Вы находитесь на странице: 1из 6

COMUNICAO E GLOBALIZAO O PAPEL DA INTERNET NA GLOBALIZAO. FRANK COELHO.

A comunicao exige um meio de comunicao. No caso humano a linguagem. As lnguas favorecem o relacionamento entre as pessoas e servem para estabelecer elos. Ao mesmo tempo a comunicao exige tambm um instrumento para transmitir a linguagem, seja por meio de sinais de fumaa, luminosos, com alto falantes, megafones, rdio, TV ou Internet. Duas barreiras, portanto, limitam a comunicao: a linguagem comum, que permite a compreenso, e um instrumento que permita e facilite a comunicao. A diferena de lnguas assim um obstculo para a comunicao e, indiretamente, para a globalizao. A outra barreira tecnolgica. A globalizao um processo que se inicia com a comunicao um conjunto de transformaes na ordem poltica e econmica mundial que vem acontecendo nas ltimas dcadas. O ponto central da mudana a integrao dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporaes internacionais. O advento da globalizao traz inmeras vantagens, porm apresenta sofismas e desafios. A anlise desse processo exige reflexo. A comunicao e a ponta do iceberg. A comunicao favorece o relacionamento econmico, o dilogo poltico e tem um papel importante tambm cultural e em termos de valores. Para ir ao mago da globalizao preciso analisar no s a comunicao, mas tambm a economia, a poltica e os valores.

Dentre esses parmetros, o trabalho relata a juno globalizao x Internet e como essa parceria tem sido fundamental para todas as reas da nossa vida,

tal como para a evoluo do homem como sociedade e mundo. A gigantesca rede de redes conhecida como Internet vem crescendo constantemente numa velocidade extraordinria. Mais de 2 milhes de sistemas esto interligados atualmente, trocando informaes atravs de um amplo leque de servios com nomes exticos, como FTP, Gopher, World, Wide, Web e MIME enconded e-mail. Nos dias atuais, nenhuma empresa que opera globalmente ou planeja se expandir para alm das fronteiras nacionais pode se dar ao luxo de desprezar a Internet. A Internet oferece um modo relativamente barato de aproximar compradores e vendedores em escala mundial. globalizao extrapola as relaes comerciais e financeiras. As pessoas esto cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rpida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros pases ou, at mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de vrias partes do planeta. Junto com a televiso, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idias, formando assim uma grande Aldeia Global. Uma viso idealista do livre intercmbio de informaes e de idias desempenhou uma parte notvel no desenvolvimento da Internet. Contudo, a sua configurao descentralizada e o projeto analogamente descentralizado da World Wide Web, no final dos anos 80, tambm demonstraram que so adequados a uma forma mentis oposta a qualquer coisa que saiba a uma regulao legtima da responsabilidade pblica. Assim, nasceu um individualismo exagerado em relao Internet. Dizia-se que nela se encontrava um novo domnio, a maravilhosa terra do espao ciberntico, onde era permitido qualquer tipo de expresso e onde a nica lei consistia na liberdade individual total, de fazer o que quiser. Com efeito, isto significava que a nica comunidade, cujos direitos e interesses seriam verdadeiramente reconhecidos no espao ciberntico, era a comunidade dos libertrios radicais. Este modo de pensar ainda exerce a sua influncia em determinados crculos, apoiados por conhecidos argumentos libertrios, aos quais se recorre tambm para defender a pornografia e a violncia nos meios de comunicao em geral.

Contudo, esta viso no completa. Paradoxalmente, as mesmas foras que contribuem para o melhoramento da comunicao podem levar, de igual modo, ao aumento do isolamento e alienao. A Internet pode unir as pessoas, mas tambm as pode dividir, tanto a nvel individual como em grupos mutuamente suspeitos, separados por ideologias, polticas, posses, raas, etnias, diferenas de gerao e at mesmo de religio. Ela j tem sido utilizada de maneiras agressivas, quase como se fosse uma arma de guerra, e j se tem falado do perigo do terrorismo ciberntico. Seria dolorosamente irnico se este instrumento de comunicao, com um potencial to elevado para unir as pessoas, voltasse s suas origens da guerra fria e se tornasse uma arena para o conflito internacional.

Para a sociedade civil, a internet abre horizontes imensos, ainda no inteiramente medidos. Os variadssimos grupos sociais que se renem para a defesa de seus interesses, independente dos programas de Estado (e freqentemente contra eles), organizaram-se e moldaram formas de representao que so alternativas aos canais habituais de representao poltica. Com a internet, esses grupos sociais (vale dizer, a sociedade civil) ganharam uma poderosssima ferramenta, que supera fronteiras instantaneamente. Com um toque de envio no computador, pessoas e grupos conseguem espalhar abaixo-assinados que alteram, em poucos dias ou horas, decises de governos ou ofensas aos direitos dos consumidores. A rede potencializa como nunca se viu antigas formas de presso, muda costumes, cria novos centros de poder. E dissemina conhecimentos.

Alguns argumentam que as novas tecnologias digitais esto tendo um papel to revolucionrio quanto a tecnologia de impresso no final do sculo 15. Afinal, a tipografia permitiu a divulgao dos princpios que levaram criao da democracia, como se conhece hoje, e do Estado moderno - portanto, construo da conscincia nacional. As novas tecnologias digitais, por sua vez, fazem emergir uma nova conscincia em escala planetria. Com a transnacionalizao das instituies, as decises que afetam a vida das pessoas so tomadas cada vez mais longe delas. Parte da populao est

integrada nos processos globais, afluente, viaja e tem acesso a novas formas de informao e comunicao a vasta maioria est excluda, mas vulnervel s suas influncias. Disparidades de renda, desemprego, pobreza, violncia so o outro lado da moeda.

FONTES

Web Sites: . Canal Web http://www.canalweb.com.br/ . CNN em Portugus http://www.cnnemportugues.com . Computer wold http://www.uol.com.br/computerworld/news/

COMUNICAO E GLOBALIZAO- TV No meio da Globalizao Dairiane Lima

Nem preciso afirmar que o mundo vem passando por diversas transformaes, como nunca antes visto, graas, basicamente, revoluo tecnolgica. Ela invadiu os nossos lares e alterou, paulatinamente, muitos valores e costumes que existiam outrora. Ningum sabe se isso gerou mais pontos positivos ou negativos, mas uma coisa certa: as crianas acompanharam essa evoluo e hoje esto irreconhecveis. Entend-las o primeiro passo para a compreenso da nova realidade social. Os programas televisivos voltados ao pblico infantil so, portanto, enunciados que expressam formas de conceber a infncia no mundo contemporneo e de estabelecer dilogos com as crianas, convidando-as a participarem do mundo. E a partir disso, podemos compreender como as crianas esto assimilando e interagindo com esse contedo absorvido. A TV e a publicidade, em especial, mostram um tipo de comportamento que induz os jovens telespectadores a seguirem. At mesmo os desenhos animados no so mais como outrora, pois mostram comportamentos que sero seguidos, como, por exemplo, o uso de maquiagem para as meninas. Eles induzem, ento, de maneira implcita, as crianas ao consumismo. bem certo que os tempos mudaram que a Igreja e seus ensinamentos cristos - principalmente -, e os pais deixaram de ser os principais modelos a serem copiados e seguidos pelos filhos. As crianas so, atualmente, um dos principais alvos das propagandas de consumo, em que diversos produtos so destinados especialmente a essa faixa etria, como alimentos gordurosos, roupas e brinquedos e caros, sempre apresentados juntamente com desenhos animados e muitas cores. So muitos os produtos infantis, sempre muito atraentes e com o objetivo de mostrar uma

proposta de vida repleta de felicidade, apresentados durante os intervalos dos programas infantis. A publicidade, como forma de expandir o lucro das grandes empresas, v a criana como potencial consumidor, usando da falta de capacidade crtica delas para garantir a divulgao da lgica capitalista. E a televiso, como transmissora dessas informaes, atividade realizada continuadamente, e sem nenhuma orientao dos pais e educadores, o que acarreta num enorme prejuzo a elas. Assim, a falta de uma regulamentao causa diversos danos ao desenvolvimento da criana, indo de encontro aos seus direitos fundamentais.

Fonte Youtube Criana, a alma do negocio Livro: Comunicao e Televiso

Вам также может понравиться