Вы находитесь на странице: 1из 3

Meu leitor, o sucedido em Lajes do Caldeiro caso de muito ensino, merecedor de ateno.

. Por isso que me apresento fazendo esta relao.

Na enxada, quem que vencia aquele tico de gente. No boteco, se ele entrava pra bochechar aguardente, o saudavam com respeito Deus lhe salve, meu parente.

Vivia em dito arraial do pas das Alagoas um rapaz chamado Joo cuja fora era das boas pra sujigar burro bravo, tigres, onas e leoas.

Joo moo no enjeitava parada com sertanejo. Podiam brincar com ele sem carregar no gracejo. Dizia que homem covarde no cabra, percevejo.

Joo, lhe deram este nome no foi de letra em cartrio pois sua me e seu pai viviam de peditrio. Gente assim do miser nunca soube o que casrio.

Um dia de calor desses que tacam fogo no agreste, Joo suava que suava sem despir a sua veste. Companheiro, essa camisa no coisa que moleste?

Ficou sendo Joo, pois esse nome de qualquer um. No carece excogitar, pedir a doutor nenhum, que a sentena vem do Cu, no de l do Barzabum. De pequeno ficou rfo, criado por seus dois manos. Foi logo para o trabalho com muitos outros fulanos e seu muque, sem mentira, era o de trs otomanos.

lhe perguntou um amigo que estava de peito nu. E Joo se calado estava nem deu pio de nambu. Ningum nunca viu seu plo, nem por trs do murundu. Joo era muito avexado na hora de tomar banho. Punha tranca no barraco fugindo a qualquer estranho. Em Lajes nenhum varo tinha recato tamanho.

Joo nas ltimas semanas entrou a sofrer de inchao. Mesmo assim arranca toco sem se carpir de cansao. Um dia, no genta mais, exclama: O que que eu fao? Os manos vendo naquilo coisa mei' desimportante, logo receitam de araque meizinha sem variante para qualquer macacoa: Carece tomar purgante.

Aquela cena imprevista causou a maior surpresa. O que tanto se ocultara se mostrava sem defesa. Joo deixara de ser Joo por fora da natureza. A mulher surgia nele ao mesmo tempo que o filho, tal qual se brotassem junto a espiga com o p de milho, ou como bala que estoura sem se puxar o gatilho.

Joo entrou no purgativo louco de dor e de medo se entorcendo e contorcendo na solido do arvoredo pois ele em sua aflio l se escondera bem cedo. O gemido que exalava do peito de Joo sozinho alertou os seus dois manos que foram ver de mansinho como que aquele bravo se tornara to fraquinho.

Se os manos levaram susto, at eu, que apenas conto. E o povo todo, assuntando a estria ponto por ponto, ficou em breve inteirado do que a vai sem desconto. Nem menino nem menina era Joo quando nasceu. A me, sem saber ao certo, o nome de Joo lhe deu, dizendo: Vai vestir cala e no saia que nem eu.

No cho de terra, essa terra que a todos ns vai comer, chorava uma criancinha acabada de nascer, E Joo, de peito desnudo, acarinhava este ser.

proporo que crescia feito animal na campina, em Joo foi-se acentuando a condio feminina, mas ele jamais quis ser tratado feito menina.

Pois nesse triste povoado e cem lguas ao redor, ser homem no vantagem mas ser mulher pior. Quem v claro j conclui: de dois males o menor.

Joo vira Joana: acontecem dessas coisas sem preceito. No seu colo est Joozinho mamando leite de peito. Pelo menos esse aqui de ser homem tem direito.

Homem gro de poeira na estrada sem horizonte; mulher nem chega a ser isso e tem de baixar a fronte ante as ruindades da vida, de altura maior que um monte. A sorte, se presenteia a todos doena e fome, para as mulheres capricha num privilgio sem nome. Colhe misria maior e diz coitada: Tome.

De ser homem: de escolher o seu prprio sofrimento e de escrever com peixeira a lei do seu mandamento quando falta de outra lei ou eu fujo ou arrebento.

Joana desiste de tudo que ganhara por mentira. Sabe que agora lhe resta apenas do saco a embira. E nem mesmo lhe aproveita esta minha pobre lira.

forma de escravido a infinita pobreza, mas duas vezes escrava a mulher com certeza, pois escrava de um escravo pode haver maior dureza? Por isso aquela mocinha fez tudo para iludir aos outros e ao seu destino. Mas rola no tapir e chega l um momento da natureza explodir.

Saibam quantos deste caso houverem cincia, que a vida no anda, em favor e graa, igualmente repartida, e que dor ensombra a falta de amor, de paz e comida. Meu leitor (no eleitor, que eu nada te peo a ti seno me ler com pacincia de Minas ao Piau): tendo contado meu conto, adeus, me despeo aqui.

Вам также может понравиться