Вы находитесь на странице: 1из 2

Proposta de redao

Leia os textos a seguir relacionados e reflita sobre eles antes de desenvolver sua redao. Texto 1

Fonte: Disponvel em: http://noticias.uol.com.br/humor/0903_album.jhtm?abrefoto=4. Acesso em 30 de maro de 2009

Texto 2 Falando sobre os motivos para a corrupo. D para citar vrios, como ausncia de leis que funcionem, burocracia, caos estrutural etc. A meu ver, o maior motivo cultural. Todo mundo fica indignado com os Renans, Collors, Dirceus etc. (de todos os partidos, de todas as tendncias). Mas na base da pirmide a corrupo enraizada. a cervejinha do guarda para no levar multa, a furada de fila na base do pistolo/amigo, o aceleramento na burocracia base de propina (aposentadoria, Detran etc.), e por a vai. O brasileiro quer mudana, mas no quer mudar. No adianta reclamar do poltico se vc j fez sujeira no passado. Eu j consegui coisas, muito mais rpido, pelo simples fato de ter algum amigo trabalhando l dentro. Eram direitos, s que os processos foram acelerados pelo simples fato de serem "pedidos internos". As pessoas consideram normal, tanto as de dentro quanto as de fora. Quando o policial vai checar seu pneu careca, nem precisa falar nada: j fica subentendido que por uns R$ 20 ele finge que no viu e lhe libera. Mesmo fora do servio pblico, vc vai ao banco e no precisa ser cliente diamante ou constelao: s conhecer o caixa, ou vc fura a fila, ou vc deixa o negcio l e passa depois para pegar. Eu poderia ficar horas dando exemplos. Que o sistema (administrao, legislao, economia, sociedade e tal) no funciona direito, todo mundo aqui deve saber ou suspeitar. S isso j prato cheio pra corrupo. Os remendos "por fora" para se dar bem ou conseguir o que quer - por direito ou no - so mais o combustvel. Corrupo zero no existe. Se as coisas funcionarem e houver legislao anticorrupo, esta cai para um nvel muito mais baixo. Quando a "pequena" corrupo passa a fazer parte da vida da maioria da populao como algo corriqueiro, a no tem soluo simples e/ou rpida. A corrupo no Brasil endmica. Fonte: Comentrio em frum de discusso no site www.frihost.com/forums/vt79151.html. Acesso em 31 de maro de 2009

Texto 3 Corrupo passiva Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - recluso, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa. 1 - A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. 2 - Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. Corrupo ativa Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio: Pena - recluso, de 1 (um) ano a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico - A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. Concusso Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Prevaricao Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa.
Fonte: Cdigo Penal Brasileiro

Texto 4 As regras prticas de conduta no so mximas, nos diz Kant: elas so relativas; preciso alar-se lei moral. Para Kant, s serei realmente autnomo ao me conscientizar de que o fundamento de minha ao depende de minha vontade. Meus atos tm valor (aos meus olhos) quando os assumo luz de minha prpria conscincia. Quando digo que sou responsvel, isso significa que posso responder pelos meus atos, justific-los. A liberdade que assumo est sempre relacionada ao outro. A liberdade moral uma liberdade com o outro e para o outro.
Fonte: JANICAUD, Dominique. Liberdade. In: __________ . Filosofia: Uma Iniciao em Pequenas Lies. Rio de Janeiro: 2008. p. 69

Considerando sua reflexo sobre os textos, escreva um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema:
Deveres e obrigaes sociais dos indivduos: o cidado brasileiro est preparado moralmente para combater o problema da corrupo poltica no Brasil?

Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexes feitas ao longo de sua formao. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opinies para defender seu ponto de vista, sem ferir os direitos humanos.
OBSERVAES:

Seu texto deve ser escrito na modalidade padro da lngua portuguesa. O texto no deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrao. O texto com at 7 (sete) linhas escritas ser considerado texto em branco. O rascunho pode ser feito na ltima pgina deste Caderno. A redao deve ser passada a limpo na folha prpria e escrita a tinta.

Вам также может понравиться