Вы находитесь на странице: 1из 9

Prova 3 Artes

QUESTES OBJETIIVAS QUESTES OBJET VAS


o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IINSTRUES PARA A REALIIZAO DA PROVA NSTRUES PARA A REAL ZAO DA PROVA


o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, s 9 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 40 questes objetivas (20 de cada matria) e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2 h aps o incio da resoluo da prova. 6. No tempo destinado a esta prova (4 horas), est includo o de preenchimento da Folha de Respostas. 7. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta correta ser a soma dos nmeros associados s proposies verdadeiras. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das proposies 01 e 08). 8. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante nesta prova e destaque-o, para retir-lo hoje, nesta sala, no horrio das 13h15min s 13h30min, mediante apresentao do documento de identificao do candidato. Aps esse perodo, no haver devoluo. 9. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas.
Corte na linha pontilhada.

.......................................................................................................................
RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS
o N. DE ORDEM:

NOME:

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

ARTES
Questo 01
Fenmeno da cultura de massa atual de difcil caracterizao como um gnero bem definido, a assim chamada msica sertaneja abriga alguns dos artistas mais bem sucedidos comercialmente no Brasil. A esse respeito, podemos afirmar que 01) alguns crticos musicais ortodoxos acusam-na de ser um produto da indstria cultural sem vnculos profundos com a autntica msica caipira. 02) uma das dificuldades para definir a que tipo de gnero a msica sertaneja corresponde est no fato de que, apesar do nome, muitos dos assuntos abordados por ela no tm a vida rural como cenrio e motivo. 04) as canes sertanejas, em termos estritamente musicais, so apenas execues com instrumental eletrnico de melodias e de ritmos elaborados pelos tradicionais msicos caipiras. 08) a caracterstica mais proeminente e original do fenmeno sertanejo sua dificuldade de incorporar melodias e temticas que foram criadas no interior de outros gneros musicais. 16) seja pelos instrumentos musicais que emprega, seja pelos assuntos abordados nas letras, seja, ainda, pelo pblico a que se destina, o sertanejo no pode ser compreendido sem referncia ao processo de globalizao da cultura.

Questo

02

Os dois textos abaixo so trechos de canes do cantor e compositor carioca Erasmo Carlos. Meu bem s vezes diz / que deseja ir ao cinema / eu olho e vejo bem / que no h nenhum problema / e digo no por favor / no insista e faa a pista / no quero torturar meu corao / garota ir ao cinema / uma coisa normal / mas que eu tenho / que manter a minha fama de mau (...) meu bem chora chora / e diz que vai embora / exige que eu lhe pea / desculpas sem demora / eu digo no por favor / no insista e faa a pista / no quero torturar meu corao / perdo namorada / uma coisa normal / mas que eu tenho / que manter a minha fama de mau. (A minha fama de mau. Disco: A pescaria 1965). Dizem que a mulher / o sexo frgil / mas que mentira absurda / eu que fao parte / da rotina de uma delas / sei que a fora est com elas (...) vejam como forte / a que eu conheo / sua sapincia / no tem preo / satisfaz meu ego / se sentindo submissa / mas no fundo / me enfeitia. (Mulher (sexo frgil). Disco: Mulher 1981). Essas passagens expressam uma vivncia pessoal do artista, seu amadurecimento e a ampliao de sua viso do mundo. Mas, tambm, indicam a influncia de vrios processos histricos em curso que afetaram a msica brasileira. A esse respeito, assinale o que for correto. 01) A primeira cano, ao mencionar o desejo feminino de ir ao cinema e a figura do macho controlador, sugere uma aproximao com os temas e os valores ento dominantes em numerosos filmes hollywoodianos voltados para o grande pblico adolescente. 02) Entre a cano de meados dos anos 60 e a de incio dos anos 70, h uma inverso parcial dos papis ativos do homem e da mulher, embora o compositor mantenha a ideia de que h alguma quota de manipulao nas relaes amorosas. 04) As canes acima mencionadas no so representativas das principais tendncias da msica popular brasileira de massas, pois essas valorizam predominantemente relaes igualitrias entre homens e mulheres. 08) O aprofundamento das lutas feministas a partir dos movimentos de contestao desencadeados em meados dos anos de 1960 na Europa e nas Amricas constitui um pano de fundo significativo do perodo compreendido entre uma e outra cano. 16) O autor um dos mais conhecidos artistas ligados ao movimento da Jovem Guarda, que tinha, nas inseguras relaes amorosas adolescentes, um dos seus principais files temticos.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Artes

Questo

03

Questo

04

possvel dizer (...) que arte so certas manifestaes da atividade humana diante das quais nosso sentimento admirativo, isto : nossa cultura possui uma noo que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se no conseguimos saber o que arte, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas. (COLI, Jorge. O que Arte. So Paulo: Brasiliense, 1996, p. 8). Diante do exposto pelo autor, assinale o que for correto. 01) Caso uma pintura ou uma escultura, independente do prestgio social do artista, no seja admirada por um certo nmero de pessoas, ela j no pode mais ser considerada uma obra de arte. 02) A definio de obra de arte varia no tempo e no espao, porm a definio de arte como manifestao da atividade humana a mesma em todas as sociedades no passado e no presente. 04) Certos meios expressivos como as histrias em quadrinhos no podem ser considerados obras de arte, porque, na sociedade contempornea, somente so assim definidos os objetos expostos nas galerias e nos museus. 08) Em uma sociedade complexa como a que vivemos, a aceitao de uma definio de obra de arte depende, entre outros fatores, das convenes estticas e do acesso dos cidados s diferentes manifestaes artsticas. 16) Embora a definio de arte dependa da cultura na qual estamos inseridos, no podemos deduzir do texto que s possvel reconhecer um objeto como obra de arte quando h consenso a respeito dessa definio.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arquitetura da Europa Ocidental no sculo XIX. 01) A Frana foi o nico pas da Europa que no praticou a chamada arquitetura historicista. 02) No sculo XIX, a produo em larga escala de materiais como o ferro e o vidro em nada afetou a arquitetura europeia. 04) A arquitetura historicista e a arquitetura neoclssica foram igualmente praticadas em muitos pases europeus. 08) Na Inglaterra, devido sua forte industrializao, a arquitetura neoclssica jamais foi praticada, tendo os arquitetos desse pas praticado, j no incio do sculo XIX, o Modernismo. 16) Foi a partir de 1835 que o governo ingls criou as escolas oficiais de desenho, com o claro objetivo de melhorar o design.

Questo

05

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arte do Barroco no Brasil. 01) No Brasil colnia, as vilas e as cidades eram uniformes, e as casas eram construdas sobre o alinhamento das vias pblicas. 02) O Barroco no Brasil desenvolveu-se at o incio do sculo XX, quando esse movimento artstico foi substitudo pelo Modernismo. 04) No Brasil, o Barroco desenvolveu-se ligado Igreja Catlica. 08) Os artistas brasileiros desse movimento artstico no praticaram a escultura, tendo praticado apenas a pintura e a arquitetura. 16) Os arquitetos europeus responsveis pelas igrejas da regio missionria do Sul do pas no sculo XVII e XVIII incorporam s construes traos da arquitetura barroca.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Artes

Questo

06

Questo

08

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre as artes plsticas do sculo XVI. 01) A famosa Villa Capra, obra maior do arquiteto italiano Andrea Palladio, possui caractersticas singulares, como as suas quatro fachadas idnticas, cada uma com um prtico, e a sua cpula central inspirada no Panteo de Roma. A respeito dessa construo, pode-se afirmar que pouco se assemelha a uma habitao da sua poca e , nesse sentido, uma obra marcante e ousada. 02) Michelangelo, apesar da renovao esttica que denominamos de Maneirismo, permaneceu fiel aos mais estritos princpios clssicos, e as suas obras, quando comparadas com obras de outros artistas do mesmo perodo, so austeras e frias. 04) Os artistas do Maneirismo procuram alcanar o efeito de extravagncia, de originalidade e de afetao. 08) Nesse perodo, at mesmo Leonardo da Vinci, um pintor cujas obras so equilibradas e harmoniosas, buscou um ideal esttico prximo ao bizarro. 16) Nesse perodo, a chamada perspectiva cientfica deixou de ser utilizada, uma vez que, para atingir os seus propsitos, os pintores preferiram representar a natureza ao acaso e de maneira intuitiva.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) em relao arte da Roma Antiga. 01) Os escultores romanos representavam no s as caractersticas fsicas das pessoas, mas tambm um ideal de beleza. 02) Os artistas romanos no realizavam nenhum tipo de pintura. 04) Nas construes romanas, os arcos tinham uma funo meramente ornamental, no possuindo, ento, funo estrutural. 08) Os romanos foram grandes apreciadores da arte do mosaico. 16) Existem apenas duas cidades do Imprio Romano nas quais a arte, e mais especificamente, a arquitetura e o urbano podem ser apreciados, a saber, Herculano e Pompeia.

Questo

07

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arte do Renascimento. 01) O movimento artstico denominado Renascimento surgiu, no sculo XV, na cidade de Roma e, posteriormente, espalhou-se por toda a Itlia. 02) A primeira construo a possuir as formas renascentistas o chamado Hospital dos inocentes, obra de Brunelleschi. 04) A chamada perspectiva cientfica, com um nico ponto de fuga, foi criada no sculo XI, tendo sido desenvolvida, posteriormente, por Alberti e Leonardo da Vinci. 08) Michelangelo e Rafael Sanzio, alm de pintores, foram arquitetos. 16) A ltima Ceia, obra de Leonardo da Vinci, uma pintura realizada sobre uma base de madeira para ornamentar o salo da casa de um rico mecenas.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Artes

Questo

09

Questo

10

A partir da dcada de 1930, na Unio Sovitica, desenvolveu-se uma arte comprometida com a criao e a divulgao de uma imagem bastante favorvel do pas. Era importante fazer crescer o orgulho nacional e a certeza de que o socialismo seria bom para todos e melhor do que o capitalismo, que se fortalecia em muitos pases europeus e nos Estados Unidos. (PROENA, Graa. Histria da Arte. So Paulo: tica, 2007, p. 289). Sobre as caractersticas das atividades estticas na URSS durante a Era de Stalin, podemos afirmar que 01) o experimentalismo das vanguardas literrias e artsticas nascidas ou amadurecidas nos primeiros anos da Revoluo Russa foi radicalizado pelos diversos pintores surrealistas apoiados pelo governante e pelo Partido Comunista da Unio Sovitica. 02) tal como ocorreu em outros regimes autoritrios, como o fascismo italiano e o nazismo, a arquitetura retomou elementos neoclssicos para compor as fachadas dos prdios pblicos que deviam servir, tambm, como monumentos grandeza do Estado e da nao. 04) a escultura e a pintura tpicas daquele perodo deram forte nfase figura humana e exaltao ao trabalho, tornando-se meios de propaganda voltados para a idealizao e a justificao do regime estalinista. 08) os escritores precisaram se adequar ao realismo socialista, um tipo de literatura que, em geral, enaltecia a pureza moral da classe trabalhadora, glorificava os partidos comunistas e fazia dos dirigentes soviticos modelos de heris em contraste com a decadncia dos burgueses e seus aliados. 16) coerente com os objetivos democrticos da ideologia comunista, o governo sovitico apoiou as atividades artsticas que criticavam o personalismo e o autoritarismo dos dirigentes dos Estados Autoritrios de todo o mundo.

O movimento da pop art no foi homogneo; grupos de origem social diversa e com diferentes propostas apresentavam em comum um inconformismo diante da vida, a crtica aos meios de comunicao e a massificao da cultura. Defendendo manifestaes efmeras num mundo que se fragmenta, os artistas pop imprimiam um tom irnico em suas manifestaes. (COSTA, Cristina. Questes de Arte. So Paulo: Moderna, 2004, p. 78). A respeito da pop art , assinale o que for correto. 01) Tratou-se de um movimento esttico tipicamente norte-americano no qual certos temas cotidianos j trabalhados pelo cinema e divulgados pela internet foram transportados para o universo das artes plsticas. 02) Dois artistas identificados com esse movimento, Roy Lichtenstein e Andy Warhol, utilizaram-se amplamente da linguagem das histrias em quadrinhos e da fotografia para produzirem interpretaes plsticas irnicas do Mundo Contemporneo. 04) Embora a expresso pop tambm seja empregada para caracterizar outras atividades artsticas, no podemos estabelecer qualquer relao profunda entre a emergncia da pop art e da pop music. 08) Em vrios aspectos, tanto por sua insero na poca quanto pelas temticas que abordou, o movimento esttico conhecido como Tropicalismo pode ser considerado uma expresso brasileira da pop art. 16) Os pintores espanhis Salvador Dali e Pablo Picasso foram representantes significativos da pop art na Europa Ocidental.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Artes

Questo

11

Questo

12

O sculo XX viu o telefone, o cinema, o rdio, a televiso se tornarem objetos de consumo de massa, mas tambm instrumentos essenciais para a vida cotidiana. Enfrentamos agora o fantasma de mais uma intensificao da cultura miditica pelo crescimento global da Internet e pela promessa (alguns diriam ameaa) de um mundo interativo em que tudo e todos podem ser acessados, instantaneamente. (SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mdia? So Paulo: Loyola, 2002, p. 17). A respeito da mdia como fenmeno histrico e de seu impacto sobre a vida contempornea, podemos afirmar que 01) o mundo da arte depende de uma relao pessoal entre criador e espectador e, sendo um mecanismo que impede essa relao, a mdia pe em risco a prpria atividade artstica. 02) o cinema uma forma expressiva complexa que possui tanto uma dimenso artstica quanto uma dimenso industrial e miditica, aspectos que no esto necessariamente em contradio entre si. 04) a leitura do texto citado leva-nos concluso de que a interatividade torna todos os indivduos consumidores, o que ameaa a existncia dos criadores artsticos. 08) a produo artstica tem sido afetada por recursos computacionais que permitem o surgimento de formas expressivas que no podiam ser obtidas por meio das tcnicas tradicionais. 16) uma srie televisiva no pode ser considerada um meio de expresso artstica, pois um produto da mdia voltado para o entretenimento sem compromisso com valores estticos.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arte do Brasil no sculo XIX. 01) De 1850 a 1900, com a decadncia da produo de caf, a arquitetura brasileira no passou por transformao alguma. 02) O Brasil foi o primeiro pas a criar uma academia de arte, posto que, na maioria dos pases, a arte era vista como uma manifestao espontnea que deveria ser desvinculada do Estado. 04) A arquitetura e, de maneira geral, a arte praticadas pelos artistas da Misso Francesa podiam ser compreendidas como barrocas, estilo, ento, muito popular na Frana, o pas de origem desses artistas. 08) No sculo XIX, no vieram trabalhar no Brasil apenas os artistas da Misso Francesa, mas, igualmente, outros artistas europeus. 16) A Misso Artstica Francesa, que chegou ao Brasil no incio do sculo XIX, foi responsvel pela consolidao da influncia europeia no Brasil.

Questo

13

Sobre as artes plsticas do Barroco da Europa Ocidental, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A arquitetura religiosa desse perodo (sculo XVII) apresenta uma maior especulao formal e plstica que a praticada no sculo anterior. 02) A escultura barroca, ao contrrio da pintura e da arquitetura, era formalmente austera e equilibrada. 04) A pintura barroca apresentava uma rica especulao plstica, mas, a despeito desse fato, no foram produzidos muitos exemplares. 08) A fachada oriental do Louvre, obra maior do arquiteto Bernini, um bom exemplo da arquitetura barroca da Frana, que era mais austera que a praticada na Itlia. 16) Uma das criaes mais notveis dos pintores barrocos foi o uso ousado da tcnica denominada claro-escuro.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Artes

Questo

14

Questo

16

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a escultura do Renascimento. 01) Um escultor da cidade italiana de Florena, chamado Donatello, rompeu com o passado medieval ao realizar obras que, de alguma maneira, incorporaram qualidades clssicas. 02) Ao contrrio das esculturas que ornam as fachadas das catedrais gticas, que so rgidas e solenes, as esculturas renascentistas so animadas por uma iluso de realidade e de movimento. 04) Os escultores do Renascimento seguiam fielmente os preceitos dos escultores da Antiguidade Clssica e nada de novo acrescentaram a essa arte. 08) Os escultores renascentistas realizaram a sua arte a partir do estudo de esculturas romanas, dispensando, assim, modelos vivos. 16) Os escultores da Frana e da Alemanha cedo perceberam a revoluo esttica que alterava o panorama artstico na Itlia e acompanharam-na realizando obras de esprito clssico.

Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram uma produo cultural mais livre foram os gregos. (PROENA, Graa. Histria da Arte. So Paulo: tica, 2007, p. 30). Com base na afirmao acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s) em relao arte da Grcia Antiga. 01) Na arquitetura grega do sculo V a. C., eram empregadas duas ordens: a drica e a jnica. 02) A escultura grega, considerando os exemplares remanescentes, era autctone, no tendo sofrido influncia alguma de civilizaes vizinhas. 04) As esculturas do Parthenon, se comparadas com exemplares do Perodo Arcaico, levam-nos a concluir que essa arte foi adquirindo mais liberdade e naturalismo. 08) A influncia da arte da Grcia Antiga no Mundo Ocidental perdurou por muitos sculos. 16) Na construo dos templos, os arquitetos gregos utilizavam arcos, abbadas e, com muita frequncia, cpulas.

Questo

15

O sistema feudal se desenvolveu, embora no se conheam as suas origens, at tornar-se a organizao em torno da qual foi edificada toda uma vida social da Idade Mdia, um sistema to caracterstico e nico quanto a religio e a arte medievais, unindo estreitamente senhor e vassalo, e ao mesmo tempo to vaga, to dependente de gestos simblicos que, hoje, parece-nos impossvel consider-la um sistema. Ao trmino do sculo X, adquiriu a sua forma final. (PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. So Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 45). A partir das consideraes expostas acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) O termo romnico usado para designar a arquitetura dos sculos XI e XII no continente europeu. 02) Os mestres construtores do perodo romnico desconheciam o uso da abbada. 04) Era vedada aos vassalos, mesmo batizados, a entrada e a permanncia nas igrejas, assim como a posse de imagens. 08) Na Frana medieval, os trs elementos que conformam a arquitetura gtica so o arco botante, o arco ogival e a abbada nervurada. 16) Nas igrejas bizantinas, as cpulas eram sustentadas por pendentes e pilastras ou colunas.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Artes

INSTRUO: as questes 17 e 18 referem-se aos textos abaixo. Leia-os atentamente antes de respond-las. Criada e difundida a partir da Gr-Bretanha, em meados do sculo XIX, a expresso folclore (folk-lore) possui, dentre outras, as seguintes acepes: 1. conjunto de costumes, lendas, provrbios, manifestaes artsticas em geral, preservado, atravs da tradio oral, por um povo ou grupo populacional; (...) 2. cincia das tradies, dos usos e da arte popular de um pas ou regio. (Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio: Objetiva, 2001, p. 1364). Quando alguns cientistas sociais comearam a chamar a ateno para a dimenso social do fato folclrico, alguns folcloristas tradicionais protestaram. Uns, apenas pelo fato de que os cientistas sociais (coisa que um folclorista tambm ) pareciam estar invadindo o seu territrio de trabalho. Outros, porque a pesquisa das relaes sociais do folclore parecia um ato profanador. (BRANDO, Carlos Rodrigues. O Que Folclore. So Paulo: Brasiliense, 1982, p. 97).

Questo

18

Questo

17

Embora por motivos que nem sempre coincidiam com os europeus, ao longo do sculo XX, houve tanto momentos de forte valorizao quanto fases de grande desvalorizao do folclore pelos intelectuais e artistas plsticos brasileiros. A esse respeito, assinale o que for correto. 01) Os modernistas, verdadeiros divisores de guas na histria da arte brasileira, levaram ao p da letra a ideia de modernidade, repudiando as formas de desenho, de escultura e de pintura tpicas das camadas populares. 02) O Estado Novo apropriou-se de elementos do folclore brasileiro para reforar o clima emotivo das grandes festas nacionais, ocasio em que eram executadas peas musicais de compositores do regime como Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga e do prprio presidente Getlio Vargas. 04) A literatura e a dramaturgia do escritor Ariano Suassuna, conhecido autor de Auto da Compadecida, alimentam-se amplamente de elementos do folclore do Nordeste brasileiro. 08) Parte significativa da tradio folclrica brasileira tem razes nos imigrantes da Europa Ocidental e Central que vieram para esse pas a partir de finais do sculo XVIII. 16) Nos ltimos anos, a ampliao das polticas de proteo ao patrimnio histrico e artstico visando alcanar o chamado patrimnio imaterial revigorou o interesse pelos fenmenos folclricos no Brasil.

Sobre a utilizao da noo de folclore no sculo XIX e no decorrer do sculo XX, assinale o que for correto. 01) Ela expressou a preocupao de alguns setores intelectuais com o desaparecimento das antigas tradies populares na Europa Ocidental devido ao acelerado processo de industrializao e de urbanizao. 02) Nela estava implcita uma diviso entre as belasartes, aquelas que se produziam nas academias e se expunham em museus e sales para deleite das classes mdias e altas, e as manifestaes de criatividade popular, que muita gente nem mesmo cogitava chamar de arte. 04) Ela designa tanto uma rea de conhecimento prpria dos estudiosos do folclore quanto um objeto de pesquisa dos cientistas sociais interessados pelo assunto. 08) Muito antes dos intelectuais preocupados com a questo criarem aquele conceito, diversos msicos eruditos, artistas plsticos, romancistas e poetas j se apropriavam de motivos e estrias de domnio pblico para comporem obras voltadas para as camadas cultas da sociedade europeia. 16) A valorizao das expresses populares pelas classes mdias e altas da Europa refletia seu cansao diante da arte dos sales e dos museus, algo que pode ser verificado pelo desprestgio dos artistas plsticos na segunda metade do sculo XIX.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Artes

Questo

19

Questo

20

O filme que inaugurou o gnero Cangao no Brasil foi, como era de se esperar, O Cangaceiro, de 1953, produo da Vera Cruz realizada no interior de So Paulo. Dirigido por Lima Barreto, mostra um bando de cangaceiros ameaando a vida dos moradores do serto. Primeiro sucesso internacional do cinema brasileiro, ganhou prmio especial no Festival de Cannes. Apesar da escolha de um ator com traos excessivamente europeus para viver o mocinho, do ndio com jeito de figurante de Hollywood e de uma mocinha que nada lembra a mulher nordestina, O Cangaceiro foi o primeiro a explorar um filo que renderia bons filmes. (FALCONE, Fernando. Nordeste, terra de cinema. Discutindo Arte, 1(2), 2007, p. 44). Assinale o que for correto a respeito da histria do cangao bem como de suas repercusses nas diversas artes brasileiras. 01) Ele teve presena no chamado Cinema Novo, particularmente em obras do cineasta Glauber Rocha, como Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Drago da Maldade contra o Santo Guerreiro. 02) Como fenmeno histrico, o cangao expressou tanto o poder da elite agrria nordestina tradicional, que fazia uso de jagunos para manter a velha ordem social, quanto uma forma de resistncia popular aos desmandos dos grandes proprietrios rurais. 04) Nas ltimas dcadas, a cinematografia brasileira abandonou os temas relacionados vida cotidiana das populaes nordestinas e dedicou-se a questes tpicas das grandes metrpoles, sobretudo So Paulo e Rio de Janeiro. 08) Nas artes plsticas, a figura e a simbologia do mundo dos cangaceiros povoaram gravuras e desenhos do cearense Aldemir Martins, artista muitas vezes premiado em exposies nacionais e internacionais. 16) Em suas apresentaes, o instrumentista, compositor e cantor Luiz Gonzaga usava roupas e acessrios que faziam referncia direta indumentria dos cangaceiros, reforando sua vinculao aos elementos que caracterizavam a chamada cultura nordestina.

Acerca da Arte e da Arquitetura brasileiras nas ltimas dcadas do sculo XX e neste incio de sculo XXI, assinale o que for correto. 01) Houve uma crescente desvalorizao do papel desempenhado historicamente por Oscar Niemeyer, que decidiu abandonar a arquitetura e dedicar-se, agora, msica e literatura. 02) Em algumas metrpoles, como Rio de Janeiro, So Paulo e Curitiba, encontramos diversos arquitetos que procuram adotar padres decorativos e traado de fachadas associados ideia de ps-modernismo. 04) O peso do passado remoto ainda muito forte na Arquitetura das grandes cidades, prova disso a constante produo de edifcios residenciais ou comerciais inspirados pelo Barroco e pelo estilo conhecido como Neocolonial. 08) Um aspecto bastante significativo da interao entre artes plsticas e arquitetura a crescente presena de motivos decorativos inspirados pelo abstracionismo nas reas coletivas, sobretudo nos halls de entrada, dos prdios residenciais e comerciais. 16) Um trao marcante da arquitetura contempornea no Brasil sua resistncia aos elementos de composio relacionados ao Modernismo, que sempre teve dificuldade de obter adeptos nesse pas.

GABARITO 1

UEM/CVU Vestibular de Inverno/2009 Prova 3 Artes

Вам также может понравиться