Вы находитесь на странице: 1из 2

www.tiexpert.

net

Pg. 1 de 2

Funes de Sada
Funes de sada so utilizadas para interface com o usurio, ou seja, define-se do pressuposto de comunicao entre a mquina e o usurio de alguma maneira, no importando que seja em uma folha impressa, que seja na tela, que seja colorido, que seja um desenho, etc. Toda comunicao entre a mquina e o usurio deve ser calculada pelo programador, de forma a induzir o usurio a praticar determinada ao ou mostrar claramente o resultado de um processamento. Por exemplo, se voc imprimir a mensagem para o usurio digitar dois nmeros para serem somados e quanto ele apertar a tecla ENTER o resultado uma subtrao, isso consolida um erro de interface ou interface m definida. Claro que este um exemplo simplrio, mas imagine isso em um projeto maior! Aps vermos o que se considera uma interface com o usurio, vamos as funes de sada de fato.

Funes de sada de C
As funes de sada de C so encontradas na biblioteca padro de entrada/sada, a STDIO.H. No caso, para imprimir uma mensagem basta adicionar a linha com a funo PRINTF. Tudo que deve ser mostrado na tela deve estar especificado dentro dos parnteses () e a mensagem deve estar dentro de aspas (""). //exemplo1 #include <stdio.h> // biblioteca padro I/O de C int main (void){ printf ("Esta e uma mensagem sendo mostrada na tela"); return 0; } O exemplo acima vai mostrar apenas uma mensagem na tela.

Exibindo resultado de variveis


O que tambm podemos fazer imprimir variveis como por exemplo o resultado de uma soma. Para fazermos isso, basta incluirmos na mensagem uma mscara para cada varivel (veja mais sobre mscara na seo C/C++), e depois de terminarmos a mensagem s digitar o nome da varivel de cada mscara na sua ordem correspondente separando-as por vrgula. //exemplo2 #include <stdio.h> int main (void){ int a, b, resultado; a=5; b=10; resultado=a+b; printf ("%d + %d = %d", a, b, resultado); return 0; } No exemplo acima, atribumos os valores de 5 na varivel a, 10 na varivel b e guardamos o resultado de a+b na varivel resultado. Na sada, colocamos trs mscaras de inteiro (%d) e para cada mscara, na ordem correspondente, mandamos apresentar o valor de a, b e resultado. http://www.tiexpert.net/programacao/c/printf.php

www.tiexpert.net

Pg. 2 de 2

Controle de texto
O controle de texto importante pois melhora a legibilidade do usurio. Todos os controles so determinados pelo caracter barra invertida (\) e uma letra. Cada letra faz algo determinado, veja a tabela abaixo e o exemplo: \n \t \a \b \r Pula de linha Adiciona tabulao Adiciona um bip Faz o cursor voltar um caracter Faz o cursor voltar a linha inteira

Na maior parte da vezes, voc ir usar apenas o \n para comear uma nova linha. //exemplo3 #include <stdio.h> int main (void){ int a, b, c, d, r1, r2; a=5; b=10; c=15; d=25; r1=a+b; r2=c+d; printf ("O calculo retornou o seguinte resultado:\n"); printf ("%d + %d = \t %d\n", a, b, r1); printf ("%d + %d = \t %d\n", c, d, r2); return 0; } Quando voc se sentir mais a vontade e seguro com o cdigo, poder fazer textos mais complexos com controles de texto, como por exemplo, pedir para o usurio digitar uma distncia e a medida Km j estar escrita na tela para o usurio.
Autor: Denys William Xavier Este artigo est sob Licena Creative Commons Para ver uma cpia desta licena, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 171 Second Street, Suite 300, San Francisco, California 94105, USA.

http://www.tiexpert.net/programacao/c/printf.php

Вам также может понравиться