Вы находитесь на странице: 1из 4

Texto para a aula de Antropologia

"DA ANTROPOLOGIA E DO DIREITO, ou como domesticar seu pensmento Paula Miraglia Lanar mo da antropologia, no s dos seus mtodos de pesquisa, mas tambm de seu arsenal terico, para analisar o discurso do direito e de seu campo de atuao , na verdade, promover o encontro entre duas disciplinas que se colocam em lados opostos no que se refere dimenso simblica do poder. Podemos dizer que o direito opera na chave da "razo prtica". Numa lgica de causa e efeito, a aplicao da lei baseia-se numa correspondncia direta entre dado, fato, prova e a imagem de justia. Para a antropologia, contudo, a idia de "realidade dos fatos", pura e simplesmente no cabe, ou pelo menos no vem a ser uma preocupao exclusiva. Como aponta Clifford Geertz, h uma espcie de preconceito advindo da idia de que "o 'simblico' se ope ao 'real' como o extravagante ao sbrio, o figurativo ao literal, o obscuro ao simples, o decorativo ao substancial". Ainda nas palavras do autor, a dramaturgia do poder no exterior ao seu funcionamento. O real, segundo ele, to imaginado como o imaginrio. Para falar do poder, a antropologia busca elementos que constroem sua simbologia dramtica. A despeito da diferena de idade entre as duas, no de hoje que a antropologia e o direito tm encontrado espaos comuns de debate. Esses encontros, contudo, tm se dado de maneiras muito diferentes. Nesse sentido, propomos uma pequena reflexo acerca da trajetria das aproximaes e estranhamentos entre as duas disciplinas. Para os juristas, h uma relao imediata entre direito e sociedade. Na verdade, mais do que isso, no h sociedade sem direito. Pois, para que o homem "viva em sociedade", imprescindvel que os diversos interesses manifestos na vida social, bem como os conflitos advindos desses interesses, sejam orquestrados e resolvidos. Logo, o direito teria primordialmente a funo de ordenao social, sendo o Estado o meio para garantir essa ordenao. A existncia do Leviat assegura, pela violncia ou, mais especificamente, pelo monoplio dela, que os homens no vivam na condio de "guerra de todos contra todos". Isso posto, poderamos, de forma generalizante, assumir as premissas de que sob a tica jurdica no h sociedade sem Estado e de que o direito, na sua forma de cultura legal, por conseqncia, um valor universal. Ainda que explorssemos as nuanas dos debates mais recentes sobre a universalidade do direito e dos modos de organizao social sob essa perspectiva, tentando com isso relativizar a posio das cincias jurdicas, certo que do ponto de vista formal da disciplina poderamos confirmar essas duas premissas.

No se trata de dizer que h por parte do direito uma preocupao em universalizar o modelo, estendendo-o a sociedades que no a ocidental. Mas sim apontar uma perspectiva de certa maneira ainda evolucionista e exclusiva por parte da disciplina, uma vez que esta no "d conta" de sociedades que no tm uma organizao social baseada num modelo que compreenda a figura do Estado. Desse modo, no precisamos ir muito longe para perceber por que o iderio do direito despertaria o interesse da antropologia. Se o primeiro parte de um modelo universal para pensar a organizao social, a segunda percorre o trajeto inverso ao encontrar nesses modelos particularidades que pem em xeque a sua prpria generalizao. Se, para o advogado, a lei interessa na medida em que separa o certo do errado, o lcito do ilcito, para o antroplogo a lei ou a legislao no representam apenas o aspecto formal do controle social, mas uma manifestao desse conjunto de valores que poderamos chamar de "cultura" (ainda que a definio desse termo seja um desafio constituinte para a antropologia). No se trata aqui de menosprezar a importncia da lei, mas apenas apontar que a ela somam-se outros mecanismos de efetivao de autoridade e imposio da regra. Em outras palavras, podemos dizer que o controle se d pela via legal, mas tambm por uma srie de outros reguladores sociais que atuam em esferas de poder alternativas quelas gerenciadas pelo Estado, ligados, por exemplo, a noes como valor, tradio, hierarquia, legitimidade e obedincia. O interesse da antropologia pelo universo das leis e sua aplicao na resoluo de conflitos no recente. Junto com os subcampos da disciplina que aparecem aps a Segunda Guerra Mundial como, por exemplo, a antropologia poltica e a antropologia da religio , est a antropologia do direito. Assim como para o restante da disciplina, os primeiros objetos de estudo da antropologia jurdica foram as sociedades tradicionais ou ditas primitivas. As publicaes de Crime and custom in sauvage society, de Bronislaw Malinowski, em 1926, e posteriormente de The Cheyenne Way: conflict and law in a primitive jurisprudence, de Llewellyn & Hoebel, em 1941, marcam o incio dos chamados estudos de antropologia jurdica para as escolas britnica e americana, respectivamente. De maneira geral, nesses estudos, encontramos uma anlise das normas legais que regem as sociedades e de como so aplicadas na resoluo de conflitos ou disputas. Ao estudar as chamadas sociedades sem Estado sem instituies formais como o Poder Judicirio, na maioria das vezes de tradio oral, onde as leis no esto documentadas , o antroplogo se v obrigado a identific-las "em ao": seria na mediao e resoluo de conflitos que os mecanismos de conteno e de ordenao social se revelariam. Por

isso, no caso especfico da antropologia jurdica, o foco principal o "estudo de processos, e em particular os processos de acordo de disputas". A idia de observar a lei em ao sublinha o valor da pesquisa etnogrfica na promoo de uma anlise antropolgica de um fato jurdico. como se precisssemos assistir aplicao da lei para interpretar seu funcionamento. Logo, se os juristas naturalizam o direito, o trabalho do antroplogo mostr-lo como uma construo pautada e orientada por um conjunto especfico de valores: o direito seria mais canal de compreenso de uma determinada cultura ou de um aspecto cultural especfico. Para tanto, coloca em xeque tais valores que se apresentam sob a forma de leis, desvendando a simbologia de poder manifesta nas relaes entre partes conflitantes. Para os advogados, h, na dinmica dos processos judiciais, espao para a "interpretao da lei". A antropologia sugere que a ao de interpretar deve ser ampliada; tal perspectiva nos prope uma reflexo sobre a interpretao das aes jurdicas, dos seus discursos, sobre as variaes na aplicao da lei e, no limite, sobre a prpria idia de justia. Formalmente, a atuao da pesquisa antropolgica no campo do direito pode ser classificada em trs categorias: a chamada "antropologia legal", o campo de atuao mais antigo e tradicional da antropologia no direito, que compreenderia os estudos do direito em sociedades simples. Os trabalhos citados acima poderiam ser classificados de tal maneira. A definio "antropologia jurdica" refere-se aos estudos que fazem uso das tcnicas de pesquisa da antropologia e seu repertrio terico para estudar as instituies do Poder Judicirio e do universo do direito como a polcia, as prises ou as cortes. Finalmente, o "direito comparado" constitui tambm um campo de atuao para o antroplogo, na medida em que exige justamente o exerccio do relativismo cultural prprio da disciplina. Partindo dessa definio, poderamos tomar a anlise aqui proposta como um trabalho de antropologia jurdica. Entretanto, interessam menos os limites que tal rtulo pode colocar e mais as possibilidades que se abrem quando interpretamos o discurso jurdico que se apresenta nas audincias. Na verdade, nos valemos do que Clifford Geertz chama de "saber local", isto , uma tentativa de explicar fenmenos sociais "colocando-os em estruturas locais de saber", ou do que Pierre Bourdieu chama de "sistema simblico particular", para ento apreender "o universo social especifico (no qual o direito) se produz e se exerce". In: Miraglia, Paula. Aprendendo a lio: uma etnografia das Varas Especiais da Infncia e da Juventude. Novos estud. - CEBRAP, July 2005, no.72, p.79-98. ISSN 0101-3300. www.scielo.br/scielo.php?pid=S010133002005000200005&script=sci_abstract&tlng=pt - 9k (acesso em:

03/02/2007)

QUESTES: Estabelea uma relao entre Antropologia e Direito, considerando: - A diferenciao bsica entre essas disciplinas; - A diferena na maneira como juristas ou advogados e antroplogos entendem as leis; - A importncia do universo simblico e do imaginrio na construo do real; - A necessidade de se relativizar o real para melhor compreender a sociedade; - A viso holstica (abrangente) dos mecanismos sociais que envolvem a lei; - A compreenso do direito como controle social que se estabelece com a criao do Estado, mas tambm por uma srie de outros reguladores sociais (valor, tradio, hierarquia, legitimidade e obedincia; - A diferenciao entre Antropologia Legal, Antropologia Jurdica e Direito comparado.

Вам также может понравиться