Вы находитесь на странице: 1из 17

Jornalismo cidado

Alzira Alves de Abreu

Introduo Uma das peculiaridades do processo de democratizao do Brasil, aps o fim do regime militar (1964-1985), foi a ampliao do papel da mdia, que se tornou uma das mais importantes instituies co-participantes na construo da nossa cidadania. At o incio dos anos 1980, vivamos em um regime poltico que censurava os meios de comunicao e privava a maior parte da populao dos seus direitos civis e polticos. A Constituio de 1988 significou a ltima etapa da transio para a democracia, quando foram reconquistadas liberdades at ento suprimidas. A Constituio cidad, como a chamava o presidente da constituinte, deputado Ulysses Guimares, pretendia enterrar o entulho autoritrio e instituir finalmente o regime democrtico. Paralelamente ao processo de redemocratizao, assistiu-se no pas a um debate pblico sobre o acesso justia e o direito de defesa dos cidados. Deu-se relevncia extenso da cidadania toda a sociedade, e nesse ponto teve grande peso a interveno da imprensa, que tentava dessa forma legitimar a sua prpria ao. importante assinalar que s recentemente a informao se tornou estrela de primeira grandeza na conquista e no exerccio da cidadania. A democracia, para se consolidar, requer a competio aberta pelo controle do governo. De acordo com Linz e Stepan (1999: 47), no pode haver uma democracia moderna complexa sem eleies, no pode haver eleies sem cidadania, e no pode haver participao oficial na comunidade de cidados sem um Estado para certificar essa participao. A cidadania constituda pelos direitos que permitem o exerccio da liberdade individual. A liberdade de ir e vir, a igualdade perante a lei, a liberdade de pensamento e a liberdade de contratar e possuir propriedades seriam os direitos civis da cidadania. A cidadania poltica o direito de participar do poder poltico, tanto diretamente, pelo governo, quanto individualmente, pelo voto. J a cidadania social implica um conjunto de direitos e obrigaes que possibilita a participao igualitria de todos os membros de uma comunidade nos seus padres bsicos de vida (Roberts, 1997). No clssico estudo de Marshall, o surgimento desses trs tipos de direito teria obedecido a uma seqncia cronolgica, a qual por sua vez obedeceria a uma lgica poltica. Ao ter

Nota: Este texto se insere no projeto Brasil em transio: um balano do final do sculo XX, apoiado pelo Programa de Apoio a Ncleos de Excelncia (Pronex). O projeto tem o CPDOC da Fundao Getulio Vargas como instituiosede e o Programa de Ps-Graduao em Antropologia e Cincia Poltica da UFF como instituio participante.

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

assegurados seus direitos civis, os indivduos lutariam para obter direitos polticos e chegariam finalmente obteno dos direitos sociais (Marshall, 1967). evidente que a informao um dos elementos fundamentais para que o indivduo possa exercer plenamente os seus direitos. A imprensa um veculo que fornece informaes aos cidados e, simultaneamente, lhes d a possibilidade de levar suas demandas at os responsveis pelas decises que afetam a vida em sociedade. A imprensa tem por funo dar visibilidade coisa pblica, e a visibilidade uma condio da democracia. No por acaso, as primeiras medidas dos regimes autoritrios geralmente visam a restringir a liberdade de informao, e a censura imediatamente imposta s estaes de rdio e televiso e imprensa escrita. Por outro lado, a informao decisiva para os movimentos de libertao contra a opresso. E a imprensa que permite ao cidado alargar o seu conhecimento sobre as questes pblicas, evidentemente, no sobre o todo, e sim sobre parte do que se passa na sociedade. Explicar os tipos de relao que se estabeleceram entre imprensa e cidadania, suas formas de expresso, as representaes que os jornalistas tm da sociedade e do pblico leitor e seus reflexos sobre a orientao e o contedo da informao so parte dos objetivos deste texto. Outro aspecto examinado so as novas demandas de acesso justia por parte da populao, principalmente a de baixa renda, e o apelo imprensa como intermediria nessas reivindicaes. Essas so algumas das questes que pretendemos discutir, embora tenhamos mais dvidas do que respostas aos problemas ligados relao entre jornalismo e cidadania. No nossa inteno analisar aqui as causas das dificuldades de acesso justia e cidadania na nossa sociedade, mas algumas explicaes sero sugeridas.

A revalorizao da cidadania Inicialmente, constata-se que o grande sucesso do tema cidadania, na atualidade, foi acompanhado da perda de importncia do tema luta de classes. O voluntarismo poltico ocupa o espao do determinismo econmico, e seu universalismo transcende os particularismos socioeconmicos (Kail, 1996: 3). Ao longo do sculo XX, a luta poltica deixou em segundo plano a luta pelos direitos do homem, vistos como noes burguesas. A cidadania no era um tema considerado relevante pelas cincias sociais no Brasil, em parte devido forte politizao e influncia marxista que predominavam entre os cientistas sociais. Marx entendia que a verdadeira emancipao poltica s se pode realizar no mbito da emancipao social, isto , no mbito da revoluo do proletariado. Ele identificava, nas constituies burguesas, os direitos do homem como algo

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

definido pelo molde dos direitos do burgus. Os direitos, tal como so assegurados pelo Estado, segundo Marx, pressupem a desigualdade na economia e na sociedade (Weffort, 2002: 253-4). Durante dcadas a esquerda brasileira lutou pela implantao de um regime socialista, em que os meios de produo seriam controlados pelo Estado, o que reduziria as desigualdades sociais, as injustias etc. Mas foi na vigncia do regime militar, quando as regras formais da democracia deixaram de ser respeitadas, que se tornou evidente que os direitos formais eram importantes para o controle das arbitrariedades do poder e fundamentais para a proteo do cidado. Por outro lado, com a queda do muro de Berlim, em 1989, e o fim do regime comunista da Unio Sovitica e dos pases do leste europeu, deu-se a reconverso da ideologia socialista em benefcio da afirmao dos direitos do homem, da construo da cidadania, da defesa das minorias, dos novos movimentos sociais. A luta por justia ganhou preeminncia e substituiu a militncia revolucionria. Hoje, as pessoas se engajam na construo da cidadania e na extenso dos direitos humanos para todos. A cidadania voltou a ser um conceito que tem atualidade, e que hoje se baseia na luta contra a excluso social. Ser cidado estar includo na comunidade. Como indica Reis (1999), ser cidado ser identificado com uma nao particular e ter direitos garantidos pelo Estado correspondente a essa nao. Segundo a mesma autora, no Brasil, a discusso da democratizao avana para a consolidao da cidadania porque esse o conceito que usamos hoje para expressar o nosso ideal emancipacionista. Consolidao democrtica e cidadania so idias que estariam atreladas idia de emancipao. No Brasil, a transio democrtica foi parte de um processo mais amplo, desencadeado pelas mudanas econmicas ocorridas internacionalmente, e que teve como resultado a chamada globalizao da economia. A internacionalizao do sistema capitalista ocorreu de forma acelerada, determinando uma reestruturao do poder em termos globais, com a formao de blocos econmicos e polticos e com o enfraquecimento do poder do Estado- nao. Na medida em que o Estado- nao, ncora para definir os procedimentos e o alcance da cidadania, foi abalado no processo de globalizao, pode-se prever a incapacidade do Estado para cumprir sua funo de garantidor dos direitos dos cidados. O cenrio internacional, como indica Carvalho (2001), traz complicaes para a construo da cidadania.

A queda do imprio sovitico, o movimento de minorias nos Estados Unidos e, principalmente, a globalizao da economia em ritmo acelerado provocaram, e continuam a

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

provocar, mudanas importantes nas relaes entre Estado, sociedade e nao, que eram o centro da noo e da prtica da cidadania ocidental. O foco das mudanas est localizado em dois pontos: a reduo do papel central do Estado como fonte de direitos e como arena de participao, e o deslocamento da nao como principal fonte de identidade coletiva.

Alm desses obstculos, a efetividade da cidadania se v diante de outras dificuldades. Uma delas a atuao da justia como garantidora dos direitos dos cidados. ODonnell (1998: 37-61) contribui para explicar essas dificuldades nos pases da Amrica Latina, onde dominam a pobreza e uma profunda desigua ldade, ao identificar na aplicao discricionria e severa da lei para os mais pobres e fracos, e na iseno do cumprimento da lei para as camadas privilegiadas, um dos obstculos extenso da cidadania. Argumenta que, nos pases da Amrica Latina, aps a volta democracia, estabeleceu-se um sistema legal em que o princpio da lei razoavelmente efetivo, e os cidados so plenos, no sentido de que gozam de direitos polticos e civis. Mas h, na regio, uma longa tradio de ignorar a lei [e], quando ela acatada, de torc-la em favor dos poderosos e da represso ou conteno dos fracos. Em pesquisa realizada sobre a percepo que a populao tem da imparcialidade do sistema judicirio e da polcia no Brasil, tambm Linz e Stepan (1999: 213) constataram que 58% dos entrevistados concordam com a afirmao de que no Brasil o sistema judicirio s funciona para ajudar aos poderosos.

Outra questo enfatizada por ODonnell (1998: 46) a limitao do alcance do Estado legal. De acordo com esse autor,

em muitas regies, no s as geograficamente distantes dos centros polticos, mas tambm aquelas situadas nas periferias de grandes cidades, o Estado burocrtico pode estar presente, na forma de prdios e funcionrios pagos pelos oramentos pblicos. Mas o Estado legal est ausente: qualquer que seja a legislao formalmente aprovada existente, ela aplicada, se tanto, de forma intermitente e diferenciada.

Os obstculos econmicos, sociais e culturais ao efetivo acesso justia das camadas mais pobres da populao tm-se tornado tema central de estudos e pesquisas, tanto de cientistas sociais, quanto de juristas. A tnica dessas pesquisas a busca de meios ou de condies para fazer valer os direitos na realidade.

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

Observa-se que o direito de acesso efetivo justia adquiriu importncia capital e pode ser encarado como requisito fundamental o mais bsico dos direitos humanos de um sistema jurdico moderno e igualitrio que pretenda garantir, e no apenas proclamar os direitos de todos, como afirmam Cappelletti e Garth (1998). A elaborao e a promulgao da Constituio brasileira de 1988 se fizeram com a mobilizao e a participao da sociedade civil, que enviou projetos e cartas abertas aos constituintes e fez presso na fase de votao das emendas. Foram inscritos na Constituio os direitos civis tradicionais, de liberdade de pensamento e manifestao pblica, assim como o direito informao, educao e cultura, o direito do consumidor, o habeas-data, o mandado de injuno, o mandado de segurana coletiva, entre outros. No campo poltico, foi dado o direito de voto ao analfabeto e foi prevista a iniciativa popular legislativa. Pela primeira vez, uma constituio brasileira deu destaque aos direitos sociais, abrindo um captulo de Declarao de Direitos. Alm disso, foi aprovado e includo na Constituio um Ministrio Pblico independente de todos os poderes do Estado e com atribuies de representante da sociedade, com poderes inclusive para representar junto ao Judicirio interesses coletivos, difusos e individuais. A nova Constituio, ao estender os direitos civis, polticos e sociais a uma parcela da sociedade at ento excluda, encontrou um Poder Judicirio no equipado materialmente, conceitualmente e doutrinariamente para atender s novas demandas que a sociedade passou a exigir dele. Como indica Vianna (1997: 13), o Judicirio recebe uma sobrecarga de demandas, ao mesmo tempo em que o apelo crescente a esse Poder pe em evidncia as suas carncias quanto aos meios e pessoal, e a inadequao do seu sistema de orientao normativa em face do novo ambiente a que passou a estar exposto. Nesse contexto de deficincias do Judicirio, a mdia tornou-se o espao preferencial da populao para a busca de respostas ao atendimento de suas necessidades.

A imprensa no Brasil e a construo da cidadania Ao se iniciar a volta ao regime democrtico, novas orientaes passaram a prevalecer na ao dos jornalistas. Uma delas foi a idia de que o jornalismo de utilidade social era um novo caminho a ser explorado. At ento prevalecia a noo de responsabilidade social da mdia, que atribua aos jornalistas o dever de assumir os efeitos e as conseqncias de seus atos profissionais junto ao pblico era o princpio anglo-saxo da imputabilidade. J o conceito de utilidade social identifica a ao jornalstica como tendente a servir aos interesses concretos dos cidados e a responder s preocupaes dos leitores ou da audincia referentes a emprego, habitao,

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

educao, segurana, qualidade de vida etc. Esse seria o jornalismo cidado (Watine, 1996). A imprensa assumiria a o papel de mediadora e de interventora na sociedade. Esse movimento surgiu nos Estados Unidos com as experincias do public e do civic journalism. O primeiro foi uma resposta perda de leitores da imprensa escrita na concorrncia com os canais de televiso, e tambm uma maneira de impedir o controle, cada vez maior, das mquinas partidrias sobre o debate poltico na mdia. Esse novo jornalismo pretendia impor uma nova agenda de opinio e se tornar o intrprete dos cidados quanto hierarquia dos problemas e escolha das solues pela comunidade. O civic journalism nasceu na dcada de 1970 por iniciativa de um industrial de petrleo, que decidiu financiar projetos de jornalismo tendentes a enaltecer os valores democrticos. Desenvolveu-se a partir dessa experincia, orientado para mobilizar, dar a palavra aos cidados comuns e aos responsveis por associaes e comunidades. Baseado na afirmao dos procedimentos democrticos, esse movimento, considerava o confronto de opinies o motor das escolhas e da deliberao na comunidade e apresentava o jornalista como o animador dessa atividade. Esse movimento representava a democracia participativa, direta, que servia de referncia nesse tipo de jornalismo. Inicialmente o public journalism foi praticado pelas mdias locais nos Estados Unidos, e o seu sucesso, obrigando os polticos eleitos a dar maior ateno aos problemas essenciais da populao, levou sua extenso para a imprensa nacional. Mas, hoje, algumas questes se colocam sobre as conseqncias desse tipo de jornalismo, que pode ser confundido com a funo representativa (Neveu, 2001: 102). A utilidade pblica impe ao jornalista uma maior aproximao com o pblico, uma participao intensa na vida da comunidade, um maior engajamento. Essa atitude estaria em contradio com as exigncias do profissionalismo reivindicado pelos prprios jornalistas, que defendem valores no partidrios, no ideolgicos, e uma atuao distante dos acontecimentos no exerccio da profisso. No Brasil, o jornalismo de utilidade pblica se manifesta atravs de vrias alternativas, entre elas a de prestador de servios ao pblico. A imprensa escrita abriu espao para as queixas e reivindicaes de seus le itores atravs das sees de servios. Hoje praticamente todos os jornais de grande circulao no eixo Rio-So Paulo mantm colunas ou sees abertas ao pblico e procuram dar solues a algumas das reclamaes recebidas. Mas, se olharmos para a dcada de 1950, veremos que o atendimento ao pblico j existia em determinados tipos de jornais. Eram praticamente os jornais populares que mantinham essas sees. Jornais do Rio de Janeiro, como O Dia, Luta Democrtica e ltima Hora, utilizavam o sensacionalismo como uma forma de intermediao entre o povo e o poder (atravs do espao dedicado s queixas) (Siqueira, 2002) e

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

como um instrumento para ampliar a circulao dos jornais (idem: 68). Os jornais populares dos anos 1950 tinham uma relao estreita com determinadas lideranas polticas, mas no com os partidos polticos, e o sensacionalismo em geral estava associado a prticas assistencialistas. Getlio Vargas, Ademar de Barros, Chagas Freitas e Tenrio Cavalcanti buscavam apoio junto aos leitores para trans form- los em eleitores. O apelo ao voto como arma do povo significava a afirmao dos direitos polticos. A linguagem, nesse tipo de jornal, apelava para a emoo, para a imaginao e a dramatizao do cotidiano, o que na verdade expressava as prticas da cultura popular de seus leitores. Na dcada de 1990, houve um aumento considervel do nmero de jornais que abriram espao para reivindicaes dos leitores e houve tambm um aumento do nmero de usurios das colunas ou pginas de servios. Agora, tanto os jornais populares quanto o Extra e O Dia, no Rio de Janeiro, o Dirio Popular, em So Paulo, e os grandes jornais, como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, esto voltados para o atendimento das reivindicaes dos leitores. Outra modificao importante se observa na linguagem, que se tornou sbria, direta e objetiva. importante assinalar que esses espaos atendem prioritariamente a reclamaes do cidado-consumidor de nvel mdio, tanto de instruo quanto de renda. De acordo com a pesquisa de Suely Grissanti (2001), as reclamaes recebidas pelos jornais por ela analisados, para o estado de So Paulo, se concentram em consumo e servios. Alguns jornais, como O Estado de S. Paulo, mantm tambm sees semanais para esclarecer dvidas e orientar os beneficirios da Previdncia Social. A pesquisa de Grissanti mostra que os leitores foram levados a buscar a ajuda dos jornais, por estarem cansados de esperar solues dos servios de atendimento ao consumidor das empresas sem conseguir sequer ser ouvidos. Na atualidade, ao contrrio do que ocorria nos anos 1950, os jornalistas envolvidos nas sees de servios procuram evitar que essa atividade da imprensa tenha cunho assistencialista, como mostra Grissanti (2001: 225). Eles repassam a responsabilidade da soluo do caso para o leitor. A preocupao com os direitos do consumidor que constituem uma parte do conjunto de direitos e deveres que formam o cidado significa, para os proprietrios dos rgos de comunicao, um meio de ganhar leitores e ampliar a audincia do rdio e televiso. Essa atitude de dar maior espao para a cobertura dos direitos do consumidor um indcio claro de que o jornalismo tem uma face voltada para o cidado.

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

O rdio e a televiso tambm abriram canais de reivindicao de acesso justia para as camadas da populao de renda mais baixa, onde existe um maior contingente de analfabetos. Programas como o do Ratinho no SBT, Leo Livre na TV Record, e outros semelhantes em vrias emissoras de rdio mostram a preferncia da mdia pela exibio de casos extravagantes. Aqui h uma maior aproximao com o tipo de jornalismo predominante na dcada de 1950, na chamada imprensa popular. A escolha dos casos, nesses programas de televiso, feita visando ao divertimento, e no busca de soluo para o problema apresentado, no utilidade pblica. Nesse tipo de programa, a mdia est mais interessada em transformar as reclamaes da populao em grande espetculo. Outros programas de televiso fazem reportagens sobre o pssimo atendimento em hospitais, a m qualidade e a falta de controle de produtos industriais, a falsificao de medicamentos, a violncia da polcia, a corrupo da polcia e de funcionrios pblicos etc. So exemplos o Globo Reprter e o Jornal Nacional. H tambm o caso da rdio CBN-Braslia, que abriu um canal de atendimento ao pblico, com o programa Telefone do Ouvinte, que recebe reclamaes sobre a falta ou o mau atendimento das instituies pblicas e d informaes sobre onde obter determinados servios pblicos. A TV Cultura, atravs dos programas semanais Matria Pblica e Dirio Paulista, transmite informaes com o objetivo de levar os telespectadores a melhor exercer seus direitos de cidadania. A Rede Globo, com o objetivo de despertar o sentimento de cidadania nas pessoas, leva ao ar o seu jornal SPTV, que tem conseguido grande sucesso na mobilizao da populao para reivindicar do poder pblico e da justia o atendimento de suas necessidades. O telejornal s atende o pblico atravs de grupos comunitrios ou associaes. Pretende ser o intermedirio entre a comunidade e as autoridades. Ele tem servido de modelo para outros telejornais da Rede Globo, espalhados por vrias regies do pas. Na pesquisa de Grissanti (2001), aparece uma preocupao da mdia em transformar as reivindicaes ou queixas individuais em causa coletivas, tentando desse modo atingir os direitos dos cidados. A televiso est usando tambm o recurso do chamado merchandising social atravs das novelas, para divulgar mensagens com contedo social e de conscientizao da populao sobre problemas como a ecologia, preveno de doenas como a Aids etc. No h, porm, uma orientao direta sobre acesso justia (Grissanti, 2001: 230). Uma outra forma de exercer o jornalismo de utilidade pblica a imprensa se apresentar como fiscalizadora do poder pblico. Nesse caso, ela est mais voltada para a denncia de corrupo, para desvendar negcios ou aes ilcitas envolvendo personalidades da vida pblica,

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

seja da poltica, do meio artstico, empresarial e/ou esportivo. As revelaes dizem respeito a questes que na maioria das vezes envolvem a justia e a polcia. Na fase de redemocratizao do pas, assumiu uma grande importncia na imprensa o chamado denuncismo, termo que se refere facilidade de denncias sem investigao ou evidncias suficientes, com o predomnio da notcia sensacional, a narrao de uma histria dramatizada, em que o registro dos fatos no feito com iseno. Essa prtica jornalstica, embora apresente esse lado negativo, tem dado maior visibilidade aos processos de tomada de deciso e de conduo de polticas pblicas, o que poder resultar em uma ampliao da cidadania e, ao mesmo tempo, induzir a uma maior responsabilidade na prestao de contas das pessoas pblicas (Abreu, 2002). Para a populao dos grandes centros urbanos, a mdia transformou-se no meio mais eficiente para fazer valer seus direitos e garantir acesso ao sistema judicirio. Na pesquisa de Lus Grottera (1998), aparece uma ima gem positiva dos habitantes do Rio de Janeiro e de So Paulo sobre a mdia. Dos duzentos entrevistados, 84% consideram a mdia a instituio que mais ajuda a fazer justia, e somente 10% citam o Judicirio. Os jornalistas so identificados pela populao pobre como protetores e como mais confiveis do que a polcia e o Judicirio. A morte do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, em junho de 2002, um exemplo da relao entre mdia, cidadania e denncias. Esse jornalista recebeu a denncia que de traficantes da favela de Vila Cruzeiro, no Rio, estariam aliciando meninas menores de idade. Os moradores j haviam feito a denncia polcia, sem resultado. Eles temiam pela degradao moral de suas famlias e se disseram impotentes diante do poder armado dos traficantes. Ao pedir ajuda ao jornalista, os moradores da favela prometeram, em troca, ajud- lo a fazer uma reportagem filmada sobre os bailes funk. Tim Lopes j havia mostrado o comrcio de drogas na favela da Rocinha, onde se vendia a droga abertamente sem a interveno da polcia. Por esse trabalho ganhara o Prmio Esso Especial de Telejornalismo no ano anterior. Era visto pelos colegas como dedicado a um trabalho de jornalismo de utilidade pblica. Ao se preparar para a nova reportagem, esteve no local quatro vezes, sendo que por duas vezes levando uma microcmera oculta. Na quarta vez desapareceu. Foi surpreendido pelos traficantes, que o torturaram e mataram. O caso teve enorme repercusso na mdia, obrigando os rgos pblicos a se mobilizar em torno da represso ao trfico de drogas e a iniciar um processo de ocupao da favela onde ocorreu o assassinato do jornalista. Esse poderia ser um dos exemplos do papel positivo da atuao da imprensa, mas no podemos deixar de lembrar o seu papel negativo. At que ponto esse jornalismo de denncia no est causando danos credibilidade e confiana da populao em suas elites, sua classe poltica e

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

suas instituies, at que ponto o descrdito nas instituies polticas e a falta de confiana no Congresso no esto ajudando a formar de uma atitude no-cidad? Alguns estudos j indicam que os jornalistas, como profissionais da informao, se comportam como cidados acima de todos os outros, acima da justia e das leis. Eles denunciam as injustias e o no- funcioname nto das instituies, conduzem investigaes que do visibilidade a comportamentos no-aceitos socialmente e, ao lado disso, comportam-se como justiceiros. A funo justiceira que a imprensa vem assumindo concedida pela prpria sociedade e, segundo Falco (1995: 6), ela fruto de um pacto entre o leitor carente por justia, o Judicirio incapaz de atender s demandas e a imprensa vitoriosa na sua maior reportagem investigatria: o caso Collor. Os mtodos utilizados por Tim Lopes, para a obteno de informaes na favela de Vila Cruzeiro, devem ser pensados como uma transgresso tica profissional. Ele deveria ter-se identificado como jornalista e no poderia usar uma cmera oculta. A tica do jornalista exige que ele se identifique como tal, e a cmera oculta uma forma de invaso da privacidade. Ele utilizou mtodos empregados por espies ou pela polcia. Mas esses mtodos so justificados por muitos jornalistas quando os crimes a serem revelados colocam em risco os cidados, e no seriam revelados caso o jornalista se apresentasse como tal. Para muitos, foi com essa perspectiva que Tim Lopes atuou (Bucci, 2002). Ricardo Noblat (2002: 23), ao explicar a atitude de Tim Lopes, distingue o que interessa ao pblico do que de interesse pblico. Segundo esse jornalista, na televiso, especialmente, notcia e espetculo se confundem. Empregam-se tcnicas de show para construir a realidade. E a fantasia que da emerge garante audincia. Noblat considera que era de interesse pblico a denncia de que menores so explorados sexualmente por lderes do narcotrfico nas favelas do Rio. A forma de document- la, na medida em que poderia custar a vida do seu autor, que foi errada e irresponsvel. O comportamento de Tim Lopes se aproxima das respostas dadas pelos jornalistas brasileiros na pesquisa de Cardoso (1995: 134) sobre as atitudes ticas e valores profissionais, pesquisa que tem similaridades com outras realizadas com jornalistas norte-americanos, alemes e ingleses. O autor da pesquisa junto aos jornalistas brasileiros chama a ateno para o baixo percentual das respostas dadas questo sobre como se comportariam nossos profissionais diante de notcias que no podem ser provadas: somente 25,9% dos entrevistados recusariam a notcia. Da mesma forma, as respostas dos jornalistas brasileiros se distanciam dos seus colegas norteamericanos e europeus quando questionados sobre a aceitao de determinadas prticas de

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

10

reportagem. Ao serem questionados sobre se pode ser justificvel apresentar-se como outra pessoa em trabalho de reportagem, 63% dos jornalistas brasileiros responderam de forma afirmativa, enquanto somente 20% dos norte-americanos, 22% dos alemes e 33% dos ingleses aceitaram essa prtica, considerando ser possvel adot-la. O autor da pesquisa mostra como os jornalistas brasileiros tendem a negligenciar aspectos ticos importantes para obter a informao que desejam. Eles esto dispostos a passar por outra pessoa, usar documentos confidenciais e empregar-se em empresas para obter informaes, sem que os informantes saibam que so jornalistas. De outro lado, poucos jornalistas brasileiros esto dispostos a revelar suas fontes, prtica comum nos outros trs pases analisados. O que significa que a liberdade de informao, enquanto fim inquestion vel numa sociedade democrtica, pode valer-se de meios que, no limite, arranham aspectos importantes da institucionalidade democrtica, relativos a direitos privacidade de indivduos e coletividades (Cardoso, 1995: 137). Acreditamos que para ampliar esse quadro que ora apresentamos, e para esclarecer melhor a atuao profissional dos jornalistas brasileiros na construo da cidadania, podemos relacion-lo aos dados da pesquisa que realizamos com 57 jornalistas que ocupam hoje posies estratgicas na imprensa, como chefes ou diretores de redao, chefes de editorias e responsveis por colunas de prestgio. Nessa pesquisa, observamos uma pluralidade de imagens sobre o papel e a funo social dos jornalistas, o que reflete diferenas na atuao desses profissionais. Para alguns jornalistas, a funo que eles tm captar o que se est pensando na sociedade e traduzir esse pensamento para os formuladores e tomadores de deciso. Uma jornalista de Braslia, ao falar de seu papel e funo social, considera que, alm de difundir a informao, o jornalista deve interpret- la para o leitor, como uma forma de ajud-lo a entender uma deciso poltica. Ela entende que o jornalista faz presso para que determinadas decises sejam tomadas, faz cobranas, impulsiona a agenda pblica. Tambm lembra que muitos projetos parados no Congresso recebem a ateno dos congressistas quando a imprensa faz cobranas ou lana campanhas na mdia sobre determinados temas que preocupam a populao. A partir das entrevistas que realizamos com jornalistas que atuam no Rio de Janeiro, So Paulo e Braslia nos jornais e revistas de maior circulao do pas, foi possvel identificar, grosso modo, trs formas de posicionamento diante da profisso. Uma primeira seria a dos que se identificam como mediadores entre a sociedade global e o indivduo, ou entre a populao e o poder pblico. Nesse caso, o jornalista no se v como uma simples caixa de ressonncia, mas como um intrprete da sociedade, como um servidor pblico. Seu papel formar a opinio pblica e defender o interesse pblico. Encontramos nessa categoria 27,5% do total dos nossos

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

11

entrevistados, sendo que 54,5% desses jornalistas pertencem gerao nascida nos anos 1920-30, gerao que tem uma viso missionria de seu papel social. A grande maioria desses jornalistas constituda hoje por colunistas de prestgio na imprensa, os quais no ocupam posio de chefia nas redaes. Uma segunda forma de perceber a sua posio e funo social a daqueles que se vem como produtores e difusores da informao. Para eles, os jornalistas devem informar sobre o que est ocorrendo na sua cidade, estado, pas, para que a populao possa ter elementos para tomar posio, possa ter condies de fazer julgamentos e escolhas. Para uma jornalista que entrevistamos, seu papel o de testemunha da histria, o de relatar a histria do seu tempo. Verificamos que 50% do total de entrevistados esto nessa categoria, e que 80% dos que nela se incluem pertencem gerao de jornalistas nascidos nos anos 1940-50. A percepo desse grupo social de que eles detm a tcnica da informao e praticam um jornalismo que busca a objetividade e a neutralidade. Um nmero significativo dos jornalistas que se encontram nessa categoria ocupa posies de direo e chefia nas redaes. Uma terceira categoria constituda por aqueles que se atribuem o papel e a funo social de fiscal da sociedade, de crtico do governo, incumbido de vigiar o poder, de fazer um jornalismo de denncia social. Encontram-se nessa categoria 22,5% do total de entrevistados, sendo que 77,7% pertencem gerao nascida nos anos 1940-50. Nesse caso, a posio da imprensa seria vista como a de um quarto poder, encarregado de fiscalizar o poder pblico. A perspectiva de um quarto poder implicaria um compromisso com uma responsabilidade com a estabilidade poltica e econmica do pas, com a defesa da democracia (Albuquerque, 2000: 46). Observamos, atravs das respostas dadas durante as entrevistas, que existem muitas afinidades na viso dos jornalistas quanto a seu papel e sua responsabilidade social. A experincia comum vivida pelas geraes que tiveram que exercer sua atividade sob a censura dos meios de comunicao, que viveram a oposio ao regime militar, a luta contra a represso, as estratgias para driblar os censores, criaram laos de solidariedade entre muitos jornalistas. Entretanto, as transformaes tcnicas, econmicas e gerenciais que ocorreram durante o perodo de represso exigiram um novo perfil profissional para os jornalistas e determinaram novas formas de perceber e praticar o jornalismo, principalmente entre as geraes mais jovens, que assumiram posies de direo nas redaes nas ltimas dcadas. O que nossa pesquisa parece indicar que os jornalistas que detm atualmente posies estratgicas nas redaes se mobilizam em torno da defesa dos excludos, dos pobres, dos nocidados, e no mais dos movimentos ideolgicos revolucionrios que queriam mudar o mundo e

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

12

se identificavam com o marxismo. Os movimentos que surgiram nas ltimas dcadas esto ligados ao momento em que a televiso se tornou um meio de comunicao de massa, possibilitando mobilizar diretamente a solidariedade do pblico para uma causa humanitria e permitindo ganhar sua simpatia e seus donativos a partir da ao de um pequeno nmero de militantes (Poulet, 1999). Essas novas organizaes que no so nem partidos, nem sindicatos, tm um discurso voltado para a afirmao dos direitos dos cidados em substituio s velhas reivindicaes. Mas, se elevado o nmero de jornalistas que orienta sua atividade profissional para ajudar no processo de construo da cidadania, e se significativo o nmero de espaos abertos, tanto na imprensa escrita quanto na mdia eletrnica, para divulgar e conscientizar a populao de seus direitos e das formas de aceder justia, em que medida a mdia consegue responder positivamente a essas proposies? Algumas pesquisas realizadas nos ltimos anos permitem questionar o alcance da mdia na ampliao da cidadania e sua contribuio para a formao de um espao pblico democrtico. No estudo realizado pelo CPDOC/ISER para avaliar a percepo dos moradores da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, sobre os direitos, e os agentes e agncias encarregadas de garantir esses direitos, a pesquisa de Pandolfi (1999: 45-58) pode nos ajudar a refletir sobre a questo. Os dados da pesquisa mostram um baixo nvel de informao da populao, embora 70% dos entrevistados tenham afirmado que assistem aos noticirios de televiso de quatro a sete vezes por semana. A pesquisadora constatou que 21% dos moradores da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, entre 1995 e 1996, no sabiam citar o nome do presidente da Repblica, 34,9% o do governador do Rio de Janeiro e 37,1% o do prefeito da cidade onde moravam. A populao era muito mal informada, mas bem documentada, j que quase 90% possuam carteira de trabalho e cadastro de pessoa fsica (CPF), e mais de 90% tinham ttulo de eleitor, carteira de identidade e certido de nascimento. Mas essa populao mostrava um total desconhecimento tanto dos seus direitos quanto dos seus deveres. Na pesquisa, os entrevistados foram solicitados a citar trs direitos dos brasileiros, e a maioria no soube responder pergunta. Pandolfi afirma que a populao estudada percebe os direitos como privilgios, como favores, e entre as respostas a questes sobre os direitos dos brasileiros garantidos pela Constituio foram freqentes as afirmaes de que nela est inscrito: um INPS sem fila, uma boa televiso, uma casa para morar etc. ou seja, os direitos eram confundidos com expectativas de consumo. Outras respostas indicam que os entrevistados confundem as suas carncias e as deficincias do servio pblico com os principais direitos dos brasileiros. Diante do resultado da pesquisa, cabe perguntar sobre o grau de influncia da mdia na construo da cidadania e identificar os mecanismos que interferem

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

13

no processo de afirmao da cidadania no Brasil, onde a representao coletiva sofreu a interferncia do autoritarismo e do corporativismo. Wanderley Guilherme dos Santos (1979) traz uma contribuio para a anlise da cidadania que permite esclarecer esse processo, atravs do seu conceito de cidadania regulada. Esta tem suas razes no em um cdigo de valores polticos, mas em um sistema de estratificao ocupacional, que definido por norma legal. De acordo com Santos (1979: 75), so cidados todos aqueles membros da comunidade que se encontram localizados em qualquer uma das ocupaes reconhecidas e definidas por lei. A extenso da cidadania se faz, pois, via regulamentao de novas profisses e/ou ocupaes, em primeiro lugar, e mediante ampliao do escopo dos direitos associados a estas profisses, antes que por extenso dos valores inerentes ao conceito de me mbro da comunidade. A cidadania est embutida na profisso, e os direitos do cidado restringem-se aos direitos do lugar que ocupa no processo produtivo, tal como reconhecido por lei. Visto dessa forma, o corporativismo acaba por afetar a conquista da cidadania pelos trabalhadores. O corporativismo introduziu e reforou a desigualdade social atravs da estratificao ocupacional. A partir dessa explicao, talvez haja ainda uma questo bsica a ser colocada: como agem os mecanismos de comunicao, em tipos de sociedade segmentados? Os estudos sobre o poder da mdia e sobre sua influncia at agora tm sido decepcionantes, no propiciando nenhuma resposta conclusiva (Derville, 1997). O que parece no deixar dvida que a mdia pode ter certo impacto sobre determinado pblico, em certas circunstncias e sob certas condies especficas. As mensagens enviadas pela mdia so filtradas por grupos de pertencimento e por lderes de opinio que desempenham o papel de protetores, ou impedidores, mas em geral tm o papel de reforar ou ativar as opinies do pblico. Cabe lembrar tambm que o jornalismo um elemento do sistema social que atua e interfere na dinmica social, mas est articulado a outros subsistemas. Para finalizar, podemos lembrar que a prestao de servios populao indica, de um lado, a existncia de uma concepo de que o jornalista detm uma autoridade que lhe permite se apresentar como uma alternativa ao papel do Estado. De outro lado, ele passa a desempenhar o papel de representante poltico da populao, mas sem mandato eletivo. O jornalismo cidado deve ser entendido como um dos meios de o jornalista, na atualidade, preencher um papel de ativista poltico caracterizado pela defesa de valores como rejeio corrupo, defesa dos direitos dos cidados, igualdade no tratamento e na aplicao das leis etc. importante assinalar que nossa pesquisa indicou que um nmero significativo de jornalistas que

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

14

atuou na imprensa a partir dos anos 1950 tinha um engajamento poltico e que muitos escolheram a profisso como uma forma de participao poltica e de interveno na vida social. Desse modo, seria simplificador interpretar o jornalismo cidado de uma perspectiva econmica. As preocupaes mercantis no explicam ou no do conta das motivaes prticas dos jornalistas, particularmente sua viso de justia. No possvel eliminar a dimenso econmica da mdia, mas preciso estabelecer a articulao dessa dimenso com o crescimento, no seio da sociedade, de sentimentos de igualdade, surgidos na sociedade brasileira, principalmente durante o regime militar. Com a redemocratizao, a luta por justia e cidadania se ampliou e encontrou, nas redaes, entre os profissionais da imprensa, grande receptividade.

Referncias bibliogrficas ABREU, Alzira Alves de. 2002. Jornalismo investigativo em questo. 11 Encontro Anual da Associao Nacional de Ps-Graduao em Comunicao (Comps). Rio de Janeiro, 4 a 7 de junho, em Anais do Congresso, CD-Rom. ALBUQUERQUE, Afonso de. 2000. Um outro quarto poder: imprensa e compromisso poltico no Brasil. Contracampo: Revista do Mestrado em Comunicao Imagem e Informao. Niteri, Instituto de Arte e Comunicao Social. p. 23-57. CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryand.1998. Acesso justia. Porto Alegre, Srgio Antnio Fabris. CARDOSO, Adalberto M. 1995. Jornalistas: tica e democracia no exerccio da profisso. Novos Estudos, n. 42, julho. p. 130-40. CARVALHO, Jos Murilo de. 1996. Cidadania. Tipos e percursos. Estudos Histricos, n. 18. p. 337-45. _____. 2001. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira. CHARON, Jean-Marie & FURET, Claude. 2000. Un secret si bien viol. La loi, le juge et. le journaliste. Paris, Seuil. DERVILLE, Gregory. 1997. Le pouvoir des mdias. Mythes et ralits. Grenoble, Presses Universitaires de Grenoble. FALCO, Joaquim. 1995. A notcia que virou fato: a imprensa em questo. Monitor Pblico, n. 6, ano 2, jun.-jul.-ago. p. 5-10. GARAPON, Antoine. 1997. Justice et mdias. Une alchimie douteuse. Mdias Pouvoirs. Nouvelle srie, n. 1.

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

15

_____. 1998. O guardador de promessas, justia e democracia. Lisboa, Instituto Piaget. GRISSANTI, Suely M. 2001. Os meios de comunicao e o acesso dos cidados justia, em SADEK, Maria Tereza (org.). Acesso justia. Fundao Konrad Adenauer (Srie Pesquisas, n. 23). GROTTERA, Lus. 1998. O Judicirio ausente na mdia um risco para a democracia. So Paulo, Agncia Grottera. KAIL, Michel. 1996. La lutte de classes nest plus ce quelle tait. LHomme et la Socit, n. 121-2. LEDERC, Henri. 1997. Le journaliste contre-pouvoir ou pouvoir marchandise?. Aprs demain, n. 390-1, jan.- fev. LEMIEUX, Cyril. 2001. Les formats de lgalitarisme. Transformations et limites de la figure du journalisme-justicier dans la France contemporaine. Quaderni, n. 45. p. 53-68. LINZ, Juan J. & STEPAN, Alfred. 1999. A transio e consolidao da democracia. A. experincia do sul da Europa e da Amrica do Sul. So Paulo, Paz e Terra. MARCHETTI, Dominique. 2000. Les revlations du journalisme dinvestigation. Actes de la Recherche em Sciences Sociales, n. 131-2, maro. MARSCHALL, T. H. 1967. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro, Zahar. NEVEU, rik. 2001. Sociologie du journalism. Paris, La Dcouverte. NOBLAT, Ricardo. 2002. A arte de se fazer um jornal. So Paulo, Contexto. ODONNELL, Guilhermo. 1998. Poliarquias e a (in)efetividade da lei na Amrica Latina. Novos Estudos, n. 51, julho. PANDOLFI, Dulce. 1999. Percepo dos direitos e participao social, em PANDOLFI, Dulce et alii (orgs.). Cidadania, justia e violncia. Rio de Janeiro, FGV. POULET, Bernard. 1999. gauche de la gauche. Le Dbat, n. 103, jan.-fev. p. 39-59. REIS, Elisa Pereira. 1999. Cidadania: histria, teoria e utopia, em PANDOLFI, Dulce et alii (orgs.). Cidadania, justia e violncia. Rio de Janeiro, FGV. ROBERTS, Bryan R. 1997. A dimenso social da cidadania. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n. 33, fevereiro. SANTOS, Wanderleuy Guilherme. 1979. Cidadania e justia. Rio de Janeiro, Campus. SILVA, Lus Martins. 2002. Imprensa e cidadania: possibilidades e contradies, em MOTTA, Lus Gonzaga (org.). Imprensa e poder. Braslia, UnB; So Paulo, Imprensa Oficial do Estado.

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

16

SIQUEIRA, Carla Vieira de. 2002. Sexo, crime e sindicato: sensacionalismo e populismo nos jornais ltima Hora, O Dia e Luta Democrtica durante o segundo governo Vargas (1951-54). Rio de Janeiro, PUC-Rio (tese de doutorado). VIANNA, Lus Werneck; CARVALHO, Maria Alice Rezende; MELO, Manuel Palcios Cunha & BURGOS, Marcelo Baumann. 1997. Corpo e alma da magistratura brasileira. Rio de janeiro, Revan. WAISBORD, Silvio. 2000. Watchdog journalism in South America. News, accoutability, and democracy. Columbia University Press, New York. _____. 2001. El buen periodismo: las contradicciones irresueltas del periodismo de investigation. Contribuciones, 2 (70), Buenos Aires, Konrad-Adenauer Stiftung CIEDLA, abr.-jun. WATINE, Thierry. 1996. Journalistes: une profession em qute dutilit sociale. Les Cahiers du journalisme, n. 2, dezembro. p. 34-41. WEFFORT, Francisco C. (org). 2002. Os clssicos da poltica, vol. 2. 10 ed. So Paulo, tica.

(Recebido para publicao em janeiro de 2003)

CPDOC/FGV

Estudos Histricos, Mdia, n. 31, 2003/1

17

Вам также может понравиться