Вы находитесь на странице: 1из 3

Nome da disciplina: Cincia, Tecnologia & os Caminhos da Sustentabilidade Prof.

Jos Clecildo Barreto Bezerra

Instituio: UFG Curso:Engenharia de Computao

ANLISE DE TEXTO
O poder de compra do governo
Aluno: Samuel de Castro Bernardes

Data: 29/09/2011

Nome da disciplina: Cincia, Tecnologia & os Caminhos da Sustentabilidade Prof. Jos Clecildo Barreto Bezerra

Instituio: UFG Curso:Engenharia de Computao

1.

INTRODUO O poder de compra do governo discute o que governo brasileiro pode fazer

para que uma parte de sua verba, destinada s compras, seja voltada a pesquisa de inovaes tecnolgicas de micro e pequenas empresas brasileiras. 2. OBJETIVO DA ANLISE O objetivo desta anlise reafirmar as idias apresentadas pelo autor, que so: o Brasil deve usar os recursos de compra do governo de uma forma que incentive a inovao tecnolgica nacional.

3.

OBJETIVO DO TEXTO A matria analisada tem por objetivo demonstrar o que deveria ser feito em

relao s leis existentes no pas naquela poca. A legislao era obsoleta e o governo no conseguia comprar de pequenas e medias empresas como era desejado e fundamental para o crescimento do pas.

4.

ESCOPO DO TEXTO O poder de compra do governo mostra o quo grande esse poder, cerca de

6,7% do PIB brasileiro e que a maioria dessa verba era destinada a firmas especializadas em produtos padronizados. Fala tambm sobre a Lei 8666/93 que procura moralizar as compras governamentais, e que isso gerava um problema: a impossibilidade de fomentar o desenvolvimento tecnolgico e apoiar pequenas empresas nacionais. Esta lei possui excees, porm ainda no segue a recomendao da ONU que mostrada na matria. A maneira que feito as compras em pases europeus e nos EUA tambm discutida. Por fim, mostra a luta do Legislativo mudar as leis brasileiras e o que j foi feito em relao a isso.

5.

ANLISE DO PROCESSO DE ELABORAO DO TEXTO Ottoni Fernandes Jr. baseia-se em vrios estudos e pesquisas ao longo da

matria, ele usa dados do Ministrio do Planejamento/Secretaria de Logstica e Tecnologia de Informao, Secretria de Cincia, Tecnologia e Insumos e
76460383.doc 22/11/2011 Pgina 2 de 3

Nome da disciplina: Cincia, Tecnologia & os Caminhos da Sustentabilidade Prof. Jos Clecildo Barreto Bezerra

Instituio: UFG Curso:Engenharia de Computao

Petrobras. E cita a pesquisa feita por Ricardo Pereira Soares do Ipea sobre a dificuldade que as empresas inovadoras enfrentam ao vender para o governo. Ottoni Fernandes Menciona opinies de pessoas que trabalham nesta rea como o brigadeiro Antnio Hugo Chaves, ex-diretor do departamento de logstica do Ministrio da Defesa e Rogrio Santanna, secretrio de Logstica de Tecnologia da Informao.

6.

ANLISE DO TEXTO O texto mostra com clareza quais eram as dificuldades que o governo

brasileiro enfrentava em 2005. A lei de compras governamentais era bastante inflexvel e o governo no tinha a oportunidade de incentivar as pequenas empresas brasileiras a inovarem. O artigo mostra como so feito esse tipo de compra em outros pases e como isso pode servir de exemplo para o Brasil. Os rgos governamentais comearam a tomar atitudes a cerca disto e algumas mudanas esto sendo geridas.

76460383.doc

22/11/2011

Pgina 3 de 3

Вам также может понравиться