Вы находитесь на странице: 1из 37

INTRODUO

No mbito do Ensino Clnico VI Sade Mental e Psiquitrica, inserida no plano curricular do 4 ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, foi-nos proposta pela Professora docente Cristina Campos, a realizao de uma pesquisa sobre as vrias perturbaes mentais e psicofrmacos especficos do local de Ensino clnico em que estamos inseridos. A finalidade da elaborao desta pesquisa consiste no aprofundamento de conhecimentos e competncias de enfermagem de sade mental e psiquitrica, no sentido de adequarmos as nossas aces, tendo em conta as necessidades dos utentes da unidade de psiquiatria do Hospital de Valongo. A reviso e a pesquisa dos psicofrmacos mais comuns e utilizados na unidade psiquitrica essencial para adquirirmos aptides no s no mbito da componente prtica assim como, na adequao dos cuidados a ter antes e aps a sua administrao. O presente trabalho encontra-se divido em duas partes, a primeira diz respeito s patologias mentais e a segunda corresponde psicofarmacologia.

1. PERTURBAO DA PERSONALIDADE

As perturbaes da personalidade caracterizam-se por padres de percepo, de reaco e de relao que so relativamente fixos, inflexveis e socialmente desadaptados, incluindo uma variedade de situaes. (Manual Merck) As pessoas com perturbaes da personalidade, geralmente no tm conscincia que o seu comportamento ou padres de pensamento se encontram desadequados, tendo pelo contrrio a percepo de que os outros que se encontram desadequados, causando desta forma dificuldades aos que os rodeiam. As alteraes da personalidade podem ser de vrios tipos consoante os traos pessoais que cada indivduo demonstra ter, isto inclui: paranide, esquizide, esquiziotpica, histrinica, narcisista, anti-social, borderline, dependente, evitante, obsessivo-compulsiva. Os indivduos com perturbao de personalidade paranide projectam os seus prprios conflitos e hostilidades nos que os rodeiam, isto , tendem a encontrar as intenes dos outros como malvolas e hostis, caracterizando-se assim como pessoas desconfiadas, frias e distantes nas relaes. Na perturbao da personalidade esquizide as pessoas so geralmente introvertidas, solitrias e indiferentes face s relaes sociais. No gostam e tm receio no estabelecimento de relacionamentos ntimos, por isso tendem a isolar-se, preferindo especular de forma terica em vez da aco prtica. As pessoas com perturbao da personalidade esquiziotpica so emocionalmente e socialmente pessoas isoladas, sendo que as relaes interpessoais so nulas. Tendem a criar distores cognitivas e perceptveis, ou seja, desenvolvem pensamentos mgicos, percepes e comunicaes inslitas. No tipo de perturbao da personalidade histrinica existe um padro global de excessiva emotividade e busca de ateno, tendem a estabelecer relaes interpessoais facilmente mas muito superficiais. Caracterizam-se ainda por uma desinibio sexual pelo que os seus comportamentos com os outros so sexualmente provocantes e sedutores. No entanto, esta desinibio sexual geralmente no demonstrada no sentido de uma relao sexual, mas sobretudo pela necessidade de dependncia e proteco.

As pessoas com perturbao da personalidade narcisista apresentam-se com um sentido de superioridade e uma crena exagerada no seu prprio valor, tendem a sentir uma necessidade de admirao, sendo que nas relaes interpessoais esperam ser admirados e frequentemente suspeitam de inveja por parte dos que os rodeiam. Para com os outros manifestam um comportamento ofensivo, egocntrico e arrogante. A perturbao da personalidade anti-social manifesta-se por desprezo insensvel pelos direitos e sentimentos dos outros, isto , exploram as relaes estabelecidas com os outros para obter benefcio material ou gratificao pessoal, no sentindo remorsos ou sentimento de culpabilidade por este tipo de comportamento. So pessoas impulsivas, irresponsveis e agressivas. No tipo de perturbao da personalidade borderline os indivduos apresentam instabilidade das relaes interpessoais com alternncia de extremos de idealizao e desvalorizao, da auto-imagem e dos afectos. As pessoas com esta perturbao tendem a ser muito impulsivas, a ter comportamentos suicidas e sentimentos crnicos de vazio. As pessoas com perturbao da personalidade evitante manifestam um padro global de inibio social, sentimentos de inadequao e hipersensibilidade avaliao negativa, sendo que temem o incio de uma relao interpessoal pelo medo de rejeio ou de decepo. A perturbao da personalidade dependente caracteriza-se pela transferncia de decises importantes e responsabilidades para os outros e uma necessidade excessiva de ser cuidado, levando assim a uma conduta submissa. Os indivduos apresentam-se inseguros e sem auto-confiana, sendo que no manifestam a sua opinio pelo receio de ofender aqueles que dependem. No tipo de perturbao da personalidade obsessivo-compulsiva as pessoas apresentam-se formais, ordenadas e metdicas. Apresentam um padro global de preocupao excessiva com a organizao, o perfeccionismo e controle mental e interpessoal. So pessoas cautelosas e cujas responsabilidades lhes causam ansiedade, dado que raramente encontram satisfao nos seus xitos.

2. DEPRESSO

Segundo a CIPE verso 1.0, a depresso definida como emoo com as caractersticas especficas: estado no qual a disposio est reprimida, causando tristeza, melancolia, astenia, deteriorao da compreenso, concentrao diminuda , sensao de culpa, e sintomas fsicos incluindo a perda de apetite, insnia e dor de cabea. Conhecida tambm por doena dos afectos, a depresso tem vindo a aumentar a sua incidncia, maioritariamente nos pases desenvolvidos. Essencialmente, encontram-se divididas em dois grandes grupos: as depresses neurticas e as depresses psicticas. Assim, pertencem ao grupo das depresses neurticas, as depresses endgenas, as depresses graves e as depresses com delrios ou alucinaes. No grupo das depresses neurticas, encontram-se as depresses reactivas, as depresses caracteriolgicas, as depresses crnicas, as depresses ligeiras e as depresses secundrias a perturbaes de personalidade. unipolar ou bipolar. Contrariamente s depresses neurticas, que so influenciadas pelas caractersticas dos diferentes tipos de personalidade, as depresses psicticas no dependem da personalidade do indivduo. Tm uma pior resposta ao tratamento farmacolgico da depresso e consequentemente uma menor remisso. Raramante se associam a acontecimentos de vida significativos, no havendo diferenas nem a nvel demogrfico, nem a nvel de gnero. Nestas situaes o melhor tratamento a terapia combinada, ou seja, a associao de tratamento farmacolgico com psicoterapia. As depresses endgenas, como referido anteriormente, pertencem ao grupo das depresses psicticas, sendo caracterizadas pela falta de precipitantes, por uma lentificao psico-motora, pela anedonia (ausncia de prazer em actividades), pela ausncia de hipocndria e pela ausncia de imaturidade. Surgem normalmente, na idade adulta e os doentes apresentam uma personalidade adequada, com uma qualidade distinta de humor. Podem ser recorrentes e podem surgir delrios e caractersticas paranides, associadas a sintomas vegetativos e de culpabilidade. As depresses endgenas, no respondem ao tratamento com placebos. As depresses reactivas, por sua vez, so bastante frequentes e surgem devido a uma resposta desajustada a uma 7 Podem tambm ser classificadas como reactivas ou endgenas; como primrias ou secundrias e do tipo

situao geradora de grande tenso emocional. Assim, surge inibio psiquca em que o doente se afasta de todas as actividades que outrora eram prazerosas e consequentemente, surge a desmotivao. As depresses tambm podem ser classificadas em primrias ou secundrias. Nas secundrias, o primeiro espisdio depressivo ocorre aps uma perturbao psquica no afectiva pr-existente (perturbao ansiosa, esquizofrenia, perturbao da personalidade anti-social, alcoolismo, toxicodependncia e homossexualidade). Assim, indivduos com outras patologias psiqucas podem deprimir secundariamente, apresentando uma depresso menos grave do que se esta surgisse de forma primria ou seja, sem qualquer patologia pr-existente. O episdio depressivo surge numa idade inferior e h maior influncia da histria familiar de patologia psiquca. As depresses secundrias, esto sobrepostas s depreses neurticas, uma vez que se trata de um processo afectivo no primrio com distino da personalidade prvia ao nicio da doena. Seguidamente, iremos diferenciar as depresses unipolares das bipolares. As depresses unipolares apresentam apenas o plo depressivo e so tpicas das depresses endgenas. As depresses bipolares apresentam dois plos, o plo da mania ou manaco e o plo depressivo. Contudo, existem diferenas entre os plos depressivos da depresso bipolar e da depresso unipolar. Pode dizer-se que a hereditariedade tem maior influncia na depresso bipolar e em termos demogrficos, a depresso unipolar mais frequente no sexo feminino, enquanto que a bipolar tem a mesma incidncia em ambos os gneros. O incio da depresso unipolar ronda os 40 anos de idade e por sua vez, o incio da bipolar ronda o final dos 20 anos de idade, sendo um nicio mais agudo que o da unipolar e com maior nmero de episdios. Existem tambm algumas diferenas em termos sintomticos. A perda de peso e de apetite e insnia, so sintomas caractersticos da depresso unipolar. O ganho de peso, o aumento do apetite e a hipersonia, so sintomas caractersticos da depresso bipolar. Assim, a doena bipolar possui ento trs tipos. O tipo um, caracterizado pela depresso e pela mania (delirante), o tipo dois pela depresso e pela hipomania e o tipo trs pela depresso e pela mania iatrognica (induzida farmacolgicamente), como iremos focar mais frente neste trabalho.

3. DEMNCIA

A demncia um sndrome clnico decorrente de doena ou disfuno cerebral, usualmente de natureza crnica e progressiva, na qual ocorre perturbao de mltiplas funes cognitivas, incluindo memria, ateno, aprendizado, pensamento, orientao, compreenso, clculo, linguagem e julgamento. O comprometimento das funes cognitivas comumente acompanhado, e ocasionalmente precedido, por deteriorao do controlo emocional, comportamento social ou motivao. A demncia produz um declnio aprecivel no funcionamento intelectual e interfere com as actividades de vida dirias do indivduo. A perda de memria, embora seja um sintoma comum na demncia, por si s no significa demncia. O diagnstico de demncia, s identificado se duas ou mais funes cerebrais (tais como a memria, a capacidade de falar, a percepo, ou as habilidades cognitivas, incluindo o juzo e o raciocnio) estejam significativamente comprometidas mas, sem que ocorra perda de conscincia. A demncia pode ser classificada de diferentes formas. Os esquemas de classificao tentam agrupar as desordens de acordo com factores comuns. As demncias podem ser agrupadas em: Demncia cortical a demncia na qual a danificao cerebral afecta principalmente o crtex cerebral ou a capa exterior. A demncia cortical tende a causar problemas na memria, na linguagem, no pensamento e na conduta social. Demncia subcortical a demncia que afecta as partes do crebro que se encontram abaixo do crtex. A demncia subcortical tende a causar alteraes emocionais, do movimento e de memria. Demncia progressiva a demncia que piora com o tempo, interferindo paulatinamente com um maior nmero de habilidades cognitivas. Demncia primria a demncia que surge como resultado duma doena fsica ou duma leso.

Causas: As causas mais frequentes que contribuem para o aparecimento de demncia so:

Alzheimer - uma doena do crebro, caracterizada pela morte das clulas

cerebrais de uma forma contnua e irreversvel. Inicialmente a pessoa sofre alteraes da memria e, progressivamente do comportamento, raciocnio, articulao do pensamento e diminuio da memria. O incio da demncia lento e progressivo.

Acidentes vasculares cerebrais ou acidentes isqumicos transitrios repetidos - A

repetio destes episdios vai destruindo de forma lenta e progressiva as clulas do crebro, limitando as funes da pessoa. A demncia tem perodos de melhoria alternando com agravamento. Se houver novos episdios de acidente vascular cerebral ou isqumico transitrio a demncia agrava.

Leso no crebro/traumatismos - Leses que conduzam morte de clulas

cerebrais provocadas por traumatismos ou pela insuficincia de oxignio contribuem para a deteriorizao da pessoa.

Doenas infecciosas (meningite, encefalite, sfilis e SIDA). Cancro no crebro Hipertenso arterial e diabetes

As causas menos frequentes que esto na origem da demncia:

Parkinson Doena em que as clulas produtoras de dopamina do crebro esto

mortas ou sofreram alteraes nas suas funes. A dopamina um neurotransmissor importante na transmisso dos impulsos nervosos entre os neurnios de forma coordenada.

Doena Creutzfeldt-Jakob - Caracterizada por perda da memria, tremores,

ataques epilpticos, desordem na marcha e paralisia de alguns msculos da face devido a uma destruio rpida de clulas do crebro. Pode ser originada em algumas cirurgias ou provavelmente numa protena transmissvel chamada prio. Aparece de forma bastante acentuada e tem mau prognstico.

Hidrocefalia - Lquido encfaloraquidianono fora do espao que ocupa

normalmente. Se no for drenado exerce compresso conduzindo morte celular.

10

Sintomas A demncia, uma doena de evoluo lenta, pelo que podem passar despercebidos os sintomas iniciais. Os sintomas incluem alterao da memria a curto ou longo prazo, esquecimento de pessoas, lugares, acontecimentos, objectos e rotinas dirias (pagamento de contas, trancar a porta da rua), alterao na linguagem apresentam dificuldade em encontrar a palavra certa ou em fazer clculos e alterao ou acentuao da maneira de ser (prostrao/agitao, desinibio social, choro fcil). Diagnstico O diagnstico realizado com base na histria familiar do doente, testes de memria, observao da evoluo dos sintomas, da maneira de agir, realizao de perguntas ao doente e a familiares, tendo por base a avaliao do estado mental. Pode ser necessrio a realizao de exames ao sangue, para verificar se h infeco, intoxicao, ou outras alteraes que podem estar na origem da demncia, bem como, necessrio ter conhecomento de toda a medicao que o doente toma para verificar se algum dos frmacos utilizados pode estar a desencadear a demncia. Tambm, podem ser realizados outros exames de diagnstico, para despiste de outras doenas, como a tomografia axial computorizada, ressonncia magntica (despistar leses ou cancro no crebro) e puno lombar para verificar a presena de doena infecciosa, que origine a demncia. Para diagnosticar, a equipa de profissionais de sade estuda o doente de forma, a encontrar a origem da doena, para dirigir o tratamento causa. Prognstico A evoluo da doena diferente de pessoa para pessoa. Se no houver novos factores desencadeantes da demncia, a evoluo de cada pessoa mantm o mesmo ritmo, de ano para ano. Em doentes com demncia num estado avanado, o crebro perde quase todas as suas capacidades funcionais, existe uma maior dificuldade em controlar o seu comportamento e linguagem.

11

Tratamento Maioritariamente, a demncia uma doena progressiva e sem cura. O tratamento procura atrasar a evoluo da doena e dirigido causa. Os profissionais de sade podem actuar no tratamento da hipertenso e da diabetes de forma a retardar a evoluo da doena e prevenir prximos acidentes vasculares cerebrais. A doena de Creutzfeldt-Jakob no tem cura, os medicamentos antiparkinsnicos no contribuem para melhorar a demncia e, no que diz respeito hidrocefaleia, a drenagem precoce do lquido pode evitar a rpida progresso da doena. O cuidador deve estar bem informado, preparado para a evoluo da doena e saber o que esperar no futuro do doente. Existem algums aspectos que podem facilitar o dia-a-dia das pessoas com demncia e de quem o rodeia. Estes doentes devem estar num ambiente calmo, sem grandes estmulos, devem ser evitadas rotinas novas, atitudes protectoras e/ou repreensivas, as actividades dirias devem ser mantidas de forma a facilitar a orientao dos doentes. O internamento para descanso do cuidador tambm uma opo, assim como o internamento definitivo em instituies preparadas para estes doentes.

4. ESQUIZOFRENIA

A esquizofrenia uma doena mental grave que se caracteriza por uma coleco de sintomas, entre os quais:

Alteraes do pensamento, Alucinaes (sobretudo auditivas), Delrios Afastamento emocional com perda de contacto com a realidade, podendo causar um disfuncionamento social crnico.

uma doena funcional cerebral causada por uma fragmentao da estrutura bsica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distino entre experincias internas e externas. Embora seja uma doena que 12

primariamente afecta os processos cognitivos, os seus efeitos repercutem-se tambm no comportamento e nas emoes. um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na rea do pensamento, percepo e emoes, causando marcados prejuzos ocupacionais, na vida de relaes interpessoais e familiares. Sintomas Os sintomas da esquizofrenia podem aparecer de diversas formas no individuo ou seja, de forma insidiosa e gradual ou, pelo contrrio, manifestar-se de forma explosiva e instantnea. Estes podem ser divididos em duas grandes categorias: sintomas positivos e negativos. Sintomas positivos Os sintomas positivos esto presentes na fase aguda da doena e so as perturbaes mentais fora do normal. Entende-se como sintomas positivos os delrios ideias delirantes, pensamentos irreais, ideias individuais do doente que no so partilhadas por um grande grupo; as alucinaes, percepes irreais ouvir, ver, saborear, cheirar ou sentir algo irreal, sendo mais frequentes as alucinaes audiovisuais; pensamento e discurso desorganizado, elaborar frases sem qualquer sentido ou inventar palavras; alteraes do comportamento, ansiedade, impulsos, agressividade. Sintomas negativos Os sintomas negativos so o resultado da perda ou diminuio das capacidades mentais, acompanham a evoluo da doena e reflectem um estado deficitrio ao nvel da motivao, das emoes, do discurso, do pensamento e das relaes interpessoais, como a falta de vontade ou de iniciativa; isolamento social; apatia; indiferena emocional; pobreza do pensamento. Estes sinais no se manifestam todos no indivduo esquizofrnico. Algumas pessoas so mais afectadas do que outras, podendo muitas vezes ser incompatvel com uma vida normal. A doena pode aparecer e desaparecer em ciclos de recidivas e remisses.

13

Tipos de Esquizofrenia O diagnstico da esquizofrenia, como sucede com a maior parte das doenas do foro psiquitrico, no se pode efectuar atravs da anlise de parmetros fisiolgicos ou bioqumicos, e resulta apenas de uma observao clnica atenta das manifestaes da doena ao longo do tempo. Aquando do diagnstico, importante que o mdico exclua outras doenas ou condies que possam produzir sintomas psicticos semelhantes (abuso de drogas, epilepsia, tumor cerebral, alteraes metablicas). O diagnstico da esquizofrenia por vezes difcil. Para alm do diagnstico, importante que o mdico identifique qual o subtipo de esquizofrenia em que o doente se encontra. Actualmente, existem quatro tipos: Paranide- forma que mais facilmente identificada com a doena, predominando os sintomas positivos. O quadro clnico dominado por um delrio paranide relativamente bem organizado. Os doentes com esquizofrenia paranide so desconfiados, reservados, podendo ter comportamentos agressivos. Hebefrnica onde que os sintomas afectivos, embotamento afectivo e as alteraes do pensamento so predominantes. As ideias delirantes, embora presentes, no so organizadas. Em alguns doentes pode ocorrer uma irritabilidade marcada associada a comportamentos agressivos. Existe pouco contacto com a realidade. Catatnico - caracterizado pelo predomnio de sintomas motores e por alteraes da actividade, que podem ir desde um estado de cansao e acintico at excitao. Simples - Ocorre o empobrecimento lento e progressivo das funes psquicas sem desenvolvimento de sintomas floridos. Apresenta como sintomas mais frequentes, perda gradual de impulso, interesse, ambio e iniciativa. E muito dos casos ocorre isolamento social marcado por um afastamento afectivo e uma pobreza ao nvel do contedo do pensamento. Estes subtipos no so estanques, podendo um doente em determinada altura da evoluo da sua doena apresentar aspectos clnicos que se identificam com um tipo de esquizofrenia, e ao fim de algum tempo poder reunir critrios de outro subtipo.

14

Abordagens Teraputicas Acompanhamento mdico e farmacolgico;

Psicoterapia;

Terapia ocupacional (individual ou em grupo); Psicoeducao.

Apesar de no se conhecer a sua cura, o tratamento pode ajudar muito a tratar os sintomas, e a permitir que os doentes possam viver as suas vidas de forma satisfatria e produtiva. A experincia clnica indica que o melhor perodo para o tratamento da esquizofrenia com o aparecimento dos primeiros sintomas. Se sintomatologia psictica permanecer sem tratamento por longos perodos o prognstico do tratamento menos favorvel. Assim vital o reconhecimento precoce dos sinais da esquizofrenia para que se possa procurar uma ajuda rpida.

5. PERTURBAO OBSESSIVO-COMPULSIVA

Inicialmente, importante entender o conceito de obsesso e compulso, para que se consiga perceber a definio de perturbao obsessivo-compulsiva. Desta forma, a APA define obsesso como ideias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, indesejveis e intrusivos que causam forte ansiedade ou sofrimento. As mais comuns incluem pensamentos repetidos sobre contaminao, dvidas repetidas, uma necessidade de ter as coisas numa ordem particular, impulsos horrveis ou agressivos e imagens sexuais. A definio de compulso consiste em padres do comportamento repetitivos ou actos mentais no desejados que tm como objectivo reduzir a ansiedade e no proporcionar prazer ou gratificao e podem ser realizados em resposta a uma obsesso ou de um modo esteriotipado, segundo a APA.

15

Desta forma e segundo a DSM-IV-TR, a perturbao obsessivo-compulsiva descrita como obsesses ou compulses recorrentes que so suficientemente graves para causar perda de tempo ou sofrimento acentuado ou um prejuzo significativo, ou seja a pessoa no consegue deixar de pensar em algo especfico que a preocupa o que gera alterao da ansiedade a nveis extremos e, para compensao desta situao, toma determinadas atitudes compulsivas para compensar a repetio dos pensamentos (compulso). Neste tipo de patologia psiquitrica, que faz parte das perturbaes da ansiedade, a pessoa reconhece a situao mas no consegue deixar de pensar nela. A ansiedade, no caso das pessoas portadores de perturbaes obsessivocompulsivas, patolgica e sintomtica, pelo que evidente alguns sinais e sintomas tpicos desta patologia. Os sinais mais frequentes da perturbao obsessivo-compulsiva so: contraste entre as queixas e os dados objectivos (exames complementares encontram-se normais), taquicardia, tenso, tremores, inquietao, tabagismo, repetio de questes, solicitao para consultas frequentemente. Os sintomas podem ser psicolgicos ou somticos: Sintomas psicolgicos: experincia desagradvel, preocupao, apreenso, insegurana, intranquilidade, irritabilidade, dificuldades de concentrao e de memoria, despersonalizao e desrealizao e, em casos de agudizao cansao, depresso, medo, pnico e vergonha. Sintomas somticos: confuso, cefaleia, tenso, dor no pescoo e cabea, palpitaes, taquicardia, hiperventilao, clicas, diarreia, nuseas, disteno abdominal, sudorese, tenso muscular, prurido, tremores, vasodilatao perifrica (palidez, mos frias), vasodilatao arteriolar (face rosada, pescoo e parte superior do trax), respirao ofegante, superficial e rpida, mices frequentes e alteraes do apetite. Associado s perturbaes da ansiedade existe o sndrome ansioso que caracterizado por atitude de alerta e hipervigilncia, no somatizao dos sintomas anteriormente descritos; atitude tensa e apreensiva (expresso facial e postura concordante); os sintomas fsicos podem ocorrer sem sensao de ansiedade; dificuldades em conciliar o sono e relaxar (as pessoas sentam-se na ponta da cadeira e sobressaltam-se com qualquer rudo sbito); fendas palpebrais alargam-se, as pupilas dilatam e humedecem constantemente os lbios.

16

O tratamento pode ser farmacolgico ou no farmacolgico e podem ser ambos combinados. O tratamento farmacolgico baseia-se na administrao de benzodiazepinas (diazepam, lorazepam), SSRI (paroxetina, sertralina, venlafaxina, escitalopram), tricclicos (imipramina, clomipramina, amitriptilina), entre outros (fenelzina, moclobemide, buspirona, propranolol, hipnticos, mirtazapina). Por outro lado, o tratamento no farmacolgico baseia-se em ajudar o doente a compreender a natureza dos seus sintomas, psico-educao, tcnicas de relaxamento, atravs da terapia cognitivo-comportamental. Idealmente, a terapia deve ser combinada para que haja um maior equilbrio da pessoa.

6.

DISTRBIOS SOMATOFORMES

Os distrbios somatoformes abrangem vrios distrbios psiquitricos nos quais os pacientes referem sintomas fsicos, mas negam apresentar problemas psiquitricos. Distrbio somatoforme um termo relativamente novo, que aplicado para o que muitos denominam distrbio psicossomtico. Nos distrbios somatoformes, os sintomas fsicos, ou a sua gravidade e durao, no podem ser explicados por qualquer doena fsica subjacente. Os distrbios somatoformes incluem a somatizao, a converso e a hipocondria. Os psiquiatras diferem consideravelmente no que diz respeito ao valor e validade do uso dessas categorias diagnsticas. Entretanto, essa distino dos diferentes distrbios somatoformes proporcionou aos psiquiatras um meio para descrever a ampla variedade de sintomas apresentados por esses pacientes e para diferenciar os distrbios baseando-se nessas descries. As descries minuciosas podem ajudar os psiquiatras a ordenar os diferentes distrbios que podem ser melhor estudados cientificamente. Os distrbios somatoformes geralmente no possuem uma explicao clara. Os pacientes com um distrbio somatoforme podem ser muito diferentes entre si. Como no existe uma explicao clara de como ou por que os indivduos desenvolvem seus sintomas, no existem modos de tratamento especficos e aceitos consensualmente. Somatizao

17

A somatizao uma doena crnica grave caracterizada pela presena de muitos sintomas fsicos, particularmente uma combinao de dor e sintomas gastrointestinais, sexuais e neurolgicos. As causas da somatizao no so conhecidas. Ela frequentemente ocorre em famlias. Os indivduos com o distrbio tambm tendem a apresentar distrbios da personalidade caracterizados pelo egocentrismo (personalidade narcisista) e uma dependncia exagerada de outras pessoas (personalidade dependente). Os primeiros sintomas surgem na adolescncia ou no incio da vida adulta e acredita-se que eles ocorram predominantemente em mulheres. Os familiares do sexo masculino de mulheres com esse distrbio tendem a apresentar uma incidncia elevada de comportamento social inadequado e de alcoolismo. Sintomas: Um indivduo com somatizao apresenta muitas queixas fsicas vagas. Embora qualquer parte do corpo possa estar afectada, os sintomas mais frequentes so cefaleia, nusea e vmito, dor abdominal, diarreia ou constipao, perodos menstruais dolorosos, fadiga, desmaios, dor durante o acto sexual e perda do desejo sexual. Embora os sintomas sejam principalmente fsicos, tambm podem ocorrer a ansiedade e a depresso. Os indivduos com somatizao descrevem os seus sintomas de forma dramtica e emotiva, referindo-se a eles frequentemente como insuportveis, indescritveis ou o pior imaginvel. Nas relaes dos indivduos com somatizao, emerge uma dependncia extrema. Eles solicitam cada vez mais ajuda e suporte emocional e podem tornar-se enraivecidas quando sentem que suas necessidades no esto sendo supridas. Frequentemente, eles so descritos como exibicionistas e sedutores. Numa tentativa de manipular os outros, eles podem ameaar ou tentar o suicdio. Comummente insatisfeitos com os cuidados mdicos que recebem, eles mudam constantemente de mdico. Os sintomas fsicos parecem ser uma maneira de transmitir um pedido de ajuda e de ateno. A intensidade e a persistncia dos sintomas reflectem o desejo intenso do indivduo de ser atendido em cada um dos aspectos de sua vida. Esses sintomas tambm parecem servir a outros propsitos como, por exemplo, permitir que o indivduo evite as responsabilidades da vida adulta. Os sintomas tendem a ser desconfortveis e impedem que o indivduo se envolva em projectos atractivos, sugerindo que o indivduo tambm apresenta sentimentos de invalidez e de

18

culpabilidade. Os sintomas impedem que ele tenha prazer e tambm actuam como uma punio. Diagnstico: Os indivduos com somatizao no tm conscincia de que o seu problema bsico psicolgico e, por essa razo, eles pressionam o mdico a realizar exames e tratamentos mdicos. O mdico obrigado a realizar muitos exames e investigaes clnicas para determinar se o indivduo apresenta um distrbio fsico que explique adequadamente os seus sintomas. Os encaminhamentos a especialistas para consultas so comuns, mesmo quando o indivduo j estabeleceu uma relao razoavelmente satisfatria com um mdico. Aps o mdico haver definido que se trata de um distrbio psicolgico, a somatizao pode ser diferenciada dos distrbios psiquitricos similares pelos seus muitos sintomas e pela tendncia dos mesmos persistirem por anos. Ao diagnstico adiciona-se a natureza dramtica das queixas e um comportamento exibicionista, dependente, manipulador e, algumas vezes, suicida do paciente. Prognstico e Tratamento: A somatizao tende a oscilar em termos de gravidade, mas ela persiste por toda a vida. A obteno de um alvio completo dos sintomas durante um longo perodo de tempo rara. Alguns indivduos apresentam uma depresso mais evidente no decorrer dos anos e suas referncias ao suicdio tornam-se mais ameaadoras. O suicdio um risco real. O tratamento extremamente difcil. Qualquer sugesto de que os sintomas so psicolgicos tende a produzir sentimentos de frustrao e de raiva nesses indivduos. Consequentemente, o mdico no pode abordar o problema directamente como se fosse psicolgico, mesmo quando ele o reconhece como tal. Os medicamentos no so muito teis e, mesmo quando o indivduo aceita uma consulta psiquitrica, as tcnicas psicoteraputicas especficas apresentam poucas possibilidades de xito. Geralmente, o melhor tratamento uma relao terapeuta-paciente de apoio, relaxada e firme que prov alvio sintomtico e protege o indivduo de procedimentos diagnsticos ou teraputicos muito caros e possivelmente perigosos. Entretanto, o profissional deve permanecer alerta frente possibilidade de o indivduo desenvolver uma doena fsica. Converso 19

Na converso, os sintomas fsicos causados por conflitos psicolgicos assemelham-se aos de um distrbio neurolgico ou de outras condies mdicas. Os sintomas da converso so claramente causados pelo stress e pelos conflitos psicolgicos, que os indivduos convertem inconscientemente em sintomas fsicos. Embora os distrbios da converso tendam a ocorrer durante a adolescncia ou no incio da vida adulta, eles podem ocorrer pela primeira vez em qualquer idade. De modo geral, acredita-se que se trate de um distrbio um pouco mais comum em mulheres que em homens. Sintomas e Diagnstico: Por definio, os sintomas da converso so limitados queles que sugerem uma disfuno do sistema nervoso (geralmente a paralisia de um membro superior ou inferior ou a perda de sensibilidade de uma parte do corpo). Outros sintomas incluem as convulses simuladas e a perda de um dos sentidos (p.ex., audio ou viso). Geralmente, o incio dos sintomas est relacionado a algum acontecimento social angustiante ou psicologicamente stressante. O indivduo pode apresentar apenas um episdio isolado ou episdios espordicos, os quais so geralmente de curta durao. Quando os indivduos com sintomas de converso so hospitalizados, eles geralmente apresentam uma melhoria em duas semanas. No entanto, 20% a 25% deles apresentam recadas ao longo de um ano. No incio, o diagnstico tende a ser difcil porque o indivduo acredita que os sintomas so decorrentes de um problema fsico e no deseja ser examinado por um psiquiatra. O mdico assegura-se cuidadosamente de que os sintomas no possuem uma causa fsica. Tratamento: Para o tratamento, essencial que exista uma relao de confiana entre o mdico e seu paciente. Quando o mdico avalia um possvel distrbio fsico e tranquiliza o paciente dizendo que os sintomas no indicam uma doena subjacente grave, ele comummente comea a sentir-se melhor e os sintomas desaparecem. Quando uma situao psicologicamente stressante precede o surgimento dos sintomas, a psicoterapia pode ser particularmente eficaz. Algumas vezes, os sintomas de converso retornam com frequncia, chegando mesmo a tornar-se crnicos. Vrios mtodos de

20

tratamento foram tentados (alguns podendo ser teis), apesar de nenhum deles ter produzido um resultado uniformemente eficaz. Um dos mtodos mais utilizados a hipnoterapia: o paciente hipnotizado e os aspectos psicolgicos supostamente responsveis pelos sintomas so identificados e discutidos. A discusso continua aps a hipnose, quando o indivduo se encontra totalmente alerta. Outros mtodos incluem a narcoanlise, um procedimento semelhante hipnose, mas que prev a administrao de um sedativo para a induo de um estado de semiadormecimento. A terapia de modificao do comportamento, incluindo o relaxamento, tambm revelou ser eficaz para alguns indivduos. Hipocondria A hipocondria um distrbio psiquitrico no qual o indivduo refere sintomas fsicos e mostra-se particularmente preocupado por acreditar firmemente que eles representam uma doena grave. Sintomas e Diagnstico: As preocupaes do indivduo pela gravidade da doena baseiam-se frequentemente em uma interpretao incorrecta das funes normais do organismo. Por exemplo, os rudos intestinais e, algumas vezes, a flatulncia e o desconforto que ocorrem medida que os lquidos avanam atravs do tubo digestivo so normais. Os hipocondracos usam esses sintomas para explicar a sua crena de que eles esto com uma doena grave. O fato de serem examinados e tranquilizados pelo mdico no diminui suas preocupaes. Eles tendem a crer que, por alguma razo, o mdico no conseguiu encontrar a doena subjacente. O mdico suspeita de hipocondria quando um indivduo saudvel e com sintomas pouco importantes demonstra preocupao sobre o seu significado e no reage frente s explicaes do mdico aps uma avaliao minuciosa. O diagnstico confirmado quando a condio persiste durante anos e os sintomas no podem ser atribudos depresso ou a um outro distrbio psiquitrico. Tratamento: O tratamento difcil, pois o hipocondraco est convencido de que algo em seu organismo encontra-se se gravemente alterado. A tranquilizao no reduz essas

21

preocupaes. Entretanto, uma relao de confiana com um mdico atencioso benfica, sobretudo se as visitas regulares ao seu consultrio forem acompanhadas por uma atitude tranquilizadora. Se os sintomas no forem adequadamente aliviados, o indivduo pode ser beneficiado pelo encaminhamento a um psiquiatra para uma nova avaliao e tratamento, concomitantemente com o atendimento mdico primrio.

7. DOENA MANACO-DEPRESSIVA

A doena manaco-depressiva, tambm chamada distrbio bipolar, um distrbio no qual ocorre uma alternncia de perodos de depresso com perodos de mania ou com graus menores de excitao. Acredita-se que esta patologia seja hereditria, embora o defeito gentico exacto ainda seja desconhecido. A doena manaco-depressiva afecta igualmente os homens e as mulheres e costuma ter incio na adolescncia ou na segunda ou terceira dcada de vida. Sintomas e Diagnstico: Geralmente, a doena manaco-depressiva comea com depresso e inclui pelo menos um perodo de mania em algum momento durante a doena. Os episdios de depresso geralmente duram trs a seis meses. Na forma mais grave da doena, denominada distrbio bipolar I, a depresso alterna com a mania intensa. Na forma menos grave, denominada distrbio bipolar II, episdios curtos de depresso alternam com a hipomania. Os sintomas do distrbio bipolar II frequentemente, reaparecem em determinadas estaes. Por exemplo, a depresso ocorre no outono e no inverno e a euforia leve ocorre na primavera ou no vero. Numa forma ainda mais leve, denominada distrbio ciclotmico, os perodos de euforia e de depresso so menos graves, costumam durar apenas alguns dias e retornam com razovel frequncia em intervalos irregulares. Embora o distrbio ciclotmico possa acabar por evoluir para a doena manaco-depressiva, muitos dos indivduos nunca manifestam auma depresso ou uma mania grave.

22

Sintomas de Mania Humor Elao, irritabilidade ou hostilidade Choro momentneo Outros sintomas psicolgicos Auto-estima excessiva; a pessoa Sintomas psicticos Iluses de talento excepcional Iluses de preparo fsico excepcional Iluses de riqueza, ascendncia aristocrtica, ou outra identidade

vangloria-se; apresenta comportamento grandiosa grandioso Tem vises ou ouve vozes Pensamentos muito rpidos, novos pensamentos disparados pelos sons das palavras, no pelo seu significado, tendncia a distrair-se com facilidade Interesse aumentado em novas actividades, maior envolvimento com pessoas (que frequentemente so alienadas, em virtude do comportamento intruso e intrometido da pessoa), compras compulsivas, imprudncias sexuais, investimentos irreflectidos nos negcios Em aproximadamente um tero dos indivduos com doena manaco-depressiva, esses sintomas podem levar a um distrbio do humor que exige tratamento. O diagnstico da doena manaco-depressiva baseado na sintomatologia caracterstica. O mdico determina se o paciente est a apresentar um episdio manaco ou depressivo com o objectivo de instituir o tratamento correcto. Aproximadamente um em cada trs indivduos com distrbio bipolar apresenta simultaneamente sintomas de mania (ou de hipomania) e de depresso. Essa condio conhecida como estado bipolar misto. Sintomas fsicos Aumento do nvel de actividade Possvel perda de peso pelo aumento da actividade e falta de cuidado com a dieta Diminui a necessidade de sono Aumento do desejo sexual (alucinaes) Parania

23

Prognstico e Tratamento A doena manaco-depressiva recorre em praticamente todos os casos. Algumas vezes, os episdios podem passar da depresso para a mania ou vice-versa, sem qualquer perodo de humor normal entre as mudanas. Alguns indivduos mudam mais rapidamente que outros entre episdios de depresso e de mania. At 15% dos indivduos manaco-depressivos, sobretudo as mulheres, apresentam quatro ou mais episdios por ano. Os que apresentam ciclos mais rpidos so mais difceis de tratar. Os episdios de mania ou de hipomania da doena manaco-depressiva podem ser tratados como a mania aguda. Os episdios de depresso so tratados da mesma forma que a depresso. No entanto, a maioria dos antidepressivos pode causar mudanas da depresso para a hipomania ou para a mania e, em alguns casos, provocam mudanas rpidas de ciclo entre as duas situaes. Portanto, esses medicamentos so utilizados apenas durante perodos curtos e o seu efeito sobre o humor deve ser cuidadosamente monitorizado. Ao primeiro sinal de mudana para a hipomania ou mania, o antidepressivo interrompido. O ideal tratar a maioria dos casos com medicamentos estabilizadores do humor, como o ltio ou um medicamento anticonvulsivante. O ltio no tem efeito sobre o humor normal, mas ele reduz a tendncia para alteraes do humor em cerca de 70% dos casos da doena manaco- depressiva. O mdico controla o nvel de ltio no sangue atravs de exames laboratoriais adequados. Os efeitos adversos possveis do ltio incluem o tremor, os espasmos musculares, a nusea, o vmito, a diarreia, a sede, a mico excessiva e o ganho de peso. O ltio pode piorar a acne ou a psorase, pode causar uma queda nos nveis sanguneos da hormona tireoidiana e, raramente, pode causar mico excessiva. Um nvel muito elevado de ltio no sangue pode produzir cefaleia persistente, confuso mental, sonolncia, convulses e arritmias cardacas. A ocorrncia desses efeitos colaterais mais provvel nos indivduos idosos. As mulheres que esto tentando engravidar devem interromper o uso do ltio, pois ele pode (raramente) causar defeitos cardacos no feto em desenvolvimento. Entretanto, a carbamazepina tende a reduzir seriamente o nmero

24

de eritrcitos (glbulos vermelhos) e de leuccitos (glbulos brancos) e o divalproex pode causar leso heptica (principalmente em crianas). Com um controle mdico rigoroso, esses problemas so raros e a carbamazepina e divalproex so alternativas teis para o ltio, sobretudo para os pacientes que apresentam formas mistas ou com ciclos rpidos que no responderam a outros tratamentos. A psicoterapia frequentemente recomendada para aqueles que tomam medicamentos estabilizadores do humor, principalmente para ajudlos a continuar com o tratamento. Alguns indivduos que utilizam o ltio sentem-se menos alertas, menos criativos e com menor controle sobre as coisas do que em condies habituais. Entretanto, a diminuio real da criatividade pouco frequente, principalmente porque o ltio permite que os indivduos com doena manaco-depressiva levem uma vida mais regular, melhorando seu desempenho global no trabalho. A terapiade grupo til para ajudar os doentes e seus cnjuges ou familiares a compreender a doena e enfrent-la de modo mais adequado. Algumas vezes, a fototerapia utilizada no tratamento da doena manacodepressiva, especialmente para aqueles que apresentam uma depresso mais leve e sazonal: depresso do outono e do inverno e a hipomania da primavera e do vero. Para a fototerapia, o indivduo colocado num quarto fechado e iluminado por luz artificial. A luz controlada para simular a estao do ano que o terapeuta est a tentar criar: dias mais longos para o vero e dias mais curtos para o inverno. Se a dose de luz for excessiva, o indivduo pode sofrer uma mudana para a hipomania ou, em alguns casos, ele pode sofrer uma leso oftlmica. Portanto, a fototerapia deve ser supervisionada por um mdico especializado no tratamento dos distrbios do humor.

25

PSICOFRMACOS
Aos doentes do servio de psiquiatria do Hospital de Valongo so administrados, de acordo com prescrio mdica, frmacos pertencentes aos diferentes grupos farmacolgicos. Uma vez que este ensino clnico se focaliza na aquisio de competncias em Sade Mental e Psiquiatria decidimos incidir o nosso estudo nos psicofrmacos.

26

27

FRMACO

GRUPO TERAPUTICO

DOSE

INDICAOES TERAPUTICAS

CONTRAINDICAES

EFEITOS SECUNDRIOS

Diazepam

Psicofrmaco: ansioliticos, sedativos e hipnoticos

5 a 30mg/dia

Ansiedade e sintomas ansiosos; Relaxante muscular; Anticonvulsivante

Miastenia gravis Hipersensibilidade s benzodiazepinas Insuficincia respiratria grave. Sndrome de apneia do sono. Insuficincia heptica grave

Aco depressora sobre o SNC, que pode produzir sedao e sonolncia indesejveis durante o dia Fadiga Cefaleias Capacidade de reaco diminuda Fraqueza muscular Ataxia Viso dupla

Cloropromazina

Psicofrmaco: Antipsictico

100 a 400 mg/dia

Esquizofrenia e outras psicoses; Nuseas e vmitos graves; ansiedade grave; Alteraes do comportamento; porfiria aguda intermitente; Soluos intratveis Tratamento adjuvante do ttano.

Hipersensibilidade s fenotiazinas; Sndromes de abstinncia alcolica coma Depresso da medula ssea Gravidez e aleitamento Agitao com depresso, epilepsia.

Hipotenso ortosttica Risco de reteno urinria Obstipao Sedao e/ou sonolncia Indiferena Reaces ansiosas Variaes do estado de humor

28

Risperidona

Psicofrmaco: Antipsictico

IV: 25mg/2ml 37,5mg/2ml 5mg/2ml

Esquizofrenia Outras situaes psicticas Perturbaes comportamentais graves Tratamento da mania na doena bipolar Autismo

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula

Agitao Ansiedade Insnia Cefaleias Sedao Aumento de peso

Olanzapina

Psicofrmaco: Antipsictico

PO: Esquizofrenia: 5-10mg/dia (pode ser aumentada semanalmente em 5mg/dia sem nunca exceder os 20mg/dia). Mania/Bipolar: 10-15mg/dia. IM: Agitao aguda: 5-10mg

Tratamento de desordens psicticas como espisdios manacos agudos associados a desordens bipolares. Teraputica de manuteno a longo prazo na desordem bipolar e tratamento a longo prazo da esquizofrenia.

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Aleitamento

Sndroma neurolptico maligno Convulses Agitao Tonturas Fraqueza Sedao Ambliopia Rinite Hipotenso ortosttica, Taquicardia Obstipao Dispepsia Aumento do peso Tremores

29

Haloperidol

Psicofrmaco: Antipsictico

PO: 0,5-5mg 2-3 vezes/dia. IM: 2-5mg em cada 1-8horas (no devem ser excedidos os 100mg/dia). IV: 0.5-50mg Decanoato de Haloperidol: 10-15vezes a dose PO diria anterior, mas inicialmente no devem ser excedidos os 100mg. Adminitrado mensalmente (no exceder os 300mg/ms

Tratamento das psicoses agudas e crnicas como a esquizfrenia, os estados manacos e as psicoses induzidas por frmacos. Tambm til no controlo de doentes agrssivos e agitados.

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Glaucoma Depresso da medula ssea Doena heptica grave Depresso do SNC Doena cradiovascular.

Reaces extrapiramidais Alteraes na viso Obstipao Dispepsia.

30

Mirtazapina

Psicofrmaco: Antidepressivo

PO: 15mg/dia ao deitar, pode ser aumentada Tratamento da depresso em cada 1(com psicoterapia). 2semanas at 45mg/dia.

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Uso concomitante com inibidores da MAO.

Sonolncia Obstipao Dispepsia Aumento do apetite Aumento de peso Agranulocitose

Melperona

Psicofrmaco: Antidepressivo

PO: 25mg e 50mg

Hipersensibilidade Tratamento sintomtico das substncia activa ou a qualquer componente psicoses de sua frmula.

Hipotenso ortosttica Arritmias Nuseas Vmitos Dores abdominais Irritao gstrica Crises convulsivas Alteraes endcrinas Alteraes hematolgicas Erupes cutneas Alteraes idiossincrticas das transaminases

31

Venlafaxina

Psicofrmaco: Antidepressivo Ansioltico

PO: 37,5 mg, 75 mg e 150 mg

Tratamento da doena depressiva grave ou recidiva, muitas vezes associado psicoterapia, Ansiedade generalizada Ansiedade social

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Uso concomitante com inibidores da MAO.

Cefaleias Pesadelos Tonturas Ansiedade Nervosismo Astenia Distrbios visuais Rinite Anorexia Obstipao Diarreia Dispepsia Nuseas Dores abdominais Alteraes no paladar Vmitos Perda de peso Disfunes sexuais Arrepios Obstipao Aumento de peso Rinite Hipotenso ortosttica Taquicardia Ansiedade /Agitao Cefaleias Astenia Tonturas

Sertralina

Psicofrmaco: Antidepressivo

PO: 50mg/dia (pode ser aumentada at 200mg/dia)

Tratamento de desordens psicticas

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Lactao

32

Clozapina

Psicofrmaco: Antipsictico (Benzodiazepina)

PO: 25mg 1-2 vezes/dia

Tratamento da esquizofrenia resistente a outros antipsicticos

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Lactao

Zolpidem

Psicofrmaco: Sedativos/Hipnticos

PO: 10mg (ao deitar)

Tratamento da insnia

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Apneia do sono.

Ansiedade Agitao Cefaleias Astenia Tonturas Sedao Obstipao Aumento de peso Sonolncia Letargia Confuso Distrbios dos movimentos Convulses Aumento da produo de saliva Dilatao das pupilas Viso turva Taquicardia Depresso/insuficincia respiratria Sonolncia diurna Tonturas Amnsia Nuseas Vmitos Diarreia Reaces de hipersensibilidade Dependncia

33

Paroxetina

Psicofrmaco: Ansioltico/ Antidepressivo

PO: 10mg/dia 20mg/dia

Tratamento da depresso crises de pnico Comportamentos obsessivo-compulsivos Perturbaes de ansiedade social Perturbao de ansiedade generalizada (em associao com psicoterapia), Perturbao de stress pstraumtico Disforia pr-menstrual

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Uso concomitante com inibidores da MAO.

Sonolncia Tonturas Insnias Tremores Nervosismo Ansiedade Cefaleias Fraqueza Nuseas Dispepsia Obstipao Diarreia Perturbaes ejaculatrias Sudao Sedao Efeitos anticolinrgicos (reteno urinria, quadros confusionais, aumento da presso intraocular, mucosas secas, obstipao) Hipotenso ortosttica Alteraes do ritmo cardaco e agravamento de diabetes pr-existente Priapismo (suspender tratamento).

Trazodona

Psicofrmaco: Antidepressivo

PO: 50mg, 100mg, 150mg. IV: 50mg/5ml

Tratamento da depresso grave em conjunto com psicoterapia.

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Esto contraindicados ou devem ser usados com precauo em idosos e nas crianas, que podem manifestar reaces paradoxais e requerem redues significativas da dose.

34

Quetiapina

Psicofrmaco: Antipsictico

PO: Esquizofrenia: iniciar com 25 mg 2 vezes/dia, aumentar em 25-50 mg 2-3 vezes/dia durante 3 dias, at 300-400 mg/dia repartidos em 2-3 doses pelo 4 dia (no exceder 800 mg/dia); Mania bipolar: 100 mg/dia repartidos por duas tomas no 1 dia, aumentar a dose em 100 mg/dia no 4 dia.

Tratamento da esquizofrenia e mania bipolar

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Aleitamento.

Sndroma neurolptico maligno Convulses Ganho de peso Sintomas extrapiramidais Tonturas Sedao Hipotenso ortosttica Obstipao Dispepsia Sudao

35

Lorazepam

PO: 1-3mg(2Psicofrmaco: 3vezes/dia), ansioliticos, sedativos e 2-4mg hipnoticos SL: 2-3mg/dia

Tratatamento da ansiedade e sintomas ansiosos; Insnia (tratamento a curto prazo); Teraputica adjuvante da anestesia; Estado de mal epilptico.

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Usadas com precauo em idosos (as doses devem ser em geral menores do que no adulto jovem) e em crianas porque, tal como no idoso, podem desencadear reaces paradoxais. Ter ateno ao seu uso em doentes com miastenia gravis ou com insuficincia respiratria grave. Apneia do sono. Habitualmente h necessidade de reduzir a dose das benzodiazepinas quando h IR.

Sonolncia Incoordenao motora Alterao da memria a curto prazo Depresso Vertigem Alteraes gastrintestinais Alteraes visuais Irregularidades cardiovasculares

36

Flurazepam

Psicofrmaco: PO: 15-30mg ansioliticos, sedativos e ao deitar hipnoticos

Insnia (tratamento a curto prazo).

Hipersensibilidade substncia activa ou a qualquer componente de sua frmula. Idosos (doses menores) porque, podem desencadear reaces paradoxais. Miastenia gravis e insuficincia respiratria grave. Apneia do sono.

Sonolncia Incoordenao motora Alterao da memria a curto prazo Depresso Vertigem Alteraes gastrintestinais Alteraes visuais Irregularidades cardiovasculares.

37

CONCLUSO

A realizao deste trabalho sobre as patologias e os frmacos relacionados com o Ensino Clnico VI Sade Mental e Psiquiatria permitiu uma preparao especfica para a aquisio de conhecimentos e competncias nesta rea dos cuidados de enfermagem. Os objectivos a que inicialmente nos propusemos foram cumpridos na medida em que as pesquisas realizadas permitiram aprofundar conhecimentos sobre as patologias mais frequentes do Servio de Psiquiatria do Hospital de Valongo, nomeadamente, em que consistem, como se caracterizam, quais as suas causas, diagnstico, prognstico e tratamento. Tambm nos inteiramos dos frmacos utilizados para o tratamento das patologias ligadas sade mental e psiquitrica de forma a conhecer a finalidade de cada um, as precaues a ter e a saber o que esperar do comportamento do doente aquando administrao de cada frmaco. Os conhecimentos adquiridos ao longo deste trabalho permitem adequar os cuidados de enfermagem condio individual de cada doente, identificar as diferenas individuais de comportamento, num Ensino Clnico em que a comunicao o instrumento de interveno por excelncia.

38

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ABC da ABC da Sade Demncia [Em linha]. [Consult. 18 Out. 2011]. Disponvel em WWW:< http://www.abcdasaude.com>. Conhecer a Sade Demncia [Em linha]. [Consult. 18 Out. 2011]. Disponvel em WWW:< http://www.conhecersaude.com/idosos/3363-demencia.html>. Janssen Demncia [Em linha]. [Consult. 18 Out. 2011]. Disponvel em WWW:<http://www.janssen-cilag.pt>. Apontamentos das aulas de Enfermagem VI, cedidos pela professora Cristina Campos

Apontamentos das aulas de Farmacologia, cedidos pela professora Ana Oliveira

Apontamentos das aulas de Psicopatologia, cedidos pela professora Sofia Leite

ndice Nacional Teraputico. Lisboa, 2010, ano 32, n 122 ISBN 978-972-8782-41-2 Infarmed Pronturio Teraputico [Consult. 11 Maio 2011]. Disponvel em http://www.infarmed.pt/prontuario/index.php International Council of Nurses CIPE 1.0. Ordem dos Enfermeiros. ISBN 9295040-36-8

39

Manual Merck Perturbaes da Personalidade. [Consult. 19 Out. 2011]

Disponvel em http://www.manualmerck.net/?id=115

Perturbaes

da Personalidade. [Consult. 19 Out. 2011] Disponvel em

http://postitpsicolgico.blogspot.com/2009/02/perturbacoes-da-personalidade.html

TOWNSEND, Mary C. Enfermagem em Sade Mental e Psiquitrica Conceitos de Cuidado na Prtica Baseada na Evidncia. Lusocincia, 2011. 6 Edio. ISBN 978-972-8930-61-5. Pgs. 593-595.

40

Вам также может понравиться