Вы находитесь на странице: 1из 21

Prof Giovana Polarini

INTRODUO TICA GERAL (*)


(*) O presente trabalho se refere a uma compilao de textos, extrados da bibliografia bsica constante no Programa de Ensino da Disciplina tica Geral e Profissional para o 7 semestre do Curso de Direito, para uso exclusivo dos alunos.

1 INTRODUO Nunca foi to importante tratar do tema em comento como na atualidade. A sociedade moderna acostumou-se a utilizar certas expresses filosficas de forma descontextualizada, que acarretou na perda da intensidade e credibilidade, banalizando seu significado. Isso ocorreu com JUSTIA, LIBERDADE, IGUALDADE e, como no poderia deixar de ser, tambm com TICA, MORAL e DIREITO. A invocao exagerada a tais termos, em contextos mais variados, conseguiu trivializar seu contedo. Ante seu pronunciamento, os ouvidos se socorrem de certa insensibilidade, pois todos acreditam j ter assimilado as idias nelas contidas. Esses termos trazem em seu bojo um aspecto subjetivo e emocional, que no guardam consonncia com o valor semntico original que tem na lngua portuguesa e muito menos com o conceito empregado na filosofia. Por ter seu significado associado filosofia, trazem a complexidade de caractersticas, prprias das questes filosficas, corroborando com a afirmao de que o objeto prprio da filosofia o estudo sistemtico das noes confusas. Com efeito, quanto mais uma noo simboliza um valor, quanto mais numerosos so os sentidos conceituais que tenham tentam defini-la, mais confusa ela parece. Entretanto, nunca foi to necessrio, como hoje, valermos dos conceitos originais de tica, Moral, Direito e Justia, em virtude da crise moral pela qual passa a humanidade. Os descaminhos do homem, refletidos na violncia, no egosmo, na indiferena pela sorte do semelhante, assentam-se na perda de valores morais. 2 TICA A palavra tica deriva do grego ethos e tem seu correlato no latim morale, que significa modo de ser, carter, costume, comportamento, conjunto de normas adquiridas pelo hbito reiterado de sua prtica.

Prof Giovana Polarini Segundo Aristteles, tica a atitude do homem perante a sociedade sob um aspecto puramente individual e social, significando, respectivamente: carter (modo de agir) e costumes (conjunto de crenas, modo de agir coletivo, hbito, repetio de um ato). A tica daquelas coisas que todo mundo sabe o que so, mas que no so fceis de explicar, quando algum pergunta. 1 No dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, TICA "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto.2 tica pode ser entendida como a cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Cincia porque apresenta objeto, leis e mtodo de estudo prprios. Como cincia, a tica procura extrair dos fatos morais os princpios gerais a eles aplicveis. Enquanto conhecimento cientfico, a tica deve aspirar racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimento sistemtico, metdico e, no limite do possvel, comprovveis. Nicola Abbagnano3 refere-se tica com cincia da conduta, explicada por duas concepes: (i) a que a considera como cincia do fim, para a qual a conduta humana deve ser orientada, e dos meios, para a consecuo de tal fim, deduzindo tanto o fim quanto os meios da natureza do homem; (ii) a que a considera como cincia do mvel, da motivao da conduta humana, e procura determinar tal mvel com vistas a dirigir ou disciplinar essa conduta. O objeto de estudo da tica a Moral que, trazida para o campo normativo, se torna Moralidade Positiva, ou seja, o conjunto de regras de comportamento e formas de vida atravs das quais tende o homem a realizar o valor do Bem. Neste sentido seria a Teoria ou Cincia dos Costumes. A tica tambm estuda a responsabilidade do ato moral, ou seja, a deciso de agir em uma situao concreta um problema prtico-moral, mas investigar se a pessoa pode escolher entre duas ou mais alternativas de ao e agir de acordo com sua deciso um problema terico-tico, pois verifica a liberdade ou o determinismo
1 2

VALLS, lvaro L.M. O que tica. 7a ed., Braslia: Ed. Brasiliense, 1993, p.7. HOLANDA, Aurlio Buarque de. Dicionrio da Lngua Portuguesa. So Paulo: Melhoramentos, 1998, p. 456. 3 ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia, So Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 682.

Prof Giovana Polarini ao qual nossos atos esto sujeitos. Se o determinismo total, ento no h mais espao para a tica, pois se ela se refere s aes humanas e se essas aes esto totalmente determinadas de fora para dentro, no h qualquer espao para a liberdade, para a autodeterminao e, conseqentemente, para a tica. A tica pode tambm contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. Assim, se a tica revela uma relao entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudar a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social. Por outro lado, ela nos permite exercitar uma forma de questionamento, onde nos colocamos diante do dilema entre "o que " e o "que deveria ser", imunizando-nos contra a simplria assimilao dos valores e normas vigentes na sociedade e abrindo a possibilidade de desconfiarmos de que os valores morais vigentes podem estar encobrindo interesses que no correspondem s prprias causas geradoras da moral. A tica tem uma funo normativa, qual seja, descobre as leis e as elucida, mostrando s pessoas os valores e princpios que devem nortear sua existncia, a tica aprimora e desenvolve seu sentido moral e influencia a conduta humana. David Schnaid4 atribui dois sentidos ao vocbulo tica:
() pode designar um segmento da Filosofia, o que trata das normas de conduta, questionando a sua razo de ser, a sua validade e os valores perseguidos, e pode designar qualquer sistema de normas de conduta dos homens em sociedade. Com mais propriedade na sociedade poltica. Como sociedades polticas embrionrias, temos os cls, as tribos, as fratrias, as cidades, e nelas a convivncia humana no dispensa o regulamento tico. Com o surgimento do Estado, como forma histrica de sociedade poltica, podemos designar como aquelas que se aplicam conduta humana na sociedade estatal, ainda compreendendo-se neste termo a sociedade supra-estatal, de organizao internacional. Somente sero normas morais as que relacionam a conduta com a sociedade estatal, direta ou indiretamente, ou melhor, a conduta dentro da esfera estatal, nunca menor.

Destarte, a tica o estudo desses aspectos do ser humano; por um lado, procurando descobrir o que est por trs do nosso modo de ser e de agir; por outro, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de sermos e agirmos. Assim, pode-se dizer que a tica trata do que bom e do que mau para o homem. Toda norma pressupe uma valorao, permitindo surgir o conceito de Bom, correspondente ao valioso, e o do Mau, no sentido de desvalioso. E norma regra

SCHNAID, David. Filosofia do direito e interpretao, So Paulo: RT, 2001, p. 127.

Prof Giovana Polarini de conduta que postula dever. Todo juzo normativo regra de conduta, mas nem toda regra de conduta uma norma. Quando na antigidade grega Aristteles apresentou o problema terico de definir o conceito de Bem, seu trabalho era de investigar o seu contedo e no definir o que cada indivduo deveria fazer em uma ao concreta, para que seu ato seja considerado bom ou mau. Muitos filsofos acreditaram que, uma vez entendido o que Bem, descobririam o que fazer diante das situaes apresentadas pela vida. As respostas encontradas no so unnimes e as definies de Bem variam muito de um filsofo para outro. Para uns, Bem o prazer, para outros o til. Evidentemente, esta investigao terica sempre deixa conseqncias prticas, pois quando definimos o Bem, estamos indicando um caminho por onde os homens podero se conduzir nas suas diversas situaes particulares. Algumas das regras de conduta tem carter obrigatrio, enquanto outras so facultativas. As regras tcnicas, ou seja, preceitos que assinalam meios para a obteno de finalidades contraem-se s normas, preceitos8 cuja observncia implica em dever para o destinatrio.
H cincias que estudamos por simples interesse de saber coisas novas; outras, para adquirir uma habilidade que nos permita fazer ou utilizar alguma coisa; a maioria, para conseguir um trabalho e ganhar a vida com ele. Se no sentirmos curiosidade nem necessidade de realizar esses estudos, poderemos prescindir deles tranquilamente. H uma infinidade de conhecimentos muito interessantes, mas em os quais podemos nos arranjar muito bem para viver. Eu, por exemplo, lamento muito no ter nem idia de astrofsica ou de marcenaria, que do tanta satisfao a outras pessoas, embora esta ignorncia nunca me tenha impedido de ir sobrevivendo at hoje. E voc, se no me engano, conhece as regras do futebol, mas bem fraco em beisebol. No tem maior importncia, voc desfruta os campeonatos mundiais, dispensa olimpicamente a liga americana e todo o mundo sai satisfeito. O que quero dizer que certas coisas a pessoa pode aprender ou no, conforme sua vontade. Como ningum capaz de saber tudo, o remdio escolher e aceitar com humildade o muito que ignoramos. possvel viver sem saber astrofsica, marcenaria, futebol e at mesmo sem saber ler e escrever: vive-se pior, decerto, mas vive-se. No entanto, h outras que preciso saber porque, por assim dizer, so fundamentais para nossa vida. preciso saber, por exemplo, que saltar de uma varanda do sexto andar no bom para a sade, ou que uma dieta de pregos (perdoem-me os faquires!) e cido prssico no nos permitir chegar velhice. Tambm no aconselhvel ignorar eu, se dermos um safano no vizinho cada vez que cruzamos com ele. Mais cedo ou mais tarde haver conseqncias muito desagradveis. Pequenezas desse tipo so importantes. Podemos viver de muitos modos, mas h modos que no nos deixam viver. Em resumo, entre todos os saberes possveis existe pelo menos um imprescindvel: o de que certas coisas nos convm e outras no. Certos alimentos no nos convm, assim como certos comportamentos e certas

Prof Giovana Polarini


atitudes. Quero dizer, claro, que no nos convm se desejamos continuar vivendo. () Assim, h coisas que nos convm, e o que nos convm costumamos dizer que e bom, pois nos cai bem; outras, em compensao no nos convm, caem-nos muito mal, e o que no nos convm dizermos que mau. Saber o que nos convm, ou seja, distinguir entre o bom e o mau um conhecimento que todos ns tentamos adquirir todos, sem exceo pela compensao que nos traz. () No terreno das relaes humanas, essas ambigidades socorrem com maior freqncia ainda. A mentira , em geral, algo mau, porque destri a confiana na palavra e todos ns precisamos falar para viver em sociedade e provoca inimizade entre as pessoas; mas s vezes pode parecer til ou benfico mentir para obter alguma vantagem, ou at para fazer um favor a algum () Resumindo: ao contrrio de outros seres, animados ou inanimados, ns homens podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja, conveniente para ns, em oposio ao que nos parece mau e inconveniente. Como podemos escolher, podemos nos enganar, o que no acontece com os castores, s abelhas e as formigas. De modo que parece prudente atentarmos bem para o que fazemos, procurando adquirir um certo saber-viver que nos permita acertar. Esse saber-viver, ou arte de viver, se preferir, o que se chama de tica.5

A tica tambm no tem carter exclusivamente descritivo, pois visa investigar e explicar o comportamento moral, trao inerente da experincia humana. No funo da tica formular juzos de valor quanto prtica moral de outras sociedades, mas explicar a razo de ser destas diferenas e o porqu de os homens terem recorrido, ao longo da histria, a prticas morais diferentes e at opostas. 3 - TICA E MORAL Embora os termos sejam utilizados como sinnimos, a verdade que no o so e merecem ser distinguidos. tica nada mais do que a prtica da Moral ou a Moral Prtica. tica a parte da Moral que trata da moralidade dos atos humanos. Moral vem de mos, palavra latina para designar costume. So normas que passam de gerao em gerao e, portanto, o objeto de estudo da tica, por ser um dos aspectos do comportamento humano. Enquanto a tica se refere ao plano abstrato, a Moral prtica, a tica pensada e posta em prtica. A tica pensa acerca das condutas humanas e para que ela se concretize no mundo concreto usa como canal a Moral.
5

SAVATER, Fernando. tica para meu filho. So Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 45.

Prof Giovana Polarini A tica observa a conduta do homem em sociedade, que, pela reiterao de atos, se transforma em costumes, entendendo costumes como a prtica reiterada de hbitos adquiridos por uma sociedade ao longo de determinado tempo histrico. O comportamento moral influencia na conduta do homem perante a sociedade, chegando a estabelecer verdadeiras normas de conduta, a tal ponto que os filsofos consideram este evento como Moralidade Positiva, mas sem acarretar qualquer tipo de sano a quem infringir estas normas. A nica conseqncia que a sua infringncia acarreta uma coero moral, psicolgica, no mbito interior do agente peso na conscincia, remorso. Diante disso, a tica reflete acerca destes costumes, apontando os erros e desvios, formulando princpios bsicos universais, a que se deve subordinar a conduta do homem, onde quer que ele v. A partir da observncia da tica acerca da Moral, cria-se um conjunto de regras de comportamento e formas de vida atrs dos quais tende o homem a realizar o valor do Bem do bem comum e no do bem pessoal ou individual. Dai ser a Moral um conceito coletivo e universal que influencia na conduta humana. A tica pressupe uma reflexo sobre a Moral, porque ela nos conduz a refletir sobre a moralidade dos nossos atos, segundo as regras prticas orientadoras da nossa conduta. Assim, a Moral estabelece regras que so assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geogrficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial comum. Segundo Miguel Reale6
A tica a cincia normativa da conduta. A palavra conduta mais do que comportamento, de riqueza extraordinria, merecendo um pouco de nossa ateno. Devemos partir da verificao de que a conduta prpria apenas do homem (). S o homem se conduz, ou seja, s o homem tem conscincia de agir. A tal ponto que ele pode mudar a deciso tomada, escolher outro caminho, ou deixar de escolher. Quer dizer que a conduta a ao na qual est inerente o princpio da responsabilidade porque quem escolhe assume a responsabilidade pela escolha feita, o que transcende no sinnimo de comportamento que se refere mais a ao em confronto com o conjunto de regras ou um modelo.

REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito, So Paulo: Ed. Saraiva, 2008, p. 131.

Prof Giovana Polarini Ao se comportar moralmente, uma das preocupaes do homem saber distinguir o bem do mal, j que agir moralmente atuar de acordo com o bem. Portanto, ao perguntar como deve agir em determinada situao, o indivduo no est somente se colocando uma dvida prtica, mas tambm se aproximando de outras questes de carter terico e abstrato, tais como: em que consiste o bem, qual o fundamento da ao moral, qual a natureza do dever. 4 TICA, MORAL E DIREITO Sempre existiu uma proximidade entre o Direto e a tica, pois sendo o estudo da Moral, esta a primeira etapa de formao das regras jurdicas, medida que a tica, ao refletir o comportamento humano, cria princpios universais e gerais que influencia a conduta humana. A conduta humana, por sua vez, despertar a ateno do Direito que, por sua vez, ser chamado a regr-las atravs de normas de conduta que integraro o sistema normativo positivo de uma determinada sociedade. Desta forma, o Direito disciplina as condutas humanas atravs de regras e, a medida que chamado a intervir, estabelece sano para quem descumprir estas normas de conduta, sempre na busca de um bem maior: a Justia, o Bem Supremo a ser alcanado por todos. Consoante So Thomas de Aquino7,
As leis humanas no probem todos os vcios de que os virtuosos se abstm, mas s os mais graves, aqueles que maior parte das pessoas passvel absterem-se e, principalmente, os que causam prejuzos a outrem e sem cuja proibio a sociedade humana no poderia subsistir.

Assim, muitas regras, antes de serem jurdicas foram regras morais que, pelo seu valor, passaram a ser impostas a todos, sob pena de sano, e ai tem-se uma regra jurdica e no mais uma regra moral, cuja abrangncia menor, limitada a um 8grupo social. Na anlise de Andr Franco Montoro8,

AQUINO, So Tomas de. Apud, Luiz Roldo de Feitas Gomes. A tica, o legtimo e o legal, Rio de Janeiro: Revista Forense, v. 335, p. 123. 8 MONTORO, Andr Franco. Introduo Cincia do Direito. So Paulo: RT, p. 85.

Prof Giovana Polarini


Partindo da distino entre o fundamento do direito e o seu contedo, Ripert atribui ao primeiro carter puramente positivo: a lei obrigatria por si mesma, impe-se a todos por ser uma determinao da autoridade. Mas, no tocante ao contedo, quando se trata de elaborao do direito pelo legislador, este deve tomar em considerao os valores morais que predominam na sociedade. Nos pases da Europa e nos influenciados pela cultura europia e a civilizao ocidental esse ideal de moral que deve inspirar a legislao a moral crist. Independentemente de seu valor, Ripert considera a moral crist como um fato, adotando, assim, uma posio positivista.

Miguel Reale9 considera a questo da diferena entre Moral e Direito como um dos problemas mais belos e difceis da filosofia jurdica, apontando alguns pontos de referncia que considera essenciais para a compreenso do problema. A primeira das referncias diz respeito teoria do mnimo tico que consiste em dizer que o Direito representa apenas o mnimo de Moral para que a sociedade possa sobreviver. A Moral, em regra, defendem os adeptos dessa doutrina, cumprida de maneira espontnea, mas como nem todos podem ou querem realizar espontaneamente as obrigaes morais, as violaes so inevitveis, sendo indispensvel que se impea, com mais vigor e rigor, a transgresso dos dispositivos que a comunidade considerar indispensvel paz social. Entretanto, observa o Miguel Reale10, existem atos juridicamente lcitos que no o so do ponto de vista moral. H um campo da moral que no se confunde com o campo jurdico. Muitas relaes morais ou imorais realizam-se sombra da lei, crescendo e se desenvolvendo sem meios de obst-la. Outra diferena: moral incoercvel e o direito coercvel. O que distingue o direito da moral a coercibilidade.11 Embora se possa criticar, devemos agir de conformidade com elas, mesmo sem lhes dar a adeso de nosso esprito. Elas valem objetivamente, independentemente e a despeito das opinies e do querer dos obrigados. Essa validade objetiva e transpessoal das normas jurdicas o que se denomina heteronomia. Por essa caracterstica diferenciadora se diz ser a Moral autnoma e o Direito heternomo. H, no Direto, um carter de alheidade do indivduo em relao regra: diz-se, ento, que o Direito heternomo, visto ser posto por terceiros aquilo que juridicamente se obrigado a cumprir.
9

Op. cit., p. 42-43. Op. cit., p, 47. 11 Op. cit., p. 49.


10

Prof Giovana Polarini Deve-se reconhecer a existncia de normas ticas e de normas jurdicas, normas essas que no se confundem, apesar da proximidade que possa existir entre elas. A Moral se prende ao ntimo, a inteno das pessoas. J o Direito rege o comportamento exterior, dispondo da coercibilidade para a sua aplicao, que a Moral no tem a sua disposio. Celso Ribeiro Bastos12, lecionando sobre a tica, diz que seu objeto a procura de normas que torne possvel a convivncia humana. Um homem tico no apenas aquele que obedece normas. Tem-se por tico um homem que tenha um comportamento justo e correto, mesmo em situaes em que ele no esteja tangido pelo Direto. Honestidade, integridade e justia so valores que ultrapassam a esfera do Direito. A Moral representa esse mnimo que o homem percebe que tem que cumprir, sob pena de se estar desqualificando para si mesmo e para a sociedade. O importante notar que desde as representaes primitivas de uma ordem legal de origem divina at a moderna filosofia do Direito Natural, os princpios da moralidade correspondem ao que h de permanente e universal, por isso perceptveis, de imediato, pela razo humana, esta razo comum da generalidade dos homens, independentemente de sua cultura e civilizao. Abrangem, tais princpios, os deveres dos homens para consigo mesmos, para com os outros homens e para com Deus. O princpio fundamental o bem que deve ser feito e, portanto, o mal evitado. O homem h de querer o bem por sua vontade que e iluminada pela razo. Nos obrigaes do homem para com a sociedade deve praticar a Justia, dando a cada um aquilo que seu. Pode-se dizer que existe um dilogo constante entre a tica e o Direito, porm, h aspectos fundamentais que estabelecem distino entre as duas ordens. Isto porque a tica abrange todos os tipos de relao entre os homens, e, na esfera do Direito, somente so regulamentadas as relaes humanas fundamentais para o Estado. Conforme entendimento de Mathias Filho13,
Outro ponto de distino entre a tica e o direito que como condio de existncia da tica no h necessidade de qualquer rgo, ou poder, para dar-lhe sustentao, pois tem ela funo vital a sociedade e manifesta-se, desde que o homem existe como ser social. As normas ticas no necessitam da fora estatal decorrente do poder para seu cumprimento, por isso pode existir independentemente do Estado. Na poca, as normas so
12 13

BASTOS, Celso Ribeiro. tica no Direito. So Paulo: Martins Fontes, 2000, p.20 MATHIAS FILHO, Joo. tica e Direito. So Paulo: Martins Fontes, p. 83

Prof Giovana Polarini


cumpridas pelos indivduos por aceit-las intima e voluntariamente, como obrigatrias e passveis de cumprimento. Exatamente, por isso que as normas ticas so decorrentes dos costumes, da habitualidade das condutas prtico-morais, inexistindo, por desnecessrio, qualquer escrito dessas normas. O Direito, ao reverso, depende da existncia da organizao do Estado e sem ela no pode existir. Pois as normas jurdicas dependem de um dispositivo coercitivo externo de natureza estatal. O Estado, portanto, indispensvel para a exigncia e imposio do cumprimento das regras jurdicas, as quais so elaboradas mediante codificao, leis esparsas e outros atos estatais.

Sendo a tica a parte da Moral que trata da Moralidade dos atos humanos, espera-se que cada homem proceda de acordo com princpios ticos, para que a convivncia seja possvel, em um ambiente de harmonia e paz social. Assim, tica e Direito so disciplinas coesas e interligadas e o liame que as uni a Justia. O Direito pertence ao plano do dever-ser e tem um substrato tico baseado no respeito entre as pessoas e na idia de limitar atividades prprias para tornar possvel o exerccio da atividade alheia. Pressuposto da ordem jurdica, a tica constitui limite e freio da reciprocidade jurdica. O Direito fenmeno social que busca a realizao da Justia, que fundamenta o exerccio de todas as aes do Bem. o objetivo maior da tica e pertence ao plano do dever-ser. a virtude cardeal porque fundamenta o exerccio de todas as outras virtudes. A Justia a finalidade do Direito, refere-se ao sentido e finalidade de nossas aes.

Prof Giovana Polarini BIOTICA 1 Conceito Biotica o estudo interdisciplinar entre Biologia, Medicina e as disciplina da tica, da Moral e da Metafsica, que investiga todas as condies necessrias para uma administrao responsvel da vida humana e da pessoa, considerando, portanto, a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas, bem como de suas aplicaes. A palavra biotica um neologismo construido a partir das palavras gregas bios (vida) + ethik (tica). As diretrizes filosficas dessa rea comearam a surgir aps o holocausto da Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as prticas abusivas de mdicos nazistas que, em nome da cincia, criaram um cdigo para limitar os estudos relacionados. Formula-se a tambm a idia que a cincia no mais importante que o homem. O progresso tcnico deve ser controlado e acompanhar a conscincia da humanidade sobre os efeitos que podem ter no mundo e na sociedade, para que as novas descobertas e suas aplicaes no fiquem sujeitas a todo tipo de interesse. O termo foi mencionado pela primeira vez nos anos 70, em um artigo do oncologista e bilogo americano Van R. Potter (The science of survival); pouco tempo depois, uma abordagem mais incisiva da disciplina foi feita pelo obstetra holands Hellegers. A Biotica tem como escopo a utilizao das cincias biolgicas para a melhoria da qualidade de vida da humanidade, sempre tendo como alicerce a moralidade da conduta: o comportamento humano aceitvel no campo da vida e da morte, pois nem tudo o que cientfico e tecnicamente possvel pode se afirmar eticamente irrepreensvel. Segundo Jose Saramago: no h verdadeiro progresso se no houver o progresso moral. A Biotica, assim como o Biodireito, ainda uma seara muito tormentosa, pois passa pelas crenas humanas e sua religiosidade. Atualmente, so temas dessa rea questes delicadas como a inseminao artifical, o aborto, a clonagem, a eutansia, doao de rgos e os transgnicos.

Prof Giovana Polarini 2 Inseminao Artificial A inseminao artificial a deposio mecnica (artificial) do material gentico masculino no aparelho reprodutor feminino, utilizado em casos em que os espermatozides no conseguem atingir naturalmente os vulos. Consiste em transferir, para a cavidade uterina, os espermatozides previamente recolhidos e processados com a seleo dos espermatozides morfologicamente mais normais. Esta inseminao pode efetuar-se com esperma do marido/companheiro ou, em caso de infertilidade masculina, com espermatozides de um dador. Os critrios de seleo dos dadores so rigorosos, baseados em diversos exames relativos ao estado de sade e da qualidade dos espermatozides, que podem ser crioconservados, permitindo organizar bancos nos hospitais e clnicas, para posterior utilizao. A iseminao artificial traz a tona as seguintes indagaes ticas e Morais relacionadas a pratica cotidiana deste mtodo: a) dignidade da pessoa humana: relacionada ao direito da personalidade, prevista na Constituio Federal como clusula ptrea. Mais do que a vida, como o maior bem jurdico a ser tutelado, indaga-se at que ponto moralmente aceitvel vida desprovida de dignidade humana. b) reflexo a respeito do conceito de vida e seu inicio: campo de grandes polmicas, no qual estar-se- mobilizando toda a sociedade e permitindo uma profunda reflexo, com o resgate de conceitos milenares e imbudos de grande influncia religiosa. c) destruio de embries no utilizados nas fertilizaes: discusso que envolve o conceito de vida seu incio e fim, moralidade religiosa que influencia no comportamento de determinada sociedade, direito vida. d) Novos conceitos de paternidade e maternidade. - Com a possibilidade de inseminao heterloga (material gentico doado por outra pessoa, estranha e desconhecida), surgem outros conceitos e outras

Prof Giovana Polarini modalidades de me e pai: maternidade biolgica, gentica e moral; paternidade afetiva, biolgica, gentica, moral. - inseminao heterloga: direito identidade do doador do material gentico ou o seu anonimato grandes conflitos ticos. - doador do material gentico reclamando estado de paternidade ou maternidade e todos os efeitos jurdicos advindos: estado de filho, direito de guarda, alimentos, parentesco, educao, transmisso de valores ticos e morais, sucesso mortis causa. - direito do menor de investigao de paternidade para saber algo sobre o doador direito identidade gentica direito informao direito saber sua origem direito ao patrimnio gentico. e) inseminao artificial post mortem, atualmente realizada nas seguintes condies: - consentimento do marido ou esposa em testamento ou documento pblico. - prova do estabelecimento onde se fez a fecundao. - no ocorre a presuno de paternidade derivada de novo matrimnio. - coleta de material gentico - inteno do pr-morto de iniciar ou prosseguir com a prole. - preservao do estado de filho do menor e dos os efeitos jurdicos a eles atinentes. f) Tutela do embrio - embrio: efetivo ser humano? Controvrsias. - personalidade jurdica antecipada, condicional, futura e provisional. 3 Abortamento O abortamento a interrupo de uma gravidez antes do final do seu desenvolvimento normal, podendo ocorrer de forma espontnea ou provocada, sendo, neste segundo caso, identificada mdica e legalmente. Em termos scio-religiosos defido como a morte do embrio ou feto. A palavra provm do latim ab-ortus, ou seja, "privao do nascimento".

Prof Giovana Polarini Neste caso, podemos nos reportar a tudo o que foi explanado acima, principalmente no que pertine ao conceito de vida seu incio; o direito de dispor da vida de outrem; o direito da mulher de dispor de seu corpo da maneira como melhor lhe aprouver. Quais os limites da Moral e da tica neste caso? O que pode ser tica e moralmente aceitvel ou repudiado? 4 Clonagem Clonagem , basicamente, a produo de indivduos geneticamente iguais. um processo de reproduo assexuada (que no envolve clulas sexuais) que resulta na obteno de cpias geneticamente idnticas de um mesmo ser vivo microorganismo, vegetal ou animal. A reproduo assexuada um mtodo prprio dos organismos constitudos por uma nica ou por um escasso nmero de clulas, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulnerveis s suas modificaes. A clonagem pode ser natural ou induzida artificialmente. Ela natural em todos os seres originados a partir de reproduo assexuada, como o caso das bactrias. A clonagem natural tambm pode ocorrer em mamferos, como no tatu e, mais raramente, nos gmeos univitelinos. Os indivduos resultantes da clonagem tem, geralmente, o mesmo gentipo, isto , o mesmo patrimnio gentico. A clonagem induzida artificialmente obtida a partir de um processo no qual retirado o ncleo de uma clula qualquer. Depois colocado em uma "Barriga de Auguel" ou mesmo em laboratrio, para a clonagem teraputica. A clonagem teraputica usada para obter clulas-troco, outro tema que traz profundas indagaes ticas, morais e religiosas. As indagaes ticas e morais giram em torno das inmeras possibilidades de manipulao gentica, acarretando na construir um ser perfeito ou um monstro; a possibilidade de o homem brincar de ser Deus, ou seja, criar a vida, de acordo com o seu bel-prazer. Lembram-se dos fatos acontecidos no holocausto e a filosofia hitleriana de criar uma raa pura, a partir da raa ariana.

Prof Giovana Polarini Por outro lado, h a possibilidade de manipulao gentica no sentido de possibilitar a construo de rgos, criao de clulas saudveis que viabilizar salvar vidas e/ou prolongar a expectativa de vida do ser humano, a cura de doenas. Retomem-se as indagaes anteriores, quais os limites da Moral e da tica neste caso? O que pode ser tica e moralmente aceitveis ou repudiado? 5 Eutansia Eutansia (do grego - "bom", "morte") a prtica pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurvel de maneira controlada e assistida por um especialista. A eutansia representa, atualmente, uma complicada questo de Biotica e Biodireito, pois, enquanto o Estado tem como princpio a proteo da vida dos seus cidados, existem aqueles que, devido ao seu estado precrio de sade, desejam dar um fim ao seu sofrimento antecipando a morte. Independentemente da forma de eutansia praticada, seja ela legalizada ou no (no Brasil esta prtica ilegal!), considerada como um assunto controverso, existindo sempre prs e contras teorias eventualmente mutveis com o tempo e a evoluo da sociedade, tendo sempre em conta o valor de uma vida humana. 6 Transgnicos Transgnicos so organismos que, mediante tcnicas de engenharia gentica, contenha material gentico de outros organismos. A gerao de transgnicos visa a obteno de organismos com caractersticas novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. A manipulao gentica recombina caractersticas de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente no aconteceria na natureza. A aplicao mais imediata dos organismos transgnicos (e dos organismos geneticamente modificados em geral) a sua utilizao em investigao cientfica. A expresso de um determinado gene de um organismo em um outro pode facilitar a compreenso da funo desse mesmo gene.

Prof Giovana Polarini Em outros casos, a utilizao de transgnicos uma abordagem para a produo de determinados compostos de interesse comercial, medicinal ou agronmico, por exemplo, em termos ambientais e da sade pblica. Grande parte das polmicas tico-morais originadas com a questo dos transgnicos esto diretamente relacionadas a: a) seu efeito na economia mundial: agricultura familiar baseada em gneros desenvolvidos durante sculos no tem condies de competir com pases que, alm de possuir grandes extenses de terra, poderiam agora cultivar os transgnicos em larga escala comercial. b) o cultivo de transgnicos poderia reduzir o problema da fome, visto que aumentaria a produtividade de variadas culturas. Porm, muitos estudos revelam que o problema da fome no mundo no ligado escassez de alimentos ou baixa produo, mas injusta distribuio de alimentos em funo da baixa renda das populaes pobres. c) Vrias informaes contraditrias tem sido lanadas quanto aos potenciais danos nefasto que os transgnicos possam provocar aos seus consumidores. Apesar das acesas disputas acerca do impacto na sade humana e animal por parte destes organismos, as pesquisas apontam para o fato de que, at o momento, nenhum dano terem sido identificados, quer em populaes humanas, quer em animais alimentados com organismos transgnicos. 7 - Parmetros ticos a) exame tico de todas as situaes derivadas do progresso cientfico, em especial aos temas abordados, que fazem parte da atualidade de nossa sociedade; b) religies contribuindo para o seu aprofundamento destas reflexes e influenciando no comportamento humano; c) proteo dos direitos dos mais fracos e minorias; e) reflexes e prticas ticas autodestruio da humanidade;

Prof Giovana Polarini

f) melhoria na qualidade de vida da humanidade em geral; g) proteo das minorias; h) quanto s inseminaes artificiais: - heterlogas contrariedade a estrutura do matrimnio, fonte nica e legtima da filiao; - funo social da paternidade; - qualidade das relaes interpessoais; - paternidade biolgica diferente paternidade afetiva; - maternidade biolgica diferente de maternidade afetiva; - dificuldade do manejo tico e valores envolvidos; - nova reflexo quanto aos conceitos do Direito de Famlia.

Prof Giovana Polarini

TICA PROFISSIONAL NOES GERAIS Isolado ou em sociedade, o homem trabalha para produzir bens e sobreviver. Nessa atividade de produo, o homem relaciona-se naturalmente com seus semelhantes, que constituem a razo de ser de seu trabalho: compra e venda, permuta, prestao de servios, so formas de relacionamento que pressupe conhecimento especfico profissional, o que levaram as pessoas a formarem associaes integradas por profissionais da mesma rea. Diariamente deparamos com cenas nas quais a falta de tica pode facilmente ser visualizada. As regras, em qualquer sociedade, independem de local para serem realizadas e para serem desrespeitadas, inclusive as regras profissionais. A prtica de qualquer ato que desrespeite uma regra estabelecida e aceita pela sociedade independente de sua natureza e representa falta de tica. Em certas circunstncias, as pessoas so colocadas em situao nas quais tem de decidir entre cumprir ou quebrar uma regra. Dois fatores pesam: o benefcio que a violao da regra proporcionar e o custo de sofrer a penalidade que ser imposta pela quebra da regra. Partindo desse raciocnio, como normal na natureza humana, algumas pessoas faro opo pela obedincia s regras, enquanto outras optaro pelo descumprimento. Nem sempre os interesses particulares de uma pessoa convergem para os interesses dos demais. Da a importncia de regras que fixem as fronteiras do relacionamento interpessoal, que devem ser respeitadas quando cada pessoa busca atender seus prprios interesses. Considerando as regras, seus objetivos e as penalidades a elas inerentes, por qual motivo elas no so respeitadas? O primeiro relaciona-se com o surgimento de novas oportunidades para que uma regra seja desrespeitada; o outro caminho o seu custo que a penalidade imposta em virtude da quebra da regra. Cada vez que uma oportunidade se apresenta e uma rega quebrada porque o transgressor tem um motivo que julga suficientemente forte.

Prof Giovana Polarini Quando algum se dispe a quebrar uma regra, mesmo tendo conscincia de que pode sofrer uma penalidade, provavelmente julga que o risco de ser apanhado no significativo e, ainda que seja, o benefcio obtido em virtude da quebra da regra maior do que o nus da penalidade. Quando uma pessoa necessita da atuao de um especialista em determinado ramo de atividade, na maior parte dos casos fica totalmente dependente daquele profissional, porque no conhece a atividade e, portanto no consegue avaliar se seu trabalho est sendo realizado da maneira esperada. Essa pessoa no sabe avaliar se as regras esto sendo cumpridas adequadamente. Considerando a situao privilegiada que cada profissional especializado tem no momento em que atua, de entender que as oportunidades para desrespeitar regras surgem em maior quantidade de vezes. Naturalmente esse fato no implica que o profissional aproveitar todas as oportunidades que se apresentem para praticar a m ao, at porque, apesar da especializao, existem outros profissionais que podero avaliar a sua performace. Qualquer profisso tem regras prprias a serem seguidas e tambm suas prprias punies. No caso dos advogados temos a lei. Os profissionais tem em seu cotidiano as mesmas chances e riscos que qualquer outro integrante da sociedade. Adicionalmente esses profissionais contam com as chances que lhes so proporcionadas pela especializao e assumem todos os riscos normais, como qualquer cidado, quanto aos riscos advindo das regras estabelecidas pelos rgos reguladores da profisso. Uma vez que o exerccio profissional tem suas prprias regras, adicionalmente s punies normais contidas no Cdigo Penal, ao desrespeitarem qualquer regra assumem o risco das penalidades inerentes profisso. A tica Profissional ou Moral Profissional denomina-se tambm Deontologia, que compreende o estudo dos conceitos bsicos do direito e do dever. Um Cdigo de tica pode ser entendido como uma relao das prticas de comportamento que se espera sejam observadas no exerccio da profisso, visando ao bem-estar da sociedade, de forma a assegurar a lisura do procedimento de seus membros dentro e fora da instituio. Desta forma, objetivos de um Cdigo de tica Profissional a formao da conscincia profissional sobre padres de conduta.

Prof Giovana Polarini Os princpios ticos podem existir naturalmente, por consenso na comunidade ou apresentar-se de forma escrita: o Cdigo de tica. Esse torna os princpios ticos obrigatrios aos praticantes, tornando possvel que seja assegurada sua observncia. Um Cdigo de tica contm assero sobre princpios ticos gerais e regras particulares sobre problemas especficos que surgem na prtica da profisso. Nenhum Cdigo de tica consegue abarcar todos os problemas que aparecem quando do exerccio de determinada profisso. Ele deve ser suplementado por opinies de rgos competentes e por associaes profissionais. No cotidiano do desempenho das atividades, o profissional experimenta situaes diferenciadas e provocadoras que poro prova seus valores ticos, exigindo-lhe slida formao moral e preparo psicolgico. Um Cdigo de tica um corpo de princpios que relaciona as principais prticas de comportamento permitidas e proibidas no exerccio profissional. A razo da existncia dessa relao de procedimentos deve-se ao fato de a vida profissional estar exposta corrupo em suas variadas formas. O objetivo central de um Cdigo de tica a formao da conscincia sobre padres de conduta de determinada profisso, tornando os princpios ali consignados obrigatrios aos praticantes, zelando para que sejam observadas. A condio bsica para se ter um Cdigo de tica efetivo a existncia de uma liderana dentro da organizao que seja a principal defensora e praticante dos princpios nele contidos.

Prof Giovana Polarini REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia, So Paulo: Martins Fontes, 1998 BASTOS, Celso Ribeiro. tica no Direito. So Paulo: Martins Fontes, 2000. GOMES, Luiz Roldo de Feitas. A tica, o legtimo e o legal, Rio de Janeiro: Revista Forense, v. 335. HOLANDA, Aurlio Buarque de. Dicionrio da Lngua Portuguesa. So Paulo: Melhoramentos, 1998. MATHIAS FILHO, Joo. tica e Direito. So Paulo: Martins Fontes. MONTORO, Andr Franco. Introduo Cincia do Direito. So Paulo: RT, 1998. REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito, So Paulo: Ed. Saraiva, 2008. SAVATER, Fernando. tica para meu filho. So Paulo: Martins Fontes,1997. SCHNAID, David. Filosofia do direito e interpretao, So Paulo: RT, 2001 VALLS, lvaro L.M. O que tica. 7a ed., Braslia: Ed. Brasiliense, 1993.

Вам также может понравиться