Вы находитесь на странице: 1из 4

O PROTESTANTISMO um movimento que teve incio no sc.

. XV na europa central, como forma de reao s prticas e doutrinas da Igreja Catlica Romana medieval, sendo uma das trs maiores divises do Cristianismo. Existem muitas denominaes protestantes, com variadas doutrinas, mas muitas incluem a justificao por graa mediante a f somente, o sacerdcio de todos os crentes, e a Bblia como nica regra de f e ordem. No sculo XVI, seguidores de Martinho Lutero fundaram igrejas "evanglicas" na Alemanha e Escandinvia. J as igrejas reformadas na Sua e Frana foram fundadas por Joo Calvino e por reformadores radicais como Ulrico Zunglio. A Igreja da Inglaterra foi reformada por Thomas Cranmer e John Knox fundou uma comunho calvinista radical na Igreja da Esccia. O termo protestante derivado do latim protestari, que significa declarao pblica/protesto, e se refere carta de protesto dos luteranos contra a deciso da Dieta de Speyer de 1529, que reforou o banimento dado s 95 teses de Martinho Lutero pelo dito de Worms. Esse termo foi usado para descrever todos os grupos que protestavam contra a Igreja Catlica, mas desde aquele tempo j tinha significados diversos, tendo sido usado, por exemplo, no sentido de termo geral significando apenas os cristos que no pertencem Igreja Catlica, Ortodoxa ou Ortodoxa Oriental. Os "Reformadores" foram pessoas teolgica e humanisticamente muito cultas, que descobriram uma nova viso da f e uma doutrina bblica cristocntrica. O protestantismo histrico, conserva as crenas crists ortodoxas tais como a doutrina trinitria, a cristologia clssica, o credo niceno-constantinopolitano, entre outros. Os protestantes expressam suas posies doutrinais por meio de Confisses de F e breves documentos apologticos. O ensino religioso tem como base o estudo de catecismos, porm rejeitada parte das doutrinas que caracterizam o catolicismo tais como: o purgatrio, a supremacia papal, as oraes pelos mortos, a intercesso dos santos, a assuno de Maria e sua virgindade perptua, a venerao dos santos, a transubstanciao, o sacrifcio da missa, o culto s imagens, etc.

O protestantismo se disseminou principalmente nos meios urbanos e atravs da nobreza, cuja difuso de ideias foi facilitada pela inveno da imprensa, tornando possvel a divulgao e a traduo da Bblia nas lnguas vernculas. A Reforma Protestante alcanou xito em muitas reas da Europa. Em sua forma Luterana predominante no norte da Alemanha e em toda a Pennsula Escandinava. Na Esccia surgiu a Igreja Presbiteriana. As Igrejas Reformadas tambm frutificaram nos Pases Baixos, na Sua e no oriente da Hungria. Com o desenvolvimento dos imprios europeus , principalmente o Britnico, o protestantismo continuou a se expandir se tornando uma f de escala mundial. Atualmente mais de 600 milhes de pessoas professam alguma das diferentes manifestaes do protestantismo no mundo. O protestantismo assumiu trs formas bsicas: a luterana, a reformada (calvinista) e a anglicana. Ele no possui organizao centralizadora, porm suas igrejas esto organizadas em igrejas nacionais e em conclios internacionais tais como a Aliana Mundial de Igrejas Reformadas e a Federao Luterana Mundial. O trabalho missionrio do sculo XIX levou ao surgimento do Conselho Mundial de Igrejas. Fora desse protestantismo, denominado "protestantismo magisterial", surgiu outro ramo que se distinguiu tanto do catolicismo como das igrejas protestantes de carter histrico-nacional: a Reforma Radical, que possui as seguintes correntes: espiritualistas, racionalistas e anabatistas. Os anabatistas rechaaram a unio da igreja e estado e repudiaram o batismo infantil, constituindo-se em igrejas independentes ou segregadas. A maior aportao modernidade descansaria em sua persistente promoo da separao entre a igreja e o estado, a liberdade religiosa pessoal e o exerccio de um governo plenamente democrtico em suas congregaes. PILARES DA REFORMA PROTESTANTE Sola scriptura (Somente a Escritura) - afirma que somente a Bblia a nica autoridade para todos os assuntos de f e prtica, sendo ela o padro pelo qual todos os ensinamentos e doutrinas da igreja devem ser medidos. O protestantismo tambm defende a interpretao privada ou juzo privado dos textos bblicos.

Sola gratia (Somente a Graa ou Salvao Somente pela Graa) - afirma que a salvao pela graa de Deus apenas, que nos resgata de Sua ira, sendo que a graa de Deus em Cristo a nica causa eficiente da salvao. Esta graa a obra sobrenatural do Esprito Santo que nos traz a Cristo por nos soltar da servido do pecado e nos levantar da morte espiritual para a vida espiritual. Sola fide (Somente a F ou Salvao Somente pela F) - afirma que a justificao somente pela graa, atravs da f e por causa somente de Cristo. Solus Christus (Somente Cristo) - afirma que a salvao encontrada somente em Cristo e que somente podemos ser justificados e reconciliados com Deus Pai pela Sua vida sem pecado e expiao substitutiva. O evangelho no foi pregado se a obra substitutiva de Cristo no declarada. Soli Deo gloria (Glria somente a Deus) - afirma que a salvao de Deus, e foi alcanada por Ele apenas para Sua glria. CATOLICISMO E PROTESTANTISMO As diferenas entre a doutrina catlica e a doutrina da maioria dos grupos protestantes grande, sendo seus pontos mais significativos de divergncias: O papel da orao e das indulgncias; A comunho dos santos; A doutrina do pecado original e da graa; A predestinao; A necessidade e natureza da penitncia; O modo de obter a salvao, onde os protestantes defendem que a salvao se atinge apenas atravs da f, e os catlicos defendem que a f deve ser expressa tambm atravs das boas obras (essa grande divergncia levou a um conflito sobre a doutrina da justificao). H tambm outras diferenas importantes: Na doutrina da Eucaristia e dos outros sacramentos, sendo que os protestantes s professam o Batismo e a Eucaristia; Na existncia do Purgatrio; No culto de venerao Virgem Maria e aos santos; Na forma de interpretao, sendo que os protestantes defendem a interpretao pessoal ou livre-exame das Sagradas Escrituras;

Na composio do Cnone das Escrituras; No papel da Tradio oral; Na prpria natureza, autoridade, administrao, hierarquia e funo da Igreja (incluindo o papel da Igreja na salvao); No sacerdcio; Na autoridade e misso do Papa.

Вам также может понравиться