Вы находитесь на странице: 1из 4

Ana Anglica Costa

Cindy Sherman. Untitled film still #6, 25 x 20cm, 1978

192

concinnitas

Algumas questes sobre o fotogrfico na arte moderna e contempornea

Algumas questes sobre o fotogrfico na arte moderna e contempornea


Ana Anglica Costa*
KRAUSS, Rosalind. O fotogrfico. Traduo de Anne Marie Dave. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2002.

A fotografia representa um desses objetos que chamamos tericos e cuja irrupo em determinado campo transtorna tanto o mapa, que se torna necessrio retomar o trabalho de medio comeando do zero, introduzir novas coordenadas e talvez mudar o sistema de representao. Hubert Damish O que a arte de Duchamp sugere que esta mudana da forma das imagens que se constituem progressivamente no nosso entorno arrasta consigo uma mudana na estrutura dominante da representao o que, por sua vez, talvez traga conseqncias sobre os prprios processos simblicos e imaginrios. Isto quer dizer que o modo de produo dos signos afeta os prprios processos do conhecimento. Rosalind Krauss Crtica e historiadora da arte, editora da revista October, professora em Nova York, Rosalind Krauss uma das mais importantes pensadoras no campo da arte contempornea. Em O Fotogrfico, livro editado inicialmente em francs sob o ttulo Le Photographe: pour une thorie des carts (O Fotogrfico: por uma teoria dos distanciamentos), esto reunidos ensaios que versam sobre a fotografia como objeto terico, como a prpria autora destaca em sua introduo. Em alguns ensaios, a fotografia passa quase tangencialmente; em outros, so apontadas relaes entre os procedimentos de artistas e o fotogrfico, sempre tendo em vista seu carter indicial, em uma anlise semitica da arte. Esses ensaios, publicados entre 1974 e 1984, foram reunidos na publicao francesa em 1990 e permanecem, curiosamente, sem edio na lngua inglesa.
* Artista visual, aluna do curso de Especializao em Histria da Arte e da Arquitetura no Brasil, PUC-Rio, graduada em Educao Artstica com habilitao em Histria da Arte pela UERJ. Uma das fundadoras e idealizadoras do Projeto Subsolo, onde desenvolve projetos de cursos, ciclos de palestras, grupos de estudo e exposies envolvendo questes da Fotografia e da Arte Contempornea. Integrante do grupo Meio.
ano 6, nmero 7, dezembro 2004

Hubert Damish, no prefcio do livro, ressalta o recente ingresso da fotografia no campo da crtica, mudando os rumos da teoria e histria da arte especialmente a partir dos anos 80 e 90, fato que tem acontecido ainda muito timidamente por aqui. E afirma a impossibilidade de se pensar uma histria da fotografia modelada pela histria da arte, uma vez que a fotografia apresenta campo diverso daquele da histria da arte at ento.
193

Ana Anglica Costa

Opondo-se a uma tendncia que pode ser observada em textos de pensadores sobre a fotografia nos anos 80 no Brasil, Rosalind Krauss no procura estabelecer o que nico, o especfico da fotografia. Para a autora, a condio semiolgica da fotografia enquanto ndice, trao do real, que permite transform-la em objeto terico, por meio do qual podemos pensar as obras de arte modernas e contemporneas enquanto signos. Essa mudana de posio dentro de uma leitura semiolgica das obras de arte, de cone e smbolo para ndices do real, transforma mesmo os campos da pintura e escultura, como conseqncia das condies indiciais impostas pela fotografia ao universo da arte. O Fotogrfico dividido em quatro partes. Infelizmente no ser possvel analisar todos os ensaios, devido profundidade que a autora aborda cada um dos temas. Nesta resenha sero assinalados os trechos que me pareceram de maior importncia para pensar a fotografia contempornea. A primeira parte do livro refere-se fotografia do sculo 19 e questiona a existncia de um objeto de pensamento que trate da Histria da Fotografia nesse perodo histrico. De uma fotografia com carter quase mstico, na qual a cincia se mistura ao mgico e misterioso, quando da poca das primeiras fotografias, interrogao quanto aos espaos discursivos da fotografia, Rosalind Krauss analisa alguns aspectos dessa arte no sculo 19 e afirma que sua histria deve ser pensada segundo luz prpria, sem tomar da histria da arte moderna conceitos e posies. Em Os espaos discursivos da fotografia, questiona o deslocamento da fotografia topogrfica do sculo 19 para o campo da arte, e o deslocamento do espao discursivo da fotografia, de seu estatuto de arquivo para o discurso esttico, vinculados a um espao de exposio e a categorias como autor, obra e gnero. A segunda parte do livro relaciona a inveno da fotografia e seus procedimentos a momentos seminais na histria da arte do final do sculo 19 e metade do 20. A fotografia como signo indicial tipo de signo que pode ou no se parecer com aquilo que representa, diferente do cone, que tem uma ligao de semelhana visual com seu referente vem romper com todo um modo de anlise da histria da arte. No signo indicial, a ligao com o referente faz-se por meio de uma marca, um rastro, um trao, ou seja, do elo fsico com o objeto. Aps Duchamp, a substituio das regras de iconicidade pelas regras de indexao ir influenciar toda a histria da arte. A action painting de Pollock um reflexo desse fato. Inmeras relaes so feitas entre os procedimentos de Duchamp e o fotogrfico: ressalta a relao da fotografia
194 concinnitas

Algumas questes sobre o fotogrfico na arte moderna e contempornea

com a legenda (O Grande Vidro precisa de uma legenda, A Caixa Verde); a sensao de presena dos objetos suspensos no interior do Grande Vidro e ao serem retratados em uma fotografia; e a relao do readymade com o instantneo. O readymade concebido como instantneo transforma-se no trao de um acontecimento particular. Esse efeito instantneo como uma funo do fotogrfico encontra-se no campo do ndice. Em seu ensaio sobre fotografia e surrealismo, relaciona a escrita automtica fotomontagem: no retrato Lcriture automatique, Breton opera uma justaposio da escrita e do visual que conduz a um conceito familiar aos surrealistas: a sntese dialtica dos contrrios o conceito de escrita descrito por meio do procedimento de construo da imagem por meio da fotomontagem. Para os seguidores desse movimento, a fotomontagem analisada como possuidora da chave de sua prpria interpretao. Nesse momento, a comparao da construo da imagem surrealista (especialmente a fotogrfica) com a construo sinttica da frase evidencia radicalmente a leitura semiolgica realizada pela autora. A fotografia no representa aqui apenas uma forma de criar imagens automaticamente, mas revela a prpria natureza capaz de reproduzir-se. A fotografia capaz de ultrapassar a percepo humana, e por meio dela temos acesso a imagens que no conseguimos perceber a olho nu. Em A fotografia e a forma, Krauss analisa questes levantadas pelas fotografias de Brassa, cuja obra sempre esteve muito ligada ao movimento surrealista, a srie Equivalentes, de Stieglitz, e os nus de Irving Penn. Em Equivalentes, o recorte fotogrfico responsvel pela transformao da realidade em signo (o recorte o signo). Partindo das fotos de Brassa, colocado em questo o espao do abismo criado pela fotografia no surrealismo. Essa construo en abme coloca a prpria fotografia en abme, evidenciando o carter virtual da imagem fotogrfica ao provocar uma duplicao do real dentro da representao. Na quarta e ltima parte do livro, margem da fotografia, chama ateno um ensaio que se refere entrada no mundo do simulacro iniciada pela entrada da fotografia no campo da arte, colocando questes como a prtica do mltiplo e a quebra da idia de originalidade. Aps a desmontagem do sistema de original e cpia e seus derivados, a fotografia sendo o Outro da arte, o desejo de arte em nossa poca, surge a obra de Cindy Sherman como uma instncia de crtica ao colocar em colapso conceitos como o autoral e a relao sujeito/objeto. Esse momento caracterizado por Krauss como um vasto projeto de desconstruo, em que a arte se distancia e se separa de si mesma. Trata-se do simulacro fotogrfico levado s ltimas conseqncias, da radicalizao do carter indicial da fotografia, no qual o efeito de real substitui o prprio real.
ano 6, nmero 7, dezembro 2004 195

Вам также может понравиться