Вы находитесь на странице: 1из 6

NOME :LUCAS BRAMBILA ZANELATO SERIE 2M 01

O OLHO HUMANO
O globo ocular, com cerca de 25 milmetros de dimetro, o responsvel pela captao da luz refletida pelos objetos nossa volta. Essa luz, atinge em primeiro lugar nossa crnea, que um tecido transparente que cobre nossa ris como o vidro de um relgio. Em seu caminho, a luz agora passa atravs do humor aquoso, penetrando no globo ocular pela pupila, atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalizao, convergindo ento os raios luminosos para um ponto focal sobre a retina. Na retina, mais de cem milhes de clulas fotossensveis transformam a luz em impulsos eletroqumicos, que so enviados ao crebro pelo nervo ptico. No crebro, mais precisamente no crtex visual ocorre o processamento das imagens recebidas pelo olho direito e esquerdo completando ento nossa sensao visual. .

O olho humano um rgo da viso, no qual uma imagem ptica do mundo externo produzida e transformada em impulsos nervosos e conduzida ao crebro

INSTRUMENTOS PTICOS
A Mquina Fotogrfica Instrumento ptico muito utilizado no cotidiano, seu funcionamento bem semelhante ao olho humano. Esse instrumento constitudo por um sistema de lentes, denominado objetiva, que se comporta como uma lente convergente que forma uma imagem invertida e real do objeto fotografado. Na mquina fotogrfica existe tambm uma srie de dispositivos que permitem afastar ou aproximar a lente para melhor focalizar a imagem. Se essa focalizao no bem feita a imagem no se forma corretamente sobre o filme e assim a fotografia no fica ntida. A imagem ao ser captada fica gravada no filme por meio de reaes qumicas, as quais ocorrem quando a luz que vem do objeto incide sobre o filme.

A Lupa Vulgarmente denominada de lente de aumento, ela utilizada para observar pequenos objetos. Ele composto por uma lente convergente que fornece uma imagem virtual, direita e maior que o objeto. Esse aumento acontece porque o objeto colocado entre a lente convergente e o foco da mesma, e o aumento ser cada vez maior quanto menor for a distncia focal da lente.

MICROSCPIO COMPOSTO; O microscpio composto, ou simplesmente, microscpio, um instrumento ptico utilizado para observar regies minsculas cujos detalhes no podem ser distinguidos a olho nu. baseado no conjunto de duas lentes. A primeira a objetiva que fortemente convergente (fornece uma imagem real e invertida) e possui pequena distncia focal, fica voltada para o objeto e forma no interior do aparelho a imagem do mesmo. A segunda ocular tambm com pequena distncia focal, menos convergente que a objetiva, permite ao observador ver essa mesma imagem, ao formar uma imagem final virtual e direita. Essas lentes so colocadas diametralmente em extremidades opostas de um tubo, formando o conjunto chamado de canho. O sistema que permite o afastamento ou aproximao do conjunto ocular objetiva permite uma melhor visualizao do campo observado ao focaliz-lo.

Miopia
Quando o olho anatomicamente est maior que o tamanho normal, o raio luminoso no consegue atingir a Retina. A imagem forma-se antes da Retina. Sua correo feita atravs de lentes divergentes (negativas). Miopia Correo

Hipermetropia
Quando o olho anatomicamente est menor do que o tamanho padro. A imagem se forma aps a Retina. Sua correo feita atravs de lentes convergentes (positivas). Hipermetropia Correo

Leucoma Corneano
Leucoma uma opacidade corneana. A crnea toma aspecto branco em toda sua extenso ou em parte. O leucoma pode ser congnito ou se desenvolver aps doenas infecciosas (principalmente herpes ocular) ou traumas. O leucoma uma opacidade que pode se localizar centralmente e tambm provocar alteraes na curvatura corneana, diminuindo a viso. Conhea as lentes de contato da Soltica para correo esttica do leucoma: Lente Hidrosol Filtrante com ou sem pupila para Leucoma.

USO DE LENTES CORRETAS


Na hora de retirar a lente da embalagem, use a ponta do dedo indicador. E tenha certeza de que a lente est limpa, mida, sem defeitos ou sinais de ruptura. Lentes gelatinosas podem inverter durante o manuseio. Antes de colocar, verifique se a lente no est do avesso. Caso as bordas estejam viradas para fora, a lente est invertida. Assim, coloque-a na palma da mo e vire-a para o lado correto. A posio correta com a lente cncava, com as bordas viradas para cima. Para posicionar a lente no olho, primeiro coloque-a na ponta do dedo mdio da mesma mo. Puxe a plpebra inferior e empurre a lente ligeiramente para baixo. Em seguida, erga a plpebra superior com o dedo mdio da outra mo. Posicione a lente no olho, solte suavemente as plpebras e pisque. Repita os passos anteriores com a outra lente.

CURIOSIDADES

A "luz negra", geralmente observada em boates, na realidade emite uma pequena porcentagem de luz violeta e uma grande porcentagem de raios ultravioleta, invisvel ao olho humano. Entretanto, alguns materiais denominados fotoluminescentes, absorvem os raios ultravioleta e devolvem ao ambiente raios com freqncias menores, na regio do violeta. Essa fluorescncia permite efeitos luminosos interessantes, como aqueles observados em boates.

Laser a sigla que quer dizer: "light amplification by estimulated emisssion of radiation". Traduzindo: "amplificao da luz por emisso estimulada". A luz do laser mais intensa do que a luz comum porque um feixe de luz monocromtico (as radiaes so de uma nica freqncia) e coerente porque as ondas esto em fase (as cristas e os vales coincidem). O laser tem vrias aplicaes no cotidiano, tais como: telecomunicao; soldar e cortar metais; medir grandes distncias com preciso; cds e vdeos-discos; holografias; medicina em cirurgias; e endoscopias.

A viso em trs dimenses (ou esterioscpica) depende muito do fato de possuirmos dois olhos (viso binocular). Voc pode verificar que, ao fechar um de seus olhos, perder grande parte da noo das distncias entre os objetos. Isso ocorre porque os dois olhos captam a imagem do mesmo objeto de posies diferentes, devido distncia entre os olhos. Essas duas imagens so superpostas no crebro, o que d a sensao de 3D. Na realidade, existem outros fatores que influenciam na viso tridimensional, tais como a observao de paralaxe entre objetos e a comparao entre os seus tamanhos.

Вам также может понравиться