definir e implementar uma metodologia de gerenciamento de projetos; Identificar, desenvolver e garantir a aderncia a padres e procedimentos em GP; Padronizar informaes, cronogramas, estimativas, relatrios, planos; Zelar pela padronizao e regulamentao da gesto de projetos no MP-GO.

6 Reduzir o nvel de incerteza e riscos

Atuar para a reduo dos riscos dos projetos por meio da melhoria no planejamento; Atuar na resoluo de conflitos nos projetos; Estimar riscos e aes de mitigao aos mesmos.

7 Consultoria e orientao em Gerenciamento de Projetos

Apoio aos gerentes de projeto durante todo o projeto; Auxlio na recuperao de projetos com problemas; Facilitar a elaborao e a conduo de projetos; Prestar assessoria tcnica em gerenciamento de projetos aos gestores; Ser um centro de apoio aos times de projetos; Promover reunies gerenciais internas e externas para acompanhamento dos projetos; Dar suporte aos gerentes de projeto nas atividades de planejamento e utilizao de recursos; Prestar consultoria interna na rea de gesto de projetos.

OBS: Este slide no est presente na apresentao.

11

Projeto PMO Institucional


8 Melhorar a comunicao interna e o compartilhamento de conhecimentos
Apoio na produo, consolidao, distribuio e arquivamento de documentos/relatrios; Suporte administrativo; Definio de softwares, tcnicas e ferramentas para GP; Manter histrico dos projetos; Ser o elemento central de informaes; Estimular o esprito de equipe; Alimentao da base de dados de lies aprendidas;

9 Treinamento em Gerenciamento de Projetos

Identificao de habilidades necessrias aos gerentes de projetos; Coordenar e conduzir programas de treinamento; Orientar a formao dos gerentes de projetos; Prover treinamento sobre a metodologia de gesto de projetos; Disseminar a cultura de gerenciamento de projetos no MP-GO.

OBS: Este slide no est presente na apresentao.

12

Projeto PMO Institucional


CEO PMO Nvel 3 Tecnologia da Informao PMO Nvel 2

Administrao

Finanas

RH

Operaes

Sistemas PMO Nvel 1

Infra Estrutura

13

Projeto PMO Institucional

14

Projeto PMO Institucional


STF e PGR No tem PMO, esto iniciando o planejamento estratgico. STJ PMO Nvel 3 (Institucional)
4 pessoas que se dividem em todos os trabalhos; rea Oramentria alinhada ao planejamento; Faz a proposio de projetos, provoca as reas para que enviem projetos; Faz intermediao entre as reas; Repositrio nico de dados e documentos;

15

Projeto PMO Corporativo


TSE PMO Nvel 2 (Departamental, TI) Inicio: Dez/07

+ 300 pessoas na TI, 5 pessoas no PMO sendo 2 PMPs. (Insuficiente para a demanda). Quinzenalmente visitam os gerentes de projetos. O PMO est ligado diretamente a quem decide, neste caso abaixo de um rgo de gesto. Vo implantar funo gratificada para o gerente de projeto, durante o perodo que este estiver gerenciando um projeto. O PMO pode substituir o GP, caso este se tornar um risco para o projeto.

Estrutura Favorvel

16

Projeto PMO Institucional


Nome Solicitante Incio
Departamento MP-GO

Projeto PMO Institucional Procurador Geral 29/08/2008 Tipo Projeto 1 Fim Consultoria / Servios

Durao estimada em 7 meses* No estimado

Oramento

Descrio

O produto esperado deste projeto o planejamento, estruturao e implantao de um escritrio de projetos corportativo ou PMO Nvel 3, alm de promover aes que contribuam com a evoluo da maturidade em gerenciamento de projetos do Ministrio Pblico de Gois.

* Aps o termino dos estudos de viabilidade.

Legenda: 1 Tipo Projeto: Integrao / Desenv. SW / Inst. SW / Inst. HW / Infra-estrutura / Consultoria / Servios / Switch / Hosting

17

Projeto PMO Institucional


Aumento da taxa de implementao dos projetos; Aumento do controle do status dos projetos; Maior contribuio dos projetos aos objetivos estratgicos da organizao; Consolidao da gesto de projetos na organizao pela padronizao de uma metodologia reforando o alinhamento estratgico; Definio e utilizao da ferramenta que suportar esta metodologia, permitindo um maior controle operacional; Incio da manuteno de uma base de informaes histricas de projetos; Prover a formao de gerentes de projetos no mbito do Ministrio Pblico de Gois; Estabelecer mtricas e tcnicas que permitam a gerncia efetiva dos projetos; Coordenar e dar suporte aos gerentes de projetos em suas atividades em GP; Gerir o portflio (carteira) de projetos do MP-GO e aplicao e melhoria contnua da metodologia;
OBS: Este slide no est presente na apresentao.

ser responsvel pela

18

Projeto PMO Institucional


Definio ou levantamento de projetos sob seu acompanhamento; contedos tcnicos dos

Conduo do Planejamento Estratgico do MP-GO; Desenho ou mapeamento de processos organizacionais que no estejam definidos no escopo dos projetos; Levantamento, desenvolvimento, customizao e instalao de sistemas computadorizados; Treinamentos ou capacitaes que no estejam diretamente relacionados com Gerenciamento de Projetos; Execuo de servios gerenciais, operacionais ou administrativos que no estejam explicitamente relacionados com as atribuies do Escritrio de Projetos.

19

Projeto PMO Institucional


No faz parte do escopo deste projeto: Trazer alvio Imediato para os problemas de gesto de projetos; Resolver problemas de projetos que j encontram-se em estado de criticidade; Reduo de custos a curto prazo.

20

Projeto PMO Institucional


Premissas
O projeto ter apoio do Procurador Geral de Justia e das pessoas indicadas por ele; O projeto ter apoio de todas as reas do MP-GO. Treinamento de servidores de maneira a possibilitar a criao de equipes capazes de planejar e construir a metodologia proposta;

Restries
O projeto dever, na medida do possvel, dar preferncia a recursos prprios na execuo das tarefas, evitando contrataes externas.

21

Projeto PMO Institucional

22

Projeto PMO Institucional


Set/08 Out/08 Nov/08 Dez/08 Jan/09 Fev/09 Mar/09 Abr/09 Mai/09 Jun/09 Fase 1 Viabilidade

Fase 2 Implantao

Fase 3

Implementao

Fase 4 Operao Assistida

Capacitao

23

Projeto PMO Institucional

Cargo

Alocao desejada

Gerente do PMO Gerente/Consultor de Projetos Senior Gerente/Consultor de Projetos Pleno Assistente de Projetos Secretria

1 1 1 1 1

* Somente a partir da fase 4 do projeto que ser necessrio um consultor de projetos Senior.
24

Projeto PMO Institucional

Вам также может понравиться